Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Modificar coroa 42 pra 48 pra uso em asfalto.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Modificar coroa 42 pra 48 pra uso em asfalto.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Modificar coroa 42 pra 48 pra uso em asfalto.
    Postado: 18 Nov 2015 as 14:32
estou convertendo uma mtb Mosso 26 pra 29. colocarei rodas 29/700cc com pneus entre 28 e 35, ainda não decidi pois não consegui testar o que vai caber no quadro.

O fato é que mesmo com rodas 26 e pneus 2.0 como está hoje, senti que pra rodar no asfalto em alta velocidade o pedivela original 24-32-42 a relação é curta demais. Depende do lugar 42x11 ainda é curto (gira demais em alta velocidade). Além disso ficar usando muito os pinhões pequenos desgasta mais rapidamente a relação.

Achei coroa 48 pra vender por um bom preço, e caberia no pedivela no lugar da 42..
A pergunta é, será que ficaria comprometida a passagem de marcha de 32 pra 48? 

Alguém já usou essa relação maluca?
 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 14:56

Eu nunca testei esta configuração mas creio que não vai funcionar.

O problema é o guia de corrente que não cobre esta grande diferença: 48-24 = 24. Além disso, o guia de corrente tem um perfil interno para jogar a corrente da coroa do meio para a maior; com uma diferença de 48 - 32 = 16 vai ser difícil esta mudança.

O seu câmbio dianteiro atual foi feito para trabalhar com um diferença máxima de 42 - 24 = 18. Se trocar somente a coroa maior por uma de 48, você vai ter que levantar o câmbio dianteiro e o guia de corrente vai raspar na corrente quando usar as marchas no cruzamento menor (coroa 24 e cassete no pinhão menor).

A configuração original para coroas grandes é: 48-36-26.

Editado por furukawa - 18 Nov 2015 as 15:06
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 15:17
pois é, depois que postei me liguei nisso.

Mas por outro lado, a intenção de uso dessa bike é só asfalto ou no máximo estradão batido caso caiba pneus 35 de CX. Então, a coroinha seria praticamente inútil. Posso retirá-la ou até simplesmente limitar o curso do câmbio dianteiro para as duas maiores somente, já que com o cassete 11-34 dá pra subir bem qualquer coisa de asfalto. E se quiser "converter" novamente pra MTB 26 por algum motivo bastava trocar as rodas, a coroa maior e regular o câmbio novamente.

Pensei num pedivela Sora compacto mas realmente não queria gastar muito nisso

Olhando as bikes da Spz, vi que a Sirrus usa exatamente 48-32, acho que vai dar certo pra proposta que eu quero;

http://www.specialized.com/us/en/bikes/utility/sirrus/sirrus-comp-disc#specs
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 15:38

No caso de usar 2 coroas: 48-32 pode ser que funcione relativamente bem.

Eu já tentei usar um câmbio dianteiro original para 3 coroas no meu pedivela adaptado para 2 coroas mas incomodava um pouco. O câmbio jogava a corrente para fora da coroa maior quando girava muito o pedivela. Só funcionava bem quando a passagem da coroa menor para a maior era feita com baixa cadência.

Tive que trocar o câmbio dianteiro por um original para pedivela duplo, aí ficou perfeito.

Editado por furukawa - 18 Nov 2015 as 15:39
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 15:57
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


No caso de usar 2 coroas: 48-32 pode ser que funcione relativamente bem.

Eu já tentei usar um câmbio dianteiro original para 3 coroas no meu pedivela adaptado para 2 coroas mas incomodava um pouco. O câmbio jogava a corrente para fora da coroa maior quando girava muito o pedivela. Só funcionava bem quando a passagem da coroa menor para a maior era feita com baixa cadência.

Tive que trocar o câmbio dianteiro por um original para pedivela duplo, aí ficou perfeito.

bom saber, tenho esse mesmo problema na outra bike, pedivela duplo 38x24 com câmbio SLX 3x

valeu
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 18:01
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:



A configuração original para coroas grandes é: 48-36-26.

Em geral a configuração normal para pedivelas com relações longas é 48-38-28, configuração que uso em minha MTB aro 26' de treinos, usada 100% no asfalto.  

Uso um cassete 11-32 e, como já foi dito acima, não utilizo a corôa menor, de 28 dentes.   


Editado por Pepebike - 18 Nov 2015 as 18:05
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Vinacowboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2015
Sorriso-MT
Offline
Mensagens:625
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinacowboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 18:27
acho legal essas mudanças, até pensei em alterar minha Gonew 5.1 pra andar só no asfalto com configuração de pneus 700 e trocar o pé de vela com coroa 48, como o que tem nela é descartável, eu compraria um novo e trocaria a catraca tambem.

É um projeto futuro... estou analisando ainda.

Você vai deixar Vbrake? ou vai colocar Ubrake?
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 20:41
Originalmente postado por Vinacowboy Vinacowboy escreveu:

acho legal essas mudanças, até pensei em alterar minha Gonew 5.1 pra andar só no asfalto com configuração de pneus 700 e trocar o pé de vela com coroa 48, como o que tem nela é descartável, eu compraria um novo e trocaria a catraca tambem.

É um projeto futuro... estou analisando ainda.

Você vai deixar Vbrake? ou vai colocar Ubrake?


a bike tem freios a disco aí fica fácil converter ou reverter




essas rodas são da minha outra 29,pneu 2.3 na frente cabe ok mesmo pq o garfo é 29 mas na traseira sobra somente 4cm do aro até o arco do garfo traseiro

Editado por TheLittle - 18 Nov 2015 as 21:50
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 23:55
Eu uso 22 32 44 alivio com cambio diant alivio tb. Troquei a coroa 44 por uma 48 e funcionou bem, porem meu cambio diant aceita, pois o guia é do tipo longo. Minha bike é 29 e como so uso na cidade e de noite, transformei em hibrida. Minhas impressões. Tive ganho em velocidade porém a corrente ficou um pouco curta e se aumentar não vai poder usar algumas marchas com a coroa 22. Tb notei que de 44 p 48 não mudei muito as catracas utilizadas, e a media melhorou. Minha bike é 9 velocidades. A catraca é 11 34 e essa sim precisa trocar. Tem um salto da 17 para 20. Recomendo usar 11 25 d speed. Único inconveniente foi a corrente mesmo, força demais o cambio. No final , o ideal seria 28 38 48 com catraca 11 25, e recomendo pneu 700 x 32, acima disso perde desempenho.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X