Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade Garfo/Mesa Caloi 10
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade Garfo/Mesa Caloi 10

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Yago Neves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2015
Petrolina
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago Neves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade Garfo/Mesa Caloi 10
    Postado: 12 Nov 2015 as 21:27
Um breve resumo: comprei uma caloi 10 2008 edição especial usada, de um amigo por 500 reais, eu usava uma bike de supermercado houston da mais fuleira o possível, faço pequenos trajetos por dia em asfalto super liso, apenas faculdade e academia, no maximo 12km (6 ida, 6 volta), a bike está em perfeitas condições de uso e já veio com canote novo, cubos shimano, catraca (ou k7,ai pegou) com uma relação bem pesada, mov.central de qualidade, raios inox e pedais de aluminio. Então já elimina grande parte dos problemas que relataram sobre ela no fórum, os demais componentes são os já conhecidos sunrace e acredito que atendem a minha necessidade (se quebrar, troco por algo que tenha um bom custoxbeneficio).

Gostaria de salientar que tenho um orçamento bem limitado, então vamos considerar as peças baratas, que atendem meu uso e sejam boas, nada de carbono rs (sou estudante de engenharia e moro só, ai já viu kkkk) Olho pra minha bicicleta e vejo que está boa para meu uso, mas tem algo que me dói os olhos: a mesa da bicicleta.

Tenho em mente colocar uma mesa aheadset com medida 25,4mm (pra que de preferência não precise trocar o guidão). Me dói o coração ver a bike toda "bonitinha" e aquele treco que a caloi colocou em cima. Eu não sei porque budega colocaram uma caixa de direção de rosca (parece que o garfo é standard em um quadro de medida diferente), mas ok, quero aproveitar a medida over oferecida pelo quadro, usando uma caixa de direção para essa medida e uma mesa compatível para fugir de TODO JEITO dos adaptadores, SEM ACRESCENTAR PESO (ou muito) por favor, só pra ter um acabamento mais bonitinho, queria que a mesa ficasse rente ao quadro.

Agora vem as dúvidas:

1-) Existe diferença da mesa Speed para MTB? posso usar qualquer uma que se encaixe ao bike fit? vi em um vídeo no youtube que o cara colocou uma simples e foi criticado por ela ser "de MTB e pesada", vi um tópico parecido no fórum mas nada esclarecedor.

2-) Para o MEU USO posso considerar mesas de marcas como GTS? TransX?

3-) Qualquer caixa de direção com a medida over serve?

4-) Posso utilizar o mesmo garfo de alguma forma? vi que ele é um garfo "de rosca" e com uma construção pesada (pra mim não é, mas é o que dizem)

5-) Se não puder utilizar o mesmo garfo, como proceder? recorro a um de alumínio ou de mesmo material com medida compatível?

Quero algo mais ou menos parecido com isto, se possível limitado pela mesa/caixa de direção, ou se não trocar o conjunto mesa/caixa/garfo, preciso trocar mais algo?:



Desde já agradeço a atenção de todos no fórum!

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2015 as 10:19
Originalmente postado por Yago Neves Yago Neves escreveu:

Agora vem as dúvidas:

1-) Existe diferença da mesa Speed para MTB? posso usar qualquer uma que se encaixe ao bike fit? vi em um vídeo no youtube que o cara colocou uma simples e foi criticado por ela ser "de MTB e pesada", vi um tópico parecido no fórum mas nada esclarecedor.

2-) Para o MEU USO posso considerar mesas de marcas como GTS? TransX?

3-) Qualquer caixa de direção com a medida over serve?

4-) Posso utilizar o mesmo garfo de alguma forma? vi que ele é um garfo "de rosca" e com uma construção pesada (pra mim não é, mas é o que dizem)

5-) Se não puder utilizar o mesmo garfo, como proceder? recorro a um de alumínio ou de mesmo material com medida compatível?


1 - Existe, tem mesas mais pesadas pra all mountain ou DH, outras ultra leves pra estrada. Mas no geral, uma mesa simples server tanto para o XC quanto pra estrada.

2 - Pode, mas eu te indicaria esta aqui, leve como poucas e por preço equivalente, simplesmente o melhor custo x beneficio:
http://www.ciclourbano.com.br/mesa-uno-3d-forged-ahead-set-over-100mm.html

3 - Se você quer usar um sistema aheadset como o da foto, precisa de uma caixa de direção over sem rosca.

4 - Pra montar igual o da foto, o garfo não dá, você vai precisar trocar. 

5 - Se a grana tiver curta, pega um de ferro mesmo daqueles pra fixa. Se tiver um pouco mais de grana, alumínio é bom, mais leve, robusto, mas menos confortável.

Pra trocar o garfo, vai ter que trocar o passador também, possivelmente colocar um modelo com suporte no guidão. Se o guidão já é 25.4, é só trocar garfo+mesa+passador. 

Existe também um adaptador que você pode colocar na ponta do garfo, ai é só comprar adaptador+mesa+passador, mas ele não vai ficar bonito (eu acho no minimo estranho):
http://www.adrianbikeshop.com.br/acessorios/adaptadores/adaptador-para-mesa-ahead-set-zoom-22-2mm.html

Agora, se quiser uma solução elegante e barata, eu trocaria a mesa por um modelo vintage, dá aquele ar retro a bike, eu particularmente gosto muito:
http://www.ciclourbano.com.br/componentes/mesas-e-avancos/mesa-kalloy-standard-100mm-preta.html

Aproveita e faça o bike fit virtual, tire as medidas da bike e compre uma mesa de acordo com seu fit, assim fica ainda melhor.


Editado por newhouse - 16 Nov 2015 as 10:23
Voltar ao Topo
Fukushima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2024
SP
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fukushima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2024 as 03:12
Olá camaradas de pedal, tudo certo?
gostaria de esclarecer a dúvida de um peba (eu mesmo). Comprei uma Caloi 10 de alumínio de um antigo ciclista já com sti, pra começar no speed a mais ou menos um ano, e está na hora de trocar o garfo e mesa do guidão.
A dúvida é, qual a medida do canote? 28,6? estou considerando comprar um garfo rígido de alumínio 700cc oversized, mas não tenho certeza da compatibilidade da caixa de direção. alguém pra dar uma luz aí?
Obrigado.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2024 as 19:37
Eu acho que a medida da direção nessas Caloi 10 ainda era Standard, mas não tenho certeza. Sendo Standard, você precisa de uma caixa de direção a Headset com essa medida. Não tem erro. A dificuldade só está em achar, mas não é impossível. No Mercado Livre você consegue encontrar tanto a direção quando o garfo com essa medida, ainda que sejam mais caros que um oversize.

Se for oversize, existem dois tipos principais de caixa compatíveis com essa medida: a oversize padrão, com rolamentos externos, ou mega over/semi integrada, cujos rolamentos ficam para dentro do tubo de direção, mas com algumas partes para fora. É preciso ver qual o tipo para a sua a Bike, mas acredito que seja o primeiro.
Voltar ao Topo
Fukushima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2024
SP
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fukushima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2024 as 14:06
Opa Hugo! obrigado por me responder. Então, eu desmontei a caixa de direção tirei o garfo e as pistas, agora tem como eu saber o tamanho da caixa medindo? a bike está pelada, só está o quadro. Obrigado!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2024 as 14:32
Sim. Dê uma lida se artigo que vai lhe ajudar

Voltar ao Topo
Fukushima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2024
SP
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fukushima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2024 as 10:10
atualização: Meu quadro é Over! diâmetro interno de 34 mm, agora é só escolher a pista da caixa e montar o garfo novo. Para todos que estão na dúvida em relação ao quadro da Caloi 10 "nova" de alumínio, o quadro é oversized.
Voltar ao Topo
Tavaresneto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2024
Juranada
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavaresneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2024 as 13:42
Toda Caloi 10 de aluminio e over(nao megaover)

Entao,na hora de escolher a caixa,ela oversized,nao megaover (44mm)ou standard(22mm)
Ja o garfo,sendo over,seu orcamento q manda,desde o FIB ate os de carbono.
 up na Caloizinha = garfo FIB road + mesa 90mm+ guidao 420mm+ kit Ltwoo 2x8
Mas o que o pessoal aqui no forum fala : Compensa???
Garfo 120,mesa 70,guidao 100,kit do ali 2x8 350(trocadores drop,cambios traseiro e dianteiro)
E ainda teria q trocar o cubo pra cassete (ou usar 2x7 deixando umcliock morto,sem problemas)
Se pegar a Caloi usada barata ou ja a tiver q gostar dela,vale.
Mas nao pra vender.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2024 as 14:13
Originalmente postado por Tavaresneto Tavaresneto escreveu:

Toda Caloi 10 de aluminio e over(nao megaover)

Entao,na hora de escolher a caixa,ela oversized,nao megaover (44mm)ou standard(22mm)
Ja o garfo,sendo over,seu orcamento q manda,desde o FIB ate os de carbono.
 up na Caloizinha = garfo FIB road + mesa 90mm+ guidao 420mm+ kit Ltwoo 2x8
Mas o que o pessoal aqui no forum fala : Compensa???
Garfo 120,mesa 70,guidao 100,kit do ali 2x8 350(trocadores drop,cambios traseiro e dianteiro)
E ainda teria q trocar o cubo pra cassete (ou usar 2x7 deixando umcliock morto,sem problemas)
Se pegar a Caloi usada barata ou ja a tiver q gostar dela,vale.
Mas nao pra vender.

Tenho quase certeza que o padrão de direção vai depender do ano de fabricação. Aconteceu o mesmo com a Caloi Aluminum preta. Usaram caixa standard por muito tempo e só depois de alguns anos modificaram para over com copos externos.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X