Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Roupas Claras x Escuras
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Roupas Claras x Escuras

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roupas Claras x Escuras
    Postado: 09 Jul 2020 as 10:29
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Engraçado, assunto agora tem validade. Justamente não abrir tópicos repetitivos inclui dar aquela desenterrada. Essa pazinha de ouro aí enche o saco. Sempre tem um chato colocando essa porcaria. Clichê. Assunto tem validade agora?

Se tu posta um tópico repetido, os chatos de plantão reclamam e mandam usar a busca...

Se usa a busca e desenterra um tópico, aparecem com essa pazinha...

Depois não entendem pq os fóruns estão mortos no brasil ClapClapClapClapClap
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 09:17
olha, eu uso predominantemente preto nas pedaladas, sempre com luzes de sinalização na bike, e na roupa tem refletivos.. sei que ainda tem risco, mas como saio mais de manhã pra pedalar acho que é mais baixo.. caso fosse de noite por ex ai é encrenca msm

mas apesar de ter fundamento a questão do escuro absorver e segurar mais o calor, eu confesso que as roupas que tenho não vejo lá tanta diferença.. são todas com painéis bem ventilados e que dissipam bem a temperatura, e mesmo em dias de 30-35° não senti grandes problemas

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Engraçado, assunto agora tem validade. Justamente não abrir tópicos repetitivos inclui dar aquela desenterrada. Essa pazinha de ouro aí enche o saco. Sempre tem um chato colocando essa porcaria. Clichê. Assunto tem validade agora?
concordo.. hahah tipo, reviver tópicos não é ruim exatamente pra evitar poluir com topicos novos de discussões antigas ou já tidas, é só ver o tanto de gente abrindo topico pra perguntar sobre peças de roupas ou acessórios especificos sendo q uma busca rapida já daria a resposta, ou pelo menos uma discussão já partindo de um ponto a frente e não 0

o meu problema com desenterrar é mais o como fazer isso, q as vezes não é pra perguntar nada de novo ou propor uma nova discussão, mas sim um comentário na mesma conversa de antes só que anos depois, o que nao faz sentido (não é o caso aqui)
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2020 as 23:14
Engraçado, assunto agora tem validade. Justamente não abrir tópicos repetitivos inclui dar aquela desenterrada. Essa pazinha de ouro aí enche o saco. Sempre tem um chato colocando essa porcaria. Clichê. Assunto tem validade agora?
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2020 as 16:37
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

alguém consegue explicar essa moda de ciclista usando camisa preta? Diminui a visibilidade e aumenta o calor. Qual o ponto?

na minha época preto era cor proibida. Só na bermuda


Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2020 as 13:59
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Trabalho com Design de arquitetura e ando muito de preto, no mundo real (risos). NA minha opinião realmente andar de uniforme de ciclismo preto, de certo modo virou moda. Eu acho muito perigoso. É exatamente o contrario do bom senso, já que de bicicleta, é preciso se manter o mais visível possivel no trânsito. CArros possuem ponto cego, pedestres andam distraidos, etc etc. Em nem sempre luz sinalizadora ajuda. Ja vi em uma tabela de cores que o amarelo é o que mais se destaca, depois o branco, e depois o vermelho. Eu mesmo gostaria de andar de bike todo de preto o tempo todo, odeio escrito ou estampa em roupa. MAs aí vai contra a segurança, ao meu ver. Geralmente uso camisa amarela ou vermelha, mesmo não gostando. 


de noite concordo, o ideal é sair pronto para o carnaval, quanto mais visível melhor.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2020 as 13:55
roupa preta protege mais do sol, se eu usar roupa branca sem proteção uv pra pedalar fico com a pele mais vermelha e bem mais desgastado. Outra dica é usar camisas não tão apertadas, com algum espaço entre a pele e a roupa, me sinto menos quente. Se for pra ficar muito tempo no sol prefiro me proteger da radiação que de temperatura no corpo.

Obs: moro em Natal/RN, uma das cidades com maior incidência solar do mundo.

meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2020 as 12:33
Trabalho com Design de arquitetura e ando muito de preto, no mundo real (risos). NA minha opinião realmente andar de uniforme de ciclismo preto, de certo modo virou moda. Eu acho muito perigoso. É exatamente o contrario do bom senso, já que de bicicleta, é preciso se manter o mais visível possivel no trânsito. CArros possuem ponto cego, pedestres andam distraidos, etc etc. Em nem sempre luz sinalizadora ajuda. Ja vi em uma tabela de cores que o amarelo é o que mais se destaca, depois o branco, e depois o vermelho. Eu mesmo gostaria de andar de bike todo de preto o tempo todo, odeio escrito ou estampa em roupa. MAs aí vai contra a segurança, ao meu ver. Geralmente uso camisa amarela ou vermelha, mesmo não gostando. 
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2020 as 18:37
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

alguém consegue explicar essa moda de ciclista usando camisa preta? Diminui a visibilidade e aumenta o calor. Qual o ponto?

na minha época preto era cor proibida. Só na bermuda

Não aumenta o calor se tiver em movimento...parado complica.
Acho q a moda é q as roupas estão menos poluídas. Teve um espocar q era moda camisa de equipe.

Mas branca sem chance...mancha demais e fica com aspecto encardido muito cedo.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2020 as 10:12
Nem se pode dizer-lhe é moda apenas. Eu uso preto pra todo lado, não só na bike, mas a razão é que camisetas do meu tamanho (cheguei a pesar 157kg, baixei até 114kg e o isolamento social me deixou clm 120kg+) ou são de time de basquete ou são pretas, pelo menos aqui na minha área, pq não compro on-line (sempre fica ruim...).

Engraçado é que bermuda eu tenho ou achei cinza médio, azul marinho, marrom médio (cáqui), verde oliva, vermelha, preta com detalhes brancos e preta lisa, pra citar algumas que me vem à cabeça. A camiseta é que não consigo fugir!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2020 as 05:32
alguém consegue explicar essa moda de ciclista usando camisa preta? Diminui a visibilidade e aumenta o calor. Qual o ponto?

na minha época preto era cor proibida. Só na bermuda
Voltar ao Topo
soundworks Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2014
SP
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soundworks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2015 as 22:18
Não consigo ver toda essa diferença nas cores tenho roupa branca e tenho preta, agora no dia que fiz o bike fit Retul, ai sim eu vi o quanto faz falta o vento da rua viu....
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 09:02
Originalmente postado por Rogerpilot Rogerpilot escreveu:

Oi !

 Leve em consideração que você vai estar em deslocamento, e felizmente o vento relativo vai te refrescar. 
 Muita gente fez o L'Etape com o uniforme da competição. Não encontrei ninguém reclamando de ter passado calor. 
 
 Tenho uma sapatilha branca e uma preta. No frigir dos ovos, o que esquenta meu pé é a grossura da meia. 

 Abraços 



Realmente, faz mto sentido.
Voltar ao Topo
Rogerpilot Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Abr 2014
SP
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerpilot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2015 as 22:30
Oi !

 Leve em consideração que você vai estar em deslocamento, e felizmente o vento relativo vai te refrescar. 
 Muita gente fez o L'Etape com o uniforme da competição. Não encontrei ninguém reclamando de ter passado calor. 
 
 Tenho uma sapatilha branca e uma preta. No frigir dos ovos, o que esquenta meu pé é a grossura da meia. 

 Abraços 
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2015 as 14:28
Originalmente postado por aantonio86 aantonio86 escreveu:

Mas assim, se diminuir 5 graus que seja em um pedal de 4 horas e meia já é um grande avanço em conforto ao menos né.

Minha ideia dos 5º C baseou-se na famosa experiência entre a temperatura do interior de automóveis pretos e brancos idênticos, submetidos à mesma radiação solar e durante o mesmo tempo.
Neste experimento a temperatura no interior dos veículos atinge 60 a 70º C e a diferença entre brancos e pretos é da ordem de 5 a 6º C.

Diferentemente dos automóveis, uma sapatilha, durante o pedal, recebe ventilação (na razão direta da velocidade que a bicicleta se desloca) assim, a temperatura no interior desta deve encontrar uma diferença menor: talvez 2 ou 3 ºC em uma temperatura ambiente de 27 ºC.

Infelizmente, não encontrei na net uma experiência que demonstrasse isso, porém encontrei uma entre pares de tênis brancos e pretos, sem ventilação, expostos à radiação de uma lâmpada infra-vermelha durante 15 e 30 minutos.
- Com 15 minutos de exposição, o interior dos tênis pretos apresentaram uma temperatura entre 2,2 e 5,0 ºC maior que os pares de tênis brancos sob uma temperatura ambiente de 27 ºC.
- Com 30 minutos de exposição, o interior dos tênis pretos apresentaram uma temperatura entre 4,4 e 7,6 ºC maior que os pares de tênis brancos sob uma temperatura ambiente de 27 ºC.


Assim, um valor como 5ºC é um número "bastante razoável" para uma ideia de diferença de temperatura no interior de calçados (ou sapatilhas) pretos e brancos estáticos (sem movimento e sem ventilação), expostos à radiação solar.

Eu, particularmente, acho não consigo perceber se o interior de um calçado (ou sapatilha) está 2 ou 3 ºC mais quente.  Aqui no Centro-Oeste, de março a novembro a temperatura é um "inferno no inverno" com baixíssima umidade do ar.  Dois ou três graus Celsius aqui é só uma "fagulha em um incêndio" ...LOL.

O melhor argumento é: se vestimentas brancas fossem tão interessante sob o ponto de vista conforto térmico dos pés e do corpo, todo mundo no Pro-Tour só usaria sapatilha, camisa e bermuda branca (se bem que FDJ está bem perto disso, ao passo que a Sky ... LOLLOLLOL).



“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Aguinaldo Ap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:547
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aguinaldo Ap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2015 as 20:48
Vou comprar um uniforme da SKY pra testar kkk
Voltar ao Topo
aantonio86 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
Franca
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aantonio86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2015 as 18:17
Mas assim, se diminuir 5 graus que seja em um pedal de 4 horas e meia já é um grande avanço em conforto ao menos né.
Voltar ao Topo
frsilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Out 2006
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar frsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2015 as 18:00
Acho que 10 graus é muito, história de venddedor, mas temos que lembrar que 10% também não deve ser, pois a temperatura em Celsius é relativa e não absoluta, logo 60 Celsius seriam 333 Kelvin, tirando 10% seria em torno de 300 Kelvin ou 27 Celsius.
Voltar ao Topo
Aguinaldo Ap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:547
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aguinaldo Ap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2015 as 13:28
Acho mais bonito sapatilhas, fita de guidon e selim brancos, porem uso esses itens em preto, justamente pela questão de sujeira, o branco dura menos tempo.
Quanto ao calor, uso camiseta vermelha com pequenas partes em branco e preto, bermuda preta, percebo que as cores escuras esquentam mais ao sol, mais é superficial, não me incomoda em nada. 
10º C a mais? O pessoal da equipe SKY estariam mortos! kkk


Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2015 as 08:41
O mais triste deste post é ver as lorotas que alguns vendedores contam. Até parece que uma hora o cliente não vai descobrir o absurdo e ficar p* da vida com a loja. Eu nunca senti uma diferença significativa do branco pras outras cores no sol, embora todas minhas roupam sejam claras e só duas são brancas. A questão principal é que o branco suja muito fácil, eu mesmo não comprei mais roupas brancas por que a sujeira do asfalto detona ela com o tempo. Acho que o vendedor falou isso pra vender a sapatilha branca mesmo, já que esse é um dos itens que mais suja no vestuário e encalhou no estoque.
Voltar ao Topo
aantonio86 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
Franca
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar aantonio86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2015 as 20:12
Puta que o pariu!! Que aula!!!!
Mais uma vez muito obrigado pela sua sabedoria Pepe, sempre ajudando.
Um abraço.

Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Fundamento físico tem, visto que a cor branca (teoricamente) reflete a radiação solar de todo espectro visível, ou seja, do limite do infra-vermelho até o limite do ultra-violeta, ao passo que a cor preta absorve a radiação solar de todo espectro visível.  Por isso que roupas de cores claras são (em geral) mais usadas no verão (ou sob o sol) e roupas de cores escuras são (em geral) mais usadas no inverno ou quando a temperatura está mais baixa.

Desta forma, uma sapatilha branca ou uma roupa branca sob o sol terá sua temperatura exterior reduzida em relação ao mesmo modelo de sapatilha ou roupa na cor preta.
Contudo, 10º C (dez graus Celsius) de diferença é um exagero.Confused  A diferença deve girar em torno de 10% da temperatura.  Assim, se em um dia escaldante de sol seu companheiro de pedal estiver usando uma sapatilha preta e a superfície externa da mesma estiver a "insuportáveis" 60º C, a superfície externa da sua sapatilha branca vai estar a "confortáveis" 54º C ... LOLLOLLOL

Problemas: 
a-) Eu lavo minhas roupas de ciclismo e limpo minhas sapatilhas.  Por experiência própria eu detestoAngry a cor branca pois, suja mais, é mais difícil de lavar, encarde e mancha em contato com protetor solar.
b-) Com o tempo a sua sapatilha branca vai ficar "encardida" ou "suja" e o efeito da refração de luz irá diminuir... Cry


 
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2015 as 19:12
Fundamento físico tem, visto que a cor branca (teoricamente) reflete a radiação solar de todo espectro visível, ou seja, do limite do infra-vermelho até o limite do ultra-violeta, ao passo que a cor preta absorve a radiação solar de todo espectro visível.  Por isso que roupas de cores claras são (em geral) mais usadas no verão (ou sob o sol) e roupas de cores escuras são (em geral) mais usadas no inverno ou quando a temperatura está mais baixa.

Desta forma, uma sapatilha branca ou uma roupa branca sob o sol terá sua temperatura exterior reduzida em relação ao mesmo modelo de sapatilha ou roupa na cor preta.
Contudo, 10º C (dez graus Celsius) de diferença é um exagero.Confused  A diferença deve girar em torno de 10% da temperatura.  Assim, se em um dia escaldante de sol seu companheiro de pedal estiver usando uma sapatilha preta e a superfície externa da mesma estiver a "insuportáveis" 60º C, a superfície externa da sua sapatilha branca vai estar a "confortáveis" 54º C ... LOLLOLLOL

Problemas: 
a-) Eu lavo minhas roupas de ciclismo e limpo minhas sapatilhas.  Por experiência própria eu detestoAngry a cor branca pois, suja mais, é mais difícil de lavar, encarde e mancha em contato com protetor solar.
b-) Com o tempo a sua sapatilha branca vai ficar "encardida" ou "suja" e o efeito da refração de luz irá diminuir... Cry


 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2015 as 14:11
Quem foi esse vendedor maluco que contrariou as leis da fisica? Como diminuir 10 graus de temperatura apenas mudando a cor para o branco? Nap precisa nem ser expert para entender isto como uma piada!
Voltar ao Topo
aantonio86 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
Franca
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aantonio86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2015 as 12:50
Boa tarde pessoal.
Gostaria de saber se por experiência vocês conseguem notar a diferença quando usam roupas Claras ou Escuras em baixo do sol, se as escuras retem mesmo o calor e claras acabam sendo mais frescas.
Recentemente em conversa com um vendedor, fui comprar uma sapatilha vermelha da SPZ e ele me orientou que eu poderia pega-la na cor branca e que a mesma diminuiria até -10 graus de temperatura em meus pés. A informação procede? Vocês notam diferenças?
Obrigado e um abraço.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X