Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trocar por outra catraca ou cassete?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trocar por outra catraca ou cassete?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trocar por outra catraca ou cassete?
    Postado: 05 Nov 2015 as 00:05
Olá pessoal. 
Minha bicicleta é uma caloi supra 2012, que usa o sistema de catraca (pelo menos eu acho, se estiver errado me corrijam). A relação é de 14-28 dentes, e eu procuro ter um ganho com a marcha pesada (para uso em asfalto), e meu pedivela já é de 48t. 
Eu achei na internet uma catraca 7v de 11-28t (sim, catraca de rosca de 11dentes, é raro mas existe) e o preço com frete ficaria 150 reais.
A minha dúvida é qual escolha valeria mais a pena (que saia mais barato).
opção 1 - comprar um cubo traseiro p/ cassete (e que tenha suporte para freio a disco) (será que as bicicletarias vendem apenas um cubo, ou teria que comprar o par?) + comprar um cassete 7v 11-28 + mão de obra (nesse caso teria que mexer na raiação da roda, certo? Teria também que comprar novos raios?)
opção 2 - Comprar a catraca 7v 11-28t por 150 reais + mão de obra
.

.
OBS: A minha idéia é continuar com 7v para não ter que trocar o câmbio e passadores
OBS2: Em ambos os casos eu também tenho que comprar uma corrente nova, estou certo?
Voltar ao Topo
Eduardo Gama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2015
Fortaleza/CE
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Eduardo Gama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 00:13
Manter a catraca é o mais barato só acho que trocar pra cassete é mirar na frente em um possível upgrade.
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 01:06
é isso aí, mude pra cassete somente se tiver a pretensão futura de aumentar a quantidade de marchas, pq aí vc pode comprar só cubo traseiro e aproveitar a raiação existente

do contrário iria de opção 2... o ideal é trocar a corrente também (peça pra medir o desgaste dela)
Voltar ao Topo
mluciano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 16:48
AndreKavernista, é possível comprar apenas 1 cubo. Quanto a raiação, dependendo do cubo que você conseguir, pode ser necessária a troca ou não. A vantagem de investir agora no cubo é que você já vai poder comprar um que aceite de 7v até 11v (no caso de um up). Acredito que a compra do cubo + o cassete + mão de obra pode chegar muito próximo dos R$150. Uma hora tanto o cassete, como a roda livre (catraca) irão desgastar naturalmente. O cassete será muito mais fácil de encontrar do que a "rara" roda livr 11x28.
Encontrei um cubo Shimano na net (sem opção de disco) por R$60,00 e um cassete Shimano 11x28 por R$41,00.
Voltar ao Topo
aks2112 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:282
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar aks2112 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 17:10

AndreKavernista,

Se a catraca é shimano o modelo da sua supra é TZ-21. Cassete shimano é HG.

Como foi dito, se não pretende  fazer up pra 8v ou mais pode ficar com essa 11-28 rodalivre. 

Agora se seu aro é parede simples, eu recomendo fazer um up completo: cassete + cubo + aro parede dupla (ex: vzan extreme) + raios. Não deve sair muito mais caro que trocar só a catraca.

Voltar ao Topo
aks2112 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:282
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar aks2112 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 17:23
Um detalhe, tenho essa catraca 11-28 na minha dobrável e a única desvantagem que eu vi é que ela é mais pesada do que as shimano. Fora isso, já andei quase 5 mil km com ela e ainda funciona de boa.
Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 17:35
Cara se liga e se vc ja fizesse o up das rodas ja com freehub ai vc colocava um cassete de 7v que sai mais em conta que a catraca. Ao meu ver eu vale a pena. Só sugestão.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697383974-cassete-shimano-altus-cs-hg30-7-velocidades-11-28d-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683138835-roda-26-vzan-extreme-mtb-disc-cubo-vermelho-roler-tec-new-_JM

Abraço.
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 17:36
Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

Olá pessoal. 
Minha bicicleta é uma caloi supra 2012, que usa o sistema de catraca (pelo menos eu acho, se estiver errado me corrijam). A relação é de 14-28 dentes, e eu procuro ter um ganho com a marcha pesada (para uso em asfalto), e meu pedivela já é de 48t. 
Eu achei na internet uma catraca 7v de 11-28t (sim, catraca de rosca de 11dentes, é raro mas existe) e o preço com frete ficaria 150 reais.
A minha dúvida é qual escolha valeria mais a pena (que saia mais barato).
opção 1 - comprar um cubo traseiro p/ cassete (e que tenha suporte para freio a disco) (será que as bicicletarias vendem apenas um cubo, ou teria que comprar o par?) + comprar um cassete 7v 11-28 + mão de obra (nesse caso teria que mexer na raiação da roda, certo? Teria também que comprar novos raios?)
opção 2 - Comprar a catraca 7v 11-28t por 150 reais + mão de obra
.

.
OBS: A minha idéia é continuar com 7v para não ter que trocar o câmbio e passadores
OBS2: Em ambos os casos eu também tenho que comprar uma corrente nova, estou certo?





MEsmo caso que eu, só que estou com uma monark 10, não sei se o quadro aceita. Onde vc encontrou essa catraca?
Voltar ao Topo
aks2112 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:282
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aks2112 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 18:01

No ebay/aliexpress tem vários vendedores, só procurar por DNP 11-28v

No brasil, só esse cara do ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705276547-roda-livre-catraca-7-marchas-bicicleta-mtb-11-28-dentes-21-v-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:2]

Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:

MEsmo caso que eu, só que estou com uma monark 10, não sei se o quadro aceita. Onde vc encontrou essa catraca?

Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 18:15
Originalmente postado por aks2112 aks2112 escreveu:

No ebay/aliexpress tem vários vendedores, só procurar por DNP 11-28v

No brasil, só esse cara do ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705276547-roda-livre-catraca-7-marchas-bicicleta-mtb-11-28-dentes-21-v-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:2]

Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:

MEsmo caso que eu, só que estou com uma monark 10, não sei se o quadro aceita. Onde vc encontrou essa catraca?




Vlw , vou dar uma olhada.
Vc sabe se essas catracas sao compatíveis com monark 10?
Voltar ao Topo
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2015 as 01:10
Valeu pelas respostas pessoal. 
Na verdade eu penso sim em dar um upgrade para 8 ou 9v no futuro, mas por enquanto a relação 11-28t com 7v me satisfaria. O problema é que pelo que pesquisei na internet os cubos normalmente são 6/7v ou 8/9/10v, se eu encontrar um cubo não muito caro 7/8v (e de preferência que vendam apenas o traseiro) daí migrar para sistema cassete se torna viável.  Vou dar umas passadas nas bicicletarias da minha cidade amanhã e fazer uns orçamentos, tenho que ver quanto que seria a mão de obra para substituir uma catraca por outra, e quanto seria um cubo + cassete e nesse caso acho que a mão de obra para recolocar os raios será um pouco mais cara, e esperando que não precise comprar novos raios. Melhor ir lá com a bike e deixar o bicicleteiro analisar.

Voltar ao Topo
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2015 as 01:12
Ah, e meus aros já são parede dupla sim. Se não fosse eu faria a troca deles com certeza. Vlw
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2015 as 09:52
O problema é que essa catraca tá muito cara. Daria pra pegar esses 2:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699922644-cubo-traseiro-shimano-k7-36-furos-7-velocidades-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715112405-catraca-cassete-mtb-shimano-altusacera-7v-hg-30-11-28dentes-_JM

E no futuro, a manutenção do k7 7v sairá metade da catraca. O custo x beneficio vale a pena.


Editado por newhouse - 06 Nov 2015 as 09:53
Voltar ao Topo
mluciano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2015 as 09:56
Vale lembrar que o cubo com freehub de 8 velocidades serve para 9, 10 e 11 também.
Voltar ao Topo
aks2112 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:282
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aks2112 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 17:50

Review da catraca DNP Epooch 11-28 7v:

A catraca da minha dobrável travou, virou "fixa". Isso com um pouco mais de 6 mil km. Desgaste mais acentuada na 4a e na 6a marcha que começaram a pular quando troquei a corrente e forçava mais a pedalada. Na época (outubro/2014) tinha pago 115,00. 

Troquei por um cassete 8v 11-32 porque estava precisando de uma marcha mais leve pra acompanhar alguns pedais noturnos mais pesados. Big smile

Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 17:57
Originalmente postado por aks2112 aks2112 escreveu:

Review da catraca DNP Epooch 11-28 7v:

A catraca da minha dobrável travou, virou "fixa". Isso com um pouco mais de 6 mil km. Desgaste mais acentuada na 4a e na 6a marcha que começaram a pular quando troquei a corrente e forçava mais a pedalada. Na época (outubro/2014) tinha pago 115,00. 

Troquei por um cassete 8v 11-32 porque estava precisando de uma marcha mais leve pra acompanhar alguns pedais noturnos mais pesados. Big smile




Essas catracas de rosca 11/28 não sao confiáveis?
Voltar ao Topo
aks2112 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:282
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aks2112 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 18:12

Você acha 6 mil km pouco? Tem relato no forum de catraca/cassete shimano que precisou trocar com menos que isso. Eu mesmo se não fosse a travada, pretendia usar pelo menos até a próxima troca de corrente, só precisando tomar cuidado pra não forçar muito na 4a e 6a marchas.

Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:

Originalmente postado por aks2112 aks2112 escreveu:

Review da catraca DNP Epooch 11-28 7v:

A catraca da minha dobrável travou, virou "fixa". Isso com um pouco mais de 6 mil km. Desgaste mais acentuada na 4a e na 6a marcha que começaram a pular quando troquei a corrente e forçava mais a pedalada. Na época (outubro/2014) tinha pago 115,00. 

Troquei por um cassete 8v 11-32 porque estava precisando de uma marcha mais leve pra acompanhar alguns pedais noturnos mais pesados. Big smile




Essas catracas de rosca 11/28 não sao confiáveis?
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 18:25

Minha situação é que eu preciso melhorar a relação de marchas, pois está "sobrando perna" em determinados trechos da pista. Minha catraca é de 14/28 com duas coroas, sendo a maior com 52 dentes.
Não quero sair trocando tudo (cubo, raios, aros) , por isso estou a procura de uma catraca de 11/28. A questão é o preço e também o fato de não poder testar antes, ou seja, se não der certo pelo menos 150 jogados fora. Em uma loja de bike aqui perto apareceu uma catraca com 13 dentes na menor, mas acredito que seja pouca melhora em relação a de 14 dentes.
Voltar ao Topo
padrerludovico Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2015
sao paulo
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar padrerludovico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 18:31
mas um dente tanto no cassete como na coroa faz uma diferença bem expressiva ,so pareca que nao faz mas quando vc esta em cima pedalando.
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 18:42

Exatamente isso que não tinha certeza. Andava em uma MTB antes, mas agora peguei uma monark 10 e realmente o ritmo é diferente, tem que manter a velocidade alta.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 19:01
Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:


Minha situação é que eu preciso melhorar a relação de marchas, pois está "sobrando perna" em determinados trechos da pista. Minha catraca é de 14/28 com duas coroas, sendo a maior com 52 dentes.
Não quero sair trocando tudo (cubo, raios, aros) , por isso estou a procura de uma catraca de 11/28. A questão é o preço e também o fato de não poder testar antes, ou seja, se não der certo pelo menos 150 jogados fora. Em uma loja de bike aqui perto apareceu uma catraca com 13 dentes na menor, mas acredito que seja pouca melhora em relação a de 14 dentes.


No Mercado Livre, se der uma boa pesquisada, você consegue comprar só o cubo traseiro K7 Shimano e K7 de 7v com relação 11-28 ou 12-32 (esse ultimo eu uso na minha bike) gastando na faixa de uns 150 à 180 dilmas no máximo já com frete. Compensa bem mais do que comprar essa catraca de rosca 11-28 genérica, pois vai gastar praticamente o mesmo valor ou pouco mais e já ficará com um sistema mais atualizado na bike.
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 19:06
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:



No Mercado Livre, se der uma boa pesquisada, você consegue comprar só o cubo traseiro K7 Shimano e K7 de 7v com relação 11-28 ou 12-32 (esse ultimo eu uso na minha bike) gastando na faixa de uns 150 à 180 dilmas no máximo já com frete. Compensa bem mais do que comprar essa catraca de rosca 11-28 genérica, pois vai gastar praticamente o mesmo valor ou pouco mais e já ficará com um sistema mais atualizado na bike.



Não vou precisar mexer em raios ou aro? O aro que está nela é original, não são esses de parede dupla.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 19:37
Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:

Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:



No Mercado Livre, se der uma boa pesquisada, você consegue comprar só o cubo traseiro K7 Shimano e K7 de 7v com relação 11-28 ou 12-32 (esse ultimo eu uso na minha bike) gastando na faixa de uns 150 à 180 dilmas no máximo já com frete. Compensa bem mais do que comprar essa catraca de rosca 11-28 genérica, pois vai gastar praticamente o mesmo valor ou pouco mais e já ficará com um sistema mais atualizado na bike.



Não vou precisar mexer em raios ou aro? O aro que está nela é original, não são esses de parede dupla.


Na troca do cubo pode manter o mesmo aro, só precisa confirmar com o mecânico se consegue manter a mesma raiação. Se comprar o cubo com o mesmo tamanho da frange do seu cubo e os raios estiverem perfeitos da pra usá los de boa.
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 20:35
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:


Na troca do cubo pode manter o mesmo aro, só precisa confirmar com o mecânico se consegue manter a mesma raiação. Se comprar o cubo com o mesmo tamanho da frange do seu cubo e os raios estiverem perfeitos da pra usá los de boa.


Blz Dorfo. Vou avaliar a melhor forma de resolver isso. Obrigado
Voltar ao Topo
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 22:59
No meu caso eu acabei decidindo por adiar essa troca. Conversei com o mecânico que costuma mexer na minha bike e ele disse que aquela catraca de 11-28t por ser chinesa poderia em pouco tempo não casar bem e ficar fazendo uns estralos enquanto anda, não sei se aconteceria isso mesmo, mas to preferindo não arriscar os 150 reais em um produto que não teria garantia de uma loja.
 Daí tenho pensado em futuramente fazer a troca por um sistema de cassete de 8v de 11-32t para tbm já ter um ganho de marcha leve. Um dos problemas vai ser achar um cubo com entrada pra disco a um preço razoável. Vou tentar ver se encontro algum até mesmo usado de alguém que tenha feito upgrade na bike (e mto importante, só comprar tendo certeza que não é roubado). Ou na pior das hipóteses, colocar um v-brake na roda de trás. E segundo um outro mecânico aqui, daria até para manter o passador de 7v, deixando a mais leve isolada, mas que entraria enquanto eu ficasse segurando o botão do passador. Que pra mim não seria mto problema, já que usar a 28-32 seria bem raramente.

E me apareceu também uma terceira opção, que é uma catraca 7v de 13-28t, por 65 reais (já com mão de obra). Mas igual ao outro rapaz no tópico, tbm não sei se diminuir apenas um dente iria me dar uma boa diferença no pedal. Capaz de eu ainda ficar cobiçando uma relação menor
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 23:20
Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

<span style="line-height: 16.8px;"></span><span style="line-height: 16.8px;">No meu caso eu acabei decidindo por adiar essa troca. Conversei com o mecânico que costuma mexer na minha bike e ele disse que aquela catraca de 11-28t por ser chinesa poderia em pouco tempo não casar bem e ficar fazendo uns estralos enquanto anda, não sei se aconteceria isso mesmo, mas to preferindo não arriscar os 150 reais em um produto que não teria garantia de uma loja.</span><div style="line-height: 16.8px;"> Daí tenho pensado em futuramente fazer a troca por um sistema de cassete de 8v de 11-32t para tbm já ter um ganho de marcha leve. Um dos problemas vai ser achar um cubo com entrada pra disco a um preço razoável. Vou tentar ver se encontro algum até mesmo usado de alguém que tenha feito upgrade na bike (e mto importante, só comprar tendo certeza que não é roubado). Ou na pior das hipóteses, colocar um v-brake na roda de trás. E segundo um outro mecânico aqui, daria até para manter o passador de 7v, deixando a mais leve isolada, mas que entraria enquanto eu ficasse segurando o botão do passador. Que pra mim não seria mto problema, já que usar a 28-32 seria bem raramente.<div style="line-height: 16.8px;">
<div style="line-height: 16.8px;">E me apareceu também uma terceira opção, que é uma catraca 7v de 13-28t, por 65 reais (já com mão de obra). Mas igual ao outro rapaz no tópico, tbm não sei se diminuir apenas um dente iria me dar uma boa diferença no pedal. Capaz de eu ainda ficar cobiçando uma relação menor


Pois é, exatamente essa minha questao tbm, e a minha é monark 10, ou seja, acredito que necessita de mais velocidade ainda.
Voltar ao Topo
romario_xtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Ceará
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romario_xtz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2016 as 19:05
Boa noite, minha bicicleta é uma caloi Explorer 29. Gostaria de trocar a "catraca" por uma megarange, mas estou na dúvida se no caso da minha bike, é catraca ou cassete. Alguém sabe informar?
Voltar ao Topo
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2016 as 00:22
Originalmente postado por romario_xtz romario_xtz escreveu:

Boa noite, minha bicicleta é uma caloi Explorer 29. Gostaria de trocar a "catraca" por uma megarange, mas estou na dúvida se no caso da minha bike, é catraca ou cassete. Alguém sabe informar?
 
 
É catraca
Voltar ao Topo
romario_xtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Ceará
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romario_xtz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2016 as 08:26
Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

Originalmente postado por romario_xtz romario_xtz escreveu:

Boa noite, minha bicicleta é uma caloi Explorer 29. Gostaria de trocar a "catraca" por uma megarange, mas estou na dúvida se no caso da minha bike, é catraca ou cassete. Alguém sabe informar?

 
 
É catraca



Mas consigo trocar só a catraca por esse modelo que falei?
Voltar ao Topo
JFB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2011
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JFB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2016 as 19:42
Originalmente postado por romario_xtz romario_xtz escreveu:

Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

Originalmente postado por romario_xtz romario_xtz escreveu:

Boa noite, minha bicicleta é uma caloi Explorer 29. Gostaria de trocar a "catraca" por uma megarange, mas estou na dúvida se no caso da minha bike, é catraca ou cassete. Alguém sabe informar?

 
 
É catraca



Mas consigo trocar só a catraca por esse modelo que falei?



É possível trocar a catraca , mas essa MegaRange exige que o câmbio suporte a quantidade de dentes no pinhão maior. Pode ser necessário substitui-lo por outro.
Voltar ao Topo
romario_xtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Ceará
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romario_xtz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2016 as 10:43
Desculpe o monte de pergunta repetitiva. Mas não achei muita informação. No momento não pretendo trocar o movimento central, apenas a catraca e o câmbio traseiro, a minha dúvida é, a corrente original suporta. Ou devo comprar um maior???
Voltar ao Topo
JFB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2011
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JFB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2016 as 13:45
Seria prudente medir , ou pedir para que um mecânico faça isso , o tamanho da corrente. Pode-se usar um modelo igual ao que você está utilizando. Muita gente anda por aí anda com o câmbio traseiro esticado por conta de a corrente estar mais curta que o normal.

Posicione o câmbio dianteiro na coroa grande e coloque a corrente no pinhão maior (sem o câmbio traseiro). Devem sobrar dois gomos completos de corrente. Se estiver menor que isso , substitua a corrente por uma nova e com a medida correta.

Ou...coroa menor e pinhão menor , com a corrente pasaando pelo câmbio traseiro , este ficará bem deitado , mas sem raspar a corrente na roldana do câmbio. (Não é o método "oficial" , mas acho que é mais prático).
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X