Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Restauração - Caloi 12
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Restauração - Caloi 12

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
H_Maciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2015
Barra Mansa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar H_Maciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Restauração - Caloi 12
    Postado: 24 Out 2015 as 13:55
Boa tarde!

Sou novo no fórum e vim buscar ajuda e opiniões de vocês para o restauro de uma antiga Caloi 12.

Alguns anos atras comprei de um primo uma caloi que estava parada e apenas repintei e coloquei pra rodar, porem tive um problema no joelho devido a um pequeno acidente em casa e me afastei dos pedais por um longo tempo.
Alguns meses comprei uma mtb para voltar a pedalar e consequentemente resolvi restaurar a antiga caloi 12.

Como eu gosto do estilo clássico dela e também de um pouco de performance, comprei um par de rodas das speeds atuais e pretendo complementar com um grupo shimano claris, visto que os atuais ainda são os originais suntour.
Será que esse grupo me atenderá para passeios não muito longos nos fins de semana?

Outra dúvida é se eu troco o garfo por algo mais atual e sem as antigas "ombreiras" e também uma cor bacana que destacasse ela e não mais a original de fábrica, pois andei vendo algumas bikes fixas e o estilo do quadro me agradou muito.

Gostaria da ajuda dos membros do fórum nessa restauração para trocar experiencias, fotos e etc.
No final de tudo postarei fotos de como ela ficou e como vai será seu rendimento nas ruas.

Abraço a todos!

Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2015 as 10:09
Olá, seja bem vindo.

Há uma área específica do fórum para restaurações, "tunnning" e adaptações de bicicletas antigas. Link:

Nesta área vc encontrará diversos tópicos que descrevem restaurações, transformações, pintura, adaptações e etc.  Alguns até sobre a Caloi 12, como estes:


Boa sorte, Wink

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
H_Maciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2015
Barra Mansa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar H_Maciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 13:22
Pepebike, 

Obrigado pela ajuda amigo.
Postei no grupo que você me encaminhou.

Valeu mesmo!!
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2015 as 15:36
Eai H_Maciel,
Eu tenho uma caloi 12, fiz um dos topicos que o Pepebike comentou aí

Sobre o grupo eu não tenho como te dizer muita coisa, pois aquela caloi 12 virou fixa.
Porém, coincidentemente ou não, eu troquei o garfo e coloquei um sem as 'ombreiras'.
Vale lembrar que originalmente a minha caloi 12 veio com rodas 27', e não 700. 

No meu caso eu não ia trocar de garfo, a princípio, mas....:
- eu queria usar aros 700. Dá pra usar esse garfo de 27' com aro 700c? Até dá, mas como os tamanhos dos aros são diferentes, ia ficar um espação entre o garfo e o pneu, o que não me agradou esteticamente.
- com a troca de aros, também tinha o problema dos freios. Quis manter apenas o freio dianteiro, e não ia rolar usar aro 700, garfo 27 e o mesmo freio. Ou ia rolar enjambra pra fixar o freio, ou as pastilhas não iam alcançar a banda de freio do aro. Ou tinha que comprar outros freios.

No fim troquei os aros por 700c e troquei o garfo por um de medida 700c, em chromoly. 
Garfo mais leve, deu um conforto melhor na bike e esteticamente me agradou bastante.

Segue uma foto, caso queira uma inspiração com o garfo, hehe



Vai do estilo que você quer deixar na bike mesmo. Um quadro cachimbado (com as 'ombreiras') é mais estilo old school, mas um pouco mais difícil de achar um que reúna qualidades como bom, durável, barato, conservado. Se fosse pra escolher pelo estilo, eu ia com um cachimbado, mas não achei um nas configurações que falei acima, hehe (bom, dentro do meu orçamento, etc)


Qualquer coisa dá um grito aí, valeu!

Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2015 as 15:45
Ah, pra ficar esclarecido, o que eu mantive da caloi 12:
- quadro
- guidão
- freio dianteiro e manete
- mesa e caixa de direção
- canote e selim (mas estes não eram originais)

Ficaram poucas peças pois como minha intenção era deixá-la fixa, várias peças precisavam ser mais específicas (cubos, pedivela, etc). 

Rodei um tempo com ela quase toda original e atendeu muito bem. Minhas únicas ressalvas dela enquanto bike speed antiga eram que eu não achava pneus medida 27 de qualidade, o que me deixava na mão às vezes.

De resto, seja deixando ela speed ou fixa, é uma bike robusta e bem legal pra iniciar teu projeto Wink
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2015 as 10:32
Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

Ah, pra ficar esclarecido, o que eu mantive da caloi 12:
- quadro
- guidão
- freio dianteiro e manete
- mesa e caixa de direção
- canote e selim (mas estes não eram originais)

Ficaram poucas peças pois como minha intenção era deixá-la fixa, várias peças precisavam ser mais específicas (cubos, pedivela, etc). 

Rodei um tempo com ela quase toda original e atendeu muito bem. Minhas únicas ressalvas dela enquanto bike speed antiga eram que eu não achava pneus medida 27 de qualidade, o que me deixava na mão às vezes.

De resto, seja deixando ela speed ou fixa, é uma bike robusta e bem legal pra iniciar teu projeto Wink

E eu atrás de um manete e ferradura pra minha C12!!! Mas o manete que preciso é o esquerdo!!

ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2015 as 15:27
Originalmente postado por Tomcat Tomcat escreveu:


E eu atrás de um manete e ferradura pra minha C12!!! Mas o manete que preciso é o esquerdo!!



kkkk pois é, estou usando justamente o esquerdo.

Está procurando a ferradura específica da caloi 12 pra deixar original ou qualquer um que sirva é cogitável?
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2015 as 15:29
Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

Originalmente postado por Tomcat Tomcat escreveu:


E eu atrás de um manete e ferradura pra minha C12!!! Mas o manete que preciso é o esquerdo!!



kkkk pois é, estou usando justamente o esquerdo.

Está procurando a ferradura específica da caloi 12 pra deixar original ou qualquer um que sirva é cogitável?

Quero a da C12 pra deixar original! Já achei no ML, mas ainda não fechei negócio!
Abs!
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
H_Maciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2015
Barra Mansa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar H_Maciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2015 as 13:14
tiagoimme, boa tarde!

Minha intenção é fazer algo parecido com o seu projeto, porem usaria um grupo Shimano Claris para que pudesse fazer umas pedaladas mais longas.

Esse garfo de cromily é fácil de encontrar no marcado?


Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2015 as 13:09
Boa tarde!
Eu achei no mercado livre, mas foi usado, comprei direto de um cara que tinha e tava com ele bem inteiro. Gastei R$ 150 fora os fretes, eu acho.

Novo eu não sei de nenhum lugar que tenha, mas acabei não procurando muito a fundo, visto que os novos que eu encontrava tavam pelos menos uns R$ 350~400 - grana que eu não tava muito disposto a gastar no momento haha Tongue

Nessa base de preço eu acho que achas no mercadolivre.
Voltar ao Topo
H_Maciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2015
Barra Mansa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar H_Maciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2015 as 10:40
Descobri que meu quadro é da Caloi 10 e não 12, porem está com 12v.
Comecei avaliar melhor minha necessidade e acho que esse restauro não vai valer muito e estou pensando em motar algo mais atual e leve.
Colocarei e velha Caloi a venda para iniciar o novo projeto, porem não tenho ideia de valor para essa bike. Alguém tem noção de preço?

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X