Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro MTB: como avaliar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quadro MTB: como avaliar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quadro MTB: como avaliar?
    Postado: 04 Out 2015 as 13:13
Sempre vejo posts indicando quadros da marca A ou B. Mas raramente vejo dizerem o porquê.
Daí a pergunta: independente da marca, como saber se um quadro é bom? Geometria, material etc.

Alguém pode ajudar?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2015 as 16:31
A maioria das pessoas só analisa a marca mesmo. Participo de vários grupos de compra e venda e fico impressionado como as pessoas gastam dinheiro sem nem mesmo saberem o que realmente estão comprando. Vou dar alguns exemplos:

Já vi anúncios de quadros specialized rockhopper, do modelo mais simples, sendo vendido por mais de 2 mil reais, e com muita gente interessado. Por outro lado já vi quadro Focus de modelo top pelo mesmo preço sendo ignorado.

Já vi quadro Scott scale pelo triplo do preço de quadro GT zaskar, sendo que o zaskar é mais leve que o Scott e custa o mesmo preço nos EUA.

Já vi quadro cannondale Trial 6 por 2400 reais, sendo que a bike inteira vale quase isso.

Ou seja, pouca gente sabe responder sua pergunta, mas mesmo assim gastam absurdos em produtos de entrada de marcas famosas.  

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2015 as 18:57
Na verdade,meu post não é uma crítica. Sempre haverá quem goste de status.

Eu quero mesmo é saber como escolher meu próximo quadro, quando for comprar.

O alumínio 6061 é pior que o 7075? Quadros com espessura variável são mais frágeis? Chain stay curto é melhor? Quão mais curto?

Etc, etc. Coisas simples, ou não.... :)
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2015 as 19:58
Muitos recomendam os quadros pensado no pós venda e da garantia ..... Quadros mais baratos podem até serem bons, mas muitos não tem garantia( a de 90 dias não conta) ......

Um problema que eu vejo é são poucos os que fazem feedback dizendo se o quadro que foi comprado está prestando ou não,  ou mesmo se teve algum problema sério.... Isso acontece muito com quadros mais em conta....


Editado por zex - 04 Out 2015 as 19:59
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
NanShibukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NanShibukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2015 as 22:24
http://www.pedal.com.br/forum/aluminio-6061-x-7005_topic259_page1.html

esse tópico responde um pouco sobre as diferenças de ligas, bem interessante.
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2015 as 22:39
Na verdade a escolha de um bom quadro vai depender do tipo de pedal que vc vai fazer, se vc quer conforto ou desempenho, etc. Eu sempre fui atrás de um bom custo x beneficio, claro que pra galera do pedal vc fica mais bonito num quadro de marca, mas paga-se muito pelo adesivo... acho muita coisa pedir mais de 1.500 por um quadro de aluminio.

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2015 as 22:52
Marcbarbosa, exatamente. Eu sei o pexal que pratico, mas qual a geometria se adequa a isso? Por isso é preciso entender como funciona a geometria da bike.

Nan, muito bom o topico do aluminio. Vale mesmo a leitura.

------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Rafael Alpi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
Botucatu
Offline
Mensagens:154
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Alpi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2015 as 23:12
Muito me interessa esse tópico, gostaria de aprender e entender melhor qto aos quadros.
Voltar ao Topo
imiranda Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2012
São Carlos
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar imiranda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2015 as 07:46
Interessante o tópico, vamos aguardar os que tem maior conhecimento no assunto!!!
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2015 as 10:46
quando me perguntam sobre quadro X ou Y a primeira coisa q analiso é a marca, pois uma marca decente (não exatamente uma marca top) se preocupa com o acabamento (pintura, soldas), garantia, pós venda e disponibiliza informações técnicas como geometria e material além do custo benefício é claro Big smile

nada melhor do q dar uma avaliação daquilo q vc já viu, teve e/ou experimentou, mas diante de tanta oferta oferta no mercado, tantas marcas, tanta imitação, tantas GT+'qq letra do alfabeto' q fica difícil bater o martelo então eu particularmente indico aquilo q conheço, baseado na opinião de quem tem/teve e nos reviews técnicos... recentemente me surpreendi positivamente com algumas coisas q vi a Cycle Fair... marcas como TSW, Heiland e outras de q não conhecia ao vivo e as vezes até criticava Embarrassed

uma coisa muito importante é saber qual a REAL necessidade, as vezes se investe muito mais por status como também ocorre o contrário - nego com pouca grana querendo fazer loucuras... devemos ter em mente q ciclismo é um esporte que infelizmente demanda certo investimento pra se ter algo minimamente decente, não tem jeito... não sou partidário de q se gaste às tampas com algo q será sub-utilizado, mas muitas vezes o muito barato sai caro daí não adianta chorar o leite derramado
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2015 as 18:00
Pessoal, agradeço as participações, mas meu foco aqui não é marca, e sim a geometria e aspectos de qualidade que possamos analisar independente de marca.

Um exemplo: como verificar se as soldas estão bem feitas.
Qual a relação entre chain stay e comprimento/altura do quadro?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2015 as 18:32
Itadeu,me desculpe se eu ando meio sem saco pra postar nesse forum mais aqui tem muito fanatismo e preconceito.
so pra vc nao ficar sem resposta
http://www.pedal.com.br/desvendando-a-geometria-dos-quadros_texto2234.html

relacao a qualidade procure por tubos hidroformados ja e um indicativo q a fabrica usa tecnologias modernas.
double ou triple butted nao sao mais frágeis , eles poem mais material onde necessita e menos onde a pouca tensao fazendo um quadro mais leve e forte.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2015 as 18:41
ja as soldas nao tem como vc analizar no "olhometro" uma solda bem acabada nao quer dizer bem feita. Mais vamos pensar o seguinte , em 1994 uma empresa bem pequena nacional , a alfameq (q nao e esse q vc encontra hj ) assim como a jna e a extor ja fabricavam bicicletas com excelente qualidade de solda e materiais tanto em cro-mo aluminio como carbono. Isso foi a 21 anos atras mais ou menos (se nao me falha a memoria) , agora vc acha q 20 anos depois depois da globalizacao de toda a tecnologia
q o ser humano detem uma fabrica qualquer nao e capaz de juntar 2 tubos de aluminio em um angulo x e soldar com qualidade ?
Muitas coisas q vc ve na verdade sao jogadas de marketing , exemplo :garantia vitalicia. Os kras nao sao bobos e saebm q as pessoas vao pensar "hmmm,se eles dao essa garantia deve ser por q o quadro e foda quase indestrutivel. Mais oq acontece e q eles vendem o quadro por um preco absurdo 10x o preco de custo e sabem q pouquissimas pessoas vao um dia cobrar essa garantia
1-por q o uso q a maioria faz e muito leve pra quebrar um quadro.
2-as pessoas provavelmente nao ficar com o quadro pra sempre (assalto acidente ou venda)
entao nesse caso vc analiza o cxb melhor pra vc
1- vc pretende ficar com o quadro pra sempre ? se nao vc vai so perder dinheiro
2-exemplo cxb bom ? um quadro astro de 300 reais com 5 anos de garantia e justo ne. Existem varios so citei esse como exemplo,enfim...
Nao pretendo falar muito sobre essas coisas e nem ficar postando muito no forum entao e so oq eu tenho a dizer mesmo se te ajudou pelo menos um pouco ta bao ja.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2015 as 20:46
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Itadeu,me desculpe se eu ando meio sem saco pra postar nesse forum mais aqui tem muito fanatismo e preconceito.
so pra vc nao ficar sem resposta
http://www.pedal.com.br/desvendando-a-geometria-dos-quadros_texto2234.html

relacao a qualidade procure por tubos hidroformados ja e um indicativo q a fabrica usa tecnologias modernas.
double ou triple butted nao sao mais frágeis , eles poem mais material onde necessita e menos onde a pouca tensao fazendo um quadro mais leve e forte.


Misera, obrigado! Eu havia procurado antes de postar, mas as 3 primeiras páginas eram só de qual bicicleta escolher.

Quanto ao fanatismo, é comum em foruns de qualquer coisa. Temos que relevar e evitar a discussão, por mais que o ssngue ferva com alguns comentários.

------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 10:36
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Itadeu,me desculpe se eu ando meio sem saco pra postar nesse forum mais aqui tem muito fanatismo e preconceito.
so pra vc nao ficar sem resposta
http://www.pedal.com.br/desvendando-a-geometria-dos-quadros_texto2234.html

relacao a qualidade procure por tubos hidroformados ja e um indicativo q a fabrica usa tecnologias modernas.
double ou triple butted nao sao mais frágeis , eles poem mais material onde necessita e menos onde a pouca tensao fazendo um quadro mais leve e forte.

Agora sim!

Então beleza, aprendemos como interpretar a geometria de u quadro. Mas ai vem a questão?

O que faz de um ageometria de um quadro de "marca" famosa ser melhor do que um de marca menos conhecida?

Pelo que entendi o geometria ideal vai depender de como o ciclista quer q sua bike se comporte e tbm a relação entre conforto e desempenho.

O que eu quero dizer é: O que faz o cara (muitos aliás) vir aqui no forum e falar coisas do tipo: "Vc é louco comparar a geometria de uma Specialized ou Scott com uma Caloi?"

Se alguém puder explicar, fico muito agradecido pq realmente gostaria de entender.


 
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 10:46
Nada , a geometria como vc falou depende do q vc quer e da intencao de quem desenhou o quadro.
Depois q vc entende oq cada angulo faz vc procura um quadro com as caracteristicas q vc quer.
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 10:49
Quer dizer que o pessoal fala as coisas sem nem saber o porquê né?

Não me surpreende. Ermm
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2015 as 21:26
Sobre o assunto, um vídeo interessante:
https://youtu.be/hXO8annyNvU

Editado por ltadeu70 - 04 Nov 2015 as 21:27
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 03:48
bacana , interessante usar o cel pra medir.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2016 as 20:05
No final da matéria tem explicações sobre geometria das All Mountain:
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?cabo_verde_a_ilha_dos_contrastes&id=4623341
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 20:40
Avaliação sobre as recentes mudanças na geometria das bikes:

http://www.29er.com.br/2017/01/p29br-29er-geometry-longas-e-baixas-o.html?m=1
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
savioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2018
Minas Gerais
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2019 as 09:46
Tirando um tópico das cinzas!!!

LOL

Postei isso em outro tópico, mas acho que ele se encaixa melhor aqui!

Vamos lá!

Estou estudando um pouco sobre essas geometrias, e gostaria da opinião de vcs sobre um comparativo que fiz.

Tenho uma GT Comp e sempre achei ela uma bike espichada demais e sempre pensei que isso me prejudicava nas subidas e auxiliava nas descidas e planos.

Essa semana resolvi fazer um comparativo entre ela e a Sense Impact Race, que sempre ouvi dizer ser uma bike curta e a diferença, realmente, de REACH entre elas é enorme, mostra que a GT é bem mais esticada do BB pra frente, porem a traseira é até mais curta que a SENSE. Não sei bem oq pensar sobre isso. Pq no tamanho total (Wheel Base) a GT é até um pouco menor que a SENSE. 

Oque na pratica isso significa??

Outro numero que me causou espanto foi o Stack da GT, bem mais baixo que a Sense, oq teoricamente deveria me ajudar nas subidas (isso que dizer que sou ruim nas subidas mesmo..rs)




SENSE - G GT - G
STACK614589
REACH428454
TOP TUBE LENGHT610638
HEAD TUBE LENGHT120108
SEAT TUBE ANGLE73,572,7
HEAD TUBE ANGLE6869,5
BB DROP5845
CHAIN STAY LENGHT439435
WHEEL BASE11371135
FRONT CENTER704704
FORK LENGHT499
FORK OFFSET5142
SETBACK182
https://www.strava.com/athletes/14433278
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X