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Reclinadas no PBP 2015

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ninocoutinho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Jul 2010
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    Postado: 13 Set 2015 as 14:53
Cometi uma insanidade.Ouch

Analisei as fotos de participante por participante pra saber que tipo de bicicleta/trike/velo usavam nos 1230km do Paris-Brest-Paris deste ano e descobrir milhares de coisas com isso - ou não.LOL

Alguns números bem gerais:

+-----------------+--------------+-----------------+
|   tipo recli    | número total | núm. brevetados |
+-----------------+--------------+-----------------+
| Duas rodas      |    112       |    85 (75%)     |
| Triciclos       |    5         |    3  (60%)     |
| Velomóveis      |    26        |    24 (92%)     |
+-----------------+--------------+-----------------+

E uma tabelona com os modelos de reclis de duas rodas:

+-------------------------+-------+--------+
|         MODELO          | TOTAL | BREVET |
+-------------------------+-------+--------+
| Metabikes               |  16   |   12   |
| Zockra HR               |   9   |    7   |
| Performer HR            |   8   |    6   |
| Bacchetta CA2           |   7   |    7   |   
| Bacchetta Corsa         |   6   |    6   |   
| Troytec HR              |   5   |    4   |
| Cruzbike Vendetta       |   4   |    4   |   
| M5 CHR                  |   4   |    2   |
| MBBs caseiras           |   3   |    3   | 
| Optima Low Baron        |   3   |    2   |  
| Schlitter Encore        |   3   |    3   |   
| Azub Max                |   2   |    1   |
| Challenge Seiran        |   2   |    2   |
| Cruzbike Silvio         |   2   |    0   |
| Flevo Racer             |   2   |    0   |
| Nazca Gaucho            |   2   |    1   |
| Volae                   |   2   |    2   |
| Bacchetta Giro26        |   1   |    1   |
| Bacchetta Strada        |   1   |    0   |
| Bacchetta Ti Aero       |   1   |    0   |
| Carbent                 |   1   |    1   |
| Lightning R84           |   1   |    0   |
| M5 carbon medium racer  |   1   |    1   |
| M5 Low Racer            |   1   |    1   |
| Mike Burrows Ratracer   |   1   |    1   |
| Mike Burrows Ratcatcher |   1   |    1   |
| Nazca Fuego             |   1   |    1   |
| Optima High Baron       |   1   |    1   |
| Performer Agenda        |   1   |    1   |
| Performer Goal26        |   1   |    0   |
| Performer Low           |   1   |    1   |
| Performer Unicorn       |   1   |    0   |
| Raptobike Mid           |   1   |    1   |
| Rowing Bike             |   2   |    1   |
| Speed D6 (Uram)         |   1   |    0   |
| Traix Phantom           |   1   |    0   |
| Troytec LR              |   1   |    1   |
| Velokraft VK2           |   1   |    1   |
| Velokraft VK3           |   1   |    1   |
| Zephyr                  |   1   |    0   |
| Zockra MBB              |   1   |    1   |
| Zohrer Sport            |   1   |    1   |
| Zox HR                  |   1   |    1   |
| 20/26 não-identificáveis|   2   |    1   |
| LWB não-identificáveis  |   2   |    1   |
+-------------------------+-------+--------+

A grosso modo, dá pra dizer que as low-racers "saíram de moda". Das 112 reclis apenas 11 são lowracers. No entanto, elas não deixam de ter bons resultados. Apenas 2 não concluíram - uma low baron e uma zephyr - e, das 9 que concluíram, 3 foram com excelentes tempos abaixo de 80h (nazca fuego, performer low e mike burrows ratracer).

Das high-racers, me chamou atenção a quantidade de Metas e de Bacchettas! Em especial, sobre as Bacchettas, o aproveitamento das CA2 e das Corsas. Os 13 ciclistas dessas bikes concluíram o PBP, com 4 deles concluindo abaixo de 80h.

Os resultados da Meta tb são muito bons, com cinco ciclistas abaixo de 80h, incluindo dois ao redor de 65h.

Sobre resultados abaixo de 80h, as "campeãs" parecem ser as Zockras, com tempos de 63 (de um senhor com 63 anos!!!), 66, 74 e 77 horas, mais ocorrências até que os tempos acima de 80.

As M5 CHR vieram em 'pouca' quantidade, quatro, sendo que apenas dois concluíram, mas com escrotos tempos de 56 (o segundo reclineiro mais rápido) e 66h. Ainda teve uma M5 low (de cromo) e uma carbon medium racer concluindo a prova.

As Schlitter foram com poucos mas bons representantes, tendo inclusive o reclineiro mais rápido com 56h, e o próprio designer delas, o Julien, também mandando bem em 70h de PBP.

Ainda sobre high-racers de tração traseira, nota pra boa quantidade de Performers, tendo duas abaixo de 80h, as cinco Troytecs (tb duas abaixo de 80h), as duas Challenge Seiran (cumprindo as duas abaixo de 80h) e duas Volae. Me surpreendeu ter apenas uma High Baron, pensava ser uma randoneira mais comum. E, pela terceira edição seguida, tivemos uma recli brasileira Zohrer, desta vez a high-racer do Romano, concluindo com sucesso.Cool

Destaque deve ser dado pras bikes de tração dianteira, num total de 15 (mais do que low-racers 'tradicionais'). Destas 15, só duas eram com tração indireta: uma Rapto Mid (excelente resultado de 69h) e uma Zox HR. As outras 13 eram MBBs (moving bottom bracket), sendo que as 3 caseiras afrancesadas mais a zockra e uma das vendettas fizeram ótimos tempos abaixo de 80h. As 4 vendettas terminaram, e infelizmente nenhuma silvio nem a speed D6 do brasileiro Daniel Uram. As duas flevo racers não brevetaram, mas uma delas concluiu o PBP acima do tempo, em 96h, o q não deixa de ser uma excelente conquista.

Sobre concluir acima do tempo, ninguém ganhou dum alemão numa Traix Phantom, q levou 99h pra chegar a Paris novamente!Star

Não dá pra deixar de falar do exotismo das rowing bikes (reclinadas movidas a "remo"). Desta vez havia duas, sendo que uma não completou mas o que concluiu fez em espetaculares 66h.

A respeito dos materiais dos quadros, fiz uma conta com as bikes que dá pra ter certeza de que são feitas (excluí umas 10 da listona):

+----------+-----+
| alumínio | 49% |
| carbono  | 35% |
| aço      | 14% |
| titânio  |  2% |
+----------+-----+

A oposição SWBxLWB (entre-eixos curto Vs longo) quase não existe, pois destas 112 reclinadas apenas duas eram LWB. Uma com a "bolha" dianteira, que não concluiu, e uma muito interessante aparentemente em fibra de carbono, essa sim concluiu.

Passando pros triciclos, dos cinco que largaram, quatro eram Ice VTX, e apenas dois terminaram, assim como um Catrike Road com rodinha traseira 20!! Enfim, o aproveitamento dos trikes não mostra ser incrível.

Já o dos velomóveis, é impressionante, como a primeira tabela lá de cima já mostrava os 92% de sucesso! Listona:

+-------------+-------+--------+
|   MODELO    | TOTAL | BREVET |
+-------------+-------+--------+
| Quest       |   10  |   10   |
| Daniel Fenn |    8  |    8   |
| Milan       |    4  |    3   |
| Strada      |    3  |    2   |
| Mango Sport |    1  |    1   |
+-------------+-------+--------+

Fiquei impressionado com a quantidade de DFs (Daniel Fenn), pois é um modelo razoavelmente novo (cerca de 2 anos), mas teve tanto hype em volta do lançamento dele que muitos velonautas fizeram o upgrade pro DF, especialmente devido às clamadas melhorias de rigidez e o baixo peso (24kg). Ainda um modelo muito caro, na casa de 9 mil euros.

Destes 24 brevetados de velomóveis, apenas 10 acima de 80h, tendo os outros 14 abaixo das 80h, alguns muito abaixo. O recorde foram as 47h dum Milan, seguido de 51 e 59 de dois DFs.

Ainda entre os velonautas, havia 4 com idade acima de 60 anos, sendo que os 4 concluíram, em velos DF e Quest. Entre as reclis de duas rodas, havia 13 ciclistas "idosos", com 8 concluindo. A título de nota, esses 13 idosos optaram em geral pelas bikes mais bem cotadas nas listagens: Zockra, Bacchetta CA2, Schlitter, Performer HR, Meta, M5 CHR, além das menos usadas NESTE PBP mas com excelente potencialidade que são as Cruzbike Silvio, Challenge Seiran e M5 Carbon Medium Racer.

Segue uma tabela com os 10 "primeiros colocados" que são justamente os que concluíram abaixo de 70h (lembrando q, por ser uma prova de resistência e estratégia, os resultados por bicicleta talvez digam mais sobre a opção dos que se dedicaram a terminar mais rápido):

+-------+-----------------------+-------+--------------------+
| TEMPO | CICLISTA              | IDADE | BIKE               |
+-------+-----------------------+-------+--------------------+
| 56:28 | Jérôme Deloge         | 39    | Schlitter Encore   |
| 56:47 | Andreas Korner        | 49    | M5 CHR             |
| 63:35 | Herve Le Du           | 63    | Zockra HR          |
| 64:09 | Bjorn Schenk          | 48    | Performer HR       |
| 64:14 | Marco Cerica          | 54    | Metaphysic Carbon  |
| 65:15 | Guillaume Gout        | 29    | Performer HR       |
| 66:04 | Jose Luis Lera Ananos | 52    | Zockra HR          |
| 66:18 | Theo Homan            |       | Rowing Bike        | 
| 66:50 | Johannes Markofsky    |       | M5 CHR             |
| 69:26 | Peter Heal            | 57    | Raptobike Midracer |
+-------+-----------------------+-------+--------------------+

Vou ver se ainda faço um post com fotos. É que com foto vai ser foto demais. 


Editado por ninocoutinho - 14 Set 2015 as 10:40
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2015 as 14:54
Fotos dos que "sofreram por menos tempo". Tentei pegar o mais de perfil possível. Não incluí o rowingbiker pq não tem foto oficial e queria que fosse bem "real" - assim, não peguei outra da net.

Schlitter

M5 CHR

Zockra HR

Performer HR (tlvz seja a versão "goblet")

Meta Carbon

Performer HR

Zockra

M5 CHR

Rapto Mid



Editado por ninocoutinho - 14 Set 2015 as 07:31
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
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Que trabalho para levantar todos estes dados.  O  PBP apresenta uma variedade de modelos muito legal e a quantidade de participante é incrivel.
Gosto das LWBs,  mas parece que não são mais apreciadas. Consegui visualizar as duas no video da largada.  Como não terei meu sonho de consumo, uma Gold Rush Tour Easy, estou terminando de montar uma LWB frankenstein.
Nunca tinha visto uma
rowingbike.  Parece bem estável e trabalha a parte superior do corpo, mas acho que não teria uma.
Parabens pelas informações.
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