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Dúvida: Trava do Câmbio traseiro Shimano Deore XT |
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Adv.Sachetti
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Cadastrado em: 12 Mai 2015 Cândido Mota SP Offline Mensagens:27 |
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Postado: 17 Jul 2015 as 11:34 |
Bom dia; em primeiro lugar me desculpem se já tem algo sobre isso, pesquisei e não encontrei. Eu tenho essa OGGI BW 7.3 e ela vem com o Câmbio traseiro Shimano Deore XT M-786 Shadow, que tem uma trava "on" ou "off", quando esta "on" deixa a corrente mais firme, gostaria da opinião dos colegas, se devo usar essa trava ativada "on" ou não? se caso sim, ficar com ela sempre ativada pode prejudicar o câmbio, ou a relação? Obrigado. |
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gladiator25
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Cadastrado em: 13 Jan 2009 Almenara - MG Offline Mensagens:2164 |
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A orientação da Shimano é sempre na posição "on", sempre ando com a do meu assim há uns 8 meses, se acelerar o desgaste da mola em breve saberei, a opção off existe porque sem ela ficaria bem dificil remover a roda.
Só não entendo porque a existencia ainda do modelo sem a alavanca, já que para todos os efeitos esse que estamos falando é "superior" (um pouco mais caro e mais pesado inclusive) . Fica atento que é mais um item pra fazer uma revisão. |
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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta |
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Adv.Sachetti
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Cadastrado em: 12 Mai 2015 Cândido Mota SP Offline Mensagens:27 |
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Pois é, valeu pela ajuda, eu vou usar "on" também. Tem um amigo que tem a mesma bike, comprada uns 4 meses antes, e a dele não veio com o mesmo câmbio, não tem a trava a dele. |
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gladiator25
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Cadastrado em: 13 Jan 2009 Almenara - MG Offline Mensagens:2164 |
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Segue link com passo a passo pra lubrificação.
http://forums.mtbr.com/drivetrain-shifters-derailleurs-cranks/shimano-m-786-xt-shadow-plus-clutch-lubrication-893724.html |
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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta |
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Royo
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Cadastrado em: 27 Jan 2004 SJCampos Offline Mensagens:6736 |
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Ainda existe (ou existia) o modelo sem alavanca, pois ele custa menos. Na linha nova M8000 só existe a opção "com alavanca".
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MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
http://mtbogrozumbi.blogspot.com/ |
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Galeazzi
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Cadastrado em: 12 Mar 2017 Lomba Grande RS Offline Mensagens:25 |
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Pessoal, eu estava conversando sobre isso com um mecanico de bike aqui da minha cidade e ele também pedala. A orientação que ele me deu é que deve-se usar na posição "on" somente em estradão e trilhas pra evitar que o câmbio fique batendo, mas em asfalto ou estrada sem buraco o ideal é usar na posição "off" que a troca de marcha fica mais macia. Agora já não sei se isso é uma questão de gosto pessoal ou tem algum embasamento técnico.....
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jklaser
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Cadastrado em: 19 Abr 2012 Portugal Offline Mensagens:1234 |
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Eu com o meu XT8000 resolvi há cerca de um ano usar na posição off, ocasionalmente antes de descidas longas e técnicas, se lembra e tiver a chance, coloco em on... Sem dúvida em off o trocador fica mais macio, no início eu achava q não tinha anda a ver mas tem , com o tempo de uso é notória a diferença...
Fazer a manutenção e lubrificar aquilo é importante , senão a caixa do câmbio pode até para de esticar direito... Ao contrário do que se pensa, a alavanca não dá mais tensão à mola que puxa a caixa pra trás, e sim é um sistema que aplica uma tensão no eixo de rotação da caixa, deixando o movimento desta maneira mais tensionado e evitando aquele chacoalhar excessivo... Outra coisa que se pode fazer é usar na posição ON mas regular a afinação e aperto para quase o mínimo, vai resultar numa caixa não tão solta como na posição off e com alguma tensão, mas não tão dura como costuma vir de fábrica...
Editado por jklaser - 22 Mar 2018 as 07:49 |
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Rudri
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Cadastrado em: 18 Ago 2012 Poa RS Offline Mensagens:199 |
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Uso meu XT M8000 sempre na posição On. Prefiro usar sempre no On, pois a corrente não bate e o câmbio trabalha mais rígido. A corrente nunca caiu tb. Quando a bike está fora de atividade, deixo na posição Of e corrente no menor cog.
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Soul29
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Cadastrado em: 19 Jun 2013 Taubaté - SP Offline Mensagens:575 |
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Eu tenho duas bikes, uma com sram nx e outra com XT com a famosa alavanca On/Off.
Como uso mais a bike com xt no asfalto esqueci e dexei no off, ficou mt boa, depois que vi e coloquei no on, não me acostumei mais, off sempre agora. Obviamente na terra bate mais, porem no asfalto nao tem nenhuma necessidade de deixar on.
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Galeazzi
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Cadastrado em: 12 Mar 2017 Lomba Grande RS Offline Mensagens:25 |
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É isso mesmo, a posição ON do shadow é só pra trilhas e estradoes,pra evitar que o conjunto fique batendo.No asfalto é posição OFF pois a troca das marchas fica mais macia. |
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sascencio
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Cadastrado em: 19 Mai 2006 SJosé Campos-SP Offline Mensagens:908 |
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Na minha bike só deixo na posição "off", o tempo todo, independentemente de trilha ou asfalto. Não acho que o câmbio bate muito, somente quando passo no gás nos buracos muito grandes. Quando mudo para "on", as trocas ficam bem mais pesadas e influi também na troca do câmbio dianteiro, principalmente na mudança da coroa (2x10) menor para a maior...
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*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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jklaser
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Cadastrado em: 19 Abr 2012 Portugal Offline Mensagens:1234 |
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Pois é...como disse usava on , depois experimentei off por uns tempos e não consegui voltar pro on de novo,fica muito mais duro o passador...No caso de uma trilha casca grossa , coloca-se temporariamente no on....
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danjr
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Cadastrado em: 25 Abr 2011 Sta. Barbara Offline Mensagens:351 |
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Alguem teve a curiosidade de olhar o manual da Shimano e ver o que eles falam?
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Weber Dias
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Cadastrado em: 10 Mai 2016 São Paulo Offline Mensagens:459 |
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Como vc tem 2 coroas a única vantagem do sistema de embreagem do câmbio (sim é um sistema de embreagem que vc liga e desliga) é que a corrente vai bater menos... já para quem usa o sistema de uma única coroa esse sistema trabalha para evitar q a corrente caia uma vez que vc sempre acaba cruzando todas as marchas... para asfalto é desnecessário mas em lugares com muita trepidação é indispensável...
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rafael_rtg
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O manual recomenda sempre usar na posição "ON", a posição "OFF" segundo o manual é para facilitar a retirada da roda traseira... Essas travas precisam de manutenção, lubrificação e regulagem para trabalhar ok, também achava que ficava muito dura na posição ON, ate meu mecânico fazer a manutenção, ele comentou que ela estava travando muito...
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rafael_rtg
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Processo de manutenção e regulagem: Editado por rafael_rtg - 29 Mar 2018 as 10:13 |
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tomatealbertini
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link está fora do ar
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ghd
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Google is your friend
https://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/how-to-adjust-a-shimano-shadow-plus-clutch-rear-derailleur-36461/ Edit: caramba, o link parece idêntico mas o de cima não abre e esse aqui abre Editado por ghd - 08 Jan 2019 as 16:37 |
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