Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Etiqueta na trilha
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Etiqueta na trilha

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThiagoMasson Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Nov 2014
Jacareí-SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoMasson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Etiqueta na trilha
    Postado: 17 Jun 2015 as 11:05
Olá pessoal, estava lendo pelos sites, achei esse texto bacana e resolvi compartilhar com vocês. Pode ser que para muitos isso não seja novidade, mas acho que pode ajudar alguns novatos como eu.


COMPORTAMENTO NA TRILHA
Não há um código de conduta oficial para a prática do mountain bike, mas espera-se que um praticante do esporte observe uma certa “etiqueta” nas trilhas, sobretudo porque ele muitas vezes estará em ambientes frágeis, passará por localidades com costumes próprios e cruzará propriedades privadas. Ciclistas, por serem relativamente pouco numerosos, costumam ser vistos como pertencentes a um mesmo grupo, de forma que o comportamento de um tende a ser atribuído à “categoria”: daí uma responsabilidade ainda maior de um ciclista sobre seus atos. A regra geral é usar bom senso e educação, mas seguem algumas sugestões específicas:

Ao encontrar uma porteira ou tronqueira (colchete) fechada, deixe-a fechada. Se estiver aberta, deixe-a aberta. Deixe-a sempre como a encontrou, ou poderá causar problemas a terceiros, com gado mudando de terreno ou fugindo. Se estiver pedalando em grupo, avise sempre a quem vem atrás de você se ele deve fechar ou deixar aberto, e ele deve fazer o mesmo com o ciclista seguinte, até o último.
Ao chegar de carro em algum lugarejo onde vai começar o pedal, evite som alto e gritarias, sobretudo se for cedo. Lembre-se que esses locais são calmos, e você é que é a visita – portanto, você é que deve se adequar ao ambiente.
É tão óbvio que nem merecia ser comentado: leve todo o seu lixo de volta. Não deixe pela trilha embalagens de sachês de carboidratos, barras de cereais, biscoitos, enfim, nada.
Cumprimente os passantes que encontrar pelo caminho: lembre-se que esse ainda é um hábito comum nas regiões rurais.
Quando cruzar com motociclistas ou motoristas, avisar a ele quantos ciclistas faltam. Se forem mais de cinco, fazer aquele sinal de “muitos” com a mão, abrindo e fechando os dedos.
Se estiver numa subida ou descida técnica e estreita, e precisar empurrar, procure retirar sua bicicleta do caminho o mais rápido possível, para que o ciclista que vem logo atrás possa tentar “zerar” o trecho.
Quando precisar “ir ao banheiro” no mato, afaste-se de cursos d’água. Muitas águas em trilhas são captadas e usadas para consumo. Não deixe fezes descobertas, porque elas podem contaminar bichos da região.
Em descidas, quando for ultrapassar um ciclista mais lento, gritar “direita!” se for ultrapassá-lo pela direita, e “esquerda!” se for passar pela esquerda.

Fonte: www.mountainbikebh.com.br
Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2015 as 12:45
Não há um código de conduta, mas há o bom senso. 

Lembre sempre que roça não é terra de ninguém, toda a propriedade tem dono, e deve ser respeitada, se viu uma porteira com corrente e cadeado, é de bom senso não pular ela, e assim por diante.
Voltar ao Topo
mergulhao Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Ago 2013
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mergulhao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2015 as 12:56
Não pratico DH mas uma pista em carlos barbosa - RS foi fechada exatamente pq o pessoal ia correr e deixava as porteiras abertas e o gado saia, de tanto o dono da terra se incomodar passo arame enfarpado em td, agora a pista só é aberta quando corre o campeonato gaucho, ou seja uma vez por ano.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2015 as 16:54
Quando se pedala em uma via, seja asfaltada ou não, acredito que deve prevalecer as mesmas regras:

* Quanto mais lento, mais à direita se deve ficar.
* Nunca coloque a segurança dos outros em risco. Sempre ultrapasse com segurança mantendo grande distância dos outros.
* Sempre dê preferência ao veículo menor. E todos os veículos devem dar preferência ao pedestre.

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2015 as 22:56
Se possível, seria o ideal em trilhas, mas como já postaram, às vezes é estreito, às vezes não dá para dar o 1,5m de distância. :)

Creio que manter as porteiras fechadas é o melhor. Ainda que as tenha encontrado abertas. Se for hora do gado voltar, ele ficará esperando alguém abrir. Se for para ir, geralmente o caseiro passa mais tarde para ver se está tudo bem.

Por fim, manter sua posição quando alguém gritar por onde vai passar.

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Quando se pedala em uma via, seja asfaltada ou não, acredito que deve prevalecer as mesmas regras:

* Quanto mais lento, mais à direita se deve ficar.
* Nunca coloque a segurança dos outros em risco. Sempre ultrapasse com segurança mantendo grande distância dos outros.
* Sempre dê preferência ao veículo menor. E todos os veículos devem dar preferência ao pedestre.

------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X