Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - OPINIÂO: substituição cassete
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


OPINIÂO: substituição cassete

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: OPINIÂO: substituição cassete
    Postado: 01 Jun 2015 as 11:22
Amigos, preciso de uma ajuda/opinião dos mais experientes.

Estou com um grupo 105 de 10v na minha road. Esse grupo veio cassete 11-25 e acho que com ele não vou conseguir vencer tão facilmente os morros que desejo! Aliás, por conta dele tenho evitado subir morros, o que limita minhas voltas!

A ideia era pegar um 11-28, mas não sei se somente 3 dentes a mais já seria o suficiente. Encontrei um 12-30 Tiagra! Será que vale?

Minhas dúvidas são: 
1) trocar um 11-25 para um 11-28 (12-28) já vai dar uma boa diferença?
2) o preço do cassete 105 é quase o dobro de um Tiagra. Compensa?
3) vale partir direto de um 11-25 105 para um 12-30 Tiagra?

Desculpem pelo excesso, mas to numa baita dúvida!
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 12:30
Assunto já discutido anteriormente em outros tópicos.

Mesmo assim, cabe a resposta. Sim. Esses 3 dentes fazem muita diferença. Tiagra similar ao 105, mas inferior. Tudo depende do seu orçamento. O 12-30 funfa sem problemas se o seu 105 for o 5700 SS. Se for 5600 eu não tenho certeza.

Antes de gastar, faça cálculos com base no seu peso, na inclinação que queres superar. na sua potência. Tem várias planilhas na Internet.
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 12:34
Originalmente postado por Tomcat Tomcat escreveu:

Amigos, preciso de uma ajuda/opinião dos mais experientes.

Estou com um grupo 105 de 10v na minha road. Esse grupo veio cassete 11-25 e acho que com ele não vou conseguir vencer tão facilmente os morros que desejo! Aliás, por conta dele tenho evitado subir morros, o que limita minhas voltas!

A ideia era pegar um 11-28, mas não sei se somente 3 dentes a mais já seria o suficiente. Encontrei um 12-30 Tiagra! Será que vale?

Minhas dúvidas são: 
1) trocar um 11-25 para um 11-28 (12-28) já vai dar uma boa diferença?
2) o preço do cassete 105 é quase o dobro de um Tiagra. Compensa?
3) vale partir direto de um 11-25 105 para um 12-30 Tiagra?

Desculpem pelo excesso, mas to numa baita dúvida!

11-28 vai fazer uma boa diferença, eu prefiro subir e quero colocar um 12-30 pois quase não uso 11T. Percebo que rendo mais girando nas subidas do que ficar travado e as vezes 30 vai poupar a perna em um role maior.
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 12:42
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Originalmente postado por Tomcat Tomcat escreveu:

Amigos, preciso de uma ajuda/opinião dos mais experientes.

Estou com um grupo 105 de 10v na minha road. Esse grupo veio cassete 11-25 e acho que com ele não vou conseguir vencer tão facilmente os morros que desejo! Aliás, por conta dele tenho evitado subir morros, o que limita minhas voltas!

A ideia era pegar um 11-28, mas não sei se somente 3 dentes a mais já seria o suficiente. Encontrei um 12-30 Tiagra! Será que vale?

Minhas dúvidas são: 
1) trocar um 11-25 para um 11-28 (12-28) já vai dar uma boa diferença?
2) o preço do cassete 105 é quase o dobro de um Tiagra. Compensa?
3) vale partir direto de um 11-25 105 para um 12-30 Tiagra?

Desculpem pelo excesso, mas to numa baita dúvida!

11-28 vai fazer uma boa diferença, eu prefiro subir e quero colocar um 12-30 pois quase não uso 11T. Percebo que rendo mais girando nas subidas do que ficar travado e as vezes 30 vai poupar a perna em um role maior.

Eu usava 39 x 25, passei pra 39 x 28 depois compacto 34 x 28  e, por último, 34 x 30. Sempre melhorando nas subidas, que faz parte de 90% do meu treinamento. A última aquisição foi uma bici tripla e acabaram-se meus problemas. Subo qualquer parede ahuahuauhah

Gira mais = mais potência


Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 12:53
Eu tenho os tres cassetes tiagra: 11-25, 12-28 e 12-30. Minha esposa tinha um pedivela compacto (2.300), com cassete 12-25. Quando trocamos o grupo para Tiagra, o cassete que acompanhava era 11-25, e o pedivela normal. Impossível para ela subir os morros de Belo Horizonte. Trocamos para o 12-30, e o range ficou maior que do grupo anterior que ela tinha, ficou ótimo.
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 13:16
Meu pedivela não é compacto, sendo um 53-39. Meu grupo tem aproximadamente 6 meses de uso e nesse meio tempo de vida dele fiquei uns 2 meses sem pedalar por conta de uma cirurgia de ombro e agora so tenho tido tempo de pedalar nos fins de semana, ou seja, ainda é bem novo!!!

A dúvida quanto ao cassete 105 ou Tiagra é que enquanto o 11-28 do 105 encontrei por R$ 270,00, tanto o 12-28 como 12-30 do Tiagra achei por R$ 154,00. É uma diferença considerável e a escolha pelo 105 seria apenas para manter o conjunto completo 105!

To achando que vou acabar indo para o 12-30 e assim nenhum morro vai me segurar!!!




Editado por Tomcat - 01 Jun 2015 as 13:17
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
Cuzzuol Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cuzzuol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 16:13
Originalmente postado por Tomcat Tomcat escreveu:

Meu pedivela não é compacto, sendo um 53-39. Meu grupo tem aproximadamente 6 meses de uso e nesse meio tempo de vida dele fiquei uns 2 meses sem pedalar por conta de uma cirurgia de ombro e agora so tenho tido tempo de pedalar nos fins de semana, ou seja, ainda é bem novo!!!

A dúvida quanto ao cassete 105 ou Tiagra é que enquanto o 11-28 do 105 encontrei por R$ 270,00, tanto o 12-28 como 12-30 do Tiagra achei por R$ 154,00. É uma diferença considerável e a escolha pelo 105 seria apenas para manter o conjunto completo 105!

To achando que vou acabar indo para o 12-30 e assim nenhum morro vai me segurar!!!



Como você pensa em subir melhor e mais fácil vá de 12x30 mas aconselho a guardar o cambio 105 para no caso de querer vender a bike completa 105.
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 17:19
Acho que isso depende da saúde financeira. Cassete e correia serão trocados com o tempo. Alguns mecânicos já me indicaram não usar componentes misturados, pois a resistência do material seria diferente, e o conjunto não casaria. Numa dessas um cara me enrolou dizendo que a minha marcha estava pulando porque o cambio era slx e a corrente knc! Resolveu nada... Diversas bikes vem montadas de fábrica com misturas tiagra x 105, e nas indicações do fabricante (http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/suporte/download_catalogo1.download.-Par50lparsys-0029-downloadFile.html/por-br_DC13_P266_274_Comb.pdf) não tem nada restringindo o uso. De fato, a catraca 105 é mais leve, e descrita pelo fabricante como "performance de mudanças estáveis e melhoradas". Eu, que não tenho muita grana sobrando, colocaria o tiagra.
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 17:32
Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

Acho que isso depende da saúde financeira. Cassete e correia serão trocados com o tempo. Alguns mecânicos já me indicaram não usar componentes misturados, pois a resistência do material seria diferente, e o conjunto não casaria. Numa dessas um cara me enrolou dizendo que a minha marcha estava pulando porque o cambio era slx e a corrente knc! Resolveu nada... Diversas bikes vem montadas de fábrica com misturas tiagra x 105, e nas indicações do fabricante (http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/suporte/download_catalogo1.download.-Par50lparsys-0029-downloadFile.html/por-br_DC13_P266_274_Comb.pdf) não tem nada restringindo o uso. De fato, a catraca 105 é mais leve, e descrita pelo fabricante como "performance de mudanças estáveis e melhoradas". Eu, que não tenho muita grana sobrando, colocaria o tiagra.

Brigadão pelo link danielgcruz!

Com certeza a grana não está sobrando! É aquela coisa...R$160 o cara encara....R$270 começa a pensar no custo/benefício!

Agradeço muito pelas respostas! Praticamente decidido numa 12-30 Tiagra, assim consigo vencer os morros aqui da Ilha da Magia (Florianópolis) sem me matar, e deixo o 11-25 105 guardadinho!!!

Abs e obrigado!
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 17:48
Uma coisa você precisa confirmar antes de adquirir o cassete 12-30.
O Pacheco escreveu que os câmbios curtos 105 da série 5700 permitem essa mudança, mas eu te digo que do 5600 pra baixo (mais antigos) não suportam tamanho ganho sem que tenha problemas.

Você escreveu que é um 105 em estado de novo, mas isso não quer dizer nada, porque outro dia um colega arrumou um grupo Campagnolo triplo, em estado de novo, com pelo menos 12 anos de fabricação. LOL

Dá uma olhada nele e confirma se é 5700. Se for eu compraria o 12-30, porque subir o Morro da Cruz com 39/25 é somente para os fortes. Ou aqueles que não tem orgulho próprio e empurram até lá em cima pra tirar foto no mirante e dizer que foi a escalada do dia. Tongue

Lembre-se de que precisará comprar também uma corrente nova, de preferência com um link removível, já que a atual estará com algum gasto e com comprimento menor do que o necessário para acomodar um cassete tão grande. Wink


Editado por FAB1000 - 01 Jun 2015 as 17:55
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 17:59
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Uma coisa você precisa confirmar antes de adquirir o cassete 12-30.
O Pacheco escreveu que os câmbios curtos 105 da série 5700 permitem essa mudança, mas eu te digo que do 5600 pra baixo (mais antigos) não suportam tamanho ganho se que venha a ter problemas.

Você escreveu que é um 105 em estado de novo, mas isso não quer dizer nada. Porque outro dia um colega arrumou um Campagnolo Centaur triplo em estado de novo com pelo menos 10 anos de fabricação. LOL

Dá uma olhada nele e confirma se é 5700. Se for eu compraria o 12-30, porque subir o Morro da Cruz com 39/25 é somente para os fortes. Ou aqueles que não tem orgulho próprio e empurram até lá em cima pra tirar foto no mirante e dizer que foi a escalada do dia. Tongue

Lembre-se de que precisará comprar também uma corrente nova, de preferência com um link removível, já que a atual estará com algum gasto e com comprimento menor do que o necessário para acomodar um cassete tão grande. Wink

Grande FAB1000!!! Realmente esqueci de dizer que é um 105 5700 (ta na assinatura tb). Pelo visto vc conhece alguma coisa aqui de Floripa! Meus objetivos são subir de forma "fácil", sem precisar empurrar, o Morro da Cruz, Lagoa e o da Praia Brava! 

Abs!
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2015 as 18:31
Eu passei férias de duas semanas por 4 anos entre meus 10 e 15 anos, voltei em 97 para rever as amigas e fiquei em Canasvieiras por uma semana num ap alugado, e a última vez que estive aí foi em 2008, quando fiz a viagem daqui do Rio ao Chuí, ficando hospedado na casa do primo de um dos meus companheiros de viagem, em São José por apenas 2 dias.

Na minha infância eu me lembro de não ter quase nada na Praia Brava, com aquela subida dura e  inclinada, e amava pegar onda no canto direito, mas quando retornei em 97 tomei um susto com tantos condomínios de edifícios, agora então, deve estar bem povoado. Shocked
Moçambique era outra praia que amava pelo clima que a praia grande e quase deserta durante a semana proporcionava.

Se tivesse que escolher outra cidade no país, das que conheço, para me mudar, não teria dúvidas de onde seria. Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 11:58
Experiencia de quem sobe: 39x28 sobe legal, mas se a inclinação passar de 15% ele começa a exigir bem das suas pernas, se você tiver bem treinado e pronto pra sofrer, é a relação que eu gosto.

39x30 é bom se seu intuito é subir com cadencia, sem judiar muito das pernas. Nesse caso você sobe mais tranquilo, é bom pra quem pretender subir mais tranquilo e cadenciado. Em lugares com subidas muito longas, como em Campos do Jordão, esse cassete se mostra eficaz. 

Ai fica a seu critério, depende do seu objetivo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X