Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Estatísticas de Ciclismo no Brasil
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Estatísticas de Ciclismo no Brasil

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Estatísticas de Ciclismo no Brasil
    Postado: 27 Mai 2015 as 14:34
A Abraciclo possui dados interessantes, porém não abrange o número de bicicletas "montadas" em lojas (quadro + componentes) e esse número representa uma fatia importante do volume total de bicicletas produzidas e vendidas.  A Abraciclo, também, apenas reúne dados informados espontaneamente pelos seus associados, ou seja, se a empresa não é associada e não declara os dados, a informação não está lá...   
A Gazeta Mercantil (o jornal) publicava uns estudos bem completos sobre o setor de bicicletas e motocicletas.  Esses estudos eram vendidos na forma de livros e não custavam muito barato, mas vale a pena tentar.
Pelo jeito você está tentando fazer um estudo de viabilidade sobre um rolo de treino, certo?
Se for isso e, se for para uma faculdade/universidade, vale a pena vc entrar em contato com o depto. de Marketing de alguma empresa que produza esse tipo de produto.  Esses profissionais, analisando a carta da universidade declarando que as informações são para um estudo acadêmico (providencie isso !!), não terão receio em ajudá-lo (eu mesmo já fiz isso duas vezes no setor que atuava). 
  
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 13:53
Na quantidade de bikes vendidas você encontra na ABRACICLO. Mas é como falei, vá consultar nas universidades.
Voltar ao Topo
jonasMin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jonasMin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 10:10
Acredito que você tem que perfilar um pouco mais suas questões.

Talvez escolher algum Estado, Cidade ou até mesmo uma capital pois acredito que estes dados não estejam facilmente disponíveis.

Um estudo sobre a bicicleta bastante é este livro "a bicicleta no brasil 2015"

O link segue abaixo

 http://vadebike.org/2015/05/livro-bicicleta-no-brasil-lancamento/

Espero ter ajudado




Voltar ao Topo
gms Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2010
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 09:11
Eu não sei qual o intuito dessa pesquisa. Vendo as perguntas, me parece mais uma pesquisa de mercado do que uma pesquisa acadêmica ou para fins sócio-políticos mas enfim.

Quanto aos dados, acho extremamente improvável que você consiga encontrar qualquer um desses que procura a nível nacional.

Número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte talvez você encontre algo no IBGE (eu acho que eles perguntam meio de transporte utilizado e bicicleta é uma delas).

Agora, número de profissionais? Número de competidores? Número de triatletas?
Talvez você encontre algum dado sobre isso em sites de associações, mas não sei se existe alguma associação a nível nacional. O mais provável é que você vá ter que pegar os dados de todas as associações e tentar estimar um número a partir disso.

Os dados relacionados a mercado (gasto médio, quantas possuem rolo de treinamento, quantas bicicletas e quantos rolos são vendidos), acho improvável que você encontre e nem sei se tem como chegar a esses números por algum proxy. Talvez algumas empresas divulguem dados que possam ser utilizados, mas conseguir os dados no nível de detalhamento e na extensão que você aparenta querer, acho bem difícil.

TCCs dificilmente terão esses dados a nível nacional também, visto que coletar esses dados vai muito, mas muito além do escopo desse tipo de trabalho. TCCs geralmente focam em agregar dados já existentes ou gerar dados primários em pequena escala. Isso não significa que você deva ignorá-los, apenas que você provavelmente terá que garimpar muito para encontrar alguns dados que possam ser úteis.

Dito isto, se essa pesquisa for para fins acadêmicos (TCC, dissertação ou tese), meu conselho é mudar o foco e olhar para um nível mais baixo (cidades, talvez).
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 04:46
Há muitas pesquisas e entrevistas nos trabalhos de conclusão de curso disponíveis nos arquivos das universidades brasileiras. Eu começaria por elas, indo de biblioteca em biblioteca Wink
Voltar ao Topo
quintella Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mai 2015
Brazil
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar quintella Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2015 as 16:30
Olá,

Estou fazendo um estudo sobre a prática do ciclismo no Brasil.

Alguém tem informações ou sabe onde obter dados sobre os dados abaixo?

- Quantos ciclistas (transporte, esporte, competição, etc) existem no Brasil (dentre esportistas, inclui-se os Triatletas)

- Quantos destes são "entusiastas" (principalmente para a prática esportiva, podendo ou não entrar em competições)

- Quantos ciclistas de competição? (incluindo Triatletas)?

- Quantos são profissionais?

- Qual o gasto médio anual (por pessoa) de cada uma dessas categorias? Incluindo gasto com a compra de bicicletas, mas também acessórios, roupas, manutenção, rolos de treinamento, etc

- Quantas destas pessoas (em cada categoria acima) têm rolos de treinamento em casa?

- Destas, qual a frequência de uso (por semana) do rolo?

- Quantas bicicletas são vendidas por ano? Quantas são Speed, MTB ou apenas de transporte?

- Quantos rolos são vendidos por ano? Qual a percentagem destes são de controle eletrônico (como o Wahoo Kickr ou LeMond Revolution)?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X