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[ARTIGO]Vantagens e Desvantagens das 27,5" (650b)

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Cadastrado em: 06 Mai 2015
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    Postado: 06 Mai 2015 as 13:17
Fala povo, sou novo no fórum e li este artigo muito interessante sobre as 27,5, dei uma procurada aqui no fórum e apesar do assunto já ter sido bastante abordado não vi nenhum artigo sobre o assunto, a não ser um em italiano e inglês. Esse artigo não é meu, não fui eu que escrevi, quem quiser pode ver o artigo na fonte no fim do artigo, coloquei aqui para o povo não precisar clicar no link e o tópico ficar mais útil.

É muito importante ressaltar que o objetivo não é exaltar as 27,5 ou denegrir a imagem das 26 e 29 e sim mostrar um artigo bem completo, pois tem muita gente que não entende as diferenças e fica a merce dos partidários de cada aro. É preciso levar em contar o seu tamanho, o seu orçamento atual e futuro, a geografia da atividade (plano, subidas, estradão, trilhas, cicloturismo, enduro etc.), eu particularmente gosto do 3 modelos, apesar de ver as aro 26 como uma porta de entrada apenas.

##################

Faz pouco mais de 3mil km que eu passei de vez a andar com uma bicicleta com rodas 650B, e como prometido estou publicando esse texto com minhas impressões sobre a bike.

Nesse período a bike foi testada em diversas condições, até viajei para testar a bike em piso e relevo diferentes das quais estou acostumado.

Nesse texto, procurei reunir não só minha opinião pessoal, como também dados de estudo e pesquisa sobre o assunto nos últimos meses.

Sem sombra de dúvida, desconheço alguma revista Brasileira que tenha um testador que tenha testado, treinado, competido e vivido com uma 27,5”  como eu fiz nos últimos meses.

Pra quem ninguém se confunda, deixo claro que usarei no texto hora 27,5”, hora 650B, então para fins didáticos, as duas coisas são a mesma coisa. Enquanto os americanos preferem falar 650B, os europeus falam 27,5”.

Porque o meu review é mais completo?

Revistas Nacionais são superficiais:

A alguns anos comecei a acompanhar e estudar mais a fundo as tecnologias relacionadas às bicicletas. Desde então, acompanho estudos, dados dos fabricantes e revistas internacionais.

Diferente das revistas nacionais, nos Estados Unidos e na Europa, as revistas fazem testes muito mais profundos com as bicicletas, e dificilmente é publicado um review sobre uma bicicleta sem que antes ela tenha sido testada por no mínimo 30 dias.

Na gringa, as revistas têm equipes de testadores profissionais que testam as bikes extensamente e em muitas condições. Alguns ficam com a bike alguns meses treinando e competindo, antes de tirar qualquer conclusão. Na Europa, algumas revistas fazem até testes de resistência e da relação peso/resistência de um quadro, para poder opinar de maneira certeira sobre a resistência e a durabilidade de um quadro (ou de uma bike).

No Brasil isso não acontece e os testes publicados em nossas revistas, são ligeiras impressões sobre a bike, já que o testador fica com a bike por apenas algumas horas, na maioria dos casos. Então, minha dica é não acredite 100% no que você lê na revista, pois a maioria dos reviews é superficial.

No caso desse review, testei a bike em diversas condições, tanto de treino quanto de competições.

Transparência:

Outro motivo importante é que enquanto nas revistas nacionais a maioria dos reviews é pago, o que faz com que o testado acabe não falando 100% o que achou da bike. Diferente disso, eu pesquisei, escolhi e comprei a minha bicicleta: uma Scott Scale 735. A Scott é uma marca na qual eu tenho uma grande simpatia, mas até o presente momento, não tenho nenhum vínculo com a marca (bem que eu gostaria! ).

Porque escolhi uma Bicicleta 27,5”(650B)?

Quando as primeiras bikes com rodas 650B foram lançadas em 2012, muitos fabricantes falaram que a roda 650B era o Middle Wheel Size, ou o tamanho intermediário de roda em inglês, e que esse “novo” tamanho atenderia os atletas menores ou aqueles que buscavam uma bicicleta de pilotagem mais ágil do que as aro 29.

Minha primeira reação foi achar que isso tudo era uma tremenda jogada de marketing dos fabricantes para que empurrar mais um bicicleta. Olhei todos os lançamentos desse tipo de roda com muita desconfiança.

No entanto, testando e andando com a 650B por todo esse tempo, posso afirmar de boca cheia que esse tamanho de roda combina as vantagens das rodonas com as vantagens do aro 26.

Algumas marcas foram pioneiras nas rodas 650B, marcas como a Jamis e a KHS lançaram bikes bem antes das outras grandes marcas, e o mercado ainda não estava pronto para a idéia. No entanto essas marcas ganharam dianteira e conseguiram desenvolver o conceito das rodas 27.5 bem antes das outras marcas.

A GIANT, que é a marca que mais vende bicicletas em todo mundo, é uma das marcas que mais apostou nas rodas 27,5, declarando publicamente que, dependendo da aceitação do público, pensa em extinguir os outros tamanhos de roda da sua produção em 2016. A Specialized que era a marca que mais defendiam as “vantagens” das aro 29, lançou alguns modelos 27,5″ em 2015 e já tem 3 novos modelos de bikes tops na linha 2016. Pense comigo, se as aro 29 fossem tão superiores assim, haveria necessidade em investir no desenvolvimento de outros modelos no aro 650b (27,5″)?

A  http://www.igp-ss.com.br/ - Scott (assim como a  http://loja.fepase.com.br/mundo-bike. - KHS), já possui uma abordagem mais neutra, lançando modelos no 29 e no 650B deixando que o ciclista escolha o que achar melhor.

Acabei escolhendo uma Scott, porque foi a única marca que me apresentou dados sobre a melhor rigidez (na região do movimento central) dos quadros 27,5 em relação aos 29. E isso é uma característica que faz muita diferença, principalmente para ciclistas leves (e sem tanta potência) como eu, maximizando a transferência de força entre o ciclista e a bike.

http://i2.wp.com/espiritooutdoor.com/wp-/uploads/2014/09/956ed8d4f3ce1637205f08e9843a6e8f.jpg -

A Scott Scale 735 foi a minha escolha.

Qual é a melhor bicicleta?

Cada biker, tem características únicas, tanto na composição física (há ciclistas mais altos, mais baixos, mais fortes e mais magrelos), no estilo de pilotagem (do ciclista iniciante àqueles extremamente técnicos), no uso que se faz da bicicleta (existem aqueles que pedalam por lazer, outros levam a bicicleta mais a sério competindo e treinando) e por fim existe a região em que se vai pedalar (eu moro em uma região pouco montanhosa, mas frequentemente viajo para pedalar em outros lugares).

Por isso antes de tirar qualquer conclusão, seria superficial, não considerar esses fatores ao escolher o melhor tamanho de roda.

Vantagens da Roda 27,5” (650B)

Geometria

Quando se vai escolher uma bicicleta, a geometria do quadro é um dos pontos mais importantes, pois é ela que influencia diretamente o comportamento da pilotagem da bicicleta.

Diferenças na geometria do quadro afetam a rapidez, a agilidade e o conforto do ciclista. Para que ninguém faça confusão, por definição, agilidade é a capacidade de mudar de direção rapidamente. Uma bicicleta mais rápida é uma bicicleta que pega mais velocidade, uma bicicleta ágil é uma bicicleta com uma boa capacidade de mudar de direção (lê-se curvas).

Quanto maior a roda da bicicleta, mais difícil é de otimizar a geometria dos quadros, principalmente nos tamanhos de quadros menores.

Quanto menor o quadro, mais difícil é das rodonas caberem no quadro, com isso, nos tamanhos menores (menores que 17”), a caixa de direção acaba ficando um pouco mais alta (em relação ao selim) o que afeta a posição de pilotagem.

Outro grande problema é o curso das suspensões que nas rodas aro 29, dificilmente é maior do que 140mm sem afetar severamente a dirgibilidade da bike.

São por essas razões que as aro 29 de tamanho pequeno (14”, 15”, 16”) muitas vezes possuem quadros tão espremidos que mal cabe uma caraminhola no quadro. Isso explica também a dificuldade de se lançar uma bicicleta de Downhill com os aro 29.

http://i2.wp.com/espiritooutdoor.com/wp-/uploads/2014/09/trek-cali-2014-151.png -

Uma aro 29 tamanho 15″ é um exemplo de um quadro espremido onde não cabe um suporte de caramanhola.

Já as rodas 650B, oferecem uma grande possibilidade de geometria, e não é por acaso que esse tamanho de roda está dominando nas provas de Enduro MTB e começa a ganhar força no DH.

Aceleração

A aceleração de uma bicicleta tem um papel muito importante na escolha do tamanho de roda.

Uma roda maior, demora mais para acelerar, necessitando de mais potência do ciclista para alcançar determinada velocidade.

Isso significa, que em uma trilha muito técnica, onde você tem que constantemente acelerar e desacelerar a 650B é mais vantajosa.

Já se você pedala mais no estradão, ou está mais preocupado com o conforto, prefira uma roda aro 29.

Angulo de Ataque

Uma roda maior rola mais fácil sobre os obstáculos. Isso significa que com uma roda maior você consegue passar mas facilmente sobre os obstáculos, além de manter a sua velocidade mais facilmente em terreno irregular.

Em termos técnicos, a 650B tem desempenho bem similar às 29 nesse quesito, mas melhor que as rodas 26.

O teste clássico para essa característica é medir o angulo de ataque da roda em um cubo de 36cm2 (6cm x 6cm). Angulo de ataque é o angulo de intersecção entre um objeto redondo e um objeto quadrado. Quando comparados os ângulos de ataque entre os diferentes tamanhos de roda. A 650B passa sobre o obstáculo com um angulo 9,8% menor do que a 26. Já a 29 passa sobre o obstáculo com um angulo 14% menor do que a aro 26.

Em outras palavras a 650b tem um desempenho mais próximo da 29 do que da 26.

http://i2.wp.com/espiritooutdoor.com/wp-/uploads/2014/09/angle-of-atack1.jpg -

Ilustração da Giant para comparar o angulo de ataque entre os diferentes tipos de roda. Repare como nesse quesito as rodas 650B ficam bem próximas do desempenho das 29.

No meu período de testes pude sentir bastante semelhança das rodas 650B com as 29 ao transpor obstáculos. Mas em descidas técnicas em alta velocidade, percebi que a bike 650B pula um pouco mais. Na minha opinião isso deve melhorar com um pneu dianteiro de maior volume, atualmente uso um pneu 2.0, mas penso que seria legal um pneu 2.2 na frente.

Tração

Rodas maiores tem maior superfície de contato com o solo. Excluindo fatores, como pressão do pneu e tipo de pneu, quanto maior a superfície de contato com o solo, melhor a tração.

Se a sua região possui trilhas escorregadias, rodas maiores são melhores.

A área de contato com o solo de uma 29 e uma 650B são bem similares, como ilustrado na foto abaixo. No entanto, aqui as 650 leva um pouco de vantagem pois em baixa velocidade a bike acelera mais rápido, e a tração é praticamente a mesma de uma 29.


Rigidez da bike

Quanto maior a roda, maior deve ser as dimensões do quadro para acomodar a roda. Quanto maior o quadro, maior a flexão lateral do quadro. Uma bicicleta com rodas 650B tem um quadro 5% mais rígido do que uma aro 29, mas apenas 2% menos rígido do que uma aro 26.

Isso para um atleta pequeno como eu representa uma vantagem significante.

Outro ponto importante é que uma roda 650B possui com menos torção lateral do que uma 29, o que melhora o aproveitamento da força do ciclista.

Peso

Para muitos ciclistas, o peso da bike é uma das características mais importantes da bike, já que uma bike mais leve representa uma clara vantagem.

No entanto é importante separar o peso em 2 fatores: peso total da bike e peso das rodas.

Peso total da bicicleta: Ao analisar o peso total da bicicleta 650B se comparada com uma 29 com as mesmas configurações, vemos que o peso fica em torno de 5% mais leve para a 650B (isso significa uma bike de 500g a 1kg mais leve que uma 29).

No entanto quando avaliamos apenas o peso das rodas, percebemos que as rodas (peso da roda + pneu) é 7% mais leve do que uma 29.

Isso em outras palavras siginifca melhor aceleração e melhor desempenho nas subidas.

Porque a roda 27.5?

Existe um engano muito grande em pensar que a performance das rodas 650B ficam exatamente entre o de uma 26 e uma 29. Segundo os dados acima e no que pude perceber nesse primeiro mês de pilotagem, as rodas 650B, reúnem as melhores características das 26 e 29.

Para resumir minha opinião, poderia resumir os dados acima em 3 pontos para ilustrar as vantagens da 27,5 em relação a 29:

  • Menos peso
  • Melhor desempenho nas subidas
  • Melhor controle da bicicleta

 

Desvantagens das aro 27,5?

Uma desvantagem clara percebida nas 27,5” é o fato de, na descida, elas embalarem menos do que as 29. O desempenho desse tamanho de roda é bem melhor do que as 26, mas um pouco inferior do que as 29.

Essa capacidade de manter a velocidade pode ser impactante na performance daqueles que moram em regiões mais planas ou participam de provas de Trip Trail e Maratona, onde a exigência técnica não é tão alta.

E a bike do NINO SCHURTER?


Muita gente já deve estar falando, e a bike do Nino (Schurter)?

A bike do Nino Schurter é um caso a parte, pois a geometria da bike é toda alterada em função das características do piloto suiço.

A Bike é diferente de uma Scale 27,5 (ou da Spark 700) que você encontra na loja. O Top Tube é mais longo, o ângulo da caixa de direção é mais agressivo, a bike usa um movimento central BB30 (que é mais leve), enquanto as bikes de fábrica usam Press Fit 92.

TOP TUBE MAIS LONGO, pra que serve?

Com um top tube mais longo o atleta fica com uma posição de pilotagem mais agressiva, além de aumentar ligeiramente a distância entre eixos, o que confere um pouco mais de estabilidade à bike. Um jeito de deixar a bike com rodas 650B um pouco mais parecida com a estabilidade de uma bike 29.

Suspensão tunada

Outra Característica interessante, é a suspensão DT Swiss que o atleta usa. A DT Swiss não tem uma reputação de ser uma suspensão muito indicada para competir. No entanto os engenheiros da Scott modificaram o cartucho interno da suspensão para que ela ficasse mais resistente e que funcionasse ligeiramente diferente de uma suspensão comum. Quando aberta a suspensão tem 100mm de curso, mas quando fechada a suspensão tem 60mm de curso (ao contrário dos 20mm usuais).

Esse pequeno detalhe deixa a bike um pouco mais complacente em trechos irregulares, mesmo com a suspensão fechada.

A Scott Spark do Nino

O canal GMBN fez recentemente um vídeo da Scott Spark 700 a bike 650b full do Nino. E como a Scale acima, ela também tem alguns detalhes importantes.

Mas o detalhe mais curioso é um selim com curvatura para frente (seatback ao contrário) para permitir que o centro de gravidade do ciclista esteja mais para frente da bike e melhore o desempenho nas subidas mais inclinadas.


Dicas para melhorar sua 27,5”

Tente usar pneus de grande volume. Com pneus maiores do que 2.0, o diâmetro da roda aumenta o que oferece melhor capacidade de passar sobre obstáculos, além de conseguir absorver os buracos melhor, deixando a bike mais tempo no chão. Com pneus menores que 2.0 a bike pula muito e em alta velocidade é difícil deixar a bike no solo.

Use um curso de suspensão maior ou deixe a suspensão um pouco mais mole. Assim você melhora o controle e a estabilidade da bike em alta velocidade.

Melhores bicicletas 27,5” do mercado

Cada dia são apresentados novos modelos de bikes 650B ao mercado. Pneus, quadros, rodas e suspensão são cada vez mais comuns.

Entre as marcas que se dedicam às bicicletas 650B, destaco a KHS, a Scott e a Giant (que apesar de ser muito forte no exterior, está meio apagada no Brasil). A Jamis é uma excelente marca, mas que também não tem dado muito as caras aqui na Terra Brasilis.

Bicicletas de Entrada

Até R$3500,00 reais, recomendo a linha Sixfifty da KHS. A marca está dando um show no custo benefício. Especialmente recomendo a  https://www.six.com.br/produto-detalhes/bicicleta-khs-27.5650b---sixfifity-500--2014-/718/ - KHS Sixfifty 500, que na minha opinião é um dos melhores custo/benefício do mercado nessa faixa de preço.


FONTE:
http://espiritooutdoor.com/vantagens-das-bicicletas-275/
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JuniorNobre Ver Drop Down
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fortaleza
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Ando de 29, mas as 27.5 sempre me chamaram atenção, há um tempo até pensei em pegar uma GT zaskar 27.5 mas acabei desistindo, estou olhando pra sixfity 500, quem sabe no final do ano eu faço a troca. ainda sou meio receoso pq não conheço quase ninguém que ande com 27,5 e possa me dar uma opinião melhor sobre as bikes.
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Bol Gola Ver Drop Down
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Pirate, você esqueceu de informar sua altura. Mas na verdade, gostaria que postasse seu bike fit completo com medida do cavalo, tronco, braços... E também umas fotos da sua Scale 735 de preferência de perfil. Tem como?

Abraço!

OBS: o texto ficou pequeno demais. Vá em "editar" e selecione com um tamanho maior Wink
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crist Ver Drop Down


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Já que estamos tratando do assunto, onde podemos encontrar pneus 27,5 slick com bom preço???
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Originalmente postado por Pirate Pirate escreveu:

Sem sombra de dúvida, desconheço alguma revista Brasileira que tenha um testador que tenha testado, treinado, competido e vivido com uma 27,5”  como eu fiz nos últimos meses.

Porque o meu review é mais completo?

Revistas Nacionais são superficiais:

A alguns anos comecei a acompanhar e estudar mais a fundo as tecnologias relacionadas às bicicletas. Desde então, acompanho estudos, dados dos fabricantes e revistas internacionais.

Diferente das revistas nacionais, nos Estados Unidos e na Europa, as revistas fazem testes muito mais profundos com as bicicletas, e dificilmente é publicado um review sobre uma bicicleta sem que antes ela tenha sido testada por no mínimo 30 dias.

Na gringa, as revistas têm equipes de testadores profissionais que testam as bikes extensamente e em muitas condições. Alguns ficam com a bike alguns meses treinando e competindo, antes de tirar qualquer conclusão. Na Europa, algumas revistas fazem até testes de resistência e da relação peso/resistência de um quadro, para poder opinar de maneira certeira sobre a resistência e a durabilidade de um quadro (ou de uma bike).

No Brasil isso não acontece e os testes publicados em nossas revistas, são ligeiras impressões sobre a bike, já que o testador fica com a bike por apenas algumas horas, na maioria dos casos. Então, minha dica é não acredite 100% no que você lê na revista, pois a maioria dos reviews é superficial.

No caso desse review, testei a bike em diversas condições, tanto de treino quanto de competições.

Transparência:

Outro motivo importante é que enquanto nas revistas nacionais a maioria dos reviews é pago, o que faz com que o testado acabe não falando 100% o que achou da bike. Diferente disso, eu pesquisei, escolhi e comprei a minha bicicleta: uma Scott Scale 735. A Scott é uma marca na qual eu tenho uma grande simpatia, mas até o presente momento, não tenho nenhum vínculo com a marca (bem que eu gostaria! ).

Desculpe... mas essa parte do texto já descredibilizou. Já trabalhei em revista europeia por mais de um ano e colaboro com revista nacional. Já vi review ótimo em revista nacional (modéstia a parte) e já vi review lixo em revista gringa. Assim como já testei bike que fiquei mais de um mês e já vi revista gringa ter a bike por algumas horas. 

Review pago em revistas nacionais ? E nas revistas gringas ? Não são pagos, mas só testam de anunciantes ? Qual a diferença ? E qual a diferença de ser tendencioso por dinheiro ou por simpatia pela marca ? 

Enfim...

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jbtozetti Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 15:40
Originalmente postado por crist crist escreveu:

Já que estamos tratando do assunto, onde podemos encontrar pneus 27,5 slick com bom preço???

esse é o grande ponto, que ao articulista não citou: custo benefício das 27,5" e seus componentes (quadro, suspensão, rodas, câmeras  e pneus) - por estarem tanto em evidência, esses componentes custo muito mais q as "tradicionais" 29ers e as "condenadas" 26" e aí deixo 2 questionamentos básicos

1) vale a compra de um modelo 650B de entrada "da entrada" já q o articulista cita R$3500 como uma 650B de entrada? q seja R$1500 numa Oxer q é o dito aí como o melhor "custo benefício", gastar outros R$1500 com upgrades q ainda não deixarão a bike "ideal" para uma trilha?

2) pq as grandes montadoras não comercializam modelos baratos (pra não citar de entrada da entrada) para uso urbano já q isso está sendo uma febre? será q essa é mesmo uma bike para uso urbano? se sim, pq no portfólio das montadoras não citam as 650B como "Urban bikes"?

EDIT: pra mim a Centauro e algumas marcas nacionais como Groove e outras aí estão é se aproveitando pra tripudiar e faturar em cima da falta de conhecimento do povo, essa q é a verdade... bike 650B não é pra uso urbano, salvo adaptações como Crist aí em cima já quer fazer depois de uma semana com a 650B dele Dead


Editado por jbtozetti - 06 Mai 2015 as 15:46
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crist Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crist Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 15:53
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

Originalmente postado por crist crist escreveu:

Já que estamos tratando do assunto, onde podemos encontrar pneus 27,5 slick com bom preço???

esse é o grande ponto, que ao articulista não citou: custo benefício das 27,5" e seus componentes (quadro, suspensão, rodas, câmeras  e pneus) - por estarem tanto em evidência, esses componentes custo muito mais q as "tradicionais" 29ers e as "condenadas" 26" e aí deixo 2 questionamentos básicos

1) vale a compra de um modelo 650B de entrada "da entrada" já q o articulista cita R$3500 como uma 650B de entrada? q seja R$1500 numa Oxer q é o dito aí como o melhor "custo benefício", gastar outros R$1500 com upgrades q ainda não deixarão a bike "ideal" para uma trilha?

2) pq as grandes montadoras não comercializam modelos baratos (pra não citar de entrada da entrada) para uso urbano já q isso está sendo uma febre? será q essa é mesmo uma bike para uso urbano? se sim, pq no portfólio das montadoras não citam as 650B como "Urban bikes"?

EDIT: pra mim a Centauro e algumas marcas nacionais como Groove e outras aí estão é se aproveitando pra tripudiar e faturar em cima da falta de conhecimento do povo, essa q é a verdade... bike 650B não é pra uso urbano, salvo adaptações como Crist aí em cima já quer fazer depois de uma semana com a 650B dele Dead

De fato, os pneus cravo da 27,5 são pesados para uso urbano. Penso em ter dois conjuntos de pneus, pois ando mais no asfalto. E venho percebido que pneus 27,5 tem alto custo. Mas, enfim... Tenho uma outra dúvida sobre isso: Será que os pneus 26×1.1/2, ou 26×1.3/8 podem substituir os do aro 27,5 (mais caros). Sei que são pneus distintos, mas a medida do 26x1.1/2 é 584 mm e a do 26×1.3/8 é 590mm, o pneu que eu uso atualmente é 56-584. O que acham disso?
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radMG Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar radMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 18:01
"Pela primeira vez, um grande teste científico foi realizado para mostrar definitivamente qual o tamanho de roda mais eficaz dos três disponíveis no mercado, 26, 27,5 e 29."

http://www.praquempedala.com.br/blog/teste-cientifico-mostra-que-roda-29-e-mais-rapida-que-a-26-e-275/

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Pirate Ver Drop Down
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Palmares do Sul
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Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Pirate, você esqueceu de informar sua altura. Mas na verdade, gostaria que postasse seu bike fit completo com medida do cavalo, tronco, braços... E também umas fotos da sua Scale 735 de preferência de perfil. Tem como?

Abraço!

OBS: o texto ficou pequeno demais. Vá em "editar" e selecione com um tamanho maior Wink
Foi mal pela demora, mas fiquei sem internet até agora apouco, essa bike não é minha não, é a bike do cara que escreveu o artigo. Eu não tenho a opção de editar o post e por o que procurei aqui no fórum tem a ver com o numero de mensagens ou algo assim.
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Roberfc Ver Drop Down
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Cordeiropolis
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hummmmmmmmmmmmm depois vou dar uma lida no artigo quem sabe futuramente não salte da aro 26 para uma aro 29 ou 27,5...
Rober
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zex Ver Drop Down
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Maringá pr
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Pra mim a grande vantagem da 27,5"  é que agora podemos levar as bikes Barra Forte e Barra Circular para as trilhas, graças aos pneus cravudos do 27,5"  LOL


O pessoal quer pneu slick para a MTB 27,5" basta usar pneus das Barra Forte e ou Barra Circular....  Só os pneus finos é que deve ser um problema  para encontrar...

Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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andersonluiz Ver Drop Down
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rondonia
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muito interessante seu post parceiro
ajudou muito no conhecimento e despertou mais ainda a minha vontade no aro 27,5
obrigado
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43679 Ver Drop Down
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Olhando preços no MercadoLivre,hoje(HOJE<po,2015)pneus,aros e camas(camaras)estao simplesmente no mesmo preço,todos os tamanhos
Ex sao os aros VZAN,onde os para aro 26 sao so 5 reais mais baratos que os 584mm e os 622mm.
Pneu barato eu procurei tbm no ML,Kenda e Rubena 27,5 e 29 simplesmente no memso preço,50R$,camaras idem.
Rodas prontas VZAN Xtreme 27,5 e 29 os vendedores poe exatamente o mesmo preço,rodas DT Suixi idem,rodas Shimano,mesmo preço nos tamanhos de 2 aros.
E 650B urbana??oxe,a Barra é uque??ispidi??
Se a Monark trouxe o mito Barra Circular com aros 700A(carroçao),depois,vendo q precisava de pneus mais largos pois nas cidades pequenas se usava pra tudo(sitio),juntando com o pavimento ruin de toda cidade,mudou pra padrao europeu 650B,onde esta a bizarrice do 650B?

Serio,CADE a nomenclatura do 559mm??
Quem inventou este padrao??
Se os europeus sao os caras,poruqe o mundo todo abraçou um tamanho q nen nomenclatura tem?
Rodas menores tem vantagens em muito lugares(Trial usa 24 e 20,BMX 20,e nao vao mudar...),mas dizer q o aro 27.5 eo 29 sao aberraçoes sem entender q aberraçao tbm seria entao o 559mm nao da.
O 622mm é simplesmente usado em mais de 80% das bikes no mundo,se incluirmos todo tipo de bike.Entao poruqe muita gente diz q "inventarao pra ganhr dinheiro"?
tem gente dizendo nos blogs ainda hoje q o 650b foi "inventado",qdo éo padrao Frances de bikes de ciclotur e cidade??
E os mesmos nao sabem q ja andarao(acho q nao)nestes mesmos aros...

NO meu tempo,a gente pegava a Barra,tirava paralamas e garupeira pra fica racing,e jamais tinhamos visto uma MTB na vida(isto foi em 1982,mas aqui na cidade tinha 3 tvs,preto e branco)
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Agora uma enquete:
Levanta a mao quem ja desceu uma ladeira de estrada (sitio,cidade)e chegou la embaixo com o cubo sainda graxa(liquefez)de tanto frear o cubo de freio de pe??
E levanta a mao quem ja teve q parar no barranco(ou nao meio do milho),porque escapou a corrente e nao tinha mais freio?

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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Agora uma enquete:
Levanta a mao quem ja desceu uma ladeira de estrada (sitio,cidade)e chegou la embaixo com o cubo sainda graxa(liquefez)de tanto frear o cubo de freio de pe??
E levanta a mao quem ja teve q parar no barranco(ou nao meio do milho),porque escapou a corrente e nao tinha mais freio?

HAHAHAHAHA genial, cara eu tb não entendo essa raiva toda, nem essa mentira que vendem por ai que é "muito mais caro" parece o mesmo que eu vejo em outros sites/foruns que frequento sobre jogos de computador/video game mimimi play4 isso mimimi xbox aquilo mimimi PC.... não entendo pq as pessoas não podem viver em um mundo onde cada um escolhe o que quer.

Como eu disse anteriormente, eu gosto dos 3 aros.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crist Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2015 as 08:21
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Olhando preços no MercadoLivre,hoje(HOJE<po,2015)pneus,aros e camas(camaras)estao simplesmente no mesmo preço,todos os tamanhos
Ex sao os aros VZAN,onde os para aro 26 sao so 5 reais mais baratos que os 584mm e os 622mm.
Pneu barato eu procurei tbm no ML,Kenda e Rubena 27,5 e 29 simplesmente no memso preço,50R$,camaras idem.
Rodas prontas VZAN Xtreme 27,5 e 29 os vendedores poe exatamente o mesmo preço,rodas DT Suixi idem,rodas Shimano,mesmo preço nos tamanhos de 2 aros.
E 650B urbana??oxe,a Barra é uque??ispidi??
Se a Monark trouxe o mito Barra Circular com aros 700A(carroçao),depois,vendo q precisava de pneus mais largos pois nas cidades pequenas se usava pra tudo(sitio),juntando com o pavimento ruin de toda cidade,mudou pra padrao europeu 650B,onde esta a bizarrice do 650B?

Serio,CADE a nomenclatura do 559mm??
Quem inventou este padrao??
Se os europeus sao os caras,poruqe o mundo todo abraçou um tamanho q nen nomenclatura tem?
Rodas menores tem vantagens em muito lugares(Trial usa 24 e 20,BMX 20,e nao vao mudar...),mas dizer q o aro 27.5 eo 29 sao aberraçoes sem entender q aberraçao tbm seria entao o 559mm nao da.
O 622mm é simplesmente usado em mais de 80% das bikes no mundo,se incluirmos todo tipo de bike.Entao poruqe muita gente diz q "inventarao pra ganhr dinheiro"?
tem gente dizendo nos blogs ainda hoje q o 650b foi "inventado",qdo éo padrao Frances de bikes de ciclotur e cidade??
E os mesmos nao sabem q ja andarao(acho q nao)nestes mesmos aros...

NO meu tempo,a gente pegava a Barra,tirava paralamas e garupeira pra fica racing,e jamais tinhamos visto uma MTB na vida(isto foi em 1982,mas aqui na cidade tinha 3 tvs,preto e branco)

Observei agora. Aros estão praticamente o mesmo preço e câmera de ar tb. Mas, nos pneus slick os preços tornam-se absurdamente diferentes, sendo o 27,5 os mais caros. Por isso que perguntei sobre os de barra forte/circular. 
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jeanclaude Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2015 as 08:51
Foi exatamente este texto que fez confirmar a escolha pelo 27.5 quando li ha uns 6 meses atrás;

Montei rodas  27.5 + suspensão 27.5 na minha bike e digo: boa para subir, ótima para descer (mudanças de curso rápidas e estáveis), confortável, mais tranquila em estradões (flui melhor) que a 26 e esteticamente mais bonita que uma 29, uma vez que acho estes aros desproporcionais à maioria dos quadros, parecendo que a bicicleta só tem rodas e esqueceram do resto...
E olhe que minha é quadro 26 transformado para 27.5 
Vejam que é MINHA OPINIÃO, ok? Até porque para meu uso é a medida mais interessante, e preço de aros/pneus? pouco diferença para  29 e até mesmo para 26.Wink


Editado por jeanclaude - 07 Mai 2015 as 08:54
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O poruqe da pergunta de quem ja andou numa barra circular frei-di-pé;
Sim,650B nao foi inventado,sempre esteve ali,do seu lado,na bicicletaria.E sim,é maior(so quem ja andou em Barras sabe)e sim,passa melhor pelos buracos.
E sim,nao tem tanto pneu slick pois nao precisa,este aro é padrao de bike DE CARGA leve na Zoropa.Pneu padrao de hibrida é o 622mm mesmo.Notem q o pneu da Brisa/Ceci NAO é o 650B e,sim,maior pouca coisa.
Isto ja responde a uma pergunta,segundo meu mecanico,nao,um pneu de Brisa (590mm)nao encaixa(fica) no aro da Barra cicular/forte(584mm),entao provavelmente o 570mm tbm nao encaixa

Mas se alguem quise comprar:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652779525-pneu-michelin-275-650b-x-35-city-world-tour-_JM

Nao achei da marca no mesmo tamanho,mas os outra marca,na versao 700c,custao entre 50 e 90 r$)variando pela marca
Nao,nao estou defendendo o padrao 27.5,pois me decidi,por hora,estou mais inclinado a montar uma 29er pra min,pois é mais o meu trajeto e uso,poremo q pesou mesmo é o fato de que vou usar garfo rigido,onde a roda maior compensa a frente "seca"
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Ha,agora qvi,se alguem nao for montar uma 29er tamanho pequeno(meu caso,tenho 1.62m) e razao for nao caber um caramanhola,pense nunm troço q nao serve pra MTB.Tenho q lavar o bico toda hora pra poder beber,e so ando na terra,nao barro.MTB é mochila sem pensa 2 vezes(nao uso,uso a garafa mesmo)
Outro porem,nas 29er,basta por uma suspa mais curta e a mesa 0 grau(nao gosto de negativa),bike 29 nao precisa de suspa de DH,a roda ja cumpre muito do fator impacto.E ate a suspa do Nino,mesmo estando numa 27.5,temcurso bem mais curto q a DTSuixi normal.
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O poruqe da pergunta de quem ja andou numa barra circular frei-di-pé;
Sim,650B nao foi inventado,sempre esteve ali,do seu lado,na bicicletaria.E sim,é maior(so quem ja andou em Barras sabe)e sim,passa melhor pelos buracos.
E sim,nao tem tanto pneu slick pois nao precisa,este aro é padrao de bike DE CARGA leve na Zoropa.Pneu padrao de hibrida é o 622mm mesmo.Notem q o pneu da Brisa/Ceci NAO é o 650B e,sim,maior pouca coisa.
Isto ja responde a uma pergunta,segundo meu mecanico,nao,um pneu de Brisa (590mm)nao encaixa(fica) no aro da Barra cicular/forte(584mm),entao provavelmente o 570mm tbm nao encaixa

Mas se alguem quise comprar:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652779525-pneu-michelin-275-650b-x-35-city-world-tour-_JM

Nao achei da marca no mesmo tamanho,mas os outra marca,na versao 700c,custao entre 50 e 90 r$)variando pela marca
Nao,nao estou defendendo o padrao 27.5,pois me decidi,por hora,estou mais inclinado a montar uma 29er pra min,pois é mais o meu trajeto e uso,poremo q pesou mesmo é o fato de que vou usar garfo rigido,onde a roda maior compensa a frente "seca"
Desculpe a pergunta um tanto tola, mas é porque não entendi,
Basicamente quero saber se já que medida do 26x1.1/2 é 584 mm e a do pneu que eu uso atualmente é 56-584 será que posso usa-lo na minha bike 27,5?
Há diversas opções assim.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638847288-pneu-bicicleta-aro-26x112-2-levorin-praieiro-caloi-monark-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651011423-pneu-26x112x2-pirelli-primor-monark-barra-circula-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-650114123-pneu-convencional-barra-fortecircular-26x112x2-kenda-orig-_JM

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Só para apimentar o tópico, querem a agilidade de uma 26" com a estabilidade e suavidade nos buracos de uma 29"? Que tal a Trek 69er LOL






Editado por Bol Gola - 08 Mai 2015 as 01:25
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Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Só para apimentar o tópico, querem a agilidade de uma 26" com a estabilidade e suavidade nos buracos de uma 29"? Que tal a Trek 69er LOL




Apimentar não, você acabou de jogar gasolina kkkkkkk eu sempre achei a ideia dessa bike muito interessante, queria poder andar em uma dessas pra sentir.
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Originalmente postado por crist crist escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O poruqe da pergunta de quem ja andou numa barra circular frei-di-pé;
Sim,650B nao foi inventado,sempre esteve ali,do seu lado,na bicicletaria.E sim,é maior(so quem ja andou em Barras sabe)e sim,passa melhor pelos buracos.
E sim,nao tem tanto pneu slick pois nao precisa,este aro é padrao de bike DE CARGA leve na Zoropa.Pneu padrao de hibrida é o 622mm mesmo.Notem q o pneu da Brisa/Ceci NAO é o 650B e,sim,maior pouca coisa.
Isto ja responde a uma pergunta,segundo meu mecanico,nao,um pneu de Brisa (590mm)nao encaixa(fica) no aro da Barra cicular/forte(584mm),entao provavelmente o 570mm tbm nao encaixa

Mas se alguem quise comprar:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652779525-pneu-michelin-275-650b-x-35-city-world-tour-_JM

Nao achei da marca no mesmo tamanho,mas os outra marca,na versao 700c,custao entre 50 e 90 r$)variando pela marca
Nao,nao estou defendendo o padrao 27.5,pois me decidi,por hora,estou mais inclinado a montar uma 29er pra min,pois é mais o meu trajeto e uso,poremo q pesou mesmo é o fato de que vou usar garfo rigido,onde a roda maior compensa a frente "seca"
Desculpe a pergunta um tanto tola, mas é porque não entendi,
Basicamente quero saber se já que medida do 26x1.1/2 é 584 mm e a do pneu que eu uso atualmente é 56-584 será que posso usa-lo na minha bike 27,5?
Há diversas opções assim.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638847288-pneu-bicicleta-aro-26x112-2-levorin-praieiro-caloi-monark-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651011423-pneu-26x112x2-pirelli-primor-monark-barra-circula-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-650114123-pneu-convencional-barra-fortecircular-26x112x2-kenda-orig-_JM

Não, pq as dimensões externas do pneu é uma coisa, mas a que influencia no seu caso é a interna, a parte que prende no ano, ai tem que ser um pneu 650b indiferente da circunferência que ele tiver. A não ser que você esteja falando em usar a roda+pneu 26" em um quadro 27,5" ai são outros quinhentos.
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hugoky Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2015 as 13:32
Montei uma 27.5 e me arrependi um pouco. O retao ela fica para tras das 29 realmente, mas subida e bem mais leve. Porem ela e mais rapida que a 26 na reta. No fim ela e intermediaria entre 29 e 26! Nao tem essa de sobe melhor e nao perde tanto embalo e etc como no artigo, ela e a media mesmo das duas. Nisso eu gostei.
O problema e para achar pecas, poucos modelos de pneus e rodas. Suspensao ou vc compra uma dessas pesadas de 400 reais ou vai gastar 2500 num top. Nao tem modelos intermediarios.
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Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Montei uma 27.5 e me arrependi um pouco. O retao ela fica para tras das 29 realmente, mas subida e bem mais leve. Porem ela e mais rapida que a 26 na reta. No fim ela e intermediaria entre 29 e 26! Nao tem essa de sobe melhor e nao perde tanto embalo e etc como no artigo, ela e a media mesmo das duas. Nisso eu gostei.
O problema e para achar pecas, poucos modelos de pneus e rodas. Suspensao ou vc compra uma dessas pesadas de 400 reais ou vai gastar 2500 num top. Nao tem modelos intermediarios.
cara eu vi modelos bom ar e óleo no ML na casa de 800-1200 não achei tão caro assim, a diferença do preço dos pneus eu só vi qd o assunto é slick de resto é quase o mesmo preço, aros tb, na grande maioria é uma diferença de 5-10 reais, é bem insignificante.
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Originalmente postado por Meromero Meromero escreveu:

Originalmente postado por crist crist escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O poruqe da pergunta de quem ja andou numa barra circular frei-di-pé;
Sim,650B nao foi inventado,sempre esteve ali,do seu lado,na bicicletaria.E sim,é maior(so quem ja andou em Barras sabe)e sim,passa melhor pelos buracos.
E sim,nao tem tanto pneu slick pois nao precisa,este aro é padrao de bike DE CARGA leve na Zoropa.Pneu padrao de hibrida é o 622mm mesmo.Notem q o pneu da Brisa/Ceci NAO é o 650B e,sim,maior pouca coisa.
Isto ja responde a uma pergunta,segundo meu mecanico,nao,um pneu de Brisa (590mm)nao encaixa(fica) no aro da Barra cicular/forte(584mm),entao provavelmente o 570mm tbm nao encaixa

Mas se alguem quise comprar:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652779525-pneu-michelin-275-650b-x-35-city-world-tour-_JM

Nao achei da marca no mesmo tamanho,mas os outra marca,na versao 700c,custao entre 50 e 90 r$)variando pela marca
Nao,nao estou defendendo o padrao 27.5,pois me decidi,por hora,estou mais inclinado a montar uma 29er pra min,pois é mais o meu trajeto e uso,poremo q pesou mesmo é o fato de que vou usar garfo rigido,onde a roda maior compensa a frente "seca"
Desculpe a pergunta um tanto tola, mas é porque não entendi,
Basicamente quero saber se já que medida do 26x1.1/2 é 584 mm e a do pneu que eu uso atualmente é 56-584 será que posso usa-lo na minha bike 27,5?
Há diversas opções assim.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638847288-pneu-bicicleta-aro-26x112-2-levorin-praieiro-caloi-monark-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651011423-pneu-26x112x2-pirelli-primor-monark-barra-circula-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-650114123-pneu-convencional-barra-fortecircular-26x112x2-kenda-orig-_JM

Não, pq as dimensões externas do pneu é uma coisa, mas a que influencia no seu caso é a interna, a parte que prende no ano, ai tem que ser um pneu 650b indiferente da circunferência que ele tiver. A não ser que você esteja falando em usar a roda+pneu 26" em um quadro 27,5" ai são outros quinhentos.

Eu acredito que está equivocado, amigo.

Olhe o que encontrei em outro blog: (não sei se posso postar aqui a fonte)

Com as medidas ISO para pneus, o número maior representa o diâmetro interno do pneu (onde vai o aro), a medida menor, a largura do pneu, mas é comum ainda encontrarmos três medidas escritas de formas diferentes, falando sobre o mesmo produto, veja a tabela abaixo:

http://pedaleria.com/wp-/uploads/2014/05/Tabela_de_Medidas_ISO.jpg - Tabela de medidas

Fonte: European Tyre and Rim Technical Organisation


Observe que o diâmetro interno (onde vai o aro) do 26x1.1/2 é 584 mm. Essa é exatamente a mesma medida do 650b (27,5), exatos 584 mm de diâmetro. Ou seja, é o mesmo pneu.

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Olha tem que ter alguma coisa errada, pq do 26 para o 27,5 tem uma polegada e meia de diferença não vejo como é possível um pneu de aro 26" servir em um aro uma polegada e meia maior. Pode ser que seja, EU não consigo entender hehe

Eu queria achar uma imagem em que tem os 3 aros um dentro do outro, acho que ai vc entenderia o meu ponto/duvida
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Acho que isso sana as nossa dúvidas. Informação encontrada na net:

Como especialista em 29ers, mesmo depois de toda informação que já havia pesquisado e todos os comparativos lidos a respeito do tema, era imperativo por à prova as rodas “médias”, ainda que o formato 27.5 parecesse um pouco distante da realidade brasileira. Numa conversa com meu amigo José Luiz Bovo, lojista na cidade de Sorocaba e outro fanático por 29ers, para minha surpresa, tomei conhecimento que os aros usados nas bicicletas Caloi Barraforte tem a medida 26 1.½, ou seja, 26+1+0.5=27.5! Isso mesmo, os aros originais de uma bike bastante conhecida e presente no cotidiano de muitos brasileiros, servem perfeitamente para o propósito de montar uma roda 650B. 

http://www.29er.com.br/2010/10/p29br-29er-comparision-29-x-275-x-26.html

Alguém já fez esse teste? Deu certo????

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Originalmente postado por crist crist escreveu:

Acho que isso sana as nossa dúvidas. Informação encontrada na net:

Como especialista em 29ers, mesmo depois de toda informação que já havia pesquisado e todos os comparativos lidos a respeito do tema, era imperativo por à prova as rodas “médias”, ainda que o formato 27.5 parecesse um pouco distante da realidade brasileira. Numa conversa com meu amigo José Luiz Bovo, lojista na cidade de Sorocaba e outro fanático por 29ers, para minha surpresa, tomei conhecimento que os aros usados nas bicicletas Caloi Barraforte tem a medida 26 1.½, ou seja, 26+1+0.5=27.5! Isso mesmo, os aros originais de uma bike bastante conhecida e presente no cotidiano de muitos brasileiros, servem perfeitamente para o propósito de montar uma roda 650B. 

http://www.29er.com.br/2010/10/p29br-29er-comparision-29-x-275-x-26.html

Alguém já fez esse teste? Deu certo????

Interessante, é que a meu entender qd fala em 26x1.. normalmente esse X quer dizer diâmetro por largura 26x1.5 26x2.0 26x2.1, agora entendi o que vc estva falando. no caso a medida seria 26 1.1/2 x (largura). Desculpe a confusão.
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Eu que fiz confusão também, coloquei 26x1.1/2 e assim  realmente é como você pensou. O certo é 26 1x1/2 ou seja 26 + 1.1/2 = 27,5. Cheguei a essa conclusão agora também. Será que serei o primeiro a por uma de barra-forte em MTB 27,5?

Segue um interessante:  PNEU 26X1 1/2X2 KENDA K90 SLICK PRETO   R$ 38,00
http://www.pedalokos.com/index.asp?id_pag=609&id=8548


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Roberfc Ver Drop Down
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porra eu tive uma barra circular na minha adolescência lembro até o modelo...barra circular monark 89 e eu estava adorando a bike até que um fdp de um ladrão entrou na área de minha casa e levou ela...mas nos pedais que fiz com ela na epoca posso dizer nossa conforto total,muita diferença pra outra bike mais antiga que eu tinha...depois disso fiquei muitoooooooooooo tempo sem pedalar e voltei agora a pouco tempo quando adquiri uma MTB...
Rober
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Gp150 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gp150 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 18:42
Boa noite pessoal,

Estou fazendo a mesma pergunta no tópico da marca GT, mas talvez aqui eu possa ouvir boas opiniõestambém :)

Então... eu possuo uma Avalanche Sport 2014 26". Moro no exterior e devo voltar para o Brasil logo, e pensei em vender minha bike e trocar pela Avalanche Comp 2015 27,5". Irei "perder" 450 reais nessa brincadeira.

Minha bike está com os pneus carecas e assim eu nem precisaria comprar novos... e eu migraria para o 27,5.

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cavalcante.c Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cavalcante.c Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 21:52
Fiz a migração de 26 para 27,5 e to curtindo, tb andei de 29 e não gostei
Scott 27,5 - 2015
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Bol Gola Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 04:05
Originalmente postado por Gp150 Gp150 escreveu:

Boa noite pessoal,

Estou fazendo a mesma pergunta no tópico da marca GT, mas talvez aqui eu possa ouvir boas opiniõestambém :)

Então... eu possuo uma Avalanche Sport 2014 26". Moro no exterior e devo voltar para o Brasil logo, e pensei em vender minha bike e trocar pela Avalanche Comp 2015 27,5". Irei "perder" 450 reais nessa brincadeira.

Minha bike está com os pneus carecas e assim eu nem precisaria comprar novos... e eu migraria para o 27,5.

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jeanclaude Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 08:51
Usando 27.5 numa soul 500 26 há 6 meses = SÓ ALEGRIA!! a bike ficou mais que perfeita . melhor que original!!! Estável, rápida, confortável... tenho até medo de trocar ela por um quadro 27.5 de tão boa que está... Estou usando uma RockShox 27.5 solo air, aros RA2 TSW 27.5 e pneus MAxxis 2.1 na frente e e CST 1.95 atrás.
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Gp150 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jun 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gp150 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 09:54
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Gp150 Gp150 escreveu:

Boa noite pessoal,

Estou fazendo a mesma pergunta no tópico da marca GT, mas talvez aqui eu possa ouvir boas opiniõestambém :)

Então... eu possuo uma Avalanche Sport 2014 26". Moro no exterior e devo voltar para o Brasil logo, e pensei em vender minha bike e trocar pela Avalanche Comp 2015 27,5". Irei "perder" 450 reais nessa brincadeira.

Minha bike está com os pneus carecas e assim eu nem precisaria comprar novos... e eu migraria para o 27,5.

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jeanclaude Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Dez 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 13:27
Pneu Levorin VEREDA - 584/50 ou 584/54   medida 26x 1.1/2 x 2 - acabei de medir com um 26 e ele É maior, ou seja é um 650 B ou 27.5 como queiram... ja peguei um par pra montar num jogo de rodas 27.5 e usar como "slick" para asafalto!
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CBDias Ver Drop Down
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Sampa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CBDias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 14:24
Coloquei um par de Kenda 26x 1.1/2 x 2 alick indicados aqui no fórum na minha Oxer 27,5 e, sinceramente, não gostei. Muito arrasto para penus slick. Comprei um par de Kenda 26x 1.1/2 x 1,50 que testarei esse final de semana, daí posto impressões.

Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Pneu Levorin VEREDA - 584/50 ou 584/54   medida 26x 1.1/2 x 2 - acabei de medir com um 26 e ele É maior, ou seja é um 650 B ou 27.5 como queiram... ja peguei um par pra montar num jogo de rodas 27.5 e usar como "slick" para asafalto!
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Bol Gola Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Jun 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 14:42
Originalmente postado por Gp150 Gp150 escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Gp150 Gp150 escreveu:

Boa noite pessoal,

Estou fazendo a mesma pergunta no tópico da marca GT, mas talvez aqui eu possa ouvir boas opiniõestambém :)

Então... eu possuo uma Avalanche Sport 2014 26". Moro no exterior e devo voltar para o Brasil logo, e pensei em vender minha bike e trocar pela Avalanche Comp 2015 27,5". Irei "perder" 450 reais nessa brincadeira.

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Eu tenho 1.71m! :)
Obrigado!



Olha, pela sua altura eu ficaria de 26" mesmo se a sua bike estiver perfeita e você tiver de gastar muita grana na compra da nova Avalanche 27,5". Mas se for gastar só 450 a mais mesmo, pode até comprar a nova, mas terá de pegar o quadro tamanho S (pequeno) porque essas GT 27,5" tem o top tube muito comprido! A do tamanho S tem o top tube efetivo (medido na horizontal) de 585mm. Agora pegue uma trena e meça qual o comprimento do seu top tube. Já vai dar para saber de antemão se o quadro vai ficar grande demais para você. Além disso não se esqueça de medir o "stand over heigh" que é a altura do tubo superior em relação ao seu cavalo. Alguns fabricantes recomendam que o ideal seja uma folga de 5 cm (2") entre as partes. Para simplificar tudo, vou deixar aqui uma ilustração que fiz para você medir na sua bike e comparar com a da GT Avalanche 27,5" tamanho S:



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M.CROESY Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 14:50
Acho que as 27,5 sâo isso ai mesmo,parabéns pelo post!Thumbs Up
M.CROESY
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