Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Revisão em Casa -  Quais ferramentas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Revisão em Casa - Quais ferramentas?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Revisão em Casa - Quais ferramentas?
    Postado: 23 Abr 2015 as 14:08
Pessoal, boa tarde.

Dei uma pesquisada aqui no fórum e não encontrei o que precisava.

É o seguinte: aqui onde moro (Vitória/ES) o preços das revisões da valendo quase o valor da minha bike toda.

As revisões completas estão variando de R$ 150,00 a R$200,00 (as vezes mais que isso).

Nos tópicos que encontrei sobre revisão em casa não achei quais são as ferramentas necessárias para fazer isso.

Alguém saberia listar (tirando, chaves Allen, Chaves de Philipps e Fenda e etc...) quais são todas as ferramentas que são necessárias para fazer uma desmontagem do cassete, cubos, caixa de direção, cubos etc...???

Acho que podemos listar as ferramentas para peças Shimano Alivio que são bem utilizadas.

Acho que no começo pode ficar um pouco pesado para comprar, mas depois acho que o investimento vai valer a pena.

Obrigado!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2015 as 15:11
Chaves de cassete (tanto a chave com corrente como a porca entalhada)
Chave para cônicos (desmontagem de cubos)
Sacador de pedivela
Chave entalhada para remoção de movimento central
Chave para raios
Chave para abrir/fechar corrente
Graxa apropriada (em revisões de cubos, na colocação de pedais, pedivelas, cassete, etc, se usa graxa para não "soldar" a frio os metais em caso de corrosão)

Por cima, é isso. Existem ferramentas mais específicas e nessa lista pode ser necessário trocar algumas coisas (por ex, se a bike usar parafusos torx, se o pedivela não for de ponta quadrada, se os raios forem proprietários, etc).

Dentre as ferramentas específicas, pode-se considerar uma prensa para colocar caixa de direção, uma ferramenta para colocar a aranha, alicates para corte de cabos e conduítes, medidor de corrente, etc.

Agora, se for só pra fazer o básico, acho que as chaves de cônicos, raios, corrente e cassete são suficientes. Pedivela é bem raro precisar mexer em algo, mas se quebrar um raio da roda traseira, já vai precisar tirar o cassete e vai precisar da chave de raios. E se tomar uma chuva boa, vai precisar abrir os cubos para engraxar. Corrente também vira e mexe precisa, seja para deixar uma corrente nova no tamanho certo, seja para um reparo na estrada.

Uma jogada legal pra quem quer economizar um pouco é pegar um daqueles canivetes com chave de raios, de corrente e allen. Além de usar como ferramenta de "porte obrigatório", pode usar na oficina também.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2015 as 15:58
Já trabalhei em mais de uma bicicletaria....

Nessas revisões normais, vc tendo o jogo de chaves Allen, fenda e phillips, além de um spray desengripante, um óleo e uma graxa, já faz praticamente tudo....

Depois vc compra as chaves para os cônicos, de cassette (e pede uma corrente velha para fazer o chicote)... assim vai aumentando sua oficina na medida que sua bike pedir.

Chaves como a para colocar cx de direção eu não aconselho comprar.... são bem caras e vc nem vai usar (e ainda pode usar alternativas, caso necessite).

O Alessandro já deu dicas boas... adiciona aí um powerlink, caso já não utilize um!
Voltar ao Topo
AndreLimaBSB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2012
Brasilia
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreLimaBSB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2015 as 18:25
Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

Pessoal, boa tarde.

Dei uma pesquisada aqui no fórum e não encontrei o que precisava.

É o seguinte: aqui onde moro (Vitória/ES) o preços das revisões da valendo quase o valor da minha bike toda.

As revisões completas estão variando de R$ 150,00 a R$200,00 (as vezes mais que isso).

Nos tópicos que encontrei sobre revisão em casa não achei quais são as ferramentas necessárias para fazer isso.

Alguém saberia listar (tirando, chaves Allen, Chaves de Philipps e Fenda e etc...) quais são todas as ferramentas que são necessárias para fazer uma desmontagem do cassete, cubos, caixa de direção, cubos etc...???

Acho que podemos listar as ferramentas para peças Shimano Alivio que são bem utilizadas.

Acho que no começo pode ficar um pouco pesado para comprar, mas depois acho que o investimento vai valer a pena.

Obrigado!




Vou listar as ferramentas que eu possuo depois de muitos anos juntando para a manutenção das bikes


Listei usando o critério que EU escolhi por importância.

01- kit de chaves allen
02 - chaves de fenda e phillips (diversos tamanhos)
03 - chave de corrente
04 - bomba de pé
05 - kit de espátulas
06 - alicate de corte para cabos de aço
07 - torquímetro (para bike de carbono é essencial)
08 - bomba para suspensão
09 - kit de chaves torx (são usadas geralmente se os seus rotores não forem center lock)
10 - jogo de chave para cubos (chave para os cônicos)
11 - chave para cassete
11 - chave de corrente para cassete
12 - chave para movimento central integrado Shimano
12 - extrator de pé de vela (ponta quadrada)
13 - kit de chaves de raios
14 - kit sangria para freios hidráulicos Shimano
15 - ferramenta para medir desgaste de corrente
16 - jogo de chave cachimbo (8 ao 32mm para desmontar o top cap das suspensões)
18 - alicate de bico para remover anéis
17 - limpador de corrente (dispositivo com cerdas giratórias onde é colocado desengripante)
18 - escova para limpar corrente com acessório (parece uma engrenagem e uma escova com cerdas longas e duras)

Agora vou listar os suprimentos que EU acho importante também


01 - Óleo apropriado (wet ou dry)
02 - Kit remendo
03 - Câmaras de ar
04 - Graxas especificas para a bike
05 - Desengripante tipo "citrus"
06 - Sabão neutro ou específico para bikes
07 - Abraçadeiras de nylon
08 - Link para corrente
09 - Óleos na especificação correta para a sua suspensão

O que EU ainda preciso comprar

01 - rack tipo tripé para manutenção
02 - ferramenta para remoção e instalação do movimento central BB30
03 - saca rolamento
04 - alinhador de gancheira
04 - ferramenta para verificar tensão de raios


Resolvi eu mesmo fazer a manutenção das minhas bikes depois de levar uma delas para uma revisão completa em uma renomada loja aqui de Brasília e a bike voltar pior do que foi, com a suspensão batendo (não final de curso, mas algum componente interno ficou solto e vazando muito óleo pela canela, (na ocasião, minha esposa foi retirar a bike na loja e não percebeu tal problema). Revisão essa de cerca de R$ 200,00
Material tem disponível aos montes na internet com manuais técnicos e vídeos no youtube.

Ainda estou aprendendo a fazer algumas coisas como alinhar rodas com o torque correto nos raios e etc.
#NQSF
Voltar ao Topo
Beto Pires Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2015 as 19:34
Também penso ser bem importante ir atrás do rack de manutenção.

Facilita demais o trabalho então acho que vale o investimento. (ou a gambiarra)
Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2015 as 22:12
Pessoal, agradeço a atenção!

Todas as respostas já ajudaram muito!

O negócio agora é ir comprando aos poucos!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2015 as 14:01
Originalmente postado por Beto Pires Beto Pires escreveu:

Também penso ser bem importante ir atrás do rack de manutenção.

Facilita demais o trabalho então acho que vale o investimento. (ou a gambiarra)


4 metros de corda
2 ganchos de aparafusar
1 viga do telhado

Em 10 minutos vc tem um stand pronto, removível, e praticamente tão eficiente quanto os comerciais. A única coisa que é complicada de fazer nesse stand é soltar movimento central porque a bike balança um pouco, mas mesmo assim não é impossível.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2015 as 14:36
eu uso uma câmara velha presa numa viga.....

Só passo no selin e pronto!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2015 as 19:44
Também dá! Mas só no selim, não fica meio instável?

Eu prendo uma ponta no bico do selim e outra na mesa do guidão. A bike fica paradinha.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Beto Pires Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 17:00
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por Beto Pires Beto Pires escreveu:

Também penso ser bem importante ir atrás do rack de manutenção.

Facilita demais o trabalho então acho que vale o investimento. (ou a gambiarra)


4 metros de corda
2 ganchos de aparafusar
1 viga do telhado

Em 10 minutos vc tem um stand pronto, removível, e praticamente tão eficiente quanto os comerciais. A única coisa que é complicada de fazer nesse stand é soltar movimento central porque a bike balança um pouco, mas mesmo assim não é impossível.


Alessandro, sua dica é ótima!

Mas pra quem mora em prédio, fica difícil acessar o "telhado"...
Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 18:25
O mais importante são as chaves "proprietárias" ou seja que tem um padrão específico de aplicação como a rosca do cassete e a rosca do movimento central, extrator de pedivela e torquímetro. São importantíssimos, apesar que sem o torquímetro você pode fazer a manutenção, mas o uso deste equipamento é um investimento e tanto, pense nas peças que você terá de trocar se as rocas forem estragadas?! E não se engane, por mais cuidadoso que você seja, sempre haverá excessos, e depois de várias manutenções de rotina as peças podem começar a ir pro saco! E nem sempre um trabalho de torneiro compensa. Prevenir sem foi o melhor remédio. As demais ferramentas são as básicas que todo homem deve ter em casa rsrsrs Jogo de chave allen, chaves combinadas, chave ajustável, philips (n° 2 é a mais usada), fenda, e torx (tipo mais raro de se usar, mas é bom garantir), alicates (de bico, comum, etc) talhadeiras (sem pontas para remover pneus), e entre outras. Espero ter ajudado, abraços.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 17:00
Originalmente postado por Beto Pires Beto Pires escreveu:

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por Beto Pires Beto Pires escreveu:

Também penso ser bem importante ir atrás do rack de manutenção.

Facilita demais o trabalho então acho que vale o investimento. (ou a gambiarra)


4 metros de corda
2 ganchos de aparafusar
1 viga do telhado

Em 10 minutos vc tem um stand pronto, removível, e praticamente tão eficiente quanto os comerciais. A única coisa que é complicada de fazer nesse stand é soltar movimento central porque a bike balança um pouco, mas mesmo assim não é impossível.


Alessandro, sua dica é ótima!

Mas pra quem mora em prédio, fica difícil acessar o "telhado"...


Pode usar o teto. Compre chumbadores em vez de buchas, aqueles expansivos, para conseguir prender os ganchos no teto, e mande ver... Só não vale furar cano ou conduíte de força. O sistema fica parecido com os varais de teto, daqueles que vc abaixa com a cordinha, só que é bem mais simples.

A viga de madeira é só mais fácil, vc faz o furo e aparafusa o gancho direto na viga sem precisar de bucha ou chumbador.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 20:40
Para manutenção, deixo a bike no suporte de parede mesmo, assim ele faz dupla função.  Para ajustar o câmbio, acho que a melhor coisa é por a bike no rolo de treino, uma vez que o comportamento da transmissão é totalmente diferente de ponta cabeça, sem tração e com tração, na horizontal.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Fhaton Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2015
Santo Andre
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fhaton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2015 as 08:10
Opa! Seria interessante manter nesse tópico, além das ferramentas, o tipo e aplicação de graxas e óleos utilizados nas revisões.

Para cubos, movimento central e direção uso a graxa da Shimano

Para roscas de pedais, canote e outras partes que possam sofrer com a "solda fria" uso um anti engripante da Shimano tb

Para roscas que possam criar alguma folga com trepidações, adaptadores de freios, head lock, etc uso Loctite 243

Finish Line para as correntes

Na suspensão uso a graxa da RST, uso essa porque é da marca da minha suspensão e óleo Motorex 5w

Óleo mineral da Shimano para o freio hidraulico.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X