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Revisão em Casa - Quais ferramentas? |
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joaopaulofl
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Cadastrado em: 29 Out 2011 Vitória Offline Mensagens:131 |
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Postado: 23 Abr 2015 as 14:08 |
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Pessoal, boa tarde.
Dei uma pesquisada aqui no fórum e não encontrei o que precisava. É o seguinte: aqui onde moro (Vitória/ES) o preços das revisões da valendo quase o valor da minha bike toda. As revisões completas estão variando de R$ 150,00 a R$200,00 (as vezes mais que isso). Nos tópicos que encontrei sobre revisão em casa não achei quais são as ferramentas necessárias para fazer isso. Alguém saberia listar (tirando, chaves Allen, Chaves de Philipps e Fenda e etc...) quais são todas as ferramentas que são necessárias para fazer uma desmontagem do cassete, cubos, caixa de direção, cubos etc...??? Acho que podemos listar as ferramentas para peças Shimano Alivio que são bem utilizadas. Acho que no começo pode ficar um pouco pesado para comprar, mas depois acho que o investimento vai valer a pena. Obrigado!
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Alessandro_sp
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Chaves de cassete (tanto a chave com corrente como a porca entalhada)
Chave para cônicos (desmontagem de cubos) Sacador de pedivela Chave entalhada para remoção de movimento central Chave para raios Chave para abrir/fechar corrente Graxa apropriada (em revisões de cubos, na colocação de pedais, pedivelas, cassete, etc, se usa graxa para não "soldar" a frio os metais em caso de corrosão) Por cima, é isso. Existem ferramentas mais específicas e nessa lista pode ser necessário trocar algumas coisas (por ex, se a bike usar parafusos torx, se o pedivela não for de ponta quadrada, se os raios forem proprietários, etc). Dentre as ferramentas específicas, pode-se considerar uma prensa para colocar caixa de direção, uma ferramenta para colocar a aranha, alicates para corte de cabos e conduítes, medidor de corrente, etc. Agora, se for só pra fazer o básico, acho que as chaves de cônicos, raios, corrente e cassete são suficientes. Pedivela é bem raro precisar mexer em algo, mas se quebrar um raio da roda traseira, já vai precisar tirar o cassete e vai precisar da chave de raios. E se tomar uma chuva boa, vai precisar abrir os cubos para engraxar. Corrente também vira e mexe precisa, seja para deixar uma corrente nova no tamanho certo, seja para um reparo na estrada. Uma jogada legal pra quem quer economizar um pouco é pegar um daqueles canivetes com chave de raios, de corrente e allen. Além de usar como ferramenta de "porte obrigatório", pode usar na oficina também. |
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yurininja
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Cadastrado em: 06 Ago 2004 ponta grossa - Offline Mensagens:2035 |
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Já trabalhei em mais de uma bicicletaria....
Nessas revisões normais, vc tendo o jogo de chaves Allen, fenda e phillips, além de um spray desengripante, um óleo e uma graxa, já faz praticamente tudo.... Depois vc compra as chaves para os cônicos, de cassette (e pede uma corrente velha para fazer o chicote)... assim vai aumentando sua oficina na medida que sua bike pedir. Chaves como a para colocar cx de direção eu não aconselho comprar.... são bem caras e vc nem vai usar (e ainda pode usar alternativas, caso necessite). O Alessandro já deu dicas boas... adiciona aí um powerlink, caso já não utilize um!
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AndreLimaBSB
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Vou listar as ferramentas que eu possuo depois de muitos anos juntando para a manutenção das bikes Listei usando o critério que EU escolhi por importância. 01- kit de chaves allen 02 - chaves de fenda e phillips (diversos tamanhos) 03 - chave de corrente 04 - bomba de pé 05 - kit de espátulas 06 - alicate de corte para cabos de aço 07 - torquímetro (para bike de carbono é essencial) 08 - bomba para suspensão 09 - kit de chaves torx (são usadas geralmente se os seus rotores não forem center lock) 10 - jogo de chave para cubos (chave para os cônicos) 11 - chave para cassete 11 - chave de corrente para cassete 12 - chave para movimento central integrado Shimano 12 - extrator de pé de vela (ponta quadrada) 13 - kit de chaves de raios 14 - kit sangria para freios hidráulicos Shimano 15 - ferramenta para medir desgaste de corrente 16 - jogo de chave cachimbo (8 ao 32mm para desmontar o top cap das suspensões) 18 - alicate de bico para remover anéis 17 - limpador de corrente (dispositivo com cerdas giratórias onde é colocado desengripante) 18 - escova para limpar corrente com acessório (parece uma engrenagem e uma escova com cerdas longas e duras) Agora vou listar os suprimentos que EU acho importante também 01 - Óleo apropriado (wet ou dry) 02 - Kit remendo 03 - Câmaras de ar 04 - Graxas especificas para a bike 05 - Desengripante tipo "citrus" 06 - Sabão neutro ou específico para bikes 07 - Abraçadeiras de nylon 08 - Link para corrente 09 - Óleos na especificação correta para a sua suspensão O que EU ainda preciso comprar 01 - rack tipo tripé para manutenção 02 - ferramenta para remoção e instalação do movimento central BB30 03 - saca rolamento 04 - alinhador de gancheira 04 - ferramenta para verificar tensão de raios Resolvi eu mesmo fazer a manutenção das minhas bikes depois de levar uma delas para uma revisão completa em uma renomada loja aqui de Brasília e a bike voltar pior do que foi, com a suspensão batendo (não final de curso, mas algum componente interno ficou solto e vazando muito óleo pela canela, (na ocasião, minha esposa foi retirar a bike na loja e não percebeu tal problema). Revisão essa de cerca de R$ 200,00 Material tem disponível aos montes na internet com manuais técnicos e vídeos no youtube. Ainda estou aprendendo a fazer algumas coisas como alinhar rodas com o torque correto nos raios e etc. |
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#NQSF
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Beto Pires
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Também penso ser bem importante ir atrás do rack de manutenção.
Facilita demais o trabalho então acho que vale o investimento. (ou a gambiarra)
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joaopaulofl
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Pessoal, agradeço a atenção!
Todas as respostas já ajudaram muito! O negócio agora é ir comprando aos poucos!
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Alessandro_sp
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4 metros de corda 2 ganchos de aparafusar 1 viga do telhado Em 10 minutos vc tem um stand pronto, removível, e praticamente tão eficiente quanto os comerciais. A única coisa que é complicada de fazer nesse stand é soltar movimento central porque a bike balança um pouco, mas mesmo assim não é impossível. |
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yurininja
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eu uso uma câmara velha presa numa viga.....
Só passo no selin e pronto!
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Alessandro_sp
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Também dá! Mas só no selim, não fica meio instável?
Eu prendo uma ponta no bico do selim e outra na mesa do guidão. A bike fica paradinha. |
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Beto Pires
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Alessandro, sua dica é ótima! Mas pra quem mora em prédio, fica difícil acessar o "telhado"... |
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Nataniel
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Restrito Cadastrado em: 10 Abr 2010 Paulista Offline Mensagens:1 |
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O mais importante são as chaves "proprietárias" ou seja que tem um padrão específico de aplicação como a rosca do cassete e a rosca do movimento central, extrator de pedivela e torquímetro. São importantíssimos, apesar que sem o torquímetro você pode fazer a manutenção, mas o uso deste equipamento é um investimento e tanto, pense nas peças que você terá de trocar se as rocas forem estragadas?! E não se engane, por mais cuidadoso que você seja, sempre haverá excessos, e depois de várias manutenções de rotina as peças podem começar a ir pro saco! E nem sempre um trabalho de torneiro compensa. Prevenir sem foi o melhor remédio. As demais ferramentas são as básicas que todo homem deve ter em casa rsrsrs Jogo de chave allen, chaves combinadas, chave ajustável, philips (n° 2 é a mais usada), fenda, e torx (tipo mais raro de se usar, mas é bom garantir), alicates (de bico, comum, etc) talhadeiras (sem pontas para remover pneus), e entre outras. Espero ter ajudado, abraços.
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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Pode usar o teto. Compre chumbadores em vez de buchas, aqueles expansivos, para conseguir prender os ganchos no teto, e mande ver... Só não vale furar cano ou conduíte de força. O sistema fica parecido com os varais de teto, daqueles que vc abaixa com a cordinha, só que é bem mais simples. A viga de madeira é só mais fácil, vc faz o furo e aparafusa o gancho direto na viga sem precisar de bucha ou chumbador. |
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Kid Falcon
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Cadastrado em: 29 Set 2007 Campinas - SP Offline Mensagens:781 |
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Para manutenção, deixo a bike no suporte de parede mesmo, assim ele faz dupla função. Para ajustar o câmbio, acho que a melhor coisa é por a bike no rolo de treino, uma vez que o comportamento da transmissão é totalmente diferente de ponta cabeça, sem tração e com tração, na horizontal.
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Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________ Visite: www.lucianopsi.wordpress.com |
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Fhaton
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Cadastrado em: 01 Mar 2015 Santo Andre Offline Mensagens:4 |
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Opa! Seria interessante manter nesse tópico, além das ferramentas, o tipo e aplicação de graxas e óleos utilizados nas revisões.
Para cubos, movimento central e direção uso a graxa da Shimano Para roscas de pedais, canote e outras partes que possam sofrer com a "solda fria" uso um anti engripante da Shimano tb Para roscas que possam criar alguma folga com trepidações, adaptadores de freios, head lock, etc uso Loctite 243 Finish Line para as correntes Na suspensão uso a graxa da RST, uso essa porque é da marca da minha suspensão e óleo Motorex 5w Óleo mineral da Shimano para o freio hidraulico. |
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