Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Tabela de torques da minha bike |
Responder |
Autor | ||
Nataniel
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 10 Abr 2010 Paulista Offline Mensagens:1 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
Postado: 17 Abr 2015 as 18:53 |
|
Depois de 5 anos comprando ferramentas para fazer pessoalmente a manutenção da minha bike, vim perceber tardiamente que o mais importante para a vida útil dos componentes eu não tinha: O torquímetro. Só aprendi quando algumas peças começaram a perder rosca, como a mesa e o adaptador dianteiro de cáliper do freio... Adquiri então um King Tony, marca administrada pela Raven, nada mais nada menos que umas das marcas mais tops e completas que temos no país. Tem ponta de 1/4", torque de 3 à 15nm e certificado de calibração (o que é muito importante para um equipamento de medição). Até ai tudo bem, mas ter torquímetro e não ter a informação confiável de qual torque aplicar na peça é mesmo que desperdiçar dinheiro. Então pesquisei pelo google escrevendo o modelo da peça junto com a palavra "torque", por exemplo "Rd m592 torque" e observando a origem do site e quando o resultado era arquivo pdf e pronto! Consegui praticamente o torque de todas as peças! Sei que existe outros tópicos falando no assunto, mas nunca vi alguém compartilhar os torques utilizados na sua bike, por tanto este tópico se dedica aos usuários que usam torquímetro possam compartilhar suas medidas utilizadas e assim podermos comparar as diferentes marcas e modelos como se comportam. Segue abaixo a tabela utilizada na minha:
Parafuso do cáliper de Freio Shimano BR m415 6~8nm Disco Shimano Center Lock Rt-53 40~50nm Manetes Shimano Integrado (Marchas e freio a cabo) 6~8nm Mesa Mônaco 6nm Porca do movimento central (Informação obtida dos manuais Shimano) 50~70nm Parafuso de fixação Pedivela Shimano Fc m311 (ponta quadrada) 35~50nm Parafuso da abraçadeira Câmbio dianteiro Shimano Altus 5~7nm Parafusos de fixação de cabos de aço (Informação obtida dos manuais Shimano) 5~7nm Parafuso de fixação câmbio traseiro à gancheira Deore Rd
m592 8~10nm Parafuso da polia guia do câmbio Traseiro Deore Rd m592 2.45~4.9nm Canote de Selim Gts M2 6nm Agora compartilhem os seus! Abraços. |
||
Leo Amaral
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Fev 2013 Brasilia Offline Mensagens:2858 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Estou procurando um, também. Comprou onde e quanto?
|
||
Nataniel
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 10 Abr 2010 Paulista Offline Mensagens:1 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Comprei no site
"Tudo para mecânico" referência do modelo: 3426C-1DF é o lugar mais barato, em outros sites tá
quase 500 dilmas... |
||
Leo Amaral
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Fev 2013 Brasilia Offline Mensagens:2858 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Valeu! comcomecei a procurar no mês passado e não sabia,que era tão caro. vi um no aliexpress, mas não consegui aavaliação dele.
O da king tony esgotou.... :/ O xing-ling é este aqui:http://m.aliexpress.com/item/32221701376.html?spm=0.0.0.0.D5gyz4 Editado por ltadeu70 - 17 Abr 2015 as 22:43 |
||
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70. |
||
Nataniel
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 10 Abr 2010 Paulista Offline Mensagens:1 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Só um conselho amigo, procure de marcas reconhecidas que tenham certificado de calibragem...
|
||
Leo Amaral
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Fev 2013 Brasilia Offline Mensagens:2858 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Obrigado, nivamente! Agora tenho referência, antes iria arriscar.
|
||
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70. |
||
Nataniel
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 10 Abr 2010 Paulista Offline Mensagens:1 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Achei no Mercado livre por 320... Procura lá "Torquimetro De Estalo 1/4 5 A 25nm King Tony"
|
||
dts
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Ago 2008 São Paulo Offline Mensagens:2334 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Não existem tabelas padrões para este fim (Bicicletas).
E jamais utilize as tabelas de aplicação mecânica para isto pois estas apesar de funcionarem em partes são calculadas para partes em aço e não consideram a fragilidade de materiais como alumínio, titânio, magnésio ou mesmo a fibra de carbono. O manual a que se refere deve ser fornecido pelo fabricante da peça e na maioria das vezes vem marcado na própria peça. Mas uma coisa é certa SEMPRE se considera os apertos com o parafuso lubrificado (seja em graxa ou trava roscas conforme a aplicação) e jamais a seco. A alguns meses fui vítima de não fazer isto. Eu instalei um selim na minha road com o aperto necessário 12nm e ao passar 4-5 meses precisei melhorar a regulagem e surpresa a chave torx (T25) se quebrou e depois outras 2 também quebraram e o parafuso simplesmente não soltou mais. Eu não havia lubrificado o parafuso na instalação e paguei pelo erro. |
||
Beto Pires
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Abr 2015 São Paulo - SP Offline Mensagens:135 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Verdade. Apertar parafuso sem lubrificação gera a famosa "mágoa do caboclo" kkkk
Tbm já fui vítima e fiquei bastante contrariado. Fora o prejú!
|
||
Nataniel
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 10 Abr 2010 Paulista Offline Mensagens:1 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
1° "Não existem tabelas padrões para este fim": Verdade, deveria ter deixado mais claro isto na primeira mensagem do tópico quando escrevi "e observando a origem do site" deveria ter escrito "e observando se a origem corresponde ao site do fabricante da peça" ou o inverso também pode ser feito, acessando o site do fabricante e pesquisando dentro do próprio site, sendo que ao menos no site da Shimano os resultados são bem bagunçados, as vezes fica mais fácil pesquisando pelo Google mesmo. Por tanto ratifico o que o colega disse: NADA DE TABELA PADRÃO. Busque a informação com o fabricante da peça caso a mesma não esteja na própria peça. 2° "E jamais utilize as tabelas de aplicação mecânica para isto": O que você quis dizer com "tabelas de aplicação mecânica"? "Aplicação mecânica", à que se refere esse termo? 3° "são calculadas para partes em aço e não consideram a fragilidade de materiais como alumínio, titânio, magnésio ou mesmo a fibra de carbono.": Discordo em parte, pois quando a rosca está na própria peça como por exemplo a rosca de um manete, o próprio fabricante conhece qual o limite da peça, porém, a rosca do movimento central no quadro, o fabricante do movimento central pode passar essa informação, mas o usuário deve confirmar com o fabricante do quadro quando possível ainda mais se o quado for de carbono. Em divergência no valor entre dois fabricantes admitir o menor valor para um torque seguro. 4° "Mas uma coisa é certa SEMPRE se considera os apertos com o parafuso lubrificado (seja em graxa ou trava roscas conforme a aplicação) e jamais a seco.": Maravilha cara, ótimo conselho! Sempre fiz isso com os parafuso da bike, claro que isso não tem nada a ver com o desgaste acentuado da rosca por aperto excessivo, porém tem muito a ver com o que você falou sobre o parafuso colar na peça, o que é muito perigoso e extremamente irritante! Obrigado pelo acréscimo ao tópico, abraços.
|
||
dts
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Ago 2008 São Paulo Offline Mensagens:2334 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
|
|
Existem tabelas padrões onde se considera o torque a ser utilizado ao diâmetro nominal do parafuso. Estas consideram o aço como base em seus cálculos e funcionam bem para mecânica pesada. Agora imagina um parafuso de alumínio ou mesmo de carbono e vc aplicar um torque recomendado a um parafuso de diâmetro similar mas em aço. Fatalmente vai danificar o parafuso. Nos manuais técnicos de mecânica (A. L. Cassillas por exemplo) existem algumas destas tabelas padrões para aplicação mecânica. No item 3 considerei (ou desconsiderei) o uso destas tabelas mas é o que vc mesmo citou deve-se usar os dados do fabricante e na dúvida usa-se o menor valor ou mesmo a média de sua diferença no torque. por exemplo) |
||
Nataniel
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 10 Abr 2010 Paulista Offline Mensagens:1 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Puxa, dessa do torque se basear apenas no parafuso não sabia. Realmente o torque deve ser elevadíssimo considerando que o mesmo é de aço e normalmente a rosca é de algum metal mais leve. Valeu!
|
||
vagneraugusto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 13 Jun 2014 BH / MG Offline Mensagens:117 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
A Park Tool tem uma tabela que acredito atender ao que você procura.
http://www.parktool.com/uploads/files/blog/torque.pdf http://www.parktool.com/blog/repair-help/torque-specifications-and-concepts Abraços. |
||
| ||
danielzj
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Dez 2013 Guarapuava / PR Offline Mensagens:115 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Mas complicada essa história hein??
São relativamente poucos os lugares na bike onde está indicado o torque ideal (mesa, canote, pedivela...). E os outros lugares? qual o torque correto para apertar o parafuso dos rotores de freio no cubo? e a pinça no quadro, por exemplo? e uma manete de freio? e o pedal? onde não tem torque indicado vou usar 3 a 5Nm - não quero correr o risco de espanar alguma rosca de alumínio com parafuso muito mais forte... Comprei um torquímetro da linha PRO da shimano, não foi barato (490) mas sei que é de confiança. Comprar uma ferramenta de precisão pelo preço me pareceu um pouco contraditório, chutei o balde duma vez. O meu "range" de torque não é muito grande, vai de 3Nm a 15 Nm, mas pra minha bike é o suficiente. abraço!
|
||
GT Zaskar Comp 29er 2014
Cannondale Scalpel Carbon 4 2020 |
||
| ||
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |