Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tabela de torques da minha bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tabela de torques da minha bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tabela de torques da minha bike
    Postado: 17 Abr 2015 as 18:53
Depois de 5 anos comprando ferramentas para fazer pessoalmente a manutenção da minha bike, vim perceber tardiamente que o mais importante para a vida útil dos componentes eu não tinha: O torquímetro. Só aprendi quando algumas peças começaram a perder rosca, como a mesa e o adaptador dianteiro de cáliper do freio... Adquiri então um King Tony, marca administrada pela Raven, nada mais nada menos que umas das marcas mais tops e completas que temos no país. Tem ponta de 1/4", torque de 3 à 15nm e certificado de calibração (o que é muito importante para um equipamento de medição). Até ai tudo bem, mas ter torquímetro e não ter a informação confiável de qual torque aplicar na peça é mesmo que desperdiçar dinheiro. Então pesquisei pelo google escrevendo o modelo da peça junto com a palavra "torque", por exemplo "Rd m592 torque" e observando a origem do site e quando o resultado era arquivo pdf e pronto! Consegui praticamente o torque de todas as peças! Sei que existe outros tópicos falando no assunto, mas nunca vi alguém compartilhar os torques utilizados na sua bike, por tanto este tópico se dedica aos usuários que usam torquímetro possam compartilhar suas medidas utilizadas e assim podermos comparar as diferentes marcas e modelos como se comportam. Segue abaixo a tabela utilizada na minha:

Parafuso do cáliper de Freio Shimano BR m415                                                   6~8nm

Disco Shimano Center Lock Rt-53                                                                     40~50nm

Manetes  Shimano Integrado (Marchas e freio a cabo)                                          6~8nm

Mesa Mônaco                                                                                                        6nm

Porca do movimento central (Informação obtida dos manuais Shimano)              50~70nm

Parafuso de fixação Pedivela Shimano Fc m311 (ponta quadrada)                        35~50nm

Parafuso da abraçadeira Câmbio dianteiro Shimano Altus                                       5~7nm

Parafusos de fixação de cabos de aço (Informação obtida dos manuais Shimano)    5~7nm

Parafuso de fixação câmbio traseiro à gancheira Deore Rd m592                           8~10nm

Parafuso da polia guia do câmbio Traseiro Deore Rd m592                                 2.45~4.9nm

Canote de Selim Gts M2                                                                                          6nm


Agora compartilhem os seus! Abraços.

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2015 as 20:44
Estou procurando um, também. Comprou onde e quanto?
Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2015 as 22:27

Comprei no site "Tudo para mecânico" referência do modelo: 3426C-1DF  é o lugar mais barato, em outros sites tá quase 500 dilmas...

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2015 as 22:33
Valeu! comcomecei a procurar no mês passado e não sabia,que era tão caro. vi um no aliexpress, mas não consegui aavaliação dele.

O da king tony esgotou.... :/

O xing-ling é este aqui:http://m.aliexpress.com/item/32221701376.html?spm=0.0.0.0.D5gyz4

Editado por ltadeu70 - 17 Abr 2015 as 22:43
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2015 as 22:44
Só um conselho amigo, procure de marcas reconhecidas que tenham certificado de calibragem...
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2015 as 22:52
Obrigado, nivamente! Agora tenho referência, antes iria arriscar.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2015 as 22:53
Achei no Mercado livre por 320... Procura lá "Torquimetro De Estalo 1/4 5 A 25nm King Tony"

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2015 as 14:31
Não existem tabelas padrões para este fim (Bicicletas).
E jamais utilize as tabelas de aplicação mecânica para isto pois estas apesar de funcionarem em partes são calculadas para partes em aço e não consideram a fragilidade de materiais como alumínio, titânio, magnésio ou mesmo a fibra de carbono.
O manual a que se refere deve ser fornecido pelo fabricante da peça e na maioria das vezes vem marcado na própria peça. 
Mas uma coisa é certa SEMPRE se considera os apertos com o parafuso lubrificado (seja em graxa ou trava roscas conforme a aplicação) e jamais a seco.
A alguns meses fui vítima de não fazer isto.
Eu instalei um selim na minha road com o aperto necessário 12nm e ao passar 4-5 meses precisei melhorar a regulagem e surpresa a chave torx (T25) se quebrou e depois outras 2 também quebraram e o parafuso simplesmente não soltou mais.
Eu não havia lubrificado o parafuso na instalação e paguei pelo erro.
 
Voltar ao Topo
Beto Pires Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2015 as 18:54
Verdade. Apertar parafuso sem lubrificação gera a famosa "mágoa do caboclo" kkkk

Tbm já fui vítima e fiquei bastante contrariado. Fora o prejú!Confused
Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2015 as 23:40
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Não existem tabelas padrões para este fim (Bicicletas).
E jamais utilize as tabelas de aplicação mecânica para isto pois estas apesar de funcionarem em partes são calculadas para partes em aço e não consideram a fragilidade de materiais como alumínio, titânio, magnésio ou mesmo a fibra de carbono.
O manual a que se refere deve ser fornecido pelo fabricante da peça e na maioria das vezes vem marcado na própria peça. 
Mas uma coisa é certa SEMPRE se considera os apertos com o parafuso lubrificado (seja em graxa ou trava roscas conforme a aplicação) e jamais a seco.
A alguns meses fui vítima de não fazer isto.
Eu instalei um selim na minha road com o aperto necessário 12nm e ao passar 4-5 meses precisei melhorar a regulagem e surpresa a chave torx (T25) se quebrou e depois outras 2 também quebraram e o parafuso simplesmente não soltou mais.
Eu não havia lubrificado o parafuso na instalação e paguei pelo erro.
 

1° "Não existem tabelas padrões para este fim": Verdade, deveria ter deixado mais claro isto na primeira mensagem do tópico quando escrevi "e observando a origem do site" deveria ter escrito "e observando se a origem corresponde ao site do fabricante da peça" ou o inverso também pode ser feito, acessando o site do fabricante e pesquisando dentro do próprio site, sendo que ao menos no site da  Shimano os resultados são bem bagunçados, as vezes fica mais fácil pesquisando pelo Google mesmo. Por tanto ratifico o que o colega disse: NADA DE TABELA PADRÃO. Busque a informação com o fabricante da peça caso a mesma não esteja na própria peça.

2° "E jamais utilize as tabelas de aplicação mecânica para isto": O que você quis dizer com "tabelas de aplicação mecânica"? "Aplicação mecânica", à que se refere esse termo?

3° "são calculadas para partes em aço e não consideram a fragilidade de materiais como alumínio, titânio, magnésio ou mesmo a fibra de carbono.": Discordo em parte, pois quando a rosca está na própria peça como por exemplo a rosca de um manete, o próprio fabricante conhece qual o limite da peça, porém, a rosca do movimento central no quadro, o fabricante do movimento central pode passar essa informação, mas o usuário deve confirmar com o fabricante do quadro quando possível ainda mais se o quado for de carbono. Em divergência no valor entre dois fabricantes admitir o menor valor para um torque seguro.

4° "Mas uma coisa é certa SEMPRE se considera os apertos com o parafuso lubrificado (seja em graxa ou trava roscas conforme a aplicação) e jamais a seco.": Maravilha cara, ótimo conselho! Sempre fiz isso com os parafuso da bike, claro que isso não tem nada a ver com o desgaste acentuado da rosca por aperto excessivo, porém tem muito a ver com o que você falou sobre o parafuso colar na peça, o que é muito perigoso e extremamente irritante! Obrigado pelo acréscimo ao tópico, abraços.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2015 as 10:42
Originalmente postado por Nataniel Nataniel escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Não existem tabelas padrões para este fim (Bicicletas).
E jamais utilize as tabelas de aplicação mecânica para isto pois estas apesar de funcionarem em partes são calculadas para partes em aço e não consideram a fragilidade de materiais como alumínio, titânio, magnésio ou mesmo a fibra de carbono.
O manual a que se refere deve ser fornecido pelo fabricante da peça e na maioria das vezes vem marcado na própria peça. 
Mas uma coisa é certa SEMPRE se considera os apertos com o parafuso lubrificado (seja em graxa ou trava roscas conforme a aplicação) e jamais a seco.
A alguns meses fui vítima de não fazer isto.
Eu instalei um selim na minha road com o aperto necessário 12nm e ao passar 4-5 meses precisei melhorar a regulagem e surpresa a chave torx (T25) se quebrou e depois outras 2 também quebraram e o parafuso simplesmente não soltou mais.
Eu não havia lubrificado o parafuso na instalação e paguei pelo erro.
 

1° "Não existem tabelas padrões para este fim": Verdade, deveria ter deixado mais claro isto na primeira mensagem do tópico quando escrevi "e observando a origem do site" deveria ter escrito "e observando se a origem corresponde ao site do fabricante da peça" ou o inverso também pode ser feito, acessando o site do fabricante e pesquisando dentro do próprio site, sendo que ao menos no site da  Shimano os resultados são bem bagunçados, as vezes fica mais fácil pesquisando pelo Google mesmo. Por tanto ratifico o que o colega disse: NADA DE TABELA PADRÃO. Busque a informação com o fabricante da peça caso a mesma não esteja na própria peça.

2° "E jamais utilize as tabelas de aplicação mecânica para isto": O que você quis dizer com "tabelas de aplicação mecânica"? "Aplicação mecânica", à que se refere esse termo?

3° "são calculadas para partes em aço e não consideram a fragilidade de materiais como alumínio, titânio, magnésio ou mesmo a fibra de carbono.": Discordo em parte, pois quando a rosca está na própria peça como por exemplo a rosca de um manete, o próprio fabricante conhece qual o limite da peça, porém, a rosca do movimento central no quadro, o fabricante do movimento central pode passar essa informação, mas o usuário deve confirmar com o fabricante do quadro quando possível ainda mais se o quado for de carbono. Em divergência no valor entre dois fabricantes admitir o menor valor para um torque seguro.

4° "Mas uma coisa é certa SEMPRE se considera os apertos com o parafuso lubrificado (seja em graxa ou trava roscas conforme a aplicação) e jamais a seco.": Maravilha cara, ótimo conselho! Sempre fiz isso com os parafuso da bike, claro que isso não tem nada a ver com o desgaste acentuado da rosca por aperto excessivo, porém tem muito a ver com o que você falou sobre o parafuso colar na peça, o que é muito perigoso e extremamente irritante! Obrigado pelo acréscimo ao tópico, abraços.

Existem tabelas padrões onde se considera o torque a ser utilizado ao diâmetro nominal do parafuso.
Estas consideram o aço como base em seus cálculos e funcionam bem para mecânica pesada.
Agora imagina um parafuso de alumínio ou mesmo de carbono e vc aplicar um torque recomendado a um parafuso de diâmetro similar mas em aço. Fatalmente vai danificar o parafuso.
Nos manuais técnicos de mecânica (A. L. Cassillas por exemplo) existem algumas destas tabelas padrões para aplicação mecânica.
No item 3 considerei (ou desconsiderei) o uso destas tabelas mas é o que vc mesmo citou deve-se usar os dados do fabricante e na dúvida usa-se o menor valor ou mesmo a média de sua diferença no torque.
 por exemplo)

Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2015 as 10:47
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Existem tabelas padrões onde se considera o torque a ser utilizado ao diâmetro nominal do parafuso.
Estas consideram o aço como base em seus cálculos e funcionam bem para mecânica pesada.
Agora imagina um parafuso de alumínio ou mesmo de carbono e vc aplicar um torque recomendado a um parafuso de diâmetro similar mas em aço. Fatalmente vai danificar o parafuso.
Nos manuais técnicos de mecânica (A. L. Cassillas por exemplo) existem algumas destas tabelas padrões para aplicação mecânica.
No item 3 considerei (ou desconsiderei) o uso destas tabelas mas é o que vc mesmo citou deve-se usar os dados do fabricante e na dúvida usa-se o menor valor ou mesmo a média de sua diferença no torque.
 por exemplo)


Puxa, dessa do torque se basear apenas no parafuso não sabia. Realmente o torque deve ser elevadíssimo considerando que o mesmo é de aço e normalmente a rosca é de algum metal mais leve. Valeu! Clap
Voltar ao Topo
vagneraugusto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2014
BH / MG
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagneraugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2015 as 16:27
A Park Tool tem uma tabela que acredito atender ao que você procura.

http://www.parktool.com/uploads/files/blog/torque.pdf

http://www.parktool.com/blog/repair-help/torque-specifications-and-concepts

Abraços.
Voltar ao Topo
danielzj Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Dez 2013
Guarapuava / PR
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielzj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 10:34
Mas complicada essa história hein??

São relativamente poucos os lugares na bike onde está indicado o torque ideal (mesa, canote, pedivela...). E os outros lugares? qual o torque correto para apertar o parafuso dos rotores de freio no cubo? e a pinça no quadro, por exemplo? e uma manete de freio? e o pedal? 

onde não tem torque indicado vou usar 3 a 5Nm - não quero correr o risco de espanar alguma rosca de alumínio com parafuso muito mais forte...

Comprei um torquímetro da linha PRO da shimano, não foi barato (490) mas sei que é de confiança. Comprar uma ferramenta de precisão pelo preço me pareceu um pouco contraditório, chutei o balde duma vez. O meu "range" de torque não é muito grande, vai de 3Nm a 15 Nm, mas pra minha bike é o suficiente.

abraço!
GT Zaskar Comp 29er 2014
Cannondale Scalpel Carbon 4 2020
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X