Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela x Cassete
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela x Cassete

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Sergio Batista Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2015
Picos-PI
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sergio Batista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedivela x Cassete
    Postado: 15 Abr 2015 as 23:02
Boa noite, sou novo no quesito Moutain Bike, gostaria de saber qual a melhor combinação para um Pedivela 22/30/40 dentes, um cassete 11/34 ou 12/36 dentes? Se é que faz alguma diferença!
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2015 as 23:38
Originalmente postado por Sergio Batista Sergio Batista escreveu:

Boa noite, sou novo no quesito Moutain Bike, gostaria de saber qual a melhor combinação para um Pedivela 22/30/40 dentes, um cassete 11/34 ou 12/36 dentes? Se é que faz alguma diferença!

Olá, Sérgio
Faz muita diferença.  A escolha do número de dentes de um pedivela e do número de dentes de um cassete é bastante particular.  Estão em jogo:
- Estilo de pedalar: gosto de pedalar mais "travado", "fazendo muita força" ou pedalo "mais leve", "girando rápido"?
- Uso: Utilizo minha bicicleta em locais que possuem subidas íngremes ou subidas mais suaves ?
- Velocidade x Força:  Velocidade final é importante para mim?  Trafego em asfalto, rodovias, e preciso de velocidade ou o importante é poder subir "qualquer parede que aparecer na frente"?

Nas decisões mais difíceis, a matemática nos socorre.  Usando um pedivela 40/30/22 girando a 90 RPM e pneus 26x1.95" teremos:

a-) Com cassete 11-34
- Velocidade máxima e avanço por pedalada com relação 40-11:  40,25 km/h e 7,46m
- Força máxima e avanço por pedalada com relação 22-34:  7,16 km/h e 1,33m

b-) Com cassete 12-36
- Velocidade máxima e avanço por pedalada com relação 40-12:  36,90 km/h e 6,83m
- Força máxima e avanço por pedalada com relação 22-36:  6,77 km/h e 1,26m

Conclusão:
- Com o cassete 12-36 a bike fica (independentemente do tamanho do pneus) 8,3% mais lenta que com o cassete 11-34 em velocidade final.
- Com o cassete 12-36 a bike fica (independentemente do tamanho do pneus) 5,3% mais forte em subidas que com o cassete 11-34.






“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Sergio Batista Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2015
Picos-PI
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sergio Batista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2015 as 07:34
Obrigado pelas explicações !
Voltar ao Topo
alexrjrj Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 28 Ago 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexrjrj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 08:56
Só tem q ver aí porque parece que esse pedivela 22-30-40 tem um bcd diferente 
Daí fica ruim pra fazer alterações depois (trocar coroas)
Voltar ao Topo
marcio neves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2010
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio neves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 09:09
Ótima resposta do Pepe, disse tudo.
Voltar ao Topo
Medi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Medi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 09:35
Observe que com o cassete 12/36 até mesmo uma descida leve exigirá um alto rpm limitando assim a velocidade nesses casos.

Com a coroa maior 40, um cassete 11/34 permitirá um uso mais agradável.

Lembrando que também existem cassetes 11/36.
Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 14:09
Acho que tão esquecendo o tamanho das rodas nessa matemática ai.

Se for 29'' esquece 11-34


Voltar ao Topo
Medi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Medi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 14:26
Originalmente postado por Kaus Kaus escreveu:

Acho que tão esquecendo o tamanho das rodas nessa matemática ai.

Se for 29'' esquece 11-34


Relação de 27v é muito comum cassete 11/34, inclusive nas 29".
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 17:07
Eu gosto muito da combinação 11-34 no K7 e 44-32-22 no pedivela....... Acho essa combinação muito versátil  e consegue atender muito bem em diversas situações como retas ,  subidas leves e subidas pesadas.........
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 18:02
Originalmente postado por Medi Medi escreveu:

Originalmente postado por Kaus Kaus escreveu:

Acho que tão esquecendo o tamanho das rodas nessa matemática ai.

Se for 29'' esquece 11-34


Relação de 27v é muito comum cassete 11/34, inclusive nas 29".

Nem sempre o que é comum seria correto.

 A Shimano já lançou faz tempos 12-36 pra galera da 29" respirar e cadenciar melhor a pedalada.

e 29'' com pedivela grande tbm fica impraticável a não ser com uso de pneus urbanos no asfalto mas ai na minha opinião o sujeito já comprou a bike errada pra rodar.
Voltar ao Topo
Tonimgaleria Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2012
Santa Luzia
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tonimgaleria Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2016 as 11:22
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por Sergio Batista Sergio Batista escreveu:

Boa noite, sou novo no quesito Moutain Bike, gostaria de saber qual a melhor combinação para um Pedivela 22/30/40 dentes, um cassete 11/34 ou 12/36 dentes? Se é que faz alguma diferença!

Olá, Sérgio
Faz muita diferença.  A escolha do número de dentes de um pedivela e do número de dentes de um cassete é bastante particular.  Estão em jogo:
- Estilo de pedalar: gosto de pedalar mais "travado", "fazendo muita força" ou pedalo "mais leve", "girando rápido"?
- Uso: Utilizo minha bicicleta em locais que possuem subidas íngremes ou subidas mais suaves ?
- Velocidade x Força:  Velocidade final é importante para mim?  Trafego em asfalto, rodovias, e preciso de velocidade ou o importante é poder subir "qualquer parede que aparecer na frente"?

Nas decisões mais difíceis, a matemática nos socorre.  Usando um pedivela 40/30/22 girando a 90 RPM e pneus 26x1.95" teremos:

a-) Com cassete 11-34
- Velocidade máxima e avanço por pedalada com relação 40-11:  40,25 km/h e 7,46m
- Força máxima e avanço por pedalada com relação 22-34:  7,16 km/h e 1,33m

b-) Com cassete 12-36
- Velocidade máxima e avanço por pedalada com relação 40-12:  36,90 km/h e 6,83m
- Força máxima e avanço por pedalada com relação 22-36:  6,77 km/h e 1,26m

Conclusão:
- Com o cassete 12-36 a bike fica (independentemente do tamanho do pneus) 8,3% mais lenta que com o cassete 11-34 em velocidade final.
- Com o cassete 12-36 a bike fica (independentemente do tamanho do pneus) 5,3% mais forte em subidas que com o cassete 11-34.







Bom dia a todos!

Estou começando a montar outra bike. Tinha uma Scott Scale 970. Eu rodava tanto em asfalto quanto em terra e trilha. Me ajudem ai. Qual a "melhor" relação pedivela x cassete para comprar? 3x10 ou 2x10? Quantos dentes? Queria uma que eu pudesse mesclar entre asfalto e terra sem perder rendimento em subida e longas retas.

Abraço!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X