Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - HTS 2000-Reparo em alumínio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


HTS 2000-Reparo em alumínio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fernando_BRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: HTS 2000-Reparo em alumínio
    Postado: 16 Mar 2015 as 12:30
Camaradas, já há algum tempo que o FAB1000 havia me indicado uma tal vareta chamada HTS2000 desenvolvida para fazer reparos em quadros de alumínio e resolvi testar.

Esse é o site com as informações mais completas q encontrei a respeito dessa vareta:

http://www.aluminiumrods.co.uk/

Pois bem, resumidamente, o material da HTS2000 ao tocar em uma peça de metal não ferroso, como o alumínio, aquecida a cerca de 400ºC (260ºC a menos q a temperatura de fusão do alumínio) reage com o óxido de alumínio, formando a ligação molecular na zona onde esse óxido é formado. Segundo o desenvolvedor, a liga(forca de interacao milecular) nessa região é mais forte que o próprio alumínio.

Dito isso, sigo com meu relato:

Comprei 2 varetas e usei um maçarico simples(uns 40 dilmas no ML) para gás butano, num botijão pequeno com uns 3kg de gás.

A vítima: o braço direito de uma pedivela sugino tripla,pra estrada, com a rosca do pedal espanada.

Não sou soldador, nem tampouco tenho a manha para manusear e alinhar peças aquecidas em um processo de soldagem, entretanto, sou técnico em mecânica e professor pardal nas horas vagas.

Uma coisa muito importante que nenhum vendedor me informou ou mesmo no site q passei é o cuidado q se deve ter com tempo de exposição ao calor durante o pricesso: ao adicionar porções da HTS2000 e manter o calor , a reação química vai oxidando toda a interface entre o alumínio e a hts 2000 fundida.

Eu acredito q um profissional que tenha experiência com solda, faça um trabalho melhor, primeiro por ter mãos adestradas, segundo, porque tem ferramentas adequadas pra alinhar e fazer elementos de aço para conter a fusão.

Mesmo não sendo um profissional, é possível ter um bom resultado com alguma dedicação.

Eu testei antes em outras peças de alumínio e vi esse problema (o alumínio sendo comido literalmente enquanto mantinha o calor), mas peguei uma certa manha e no final deu certo.

Meu passo a passo para o reparo da rosca:

1-limei o interior do furo para aumentar ligeiramente o diâmetro e passar uma risca de aço de um pedal velho




2-usei um parafuso serrado de um pedal velho de aço, e devidamente alinhado:



3-com um maçarico + botijão de gás butano, pequeno, apliquei a hts2000 por cima da fenda entre o parafuso e o alumínio.

4-usando uma morsa, desenrosquei o parafuso. Repeti algumas vezes o tira e põe pra ajustar o tamanho da rosca( o uso de um Cossinete seria mais apropriado). No final, um trabalho não muito bonito, mas aceitável:



5- instalado o pedal para conferir o alinhamento...

Lateral:



E, transversal:




Bem, é isso, se eu fizer alguma experiência a mais, farei um video do processo.

Vlw
>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
Voltar ao Topo
Fernando_BRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2015 as 16:50
Obrigado moderação por mudar de local.Desculpem o inconveniente de ter postado no principal.
>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 12:41
Isto NÃO deve ser feito NUNCA.
O material adicionado não oferece a resistência do material original.
Pode resultar em GRAVE acidente durante o pedal.

Valeu...
Voltar ao Topo
Fernando_BRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 13:42
DTS, se você souber me precisar  a faixa de temperatura onde começa-se a perder tensões(recozimento) da liga 6061 com têmpera T6 será de muita utilidade. Isso é o x da questão visto que a HTS2000 funde a 380ºC,  que foi a temperatura que controlei o processo.

Mas sua afirmação sem nenhuma explicação técnica comparando por exemplo tensão do material versus a do aluminio temperado, não acrescenta em muita coisa.

Você viu o vídeo de demonstração? Você leu a página q passei, onde tem as propriedades da HTS2000 no fim?

Você viu no vídeo q esse material é usado pra fazer reparo em junta de cabeçote de motores com ligas temperadas?

Editado por Fernando_BRA - 17 Mar 2015 as 16:52
>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
Voltar ao Topo
BrunoJunqueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoJunqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2015 as 11:23
O resultado não ficou dos melhores pq vc não esmerilhou as rebarbas da solda. se fizer isso, o acabamento vai ficar legal.
 
Quanto a segurança, não acredito que seja problema nesse caso pois o trabalho foi apenas a criação de uma rosca. Se estivesse soldando um pedivela partido ao meio os riscos seriam bem maiores pois a estrutura da peça estaria comprometida.
 
Usou o pedivela depois de consertado? O conserto funcionou bem?
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2015 as 13:00
Originalmente postado por Fernando_BRA Fernando_BRA escreveu:

DTS, se você souber me precisar  a faixa de temperatura onde começa-se a perder tensões(recozimento) da liga 6061 com têmpera T6 será de muita utilidade. Isso é o x da questão visto que a HTS2000 funde a 380ºC,  que foi a temperatura que controlei o processo.

Mas sua afirmação sem nenhuma explicação técnica comparando por exemplo tensão do material versus a do aluminio temperado, não acrescenta em muita coisa.

Você viu o vídeo de demonstração? Você leu a página q passei, onde tem as propriedades da HTS2000 no fim?

Você viu no vídeo q esse material é usado pra fazer reparo em junta de cabeçote de motores com ligas temperadas?

Não é possível definir isto de forma fácil e padronizada.
Depende da liga que seu fabricante usa e mesmo nestas ligas podem ocorrer variações em função do tratamento, projeto e origem do tubo usado no quadro.
Aliás as vezes por falha no tratamento é que o quadro falha.
A questão são 2 pontos de vista (em relação a reparos):
1 Se falhou por erro de tratamento seguramente não deve ser remendado.
2 Se o remendo não pede se unir com a fratura com a mesma resistência (nível molecular) não é seguro e não deve ser remendado
Não existe milagre, veja se aquecer demais vai fragilizar ainda mais o quadro e se somado a isto é impossível a solda de alumínio se unir (a nível molecular) ao quadro sem ser temperada (pois enfraquece o resto do quadro) então não tem concerto. 

Deixa isto para lá e troque o quadro.
Estou nisto a 25 anos tive dezenas de quadros e NUNCA com exceção de Aço e TI (Muito difícil também) ví um remendo durar a ponto de valer a pena.
Mas já ví acidentes graves por conta disto.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X