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Tempo de Durabilidade |
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Ilovebikess2
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Cadastrado em: 14 Jan 2015 mundo novo ms Offline Mensagens:10 |
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Postado: 15 Jan 2015 as 18:39 |
ola gostaria de saber o tempo medio de durabiliade das seguintes peças: >Oleo Do freio Hidraulico >Pastilhas >Discos tambem gostaria de saber , mais ou menos como funciona o ''desgaste'' do oleo mineral , e tambem se a outros tipos de óleos para esses freios . desde ja agradeço, sou novo nesse negocio de bike '-
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Joerly
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Cadastrado em: 09 Mai 2012 Recife Offline Mensagens:365 |
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Rapaz , ruim de responder . depende do modelo/ marca mas também do tipo de uso e também do usuário. Comigo que sou um usuário discreto ,que nas semanas mais intensas só rodo no maximo 150 km semana ,sendo 95% asfalto só troquei as pastilhas de freio traseiro.
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Ilovebikess2
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Cadastrado em: 14 Jan 2015 mundo novo ms Offline Mensagens:10 |
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Mais . mais ou menos uma media de quantos meses
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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depende da bike, depende da cidade.
Eu, por exemplo, nunca troquei freio das minhas bikes de estrada, e ando muito mais com elas (v-brake). Contudo, meus freios a disco hidráulicos da bike que eu ando praticamente 1x por semana, uns 15km, no passeio ciclístico que rola toda quarta-feira, como é passeio, eu vivo brecando e descendo a ladeira com eles, eu troco a pastilha uma vez por ano - a traseira, já que a dianteira eu pouco uso. Como ela acaba? você sente que ela acaba - e, infelizmente, no meio de uma descida. (tipo a pedra de isqueiro Zippo que quando acaba você sente o metal bater). Aconteceu 1x, pare de usar o freio que ele vai bater metal no disco. Minhas bikes de estrada eu só fui 1x num passeio desses, e parei de ir com dó de se gastar o freio. Sangria de freio: funciona bem usar o óleo indicado pelo fabricante do freio. E pode ter certeza que com o kit incorreto, ou, sem o kit original, fica uma caca. Eu usei 1 ano freio Avid Elixir 1, mas a bike shop que eu frequento não tem o kit de sangria. O mecânico falou que pra fazer manutenção ele até fazia o equivalente, mas como ele mesmo disse e eu comprovei, ficou uma caca. Daí eu troquei as pinças por M395 da Shimano, e esses sim, funcionaram a contento (como a M395 da minha city bike). Trocar o óleo dentro? hum, só quando o manete começa a ficar duro, acho, que é o que eu faço na minha bike. Trocar o disco? só quando ele 'queimar' de vez. com 2 pastilhas, ainda não senti que o disco torrou. E já estou 2 anos com os mesmos discos. Ou seja, pela minha base, eu vou durar pelo menos mais 2 anos pra trocar os discos, e vou continuar a trocar 1 pastilha traseira por ano. Já você, vai depender de quanto você vai usar. Tem gente que vai em modo 'hard' e acaba com freios e coroas com 3 meses de uso. amplexos T. |
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foukmann
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Cadastrado em: 28 Jul 2014 Santa Catarina Offline Mensagens:13 |
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43679
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Cadastrado em: 13 Jun 2011 - Offline Mensagens:3050 |
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HA varios,inumeros,dezenas,talvez centenas de topicos com 10000 de informaçoes sobre freios a disco.
Se nao quiser ter o trabalho de ler,vai fica o resto da vida por fora. Vou sintetizar> Tipos de pastilhas: a.Sintetica(organica)>Macia,dura menos,nao gride o disco,uso urbando.Uso:XC leve a moderado b.Semi-Metalica>Usa composrto metalica agreagado ao organico,freia mais q a primeira,dura mais,agride mais os disco.Uso: XC amador c.Metalica>Como o nome indica...Freia muito,dur amuito,come discos nao especificos pra elas.Uso:XC profissional,DownHill,e toda modalidade q exige pastilhas q nao de desmanchem com calor,umidade e atrito. Pastilhas nao tem tempo de vida determinado pelo fabricante,e sim,pelo uso.KM nao indica se o uso foi agressivo,moderado,ou ate quase nenhum Uma Full suspension em DohnHill X uma hibirda usada em asfalto,ou treinos) Tem relatos de usuarios q competirao em provas amadoras de 80km com muito barro e lama,usarao pastilhas sinteticas,e chegarao ao fim quase sem freios. Por outro lado,as mesmas pastilhas podem durao 2 anos>1000km em uam hibrida Pastilhas organicas +discos normais Pastilhas semi ou metalicas +discos especificos para elas Oleos> Mineral:Tolera no maximo 300 graus,apartir sdisto ele entra em ebuliçao,ficando esponjoso.Nao corrosivo,nao agride o sistema de freio,acumula agua facil,mas basta aquecer q evapora,voltando a ter as mesmas caracteristicas,nao nescessitando troca(sangria).Uso:XC amador a moderado DOT :Memso usado em carros,motos,etc.Tem ponto de ebuliçao mais elevado >400graus,é bastante corrosivo,se absorver agua,nao repele/sai da sua composiçao,nescessitando troca(sangria)>Uso:XC Profissional,DH,modalidades q tem uso agressivo. |
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mluciano
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Cadastrado em: 12 Set 2014 Atibaia Offline Mensagens:149 |
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Devair, gostaria de tirar uma dúvida: Os freios Shimano XTR e Saint não são para uso profissional? Se não me engano, usam óleo mineral.
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Marcelook32
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Cadastrado em: 12 Jan 2015 Foz do Iguaçu Offline Mensagens:765 |
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Tbm ia comentar isso, pelo que vi todos os shimano são mineral, mesmo os que são usados em aplicações onde um DOT, em tese, seria mais indicado. A shimano deve ter outras formas de contornar as deficiências de um óleo mineral nesses equipamentos mais tops.
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dts
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Cadastrado em: 01 Ago 2008 São Paulo Offline Mensagens:2334 |
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Vamos lá:
Óleo se for Dot anualmente deve ser trocado. Se for mineral só quando sentir algum problema. Nunca ví necessidade trocar nos meus freios, no geral a bike acaba antes (4 anos ou mais). Discos e pastílhas: Impossível prever. Depende do modelo do seu freio, do material da pastilha, do material do disco etc... |
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dts
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Cadastrado em: 01 Ago 2008 São Paulo Offline Mensagens:2334 |
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Devair só para clarear as idéias. No ciclismo os melhores freios da atualidade usam óleo mineral e não Dot. Uso o XX e usei XTR (e outros como Magura) por anos e falo sem exitar XTR é muito melhor que os meus atuais XX. Alias usei a linha m970 e as atuais são ainda melhores (SLX, XT e XTR). Quanto a temperatura: Segundo informações técnicas da Shimano e da própria Sram os discos podem aquecer até próximo de 600° mas isto não significa que esta temperatura passe integralmente para o sistema. Em nenhuma hipótese o fluído passa de 260° (Valor máximo que o Dot 5.1 suporta) e nem perto disto e isto não ocorre nem em automotores. Mas as vantagens do Dot que cita tem um sério problema quando falamos de sistemas fechados (sem reservatório) como nos Avid´s. Se o fluído do freio (ele não é óleo é com base em alcool (Dot4) e em silicone (Dot5)) tiver contaminado por água (ele absorve do ar) e a temperatura passar de 100° (e passa relativamente fácil) a água evapora gerando gás no sistema o que causa o efeito borrachudo, travamento ou falha na frenagem. Daí a importância de se sangrar corretamente os Avids e demais sistemas fechados. Nos sistemas abertos (com reservatório) sendo Dot ou sintético isto é mais difícil de ocorrer pois o óleo mineral não se mistura e não absorve água e no caso dos Dot´s o gás subiria ao reservatório evitando os problemas. Atualmente a Shimano utiliza em seus freios uma tecnologia chamada Ace Tech que reduz muito a temperatura do sistema (+- 100°) aliado a isto nos grupos mais top´s os embolos das pinças são revestidos por materiais que dificultam a passagem de calor para o sistema. Abraço
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dts
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Cadastrado em: 01 Ago 2008 São Paulo Offline Mensagens:2334 |
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Correção é 'Ice-Tech'
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Lembrando que as pastilhas metálicas são as que duram mais, mas são as que menos freiam. Meu BR446 com pastilha sintética freava mais que meu XTR com metálica. E isso eu falo por experiência própria e não por ter lido ou ouvido em algum lugar.
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43679
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Cadastrado em: 13 Jun 2011 - Offline Mensagens:3050 |
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Nenhum dos 2 vai ferver,como o temro ponto de ebuliçao indica,a vantagem do DOT é q ele vai demorar mais pra perder suas caracteristicas,pois suporta temp mais altas.
Imagine qtas pessoas usao bikes.Agora,imagine qtas usao em competiçoes. Agora,imagine qtas usao em DH pesado(nao moleque de GIOS de 200reais com suspa Spinner 300),eu disse,DH de gente grande,ou AM. Ou seja,em situaçoes atipicas,ou seja,2 horas de competiçoes,o DOT supera em muito. Mas para um usuario comum,isto nao sera vantagem... Uso profissional é um termo q identifica que se vive daquilo($$).Se o equipamento falha,nao se perde a competiçao,e sim,$$$$$$$. tanto q a AVid identifica algusn de seus freios como "World Cup",e disponibiliza peças de reposiçao,a Shimano nao. Os freios da Avid sao um mico total pra nos,simples amadores. Qto as pastilhas,as semi-metalicas e metalicas freiao mais q as organicas,principalmente na chuva.Tenho um par de semi(Bengal,40$ o par),e um par de sinteticas(Shimano,45$o par). As semi freio tanto,q pus uma pastilha em cada pinça,e uma Shimano.Ou seja,na parte q se move,pus uma semi-metalica,na parte q nao mexe,ficou a Shimano. MASS,faz MUITOOO mais barulho,as Shimano nao fazem nada,as semimetalicas,vixi Nao aquels barulho de trem,de sapata vbrake seca,e sim,aquele agudo,de ferro contra ferro,pois os discos sao os mais vagabas da Shimano,o RM35...Qdo eles se forem,eu meto um par de Deore nesta mer... |
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jhonebike2017
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Cadastrado em: 30 Ago 2018 Itabuna Offline Mensagens:1 |
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Em relação ao desgaste. Dos discos , óleo , e pastilha . Está relacionado ao peso do ciclista , terreno se acidentado ou pista , e as condições climáticas . Se for disco Shimano vem todas as informações . Torque necessário , qual tipo de pastilha e o mais importante relacionado ao desgaste se tiver com a espessura 1,5 mm ( se mede com paquímetro ) está na hora de trocar . As a pastilhas se não me falha a memória 0,5mm na hora de trocar. O óleo se tiver coloração diferente do original tá na hora de trocar ... Eu por exemplo tenho 95 kg antes quando pedalava quase todos dias e trilhas tinha época que era praticamente a cada 40 dias trocava as pastilhas . O óleo eu sangrava em 6 meses . Hoje eu mesmo faço a manutenção a magrela ..
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