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Rachaduras no pneu : ainda podemos usá-lo?

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Pedro Araujo Ver Drop Down
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    Postado: 14 Jan 2015 as 21:49
Galera, tenho um pneu Kenda, 700x35,menos de 4 meses de uso,   120 TPI tubeless, ou seja ,uso com selante.

Meu selante é o CafféLatex : Effetto Mariposa .

Ele adquiriu pequenas rachaduras, como vocês podem ver nas imagens. As rachaduras mais grossas são da espessura de uma linha de costura . A pressão máxima desse pneu é de 50Psi. Meu peso é cerca de 110Kg, e eu carrego de de 10 a 15Kg de bagagem no bagageiro. Essas rachaduras foram adquiridas após o pneu ter descalibrado no meio do caminho, pois o selante tinha secado, formando aquele aglutinado em determinados locais, provavelmente onde estão as rachaduras. Eu andei cerca de 1,5 Km com ele descalibrado, mas fiquei quase todo o trajeto de pé.

A dúvida cruel é :

-Será que um pneu seminovo,tubeless, com selante caffélatex , de 120TPI , que aguenta 50Psi e que tem apenas rachaduras ínfimas pode ter chances de estourar? Continuo usando ou troco o mesmo?











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Pedro Araujo Ver Drop Down
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Pepebike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2015 as 23:39
As rachaduras que o produto apresenta - do tipo circunferencial e de aspecto irregular - são condizentes com rodagem prolongada com baixa pressão, em vazio ou com pressão insuficiente, ou ainda, em sobrecarga.  As fotos mostram claramente a goma de topo (da banda de rodagem) se separando da goma da carcaça (eles são compostos distintos, unidos no instante da vulcanização do pneu).
Em geral, este tipo de dano, tecnicamente, condena o pneu. 
Não é possível saber quanto essa rodagem comprometeu os cabos da lona carcaça do produto sem uma análise detalhada (que custaria mais que o produto) e, desta forma, não é possível se saber é seguro ou não utilizar o produto.  Como a construção desse pneu é do tipo skinwall, ele é bastante sensível à rodagens com pressão baixa ou em vazio. É o preço que se paga por ter um pneu mais leve e mais eficiente. 
Pensado no seu peso + peso da bicicleta + bagagem... na dúvida, eu trocaria.  
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2015 as 15:08
Certo, mas eu vou usar apenas em máxima pressão , 50Psi, não usarei menos que isso, além disso , as rachaduras, como eu disse, têm, no máximo, a espessura de uma linha de costura. Com 120 TPI ainda terei risco de ele estourar ? Tipo , há pneus com "sola" bem mais desgastada e até mesmo com furos, aparecendo os componente do pneu (de forma visível) , seja ele tubeless ou não, e vejo muita gente usando sem problema algum . Esse pneu tem uns 2 a 3mm de espessura nas laterais . Será que corro o risco mesmo de ele estourar ?
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Pulsus Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2015 as 15:29
Minha opinião, de não especialista, risco de estourar sempre vai ter, mesmo com pneu novo, nesse caso o risco apenas aumentou e, pelo que o outro colega falou, aumentou muito. Considerando que você carrega de 120 a 125KG de carga total na bike, eu não arriscaria, a não ser que vc fale que fará trajetos curtos em baixa velocidade.

Qualquer outra situação eu não arriscaria, o prejuízo de um tombo a 40 ou 50km/h com certeza é muito maior que o custo de um pneu novo.

Bom pedal,

Pulsus
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2015 as 15:34
Tem como reparar essas rachaduras ? Eu vejo os borracheiros sempre dando um jeito de recuperar os pneus de carros, motos...eles sempre dão um jeito. Será que remendo de câmara de ar resolve?
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Pedro Araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2015 as 15:38
Será que remendos de câmara de ar resolve ? E aquelas colas que os borracheiros usam prendendo o pneu no torno ? Não acham que umas rachaduras ínfimas, da espessura de linhas de costura, são pequenas demais para estourar o pneu com 2 a 3mm de espessura e 120TPI , tubeless e cheio de selante caffélatex?
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brunogamper Ver Drop Down
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Bom, eu ja arrumei um pneu que estava +- desse jeito, mas era um vitoria rubino slick q cortou na lateral.
Eu costurei a lateral dele onde rasgou e coloquei um pedaço de câmara no lado de dentro para reforçar. Rodei +- uns 800km assim e não fez nada no pneu.
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Um detalhe : andarei com ele apenas durante esse mês de janeiro, em fevereiro irei trocá-lo . Será que ele aguenta até fevereiro ? Ando 30Km por dia, 15KM para ir ao trabalho e mais 15Km para voltar. Será que aguenta?
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COsturasse com o quê ? Se o seu pneu, sem ser tubeless, aguentou, acho que o meu aguentará, já que está cheio de selante Caffélatex dentro, além de ser tubeless.

COsturasse teu pneu na borracharia ? Acho que vou levar o meu no borracheiro amanhã pra colocar aqueles pedaço de pneu por dentro.
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brunogamper Ver Drop Down
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Um detalhe : andarei com ele apenas durante esse mês de janeiro, em fevereiro irei trocá-lo . Será que ele aguenta até fevereiro ? Ando 30Km por dia, 15KM para ir ao trabalho e mais 15Km para voltar. Será que aguenta?

Aguenta sim, eu rodei desse jeito usando 100lb no pneu e aguentou firme.  agora troquei o pneu ja, to usando um continental grand sport race.
No teu caso seria só colocar a câmara por dentro pra reforçar.
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E uso que tipo de cola? Cola de remendo mesmo ou outra cola?
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Costurei ele em casa mesmo, com fio dental. (Remendeitor Tabajara Big smileLOL)
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Cola de Remendo, aguentou mt bem.
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Então não preciso colar outro pneu por dentro, correto ?
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Não seria melhor pedaço de pneu ou câmara de ar resolve o problema mesmo?
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E tipo, seria bom eu colar aqueles mechelins do lado de fora do pneu, em cima das rachaduras, ou mesmo passar uma superbonder ?
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Não, só a camara mesmo
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Mas, por precaução mesmo, não seria melhor colar a câmara do lado de dentro e do lado de fora do pneu?
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Falei em usar os mechelins, porque tem um tipo de remendo que não é daqueles circulares com uma estrelinha dentro, mas sim em formato de folha, que você corta conforme a necessidade, por isso falei em usar remendos, até porque, creio eu, vedam melhor e não são "esticáveis" .
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Para vocês ter uma noção melhor do tamanho, essa aqui é a maior rachadura contida no pneu, da espessura de uma linha de costura.
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Eu diria pra você usar a camara mesmo, pq ela teoricamente é mais resistente q o remendo que você falou.
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Será que é mesmo? E o pedaço de câmara não ficará se esticando demais? Eu estava querendo usar o remendo do lado de fora para evitar que as rachaduras se abram mais.
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brunogamper Ver Drop Down
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A câmara pode ser colada sem esticar q ageunta tranquilo, ja no lado de fora nao sei, no meu eu coloquei um retalho de câmara mas saiu depois de uma chuvaLOL.
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Então o jeito é reforçar por dentro mesmo. Eu vi uns manchões para pneu tubeless de carro, vou comprar deles para resgatar meu pneu e os demais tubeless da vida que eu comprar.
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