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MTB 29 acompanha speed ?

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NEOS5 Ver Drop Down


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SAO PAULO
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    Postado: 12 Jan 2015 as 16:01
Fala galera !!
Faço ciclismo de estrada, agora estou com uma mtb 29 de 9,9kg que comprei pra me divertir nas "férias" antes das competições. Como ainda não andei com ela, não sei como é direito .. da pra acompanhar o pessoal de speed em subida e plano ? Mesmo eles "toçendo o cabo" ?
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T-Rodman Ver Drop Down
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Jaú
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2015 as 16:10
tem de ver se o piloto acompanha.
Em tese é respeitável ver um cara de MTB acompanhando um pelote de speed. Tem gente que eu conheço que acompanha (com 26" de 14kg). Tem gente que nem com road bike tão cara (eu incluso), consegue acompanhar o pelote quando eles estão treinando no máximo.
Mas, por terem o mesmo aro, sim, a bike 29" tem um ratio parecido com uma road bike. Então ficar girando em falso, não vai.

Agora, 29" de 9,9kg é carbono e com garfo rígido? Pelo peso já ajuda, já que é muito fácil e comum uma 29" pesar 13kg pra mais. Só não vai rolar se estiver com pneu com cravo, que dá um arrasto maior. Sendo pneu slick como as de speedy (29" cabe pneu aro 700, ou seja, casa bem com um 700x28 ou 700x32), pode rodar junto, sem problemas.

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Pepebike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2015 as 16:27
Já vi isso acontecer, ou seja, um grupo de  ciclistas com MTB aro 29" acompanhar um grupo de ciclistas com bicicletas de estrada.  Porém os sujeitos que pedalavam as aro 29" faziam-no com uma "força e determinação" inacreditável (mesmo com pneus com "cravos") e, claro, isso só foi possível por pouco tempo. Logo as bicicletas de estrada "abriram" deles, assim como eles já haviam me deixado (com minha MTB aro 26" de treino) pra trás.
MTB no asfalto (tanto faz se aro 29", 27,5" ou 26") é ótima para treinos.  Para acompanhar bicicletas de estrada só pedalando uma ou se o sujeito que pedala a bicicleta de estrada "diminuir" a passada.  
Também pode acontecer do ciclista com a bicicleta de estrada ser "muito fraco" e vc até ultrapassá-lo e "deixá-lo na poeira", como já aconteceu algumas vezes comigo em rodovias.  Mas isso é facilmente perceptível.  Até os ciclistas que usam bicicletas de estrada em treinos e são visivelmente "mais fracos" do que eu, costumam andar na minha frente quando estou com minha MTB aro 26". 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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NEOS5 Ver Drop Down


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SAO PAULO
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Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

tem de ver se o piloto acompanha.
Em tese é respeitável ver um cara de MTB acompanhando um pelote de speed. Tem gente que eu conheço que acompanha (com 26" de 14kg). Tem gente que nem com road bike tão cara (eu incluso), consegue acompanhar o pelote quando eles estão treinando no máximo.
Mas, por terem o mesmo aro, sim, a bike 29" tem um ratio parecido com uma road bike. Então ficar girando em falso, não vai.

Agora, 29" de 9,9kg é carbono e com garfo rígido? Pelo peso já ajuda, já que é muito fácil e comum uma 29" pesar 13kg pra mais. Só não vai rolar se estiver com pneu com cravo, que dá um arrasto maior. Sendo pneu slick como as de speedy (29" cabe pneu aro 700, ou seja, casa bem com um 700x28 ou 700x32), pode rodar junto, sem problemas.



Então, o peso ajuda muito, é uma cannondale F29 de alumínio. O peso esta quase igual ao da minha antiga speed kk ..
Ela esta com os pneus de cravo tubeless ( falando nisso, nao sei qual pressão colocar nesses ).
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SAO PAULO
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Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Já vi isso acontecer, ou seja, um grupo de  ciclistas com MTB aro 29" acompanhar um grupo de ciclistas com bicicletas de estrada.  Porém os sujeitos que pedalavam as aro 29" faziam-no com uma "força e determinação" inacreditável (mesmo com pneus com "cravos") e, claro, isso só foi possível por pouco tempo. Logo as bicicletas de estrada "abriram" deles, assim como eles já haviam me deixado (com minha MTB aro 26" de treino) pra trás.
MTB no asfalto (tanto faz se aro 29", 27,5" ou 26") é ótima para treinos.  Para acompanhar bicicletas de estrada só pedalando uma ou se o sujeito que pedala a bicicleta de estrada "diminuir" a passada.  
Também pode acontecer do ciclista com a bicicleta de estrada ser "muito fraco" e vc até ultrapassá-lo e "deixá-lo na poeira", como já aconteceu algumas vezes comigo em rodovias.  Mas isso é facilmente perceptível.  Até os ciclistas que usam bicicletas de estrada em treinos e são visivelmente "mais fracos" do que eu, costumam andar na minha frente quando estou com minha MTB aro 26". 


Mas isso é por conta do que ? Do peso da bike, da relação ou dos pneus ?
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Jaú
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pode ser tubeless, mas se tiver cravos, o pneu vai ter rolagem muito menor do que um pneu slick.
Daí você vai ter de fazer mais força pra pedalar.
Daí também, seus pneus com cravos vão acabar rapidinho na estrada.
E a pressão, dependendo do seu peso, o ideal seria da metade pro máximo de pressão recomendada, nunca o mínimo ou abaixo do mínimo como bttista costuma a usar.




Editado por T-Rodman - 12 Jan 2015 as 16:55
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NEOS5 Ver Drop Down


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SAO PAULO
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Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

pode ser tubeless, mas se tiver cravos, o pneu vai ter rolagem muito menor do que um pneu slick.
Daí você vai ter de fazer mais força pra pedalar.
Daí também, seus pneus com cravos vão acabar rapidinho na estrada.
E a pressão, dependendo do seu peso, o ideal seria da metade pro máximo de pressão recomendada, nunca o mínimo ou abaixo do mínimo como bttista costuma a usar.


Pois é, vou ter que forçar mais mesmo ..
Tenho 53kg, a pressão do pneu é entre 40 e 65 mas no aro o maximo é 40. E ai ? Confused
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T-Rodman Ver Drop Down
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Jaú
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se no aro é só 40, tem de ser 40 então.
Pelo seu baixo peso, acho que não vai ficar muito mole, mas pra alguém mais pesado, talvez ficasse mais fofo, e além da rolagem ficar mais pesada, o perigo de furar é maior.


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gustavosoares Ver Drop Down


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tudo depende do "piloto", mas no geral a speed oferece posições mais aerodinâmicas que uma mtb 29...

eu já vi gente de bicicleta dobrável aro 20, deixar bikes speed de carbono pra trás... Big smileBig smileBig smileLOLLOLLOL 
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Pepebike Ver Drop Down
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Originalmente postado por NEOS5 NEOS5 escreveu:


Mas isso é por conta do que ? Do peso da bike, da relação ou dos pneus ?

- O peso da bike influencia pouco "na equação".  Basta o sujeito da bicicleta de estrada ser maior ou mais "gordinho" e fica tudo igual.  Afinal, estamos falando de uma diferença pequena de peso (entre 4 e 5kg).
- A relação influencia mais que o peso da bike.  Se a MTB, mesmo aro 29", tiver uma relação curta (cassete com pinhões muito grandes ou pedivela pequeno) fica difícil acompanhar uma bicicleta de estrada que tem um pedivela 53 ou 52.  
- Os pneus em uma MTB influenciam menos do que as pessoas imaginam.  Usei pneus lisos e finos e pneus largos com "cravos" em asfalto esse ano por mais ou menos 6.000km (tipo 40% pneus finos e 60% pneus grossos) e não senti muita diferença.  Exceto pelo ruído dos pneus com cravos, muito pouca coisa mudou, inclusive meus tempos em circuitos fechados, que se mantiveram exatamente os mesmos.  Penso, até, que alguns pneus com construção skinwall, como o Continental Race King, por exemplo, rodam até melhor (menos resistência ao rolamento) no asfalto que alguns pneus finos com construção gunwall, como os que estou usando agora. 
- O que faz um ciclista de bicicleta de estrada deixar você "no chinelo" com uma MTB, mesmo ele fazendo menos força é o "conjunto":  pneus com resistência ao rolamento extremamente baixa, geometria do quadro e consequente posição de pedalar (veja uma MTB andando em uma rodovia. O ciclista de MTB parece um "pato" LOL pedalando....), menor resistência aerodinâmica (em velocidade, mais de 60% do esforço do ciclista é apenas para superar a resistência do ar), melhor relação de marchas e etc. 
O caso da relação de marchas merece um aparte: por exemplo enquanto na minha MTB os pinhões são 11, 13, 15 e 17,  uma relação cheios de "buracos", onde há diferenças de até 20% na "passada", o da bicicleta de estrada é 11,12,13,14...  Ou seja, na primeira troca de marchas, na primeira subida, se eu não for "muito melhor" em minha MTB que ele em sua bicicleta de estrada, eu vou "perder a passada", minha velocidade irá cair, e ele vai me deixar para trás...  É fato!

Enfim, é uma competição desigual.  A bicicleta de estrada tem todas as vantagens à favor dela, já que ela está no "terreno natural" dela.  Para andar "junto" ou "ultrapassar" uma bicicleta de estrada em uma rodovia com uma MTB, é preciso ter muito "mojo", muita "estamina" ou muita "bala na agulha" para compensar e equilibrar as diferenças... Wink
    
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Esqueceram de falar: depende da qualidade do asfalto também... no asfalto ruim muito speedeiro segura a onda nas descidas.

Mas as bikes de speed andam mais rápido sim... o teste que tem que ser feito é a mesma pessoa pedalar as duas bikes no mesmo trajeto e mesmas condições (estar preparado igual, temperatura parecida, etc). To pra fazer esse teste em breve e conto o resultado... 

Aqui no Rio muito MTBiker comprou speed pra treinar e pq tem muitos trajetos legais e é impossível acompanhar com MTBs normais... uma MTB bem leve e modificada vai trazer vantagem, mas não o suficiente... 

Eu fico muito na dúvida se é melhor ter uma speed ou uma MTB nesse estilo... pq poderia aproveitar as peças de MTB pra outras MTBs e usá-la em mais situações (pq meu estilo é mais pra full suspension mesmo).
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

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Gordontb4 Ver Drop Down
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Acompanha por um curto rajetot e o MTBiker tem que ser muito superior ao speedeiro.. pq um mtbiker bem preparado x speedeiro bem preparado e bikes de bom nivel ... o speedeiro vai levar muita vantagem.A bike é feita pra andar num ritmo muito superior e gastando menos energia devido a aerodinamica , relação , baixo peso e os pneus mais finos..
Mesmo uma MTB com pneus finos e relação pra velocidade( ou seja uma hibrida) nao acompanha uma speed ... apenas diminui o desgaste pra andar rapido mas perde em tudo relacionado a desempenho.
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43679 Ver Drop Down
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A pergunta foi :MTB29 acompanha speed?
A resposta:Jamais.
Eu tenho uma bicicreta com quadro 26 e aros 700c.Na pratica seria uma hibrida.Ja usei 3 tamanhos de pneus nel,23c,28c,e 35c.
IMPOSSIVEL dizer q os 35c vc conseguemanter a mesma velocidade sem mete o pe mais forte
Com os pneus 23c era ate uma piada,em trechos onde pedalo,ela ia quase sem pedalar.
Nen os 28c sao iguais os 23c.isto em uma bike nao speed.
Numa speed vc fica mais arcado,e suas pernas mais juntas,favorece principalmente com vento contra,q pra min é pior q subidas.


A minha resposta acima foi obvia.BIKE X BIKE
Q nao venhao pessoas dizer,ha ,precisa ter perna.
MANO<a pergunta foi bike x bike
O cara em cima é 50%.SIm,uma 29 com pneus 55x622(29x2.2) pode deixar uma speed com 23x622 pra traz.Mas em q situaçao??
bike x bike JAMAIS.
Cada macaco no seu galho.
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Thiago Reducino Ver Drop Down


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Se a pergunta se refere somente as duas bikes na estrada com o mesmo ciclista.....

Sem chance!!!!

Um Jipe 4x4 acompanha um stock car na pista?????

Abraço!!

Thiago
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Ironman Ver Drop Down
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Já acompanhei algumas vezes um pelotäo pequeno com minha Cannondale 26'' e pneus slick 1.50. A relacäo mais longa dela é 44-11. Acompanhei sem me matar e andando acima de 40 km/h com picos de 50km/h. A perseguicäo foi implacável. hehehe
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luyggi Ver Drop Down
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No meu caso: khs hibrida rodas vzan futura e pneus specialized elite 700x23 consigo render mais do que com minha speed caloi strada com grupo sora 18vel com aros alex mais leves que as vzan
futura.
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Liternit Ver Drop Down
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luyggi deve ser a propulsão do bagageiro que diminui o arrasto
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dts Ver Drop Down
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Na verdade ao falar de 29 x Road falamos de piloto 1 com 29 x piloto 1 com Road no mesmo percurso com força igual.
A resposta é jamais irá conseguir acompanhar uma Road de 29 mesmo que coloque pneus finos.
A road tem uma postura compacta, aerodinâmica e uma relação curta feita para alta velocidade com um gasto de energia mínimo.
Só para se ter uma ideia da diferença se comparar somente as rodas na road o pneu as vezes pesa o mesmo ou menos que o aro ou seja não empurra o peso do pneu (ou empurra muito pouco).
Neste mesmo cenário na 29 só de pneu já soma ao conjunto mais de 1 quilo.
A relação de road mais leve é cerca de 34 (coroa) x 28 (cassete) e a mais pesada 52 x 11.
Eu uso uma MTB 26 de 8.2 quilos e muitos dos meus amigos de 29 já não conseguem me acompanhar na estrada (e são mais treinados que eu) ou mesmo em subidas mais fortes (asfalto ou terra).
Agora quando o percurso é só de asfalto eu vou de Road ai não tem MTB que supere.
Depois de algumas subidas ou em longas retas eu sempre tenho que diminuir para esperar.
Nas descidas eu não forço muito de Road mas a vantagem acumuladas nas retas e subidas é mais que o suficiente para não dar chance pra MTB acompanhar.
Claro que depende do percurso eu costumo andar na Dom Pedro.

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luyggi Ver Drop Down
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hahahahaha!!!!o caso é que ando em lugares com muitas subidas e a hibrida vai mais tranquila por causa da relação mais curta...
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Voodoo Ver Drop Down
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Se a tua híbrida rende mais que a road tem algo muito errado com a road.....
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poneis Ver Drop Down


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A pergunta pode ser traduzida da seguinte forma : "Meu jipe 4x4 com pneu liso consegue acompanhar uma BMW?"

Claro que não, só se o piloto da speed for meio prego. Só a relação de marchas da MTB te coloca em uma desvantagem enorme, 44x11 contra 50 ou 52x11. Na primeira descida o pelotão te deixapara trás e na subida seguinte a MTB fica para trás, pelo peso maior e por ser mais ineficiente nas subidas por conta da geometria do quadro.





Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Tem um motor naquele bagageiro, pode ter certeza! Powered by motolara.
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luyggi Ver Drop Down
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O caso é q um piloto de jeep as vezes nao consegue correr com uma ferrari, e vice-versa. No meu caso (tenho as duas bikes) posso afirmar que meu desempenho com a hibrida é melhor que na speed. Pode ser a idade, pode ser a diferenca de conforto, pode ser a geografia do terreno, pode ser devido ao transito intenso, sei lá o que realmente ocorre.... uma boa hibrida com pneu 700x23 perde pra speed com certeza, mas tambem depende do ciclista,   mas a diferenca de desempenho nao deve ser muito grande, ma mountain bike pneu grosso jamais acompanha speed.
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

O caso é q um piloto de jeep as vezes nao consegue correr com uma ferrari, e vice-versa. No meu caso (tenho as duas bikes) posso afirmar que meu desempenho com a hibrida é melhor que na speed. Pode ser a idade, pode ser a diferenca de conforto, pode ser a geografia do terreno, pode ser devido ao transito intenso, sei lá o que realmente ocorre.... uma boa hibrida com pneu 700x23 perde pra speed com certeza, mas tambem depende do ciclista,   mas a diferenca de desempenho nao deve ser muito grande, ma mountain bike pneu grosso jamais acompanha speed.

Mas é isso que estou falando, se a estradeira anda menos que a híbrida você tem sérios problemas de ajuste do fit na estradeira, ela está no tamanho errado ou a relação que você está usando é totalmente inadequada ao seu condicionamento.

Uma bicicleta de estrada bem ajustada ao ciclista e com uma relação adequada EM HIPÓTESE ALGUMA vai andar menos que uma híbrida ou MTB adaptada.
PauloR2

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luyggi Ver Drop Down
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caxiasdosul rs
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Assim que puder vou tentar a reducao do pedivela (52x39) por um 50x35. Quando ando de speed, raramente uso a ultima marcha e nas subidas ela fica pesada na primeira marcha.
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dedebh Ver Drop Down
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Originalmente postado por Thiago Reducino Thiago Reducino escreveu:

Se a pergunta se refere somente as duas bikes na estrada com o mesmo ciclista.....

Sem chance!!!!

Um Jipe 4x4 acompanha um stock car na pista?????

Abraço!!

Thiago

Melhor resposta! 

Sou da galera das mtbs e pedalo razoalvelmente bem e ja tentei com minha GT 29er. Só se o cara for um ze na estrada mesmo, nao da mesmo amigo ! Como diriam por ai cada um no seu quadrado Wink
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BERNARDI Ver Drop Down
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...sim, com certeza, estava em um de meus treinos com speed na lagoa e passei um rapaz com uma mtb 29 mas com pneus de cravo 2.0, de repente uma sombra, era o rapaz no meu vácuo, estava no giro, resolvi ver qual era e apertei, o rapaz continuava lá, 1 a 2 metros, demos algumas voltas revesando ,olha só, e conversando ele era atleta de mtb, resumindo, condicionamento. Parei e ele continuou aterrorizando o pelotão que não acreditava na mtb colada nas speeds,rrss!! 
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Jagwire Ver Drop Down
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Numa situação hipotética de plano e pouco vento, uma road vai render uns 25% a mais que a mtb. Se vc anda na roda da road já quase iguala essa diferença. Exceto se o pelotão for forte e puxar acima de 50 o tempo todo, onde a transmissão da mtb espana, eu creio que da pra acompanhar sim, mas andar na roda, puxar esquece. Só se vc tiver 25% a mais de potência que os spideiros pra tirar a diferença das bikes [coisa que acontece quando encontra um grupo bem pangare)
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43679 Ver Drop Down
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nao é porque eu tenho o setup assim,mas hibrida tem obrigatoriamente uma relaçao 48x38x28:11x3x(o x se refere a 30,32,34 e ate 36 dentes)
Com um pe de vela mediano,44x34x22 uma hibrida nao acompanha nen um coelho na estradinha
Eu montei a minha bomba com um Acera assim,e em 3 meses usei a 22d 2 vezes.Ja no asfalto,a 44x11 nao dava,girava e nao rendia.
A 48x11 nao rende igual 53x11,vai ter q gira mais,mas pegou vento,pegou subidinha,speedero nao troca,ele fica em pe e pedala,nesta hora,ele nao gira,a cadencia cai,e ele procura outra marcha,ai a hibrida acompanha,pois a vantagem cabo.
Se tiver tudo conspirando para manter a velocidade mais alta posivel(pouco ou nehum vento,plano,acostamento muito bom),ai man,,,sinto muito,o voodoo vai ver vcs pelo retrovisor(ui..0
Agora imagina uma 29er com a relaçao q falei,com pneus 29.2.0(50x622)
Ai ocara poe 48x11,vixi...Fora aquela frente alta praca,com suspa com 515mm de eixo-coroa,guidao 700mm...hibrida ou tem uma suspa baixa(tipo a NEX,ou RST Neon),ou melhor ainda,um garfo rigidao extra leve e aerodinamico.
Vixiii
Hibrida q acompanha de boa(mas nao passa um speed)
48x38x28:11x34+garfo rigido+700Cx23/25+um bom bar-end(yes,ajuda,eu sei)
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luyggi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2015 as 11:06
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Se a tua híbrida rende mais que a road tem algo muito errado com a road.....

Achei um tópico muito bom no fórum que respondeu minhas duvidas: diferenca de desempenho mtb e speed se eu não me engano. Tem mais gente q teve o mesmo resultado que eu: outra bike com melhor desempenho q speed uso urbano.
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márcio rahal Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2015 as 11:09
NÃO ACOMPANHA.
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Binotto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 13:11
Depois de andar alguns anos de speed, estou com uma mtb aro 29. 

Anda bem menos , mesmo com pneu urbano, culpa em parte do peso da bike 3 a 4 kg mais pesada. É bem mais difícil manter a velocidade nas subidas.
Estranhei tb a catraca 11-34, é horrível na estrada, com muitos saltos de marcha.

Em relação a speed,  minha média na MTB está 3 a 4km/h inferior, cerca de 20%.

Para melhorar minha média, pretendo fazer modificações, que ainda me permitam depois colocar pneus com cravo e fazer uma trilha:

O que acho importante mudar em uma MTB para rodar bem no asfalto:

1- Catraca 12-23 (Mesmo perdendo a 11, compensa porque as ultimas marchas de cadencia, o salto é de um em um dente e isso ajuda demais ).
2- pe de vela  48 32 22 (apenas troca da externa 44 por 48).
3- Pneu 700x32 
4- Trava na suspensão, ou instalar um garfo carbono. Mesmo com garfo em carbono, pode-se fazer trilha, pois da para instalar um pneuzão 29x2.0 ou 2.2, que rodam com baixa pressão.
No meu caso vou manter a suspensão.

Creio que com isso, se tiver bom preparo, consegue andar com pelotão de speed na boa, até a média de entre 30 a 35km/h no plano. Acima disso melhor deixar os caras irem, porque é cilada Bino.

Particularmente troquei A ROAD por híbrida pelos seguintes motivos:

1) Moro no Brasil e as estradas aqui são uma merda. Assisto direto GT de ciclismo, mas aqui não é a Europa. Se eu morasse na Alemanha, Dinamarca etc, só andaria de ROAD, mas no meu mundo, achei que não vale a pena. Com a híbrida consigo andar em pavimentos danificados sem problemas. Onde moro o asfalto é cheio de remendo, e trocando a speed pela hibrida, não preciso andar mais na faixa onde passam os carros, agora ando onde quiser, subo calçada, saí da rota dos veículos. Estou muito mais seguro. Não sou mais um alvo e não ando mais todo tempo incomodando os carros.
Não me sinto mais um alvo móvel.
2) Não sou competidor, 3km/h de média a mais em uma road não compensam a falta de segurança. 
3) Não preciso andar mais em BR (Tenho muito mais alternativas, sendo que com pneu 700x32 faço estradão de terra sem nenhum problema), e quando ando, tenho mais conforto e muito mais segurança, porque os acostamentos por aqui estão totalmente destruídos e cheios de lixo.

Não me arrependo e não pretendo voltar atrás. 

Enfim só meu relato.
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Binotto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 15:17
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

A pergunta pode ser traduzida da seguinte forma : "Meu jipe 4x4 com pneu liso consegue acompanhar uma BMW?"

Claro que não, só se o piloto da speed for meio prego. Só a relação de marchas da MTB te coloca em uma desvantagem enorme, 44x11 contra 50 ou 52x11. Na primeira descida o pelotão te deixapara trás e na subida seguinte a MTB fica para trás, pelo peso maior e por ser mais ineficiente nas subidas por conta da geometria do quadro.






Considere uma hibrida um Porsche Cayene, jipe 4x4 é maldade sua.
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jfilho Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jfilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 16:57
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Depois de andar alguns anos de speed, estou com uma mtb aro 29. 

Anda bem menos , mesmo com pneu urbano, culpa em parte do peso da bike 3 a 4 kg mais pesada. É bem mais difícil manter a velocidade nas subidas.
Estranhei tb a catraca 11-34, é horrível na estrada, com muitos saltos de marcha.

Em relação a speed,  minha média na MTB está 3 a 4km/h inferior, cerca de 20%.

Para melhorar minha média, pretendo fazer modificações, que ainda me permitam depois colocar pneus com cravo e fazer uma trilha:

O que acho importante mudar em uma MTB para rodar bem no asfalto:

1- Catraca 12-23 (Mesmo perdendo a 11, compensa porque as ultimas marchas de cadencia, o salto é de um em um dente e isso ajuda demais ).
2- pe de vela  48 32 22 (apenas troca da externa 44 por 48).
3- Pneu 700x32 
4- Trava na suspensão, ou instalar um garfo carbono. Mesmo com garfo em carbono, pode-se fazer trilha, pois da para instalar um pneuzão 29x2.0 ou 2.2, que rodam com baixa pressão.
No meu caso vou manter a suspensão.

Creio que com isso, se tiver bom preparo, consegue andar com pelotão de speed na boa, até a média de entre 30 a 35km/h no plano. Acima disso melhor deixar os caras irem, porque é cilada Bino.

Particularmente troquei A ROAD por híbrida pelos seguintes motivos:

1) Moro no Brasil e as estradas aqui são uma merda. Assisto direto GT de ciclismo, mas aqui não é a Europa. Se eu morasse na Alemanha, Dinamarca etc, só andaria de ROAD, mas no meu mundo, achei que não vale a pena. Com a híbrida consigo andar em pavimentos danificados sem problemas. Onde moro o asfalto é cheio de remendo, e trocando a speed pela hibrida, não preciso andar mais na faixa onde passam os carros, agora ando onde quiser, subo calçada, saí da rota dos veículos. Estou muito mais seguro. Não sou mais um alvo e não ando mais todo tempo incomodando os carros.
Não me sinto mais um alvo móvel.
2) Não sou competidor, 3km/h de média a mais em uma road não compensam a falta de segurança. 
3) Não preciso andar mais em BR (Tenho muito mais alternativas, sendo que com pneu 700x32 faço estradão de terra sem nenhum problema), e quando ando, tenho mais conforto e muito mais segurança, porque os acostamentos por aqui estão totalmente destruídos e cheios de lixo.

Não me arrependo e não pretendo voltar atrás. 

Enfim só meu relato.


Gostei do seu relato. Isso será considerado na hora de eu optar entre uma speed ou híbrida.
Abraço
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Beto Pires Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 17:13
LOLLOLLOLLOLLOLLOLClap
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

A pergunta pode ser traduzida da seguinte forma : "Meu jipe 4x4 com pneu liso consegue acompanhar uma BMW?"

Claro que não, só se o piloto da speed for meio prego. Só a relação de marchas da MTB te coloca em uma desvantagem enorme, 44x11 contra 50 ou 52x11. Na primeira descida o pelotão te deixapara trás e na subida seguinte a MTB fica para trás, pelo peso maior e por ser mais ineficiente nas subidas por conta da geometria do quadro.






Considere uma hibrida um Porsche Cayene, jipe 4x4 é maldade sua.

LOLClap

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Italouu Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Italouu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 23:21
Já tive mtb's 26", hibrida 700, speed's, mtb 29...
.
Enfim, resumindo.

Speed é show pra pista lisa! Mas pra esses treinos na cidade que pegam buraqueira é complicado.

Hibrida ou mtb com pneu fino eu não gostei. Mesmo usando 700x28 ou 32 achei a bike mt limitada pra passar na buraqueira despreocupado. 

Atualmente tô usando a 29" com pneu 2.2 cravudo mesmo. Não senti tanta diferença pem relação ao pneu fino, e a bike fica muito mais confortável e segura. O resto é perna... treinando bastante pra tentar acompanhar os pelotes de speed (estando 100% de roda é claro rsrs). Na reta ate da pra segurar a onda sofrendo bastante, mas na subida fica mt complicado.
Vamos Treinar, ninguém quer ser feio !
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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2020 as 18:50
Uma boa híbrida 700 chega a 80% do rendimento da mesma configuração em speed!!!
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