Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Monitor Cardíaco vs Strava - Gasto calórico errado
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Monitor Cardíaco vs Strava - Gasto calórico errado

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ptargino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2014
João Pessoa
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ptargino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Monitor Cardíaco vs Strava - Gasto calórico errado
    Postado: 23 Dez 2014 as 12:12
Olá Pessoal,

Acabei de adquirir um monitor cardíaco (Gonew Fun, na foto) para auxiliar na minha perda de peso. Quase sempre que saio para pedalar, uso o Strava registrar a atividade. Meus percursos são em torno de 50-60min e 16km. O Strava sempre registra meu gasto calórico na casa das 600-700kcal, mas o monitor cardíaco registrou um gasto de 1100kcal! Todos os meus dados foram inseridos corretamente, tanto em um, quanto no outro.

Tenho 25 anos, 1,90m e 103kg (16kg já perdidos ). Meu bpm fica na casa dos 175-180 quando pedalo, esforço médio.

Seguem as imagens referentes ao mesmo treino:





O que poderia ser essa diferença tão grande no cálculo de gasto? Seria talvez porque o monitor calcula baseado em uma corrida ao invés de um pedal? Ou o gasto calório está relacionado apenas aos bpm em atividades aeróbicas, independentes de qual seja?

Agradeço desde já!
Voltar ao Topo
djrodrigolima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2014
Palhoça/SC
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar djrodrigolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2014 as 12:58
Olá,
Esse assunto é BASTANTE extenso, pois inúmeros fatores influenciam no valor final de calorias queimadas. E uma das suas dúvidas, que é se a diferença tem a ver com a atividade (o seu monitor cardíaco pode calcular como atividade de corrida e o strava está programado para atividade de bicicleta), o teste mais correto para analisar os dois dados seria utilizar o strava no modo corrida, e ver se o calculo fica próximo.

Para entender um pouco as coisas e esses cálculos, TUDO é influenciado pelo metabolismo do atleta, peso, tempo de atividade e a intensidade da atividade.

Existe uma fórumla padrão que se não me engano seria:
EGA (energia gasta de atividade) = MET x P x T / 60
Obs: MET seria o nome dado para a unidade metabólica de repouso e para todos há uma unidade padrão que é 3,5ml/kg/min, P seria o peso, T seria o tempo, SEMPRE em minutos.

Se for calcular atletas diferentes, Met nunca muda, o P varia de um para o outro e quanto maior a quantidade de gordura do atleta será gasto mais calorias para realizar o exercícios numa mesma intensidade que um outro atleta com menos gordura corporal.

E aí, sobra o tempo e a intensidade, que vai variar de cada um e de cada treino.

Existem alguns valores médios de gasto calórico que você pode verificar a diferença em cada exercício:
Caminhada – Homens =150 / Mulheres = 117
Corrida - Homens = 420 / Mulheres = 330
Bicicleta – Homens = 225 / Mulheres = 117
Obs.: Para os cálculos: homem de 70Kg e mulher de 55Kg, em 30 minutos de atividade.

Pra você ter noção, o MET fora do repouso (a fórmula que citei lá em cima é 3,5 porém padrão, repouso) numa corrida a 12km/h é em média 12,5 (Homem com o mesmo peso da tabela que coloquei acima).
Já o MET fora de repouso para Pedaladas em condições relativamente pesadas, seja em velocidade ou dificuldades de terrenos, é em média 10,0 (para o mesmo peso do homem da tabela aqui acima).

Por aí, da de ter noção a diferença entre pedalar e correr, sendo que correr há um gasto calórico maior, as vezes pouca diferença(dependendo da intensidade), mas há diferença.

Então se o relógio com monitor cardíaco é destinado a atividades em geral, ele faz um cálculo padrão, se é destinado a corridas ele faz um cálculo para isso, e se ele tem gps, ele faz um cálculo mais preciso utilizando o BPM + Deslocamento.

Tentei resumir bastante, espero que entenda.

Abs
Voltar ao Topo
djrodrigolima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2014
Palhoça/SC
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar djrodrigolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2014 as 12:59
Ah, achei aqui agora logo após responder o tópico uma tabela do MET, que da de ter noção também por idade:


Abs

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2014 as 07:01
Aproveitando: é possível "acoplar" um monitor cardíaco no strava utilizando bluetooth. Fazendo isso, teoricamente seria bem precisa essa medição, já que ele está levando em conta:

- batimento cardíaco
- peso da bicicleta
- peso do ciclista
- idade do ciclista
- inclinação
- distância
- ritmo
- cadência (opcional)

a pergunta: será que ele leva em conta tudo isso mesmo?


Editado por TheLittle - 26 Dez 2014 as 07:02
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rafaelmamorim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelmamorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2015 as 00:29
Também passo por essa dúvida. Mas uso um monitor DLK.

Nas minhas configurações do Strava o auto pause está ativado. Então se não paro em nenhum momento a diferença é mínima (coisa de umas 30 cal). Mas se parar o MC segue computando calorias enquanto que o Strava não.

Não será por isso a diferença?
Voltar ao Topo
rafaelmamorim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelmamorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2015 as 00:31
Outra coisa

As configurações de peso/idade/sexo no Strava e no MC estão semelhantes????

Voltar ao Topo
junior.gusmar Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2015
Duas Barras RJ
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar junior.gusmar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2015 as 19:30
Eu uso um Suunto Ambit2... Percebo nele que o gasto calórico varia entre as atividades: bike, corrida, Motocross e artes marciais! Então acho que depende de muita coisa como dito acima!

Ai como o Suunto se conecta com strava, sempre batem minhas informações, pois elas são sincronizadas diretamente!

Difícil essa dúvida ai!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X