Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Primeira Bike: Strada 2015 x Sprint 10
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Primeira Bike: Strada 2015 x Sprint 10

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2015 as 00:44
usada até acha, se bobear até com grupo melhor, mas tem lá suas limitações

achei esta também na faixa dos R$2400 >> http://bikerunners.com.br/bicicletas/speed/bicicleta-caloi-strada-tamanho-p-52-aro-700-velocidades-16-branca-ano-2014.html Thumbs Up
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2015 as 19:17
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

usada até acha, se bobear até com grupo melhor, mas tem lá suas limitações

achei esta também na faixa dos R$2400 >> http://bikerunners.com.br/bicicletas/speed/bicicleta-caloi-strada-tamanho-p-52-aro-700-velocidades-16-branca-ano-2014.html Thumbs Up

Pois é jbtozetti, aqui em Sampa ja achei por 2.200, em uma loja do sul por 2.000 (fora o frete), e ai vem a questão, usada tamanho 52 é muito dificil de achar pq as sprint possuem apenas 54 e 56, M e G, e mesmo que vc ache uma bike usada tamanaho 52, pelo menos pelo que ando pesquisando, não achei nada tão bacana que a Strada Claris 2015, ja vi sundow, venzo, e umas montadas, ate com grupo superior, mas ja com algum desgaste consideravel de pçs, enfim, por isso pedi aqui relatos de experiencia dos que possuem a strada claris!

Então pessoal que tem ou ja teve, prós e contras da Caloi Strada Claris 2015, por favor, compartilhem seus relatos!
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2015 as 13:15
Originalmente postado por emerson.gcst emerson.gcst escreveu:

Pois é jbtozetti, aqui em Sampa ja achei por 2.200, em uma loja do sul por 2.000 (fora o frete), e ai vem a questão, usada tamanho 52 é muito dificil de achar pq as sprint possuem apenas 54 e 56, M e G, e mesmo que vc ache uma bike usada tamanaho 52, pelo menos pelo que ando pesquisando, não achei nada tão bacana que a Strada Claris 2015, ja vi sundow, venzo, e umas montadas, ate com grupo superior, mas ja com algum desgaste consideravel de pçs, enfim, por isso pedi aqui relatos de experiencia dos que possuem a strada claris!

Então pessoal que tem ou ja teve, prós e contras da Caloi Strada Claris 2015, por favor, compartilhem seus relatos!

A Caloi Strada 2015 possui quadro idêntico ao da Caloi Sprint 10, ou seja, mesma geometria e mesmo material.  Porém a Strada 2015 possui a opção "P" (ou 52), que a Sprint 10 não oferece.  
A Caloi Strada 2015 possui grafo de alumínio, ao passo que algumas Caloi Sprint 10 vinham com garfo de carbono e ouras com garfo de alumínio.
A Caloi Strada possui câmbio e grupo Shimano Claris de 8v, uma evolução em relação ao câmbio 2300 da Caloi Sprint 10.
A Caloi Strada 2015 possui pedivela compacto e cassete com marchas "mais leves", mais indicado para quem está iniciando que o pedivela tradicional FSA que equipa a Caloi Sprint 10.
As rodas da Caloi Strada 2015 e da Caloi Sprint são equivalentes, se não idênticas. 

Assim, exceto pela ausência do grafo de carbono que equipa algumas (não todas) Caloi Sprint 10, a Caloi Strada 2015 é melhor que a Caloi Sprint 10 quanto ao quadro (mais opções de tamanho), grupo (todo Claris Shimano) e relação de marchas ("mais amigável").


 
 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2015 as 23:13
Show, obrigado Pepebike!

Havia percebido que a questão do garfo sempre é lembrada no caso da sprint, o que para o tamanho 52 não faz sentido, visto que não existe a opção P neste modelo, e dos raros relatos da Strada Claris, descontando as comparações com as stradas fabricadas até 2012, acredito ser a melhor opção nesta faixa de preço como speed de entrada para começar os treinos!

Novamente agradeço muito! Abs
Voltar ao Topo
Aguinaldo Ap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:547
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Aguinaldo Ap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 14:16
Entre as duas eu ficaria com a Strada 2015, um amigo tem, gostei da bike, porem acho melhor pedida uma usada superior!

Editado por Aguinaldo Ap - 22 Nov 2015 as 14:19
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 14:44
Originalmente postado por Aguinaldo Ap Aguinaldo Ap escreveu:

Entre as duas eu ficaria com a Strada 2015, um amigo tem, gostei da bike, porem acho melhor pedida uma usada superior!

A questão é achar uma usada superior nesta faixa de preço, neste tamanho e principalmente em bom estado, enfim, mas agradeço! 
Voltar ao Topo
rodrigomarin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
São paulo - SP
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar rodrigomarin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 14:44
Originalmente postado por Aguinaldo Ap Aguinaldo Ap escreveu:

Entre as duas eu ficaria com a Strada 2015, um amigo tem, gostei da bike, porem acho melhor pedida uma usada superior!

Sim, essa foi a melhor Strada: 2010/2011, quadro Kinesis, grupo Tiagra, garfo carbono:
Voltar ao Topo
emerson.gcst Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
Santo Andre/SP
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emerson.gcst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 14:49
Originalmente postado por rodrigomarin rodrigomarin escreveu:

Originalmente postado por Aguinaldo Ap Aguinaldo Ap escreveu:

Entre as duas eu ficaria com a Strada 2015, um amigo tem, gostei da bike, porem acho melhor pedida uma usada superior!

Sim, essa foi a melhor Strada: 2010/2011, quadro Kinesis, grupo Tiagra, garfo carbono


Pois é, as Strada entre 2010 e 2012 foram muito boas mesmo, e quase consegui comprar uma 2012 (aquela branca e preta) tamanho 52 de um biker aqui proximo de casa em São Bernardo, só que perdi a compra...Cry
Voltar ao Topo
Aguinaldo Ap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:547
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Aguinaldo Ap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 15:18
Realmente não é nada fácil encontrar uma boa bike usada com bom preso e no tamanho certo, seria a melhor opção, mas se precisa da bike logo vai de Strada 2015 que é boa sim. 
O Pepebike descreveu muito bem os detalhes! 
Voltar ao Topo
diomenezes Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jun 2009
Recife - PE
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diomenezes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2015 as 19:41
Minha 1ª bike foi uma Strada, show de bola e facil de revender ;)
Voltar ao Topo
Serip Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2013
Itu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Serip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 11:24
Fala pessoal!

Já pedalo a algum tempo de MTB. Um dia minha bike quebrou e meu brother emprestou uma Caloi 10 (Aquela preta que vende nos mercados).
Fiz estrago com a bike e vi que pra mim tem q ser Speed, quando ando de MTB parece que alguém esta me segurando, perdi até a vontade de pedalar que tinha antigamente pq pra mim MTB virou rolezinho.

Fiz uma pesquisa sobre as bikes, infelizmente as bikes tem preços FDP, bike com o mesmo conjunto que essa Caloi Strada com o dobro do preço. Gostaria de pegar uma Trek mas infelizmente n da.

Minha dúvida é a seguinte:
Por ter um tempo de bike, sei q as peças n duram pra sempre. Se vc pedalar legal, peças como o movimento central, câmbios e cubos são forçados ao extremo. Será q a Caloi Strada 2015 aguenta a pressão? E será q ela bate de frente com marcas gringas?

Com a Caloi 10 eu batia de frente com as gringas e dava muito pau em maluco que pedala forte. Mas o movimento central no final das contas peidou, não aguentou a pressão e eu tive que trocar.

A Caloi Strada 2015, aguenta a pressão?

Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 13:36
Serip, eu nunca andei na sprint 2015. Mas analisando, ela vem com um grupo claris. É um modelo de entrada. Já vi muita gente usado ele por aí sem problemas. Minha esposa usava um grupo 2.300, que é inferior, e chegou a fazer Audax 200km com ele, sem maiores complicações.
Se você conhece mecanica de bike, eu recomendaria procurar uma usada, que tenha um quadro ou um grupo bom. Na sprint, nem um nem outro é mt bom. Eu tenho uma sprint 20, que comprei no ano passado, por R$1.600. Vem com grupo Tiagra, com câmbio bem melhor, movimento central hollowtech, cubo tiagra. A tal bike da esposa é uma Lapierre, que compramos usada tb, por R$1.800. Essa que veio com o 2.300, bem mais ou menos, mas o quadro é ótimo. Pós audax, dei um Tiagra de presente, e a bike ficou incrivel.
A geometria da caloi não agrada muita gente. Acho o top tube da minha mt longo, pelo tamanho do quadro. Mas a revenda dela não é dificil, mas eu não compraria uma bike 0km para ter que vender em seguida.
Voltar ao Topo
Marcelo_PB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Dez 2015
Campinas, SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_PB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 13:38
Falando em Caloi Strada, há dois modelos de quadros nas lojas hj... Um com o top tube reto em cima (tipo o quadro da trek 1.1) e um com o top tube cilíndrico mesmo... curioso, queria saber o porque..

Quanto à aguentar a pressão, imagino que ela se compare às bikes de entrada gringas no quesito peça/grupo... imagino que ela não fique atrás dessas bikes, a não ser no quesito quadro mesmo (o que com esse quadro novo [?] com o toptube reto aí ja da um look bem pro na bike)
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 15:29
Serip, pelo preço dá pra encontrar bikes melhores usadas, porem requer algum conhecimento pra não comprar coisa errada. Se tiver na duvida, a Strada 2015 tá num preço descente e aguenta bem o tranco, e no futuro você consegue vender ela com facilidade pra comprar outra melhor.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 19:09
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Serip, pelo preço dá pra encontrar bikes melhores usadas, porem requer algum conhecimento pra não comprar coisa errada. Se tiver na duvida, a Strada 2015 tá num preço descente e aguenta bem o tranco, e no futuro você consegue vender ela com facilidade pra comprar outra melhor.

Como disse o Newhouse, a Caloi Strada 2015 tem um preço excepcional.
Uma bike como essa (nova) custa cerca de R$ 2.400 em uma loja e apenas um grupo Claris completo custa R$ 1.400.  Porém, lembre-se que essa é uma bike que possui limitações:
a-) O quadro possui uma geometria alongada que não agrada - ou atende - à todos.
b-) Os tamanhos dos quadros são maiores que a média das bicicletas.  Ou seja, o M da Caloi é próximo ao tamanho G do mercado.
c-) O drivetrain com pedivela compacto 50-34 e cassete 11-32 deixa o câmbio com vários "buracos", o que dificulta a manutenção da "passada" e torna mais difícil acompanhar um pelotão.

Geometria da Caloi Strada 2015:
- Top Tube Horizontal: 542 (P); 559mm (M) ou 588mm (G)
- Seat Tube: 440mm (P); 500mm (M) ou 550mm (G)

Apenas para comparar a Caloi 10 possui:
Seat Tube: 500mm
Top Tube: 540mm 

Pelo "perfil pessoal" que vc apresentou, sua ideia não é "passear no parque" e sim "desafiar cada ciclista na rodovia".  Então, como muito bem disse o DanielGCruz, é melhor comprar uma bike boa (ainda que usada) de primeira.
Procure por bikes com câmbios de 10v, como o Tiagra, com cassete 11-25 (com pedivelas compactos 50-34) ou 12-28 (com pedivelas tradicionais 52-39).  O pedivela Tiagra já é integrado e o conjunto "aguenta o tranco".  Há ótimas usadas no mercado, como essas:





 


Editado por Pepebike - 16 Dez 2015 as 19:25
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Serip Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2013
Itu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Serip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2015 as 11:51
Pelo que o pessoal falou aqui eu fiquei bem interessado em entrar com a Strada usada. Assim como o newhouse disse, pelo menos da pra satisfazer essa ânsia e depois pode ser fácil de vender. 
Com o relato do danielgcruz, acho q da pra confiar na bike mesmo, da pra aguentar algumas distâncias e fazendo um up deve ficar legal. 
Sobre o quadro, n sabia desse modelo top tube reto. Achei que ela ficou bem bonita Marcelo_PB. Mas acredito que é somente estética haha, sei la.
Não sabia do tamanho do quadro Pepebike, que o M era maior que o comum. Isso é uma coisa que vou precisar testar antes então, obrigado. Eu sou um pouco competitivo sim, mas como disse, somente com "maluco que pedala forte", tem muita gente q ta ali só pra lazer ou por outro motivo, nao vou "desafiar cada ciclista na rodovia" ahahaha. Qdo iniciei na MTB eu queria somente uma bike pra lazer mas acabei gostando da coisa. Tenho uma Soul SL 200, não é tudo isso, mas eu consigo andar de igual pra igual contra as MTB´s de maior valor, sei que sou limitado em algumas coisas, como a suspensão q n me deixa descer com a velocidade q outras MTB´s descem (pego na subida depois haha) e sei que peças como cubo e movimento central n aguentam toda a pressão da força exercida. Era nisso q eu estava preocupado com a Caloi Strada, se as peças aguentam esse tipo de pressão. Mas acredito que sim, até pelo fato da speed parecer mais simples, n sei. 
Sobre o drivetrain com pedivela compacto, isso vai me fazer pedalar pior que outros ciclistas com bikes melhores? Será que isso ai talvez dê pra tirar na coxa? Eu acredito que algumas coisas são válidas em um nível profissional extremo, onde até 1% pode fazer a diferença. N sei nesse caso. 

Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2015 as 15:14
Originalmente postado por Serip Serip escreveu:

Sobre o drivetrain com pedivela compacto, isso vai me fazer pedalar pior que outros ciclistas com bikes melhores? Será que isso ai talvez dê pra tirar na coxa? Eu acredito que algumas coisas são válidas em um nível profissional extremo, onde até 1% pode fazer a diferença. N sei nesse caso.

O melhor é vc projetar o rendimento da Caloi Strada 2015 em relação ao rendimento da sua atual Soul SL200.  Eu sempre parto desse ponto para novas aquisições onde a transmissão seja diferente.

a-) Soul SL200 => Pedivela 42/32/22  -  Cassete 11-34  - Pneus 26x2.00" - 27 velocidades
Cassete:   11  -13   -15   -17   -20    -23   -26   -30   -34
Variação:       18%-15%-13%-17%-15%-13%-15%-13%
Velocidade máxima corôa 3: 42x11 (a) 90rpm => 43,3 km/h
Velocidade máxima corôa 2: 32x11 (a) 90rpm => 33,0 km/h
Relação de força máxima corôa 2: 32x34 => 1 : 0,941 (10,7 km/h (a) 90rpm).

b-) Caloi Strada 2015 => Pedivela 50/34 - Cassete 11-32 - Pneus 700x23 - 16 velocidades
Cassete:  11-13    -15    -18   -21   -24   -28    -32
Variação:      18%-15%-20%-17%-14%-17%-14% 
Velocidade máxima corôa 2: 50x11 (a) 90rpm => 52,2 km/h
Velocidade máxima corôa 1: 34x11 (a) 90rpm => 35,5 km/h
Relação de força máxima corôa 1: 34x32 => 1 : 1,06 (12,2 km/h (a) 90rpm).

Como pode se observar acima, o cassete da Caloi Strada possui "buracos" de 17%, 18% e um "bem no meio" do cassete, onde vc mais precisa de marchas de 20% !!  O escalonamento é bem ruim e isso faz vc perder velocidade nas trocas de marchas. 
Só para comparar, veja o escalonamento de um cassete Tiagra de 10V 11-25 (o que eu uso):
Cassete:  11-12 -13 -14  -15 -17   -19    -21 - 23 -25
Variação:     9%-8%-8%-7%-13%-11%-10%-9%-8% 
Nesse cassete o maior "buraco" é apenas 13% e nas "pontas" os "buracos" são apenas de 8 ou 9%. 

Infelizmente, não é só "uma firula". Faz uma diferença interessante.

Só para concluir, com minha MTB de 24v (câmbio Altus cheio de "buracos") em um circuito fechado, minha velocidade média (em percurso de 45km) é cerca de 10% menor que com a bicicleta de 10V (câmbio Tiagra acima).  Um dos maiores empecilhos não é o maior peso da MTB (isso dá para "compensar na força bruta"), é o escalonamento de marchas do cassete.
 


Editado por Pepebike - 17 Dez 2015 as 16:11
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Serip Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2013
Itu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Serip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2015 as 15:29
Entendi!
Ah, acho q da pra pegar uma velocidade legal.
Da pra começar sim
Valeu cara!
Voltar ao Topo
Serip Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2013
Itu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Serip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2015 as 17:29
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por Serip Serip escreveu:

Sobre o drivetrain com pedivela compacto, isso vai me fazer pedalar pior que outros ciclistas com bikes melhores? Será que isso ai talvez dê pra tirar na coxa? Eu acredito que algumas coisas são válidas em um nível profissional extremo, onde até 1% pode fazer a diferença. N sei nesse caso.

O melhor é vc projetar o rendimento da Caloi Strada 2015 em relação ao rendimento da sua atual Soul SL200.  Eu sempre parto desse ponto para novas aquisições onde a transmissão seja diferente.

a-) Soul SL200 => Pedivela 42/32/22  -  Cassete 11-34  - Pneus 26x2.00" - 27 velocidades
Cassete:   11  -13   -15   -17   -20    -23   -26   -30   -34
Variação:       18%-15%-13%-17%-15%-13%-15%-13%
Velocidade máxima corôa 3: 42x11 (a) 90rpm => 43,3 km/h
Velocidade máxima corôa 2: 32x11 (a) 90rpm => 33,0 km/h
Relação de força máxima corôa 2: 32x34 => 1 : 0,941 (10,7 km/h (a) 90rpm).

b-) Caloi Strada 2015 => Pedivela 50/34 - Cassete 11-32 - Pneus 700x23 - 16 velocidades
Cassete:  11-13    -15    -18   -21   -24   -28    -32
Variação:      18%-15%-20%-17%-14%-17%-14% 
Velocidade máxima corôa 2: 50x11 (a) 90rpm => 52,2 km/h
Velocidade máxima corôa 1: 34x11 (a) 90rpm => 35,5 km/h
Relação de força máxima corôa 1: 34x32 => 1 : 1,06 (12,2 km/h (a) 90rpm).

Como pode se observar acima, o cassete da Caloi Strada possui "buracos" de 17%, 18% e um "bem no meio" do cassete, onde vc mais precisa de marchas de 20% !!  O escalonamento é bem ruim e isso faz vc perder velocidade nas trocas de marchas. 
Só para comparar, veja o escalonamento de um cassete Tiagra de 10V 11-25 (o que eu uso):
Cassete:  11-12 -13 -14  -15 -17   -19    -21 - 23 -25
Variação:     9%-8%-8%-7%-13%-11%-10%-9%-8% 
Nesse cassete o maior "buraco" é apenas 13% e nas "pontas" os "buracos" são apenas de 8 ou 9%. 

Infelizmente, não é só "uma firula". Faz uma diferença interessante.

Só para concluir, com minha MTB de 24v (câmbio Altus cheio de "buracos") em um circuito fechado, minha velocidade média (em percurso de 45km) é cerca de 10% menor que com a bicicleta de 10V (câmbio Tiagra acima).  Um dos maiores empecilhos não é o maior peso da MTB (isso dá para "compensar na força bruta"), é o escalonamento de marchas do cassete.
 

Pepebike, valeu cara!
Muito interessante isso ai
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2015 as 18:54
Pepebike - um engenheiro de relações de marchas LOL

manja muito
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2015 as 20:58
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

Pepebike - um engenheiro de relações de marchas LOL

manja muito

JB Tozetti - Um grande geólogo na arte de "garimpar as melhores ofertas de bicicletas" e um criterioso economista na busca de identificar o melhor custo x benefício de cada modelo. LOL

Antes de concretizar minha próxima aquisição eu vou pedir a sua opinião Embarrassed!






“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
claytonspzn Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Dez 2015
SP ZN
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonspzn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2015 as 17:59
Dando um upzinho básico para aproveitar o conhecimento da galera...
Vcs acham que uma Sprint 10 de 2014 com Grupo Claris e pedivela FSA em bom estado por 1350 é um bom negócio?
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2015 as 19:21
se o quadro estiver de acordo com seu bikefit é um ÓTIMO negócio!
Voltar ao Topo
claytonspzn Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Dez 2015
SP ZN
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonspzn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2015 as 13:16
jbtozetti, pelos números do site no grau:

Top tube efetivo + mesa:70 cm
Quadro de Speed:56.95 cm

O quadro dela é G.
Pelo que li no fórum ela tem 58,8 de top tube.
Acho que dá né?
 Agora vamos ver na prática, vou dar uma testada.


Voltar ao Topo
Airton fera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2016
Caruaru
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Airton fera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2016 as 14:51
Olá pessoas estou querendo entrar no mundo das bicicletas speed. Eu ia comprar a nova caloi strada 2015. Porém ela é inferior aos modelos speed da caloi. Aqui na minha cidade tem duas pessoas que estão vendendo bicicletas da caloi usada. Uma é a sprint 20 e outra é a caloi strada 2010. Pois ambas tem o câmbio tiagra. Porém a strada visualmente está um pouco mais conservada que a sprint 20. Gostaria da opinião de vocês para qual o modelo devo escolher. Desde já agradeço pela atenção.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2016 as 15:24
Originalmente postado por Airton fera Airton fera escreveu:

Olá pessoas estou querendo entrar no mundo das bicicletas speed. Eu ia comprar a nova caloi strada 2015. Porém ela é inferior aos modelos speed da caloi. Aqui na minha cidade tem duas pessoas que estão vendendo bicicletas da caloi usada. Uma é a sprint 20 e outra é a caloi strada 2010. Pois ambas tem o câmbio tiagra. Porém a strada visualmente está um pouco mais conservada que a sprint 20. Gostaria da opinião de vocês para qual o modelo devo escolher. Desde já agradeço pela atenção.

Sem fotos das bicicletas ou maiores detalhes é um pouco difícil.
Mas, pensando que ambas estão em igual estado de conservação, eu me inclinaria pela Caloi Strada 2010, visto que esta foi uma das melhores bicicletas de estrada produzidas pela Caloi no Brasil e possui um quadro superior (o reconhecido Kinesis).  
Enfim, como os grupos são iguais (Tiagra de 10V) e o quadro da Strada 2010 é melhor, só se a Sprint 20 tiver um "super conjunto de rodas" para ser mais interessante que a Strada 2010.
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2016 as 20:29
Além do que o Pepe comentou, faltaram os preços!
As rodas originais eram as mesmas, mas a Strada 2010 vinha com Tiagra 9v, e a Sprint 20 com Tiagra 10v.
Arsen - pedalando a Triban 3!!!
Voltar ao Topo
AlexRJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2012
Cabo Frio-RJ
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2016 as 11:07
Pois é, também estou nesse dilema, pedalo MTB mas queria pegar uma Speed  pra girar no asfalto, estou garimpando entra as Caloi mas nunca acho conforme eu quero,pensei em montar alguma com um quadro barato tipo um Viciniteh ou Venzo mesmo sabendo que ficará mais caro.
Desculpe pegar carona no tópico mas se alguém puder dar uma opinião!
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2016 as 20:23
Originalmente postado por AlexRJ AlexRJ escreveu:

Pois é, também estou nesse dilema, pedalo MTB mas queria pegar uma Speed  pra girar no asfalto, estou garimpando entra as Caloi mas nunca acho conforme eu quero,pensei em montar alguma com um quadro barato tipo um Viciniteh ou Venzo mesmo sabendo que ficará mais caro.
Desculpe pegar carona no tópico mas se alguém puder dar uma opinião!

Eu montei a minha com um quadro Vicinitech, Grupo Tiagra 10v e Rodas Shimano WH-R501.
Canote TSW (bem leve), Mesa Vicinitech, Guidão Btwin, Selim DDK, pneus Vittoria, Câmaras Rubena e etc.
A vantagem é que vc pode escolher tudo do jeito que vc gosta e depois não precisa fazer upgrades caros.
Na época ficou mais barato que qualquer bicicleta com grupo Tiagra no mercado.  A Caloi Sprint 20 já não estava mais à venda. 

Hoje, com o preço das peças nas alturas, essa alternativa (montar uma peça a peça) ainda é mais barata que comprar uma nova (tipo uma Specialized, Cannondale e etc), com Tiagra, mas o preço final ficou muito, muito mais caro. Dead
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
AlexRJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2012
Cabo Frio-RJ
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2016 as 09:00
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por AlexRJ AlexRJ escreveu:

Pois é, também estou nesse dilema, pedalo MTB mas queria pegar uma Speed  pra girar no asfalto, estou garimpando entra as Caloi mas nunca acho conforme eu quero,pensei em montar alguma com um quadro barato tipo um Viciniteh ou Venzo mesmo sabendo que ficará mais caro.
Desculpe pegar carona no tópico mas se alguém puder dar uma opinião!

Eu montei a minha com um quadro Vicinitech, Grupo Tiagra 10v e Rodas Shimano WH-R501.
Canote TSW (bem leve), Mesa Vicinitech, Guidão Btwin, Selim DDK, pneus Vittoria, Câmaras Rubena e etc.
A vantagem é que vc pode escolher tudo do jeito que vc gosta e depois não precisa fazer upgrades caros.
Na época ficou mais barato que qualquer bicicleta com grupo Tiagra no mercado.  A Caloi Sprint 20 já não estava mais à venda. 

Hoje, com o preço das peças nas alturas, essa alternativa (montar uma peça a peça) ainda é mais barata que comprar uma nova (tipo uma Specialized, Cannondale e etc), com Tiagra, mas o preço final ficou muito, muito mais caro. Dead

Qual o seu quadro Space Pró ou Roubaix,a diferença entre os dois acho que é só o garfo que no Roubaix é de carbono?
O de carbono influencia no peso e conforto certo?
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2016 as 12:57
Originalmente postado por AlexRJ AlexRJ escreveu:

Qual o seu quadro Space Pró ou Roubaix,a diferença entre os dois acho que é só o garfo que no Roubaix é de carbono?
O de carbono influencia no peso e conforto certo?

Sim, eu usei um Space Pro 500mm (50x53cm).  Eu recomendo Thumbs Up
A pintura e as soldas são muito bem feitas.  Bem melhor que nos quadros Caloi Strada 2015, Sprint 10 ou Sprint 20. 
A geometria dele também é bem interessante, muito parecida com a dos quadros Cannondale CAAD8 e Scott Speedster e distinta dos Specialized (cuja geometria eu não gosto), como abaixo, onde ST é Seat Tube, TT é Top Tube e HT é Head Tube:

Vicinitech Space Pro tamanho 500mm:
ST: 500mm
TT: 530mm
HT: 135mm

SPZ Allez tamanho 52 => tem o head tube pequeno e o top tube longo.
ST: 527mm
TT: 538mm
HT: 120mm

Comparando com a geometria de uma CAAD8 tamanho 51:
ST: 490mm
TT: 530mm
HT: 140mm

Comparando com a geometria de uma Scott Speedster tamanho 52:
ST: 490mm
TT: 530mm
HT: 136mm

Eu optei pelo Space Pro, também devido:
a-) Facilidade de aquisição.  Os quadros Vicinitech Roubaix são raros de encontrar em lojas.
b-) Garfo de alumínio.  Eu não compraria ou usaria um garfo, roda ou peça de carbono o qual eu não soubesse quem fez.  O processo produtivo da fibra de carbono requer muito cuidado, atenção à detalhes, e intenso controle de qualidade.  A Vicinitech, como vc sabe, apenas encomenda quadros de um fabricante na Ásia e os vende com a sua marca. 
Eu só me sentiria à vontade em um quadro ou garfo de carbono de marcas que realmente produzem o produto em suas instalações, como a Giant e a Merida, por exemplo. 
Já o alumínio 6061 é uma commoditie, com características técnicas rígidas e bem definidas. O alumínio de um quadro Specialized, Trek, Mosso, Giant ou Vicinitech é exatamente o mesmo, já que no mundo só há 5 ou 6 fornecedores de alumínio, todos grandes e conceituados, como Alcan, Alcoa e etc. 
c-) Não tenho referências.  Não conheço ninguém que tenha usado os modelos 2015 ou 2014 dos quadros Vicinitech Roubaix e, tampouco,  jamais vi um rodando em minha região, ao contrário dos modelos 2013 e anteriores.
d-) Achei o quadro feio.  É minha opinião pessoal, mas isso seria um "entrave" à minha compra.  Acho bem estranhos os modelos Roubaix, tanto os modelos 2014 como os 2015.  Ouso até dizer que o fornecedor desse modelo não deva ser o mesmo que fornece os quadros Space Pró para a Vicinitech.
e-) Conforto.  Eu não estava pensando em conforto. Eu faço pedais longos e o "nível de sofrência" já é naturalmente elevado.  Eu estou acostumado e optei por algo me deixasse mais à vontade pedalando.
f-) Peso. Mais uma vez, isso não era um aspecto importante.  A bike, com pedais, pesa 9,5kg.  Para mim está ótimo.  A diferença para o garfo de carbono são só algumas poucas gramas.  

Enfim, uso e recomendo o Space Pro.  Não aconselho o Roubaix, não tenho referências e não sei quem produziu o garfo de carbono dele.
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
AlexRJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2012
Cabo Frio-RJ
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2016 as 09:08
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por AlexRJ AlexRJ escreveu:

Qual o seu quadro Space Pró ou Roubaix,a diferença entre os dois acho que é só o garfo que no Roubaix é de carbono?
O de carbono influencia no peso e conforto certo?

Sim, eu usei um Space Pro 500mm (50x53cm).  Eu recomendo Thumbs Up
A pintura e as soldas são muito bem feitas.  Bem melhor que nos quadros Caloi Strada 2015, Sprint 10 ou Sprint 20. 
A geometria dele também é bem interessante, muito parecida com a dos quadros Cannondale CAAD8 e Scott Speedster e distinta dos Specialized (cuja geometria eu não gosto), como abaixo, onde ST é Seat Tube, TT é Top Tube e HT é Head Tube:

Vicinitech Space Pro tamanho 500mm:
ST: 500mm
TT: 530mm
HT: 135mm

SPZ Allez tamanho 52 => tem o head tube pequeno e o top tube longo.
ST: 527mm
TT: 538mm
HT: 120mm

Comparando com a geometria de uma CAAD8 tamanho 51:
ST: 490mm
TT: 530mm
HT: 140mm

Comparando com a geometria de uma Scott Speedster tamanho 52:
ST: 490mm
TT: 530mm
HT: 136mm

Eu optei pelo Space Pro, também devido:
a-) Facilidade de aquisição.  Os quadros Vicinitech Roubaix são raros de encontrar em lojas.
b-) Garfo de alumínio.  Eu não compraria ou usaria um garfo, roda ou peça de carbono o qual eu não soubesse quem fez.  O processo produtivo da fibra de carbono requer muito cuidado, atenção à detalhes, e intenso controle de qualidade.  A Vicinitech, como vc sabe, apenas encomenda quadros de um fabricante na Ásia e os vende com a sua marca. 
Eu só me sentiria à vontade em um quadro ou garfo de carbono de marcas que realmente produzem o produto em suas instalações, como a Giant e a Merida, por exemplo. 
Já o alumínio 6061 é uma commoditie, com características técnicas rígidas e bem definidas. O alumínio de um quadro Specialized, Trek, Mosso, Giant ou Vicinitech é exatamente o mesmo, já que no mundo só há 5 ou 6 fornecedores de alumínio, todos grandes e conceituados, como Alcan, Alcoa e etc. 
c-) Não tenho referências.  Não conheço ninguém que tenha usado os modelos 2015 ou 2014 dos quadros Vicinitech Roubaix e, tampouco,  jamais vi um rodando em minha região, ao contrário dos modelos 2013 e anteriores.
d-) Achei o quadro feio.  É minha opinião pessoal, mas isso seria um "entrave" à minha compra.  Acho bem estranhos os modelos Roubaix, tanto os modelos 2014 como os 2015.  Ouso até dizer que o fornecedor desse modelo não deva ser o mesmo que fornece os quadros Space Pró para a Vicinitech.
e-) Conforto.  Eu não estava pensando em conforto. Eu faço pedais longos e o "nível de sofrência" já é naturalmente elevado.  Eu estou acostumado e optei por algo me deixasse mais à vontade pedalando.
f-) Peso. Mais uma vez, isso não era um aspecto importante.  A bike, com pedais, pesa 9,5kg.  Para mim está ótimo.  A diferença para o garfo de carbono são só algumas poucas gramas.  

Enfim, uso e recomendo o Space Pro.  Não aconselho o Roubaix, não tenho referências e não sei quem produziu o garfo de carbono dele.

Pepebike, também tenho um pé atrás com essas peças de carbono de origem sabe se lá de onde,rs...vou pesquisando aqui mas acho que vou nesse Space Pró mesmo,acho que vai me atender.
Obrigado pelas dicas!!
Voltar ao Topo
BRUNOVIT Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Fev 2016
PAULINIA
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BRUNOVIT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 10:55
Olá pessoal,

Tenho uma Caloi Strada Vermelha metalico, pouquíssimo rodada, pedais Ultegra (novo media R$650), Rodas especiais SHIMANO (novo media R$ 1100), toda grupo TIAGRA, com assessórios e garfo carbono. Impecavel a bike!!!

Interessados R$ 3300,00. Oportunidade Unica!!!

Abs

Voltar ao Topo
Serip Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2013
Itu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Serip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 13:58
Galera, 
comprei a Caloi Strada e voltei aqui pra dar o feedback da bike.

A bike é como realmente eu imaginei. Da pra pedalar tranquilamente e fazer esforço igual a outras bikes. Porém a vida útil das peças é o que pesa no final das contas.
Minha corrente mesmo não aguenta a paulada.

Por conta do baixo custo, as peças não vão durar.
Essa é de cara a diferença.

mas pra quem vai entrar no speed e não tem muita grana, pode pegar a bike pq o bixo pega se você fazer força.



Sobre esse dado...

Velocidade máxima corôa 2: 50x11 (a) 90rpm => 52,2 km/h

Nada a ver. Se fizer força a bixa corre muito mais



Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 16:20
Originalmente postado por Serip Serip escreveu:

 Sobre esse dado...

Velocidade máxima corôa 2: 50x11 (a) 90rpm => 52,2 km/h

Nada a ver. Se fizer força a bixa corre muito mais


Isso não é coisa da minha cabeça, é matemática e física aplicada. Shocked
Se vc acha que ciência é "nada a ver", convido-o a provar (com dados científicos) que os cálculos estão errados ou que vc consegue maior velocidade com 90 rpm na relação 50x11 (no plano, na descida, claro, até eu que estou na terceira idade passo de 75 km/h). LOL

A conta é simples: para cada pedalada na corôa 50 o pinhão 11 gira 4,55 vezes a roda.
Ou seja, a 90 rpm, com 50x11 a roda gira 409,5 vezes por minuto, ou 6,825 vezes por segundo.
O pneu da bicicleta com pneu 700x23 possui uma circunferência de 2,10 m.  Assim, a bicicleta avança 2,10 x 6,825 = 14,33 metros por segundo ou 51,6 km/h. 
A diferença entre 51,6 e 52,2 km/h é que a programa que utilizei para fazer as contas no post anterior usa uma circunferência de pneu maior (o meu pneu tem 2,10m).
Percebeu?Ermm

Agora prove que vc, no plano, anda mais rápido que 51,6 km/h com 90 rpm, relação 50x11 e um pneu 700x23. Wink


Em tempo: Parabéns pela aquisição e... bora pedalar !! Embarrassed



Editado por Pepebike - 22 Set 2016 as 16:30
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Serip Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2013
Itu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Serip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 16:50
Acredito que seja verdade os dados.
Só estou te zoando cara... Exatamente por todos esses dados...


Enfim, a bike é boazinha
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 16:19
Originalmente postado por Serip Serip escreveu:

Acredito que seja verdade os dados.
Só estou te zoando cara... Exatamente por todos esses dados...


Enfim, a bike é boazinha

Pôxa, rapaz... e eu esperando que vc fosse me ensinar como pedalar mais rápido ... LOLLOL
Eu também estava de "zoação".... Embarrassed

Eu, do alto da minha velhice, só consigo chegar a uns (no máximo) 42 km/h no final da reta do autódromo de Goiânia.  E isso sem vento ou com vento à favor.  Se ventar contra...Ouch
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X