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O preço da improvisação

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MarcusLisboa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jul 2010
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    Postado: 02 Set 2022 as 16:26
Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

[QUOTE=hurry-gurits] [QUOTE=harlanrodrigo] 
A Prefeitura tinha um mapa das ciclovias que era atualizado constantemente e era muito legal ver a rede se formando e as que não ligavam nada a lugar algum já não eram mais classificadas dessa forma
Uma coisa que senti falta quando pedalei em SP foi a sinalização das ciclovias, fui do jabaquara até o parque vila lobos, e se não me engano só na região da paulista havia placas para ciclistas, chegando proximo ao parque havia varias ciclovias cruzando aonde eu estava e não havia sinalização qualquer indicando onde dava em cada direção, nem a quilometragem e altitude além de pontos relevantes!

E chegando ao parque tinha uma estação próxima de trem na marginal mas pasmem não havia acesso do parque até aquela estação, muito triste!
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MarcusLisboa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2022 as 16:22
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

São Paulo não avançou quase nada depois do fim da gestão haddad. Os governos seguintes eram contrários a esse programa, infelizmente.


Muitas ciclovias foram implantadas ligando nada a lugar algum, somente para bater km, hoje são estacionamento de carros, tem no Cambuci, Ipiranga, zona leste, Butantã, etc.... a implantação em alguns vários locais foram traumáticos para o comércio, além de ser em muitos lugares somente cicloguaches, piso péssimo, na calçada sem preparo.

Esperamos que as novas implantações sigam critérios técnicos e não eleitoreiros, assim teremos realmente ciclovias, as que estão em fase final na Indianópolis, são um exemplo.
Acho que foi relativamente bom essa ousadia de fazer varios km por vez, é verdade que é necessarui varui ajustes porém devemos também considerar:

O relevo => Em um cidade não plana acho isso muito importante

Estacionamento => Não basta ter a via para andar, tem que ter um lugar para estacionar e de preferencia com seus vários acessórios: banheiro, vestuário, chuveiro, guarda volume, bicicletario o poder publico devia ter mediante cobrança adicional se for o caso esses equipamento em todos os terminais de onibus, trem e metro, e nas repetições publicas o mínimo que seria um paraciclo descente com camera e um guarda volume. Além disso tem que se incentivar a iniciativa privada a fazer o mesmo no caso de grandes equipamentos como shoppings, hipermercados, estádios por meio de lei mediante multa, para estabelecimentos menores com desconto nos impostos (até mesmo a prefeitura pagar para estacionamentos privados disponibilizar algum numero de vagas), sem contar que paraciclos com câmeras e sistemas eletrônicos de travamento podem ser instalados em todas as praças da cidade e locais com grande atração de movimento.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
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Sei que o assunto é SP, mas vi isto aqui no Instagram e achei interessante:

https://www.instagram.com/tv/Ch7Wne0s7dj/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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harlanrodrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2022 as 08:44
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

São Paulo não avançou quase nada depois do fim da gestão haddad. Os governos seguintes eram contrários a esse programa, infelizmente.


Muitas ciclovias foram implantadas ligando nada a lugar algum, somente para bater km, hoje são estacionamento de carros, tem no Cambuci, Ipiranga, zona leste, Butantã, etc.... a implantação em alguns vários locais foram traumáticos para o comércio, além de ser em muitos lugares somente cicloguaches, piso péssimo, na calçada sem preparo.

Esperamos que as novas implantações sigam critérios técnicos e não eleitoreiros, assim teremos realmente ciclovias, as que estão em fase final na Indianópolis, são um exemplo.


Mas aí tb não pode reclamar do valor por km, como fazem com as ciclovias da Paulista e outras. Tem muita coisa pra melhorar no que foi feito, sem dúvida, mas uma rede não se cria do nada. É um processo, ainda mais em uma cidade do tamanho de SP onde 400 km não é nada.

Se viraram estacionamento o problema está na falta de fiscalização das novas gestões e nos motoristas que não respeitam o espaço do outro.

A Prefeitura tinha um mapa das ciclovias que era atualizado constantemente e era muito legal ver a rede se formando e as que não ligavam nada a lugar algum já não eram mais classificadas dessa forma
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

São Paulo não avançou quase nada depois do fim da gestão haddad. Os governos seguintes eram contrários a esse programa, infelizmente.


Muitas ciclovias foram implantadas ligando nada a lugar algum, somente para bater km, hoje são estacionamento de carros, tem no Cambuci, Ipiranga, zona leste, Butantã, etc.... a implantação em alguns vários locais foram traumáticos para o comércio, além de ser em muitos lugares somente cicloguaches, piso péssimo, na calçada sem preparo.

Esperamos que as novas implantações sigam critérios técnicos e não eleitoreiros, assim teremos realmente ciclovias, as que estão em fase final na Indianópolis, são um exemplo.
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harlanrodrigo Ver Drop Down
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São Paulo não avançou quase nada depois do fim da gestão haddad. Os governos seguintes eram contrários a esse programa, infelizmente.
Salvador, Bahia.

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MarcusLisboa Ver Drop Down
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São Vicente
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Como esta atualmente os 400 kms? A improvisação ( juntas provisórias ) viraram definitivas?
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dribeirorj Ver Drop Down
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Amigos,

Adoro o debate sobre o uso das bikes no transito, venho participando deles nos ultimos 20 anos desde as primeiras ciclovias implantadas aqui no Rio de Janeiro. Naquela epoca consideravamos impossivel qualquer projeto cicloviario em São Paulo, muita resistencia da população acompanhado pela natureza da cidade de 'produtividade total 100% voltada ao negocio', como aceitar pessoas andando de bicicleta ?

As reclamações que vi no inicio do tópico são identicas aquelas que via aqui no Rio a 20 anos, motoristas revoltados, gente falando de 'falta de planejamento' que na verdade é uma outra forma de dizer 'não foi feito da forma que eu queria', pelo que venho acompanhando , a implantação das ciclovias em são paulo foi ousada e essa é a unica forma de faze-la em uma cidade como sampa... pois se fizessem de forma modesta os criticos teriam um prato cheio para dizer : 'nao funciona, vivem vazias, etc..'
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Cuzzuol Ver Drop Down
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Restrito

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Originalmente postado por ecvitoria ecvitoria escreveu:

Pena que está em inglês, espero que alguns entendam.
Mais uma matéria pra enriquecer o debate. 

===

Bike lanes have actually sped up car traffic in New York City

Updated by  http://www.vox.com/authors/joseph-stromberg - Joseph Stromberg on September 8, 2014, 1:30 p.m. ET  http://twitter.com/josephstromberg - (a)josephstromberg  mailto:joseph%28a%29vox.com - joseph(a)vox.com
http://www.vox.com/2014/9/8/6121129/bike-lanes-traffic-new-york# - +1 EMAIL PRINT

[IMG]Second Avenue's bike lane.
http://www.vox.com/2014/9/8/6121129/%28https://www.flickr.com/photos/ifmuth/2979920567%29 - Ian Freimuth
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Since 2007, New York City has added  http://www.streetsblog.org/2014/09/03/trottenberg-promises-to-expand-bike-network-keep-best-bicycling-city-crown/ - 31 miles of protected bike lanes — that is, lanes protected by a physical barrier, such as a row of parked cars or a curb.
The main point of building protected lanes was to  http://www.vox.com/2014/6/5/5782472/study-bike-lanes-really-do-increase-biking - make biking in the city safer. But when the NYC Department of Transportation  http://www.nyc.gov//dot/downloads/pdf/2014-09-03-bicycle-path--analysis.pdf - recently studied the impact of the lanes, they found a secondary benefit: on several different avenues in Manhattan, the lanes actually helped speed up car traffic.
ON COLUMBUS AND 8TH AVE., CAR SPEEDS INCREASED SIGNIFICANTLY AFTER BIKE LANES WENT IN
The new report,  http://www.citylab.com/cityfixer/2014/09/when-adding-bike-lanes-actually-reduces-traffic-delays/379623/ - spotted by Eric Jaffe at CityLab, found that on Columbus and 8th avenues, the time it took a car to traverse a specific distance dropped significantly after the installation of the lanes, while on 1st Avenue, it increased only slightly. At the same time, rates of bicyclist injuries declined steeply on all three streets, along with Broadway, 8th, and 9th avenues.
So how did the bike lanes speed up traffic? It seems that two factors were important.
One is that, for the most part, driving lanes weren't actually eliminated when they bike lanes were built — they were simply narrowed. Additionally, the design of the bike lanes included a dedicated left-turn lane at most intersections, allowing cars to wait to turn left without holding up traffic.
What happened to car traffic when bike lanes went in

The study looked at traffic speeds for three different stretches of avenue with protected bike lanes built either in 2010 or 2011: 1st Ave. between 14th and 34th streets, 8th Ave. between 23rd and 34th streets, and Columbus Ave. between 77th and 96th streets.
On 8th Ave., on average, it took cars 14 percent less time to cover the 11 blocks after the bike lanes were installed. On Columbus, average travel times during rush hour dropped 35 percent.
[IMG]
( http://www.nyc.gov//dot/downloads/pdf/2014-09-03-bicycle-path--analysis.pdf - NYC DOT)
On 1st Ave., the report used average taxi speeds as a proxy for traffic, and there was a very slight increase in congestion: their speeds went down, from a little over 13 miles per hour to a bit over 12.
The report also looked at average taxi speeds for the entire Manhattan Central Business District (an area that includes all of Manhattan up to 86th Street). On the whole, motor vehicle speeds have remained pretty much the same since 2007 — a period during which bike lanes have been installed on these three avenues and several others. It seems that the widespread creation of bike lanes certainly isn't slowing down traffic in Manhattan, and at least in a few isolated cases, is actually speeding it up.
How bikes lanes speed up car traffic

You might imagine that these bike lanes decreased congestion by cutting down on the number of cars on the road. But if that played a role, it was very slight: on Columbus Ave., the DOT counted cars, and saw only a very slight drop in overall volume during morning rush hour, when travel times declined by 35 percent. Instead, it seems that a pair of design decisions are responsible.
One is that, in most places, creating bike lanes didn't actually require the elimination of driving lanes — they just had to be narrowed a bit.
Here's a diagram of 8th Ave., before and after the bike lane went in. In both cases, there are four full-time driving lanes, although they had to be narrowed by a few feet to accommodate the bike lane (and a parking lane that had been for driving during morning rush hour was converted to full-time parking).
[IMG]
( http://www.nyc.gov//dot/downloads/pdf/2014-09-03-bicycle-path--analysis.pdf - NYC DOT)
Although  http://vault.sierraclub.org/sprawl/articlesarrow.asp - narrower streets can slow traffic, that doesn't seem to have happened here — perhaps because traffic in this area was crawling at around 11 miles per hour to begin with.
Instead, the narrower lanes were capable of handling just as much traffic, and one major improvement to intersection design helped them handle more, while also letting bikes travel more safely.
This improvement was something called a  http://wiki.coe.neu.edu/groupsl2011transpo/wiki/9ba2b/Pocket_Lane_Examples. - pocket lane for left-hand turns: a devoted turning lane at most intersections that takes the place of the parking lane, which gets cars out of the way of moving traffic when they're making a left.
[IMG]
A left turn pocket lane on 8th Ave. ( https://www.flickr.com/photos/satanslaundromat/3901806062 - SatansLaundromat)
What happened to biker safety when bike lanes went in

Interestingly, the pocket lanes aren't primarily designed to speed up the flow of traffic — they're designed to let bikes and cars coexist more safely. Intersections with them include specialized turn signals that alternate between letting bikes ride straight or cars turn left, so there's little chance of a car turning into a bike.
Data in the new report confirm that this design — along with the construction of the protected bike lanes as a whole — did achieve another primary objective. In general, biking on these streets has become much safer.
This chart shows the number of accidents and injuries in the three years since protected lanes were completed on Broadway, 1st, 2nd, 8th, 9th, and Columbus Avenues, compared to the three years beforehand:
[IMG]
( http://www.nyc.gov//dot/downloads/pdf/2014-09-03-bicycle-path--analysis.pdf - NYC DOT)
The total number of accidents that caused injuries — whether between multiple bikers, or between bikers and cars or pedestrians — declined by 17 percent, and injuries to car occupants and pedestrians declined even more significantly.
Injuries to cyclists have stayed pretty much constant, but keep in mind that this is the raw number of injuries, not the injury rate — and during the same period, biking has become significantly more popular.
For a rate, the DOT calculates a metric they call the New York City Cycling Risk Indicator: the number of deaths or serious injuries to cyclists divided by the total number of bikers estimated to be on the street. When you take the increase in bikers into account, the risk of death or serious injury has declined on 7 of the 8 avenues with new protected bike lanes installed:
[IMG]
( http://www.nyc.gov//dot/downloads/pdf/2014-09-03-bicycle-path--analysis.pdf - NYC DOT)
This could be a result of couple factors: the new protected bike lanes, but also the sheer fact that, in general, getting more bikes on the road  http://www.pedbikeinfo.org//factsheet_crash.cfm - seems to increase biker safety.

In either case, though, this report comes to the happy conclusion that making city streets safer for cyclists doesn't have to slow them down for drivers. When  http://www.washingtonpost.com/local/bicyclist-bullies-try-to-rule-the-road-in-dc/2014/07/08/f7843560-06e3-11e4-bbf1-cc51275e7f8f_story. - cycling critics rail against the growth of bike lanes, this is something to keep in mind.


http://www.vox.com/2014/9/8/6121129/bike-lanes-traffic-new-york - http://www.vox.com/2014/9/8/6121129/bike-lanes-traffic-new-york

Excelente este post. Ainda chegaremos lá um dia....eu acho!!!
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ircalf Ver Drop Down
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Não vi nenhuma ciclovia pintada na Holanda.
Uma parte considerável é vermelha, mas nesses casos o asfalto é pigmentado ou é feita de tijolinhos vermelhos.
E o resto é da cor que for o pavimento, sem distinção.

Quando ao resto da Europa, não sei, não vi, não fui.
Tiago
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jrventurim Ver Drop Down
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Acho que não seguem as normas do DNIT na Europa ... Ciclovia ou ciclofaixa pintada tem que ser com tinta realmente específica, por que senão ...
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rsr010 Ver Drop Down
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Estive mais de uma vez na Europa e em vários lugares a ciclovia é vermelha.
Rafael Rodrigues - Rio de Janeiro
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Se o vermelho era para ficar mais visível, sinto informar que até daltônico sabe sobre contraste. Com certeza branca ou amarela seriam cores melhores. LOL

Se está no código de trânsito é pra aceitar porque esse código não foi feito por nenhum governo, mas sim por técnicos que estudaram o assunto. E foi votado por políticos de todos os partidos e estados, num período em que o vermelho ainda era visto como a cor do bicho papão. LOL

Se nos Países Baixos, e em diversos outros países é assim, deve ter um motivo. Eu nunca vi ciclovia/ciclofaixa amarela em nenhum dos textos de li, e até a tinta vermelha que foi usada aqui, já foi trocada umas 3 vezes a fim de descobrir qual era aquela que provocava menores riscos com piso molhado. Lá nos Países Baixos usam um pigmento quando o asfalto/concreto vai ser colocado. Assim, independente do custo disso e da chuva, o grip é sempre bom.

Não dá ideia errada que isso vai incitar a discussão política sem motivo. Wink




Mas no Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal emitido pelo Departamento Nacional de Trânsito, em 5.5.4, estabelecem a sinalização de ciclofaixa com uma faixa branca contínua ladeada por outra vermelha, 50% mais fina, e só. Ou seja, as ciclofaixas pintadas em toda sua largura e extensão são irregulares. No mesmo item 5.5.4 está indicado no desenho que nas ciclo faixas as guias de calçada têm de ser rebaixadas. Ou seja, realmente pintar totalmente de vermelho é contra as regras como eu havia dito em set/14 .

desculpe, não é verdade. no texto do mesmo item 5.5.4, in verbis:

"Quando não houver possibilidade da superfície ser totalmente vermelha, a MCI e a linha de bordo, utilizadas para marcação da ciclofaixa, devem ser complementadas, em sua parte interna, com linha contínua vermelha de largura (l2) de no mínimo 0,10 m, para proporcionar contraste entre estas marcas viárias e o pavimento da ciclofaixa." (o grifo é meu).

ou seja, apenas a linha vermelha somente quando não for possível pintar a faixa inteira de vermelho.

sendo possível pintar, é preciso que se pinte.

texto pode ser conferido nesse link:




Sim, mas você está fazendo confusão. MCI não é a ciclofaixa em si. É apenas a marcação da mesma. Se leu o referido artigo com imagens verá que MCI é nada mais que o contorno, as bordas, as delimitações da ciclofaixa. Até porque como já expus, se de fato o artigo estabelece que o chão devesse ser pintado, deveria também constar o índice de atrito mínimo de tal tinta, no seco e no molhado, seguindo as normas do DNIT. Coisa que não existe no artigo.
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Fabio Ver Drop Down


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E quanto ao atrito da tinta, eu não achei nada a respeito, mas sei que tem regulamentação para isso também. 
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ogum777 Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Se o vermelho era para ficar mais visível, sinto informar que até daltônico sabe sobre contraste. Com certeza branca ou amarela seriam cores melhores. LOL

Se está no código de trânsito é pra aceitar porque esse código não foi feito por nenhum governo, mas sim por técnicos que estudaram o assunto. E foi votado por políticos de todos os partidos e estados, num período em que o vermelho ainda era visto como a cor do bicho papão. LOL

Se nos Países Baixos, e em diversos outros países é assim, deve ter um motivo. Eu nunca vi ciclovia/ciclofaixa amarela em nenhum dos textos de li, e até a tinta vermelha que foi usada aqui, já foi trocada umas 3 vezes a fim de descobrir qual era aquela que provocava menores riscos com piso molhado. Lá nos Países Baixos usam um pigmento quando o asfalto/concreto vai ser colocado. Assim, independente do custo disso e da chuva, o grip é sempre bom.

Não dá ideia errada que isso vai incitar a discussão política sem motivo. Wink




Mas no Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal emitido pelo Departamento Nacional de Trânsito, em 5.5.4, estabelecem a sinalização de ciclofaixa com uma faixa branca contínua ladeada por outra vermelha, 50% mais fina, e só. Ou seja, as ciclofaixas pintadas em toda sua largura e extensão são irregulares. No mesmo item 5.5.4 está indicado no desenho que nas ciclo faixas as guias de calçada têm de ser rebaixadas. Ou seja, realmente pintar totalmente de vermelho é contra as regras como eu havia dito em set/14 .

desculpe, não é verdade. no texto do mesmo item 5.5.4, in verbis:

"Quando não houver possibilidade da superfície ser totalmente vermelha, a MCI e a linha de bordo, utilizadas para marcação da ciclofaixa, devem ser complementadas, em sua parte interna, com linha contínua vermelha de largura (l2) de no mínimo 0,10 m, para proporcionar contraste entre estas marcas viárias e o pavimento da ciclofaixa." (o grifo é meu).

ou seja, apenas a linha vermelha somente quando não for possível pintar a faixa inteira de vermelho.

sendo possível pintar, é preciso que se pinte.

texto pode ser conferido nesse link:



asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Se o vermelho era para ficar mais visível, sinto informar que até daltônico sabe sobre contraste. Com certeza branca ou amarela seriam cores melhores. LOL

Se está no código de trânsito é pra aceitar porque esse código não foi feito por nenhum governo, mas sim por técnicos que estudaram o assunto. E foi votado por políticos de todos os partidos e estados, num período em que o vermelho ainda era visto como a cor do bicho papão. LOL

Se nos Países Baixos, e em diversos outros países é assim, deve ter um motivo. Eu nunca vi ciclovia/ciclofaixa amarela em nenhum dos textos de li, e até a tinta vermelha que foi usada aqui, já foi trocada umas 3 vezes a fim de descobrir qual era aquela que provocava menores riscos com piso molhado. Lá nos Países Baixos usam um pigmento quando o asfalto/concreto vai ser colocado. Assim, independente do custo disso e da chuva, o grip é sempre bom.

Não dá ideia errada que isso vai incitar a discussão política sem motivo. Wink




Mas no Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal emitido pelo Departamento Nacional de Trânsito, em 5.5.4, estabelecem a sinalização de ciclofaixa com uma faixa branca contínua ladeada por outra vermelha, 50% mais fina, e só. Ou seja, as ciclofaixas pintadas em toda sua largura e extensão são irregulares. No mesmo item 5.5.4 está indicado no desenho que nas ciclo faixas as guias de calçada têm de ser rebaixadas. Ou seja, realmente pintar totalmente de vermelho é contra as regras como eu havia dito em set/14 .
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Depois um motorista como esse quer melhorias para o país a partir do DF. LOL
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Lei é lei.
Estou começando aqui uma divulgaçao (boca a boca)na inha cidade,sobre os deveres de quem anda de bicicleta,o mais forte,sempre na direita,nunca na contra-mao(pelo menos na Avenida,coisa bem comum aqui)
Ai coisas como as da noticia alcançarao apoio popular(leia-se quem nao anda de bicicleta)
Na pratica,estes donos de carros acharao,ninguem ta usando,vou usar(e se aparecer um guarda,pago uma cerva pra ele,ele libera)
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http://www.metro1.com.br/operacao-039-the-flash-039-transalvador-multa-e-reboca-carros-parados-em-ciclofaixa-5-52512,noticia.html
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LinosFly Ver Drop Down
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Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

...a estrutura é que vai criar a demanda.

Certamente há correlação:


Moro na Pompéia, esse meu bairro junto com os bairros vizinhos - Perdizes, Sumaré, Pacaembu, Vila Madalena - deve ter as piores subidas de SP no seu miolo (vejam o tópico 'desafio de subida: rua paris - sp'). Mesmo neste terreno nada convidativo, notei um aumento considerável de ciclistas transitando. É verdade que alguns usam bikes elétricas, o que ajuda muito. Mas há muitos guerreiros por ali. Semana passada vi uma mulher numa bike com dois filhos pequenos, pedalando na subida! =O 


No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
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Bullseye Ver Drop Down


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Não sei qual a idiotice ou razão para fazerem isso... Na ciclovia da minha rua podiam ter posto a esquerda onde não tem nenhum ponto de ônibus mas colocaram a direita com vários.

Eu acho que o risco de estar ao lado na teórica faixa de maior velocidade (esquerda) e menor que o risco real de ser esmagado por um onibus...

Os pontos cegos de um onibus sao muitos! Um ciclista passa despercebido facilmente. Fora os motoristas ogros que todos ja sofremos uma vez ao menos com eles.

Quanto ao superfaturamento somente vi argumentos a favor dele... Nenhuma simulação me convenceu que 115 reais o metro e um preço justo...

Quanto ao respeito à ciclovia aqui ja melhorou muito ontem de madrugada não tinha nenhum carro estacionado em cima...
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FAB1000 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Se o vermelho era para ficar mais visível, sinto informar que até daltônico sabe sobre contraste. Com certeza branca ou amarela seriam cores melhores. LOL

Se está no código de trânsito é pra aceitar porque esse código não foi feito por nenhum governo, mas sim por técnicos que estudaram o assunto. E foi votado por políticos de todos os partidos e estados, num período em que o vermelho ainda era visto como a cor do bicho papão. LOL

Se nos Países Baixos, e em diversos outros países é assim, deve ter um motivo. Eu nunca vi ciclovia/ciclofaixa amarela em nenhum dos textos de li, e até a tinta vermelha que foi usada aqui, já foi trocada umas 3 vezes a fim de descobrir qual era aquela que provocava menores riscos com piso molhado. Lá nos Países Baixos usam um pigmento quando o asfalto/concreto vai ser colocado. Assim, independente do custo disso e da chuva, o grip é sempre bom.

Não dá ideia errada que isso vai incitar a discussão política sem motivo. Wink




Editado por FAB1000 - 19 Set 2014 as 12:38
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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Fabio Ver Drop Down


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Outra coisa que pensei agora.

Imagina quando chover, já que as faixas ficam na sarjeta.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2014 as 12:28
Será que ciclista sem habilitação e/ou menor de idade sabe o que significa as placas de trânsito, já que não existe curso para andar na ciclofaixa? Pois se não souver, vai ser atropelado na Rua Pedro Vicente que eu já comentei anteriormente.



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sergio_moraes Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergio_moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2014 as 11:04
bom dia pessoal!
independente de haver superfaturamento ou não, é claro que devemos estar atentos a isso, temos o dever de cobrar explicações e providencia caso isso tenha ocorrido mesmo, o fato é que o pessoal do contra pode ficar de mimimi, mas a bicicleta parece que chegou com força como opção de transporte, lazer e deslocamento, prova disso é, foi divulgado hoje no jornal fala brasil da tv record, o resultado de uma pesquisa feita com os usuarios do transporte publico, e 82% dos usuarios aprova e apoia a criação e ampliação de ciclovias e ciclofaixas na cidade de são paulo Thumbs Up, isso mostra que o povo está abrindo a cabeça e os olhos para a bicicleta, é claro que ainda temos um longo caminho a percorrer, e esse caminho passa por legislação, adequação, educação, conscientização, boa vontade e por aí vai, mas sem duvida algo para se comemorar!!
abraço a todos!!
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Calegari Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Calegari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2014 as 22:41
é questão de se acostumar, logo esse povo que não aceita a mudança vai se acostumando a conviver em sociedade de verdade e a vida segue. 
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flaviosplatter Ver Drop Down
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Frase do dia:


“Paulista é um povo engraçado. Reclama mais das ciclofaixas do que da falta de água.”


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43679 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Andre131511 Andre131511 escreveu:

Não é banido por uma semana.

É bloqueado. E logo tá de volta.

A diversidade de opiniões faz parte da maioria das discussões.

Sem ofensas, óbvio.

E comentar sobre quem não pode responder não é muito adequado.



Nao comentei para ofender quem nao pode se defender,na verdade,disse que a opiniao dele era plausvel,e concreta,o q deu o bloqueio dele foi o tom q ele usou pra citar o outro membro(uso a palavra querido nun tom q ficou bem,digamos,chato)
Foi so isto q nos alertamos,que neste topico nao se deve usar de brincadeiras,pois ta meio "acalorado"
E fiz questao de frisar,todas as opinioes sao importantes
Quem tiver contato com ele pode dizer,que pelo menos da minha parte,entendi o que ele postou.E que ele voltea postar asism q possivel,nao adianta o forum especifico ter 100 000 membros,e apenas 100 postao opinioes(arece o Orkut,onde a comunidade tinha 120000 membros,mas nen 50 ativos).
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Liternit Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Jun 2011
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Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Vi alguns comentarios desagradaveis sobre minhas postagens quero esclarecer que tanto o tema de discussão desse topico quanto algumas postagens minha nele estão com suas respectivas fontes logo não são de minha autoria, favor leiam antes de postarem.

Marcus percebi isso depois de responder, mas geralmente o que você coloca tem um tema contrario a ciclovia e no forum do skycraper você segue a mesma linha. Fica confuso, mais facil colar um trecho e jogar link. Forum é para discutir e não apenas colar as materias.
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MarcusLisboa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jul 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2014 as 14:20
Vi alguns comentarios desagradaveis sobre minhas postagens quero esclarecer que tanto o tema de discussão desse topico quanto algumas postagens minha nele estão com suas respectivas fontes logo não são de minha autoria, favor leiam antes de postarem.
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Se o vermelho era para ficar mais visível, sinto informar que até daltônico sabe sobre contraste. Com certeza branca ou amarela seriam cores melhores. LOL 

Ontem dei uma andada perto de casa, e um cara saiu da garagem contudo sem ao menos ver se vinha alguma bike.
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30455 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jul 2008
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...é a mesma estória, em todo lugar. Quem não tá acostumado a ir ao cinema, quando assiste filme de ficção sai se benzendo e torcendo par ao mundo não acabar dalí a uma semana...

Aqui em Porto Alegre foi a mesma coisa, tendo inclusive um monte de ciclistas bestas indo CONTRA as ciclovias... vê  se pode!!

enfim, tem até um vereador maluco querendo passar uma lei que impede que novas ciclovias "tomem o lugar dos carros":


É isso aí, não se pode desistir.


Editado por Calliari_ciclista - 18 Set 2014 as 11:12
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Andre131511 Ver Drop Down
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Não é banido por uma semana.

É bloqueado. E logo tá de volta.

A diversidade de opiniões faz parte da maioria das discussões.

Sem ofensas, óbvio.

E comentar sobre quem não pode responder não é muito adequado.

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43679 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Jun 2011
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Ate um coordenador apareceu.
Eu tentei sintetizar,pois eu mesmo sai do tema em alguns posts anteriores.
O forum poderia ser como o twiter,ter um maximo de caracteres...(to brincando)Ai teriamos q ser claros em apenas 140 caracteres...(eu ia ter que para com reticencias...)
O problema seria posts como o do "gms",que traduziu informaçoes muito importantes(creditos tbm pro outro membro q postou em ingles)
Algumas informaçoes por si so sao extensas.
   
Entao,gastemos um tempo lendo aqueles graficos,e o que pode ser aplicado ao tema "ciclovia na Paulista ao custo de 15mi'ja q o dono do topico centrou seu texto inicial no custo total versus inutilidade da mesma,mas sempre citando a inaptidao da prefeitura em fazer algo que preste(nele ficou subjetivo opinioes partidarias,que alguns,como eu por exemplo,compreendemos por opiniao clara mesmo)

Tema do topico
Custo total X utilidade de uma ciclovia na Av.Paulista
OU:
Superfaturamento   X custos reais de uma obra no mt mais caro do Brasil.
Mençoes a partidos(como nomes) devem ser objetivas e claras(e concisas ao topico),caso contrario,omitidas ao maximo.
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Teshrrar Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Jul 2014
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Errado,nao se desculpe.Vcnao esta errado em postar conteudo partidario,apenas seo fizer de forma :Arrogante,prepotente,irresponsavel,e acima de tudo,ofensiva
Todos temos time de futiba(ou atleta peferido),algum tipo de ideologia(sim,posiçao politica,na pratica,"tomar partido"),tipo de musica,etc

Senao,seriamo robos pre-pogramados sem opiniao
Sim,somos manipulados o tempo todo,E PARA ISTO EXISTE A pooo ooi do FORum

Pra expormos,e abri-mo-nos(sei la como es escreve isto)a cachola

Pior é bater numa tecla sem ter certeza.
Robson,poste algo cara(fala um oi ai),pelo menos da minha parte,nao estou bravo,ou quero q tu poste pra ter um "saco de pancada"
Precisamos q pessoas com opiniao.
Eu mesmo,me considero,com orgulho,um troll(troll do bem,se é q existe),se ser troll insita uma discussao,q resultara em pessoas pensando,eu fiz minh a parte.
Expor opiniao é nao ter medo de ler sobre ela,nen mesmo se disserem q sou troll.

Sintetizando:Robson,sabemos ,EM parte,uqe tem razao.Eu pelomenos li o q ecreveu,e seu tom de revolta,e compartilho desta revolta
SO tentamos montar uma estrategia,pois so se indignar nao muda nada

Eu mesmo propus algo (bem)ariscado,q e deixa fazer oq for,deixa gastar o prposto,depois,nao sei como,CAIR de pau em cima de prestaçoes de tin-tin de ONDE<COMO>PORQUE foi gasto


PS:Eu nen mesmo poderia votar,caso fosse colocado em votaça,este projeto,poi snao moro em SP
SOu so o troll do forum(ja q uso a minha a bike pra tudo aqui onde moro,mas,por hora,nao tenho problemas com locomoçao em 2 rodas)

RobsonSMO está banido por 1 semana. Como pulei a discussão de vocês quando virou bate-boca, nem sei o porquê.

Mas não fazer comentários partidários seria muito bom, porque se tem algo que já estou de saco cheio é ver, na maioria das discussões, alguém falando sobre partidos ou sobre religião. Tá difícil...

E acho que todo o país pode debater sobre São Paulo, e deve. É a maior cidade do país, a que movimenta mais dinheiro, logo, o Brasil inteiro precisa ficar de olho no que acontece aqui, para reproduzir, cobrar o que é bom para as outras cidades/Estados, e para se atentar se as coisas ruins estão por aí, também.

Nossa ciclovia é um grande experimento, pois se der certo na cidade brasileira mais entupida que temos, dá certo em qualquer lugar.
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43679 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Jun 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2014 as 21:23
Errado,nao se desculpe.Vcnao esta errado em postar conteudo partidario,apenas seo fizer de forma :Arrogante,prepotente,irresponsavel,e acima de tudo,ofensiva
Todos temos time de futiba(ou atleta peferido),algum tipo de ideologia(sim,posiçao politica,na pratica,"tomar partido"),tipo de musica,etc

Senao,seriamo robos pre-pogramados sem opiniao
Sim,somos manipulados o tempo todo,E PARA ISTO EXISTE A pooo ooi do FORum

Pra expormos,e abri-mo-nos(sei la como es escreve isto)a cachola

Pior é bater numa tecla sem ter certeza.
Robson,poste algo cara(fala um oi ai),pelo menos da minha parte,nao estou bravo,ou quero q tu poste pra ter um "saco de pancada"
Precisamos q pessoas com opiniao.
Eu mesmo,me considero,com orgulho,um troll(troll do bem,se é q existe),se ser troll insita uma discussao,q resultara em pessoas pensando,eu fiz minh a parte.
Expor opiniao é nao ter medo de ler sobre ela,nen mesmo se disserem q sou troll.

Sintetizando:Robson,sabemos ,EM parte,uqe tem razao.Eu pelomenos li o q ecreveu,e seu tom de revolta,e compartilho desta revolta
SO tentamos montar uma estrategia,pois so se indignar nao muda nada

Eu mesmo propus algo (bem)ariscado,q e deixa fazer oq for,deixa gastar o prposto,depois,nao sei como,CAIR de pau em cima de prestaçoes de tin-tin de ONDE<COMO>PORQUE foi gasto


PS:Eu nen mesmo poderia votar,caso fosse colocado em votaça,este projeto,poi snao moro em SP
SOu so o troll do forum(ja q uso a minha a bike pra tudo aqui onde moro,mas,por hora,nao tenho problemas com locomoçao em 2 rodas)
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kakoniteroi Ver Drop Down
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Senhores,
Peço desculpas por ter postado um comentário com teor político partidarista.
Um dos meus objetivos no ciclismo é esquecer as mazelas da vida, e como cidadão sou oprimido pelo poder governante, seja ele de qual partido for.

Portanto desculpem-me, e estejam certos que não ocorrerá novamente.

Vamos aos pedais.
Abraço
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gms Ver Drop Down


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Para ajudar aos frequentadores do fórum que não possuem certa fluência em inglês, eis o artigo postado pelo ecviotria traduzido para português. Imagino que a tradução esteja razoável. Apenas deixei de incluir os links ao longo do texto e as legendas das fotos. 

Pista para bicicleta aumentaram a velocidade dos carros em Nova Iorque.


Atualizado por Joseh Stronberg em 8 de setembro, 2014, 1:30 p.m.

Desde 2007 a cidade de Nova Iorque implementou 50KM de pistas protegidas para bicicletas - ou seja, pistas protegidas por alguma barreira física, como uma linha de carros estacionados ou um meio-fio.

O principal motivo para se construir pistas protegidas era tornar o uso da bicicleta mais seguro na cidade. Mas quando o Departamento de Transporte de Nova Iorque estudou recentemente os impactos dessas pistas, eles descobriram um benefício secundário: em diversas avenidas em Manhattan, as pistas na verdade ajudaram a aumentar a velocidade do tráfego dos carros.

O novo relatório, apontado por Eric Jaffe do CityLav, descobriu que nas Avs. Columbus e 8, o tempo que um carro levava para atravessar uma distância específica diminuiu significativamente depois da instalação das pistas, enquanto que na Av. 1, aumentou apenas um pouco. Ao mesmo tempo, a taxa de ciclistas acidentados diminuiu drasticamente nas três ruas, assim como nas Avs. Broadway, 8 e 9.

Então como a pista para bicicleta aumentou a velocidade de tráfego? Parece que há dois fatores importantes.

Um é que, na maioria dos casos, pistas para os carros não foram eliminadas quando a pista para a bicicleta foram construídas - elas foram simplismente estreitadas. Somadas a isso, o design das pistas de bicicleta incluiram uma pista dedicada para conversões para a esquerda na maioria das intersecções, permitindo que os carros esperem para virar para a esquerda sem prender o trânsito.

O que aconteceu com o trânsito quando as pistas para bicicleta foram implementadas

O estudo olhou a velocidade do tráfego em três extensões diferentes nas avenidas com pistas protegidas para bicicletas e que foram construídas entre 2010 e 2011: A Av. 1 entre as ruas 14 e 34, a Av. 8 entre as rudas 23 e 34 e a Av. Columbus entre as ruas 77 e 96.

Na Av. 8, em média, os carros levaram 14% menos tempo para percorrer os 11 blocos depois que as pistas para bicicleta foram instaladas. Na Columbus, a média de tempo de percurso durante o horário do rush caiu em 35%.

[IMG]

Na 1a avenida, o relatório utilizou a velocidade média dos taxis como proxu para o tráfego, e houve um pequeno aumento no congestionamento: suas velocidades diminuiram de um pouco acima de 13 milhas por hora para um pouco acima de 12.

O relatório também olhou para a velocidade média dos táxis para todo o Distrito Comercial do Centro de Manhattan (uma área que engloba toda a Manhattan até a Rua 86). No todo, a velocidade dos veículos automotores permaneceu praticamente a mesma desde 2007 - um período no qual as pistas para bicicletas foram instaladas nessas três avenidas e em diversas outras. Parece que a ampla criação de pistas para bicicleta não está tornando o tráfego mais devagar em Manhattan e, pelo menos em alguns casos isolados, está, na verdade, tornando-o mais rápido.

Como pistas para bicicleta aumentam a velocidade dos carros.

Você deve estar imaginando que essas pistas para bicicleta diminuiram o congestionamento ao cortar o número de carros nas ruas. Mas se elas conseguiram isso, foi de maneira bem tímida: o Departamento de Tráfego contou os carros na Av. Columbus e viu apenas uma ligeira queda no volume total durante o horário de rush matutino, quando os tempos de viagem diminuíram 35%. Na verdade, parece que um par de decisões de design foi o responsável.

Um é que, na maioria dos locais, a eliminação de uma pista para os carros não foi necessária - as pistas foram apenas estreitadas.

Aqui está um diagrama da Av. 8 antes e depois da implementação da pista para bicicleta. Em ambos os casos há quatro pistas para os carros, embora eles tenham sido estreitadas cerca de 30 cm cada para acomodar a pista para bicicleta (e uma pista para estacionamento que era usada como pista de rolagem durante o horário do rush matutino foi transformada em pista de estacionamento permanente).

[IMG]

Embora pistas mais estreitas possam tornar o tráfego mais lento, isso não parece ter acontecido aqui - talvez porque o tráfego nesta área já estava se arrastando a 17 km/h.

Em vez disso, pistas mais estreitas foram capazes de suportar o mesmo tanto de tráfego, e uma melhora importante no design das intersecções ajudou-as a suportar ainda mais, ao mesmo tempo em que permitiu as bicicletas trafegarem com mais segurança.

A melhora foi algo chamado de "mini pista" para curvas para a esquerda: uma pista específica para as curvas em quase todas as intersecções que utiliza parte da pista de estacionamento e que retira os carros do fluxo quando eles precisam fazer a curva.

[IMG]

O que aconteceu com a segurança do ciclista com a pista para bicicletas.

Curiosamente, as mini pistas não foram desenhadas com o intuito de acelerar o fluxo do tráfego - eles foram desenhadas para permitir que bicicletas e carros coexistam de forma mais segura. Intersecções com ambos inclui sinalização especial para que alterne entre permitir que os ciclistas sigam reto e permitir que os carros façam a curva, diminuindo a chance de um carro fazer a curva em cima de uma bicicleta.

Dados no novo relatório confirmaram que esse design - junto com a construção das pistas protegidas para bicicleta como um todo - alcançaram outro objetivo primário. No geral, pedalar nessas ruas se tornou mais seguro.

Este gráfico mostra o número de acidentes e feridos em três anos desde que as pistas protegidas foram concluídas nas Avs. Broadway, 1, 2, 8, 9 e Columbus, comparado com os três anos anteriores.

[IMG]

O número total de acidentes que resultaram em feridos - seja entre diversos ciclistas ou entre ciclistas e carros ou pedestres - caiu em 17%, e ferimentos entre ocupantes dos carros e pedestres caiu de maneira ainda mais significativa.

Lesões em ciclistas se manteve praticamente constante, mas tenha em mente que esse é o número total de lesões, não a taxa de ciclistas lesionados - e durante o mesmo período, o uso da bicicleta se tornou significativamente mais popular.

Para uma taxa, o Departamento de Tráfego calcula uma métrica que eles chamam de Indicador de Risco ao Ciclista na Cidade de Nova Iorque: o número de mortes ou ferimentos graves em ciclistas divido pelo total estimado de ciclistas na rua. Quando você leva em conta o aumento do número de ciclistas, o risco de morte ou lesão séria diminuiu nas 7a e 8a avenidas com as novas pistas protegidas.

[IMG]

Isso pode ser o resultado de alguns fatores: as novas pistas protegidas para bicicleta, mas também o simples fato de que, no geral, colocar mais bicicletas nas estradas parece aumentar a segurança do ciclista.

Em qualquer caso, esse relatório chega à feliz conclusão de que tornar as ruas mais seguras para os ciclistas não precisa torná-las mais lentas para os carros. Isso é algo a se ter em mente quando os críticos à bicicleta argumentarem contra a expansão das pistas para bicicleta.

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flaviosplatter Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
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Cheguei agora vindo do trabalho e percebi muitos ciclista no horario depois das 17 horas. Imagina se Guarulhos tivesse ciclovia igual a que o Haddad fez em Sampa...
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LinosFly Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Sintetizando o tema aqui,para quem nao tem tempo(tempo sim,se for pra ler tudo q ja foi postado,levara uma hora)
Um projeto para construçao de uma infra-estrutura pouco maior q uma ciclovia(ciclofaixa e ciclovia sao diferentes)na AV.Paulista.
Paradoxo: 3.4km X custo de 15 milhoes

Resumindo opinioes:Sabemos q esta supefaturado(so nao sabemoso qto,ma 15 mi...),mas uma ciclovia destas sera epica,em plena Paulista(o projeto todo,a nivel Brazil,pretende 400km ate 2016,isto sim é epico).O projeto parece bom,talvez posa melhorar,e tentamos achar termos 'plausiveis" pra se gastar 15 mi
Na verdade,È UM PROJETO.Ninguem sabe se vai ou nao(ou se como a estadios,o orça vai ate subir...vixi),so se sabe q sera caro.

Pessoal, não sei exatamente o quanto está caro ou está superfaturado essa obra. Quando penso que pra reformar completamente um banheiro aqui em SP, o custo com material e MO fica em torno de 5k (uma boa reforma com um bom pedreiro), alguns milhões pra mexer em plena Paulista não me parece assim tão absurdo. Vou dar um exemplo bem bobinho: a remoção do entulho da obra. Qualquer aterro sanitário está MUITO longe da paulista. Só de frete já fica o preço de um rim no black market. E o aterramento da fibra óptica? As grades de segurança? Alguém tem idéia de como mão de obra de trabalhador civil aqui em SP está escassa e cara?

Agora, o que tem que ser questionado é: precisa alargar em 50cm o canteiro central? Se isso pudesse ser evitado, não daria pra economizar uma boa grana?
Que dá para fazer com menos dinheiro, tenho certeza que sim. Mas daí achar que com 500k já é suficiente, creio que não.

O que não dá pra aceitar é essa galera que não lê a proposta, se lê não interpreta, se interpreta o texto não tem conhecimento do local e depois vem aqui discutindo o sexo dos anjos achando que com 50real se pinta uma faixa delimitadora. O tópico tem tudo pra ser de ótima utilidade pública e a poluição do mesmo só estraga tudo.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
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