Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Prender uma mesa AheadSet em um garfo stander
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Prender uma mesa AheadSet em um garfo stander

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Prender uma mesa AheadSet em um garfo stander
    Postado: 17 Jun 2014 as 14:45
Galerinha, Eu estou com uma duvida e pergunto se alguém já o fez??

É o seguinte, eu comprei um garfo Tange 700c de cromoly, com os pinos para vbrake para usar na minha futura híbrida ....

Tá até ai tudo bem....

O problema é que a minha mesa é AheadSet e o garfo é de rosca stander.....
Para prender o garfo no quadro eu vou usar a caixa de centro HeadSet própria para garfo de rosca.... Mas eu estou com dó de cortar o garfo e estou pensando e colocar a mesa presa no garfo sem usar o adaptador para usar mesa Aheadset em garfo de rosca.....
Claro que não vou prender a  mesma diretamente sobre as roscas do garfo, e nem da porque o diamâtro externo do cano do garfo é 25.4mm e a mesa é para usar em garfos over 28. alguma coisa mm......

Então eu pensei fazer uma bucha com um cano de água de PVC de 1"(medida interna do cano) . Essa bucha eu rosquearia sobre a rosca do garfo e prenderia a mesa nela....
Eu pensei no PVC porque ele é plástico e conforme o aperto da mesa e irá moldar sobre a rosca o garfo sem danifica-la, ... Uma bucha feita de alumínio está fora de questão porque a mesma poderia danificar  a rosca do garfo....

Eu fiz um pré teste aqui com um toco de cano velho que tinha aqui e aparentemente a mesa ficou bem firme no garfo.... Mas como ainda vou demorar um pouco para montar a bike  não  tenho como fazer teste pratico no momento....


Edit 18/06/2014: Eu fui pesquisar nos sites dos fabricantes de canos de PVC ( Amanco e Tigre) e não existe cano de 1"de medida interna( até tem mas a medida externa é 32mm).... Só externa, e esse é o cano de 25mm . O pedaço que eu havia testado era a Ponta/bolsa(emenda que vem alargado no ponta do cano) de um de 25mm ....

Agora a noite eu consegui encaixar o cano de 25mm mesmo, para isso eu tive que cortar o cano na vertical.... Mais tarde eu posto algumas fotos de como ficou....

Edit 18/06/2014 : Para adicionar as Ibagem.....












Editado por zex - 18 Jun 2014 as 13:55
Voltar ao Topo
HwBlack Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2014
Bahia
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HwBlack Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 21:30
E qual o problema em usar o adaptador? Tenho uma bike stander e uso o adaptador e funciona muito bem.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 22:11
Originalmente postado por HwBlack HwBlack escreveu:

E qual o problema em usar o adaptador? Tenho uma bike stander e uso o adaptador e funciona muito bem.


Opa!É que para usar o adaptador, eu teria que serrar garfo, coisa que não gostaria de fazer , só em ultimo caso....
Voltar ao Topo
onoda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2014
SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar onoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 01:26
no conjunto da caixa de direção STANDARD ja tem uma peça que rosqueia e esconde a parte rosqueada do garfo, ainda vem uma borracha seladora...


nunca vi nada parecido com o que voce quer fazer, acho que a melhor alternativa seria usar um adaptador como esse mesmo...
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 02:03
Originalmente postado por onoda onoda escreveu:

no conjunto da caixa de direção STANDARD ja tem uma peça que rosqueia e esconde a parte rosqueada do garfo, ainda vem uma borracha seladora...


nunca vi nada parecido com o que voce quer fazer, acho que a melhor alternativa seria usar um adaptador como esse mesmo...


Por isso que eu perguntei no tópico, se alguém já tinha feito algo parecido, porque eu não achei nada similar aqui no fórum..........HEhehe

Se eu colocar o adaptador sem cortar o garfo,  a mesa ficará muito alta..... Por isso que eu estou procurando um meio alternativo...

Mais tarde eu coloco algumas fotos de como que ficou a bucha feita com o cano de pvc......












 


Editado por zex - 18 Jun 2014 as 02:04
Voltar ao Topo
CristianRMS Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Abr 2014
Joinville
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CristianRMS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 13:07
   Eu vou fazer parecido mas não vou tem que usar nenhuma bucha pq o garfo e Over. Esse msms garfo já estava montado com a mesa diretamente encima da rosca do garfo e não danificou ela, será que essa de PVC que tu colocou vai ter uma boa durabilidade?

Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 14:07
Originalmente postado por CristianRMS CristianRMS escreveu:

   Eu vou fazer parecido mas não vou tem que usar nenhuma bucha pq o garfo e Over. Esse msms garfo já estava montado com a mesa diretamente encima da rosca do garfo e não danificou ela, será que essa de PVC que tu colocou vai ter uma boa durabilidade?



Infelizmente eu não sei te responder...Acho que isso eu só vou descobrir na pratica depois que montar a bike, mas do jeito que ficou firme cair não vai...heheh.. Eu acredito que deva ter uma boa durabilidade, visto que o cano de PVC ficou bem preso , ele entrou rosqueado , e não sai do garfo sem desrosquear  mesmo sem apertar a mesa.... A mesa também entrou bem justa e isso sem apertar... A única coisa que eu preciso cuidar é na hora de ajustar/apertar a mesa para que a mesma fique com a fenda alinhada com a fenda do cano de PVC e com a do garfo.... Isso garante um aperto uniforme sobre o cano de PVC....   
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2014 as 16:00
Um Update.... Eu fiz a montagem e por enquanto está tudo Okay, sem folgas ... isso que já rodei uns 80Km com a bike .....

Eu montei o garfo na bike da seguinte forma ..... Instalei um par de bacia Over 1-1/8 da Neco direto no quadro.... Depois  eu instalei um par de bacias Stander também da Neco , dentro da bacia over( uma encaixou forme dentro da outra )....Então e  instalei o garfo igual como é feito em um quadro Stander de rosca Head-set , com porca e tudo mais....

Quanto a mesa, eu instalei a Aranha dentro da espiga do garfo ( Igual como é feito com as Aranhas em garfos Ahead-set), depois  coloquei a bucha de PCV(como mostrado por mim no tópico)e por ultimo a mesa.... Para apertar a mesa, primeiro eu encostei a mesa sobre a porca que trava a caixa de direção, depois eu apartei bem o parafuso que prende a tampinha da mesa na aranha e por ultimo eu apertei bem os parafusos da mesa..... 


Uma coisa é certa.... O garfo pode até quebrar, mas  ele não cai do quadro não ...heheh



 
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 11:54
po, mas vc fez um puta cabrito só pra não cortar o garfo? Qual o motivo? 

esse pvc vai comer rapidinho. Vai começar a bater o garfo, vai estourar a caixa de direção. Isso que nem vou falar da aranha que vc colocou e matou o garfo de vez... se quiser usar normal agora vai ter que empurrar ela pra baixo até encaixar a mesa, e ficar com o defunto dentro do garfo Tongue
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 12:04
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

po, mas vc fez um puta cabrito só pra não cortar o garfo? Qual o motivo? 

esse pvc vai comer rapidinho. Vai começar a bater o garfo, vai estourar a caixa de direção. Isso que nem vou falar da aranha que vc colocou e matou o garfo de vez... se quiser usar normal agora vai ter que empurrar ela pra baixo até encaixar a mesa, e ficar com o defunto dentro do garfo Tongue


 
Defunto dentro do garfo LOLLOLLOLLOL
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 14:14
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

po, mas vc fez um puta cabrito só pra não cortar o garfo? Qual o motivo? 

esse pvc vai comer rapidinho. Vai começar a bater o garfo, vai estourar a caixa de direção. Isso que nem vou falar da aranha que vc colocou e matou o garfo de vez... se quiser usar normal agora vai ter que empurrar ela pra baixo até encaixar a mesa, e ficar com o defunto dentro do garfo Tongue


Mas o garfo está preso da maneira antiga( sistema Headset)... usando a porca presa na rosca do garfo ... e a mesa eu prendi no que sobrou da espiga acima da porca que prende a caixa de direção.....Eu não estou prendendo o garfo pelo sistema Aheadset....   Não é a mesa que está segurando o garfo mas sim a porca ..Claro sem contar que a pista de cima do sistema Headset também rosca e ajuda a prender o garfo.... Se aparecer folga na entre a caixa de direção e o garfo, a culpa será da qualidade da caixa de direção a não ser que ela afrouxe na porca , principal problema de uma caixa de direção no sistema Headset...

Eu estou fazendo isso como experiência... Na verdade eu quero ver quanto tempo que o PVC aguenta até apresentar algum tipo de folga....Isso eu só vou descobrir com o tempo de uso....

Outro motivo é que eu fiquei com dó de cortar o garfo depois do trabalho que deu para encontra-lo.. Sem contar que eu achei aqueles adaptadores para prender a mesa Aheadset muito pesados, mesmo os de alumínios fora que eu acho eles bem feio, então pensei em montar algo diferente ....

Ela ficou assim ....






Editado por zex - 11 Ago 2014 as 14:22
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2014 as 07:40
se não quer cortar, mas sem cabritos, dá pra usar espaçadores na espiga original. Aí vc usa uma mesa quill normal, e fica tudo suave. Eu usei assim um tempo. Tô tentando botar uma foto da minha bike que usei, mas não sei se é o forum ou a minha internet que tá ruim, e tá leeeento. São espaçadores de uma polegada, que vc coloca antes da última porca de fixação.

By the way, toda essa folga aí nos seu encaixes é pq vc não apertou, certo?

de resto:
http://www.amazon.com/Profile-Design-Threadless-Size-Converter/dp/B0028N14GQ

50g. Levinha. Eu tô usando um adaptador na minha bike pq queria usar um guidão compacto. MAS, eu acho que vou comprar uma mesa quill mais alta mesmo e usar guidão clássico. Acho que fica mais certo na bike. Foda é que no Brasil é ruim pra achar qq coisa clássica, e quando tem o povo acha que vale ouro. LOLLOL

EDIT: hmmm, pesquisei por aí e acho que esse peso tá BEM mentiroso. O mesmo produto em outros sites dizem pesar 160g. Ainda bem mais leve que os GTS da vida, mas ai um desses mais uma mesa já começa a ficar quase pau a pau com uma mesa standard normal. Cry


Editado por klhada - 12 Ago 2014 as 09:24
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2014 as 13:59
Se a cabritagem apresentar folga com muita frequência, , ai eu terei que usar o adaptador   um cuja a medida seja 22mm( medida interna a espiga stander) para 28.6mm ( medida externa de uma espiga over)....


Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2014 as 09:05
Talvez ajude , talvez complique uma possivel solução...
http://www.pedal.com.br/forum/caixa-de-direcao-aheadset-em-garfo-rosca-adaptado_topic19900.html
Voltar ao Topo
ernestomez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ernestomez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2014 as 11:50
velho, que role só pra não usar o adaptador.

a propósito, é meio que padrão cortar o excesso de espiga dos garfos com rosca, não?
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2014 as 14:38
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Talvez ajude , talvez complique uma possivel solução...
http://www.pedal.com.br/forum/caixa-de-direcao-aheadset-em-garfo-rosca-adaptado_topic19900.html


Eu já tinha visto esse tópico , mas não tem mais as fotos do adaptador que o "Jassa" mencionou ...
Lá falaram em usar veda rosca.... mas veda rosca é muito fraco para isso...

Originalmente postado por ernestomez ernestomez escreveu:

velho, que role só pra não usar o adaptador.

a propósito, é meio que padrão cortar o excesso de espiga dos garfos com rosca, não?


Normalmente o pessoal corta a espiga do garfo para não deixar a mesa muito alta.... Mas isso é uma questão de gosto pessoal.... Até porque se a espiga for longa , ao instalar o adaptador ou uma mesa comum(aquela que é fixada dentro da espiga), a mesma ficaria bem alta....


Editado por zex - 13 Ago 2014 as 14:44
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 12:20
Update - 11-09-2014 ...

Eu estou dando um retorno para avisar que a bike já completou 230km e os "cabritos" quero dizer  a mesa  ainda está presa sem nenhum tipo de problema ou sem folgas nem nada de anormal...  Vamos ver até onde ela aguenta até apresentar algum tipo de folga( na mesa, e não na caixa de direção..) e com o tempo eu estarei  atualizando o tópico  falando sobre os cabritos,  estarão okay ou não......  


Editado por zex - 11 Set 2014 as 12:22
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2014 as 11:28
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Update - 11-09-2014 ...

Eu estou dando um retorno para avisar que a bike já completou 230km e os "cabritos" quero dizer  a mesa  ainda está presa sem nenhum tipo de problema ou sem folgas nem nada de anormal...  Vamos ver até onde ela aguenta até apresentar algum tipo de folga( na mesa, e não na caixa de direção..) e com o tempo eu estarei  atualizando o tópico  falando sobre os cabritos,  estarão okay ou não......  

Muito mimimi por nada. Isso que você fez não é nada demais e funciona muito bem. Já fiz antes só que com bucha de alumínio que é mais seguro que plástico. A bike roda assim há anos e nunca deu nada.
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2014 as 11:39
Você usou a bucha de alumínio em cima das roscas? Não roda sem um batente?
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2014 as 12:56
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Você usou a bucha de alumínio em cima das roscas? Não roda sem um batente?


Eu usei o cano de pvc justamente para não machucar a rosca do garfo e nem machucar a mesa....  E por enquanto está funcionando..
Voltar ao Topo
lmcardinali Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 15 Fev 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:171
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lmcardinali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2014 as 00:32
Não dá pra colocar uma bucha de alumínio, abrindo rosca interna nela? Você a rosquearia no garfo e este continuarua com a rosca intacta.
Voltar ao Topo
Busato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2008
Floripa - SC
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2014 as 23:21
O problema é que quando se faz a rosca na espiga, a parede da espiga fica mais fina, o que enfraquece a estrutura... pode quebrar logo abaixo de onde a mesa ahead prendeu... tome muito cuidado com essa gambiarra. Eu já pensei em fazer algo do tipo, mas colocaria algum reforço por dentro, até mesmo um adaptador daqueles tradicionais cortados na parte de cima, mas ficaria o encaixe por dentro da rosca da espiga, só pra garantir.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2014 as 15:26
Originalmente postado por Busato Busato escreveu:

O problema é que quando se faz a rosca na espiga, a parede da espiga fica mais fina, o que enfraquece a estrutura... pode quebrar logo abaixo de onde a mesa ahead prendeu... tome muito cuidado com essa gambiarra. Eu já pensei em fazer algo do tipo, mas colocaria algum reforço por dentro, até mesmo um adaptador daqueles tradicionais cortados na parte de cima, mas ficaria o encaixe por dentro da rosca da espiga, só pra garantir.


Mas no meu caso eu acho que não tem perigo de quebrar, pois a espiga ficou bem curta(uns 45mm a cima da porca da caixa de direção,) , com espaço apenas para prender a mesa, sem contar que mesa ficou apoiada em cima da porca que prende o garfo na caixa de direção....... Ou seja ela ficou travada e não tem espaço para se movimentar.... Antes que eu me esqueça, a aranha que está dentro do garfo usada para prender a tampinha, não deixa amassar a espiga caso aperte de mais a mesa..

O que faz rachar é a movimento da espiga (como se tivesse entortando pra frente e para trás) ,mas isso só acontece se a espiga for muito longa e ou se ficar alguma folga entre a mesa e o garfo...

O que eu estou dizendo é o que eu estou observando na pratica....Sempre procuro por folgas.... Mas como até agora não apareceu nenhuma... Eu estou mandando brasa....HEheheh ..

Mas pelo que eu tenho observado,  Acho que vai ser mais fácil entortar um aro do que tirar a mesa do lugar........ 













Editado por zex - 26 Dez 2014 as 15:27
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
pedalvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2012
Butantã
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedalvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 21:54
Teste
Voltar ao Topo
pedalvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2012
Butantã
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedalvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 22:00
Não consigo imaginar como um sistema de caixa de direção com porca e contraporca pode ser chamado de aheadset. Só porque se usa no garfo standard uma mesa (avanço) do mesmo tipo que se usa nos aheadset de verdade (stem clamp), isso não torna aheadset nem a caixa de direção nem o garfo. "Adaptador aheadset" é só um nome comercial para uma peça que permite o uso de mesas stem clamp em garfos standard, mas continua não tendo nada de aheadset nem no garfo nem na caixa de direção, é só enganação. Aliás, esse adaptador torna o sistema ainda mais frágil que o sistema antigo de porca em forma de cunha.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 11:44
Originalmente postado por pedalvieira pedalvieira escreveu:

Não consigo imaginar como um sistema de caixa de direção com porca e contraporca pode ser chamado de aheadset. Só porque se usa no garfo standard uma mesa (avanço) do mesmo tipo que se usa nos aheadset de verdade (stem clamp), isso não torna aheadset nem a caixa de direção nem o garfo. "Adaptador aheadset" é só um nome comercial para uma peça que permite o uso de mesas stem clamp em garfos standard, mas continua não tendo nada de aheadset nem no garfo nem na caixa de direção, é só enganação. Aliás, esse adaptador torna o sistema ainda mais frágil que o sistema antigo de porca em forma de cunha.


O sistema de porca e contra porca não  vira Aheadset só por usar uma mesa Aheadset.....  Esse sistema continua Headset...... O adaptador também não tranforma o sistema em Aheadset..... No caso o adaptador permite usar uma mesa Aheadset em um sistema Headset .....Aheadset é um  sistema de como o conjunto de caixa de direção, garfo e mesa são presos no garfo.....Do mesmo jeito o sistema Headset é outro......


Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 13:46
Com o tempo  o PVC vai começar a trabalhar e sua mesa ficara levemente solta.... plastico e metal nestas condições  não te darão um aperto legal. cada um deles trabalha de forma diferente - dilatação, pressão,, o próprio plástico PVC vai começar a desgastar com a pressão, vibração, forças e movimento que agem ali na mesa. Fosse assim a fábrica já faria tais peças;  Faça  uma bucha de latao ou aluminio rosqueada sobre o garfo e aí sim coloque a mesa...
isso é uma questão de segurança
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 14:02
Um dia, quando começar a incomodar e você quiser fazer algo bonitinho, podes comprar uma dessas:
http://www.pedalokos.com/index.asp?id_pag=609&id=8094
Uma caixa redutora de 1.1/8" (over - 28,6mm) pra 1" (standard - 25,4mm) para garfos de rosca

E aí um adaptador desses:
http://www.ciclourbano.com.br/pecas/adaptador-para-mesa-ahead-set-25-4mm.html

Morre com 50 pila e não se incomoda mais Wink



Editado por ircalf - 29 Mai 2015 as 14:02
Tiago
Voltar ao Topo
pedalvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2012
Butantã
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedalvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 14:20
Quer dizer que Headset é diferente de Aheadset? No sites em inglês só se vê a palavra headset
Voltar ao Topo
pedalvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2012
Butantã
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedalvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 14:21
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por pedalvieira pedalvieira escreveu:

Não consigo imaginar como um sistema de caixa de direção com porca e contraporca pode ser chamado de aheadset. Só porque se usa no garfo standard uma mesa (avanço) do mesmo tipo que se usa nos aheadset de verdade (stem clamp), isso não torna aheadset nem a caixa de direção nem o garfo. "Adaptador aheadset" é só um nome comercial para uma peça que permite o uso de mesas stem clamp em garfos standard, mas continua não tendo nada de aheadset nem no garfo nem na caixa de direção, é só enganação. Aliás, esse adaptador torna o sistema ainda mais frágil que o sistema antigo de porca em forma de cunha.


O sistema de porca e contra porca não  vira Aheadset só por usar uma mesa Aheadset.....  Esse sistema continua Headset...... O adaptador também não tranforma o sistema em Aheadset..... No caso o adaptador permite usar uma mesa Aheadset em um sistema Headset .....Aheadset é um  sistema de como o conjunto de caixa de direção, garfo e mesa são presos no garfo.....Do mesmo jeito o sistema Headset é outro......


Quer dizer que Headset é diferente de Aheadset? No sites em inglês só se vê a palavra headset

Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 14:48
headset é o termo em inglês para caixa de direção

Aheadset é uma marca registrada (ou já foi registrada e não é mais) para um sistema de headset (ou caixa de direção) onde não existe rosca


Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2015 as 00:20
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Com o tempo  o PVC vai começar a trabalhar e sua mesa ficara levemente solta.... plastico e metal nestas condições  não te darão um aperto legal. cada um deles trabalha de forma diferente - dilatação, pressão,, o próprio plástico PVC vai começar a desgastar com a pressão, vibração, forças e movimento que agem ali na mesa. Fosse assim a fábrica já faria tais peças;  Faça  uma bucha de latao ou aluminio rosqueada sobre o garfo e aí sim coloque a mesa...
isso é uma questão de segurança


Por incrível que pareça o a mesa da minha bike ainda está firme...... Mas eu não descarto a opção de fazer uma bucha de aluminio na próxima manutenção......Eu vou trocar a pista de cima que vai rosqueada no garfo porque a mesma ficou feia e perdeu o brilho do cromo.


Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

Um dia, quando começar a incomodar e você quiser fazer algo bonitinho, podes comprar uma dessas:
http://www.pedalokos.com/index.asp?id_pag=609&id=8094
Uma caixa redutora de 1.1/8" (over - 28,6mm) pra 1" (standard - 25,4mm) para garfos de rosca

E aí um adaptador desses:
http://www.ciclourbano.com.br/pecas/adaptador-para-mesa-ahead-set-25-4mm.html

Morre com 50 pila e não se incomoda mais Wink



Eu montei a minha com bacia  porque eu procurei ná época uma caixa dessa aqui na cidade mas não consegui encontrar....As bacias estão firmes, sem sinal de folga........

A bike já deve estar chegando  proxímo  dos 900km......rodando desse jeito...., mas na proxima manutenção eu vou adotar a dica da bucha de aluminio pra ver como que vai ficar....

Por enquanto não a há nessidade de usar o adaptador.... apesar de já ter comprado um há algum tempo


Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

headset é o termo em inglês para caixa de direção

Aheadset é uma marca registrada (ou já foi registrada e não é mais) para um sistema de headset (ou caixa de direção) onde não existe rosca




Os fabricantes vendem a caixa para garfo sem rosca como sendo Aheadset e para garfos com rosca como sendo Headset, isso independente de ser over ou stander.....




Editado por zex - 30 Mai 2015 as 00:26
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2015 as 17:49
Esse feriado eu aproveitei para trocar a parte da caixa de direção que estava com o cromo ruim.....Mas na hora de montar a mesa novamente o toco de cano não deixou dar o aperto necessário  para manter a mesa firme, então  resolvi mudar .....

Fuçado em casa eu achei uma penera velha de limpar piscina, na ponta dela tinha um toquinho de alumínio do diametro que precisava.... Externamente esse toquinho media 28.6mm, porém a medida interna era um pouco maior do que os 25.4mm que precisava para prender no garfo......

Procurando mais um pouco eu achei um rodo velho e nesse rodo tinha um cabo de alumínio 25.4mm só que bem ..... Peguei e cortei um pedaço dele também... Como os 2 eram cano de alumínio lisos, eu dei uma lixada na vertical com uma lixa ferro 80, para que ficassem ásperos . Fiz isso na parte externa e na parte interna dos 2 canos....

Nos 2 canos eu fiz um corte na vertical igual ao do de PVC para que o cano seja prensado e de o aperto na espiga..... A montagem eu fiz da seguinte forma.... Coloquei primeiro o cano mais fino, com o corte virado para o lado oposto  risco que tem na vertical na rosca do garfo como esse cano tinha a a mesma medida externa do garfo , o mesmo abriu um pouco a aumentou o seu diâmetro externo...

O outro cano eu instalei por cima desse só que com o corte virado para o lado do risco vertical da garfo espiga do garfo. Como ele abriu um pouco também a mesa entrou um pouco apertada, mesmo tendo soltado totalmente os parafusos... E por fim eu dei o perto na mesa....  Desse jeito ficou bem melhor do que estava antes....

Porque o cano que usei é macio e não vai machucar a rosca do garfo, sem contar que o aperto da mesa em volta da espiga do garfo ficou muito mais uniforme, e precisou de menos aperto para deixar a mesa com a mesma firmeza que estava antes de desmontar..... Eu fiz a mudança porque  cada vez  que fosse mexer na mesa e na caixa de direção, eu teria que trocar o cano de PVC, sem contar que o aperto que fica bem mais distribuído  em volta da espiga e o alumínio do cabo do rodo, como é macio , ele praticamente se moldou em volta da rosca do garfo, igual como aconteceu no cano de pvc....Mas com a vantagem de poder remontar varias vezes........

Agora é testar para ver se o upgrade vai aguentar...hahahahahaLOL Ahhh  Talvez de para usar um toco over de espigar de garfo de alumínio, mas eu não sei dizer se pode danificar a rosca....

Ahh antes que eu me esqueça....

Um colega tentou montar no mesmo jeito que eu fiz, mas ele levou azar porque a espiga dele rachou quando ele foi instalar a aranha..... A espiga rachou no risco vertical da rosca onde aranha entrou.. Essa área da espiga é bem fina....  Nesse caso ele teve que serrar o garfo e teve que usar o adaptador.......

Não deu para tirar fotos do processo porque eu estava sozinho em casa e o meu celular é branco........
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 20:29
Cimo o Klhada disse do defunto dentro do garfo deixa eu ressuscitar esse tópico pois pairam dúvidas de ordem prática bem semelhante ao Zex. Lembro q o Zex tinha receio de dano a rosca do garfo se pusesse una bucha de alumínio. Afinal como tá seu sistema hoje, funciona sem sobressaltos? Postarei tbm fts p/  tentar esclarecer melhor visando uma  solução técnica.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 20:40
Memo familiarizado com o processo tá dando erro na hora de carregar. Ouch
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 20:42
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 20:44
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 20:48
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Cimo o Klhada disse do defunto dentro do garfo deixa eu ressuscitar esse tópico pois pairam dúvidas de ordem prática bem semelhante ao Zex. Lembro q o Zex tinha receio de dano a rosca do garfo se pusesse una bucha de alumínio. Afinal como tá seu sistema hoje, funciona sem sobressaltos? Postarei tbm fts p/  tentar esclarecer melhor visando uma  solução técnica.


 Aqui a gambi modificada continua firme, não mexi mais....Continua firme.... Apesar de não  ter rodado muito com a bike nesse período( Eu acho que foi +- uns 1000 KM)... Até a gora não precisei refazer o ajuste da caixa de direção e nem o ajuste de aperto da mesa....  Eu não andei muito porque eu tenho 3 bikes e sempre faço rodízio entre elas......
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 20:48
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 21:02
Veja se seu objetivo é igual ao meu: pretendo usar uma mesa aheadset over encaixado num garfo standard com Rosca. Como VC não pretendo usar aquele horroroso adaptador. 1- Conforme ilustração e fotos da bucha 25,4mm de alumínio consigo apenas por acima da ultima rosca do garfo standard pois ele é de medida semelhante certo? 2- Para encaixar em volta do garfo e encaixar a mesa over sobre a bucha, esta bucha não teria q ser ligeiramente superior a 25,4mm (standard) e inferior a 28,6mm (over)?


Editado por Ligeirinho - 13 Mai 2016 as 21:25
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X