Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Competições - Estrada / Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Race Across America 2014 -- Começa hoje!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Race Across America 2014 -- Começa hoje!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Race Across America 2014 -- Começa hoje!
    Postado: 10 Jun 2014 as 06:27
Não encontrei ninguém discuindo sobre a RAAM. Eu sou fãnzaço dessa corrida -- foi por causa de um  documentário sobre a RAAM (Bycicle dreams, de Stephen Auerbach) que eu comecei a pedalar (antes eu ficava só no girinho, ia para a padaria, e essas coisas -- hoje, monto e desmonto a bike, giro centenas de quilômetros por semana, perdi vários kg, faço musculação etc. etc. A última coisa que a bcicleta fez por mim, e que me deixou bastante feliz, foi o meu cardiologista elogiar a minha atual condição de saúde, antes eu jurava que ele só servia para falar que tudo estava ruim)! Desde então eu acompanho e respiro a RAAM. Daqui uns cinco ou seis anos, quem sabe eu tenha condições ($) para pedalar a RAAM (este é meu bicycle dream...)!

Eu imagino que aqui tenham outros fãs da RAAM! Bom, serão mais algumas horas até a largada e uma semana e pouco até o primeiro ciclista cruzar a linha de chegada (Christoph Strasser?)! Infelizmente, não vou poder acompanhar as transmissões ao vivo, mas nos próximos dias a RAAM vai ficar mais perto da minha vida... :-)

Pronto, declarei o meu amor! :-)
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 11:50
Também sou fã da RAAM, Ricardo. O troço é muito extremo e eu admiro muito mais os ultraciclistas que chegam a uma RAAM do que os pró-tour porque a RAAM parece ser muito mais exigente, além do fato de que 99% dos caras que fazem a RAAM são amadores como eu e você. Eu simplesmente não consigo entender como alguém que trabalha cerca de 8 horas por dia e tem uma família a zelar ainda consegue se preparar para uma corrida como essas! Pra falar a verdade, dada toda a dificuldade, já fico espantado com os que conseguem se qualificar e largar, ainda mais se for estrangeiro! O cara tem que correr atrás de patrocínio, montar equipe, treinar feito um cavalo, deslocar-se até os EUA com equipamentos, etc.

Quanto aos documentários, eu tenho o DVD original tanto do Bicycle Dreams quanto do Race Across America, ambos feitos pelo Auerbach. Comprei dele no Ebay.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 11:56
Ah... E quanto ao meu palpite, acho que dá Strasser. Quem seria seu principal concorrente, o eterno segundo colocado, Gulewicz? Esse nunca foi páreo pros caras da ponta.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Miler Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Fev 2005
Santos - SP
Offline
Mensagens:1788
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miler Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 13:32
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Ah... E quanto ao meu palpite, acho que dá Strasser. Quem seria seu principal concorrente, o eterno segundo colocado, Gulewicz? Esse nunca foi páreo pros caras da ponta.

Treino constantemente com Claudio Clarindo, e neste último sábado perguntei porque não estava lá largando, e infelizmente o motivo de sempre, GRANA !

Acho que se tiver vontade, ainda mais sendo atleta apenas, não é uma missão impossível, agora (segundo Clarindo) ter disponível em torno de R$ 80.000,00 para bancar uma aventura destas, aí sim o bicho pega !

E olha que o cara tem patrocínios de peso: Garmin, Specialized, Oakley...
Voltar ao Topo
yurigonzaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurigonzaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 15:26
tava treinando em Campos num fds desses e encontrei com dois ciclistas, pai e filho, que haviam participado no ano anterior em quatro pessoas (turnos de seis horas). Além do carro de apoio, tinham médico, nutricionista. Gastaram US$ 200 mil (US$ 50 mil cada ciclista, ou cerca de R$ 112 mil hoje). 
Voltar ao Topo
carlitu_bc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2013
Bxda Santista
Offline
Mensagens:507
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlitu_bc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 15:44
Eu sinceramente não conhecia muito sobre, mas fiquei bem interessado vendo o relatos de vocês.

Vou procurar este documentário para ver...
Caiçara já nasce bicicleteiro!
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 18:25
Esse ano tem outro brasileiro na solo. O Ricardo Arap. Não sei nada sobre ele.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 23:11
fiquei sabendo atrasadão. ilustrando um pouco, ano passado a primeira mulher a terminar foi a Maria Parker:



Este ano, tem outra manceba de peso na disputa, Jacquie Schlitter:


A Jacquie está sendo apoiada, em vários sentidos, pela Maria e seu marido, e buscando fundos pro projeto http://www.3000milestoacure.com/.

Segue o leaderboard:


EDITADO: já deu DNF (did not finish) pro brasileiro Ricardo Arap



Editado por ninocoutinho - 11 Jun 2014 as 23:15
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
agorasim™ Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Jul 2013
são paulo
Offline
Mensagens:372
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar agorasim™ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2014 as 23:33
segue o facebook da equipe "vencendo Desafios Team Brasil"

o Marcio é o responsável pela equipe.

a Dez anos participando consecutivamente..... tiro o capacete pra esse cidadão...gente boa demais....treina na ciclovia do rio pinheiros sempre. tem apenas 64 a figura.

https://www.facebook.com/VencendoDesafiosTeamBrasil?ref=profile
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 05:51
O Arap é veterano na prova. Ontem ele havia desistido, após o 4º posto de controle. :( Não sei o que aconteceu, procurei no facebook para ver se tinha alguma notícia mas não encontrei. Vi umas fotos que publicaram no Ride Farther dele, acho que nesse 4º posto.
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 09:00
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Também sou fã da RAAM, Ricardo. O troço é muito extremo e eu admiro muito mais os ultraciclistas que chegam a uma RAAM do que os pró-tour porque a RAAM parece ser muito mais exigente, além do fato de que 99% dos caras que fazem a RAAM são amadores como eu e você. Eu simplesmente não consigo entender como alguém que trabalha cerca de 8 horas por dia e tem uma família a zelar ainda consegue se preparar para uma corrida como essas! Pra falar a verdade, dada toda a dificuldade, já fico espantado com os que conseguem se qualificar e largar, ainda mais se for estrangeiro! O cara tem que correr atrás de patrocínio, montar equipe, treinar feito um cavalo, deslocar-se até os EUA com equipamentos, etc.

Quanto aos documentários, eu tenho o DVD original tanto do Bicycle Dreams quanto do Race Across America, ambos feitos pelo Auerbach. Comprei dele no Ebay.
 
Eu sou fascinado pelo mundo do ultraciclismo! São provas que exigem do atleta tanto preparo físico, como uma solidez psicológica. Eu sempre lembro da cena do Bob Breedlove apontando para a cabeça quando indagado sobre o que diferencia um atleta finalista da RAAM e um que tem o DNF na planilha. É um esporte extremo, de limite. Ontem assistindo ao recap, na conferência, um dos palestrantes, dizia que mais pessoas haviam subido o Everest que finalizado a RAAM. Dex, no Unfinished Business, escreveu que o número de finalistas da RAAM é igual ao de homens que foram ao espaço (também, menciona esse dado do Everest)... ;-)
 
Eu também fico impressionado com o fato de que grande parte dos ciclistas que disputam a RAAM sejam pessoas como qualquer uma de nós. E isso que parece tornar a prova ainda mais apaixonante! É feito por pessoas que, sobretudo, amam pedalar.
 
Eu gosto de ciclismo em geral, mas realmente tenho um carinho especial pelo ultraciclismo. Aliás, existe muito pouca discussão sobre ultraciclismo em qualquer lugar!
 
Abraços,
Voltar ao Topo
MOISESRETKA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MOISESRETKA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 09:25
 
Bom dia a todos.
 
Ricardo, você que gosta tanto de provas de ciclismo de longa distância, não te interessa as provas de Randonnée / Audax?
 
Estas temos aqui no Brasil, em SP inclusive, e são provas que começam em 200km e vão até 1.000km.
 
Estas provas qualificam para as provas maiores que acontecem no exterior, principalmente na Europa, onde temos o PARIS-BREST-PARIS, 1.200km, o LONDRES-EDIMBURGO-LONDRES, 1.400km, o 1.001 Milhas da Italia (1.600km), MADRID-GIJON-MADRID, SOFIA-VARNA-SOFIA e trocentas outras provas de longa distância, tudo voltado para o público amador. Inclusive algumas dessas provas qualificam para a RAAM.
 
Faz parte dos meus planos algum dia tentar o RAAM, mas é algo fora da realidade esta prova.
 
Hoje já sofro horrores para completar uma série no Brasil, quem dirá partir para provas acima dos 4 dígitos.
 
Quem sabe um dia... rssss
 
Um abraço
Moisés
 
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 12:09
Esse ano tem um tio russo de reclinada também, Nino. É a segunda tentantiva dele. Na primeira ele desistiu. É interessante pois quem olha para o equipamento dele nem imagina que ele tá fazendo uma RAAM. Dá uma procurada sobre ele no Google que você vai entender. É o Sergey Zimin, que já tem mais de 70 anos de idade!!!!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 12:12
Originalmente postado por RicardoWatanabe RicardoWatanabe escreveu:

O Arap é veterano na prova. Ontem ele havia desistido, após o 4º posto de controle. :( Não sei o que aconteceu, procurei no facebook para ver se tinha alguma notícia mas não encontrei. Vi umas fotos que publicaram no Ride Farther dele, acho que nesse 4º posto.

Ah... Só agora vi o DNF no leaderboard para ele. Na última vez que olhei ainda não constava. Também ainda não consegui ver o recap porque vídeos são bloqueados aqui no serviço.

Quanto ao Arap, não lembro de ter visto o nome dele em anos anteriores, mas às vezes minha memória é bem falha. Quando foi(oram) a(s) outra(s) tentativa(s) dele e como foi(oram) o(s) resultado(s)?
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 12:20
Bah... Pelo jeito esse ano a solo vai ser bem sem graça! Strasser já passou pela TS 14 e Gulewicz ainda tá na 11ª! Levando-se em consideração que é o Strasser na ponta, fica difícil de imaginar que ele estaria se queimando muito agora de maneira a sofrer no final, o que poderia tornar as coisas mais competitivas e interessantes. Ele vai abrir cada vez mais!

Bons foram os anos nos quais houve disputa acirrada entre Robic (RIP) vs Wyss e Schoch vs Strasser.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 10:13
E deu Strasser! :-)

7 dias, 15 horas e 56 minutos! Com um percurso maior que o do ano passado!

Estou alucinando...
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 11:56
Strasser é tão foda que, dependendo do percurso, ano que vem entra pra fazer em menos de sete dias! TongueDada a idade dele, caso não aconteça nada de inesperado ao longo dos anos, ele vai conseguir dominar a prova por muito e muito tempo!

Legal que, pelo que andei vendo, no país dele ele é um atleta com bom reconhecimento, coisa mais do que merecida!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 22:39
Só vou respeitar essa prova quando houver a obrigatoriedade de parada para descanso de no mínimo 6h por dia.
Isso de dormir só 1/2 hora nas três primeiras noites, para tentar ganhar no solo, andando em transito aberto, é insano e perigoso, põe vidas em risco e não estou falando só dos ciclistas.
Até acontece o acidente que vitimou dezenas em LeMans, um piloto podia rodas solo as 24hs pilotando, mas hoje é no máximo 3h contínuas.
E isso foi na década de 50, onde eu acho que a RAAM estaria melhor "ajustada no tempo".
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2014 as 04:13
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Strasser é tão foda que, dependendo do percurso, ano que vem entra pra fazer em menos de sete dias! TongueDada a idade dele, caso não aconteça nada de inesperado ao longo dos anos, ele vai conseguir dominar a prova por muito e muito tempo!

Legal que, pelo que andei vendo, no país dele ele é um atleta com bom reconhecimento, coisa mais do que merecida!


Eu penso a mesma coisa. Ele é um atleta bastante jovem, dentro do ultraciclismo ainda mais! Acho que, pelo menos para os próximos anos, dificilmente teremos outro ultraciclista capaz de superá-lo! Eu estive assisti aos vídeos que ele divulgou no youtube (que é um resumo de um dvd) e parece, salvo engano, que até o sexto dia de prova, ele tinha dormido 5 horas! Nas últimas fotos ele estava desgastado, mas ainda sim pedalou forte até o final!

Comparando com outros atletas, acho que quando ele passava pelo TS50, ele estava a quase 17mph, enquanto, Pattison (segundo lugar) já pedalava a 14mph! Ontem, antes de sair para o trabalho, por volta da 6h da matina, eu me assustei quando vi que Strasser pedalava a pouco mais 8km/h, achei que o joelho dele tinha ido pros quiabos (queixa dele no dia anterior). Depois, quando cheguei ao trabalho, me surpreendi quando vi que ele tinha fechado a prova!

Strasser nos proporcionou uma prova belíssima!

Sobre Ricardo Arap, eu acho que essa era a sua oitava RAAM, mas, na solo, se não me engano, essa foi a primeira vez.
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2014 as 04:26
Originalmente postado por MOISESRETKA MOISESRETKA escreveu:

 
Bom dia a todos.
 
Ricardo, você que gosta tanto de provas de ciclismo de longa distância, não te interessa as provas de Randonnée / Audax?
 
Estas temos aqui no Brasil, em SP inclusive, e são provas que começam em 200km e vão até 1.000km.
 
Estas provas qualificam para as provas maiores que acontecem no exterior, principalmente na Europa, onde temos o PARIS-BREST-PARIS, 1.200km, o LONDRES-EDIMBURGO-LONDRES, 1.400km, o 1.001 Milhas da Italia (1.600km), MADRID-GIJON-MADRID, SOFIA-VARNA-SOFIA e trocentas outras provas de longa distância, tudo voltado para o público amador. Inclusive algumas dessas provas qualificam para a RAAM.
 
Faz parte dos meus planos algum dia tentar o RAAM, mas é algo fora da realidade esta prova.
 
Hoje já sofro horrores para completar uma série no Brasil, quem dirá partir para provas acima dos 4 dígitos.
 
Quem sabe um dia... rssss
 
Um abraço
Moisés
 


Oi Moisés!

Perdoe-me não ter respondido antes.

Eu conheço o Audax! Eu pedalei Boituva, depois não tive mais condições de participar de outras provas (cogitei fazer Queluz, mas já não deu certo para mim -- estava me qualifcando no mestrado e tentando conciliar minha pesquisa com o trabaho e ficou difícil). Ano que vem estou programando a minha agenda para pedalar os brevets de 200 e 300 (se der certo, uma prova por mês), e no ano seguinte pretendo fazer a série completa.

Depois de Boituva, só pedalei o Desafio Rural porque era "do lado da minha casa".

Abraços!
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2014 as 05:13
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Só vou respeitar essa prova quando houver a obrigatoriedade de parada para descanso de no mínimo 6h por dia.
Isso de dormir só 1/2 hora nas três primeiras noites, para tentar ganhar no solo, andando em transito aberto, é insano e perigoso, põe vidas em risco e não estou falando só dos ciclistas.
Até acontece o acidente que vitimou dezenas em LeMans, um piloto podia rodas solo as 24hs pilotando, mas hoje é no máximo 3h contínuas.
E isso foi na década de 50, onde eu acho que a RAAM estaria melhor "ajustada no tempo".


Eu respeito a sua opinião, mas gostaria de contra-argumentar... ;-)

O que caracteriza a RAAM é ser uma prova non stop clock. Veja que não é a distância que é o elemento característico da prova, vez que existem outras provas tão longas quanto a RAAM (o Giro d'Italia, Tour de France etc.). Se inserirmos o descanso obrigatório, o espírito da RAAM se esvai!

A RAAM é, sim, uma prova extrema, de limite, que leva o ser humano a condição de miséria física e mental, isso é inegável. E a falta de descanso é só um dentre tantos outros riscos! Veja-se que ninguém nunca ousou sugerir a um mountain biker que se deveria cortar árvores e retirar pedras e raízes das trilhas para aumentar a segurança, certo?

Sendo non stop, o descanso não é programado. Assim também são as provas de Audax mencionadas pelo Moises, itens acima (embora digam ser não competitivo, no Audax lutamos contra nosso ego e é tentador pedalar sem dormir e fazer o mínimo de paradas possível -- é só se juntar ao bolo, na largada, e você vai ouvir conversas como: "vamos pedalar forte, mantendo média de 50km/h (!)", "só vamos parar nos PCs" etc...).

Eu não vejo como inserir a obrigatoriedade de descanso na RAAM sem prejudicar a radicalidade da prova. Fazer isso seria castrar a RAAM. Isso é mais ou menos como dizer que o ultraciclista que participa das 24h de Sebring, para cada hora pedalada, tem que fazer um intervalo de 10 minutos (veja o absurdo! poderia ser um minuto e já seria um absurdo!).

Esse é o mundo do ultraciclismo!

Abraços,
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2014 as 07:46
Originalmente postado por RicardoWatanabe RicardoWatanabe escreveu:


 
Eu sou fascinado pelo mundo do ultraciclismo! São provas que exigem do atleta tanto preparo físico, como uma solidez psicológica. Eu sempre lembro da cena do Bob Breedlove apontando para a cabeça quando indagado sobre o que diferencia um atleta finalista da RAAM e um que tem o DNF na planilha. É um esporte extremo, de limite. Ontem assistindo ao recap, na conferência, um dos palestrantes, dizia que mais pessoas haviam subido o Everest que finalizado a RAAM. Dex, no Unfinished Business, escreveu que o número de finalistas da RAAM é igual ao de homens que foram ao espaço (também, menciona esse dado do Everest)... ;-)
 
Eu também fico impressionado com o fato de que grande parte dos ciclistas que disputam a RAAM sejam pessoas como qualquer uma de nós. E isso que parece tornar a prova ainda mais apaixonante! É feito por pessoas que, sobretudo, amam pedalar.
 
Eu gosto de ciclismo em geral, mas realmente tenho um carinho especial pelo ultraciclismo. Aliás, existe muito pouca discussão sobre ultraciclismo em qualquer lugar!
 
Abraços,


Ricardo, embora sua comparação tenha sido clara (no sentido de passar a informação que vc queria) acho interessante comentar que o Everest já não é mais o mesmo.

Dá uma olhada nisso:

Everest Maxed Out

Os Sherpas fixam cordas para os clientes subirem, e o que se vê é uma montanha imensa usando um colar com alpinistas em vez de contas

Não que seja fácil, mas já não é mais uma aventura como um dia foi.

Acho que esse pessoal faz a comparação com o Everest por ser uma referência que qq pessoa entende, mas duvido que a maioria saiba como é atualmente.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2014 as 07:50
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Só vou respeitar essa prova quando houver a obrigatoriedade de parada para descanso de no mínimo 6h por dia.
Isso de dormir só 1/2 hora nas três primeiras noites, para tentar ganhar no solo, andando em transito aberto, é insano e perigoso, põe vidas em risco e não estou falando só dos ciclistas.
Até acontece o acidente que vitimou dezenas em LeMans, um piloto podia rodas solo as 24hs pilotando, mas hoje é no máximo 3h contínuas.
E isso foi na década de 50, onde eu acho que a RAAM estaria melhor "ajustada no tempo".


Não tenho as estatísticas, mas acho que deve morrer mais gente em provas de ciclismo "normais" do que num RAAM. E nem vou colocar doping na conta, afinal esse mal pode ser comum a ambas as provas.

Mas dito isso, concordo que poderia ser feita uma "neutralização obrigatória" de, digamos, umas 4 ou 6h por dia. Mal não iria fazer. Atleta forte continua sendo atleta forte, e os fracos continuam fracos, com ou sem descanso. Se beneficiar ao fraco, beneficiará também ao forte.

Só não sei se de fato isso traria benefícios palpáveis para a segurança.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2014 as 22:36
Nada contra ultra-isso ou ultra-aquilo, desde que em circuitos fechados, então.
Cada um que busque e administre o risco que bem entender para si.
Mortalidade na RAAM de fato é baixa para o risco, o problema é o risco inerente assumido a terceiros, quando transitando em estradas abertas.
Imagine um apagão de um sujeito pedalando solo há dias sem dormir, resultando em desvio para o meio da pista (nem vou pesquisar na internet, tem diversos exemplos de tops das ultra vítimas disso) e você freando e desviando em emergência com tua família dentro do carro?

Sebring, que eu saiba, é um circuito fechado, bem como as trilhas de MTB em competição.

Fechou circuito, podem pedalar até desmaiar, delirar, babar, o que quiser, sem problemas.

Quando proibiram pilotar 24hs solo em LeMans, também falaram de "matar o espírito de endurance da prova". Acho que isso não aconteceu.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2014 as 18:35
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Nada contra ultra-isso ou ultra-aquilo, desde que em circuitos fechados, então.
Cada um que busque e administre o risco que bem entender para si.
Mortalidade na RAAM de fato é baixa para o risco, o problema é o risco inerente assumido a terceiros, quando transitando em estradas abertas.
Imagine um apagão de um sujeito pedalando solo há dias sem dormir, resultando em desvio para o meio da pista (nem vou pesquisar na internet, tem diversos exemplos de tops das ultra vítimas disso) e você freando e desviando em emergência com tua família dentro do carro?

Sebring, que eu saiba, é um circuito fechado, bem como as trilhas de MTB em competição.

Fechou circuito, podem pedalar até desmaiar, delirar, babar, o que quiser, sem problemas.

Quando proibiram pilotar 24hs solo em LeMans, também falaram de "matar o espírito de endurance da prova". Acho que isso não aconteceu.


Point made. Aí concordo plenamente. É que o "charme" da coisa é cruzar uma grande extensão continental, mas de fato se quisessem dava pra fazer a competição no rolo, com colchonete do lado . Teríamos a RTCBOO (Race There Can Be Only One, ou se quiser pode chamar de Corrida McLeod)

Quem está competindo assume o risco, mas colocar em risco outros usuários do local já não faz sentido. Também acho que o fato de nunca ter acontecido nada não pode ser pretexto para alegar que nunca irá acontecer.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2014 as 18:37
MAS aí cabe um comentário... Que dizer do pelotão do jóquei? Ou mesmo dos nossos rolês de final de semana? Não é exatamente onde nos matamos de pedalar até cair, mas de fato ocorrem não poucos tombos nessas condições.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2014 as 11:02
Acabo de ver no leaderboard que o Dennis Johnson terminou, sendo o primeiro colocado da categoria 60-69 anos e, se estou certo, o primeiro estadunidense solo a terminar:


As duas equipes brasileiras: vencendo desafios e spirit of brazil, continuam na parada e pelo jeito terminam hoje, amanhã ou pouco depois. A spirit of brazil é uma dupla de ciclistas, um brasileiro e um argentino, e outros 10 brasileiros no apoio. a vencendo desafios tem 3 ciclistas brasileiros e 1 português, com outros 10 da equipe entre brasileiros e portugueses. um dos ciclistas parece ser um tio bem experiente no raam.**


** editado: agora vi que o forista agorasim já tinha comentado sobre o márcio, mais acima, neste tópico.


Editado por ninocoutinho - 21 Jun 2014 as 11:28
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2014 as 11:40
Originalmente postado por RicardoWatanabe RicardoWatanabe escreveu:

Eu não vejo como inserir a obrigatoriedade de descanso na RAAM sem prejudicar a radicalidade da prova. Fazer isso seria castrar a RAAM.

Em 2006 foi criada a categoria enduro, onde os caras eram obrigados a descansar por um tempo. Com o tempo a categoria foi eliminada porque não havia interessados em participar dela. Vejam aqui.

In 2006 the race format changed significantly with the addition of a Solo Enduro division, in which riders were obliged to rest off the bike for a total of 40 hours at specified points across the country. The 40 hours were to be deducted from a rider's total time at the end of the race. These changes were made to improve safety and shift the emphasis to long-distance riding speed and away from the capacity to endure sleep deprivation. Because the intention was to phase out the traditional format, it was announced that henceforth the official RAAM champion would be the winner of the Solo Enduro division. In the first year the winner was 50-year old Jonathan Boyer, who had won the fourth edition of RAAM twenty-one years earlier. However, interest in the Enduro format rapidly faded among riders, and the division was soon eliminated.

Acho normal que nem todos gostem das regras do ultraciclismo. Tem gente que acha futebol uma merda, outros acham ciclismo uma bosta, alguns dirão que ultraciclismo é um cu, etc. O fato é que ciclismo e ultraciclismo são coisas bastante diferentes, e percebo que ciclistas parecem não compreender muito bem o ultraciclismo.


Editado por lgalicki - 23 Jun 2014 as 11:41
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2014 as 11:45
Originalmente postado por RicardoWatanabe RicardoWatanabe escreveu:

Eu penso a mesma coisa. Ele é um atleta bastante jovem, dentro do ultraciclismo ainda mais! Acho que, pelo menos para os próximos anos, dificilmente teremos outro ultraciclista capaz de superá-lo!

Eu acho que nem mesmo Jure Robic seria páreo pra ele, caso ainda estivesse vivo. O Robic ganhou a RAAM cinco vezes, além de diversas outras provas significativas, mas ele nunca conseguiu imprimir um ritmo tão forte quanto o Strasser.

E sim, o Strasser ainda é piazão novo dentro do ultraciclismo.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
radMG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar radMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2014 as 22:54

Relato do brasileiro que completou um dos mais difíceis desafios ciclísticos do mundo

http://www.praquempedala.com.br/blog/relato-do-brasileiro-que-completou-um-dos-mais-dificeis-desafios-ciclisticos-do-mundo/#.U6jZPfldUUs

Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2014 as 11:04
Austríacos são machos, machos, machos mesmo, viu?!

Wolfgang Fasching venceu a RAAM em 97, 2000 e 2002 e anunciou que iria deixar de lado o ultraciclismo. Realmente o sujeito se afastou por um bom tempo, mas resolveu votar fazendo talvez a maior loucura da vida dele. Ele está cruzando a Rússia de oeste a leste de bicicleta, o que dá cerca de 10000 km, e a meta é fechar a rota em 24 dias, o que dá uma média de 416 km.

Tá aqui o site dele: http://www.russiac2c.com/

No momento, ele já está na empreitada faz pouco mais de 8 dias e já percorreu pouco mais de 4000 km. Shocked
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2014 as 13:44
Putz a coisa é "pior" ainda:

É que além do percurso ser maior que a RAAM, há trechos tensos, ele está pedalando road e mtb para poder completar o trajeto, a coisa não é só asfalto lisinho, quero dizer, nem é só asfalto...Confused

É provável que a média diária dele caia daqui em diante, mas se ele manter a atual é capaz de fechar o percurso próximo de 20 dias, considerando que pra começar o cara já enfrentou algumas pedreiras, não é impossível. De qualquer forma 10.000Km, é mais que pedalo por ano.Confused
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X