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Fox Shox - Upgrande Scott Spark 2013

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gvcabral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Mai 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gvcabral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Fox Shox - Upgrande Scott Spark 2013
    Postado: 31 Mai 2014 as 14:56
Pessoal, tenho uma Scott Spark 910, ano 2013. Esse modelo vem com o shox da DT Swiss específico para a Spark, Nude 2. Bem, ele possui 3 posições com mudança no remoto, sendo totalmente aberto (full travel), parcialmente aberto e travado (curso zero). Não tenho grandes reclamações desse Shox da DT Swiss, mas eu não o aproveitava muito, visto que o usava apenas na posição mediana e no longo asfalto de volta pra casa, na posição  travado. Na posição aberto, ele era muito ruim e não tinha um bom funcionamento. Somado a isso, após 1 ano com a bike, surgiu um barulho estranho que demorei descobrir. Com ajuda e muito tempo, a conclusão era de que o barulho vinha do olhal do shox. De ambos os olhais. Tente fazer de tudo, menos trocar os rolamentos de dentro dele. Seria a última saída. O barulho era nulo na posição travada e bem constante nas demais posições. Um outro colega que também tem uma spark do mesmo ano, reclamou do mesmo problema. Pesquisando em fóruns estrangeiros, li que muitas pessoas passaram pelo mesmo problema, sem contar que muitas pessoas reclamavam demais do funcionamento do shox, que não era o meu caso. Praticamente, todas as pessoas acharam uma solução: substituir o shox nude 2 da DT Swiss pelo Fox, que fosse pelo RP23, RPL ou CTD.
Decidi reunir as informações necessárias e adquiri o Shox Fox CTD Kashima (sem remoto) e os redutores necessários para os olhais no quadro Spark ano 2013.
A instalação é super simples e rápida. Fiz isso ontem e hoje foi o teste numa trilha com muitas deformações e buracos.
Primeiro fiquei surpreso, no bom sentido, de como tinha esquecido sobre a excelente leitura de terreno dos shox da fox. Já tinha usado um numa Ibis Mojo com DW Link e era uma maravilha. Na Spark, mesmo sem o DW link, ele trabalha muito bem nas três posições do CTD. No modo C (Climb), não existe trava (curso zero), mas sim uma dificuldade de fazer o shock funcionar. Pra subir, realmente é excelente, pois quando você precisa subir um degrau grande pedalando, ou transpor várias raízes juntas, ele faz uma pequena leitura e deixa a roda presa ao chão, aumentando bem a tração. No modo T (Trail), o qual usei a maior parte do tempo, é muito ativo porém sem retornos desmasiados durante a pedalada mais forte. A bike não fica dando aquele famoso "bob" que é um saco. No modo D (Descend), fiz apenas um pequeno teste numa descida, porém já sei que praticamente não irei usá-lo. Não faço trilhas que me exigem excesso de curso na traseira, apenas um bom conforto, com pouca perda de eficiência e mais tração em subidas técnicas.
A bike ficou mais clean, com um cabo a menos e não vi necessidade de um remoto pra esse shox, visto que no modo trail ele já me satisfaz a maior parte do tempo.
Caso alguém se interesse pelo upgrade (realmente acho que melhorou), o shox da Fox deve possuir medidas 6.5"x1.5" e os redutores, para ambos olhais, devem ter medidas 6x22.2mm. Sugiro que os redutores sejam dos novos modelos fox, que são de polímero e não de alumínio. Isso evita barulhos e facilita a instalação.
Seguem algumas fotos:



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Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2014 as 22:57
Eu também substituí  o Nude por um RP23 Kashima coat na minha Spark (modelo anterior). Melhorou muito.

A quantidade de bob da Spark mesmo com o Nude na posição "traction" é absurdo. Pelo menos no quadro antigo. Basta tentar pedalar forte no asfalto ou em estradão liso para sentir isso. E eu uso sag bem baixo.

Para mim é um defeito muito grave para um quadro full leve destinado a XC ou maratona.
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dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2014 as 23:18
e além de tudo esse shock é muito bonito,casou bem nesse scott !
toninho du pedal

manaus-amazonas!
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luciano_oz Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano_oz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2014 as 10:06
Que máquina!!!
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gvcabral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Mai 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gvcabral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2014 as 13:58
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Eu também substituí  o Nude por um RP23 Kashima coat na minha Spark (modelo anterior). Melhorou muito.

A quantidade de bob da Spark mesmo com o Nude na posição "traction" é absurdo. Pelo menos no quadro antigo. Basta tentar pedalar forte no asfalto ou em estradão liso para sentir isso. E eu uso sag bem baixo.

Para mim é um defeito muito grave para um quadro full leve destinado a XC ou maratona.


Mauro, esse era um problema sério mesmo com o Nude2. Mesmo em descidas mais técnicas, quando o deixava aberto, ele não tinha uma leitura boa. Parecia que a bike simplesmente ficava mole e nada mais. Qualquer movimento do meu corpo fazia a suspensão trabalhar.
Eu peso cerca de 68kg e deixei o sag quase imperceptível com o shox da fox. Ficou com cerca de 180psi. Dessa maneira, no modo trail, ela faz a leitura do que realmente eu necessito e no modo climb é bem rígida mesmo.
No início, deixei com 150psi mas no final da trilha senti e vi pelo oring de marcação que o shock tinha trabalhado mais do que precisava.
A bike ficou melhor do que já era. Se usasse DW link, seria perfeita.
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drbrawrb Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar drbrawrb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2015 as 12:24
Também coloquei o shock fox rp23 e concordo que o funcionamento é muito mais eficaz mas a trava me faz muita falta nas subidas logas que tem por aqui... 


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pmatosinhos Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Fev 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pmatosinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2015 as 16:11
Olá GVCabral. Boa tarde!
Tenho uma Scott Spark 900 RC 2013 e ela também vem com o Nude2.
Eu, particularmente, não tenho nada a reclamar do shock, até porque só o utilizo aberto e fico impressionado com a firmeza do mesmo em subidas. Sou pesado, e sofria demais nas subidas com minha Trek Superfly pois ela afundava demais com meu Fox CTD;
Pesquisei em foruns internacionais e percebi que todo mundo opta por fazer o que você fez.
O que me diz do desempenho do mesmo nas subidas? Mesmo não sendo tão preciso nas leituras em descidas, eu gosto, devido à firmeza das subidas, lenbra uma hard tail.
Mas eu tenho um FOX CTD que vem na minha Trek e gostaria de testar na Scott de forma comparar os dois e ver qual fica melhor.
Gostaria de saber quais as modificações foram necessárias de serem feitas, ou se devo somente tirar um shock e incluir o outro.
Devo fazer uma alteração no shock FOX para que ele caiba no quadro?
Acha que vale a pena? Tenho um RockShox SID WCS na frente. Gosto dele, mas o meu FOX CTD dianteiro é muito melhor. Só não tem trava remota. Acha que vale a pena alterar também?
Obrigado.
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gvcabral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Mai 2009
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Primeiro você deve verificar se seu shock da Fox é do tamanho que eu citei no meu primeiro post. Depois disso, você deverá adquirir os redutores que também citei no meu post no início da página.
Sobre o seu DT, o que acontece é porque seu cabo de controle está muito tensionado. Isso é comum. Dessa maneira, mesmo na posição trail, você acha que está muito firme, mas na correta tensão, o shock DT fica muito mole e com baixa leitura do terreno.
Tente usar seu DT sem nenhuma tensão no cabo de controle. Vai sentir pedalando sobre molas. Mas tudo isso é subjetivo. Não tem melhor ou pior. Cada usuário tem sua melhor configuração.
Na ProBikeSupply você encontra os redutores que citei no meu primeiro post para os olhais específicos da Spark ano 2013.
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pmatosinhos Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Fev 2015
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E para se fazer estas modificações, é facil? Ou tenho que encaminhar em algum local específico?
Abs
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gvcabral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Mai 2009
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É extremamente fácil. Principalmente se seu shock Fox não for remoto.
É só uma questão de alertar e desapertar parafusos.
Os redutores você encaixa com as mãos nos olhais do shock.
Sugiro que você mesmo faça.
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