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Shimano XTR Di2 - Transmissão eletrônica para MTB |
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Pedro Cury
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O Brain não é eletrônico, é apenas inteligente... funciona abrindo o funcionamento da suspensão quando identifica impactos e travando em terreno mais liso. Já tentaram um sistema eletrônico pra suspas que lia o terreno, mas não deu certo. Freios eu acho quase impossível, porque cada pessoa tem força diferente na mão e gosta da resposta da manete de um jeito... isso seria muito complicado e imprevisível... pode até rolar pra bikes de passeio, mas acho que pro esporte o pessoal não gostaria... e isso sim, se falhar ou funcionar demais é um risco catastrófico. Acho improvável que inventem. Acho que se o motor do câmbio estragar já era... mas eu acho que o preço vai cair muito. De qualquer forma, como ainda é voltado pra profissionais, não é pra ser um problema trocar quando estragar.
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Fabio
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Tem coragem mesmo de enfiar um Di2 num quadro sem marca?
Editado por Fabio - 27 Jun 2014 as 18:43 |
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sergio_murilo
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Restrito Cadastrado em: 02 Abr 2009 mato grosso Offline Mensagens:433 |
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se a pergunta foi feita pra mim a resposta é: CLARO !! pq não ??? ( e não entendo o pq da pergunta)....
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Fabio
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Perdão, tinha esquecido de citar você na mensagem anterior. Por isso ficou confuso.
É que vi em outro tópico que você comprou ou ia comprar um quadro de carbono sem marca da China. Geralmente quem faz isso, faz por causa de custos, então pela cotação do dólar, impostos e frete, etc. o tal XTR Di2 chega beirando 10 mil reais. E na minha opinião não combina com quem quer economizar no quadro que é até um item que deve ser bem seguro e os "sem marca" dão esse medo. Enfim, como disse, é na minha opinião. Mas como tem gente que coloca XX1 em Elite 30 que já vi aqui, tem gente que coloca motor V8 em Fusca, etc. |
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fmgeraldine
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(a)fabio , sem maldade , mas achei meio desnecessário esse comentário ... eu já vi vários quadro china andando pelas ruas e não tem nada que desabonem eles, colocar ou não um Di2 num quadro desses pra mim é normal ... basta ter só uma coisa, cacau pra ter... essa é só minha opinião ...
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Fabio
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Justamente, se tem o tal cacau acho que a primeira coisa era comprar o quadro que custe mai cacau. Pois só vejo um motivo para comprar o tal quadro da China, e esse motivo é preço menor. Ou se fosse de graça e te oferecessem um quadro da China ou um S-Works ou F-SI, você escolheria o chinês?
Editado por Fabio - 30 Jun 2014 as 14:56 |
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sergio_murilo
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Restrito Cadastrado em: 02 Abr 2009 mato grosso Offline Mensagens:433 |
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pois bem, promeiramente acho q vc não tá fazendo as contas corretamente. o grupo xtr eletronico sai por volta de 2k doletas, convertidos e pagando todoa impostos não acho q ultrapasse 6k reais. não sei de onde vc tirou a ideia q um quadro da china não pode usar peças top. minha bike tem suspa FOX, grupo xt, pdv fsa, enfim.....comprei TODAS peças no exterior pelo simples fato q tenho uma bike q adoro, com ótima configuração e saiu pela metade do preço de uma "de marca". minha bike já fez aniversário de 2 anos rodando comigo, participei de camp. brasileiros em juiz de fora, CIMTB, muitas e muitas trilhas casca grossa, enfim, eu acho q meu $$$ foi integralmente bem investido. nem vou entrar no mérito da discussão se vale a pena ou não, quebra ou não, OEM ou falseta, não interessa. ano q vem to partindo pra um quadro full de carbono.... valeu
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RobsonSMO
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e lá vamos nós, de novo!
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sergio_murilo
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Restrito Cadastrado em: 02 Abr 2009 mato grosso Offline Mensagens:433 |
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vamo não.... só respondi o cara pq ele me citou. e o post é sobre o grupo XTR.... |
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Fabio
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USD 2000 x R$ 2,35 = R$ 4.700,00. Mais 60% = R$ 7.520,00. E isso sem frete que também vai incidir os 60% de imposto.Sem falar que tem que comprar picado, se passar de USD 500 incide mais de 60%. Então vão ser vários fretes.Sem falar que dependendo da Receita, pode-se cobrar mais 18% de ICMS + despesas aeroportuárias + despachante aduaneiro, etc.Então com certeza é mais de R$ 6.000,00.Se você comprou tudo no exterior pela net, deve saber do que estou falando e que nunca daria os 6k reais que está achando. |
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sergio_murilo
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Restrito Cadastrado em: 02 Abr 2009 mato grosso Offline Mensagens:433 |
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cara, eu coloquei o link pra mostrar q o troço já tá disponível pra quem quiser e puder pagar. não to afim de discussão besta. vamos fazer o seguinte: vc fica com a sua(s) bike(s), paga qto quiser nela(s), poe o grupo q quiser, ache o q quiser, mas não venha querer me ensinar qq coisa, não to interessado na sua opinião... faço o mesmo e vivemos felizes pedalando nossas bikes. um abç.... |
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Fabio
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Matemática te tira do sério.
Só montei a continha para alertar possíveis foristas de que a conta não é bem do jeito que você alerdou anteriormente. Aliás, diga-se de passagem, ela é impossível. Editado por Fabio - 30 Jun 2014 as 21:49 |
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fmgeraldine
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sei que o post é sobre Di2 mas vamos lá, pois acho que tem muita gente que nao sabe que os quadros de marca top, f**king powah tchutchutchu blingbling que usa são feitos na CHINA , isso mesmo ... a manufatura chinesa chega nas bikes tbm colega do forum. A diferença é que uma SPZ, TREK , GIANT etc tem um lucro enorme embutido no preço, e um quadro sem marca não tem , qualidade é a mesma meu querido, enfim ... procure se informar ....
http://www.marcelorocha.com/1935/Noticias/OndeEFeitaASuaBike_176284/ sobre o Di2 , acho que vem mesmo pra ficar ... eu , num futuro distante gostaria de comprar um grupo desses pra mim ... principalmente pelo poder de processamento que a central dele tem, e aquele modo automático/syncro é animal demais...
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Pedro Cury
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Se informar ? Um artigo de 2008 onde alguém diz que descobriu, através de pesquisas na internet, que um monte de bike é feita em taiwan (assim como a maioria dos produtos manufaturados do mundo) é a fonte para se afirmar que a qualidade de quadros de bike é a mesma ? Se quiser, entre na discussão perdida da ciência VS achismo: http://www.pedal.com.br/forum/cuidado-adeptos-da-falsificacao_topic76740_page1.html |
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Fabio
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É da natureza humana querer o mais fácil. E também não assumir que errou.
Logo, é compreensível acreditar que a qualidade é a mesma (ou em Papai Noel) e mesmo se der problema, não assumir publicamente. É natural do ser humano. Aliás, quando eu assumir aqui no site em junho de 2013 que fiz cagada em comprar a Elite 30 fui crucificado.
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fmgeraldine
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parei ...
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Fabio
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Como que se o fato de descobrir a América , quer dizer, descobrir que os quadros e outras coisas são feitas na China em pleno século 21 fosse alguma grande descoberta e trouxesse com isso um nivelamento (por baixo) de qualidade entre marcas consideradas excelentes e outras que são tridiconais desde 2012 . Lembrando que já tive Gary Fisher com o adesivinho "Made in EUA". Outra Paragon de 94 com o adesivo "Designed in California by Gary Fisher", outra "Designed in EUA, made in Taiwan" e na Camber e na Crave está somente "Made in Taiwan" mesmo. Ninguém esconde onde elas são feitas. Agora as únicas que não lembro o que estavam escrito eram as Scott. Aliás, tomemos a Giant como exemplo. Se ela é uma fábrica asiática, por que motivo ela seria produzida na Europa ou EUA? Em tempo: Parece que na China fizeram até uma esfinge agora, e o Egito está entrando com um processo internacional para que a mesma seja destruída. http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/chineses-constroem-copia-da-esfinge-e-provocam-reacao-do-egito Mas vamos ao assunto do tópico. Curioso que vejo muita a gente que quer comprar o XTR Di2. Mas sequer tiveram o XTR normal que já é bem caro. Editado por Fabio - 01 Jul 2014 as 10:00 |
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fmgeraldine
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a minha maior duvida é ...
pra ciclistas de final de seman , vale o custo de um XTR Di ? eu teria um facilmente ... mas ... durabilidade / custo / manutenção ? como será isso ???
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Pedro Cury
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O problema mesmo é que é difícil identificar qualidade de quadros de forma fácil... vc precisaria saber detalhes internos do controle de qualidade ou cortar seções, etc, etc. Se for falar de suspensão, vc pode pegar duas marcas diferentes, abrir e ver quais componentes são de plástico e quais são usinados em alumínio. Hoje em dia não sei como está, mas o grande diferencial de algumas marcas era justamente isso... e claro que os problemas só apareciam depois de um tempo.
Infelizmente só tive um v-brake XTR. Minha relação é XT geração passada. Adoraria e apostaria no eletrônico, só não tenho grana pra isso.
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Pedro Cury
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Ainda é difícil saber... só com o tempo vamos ter essas respostas. E com o tempo também vai entrar nas outras linhas e baratear.
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gstrobel
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Cadastrado em: 26 Jan 2012 Brasil Offline Mensagens:329 |
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Para ciclista de final de semana o grupo alivio esta muito bom, porém, não é porque o ciclista só pedala no final de semana que não pode ter um grupo Top. Já foi citado sobre os benefícios e eficiência nas bicicletas de estrada; nas MTBs vamos aguardar... Se vale o custo? Tudo depende do bolso e não de merecimento, no geral sempre queremos o melhor mesmo não pedalando muito. Sobre durabilidade e manutenção provavelmente serão menos duráveis e a manutenção com certeza será mais cara.
Editado por gstrobel - 01 Jul 2014 as 11:02 |
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Caloi Virtus - 29r
Mosso 980XC - 29r Scott Speedster 40 |
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fmgeraldine
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eu ando de Deore atualmente, faço meus 120 a 150km semanais de bike e me atende bem ... penso que quando acabar a vida util do meu grupo, passo pra algo como XTR ou XT ... mas que eu fiquei de cara nesse grupo fiquei ..., tem um pessoal nos EUA, que tão "hackeando" o Di2 de estrada e fazendo ele se comportar como um cambio automático de carros, mantendo a cadencia, ele adequa a relação sozinho ... isso numa MTB ia ser animal demais.
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fmgeraldine
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A matéria com vídeo do "hacking" que fizeram no Di2
http://www.bikerumor.com/2012/11/13/cambridge-consultants-develops-smartphone-powered-automatic-shifting-w-di2/ |
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sergio_murilo
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Restrito Cadastrado em: 02 Abr 2009 mato grosso Offline Mensagens:433 |
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acho q o diferencial do troço é ser eletronico e não por ser xtr. já andei de xtr e pra minha sensibilidade não tem uma diferença tão gritante (a não ser de peso) comparado com um grupo XT. o lance de ser eletronico e os desdobramentos q isso vai causar é q é o legal do sistema. imagina um xtr desses instalado numa lapierre e:i e depois com um upgrade pra funcionar tudo conectado, suspa e cambio !!! |
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Fabio
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Como mero exercício de tecnologia é válido, mas não vejo aplicação prática a curto espaço de tempo.
A principio, tudo que pode ser mensurado e controlado, pode ser automatizado. No caso da relação da bike, pode-se mensurar a cadência a muito tempo e agora controlar a marcha usada. Logo pode-se controlar a marcha baseado em na cadência ou em outro dado mensurado. Basta setar os tetos mínimos e máximos e está feito. Afinal o mais difícil era ter o sistema de mudanças elétrico propriamente dito. O resto agora é fácil. Mas bike nao é motor de carro, e nem mesmo neles a marcha é controlado somente cadência. Existem n outros sensores. Nas bikes precisaria um sensor no selim para ver se está de pé ou sentado, visto que a cadência cai pedalando em pé. Fora isso sensor de inclinação da bike e de direção do guidão, para ver se está curvando, se está ou não com tração, etc. Sem falar que nas bikes a gente para de pedalar e continua com velocidade, ao contrário dos carros. Nesse carro como fazer o sistema não ficar mudança de marcha até a mais leve para aumentar a cadência que nesse caso vai estar em 0 rpm? Ou vão colocar uma condição que quando a cadência baixar muito rápido, os istema entenderá que está numa descida e se parou de pedalar? Ou terá sensor de inclinação para saber se é descida ou subida? Terá sensor de distribuição de peso entre eixos para saber se na subida de MTB a tendência é ter maior ou menor tração? E sensor de tipo de piso e condição do mesmo? Pode-se também colocar um botão para quando for se pedalar de pé, mas elimina-se um botão para não mudar de marcha e ganha-se outro. É complicado. Quanto vai custar tudo isso? Qual confiabilidade de uma rede interligada dessas numa bike? E o peso? Tudo em troca de quê? Aliás, é bem complicado tentar simular o que o cérebro humano gostaria no momento exato. Quando eu ando de MTB sem querer KOM, o máximo que faço é colocar o Strava no bolso e ir embora ou quando mergulho deixar o computador fazer o log e setar alguns alarmes de tempo e profundidade, quando o mergulho não é técnico. Senão você acaba olhando e se preocupando mais com uma tela do que com a paisagem e diversão.
Editado por Fabio - 01 Jul 2014 as 12:20 |
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Fabio
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A Scott acabou de anunciar as novas bikes.
A nova Gambler é 27,5 para desespero de quem gosta de 26. Já que o último reduto que os amantes das 26 falavam que as 26 dominavam era o DH. Mas vai ver que vão aprovar, afinal não é 29. Logo não são torcedores de 26 e sim anti-29. Mas escrevi nesse tópico, pois lançaram a nova Spark com D12 e suspensão eletrônica Fox. USD 12.000,00. E óbvio que o sistema XTR Di2 tem 2 coroas. Senão qual seria a graça. Acham que a Shimano lançou um cassete com pouco range por qual motivo? Para quase ninguém usar 1 coroa só no XTR e assim usar o tal Di2. Com isso o XX1 fica mais leve ainda, afinal é mecânico e usa 1 só coroa. Vou encomendar meu Di2 OEM. Igual os ingressos da Copa do Mundo OEM. O funcionário da FIFA desviou para ele mesmo vender. Apesar de caro, esses ingressos OEM da FIFA são mais confiáveis do que os quadros OEM que são como mula sem cabeça e Saci Pererê. Mas o Di2 deve ser o máximo mesmo. Imagina que legal baixar um app no iPhone para configurar os parâmetros do sistema. Imagina que legal tentar hackear o sistema. Imagina que legal trocar a bateria por outra com mais mA. Ah, esqueci, pedalar com ele também deve ser legal. Editado por Fabio - 03 Jul 2014 as 15:31 |
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Pedro Cury
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Só um parenteses... nas últimas etapas da copa do mundo de downhill, as 27.5 tão dominando... tá complicado pra 26...
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Fabio
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Eu vi. GT, Spz, tá todo mundo de 27,5. Mas ainda tem o argumento que no trial se usam 26. |
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gustavomurad
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Por ser eletrônico as possibilidades de mediçao de performace são infinitas
Talvez no futuro role uma disponibilizaçao das informações via Ant+ |
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Imposto é Roubo
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graxatur
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Cadastrado em: 07 Fev 2013 Rio Negro PR Offline Mensagens:262 |
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Caraca saí do 2x9 e meti um XT 2x10 na magrela e tô faceiro, com a simplicidade de duas coroas, eletrônico pra mim nem pensar.
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Blumm
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Cadastrado em: 02 Set 2012 Araraquara - SP Offline Mensagens:120 |
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Na teoria a troca automática parece uma idéia bem legal, mas imagina aquele momento que o ciclista começa a fazer força em uma subida curta e o sistema começa a trocar de marcha que nem louco, sob carga. Fora o susto pro ciclista que vai perder a cadencia e talvez o equilíbrio!
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Fabio
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Até nisso a Sram já tá na frente. Acabaram de apresentar wireless para estrada.
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samuelgouvea
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Cadastrado em: 20 Dez 2011 juiz de fora Offline Mensagens:1219 |
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eu não acho wireless uma vantagem, é suscetível a jamming... |
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meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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Pedro Cury
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Novidades pra vocês! Vi o XTR lá na Brasil Cycle Fair e fiz um videozinho mostrando a velocidade de mudança de marchas: http://www.pedal.com.br/brasil-cycle-fair-2014-shimano-xtr-di2-ao-vivo_texto8622.html Gostei bastante viu...
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parolfer
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Cadastrado em: 20 Mar 2013 Mogi Mirim-SP Offline Mensagens:37 |
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Acredito que em um futuro não muito distante, a tendencia será todos os cambios serem eletrônicos e, por mais que muita gente ache que sram está na frente na questão de lançamentos, quem domina esta área é shimano.
E só pra finalizar, este fábio e´um chato de galocha hein?! |
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Fabio
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O vândalo nada constrói, e por isso destrói o que os outros constroem. No seu caso, provavelmente não deve ter entendido nada do que eu falei, então ataca minha pessoa e não meus argumentos.
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lemarco
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Protótipo de trocador para transformar cambio mecânico em eletrônico:
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