Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Shimano XTR Di2 - Transmissão eletrônica para MTB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Shimano XTR Di2 - Transmissão eletrônica para MTB

 Responder Página  123 5>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Shimano XTR Di2 - Transmissão eletrônica para MTB
    Postado: 30 Mai 2014 as 12:32
E aí galera... lançamento mundial e inedito hoje!

Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 12:53
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 14:21
Acho que a coisa mais legal de todas é que você agora pode optar por usar dois passadores em modo manual ou apenas um em modo automático - nesse segundo modo, o câmbio dianteiro troca a marcha automaticamente. Isso pode ser feito com 2x11 e 3x11. Além disso, é possível também programar em que pinhão você quer que o câmbio dianteiro seja acionado. Se eu não me engano, os Di2 de road já davam a opção de troca automática, mas não sei se você podia reprogramar.

Outra coisa diferente é que você pode integrar as suspensões Fox eletrônicas com o display das marchas para mostrar se a suspa está travada, em funcionamento parcial ou liberada.

Ainda não testei nada eletrônico. Mas gosto da ideia e acho que ainda vai longe.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 14:56
Essa troca automática é legal... acho que eu tinha discutido sobre isso no outro tópico, eu não sabia que nas roads já possuía este sistema.
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 15:12
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Acho que a coisa mais legal de todas é que você agora pode optar por usar dois passadores em modo manual ou apenas um em modo automático - nesse segundo modo, o câmbio dianteiro troca a marcha automaticamente. Isso pode ser feito com 2x11 e 3x11. Além disso, é possível também programar em que pinhão você quer que o câmbio dianteiro seja acionado. Se eu não me engano, os Di2 de road já davam a opção de troca automática, mas não sei se você podia reprogramar.

Outra coisa diferente é que você pode integrar as suspensões Fox eletrônicas com o display das marchas para mostrar se a suspa está travada, em funcionamento parcial ou liberada.

Ainda não testei nada eletrônico. Mas gosto da ideia e acho que ainda vai longe.


Cara, se fosse somente automático eu não usaria isso nem a pau. Para mim, a essência do MTB é vc controlar sua máquina. Mas sempre tem a questão do teste. Depois que vc experimenta vc gosta tanto que não quer mais saber do antigo. Carro mesmo, eu falava que nunca teria um automático. Hoje já não cogito de forma alguma voltar a dirigir carro manual Smile.

Por outro lado, essa integração com a suspa eu acho sensacional.  Imagina que bacana vc travar ambas as suspas com um leve aperto num botão.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 17:49
Então.. eu tava até viajando por aqui... que no futuro provavelmente alguém vai inventar uma maneira de fixar uma faixa de cadência pra cada marcha e quando vc sair dessa cadência a marcha mudar automaticamente!! Duvido que ainda não tenham pensado nisso! Se fosse assim, sem poder voltar pro manual, ai não seria legal mesmo...  afinal, vc pode mudar a velocidade sem pedalar...

No futuro vc também deve ter uma tela (ou mesmo no seu smartphone) todas as infos de marcha, suspensão, GPS, notificações da internet e tal. Já tem GPS que integra com o smartphone (um garmin que mostra as notificações do seu celular)...  então acho que pode ser uma tendência. Acho que o próximo passo do Di2 é ser totalmente wireless... tão surgindo novas tecnologias nessa área e fica inevitável.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 18:34
A resposta da grande batalha: ShimanoXSram finalmente foi respondida:

SHIMANO WINS!

KARA.... que loucuraaaaa, TOP TOP TOP TOP,

que loucura, se isso suportar as pancadas do MTB, vai ser brilhanteeee
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 18:46
Dó de quem jogou dinheiro fora com o desatualizado XTR 9000 11v manual
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 19:14
câmbio eletrônico com wire less a sram já está testando. mas se for como os ciclo-computadores sem fio que param de funcionar quando tem uma bateria de farol muito perto, eu ficaria longe!
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 19:14
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Dó de quem jogou dinheiro fora com o desatualizado XTR 9000 11v manual

Mais dó ainda de quem vai pagar entre R$3500 a R$4000 só pelo câmbio traseiro fora o resto.DeadDeadDeadDeadDead
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 19:40
Vai ver que por causa do eletrônico com mudança numa mão só que usaram cassete de range menor que o XX1. Mas com certeza é melhor uma coroa do que essa loucura toda que a Shimano fez para simplificar a troca. Em engenharia se diz que quando a solução para facilitar começa a ficar muito complicada, quer dizer que o problema passou a ser a solução e é melhor parar e começar tudo de novo a partir do zero.
Voltar ao Topo
paulo ferreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2005
sp
Offline
Mensagens:1423
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 19:53
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Vai ver que por causa do eletrônico com mudança numa mão só que usaram cassete de range menor que o XX1. Mas com certeza é melhor uma coroa do que essa loucura toda que a Shimano fez para simplificar a troca. Em engenharia se diz que quando a solução para facilitar começa a ficar muito complicada, quer dizer que o problema passou a ser a solução e é melhor parar e começar tudo de novo a partir do zero.

Concordo com o Fábio, além do mais só o cambio traseiro vai sair por 850 doletas ( preço de um campagnolo super record full carbono) e um grupo xx1 completo na faixa de 1200.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 20:11
Preços retirados do Bikeradar.com

  • Rear derailleur — £429.99 RDM9050GS (short cage) and RD9050SGS (long cage)
  • Front derailleur — £269.99 FDM9050
  • Right shifter —  £149.99 SWM9050R
  • Left shifter – £149.99 SWM9050
  • DeadDeadDead

"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
MACHADOK Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
MS
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MACHADOK Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 20:24
não sei pq... câmbio traseiro me lembro uma coisa meio robótica pelo design... transformers! hahaha

show de bola... agora, quantas dilmas? Ouch
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 20:30
De aparência eu achei até parecido com o XTR normal de 11V. Mas o que mais me desagrada nesse tipo de câmbio é depender de energia elétrica. Na F1 tem a vantagem de não tirar a mão do volante e a velocidade da troca, mas em MTB já não se tira a mão do guidão para mudar. E velocidade depende da velocidade do seu dedo.

Eu acho que é um grupo para Shimano dizer: "Nós temos a tecnologia". Tipo o que a Honda fez com a NR750 de 1992.

Talvez seja melhor do que o Airlines, mas ainda acho que é para gerar marketing e comentários que, inclusive, é o que estamos fazendo aqui. rs
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 21:24
Muito legal essa evolução, principalmente por considerar que quanto mais inovações no XTR, diminui o prazo para as evoluções que estavam no último modelo, podem descer para as outras linhas num prazo um pouco menor.

Agora não sei quando terei a oportunidade de testar uma bike com esse sistema, pra minha realidade atual é muita grana numa transmissão.
Voltar ao Topo
catraca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2012
minas gerais
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar catraca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 21:36
Se for a prova de: lama, barro, água,  excesso de poeira e areia... tem todo o meu respeito!Wink
depois coloco uma assinatura legal...
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 22:36
Cara, as coisas tem que evoluir, com toda essa apologia ao carro verde, a tendência das baterias (que é o elo mais fraco deste sistema) é evoluir, e com isso essa troca de marchas fica confiável.

Sem contar no leque de oportunidades que isso pode gerar, ainda mais quando se trata de acessórios e conectividade.
Só de imaginar o quanto de coisas podem ser feitas, como: 
Trocas automáticas de marcha de acordo com o batimento cardíaco ou cadência, pela conectividade com sensor de cadência e frequência cardíaca, que em uma competição pode até não ser tão importante, mas seria muito bom para os treinos.
Um relatório de marchas mais usadas, para fins de melhorar a vida útil do equipamento.
Conectividade com apps de smartphones ou ciclocomputadores, que podem gerar relatórios bem mais completos.
E mais um monte de coisas que eu não imaginei agora, mas que podem ser pensadas.
Tudo com o tempo, acredito que em um futuro não muito distante (espero estar vivo para ver), até os grupos mais simples serão eletrônicos, uma vez que o mais caro do projeto é o desenvolvimento da tecnologia, e não a produção.
Por hoje estas coisas ficam muito caras para nós, brasileiros, mas nos países desenvolvidos, não custa tanto assim, e os produtos são feitos para eles, não para nós.

Voltar ao Topo
rbatista Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 28 Nov 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbatista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 22:43
Acho que o wireles não rola.
os malditos hackers vao dar um jeito de sacanear a galera nas subidas.
  LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL
MTB, porque se sujar faz bem!
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 22:46
Se os russos conseguem assumir controle até de drones espiões americanos, imagina se não vão dar conta de invadir um simples sistema de troca de marchas wireless... kkkkkkk


(a)edit: o meu é com fio pfv... hahaha


Editado por Tux - 30 Mai 2014 as 22:46
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 01:29
alguém leu ou viu em algum lugar, se o absalon já estava usando esse sistema na ultima prova?
Voltar ao Topo
dompedro Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2012
Campinas, SP
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dompedro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 08:49
A Cannondale anunciou ontem mesmo a nova transmissão XTR DI2 na nova Flash Carbon 2015.
Um detalhe que o modelo Carbon Team (top) continua com a transmissão XX1 da Sram, enquanto que o XTR DI2 equipa o modelo Carbon Black, mas isso necessariamente não quer dizer que o modelo Carbon Black vai ser mais barato que o Team.  
Antes de dar minha opinião quero ver um teste e um comparativo dessa nova transmissão em relação as com cabo, pra ver se a diferença é tão significativa assim, mas de qualquer forma sempre pensei que a evolução nos sistemas de transmissão seria algo em torno do hidráulico, onde a confiabilidade e rapidez é muito maior que o cabo.
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JordaozinhoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 09:11
como é o lance de trocas automaticas? como ele sabe que horas quero trocar de marcha?
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 10:54
Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

como é o lance de trocas automaticas? como ele sabe que horas quero trocar de marcha?


ele só troca automaticamente as coroas dianteiras, mesmo assim é só quando vc aciona a troca no câmbio traseiro...
Voltar ao Topo
graxatur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2013
Rio Negro PR
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar graxatur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 15:21
Pra mim que sou um simples mortal, e não estou (nem pretendo estar), no topo de competições de alto nível, é um exagero, muitas vezes pedalo em regiões ermas, sou à favor da simplicidade da mecânica do que de repente ficar na mão por falta de bateria ou um componente eletrônico que fritou, pra mim a graça de andar de bike é a interação homem-bike, e inclusive vou mais adiante esses cÂmbios eletrônicos não deveriam ser permitidos em competições! Sei que vão me malhar mas é a minha opinião
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 15:49
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

alguém leu ou viu em algum lugar, se o absalon já estava usando esse sistema na ultima prova?



Amanhã o Absalon vai usar. Semana passada ele não usou. Quem usou foi o Dan McConnell da Trek que vai usar amanhã também.

E amanhã o Fabian Giger da Giant vai usar, mas com 2 coroas e configurado de forma automática. E com um DT Swiss de 120mm na sua HT.


Vamos ver.

Editado por Fabio - 31 Mai 2014 as 15:50
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 16:56
essa é daquelas "novidades" meio inúteis, do tipo que só vem pra complicar e aumentar o preço e as possibilidades de quebra em uma bike. não vejo ganho algum sobre o bom e velho cambio mecânico.
mas aí alguém vem e fala... "ah, mas tem as trocas automáticas" e eu respondo: grande coisa, qualquer ciclista mediano já sabe trocar as marchas no momento certo, sem precisar que uma pilha alcalina faça por ele!

e assistindo ao ciclismo vejo a quantia de geringonças dessas que dão pau no meio de uma prova, aí imagino que no mtb deve ser muito pior! (a ultima de que me recordo, foi a do bradley wiggins atirando uma pinarello contra o barranco, louco da vida por ter travado o cambio)


é a velha história batida de querer reinventar a roda pra fazer o povo continuar correndo atrás da máquina!
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 17:39
Achei o preço salgado demais Dead.

Sou realmente fã da Shimano mas não gosto da ideia da eletrônica além dos ciclo-computadores, mas com certeza tem quem goste, ainda bem que nos grupos inferiores que é onde consigo por as mãos não deve chegar tão cedo.

Só fico me perguntando onde alguém vai levar pra consertar em caso de pane Wacko?


Editado por gladiator25 - 31 Mai 2014 as 17:39
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 17:42
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

essa é daquelas "novidades" meio inúteis, do tipo que só vem pra complicar e aumentar o preço e as possibilidades de quebra em uma bike. não vejo ganho algum sobre o bom e velho cambio mecânico.
mas aí alguém vem e fala... "ah, mas tem as trocas automáticas" e eu respondo: grande coisa, qualquer ciclista mediano já sabe trocar as marchas no momento certo, sem precisar que uma pilha alcalina faça por ele!

e assistindo ao ciclismo vejo a quantia de geringonças dessas que dão pau no meio de uma prova, aí imagino que no mtb deve ser muito pior! (a ultima de que me recordo, foi a do bradley wiggins atirando uma pinarello contra o barranco, louco da vida por ter travado o cambio)


é a velha história batida de querer reinventar a roda pra fazer o povo continuar correndo atrás da máquina!

Robinho, as inovações sempre existirão! Algumas se tornam "essenciais" para o esporte, veja o caso da própria relação das bikes, nos primórdios só existiam as SS e depois foram criados os modelos de transmissão até chegar nos produtos que utilizamos hoje.

No caso dos componentes eletrônicos, um exemplo é o ciclocomputador, hoje existem os modelos com fio, sem fio, Garmin Edge e seus irmãos/primos e ainda os aplicativos para celulares.
Você pode usar qualquer um destes modelos para as coisas básicas (velocidade, distância, tempo) mas cada tipo de aparelho trará consigo suas vantagens e desvantagens, e cada um utiliza aquele que acha melhor, ou ainda o modelo que pode comprar.

Acho absolutamente natural que as grandes marcas como a Shimano e Sram continuem buscando inovações, que nem todos utilizarão.

Pra quem tem grana e/ou vê a necessidade de comprar esse produto, eu entendo que é função da Shimano oferecer mais e mais produtos com outro nível de sofisticação. No meu caso específico, ainda estou longe de comprar um grupo XTR mecânico, quanto mais um grupo eletrônico.

Ainda penso que quem comprar esse grupo eletrônico terá uma bike com valor muito superior ao valor das peças.
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 17:58
não estou discordando de vc, mas me diga, qual a inovação e a melhora em relação ao câmbio mecânico nesse caso?


no caso dos marcadores de distância e velocidade podemos citar vários pontos positivos da mudança do analógico/mecânico para os digitais/sem-fio/gps's... peso, não te roubam força para fazer girar o mecanismo de marcação, tamanho reduzido... e por aí vai...


mas no caso dos câmbios eletrônicos, até os atletas, que são pagos pra usar, torcem o nariz, pois não se tem vantagem real nenhuma, nem em peso, por não ter o conduíte e o cabo de aço mas em compensação tem o motor, nem em agilidade.

isso me lembra aquela história que contam (pode até ser piada, mas ilustra bem o ponto) em que os americanos investiram horrores de dolares em pesquisas pra produzir uma caneta que funcionasse no espaço, para os astronautas poderem escrever com gravidade zero, aí os russos simplesmente deram lápis aos seus cosmonautas!

eu acho que a pressa pra faturar está tirando as novidades muito cedo do forno, estão vindo cada vez mais rápido, sem ao menos existir uma real vantagem para tal


Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 18:03
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:


isso me lembra aquela história que contam (pode até ser piada, mas ilustra bem o ponto) em que os americanos investiram horrores de dolares em pesquisas pra produzir uma caneta que funcionasse no espaço, para os astronautas poderem escrever com gravidade zero, aí os russos simplesmente deram lápis aos seus cosmonautas!



Já imaginou o desgosto do Tio San LOL?!
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 18:37
Desde que surgiu o eletrônico para estrada, eu me perguntei o quanto seria útil e inútil e os riscos do sistema. Realmente pra mim, não vejo muitas vantagens. Mas como sou apenas um entre uma gama enorme de perfis de ciclistas, resolvi perguntar um pouco mais... e lembro que perguntei isso pro Amarildo Ferreira (campeão brasileiro de XCO) e pro Clarindo (multicampeão especialistas em provas de longa distância).

A principal vantagem segundo eles é a suavidade / menos força para acionar a mudança de marchas. Na verdade, pro Amarildo não foi nem na questão dos eletrônicos foi perguntando sobre passadores mecânicos mesmo, já que desde nos mecânicos, essa suavidade é um argumento de superioridade. 

Então, o que acontece é que um cara desse, compete numa prova de XCO duríssima, onde ele tem que ficar quase 2 horas mudando marchas sem parar e isso acaba fadigando os dedos e mãos... e PRA ELES isso é perceptível. Na verdade, isso falando do Amarildo. Uma das façanhas do Clarindo no ano passado foi ir do Rio a SP em menos de 24hrs... o que ele conseguiu.

A outra vantagem que esses atletas não citaram, mas a Shimano tá argumentando é a velocidade na passagem de marchas. Eu pessoalmente acho isso mais importante no cross-country... quem nunca saiu de uma descida e entrou numa subida inclinada o suficiente para você ter que voltar 5, 6 marchas ? No mecânico vc consegue voltar 4 de uma vez no XTR se eu não me engano, isso se não mudar também de coroa. Então, se o piloto precisar apenas manter pressionado o botão eletrônico e isso for mais rápido, PODE ser uma vantagem. Claro, isso eu não pude ainda perguntar pra ninguém, já que é lançamento.

Pensando mais além, eu acredito que se o eletrônico provar ser tão confiável quanto o mecânico, isso pode mudar como as bikes são construídas. O sistema pode evoluir, ficar mais pra dentro do quadro, em partes diferentes para melhorar a construção de alguns tubos, etc. Não vai ser mais preciso se preocupar com o roteamento dos conduítes. Lembrando que conduítes internos ainda são problemáticos em alguns casos. E ainda tem o que eu falei antes - um integração do sistema como um todo, com apenas um display e ainda o que falaram sobre uma análise ainda mais profunda de uso e aproveitamento de marchas, etc.

No futuro também possivelmente vão inventar baterias melhores ou recarregáveis com o próprio movimento das rodas ou aproveitando a força da frenagem como faz a bike elétrica da Specialized. Basta alguém inventar uma maneira leve o suficiente pra isso. De qualquer maneira, até onde eu lembre, a bateria não é um problema e é fácil de trocar (não lembro mesmo!).

No caso do XTR estamos falando de equipamentos para profissionais. Esses caras estão em outro nível e coisas que fazem diferença pra eles não fazem pra gente. Não faz a menor diferença pra mim ter uma vantagem de 1% em nada, mas pro Nino pode significar ganhar ou perder uma prova.

Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
graxatur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2013
Rio Negro PR
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar graxatur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 18:38
Se o ciclocomputador/gps/smartphone ou escambal pifar, não é algo essencial e vc termina o pedal no instinto, na raça, mas se o câmbio falhar dae os valores se invertem, é o tal do poste mijando no cachorro, a bike foi feita carregar o homem e não ser carregada por ele, salvo raras exceções, mas de repente uma boa solução é leve um grupo mecânico na mochila porque se Di2 der pau, dae é "só" vc trocar e bora, se souber trocar, se não for tipo um cidadão que uma vez me disse: Pra quê fazer a manutenção da sua bike, pois se com míseros R$ 80,00 eles revisam ela pra vc .
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 18:39
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

não estou discordando de vc, mas me diga, qual a inovação e a melhora em relação ao câmbio mecânico nesse caso?




Vantagem seria algum ajuste fino/milimétrico no aproveitamento da cadência, que na imensa maioria dos ciclistas não seria percebida.

Pode ser que o MTB tenha encontrado o seu paradigma, assim como as roads tem o dela na utilização do freio hidráulico.

Eu concordo que a pressa pela inovação obriga as empresas a correrem pra lançar qualquer avanço sem um período de maturação do invento. Convém lembrar que também não deve ter sido um avanço abrupto, eles devem ter desenvolvido ao mesmo tempo do DI2 das roads, só faltava fazer aguentar os solavancos.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 18:46
Originalmente postado por dompedro dompedro escreveu:

Antes de dar minha opinião quero ver um teste e um comparativo dessa nova transmissão em relação as com cabo, pra ver se a diferença é tão significativa assim, mas de qualquer forma sempre pensei que a evolução nos sistemas de transmissão seria algo em torno do hidráulico, onde a confiabilidade e rapidez é muito maior que o cabo.

A Acros da Alemanha lançou um sistema hidráulico mais leve que o XTR há 3 anos. Veja aqui: http://www.pedal.com.br/acros-age-inovacao-com-sistema-de-transmissao-hidraulico_texto4792.html 

Eu cheguei a brincar com ele (apenas com a bike no rolo) e é realmente muito maneiro. O problema é que é caríssimo... fabricado na alemanha e tal.

Acredito que o eletrônico seja mais rápido e mais suave nos dedos. A Shimano por ser do tamanho que é vai deixá-lo também mais barato, ainda mais mais se passar a equipar as linhas mais baixas. Economia de escala.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Patricko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2011
Piúma
Offline
Mensagens:629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patricko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 19:48
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Preços retirados do Bikeradar.com

  • Rear derailleur — £429.99 RDM9050GS (short cage) and RD9050SGS (long cage)
  • Front derailleur — £269.99 FDM9050
  • Right shifter —  £149.99 SWM9050R
  • Left shifter – £149.99 SWM9050
  • DeadDeadDead



Se estes preços estiverem corretos, custarão R$ 3.729,00 na cotação de hoje. Este preço sem impostos, Frete,  Lucro do importador e do lojista.

Pra galera que curte ostentar, vai ser excelente. Mas para os que curtem pedalar, acho que não vai mudar nada.

Na boa, não é torcendo contra, mas acredito que não é qualquer mecânico que fará a manutenção deste sistema. Se realmente precisar de mão de obra especializada, pessoas como eu que moram em cidades minúsculas, podem esquecer. kkkkkkk
Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 19:50
Eu não entendo como toda novidade me deixa empolgado, enquanto maioria fica enfurecida.
Pra mim, o simples fato de ser diferente coloca em um outro caminho que aumenta as possibilidades, o que mais um cabo iria fornecer, vamos dizer, daqui 10 anos? seria o mesmo funcionamento, apenas mais leve e mais preciso.
Um equipamento eletrônico pode ser tão confiável quanto e por agora é inimaginável o número de acessórios que o mesmo pode vir a ter, principalmente relacionados a conectividade e estatísticas (isso eu já falei).
E agora falando sem um conhecimento necessário, apenas por achismo, um equipamento eletrônico preciso custa mais barato para se produzir do que um equipamento mecânico preciso. Imagina como deve ser regular um câmbio eletrônico... você coloca ele, vai apertando um botãozinho até ele alinhar com o primeiro pião e pronto, tudo regulado, sem ter que ficar apertando e afrouxando cabo, girando parafusos, sem problema de lama e poeira nos conduítes, sem perigo de quebrar o cabo...
Por hoje ele pode ainda não apresentar melhoras, principalmente por causa do custo de desenvolvimento, mas no futuro eu digo que com certeza um grupo eletrônico vai ser mais barato do que um grupo mecânico, e quem vai querer os mecânicos serão só os com bike "vintage", e vão pagar caro por isso, pois o custo de produção deles será maior.
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 19:59
Originalmente postado por Patricko Patricko escreveu:

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Preços retirados do Bikeradar.com

  • Rear derailleur — £429.99 RDM9050GS (short cage) and RD9050SGS (long cage)
  • Front derailleur — £269.99 FDM9050
  • Right shifter —  £149.99 SWM9050R
  • Left shifter – £149.99 SWM9050
  • DeadDeadDead



Se estes preços estiverem corretos, custarão R$ 3.729,00 na cotação de hoje. Este preço sem impostos, Frete,  Lucro do importador e do lojista.

Pra galera que curte ostentar, vai ser excelente. Mas para os que curtem pedalar, acho que não vai mudar nada. 

Na boa, não é torcendo contra, mas acredito que não é qualquer mecânico que fará a manutenção deste sistema. Se realmente precisar de mão de obra especializada, pessoas como eu que moram em cidades minúsculas, podem esquecer. kkkkkkk

Ah e nessas mesas cidades minúsculas existe manutenção para suspensões mais caras?
O que falar então de manutenção das suspensões traseiras...

É como um colega falou a pouco, cada vez será mais fácil regular o câmbio dessas bikes.
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 20:05
Originalmente postado por bcgfg bcgfg escreveu:


Pode ser que o MTB tenha encontrado o seu paradigma, assim como as roads tem o dela na utilização do freio hidráulico.




eu acho que está mais ou menos por aí a verdade!

nas roads não adianta em nada um freio melhor sendo que os próprios pneus não conseguem parar a contento

nas mtbs não adiantaria muito pagar caro pelo mesmo desempenho com o dobro de riscos...
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 20:08
Originalmente postado por Tux Tux escreveu:

E agora falando sem um conhecimento necessário, apenas por achismo, um equipamento eletrônico preciso custa mais barato para se produzir do que um equipamento mecânico preciso. Imagina como deve ser regular um câmbio eletrônico... você coloca ele, vai apertando um botãozinho até ele alinhar com o primeiro pião e pronto, tudo regulado, sem ter que ficar apertando e afrouxando cabo, girando parafusos, sem problema de lama e poeira nos conduítes, sem perigo de quebrar o cabo...


vc só desconsiderou que ele É um cambio mecânico automatizado com um servo-motor acoplado, tem praticamente as mesmas peças de um comum e mais um motor, simples assim.


sem problema com lama e poeira? será que um motor não corre muito mais riscos com essas substâncias? vedadores, retentores tendem a falhar tbm...

sobre romper cabo, acho que não muda muita coisa...
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 5>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X