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Capote de Speed: Como usar o freio?

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thomaz_pires Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mai 2014
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    Postado: 26 Mai 2014 as 12:26
Pessoal,

Sou novo no mundo Speed! Ontem, tomei meu primeiro capote em uma situação aparentemente besta. Machuquei um pouco! Um Skate cruzou meu caminho e simplesmente não consegui frear. O tombo serviu como uma lição: O FREIO DA SPEED É MUITO PERIGOSO

Gostaria de dicas aqui. O fato é que utilizei mais o freio traseiro, pois fico com receio do usar o dianteiro e ser jogado pra frente. Mas já percebi que é preciso ter atenção redobrada quando se trata de dar uma Freada Brusca. meu medo é que um próximo eventual Capote seja ainda mais traiçoeiro. 

Queria ouvir as dicas dos veteranos aqui!
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Voodoo Ver Drop Down
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Se usar mais o freio traseiro não vai parar nunca, a transferência de peso para frente tira boa parte da eficiência de frenagem da roda traseira.

Freie com o dianteiro e module o traseiro, com prática você aprende a fazer direito.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Pra skate nem precisa parar, pule por cima
Arrroooocha Pica-Pau!
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klhada Ver Drop Down
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qual bike, qual freio? Eu tinha um Sora que era só redutor de velocidade. Troquei por outro e já ficou muito melhor. 
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Cebo Ver Drop Down
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Speeds são complicadas na hora de frear. Graças a soma da mesa longa + o guidão + desnível entre guidão e selim, o peso fica apoiado bem na frente. Isso tem dois efeitos destintos:
1) O freio traseiro é pouco eficiente.
2) Se a roda traseira sair do chão, as chances de virar para frente são grandes, já que o peso passa pra frente do eixo dianteiro bem facilmente.

Portanto, independente do freio que você for usar, tome cuidado com esse treco. 


Editado por Cebo - 26 Mai 2014 as 13:20
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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Cotocs Ver Drop Down


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Dependendo da situação, se der tempo, jogue o corpo pra trás e arroche o dianteiro, modulando o trazeiro como disse o Voodoo.

abs.
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RobsonSMO Ver Drop Down
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coloca freio a disco hidráulico
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Spyke Ver Drop Down
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Belém
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Cara, tem que ser assim mesmo, modular o traseiro e parar com o dianteiro, o problema é que quando transfere o peso na frenagem, o traseiro vai travar a roda, e pode gerar um descontrole. O que eu diria para fazer é levantar do selim e por o peso para trás, quase perto da roda traseira já, dai freiar sem problemas com ambos os freios, pois a bike não vai virar por cima de você, e o traseiro não vai travar. mas tem que ir praticando.
Prazer de viver na lama!
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ogum777 Ver Drop Down
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são paulo
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boas sapatas de freio melhoram bastante a frenagem.

agora, não dá pra querer que se pare uma bicicleta que usa pneus de 23mm e 100 libras ou mais de pressão com uma bicicleta que usa pneus de 2 polegadas e aidnapor cima um pneu meio murcho (70 libras ou menos).

querer que os freios das estradeiras tenham amesma potência dos freios de mtb é pedir pra travar as rodas o tempo todo.

em mtb o caboclo só aperta os manete se a bike para. nem previsa pensar.

em speed, freio traseiro é modulador, e freio dianteiro é o que pára a bike. precisa saber utilizar os dois, mesmo em frenagens de emergência. é técnica, treino.
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thomaz_pires Ver Drop Down


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Então,

ótima essas dicas de vocês. Pelo visto é preciso ter muita técnica para uma freagem eficiente e segura quando necessário na Speed.

Só para completar... minha bike é uma Scoot, que vem com a "espora" genérica da Scott, mas os manetes shimano Tiagra. Enfim, tem algo que eu possa fazer para melhorar o sistema de freios ou é algo de ir aprendendo mesmo ???
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ogum777 Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

Então,

ótima essas dicas de vocês. Pelo visto é preciso ter muita técnica para uma freagem eficiente e segura quando necessário na Speed.

Só para completar... minha bike é uma Scoot, que vem com a "espora" genérica da Scott, mas os manetes shimano Tiagra. Enfim, tem algo que eu possa fazer para melhorar o sistema de freios ou é algo de ir aprendendo mesmo ???

coloque sapatas de freio da kool stop. elas são extremamente eficientes. numa das minhas bikes que usam ferraduras, estou usando uns alhonga bem simplezinhos que tão me surpreendendo pela eficiência (e olha que tenho bikes com freiso dura-ace, ultegra, 105...). coloquei em razão da dica do mecânico. 

e claro,melhore a técnica. de fato,na speed, o frio mais eficiente é o dianteiro, como em motos e carros.
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thomaz_pires Ver Drop Down


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 kool stop ... vou pesquisar. Vc diz só a sapata ?

 Mas e sobre a ferradura da SCOTT, a que vem na minha bike. Vale a pena mudar ? Ou não fará tanta diferença ?

Quero colocar o melhor sistema de freio, além de pegar a técnica!
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marcio_jbo Ver Drop Down
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Minha primeira speed veio com freios Sora e na primeira vez que precisei frear mais forte, percebi que a diferença de uma MTB é brutal.
Depois desse freio, troquei por um Tiagra e agora para um 105 e a diferença foi significativa.
Mas a dosagem certa entre traseiro e dianteiro também é importante e voce irá aprender isso com o tempo.Wink
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ogum777 Ver Drop Down
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Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

 kool stop ... vou pesquisar. Vc diz só a sapata ?

 Mas e sobre a ferradura da SCOTT, a que vem na minha bike. Vale a pena mudar ? Ou não fará tanta diferença ?

Quero colocar o melhor sistema de freio, além de pegar a técnica!

só a sapata.

olha,a a diferença de frenagem em si entre sora e tiagra é pouca, o sora atual é tiagra antigo, o que difere são sapatas. então invista em boas sapatas.
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jonasMin Ver Drop Down
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Acho que esse video pode ser util

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thomaz_pires Ver Drop Down


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Show de Bola Jonas!!!

Vai me ajudar muito!!!! Foi preciso o primeiro Capote para eu correr atrás de técnica. 

Ainda vou avaliar seriamente a possibilidade de dar um UP no meu sistema de freio. Trocar a sapata, a ferradura... sei lá! Mas quero me sentir mais seguro, entende!
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LeoBatista Ver Drop Down
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É importante se acostumar com o tipo de freio que se tem, por isso tem que treinar frear forte, na hora do desespero tem que saber o quanto se pode frear cada um. Outro detalhe, se a bike sai de traseira você conserta, agora se sair de dianteira é 99% de dar chão.
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SEMFOLEGO Ver Drop Down
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A transferencia de peso de seu corpo para traz é fundamental, como já mencionou um colega de cima..

De resto, só o ABS salva LOLLOLLOLLOL
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thomaz_pires Ver Drop Down


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Leo Batista,

explique melhor essa sua frase ... " se a bike sai de traseira você conserta, agora se sair de dianteira é 99% de dar chão". Não entendi!
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brunocarlo Ver Drop Down
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Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

Leo Batista,

explique melhor essa sua frase ... " se a bike sai de traseira você conserta, agora se sair de dianteira é 99% de dar chão". Não entendi!


Se ela rabear de traseira, vc consegue acertar e não cair, mas se a frente rabear... 99% de ir parar no chão.

Praticamente igual a moto, carro, e afins, se sair de frente tem que ter muita tecnica para não dançar.

Bruno Carlo
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Lucinar Ver Drop Down
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Ontem tive uma bela experiência de frenagem com road bike em curva/descida e chuv.
Copa cidade Canção- Maringá.
Pelote da master A com 70 ciclistas num circuito de ~3,4km.
Na descida em s asfalto molhado e ruim (http://www.strava.com/activities/145867793/analysis), 2 bikes se tocaram e uns 10 foram pro chão (no meio do pelote) eu tava no fim, escapei de cair, mas freie de 55 km/h a 22km/h, desclipei, desviei de bikes, bikers, travei pneus e não cai por muito pouco.
Vc ve o barulho na frente, mas devido a velocidade, vc aperta os freios e parece que não para nunca, além de muita água nos aros e no asfalto pra piorar.
Na teoria smp treino como me controlar na hora das quedas ou melhor pra evitar as quedas, mas na hora são poucos segundos pra reagir e escapar do tombo.

Difícil modular isto, mas é a natureza deste tipo de bike/esporte.


Editado por Lucinar - 26 Mai 2014 as 17:13
http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar
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williancardosodasilv Ver Drop Down
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santa helena pr
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Corri a mesma prova que o lucinar mas na Sub-30 quero ver parar a bendita bike...
Direção defensiva na bike, saber onde se posicionar, tentar antecipar as ações de outras pessoas(bikers,dogs,carros e até skates)
Acredito q sou até um pouco ousado e isso se deve a experiência com a moto.
Agora esse negocio de desclipar nem sempre estou esperto e já cai a 5km/h que foi o único tombo de speed
O gênio controla o caos! Jens Voigt.
http://www.strava.com/athletes/2126930
Litespeed C1R+Force/Red 22+Tubular China 38mm
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E m e r s o n Ver Drop Down
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C de Itapemirim
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Originalmente postado por brunocarlo brunocarlo escreveu:

Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

Leo Batista,

explique melhor essa sua frase ... " se a bike sai de traseira você conserta, agora se sair de dianteira é 99% de dar chão". Não entendi!


Se ela rabear de traseira, vc consegue acertar e não cair, mas se a frente rabear... 99% de ir parar no chão.

Praticamente igual a moto, carro, e afins, se sair de frente tem que ter muita tecnica para não dançar.


A saída de traseira se conserta com um contra-esterço, a traseira sai para um lado e você vira o guidão para o outro. É quase instintivo.

Agora para consertar uma saída de frente você tem que sobre esterçar, virando mais ainda para o lado que a dianteira está saindo, isso se der tempo e se tiver bolas para isso. Em cima de um pneu com 1,5 cm de contato com o chão... como já disse o amigo aí em cima, você na maioria das vezes vai conversar com o asfalto de rostinho colado.
Nulla Tenaci Invia Est Via
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FAB1000 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Jan 2004
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E não dá nem tempo de colocar a mão no chão para se proteger. Vai frear o corpo com o antebraço sendo esfregado do asfalto por baixo do guidão. Dead
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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AleArantes Ver Drop Down
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Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

Show de Bola Jonas!!!

Vai me ajudar muito!!!! Foi preciso o primeiro Capote para eu correr atrás de técnica. 

Ainda vou avaliar seriamente a possibilidade de dar um UP no meu sistema de freio. Trocar a sapata, a ferradura... sei lá! Mas quero me sentir mais seguro, entende!

Thomaz, outro ponto a ser visto é o da manutenção, manetes sempre livres e macios são sinal de que está tudo ok, mas se estiver duro, ou se vc sentir que estão travando ao acioná-los, isso pode pedir uma substituição de cabos e conduítes tbm.

Se ele tiver alguma resistência durante o acionamento, vc aperta mais, aê ele destrava e gruda a sapata de uma vez só no aro, aê é chão. Certeza!

Sempre mantenha limpo e lubrificado, as sapatas eu constantemente passo uma lixa bem fina para tirar alguma possível vitrificação, Ou até chiado, assobios.

Abs 


–––––––––––––––––––––––––––
Take ride on the wild side.
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thomaz_pires Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mai 2014
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Valeu Ale,

Essa galera do Fórum é 10!!! Dicas valiosas! Se eu tivesse me inteirado aqui antes não tinha tomado esse Capote! Mas fica o aprendizado: FREIO DE TRÁS NÃO BRECA NADA!
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sascencio Ver Drop Down
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Freio de bike de estrada não para mesmo... rsrsrs...

Tenho uma Trek toda 105 que tem bons freios, mas se frear um pouco mais forte, travam as rodas mas a bike não para.

Não é uma questão de poder de frenagem, mas sim de modularidade. Sempre se deve usar os dois freios juntos, dianteiro e traseiro, procurando não travar as rodas.

A área de contato do pneu com o solo é mínima e a calibragem do pneu é alta. Não dá para comparar com pneus de mtb que tem muito mais área de contato além de serem bem mais largos, macios e com calibragem muito menor.

Quanto a usar o freio dianteiro e capotar de frente, isso não existe, só se o ciclista jogar todo o peso para a frente... rsrsrs...
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thomaz_pires Ver Drop Down


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Completando ...

FREIO DE TRÁS SOZINHO NÃO BRECA NADA!
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Stridergym Ver Drop Down
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Restrito

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Nóis capota mais naum bréca LOLLOLLOLLOL
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2014 as 20:34
Já falaram, mas não custa ressaltar...

Freio de bike de estrada não é ruim. Mas os pneus são muito mais finos, e a pressão muito maior. Resultado é que você trava as rodas com muito mais facilidade. Travou, a frenagem e o controle já eram.

Outra coisa, o entreeixos da bike de estrada em geral é mais curto, e a posição do ciclista é mais "jogada" para a frente. É bem fácil "capotar" se o pneu dianteiro tiver boa aderência e o ciclista pegar nos freios com mão pesada.

É tudo questão de adaptação, mas é bom treinar um pouco, até porque uma frenagem malfeita pode custar várias coisas: os dentes, um pneu novo, ou só um susto.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
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thomaz_pires Ver Drop Down


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Entre os dentes, um pneu novo, ou só um susto... eu fico com o SUSTO. Fácil!
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Frederico Ultra Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Frederico Ultra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2014 as 21:10
Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

Entre os dentes, um pneu novo, ou só um susto... eu fico com o SUSTO. Fácil!

Essa escolha foi fácil! hehe
Escolho essa também.
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joaojuliomello Ver Drop Down
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serio q vcs acham essa noia toda? eu sempre freio de boa e quase não uso o dianteiro.

O par de shimano exange q ta na trek até freia pouco e olha q to usando um par de tektro na look...
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2014 as 09:52
Originalmente postado por Lucinar Lucinar escreveu:

Ontem tive uma bela experiência de frenagem com road bike em curva/descida e chuv.
Copa cidade Canção- Maringá.
Pelote da master A com 70 ciclistas num circuito de ~3,4km.
Na descida em s asfalto molhado e ruim (http://www.strava.com/activities/145867793/analysis), 2 bikes se tocaram e uns 10 foram pro chão (no meio do pelote) eu tava no fim, escapei de cair, mas freie de 55 km/h a 22km/h, desclipei, desviei de bikes, bikers, travei pneus e não cai por muito pouco.
Vc ve o barulho na frente, mas devido a velocidade, vc aperta os freios e parece que não para nunca, além de muita água nos aros e no asfalto pra piorar.
Na teoria smp treino como me controlar na hora das quedas ou melhor pra evitar as quedas, mas na hora são poucos segundos pra reagir e escapar do tombo.

Difícil modular isto, mas é a natureza deste tipo de bike/esporte.


Bem isso mesmo, na hora do cagaço a primeira reação é alicatar ambos os freios com a maior força possível e rezar pra bike parar.
Arrroooocha Pica-Pau!
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Lucinar Ver Drop Down
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Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Originalmente postado por Lucinar Lucinar escreveu:

Ontem tive uma bela experiência de frenagem com road bike em curva/descida e chuv.
Copa cidade Canção- Maringá.
Pelote da master A com 70 ciclistas num circuito de ~3,4km.
Na descida em s asfalto molhado e ruim (http://www.strava.com/activities/145867793/analysis), 2 bikes se tocaram e uns 10 foram pro chão (no meio do pelote) eu tava no fim, escapei de cair, mas freie de 55 km/h a 22km/h, desclipei, desviei de bikes, bikers, travei pneus e não cai por muito pouco.
Vc ve o barulho na frente, mas devido a velocidade, vc aperta os freios e parece que não para nunca, além de muita água nos aros e no asfalto pra piorar.
Na teoria smp treino como me controlar na hora das quedas ou melhor pra evitar as quedas, mas na hora são poucos segundos pra reagir e escapar do tombo.

Difícil modular isto, mas é a natureza deste tipo de bike/esporte.


Bem isso mesmo, na hora do cagaço a primeira reação é alicatar ambos os freios com a maior força possível e rezar pra bike parar.

Este é o verbo: alicatar kkkkk e de pressão de preferência- só consegui modular e fazer "cobrinha com a bike na descida molhada", mas lembrar de jogar corpo pra trás, ai era demais pra minha habilidade ciclistica kkkk- perdi o pelote, mas os dentes estão inteiros.

Ou ainda: quem não freia ganha!! quem freia perde :)
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thomaz_pires Ver Drop Down


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Só sei de uma coisa: SE NÃO GUENTE NÃO DESCE PRO PLAY!

Resumindo... escolheu SPEED saiba que está sujeito a um CAPOTE, ficar Banguelo e de rostinho colado no chão.

Retomando os procedimento ... Alicatar os manetes, jogar o corpo pra trás e rezar. São esses o mandamentos do breque!  Tenho que treinar muito pra ficar SAFO!
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brunocarlo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Stridergym Stridergym escreveu:

Nóis capota mais naum bréca LOLLOLLOLLOL


LOL
Bruno Carlo
<a href="http://www.strava.com/athletes/1268675" rel="nofollow">Meu Strava</a>
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brunocarlo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Mai 2013
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Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

Só sei de uma coisa: SE NÃO GUENTE NÃO DESCE PRO PLAY!

Resumindo... escolheu SPEED saiba que está sujeito a um CAPOTE, ficar Banguelo e de rostinho colado no chão.

Retomando os procedimento ... Alicatar os manetes, jogar o corpo pra trás e rezar. São esses o mandamentos do breque!  Tenho que treinar muito pra ficar SAFO!


É treinar e treinar... a gente nunca espera encontrar uma situação destas.. ainda mais com pneus lisos, 700x23 com 100psi +/-...

Eu tive moto um bom tempo, e morava numa região que chuvia bem, e na época o tal do abs não tinha chegado as motos 'para mortais' ainda, então a gente acaba incorporando os movimentos de frear o dianteiro e o traseiro, sendo que de acordo com os 'especialistas', o ideal é 70% no dianteiro e 30% no traseiro.. bom, com o tempo vc vai pegando o jeito, de saber até quando pode 'atochar' o dianteiro pra não perder o controle/juizo/dentes... e assim vai.
Bruno Carlo
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AdrianoSP Ver Drop Down
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Meu maior problema são as curvas.

Pessoalmente ainda tenho um cagaço enorme de freiar forte, já precisei frear e não tive dificuldades na reta, mas as curvas em descidas são complicadas para mim.

Eu vejo a galera descendo o "tira-saia" na Romeiros a 50-55 km/h e fazendo curva sem dificuldades alguma, eu sempre fico para trás, não tenho ainda técnica suficiente para "deitar" mais a bike na curva e acabo acioando os freios.

Já passei alguns susto por não querer acionar o freio dentro da curva e quase sair reto, agora , freiadas fortes somente antes da curva, freiadas durante a curva só de forma bem leve, senão é tombo certo.

Acho que no final das contas preciso aprender a fazer curvas e usar menos o freio..rs

Aí fica a dúvida, um pouco fora de tópico....até onde dá para deitar a bike na hora da curva e evitar o uso do freio?
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30455 Ver Drop Down
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Neste sentido, a manobra mais "kid" que já fiz na vida... fui sinalizar a curva, mesmo na baixa velocidade, tirei a mão e fui p/ a curva... tinha óleo na pista e não vi!!

A bike saiu de traseira, eu estando somente com a mão direita no guidão (a curva era p/ esquerda...)... se freasse teria sido um tombo bem feio!!!

O que fiz foi deixar a bici seguir e reposicionar o corpo, ao mesmo tempo que  esterçava levemente p/ o lado oposto, como os colegas já colocaram.

Mas, não tentem isso em casa!!!


Abs


Originalmente postado por E m e r s o n E m e r s o n escreveu:

Originalmente postado por brunocarlo brunocarlo escreveu:

Originalmente postado por thomaz_pires thomaz_pires escreveu:

Leo Batista,

explique melhor essa sua frase ... " se a bike sai de traseira você conserta, agora se sair de dianteira é 99% de dar chão". Não entendi!


Se ela rabear de traseira, vc consegue acertar e não cair, mas se a frente rabear... 99% de ir parar no chão.

Praticamente igual a moto, carro, e afins, se sair de frente tem que ter muita tecnica para não dançar.


A saída de traseira se conserta com um contra-esterço, a traseira sai para um lado e você vira o guidão para o outro. É quase instintivo.

Agora para consertar uma saída de frente você tem que sobre esterçar, virando mais ainda para o lado que a dianteira está saindo, isso se der tempo e se tiver bolas para isso. Em cima de um pneu com 1,5 cm de contato com o chão... como já disse o amigo aí em cima, você na maioria das vezes vai conversar com o asfalto de rostinho colado.
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