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Dicas para restauração - Brandani aro 20 1984 |
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Antonio Neto
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Postado: 11 Mai 2014 as 20:58 |
Saudações!
Fiquei muito feliz em encontrar esse fórum, tem muito material legal por aqui. Tenho uma Brandani Bikendur aro 20 1984, que foi meu presente de natal nesse mesmo ano, quando eu tinha 8 anos de idade. Andei bastante com a Brandani, depois encostei. Nunca reformei, só manutenção básica mesmo e troca de pneus (está com um "borboleta azul" da época). Me deu vontade de colocar ela em pé de novo e preciso de dicas, pois estou avaliando que caminho seguir. Depois da foto, já mandei lubrificar tudo, regular e trocar as sapatas de freio, pedais (infelizmente os originais não tinha salvação), comprei uma capa para espuma do guidão original, e tampas do garfo. Os cromados estão bons, acho que não vale a pena refazer. A pintura está arranhada, mas não detonada de tudo. Somente os pedais são atuais. Os pneus são acessórios de época, assim como os manetes de aluminio diacompe. A capa do banco e espuma preciso refazer. Tenho 3 caminhos: 1- deixar ela rodando, mas polindo, regulando e deixando tudo em ordem (preciso achar um pezinho de colocar no quadro). O suporte do amortecedor tb deixa a roda traseira torta. É o que estou mais propenso a fazer, para preservar a história da bike; 2- restaurar, refazendo cromados, pintando de novo, buscando originalidade (100% é difícil, principalmente adesivos... até comprei um jogo no ML, mas não é exatamente igual). Aqui o problema são os custos e tempo para isso, mas me dá vontade; 3- customizar, atualizando o máximo possível, com peças de ponta, inclusive motor elétrico, freios a disco, amortecedores de scooter, etc.... já gostei mais dessa opção, hoje é praticamente descartada.... valeria a pena somente se estivesse um quadro sem mais nada. O legal é a exclusividade e a maior possibilidade de uso. Falando em uso, raramente eu iria usar, seria mais por gosto mesmo, pois tenho 1,90m e 95kg, realmente não dá mais para andar direto, kkkkk Tenho vontade de outras bikes vintage para uso mais frequente, mas é assunto para outro post. Gostaria da opinião e fotos do pessoal. Abraços.
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Antonio Neto
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Black Knight
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Cadastrado em: 14 Jun 2013 São Paulo Offline Mensagens:532 |
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Eu faria uma restauração completa! Por outro lado, se a pintura não está muito detonada, tu pode restaurar só as peças. Dai, quando desmontar o quadro, da uma boa lavada nele, deixa bem limpo e da umas demãos de verniz do jeito que está! Já fiz isso numa Monareta que tava com a pintura original bem cansada, e o resultado ficou ótimo!
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Antonio Neto
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Cadastrado em: 27 Abr 2014 Campo Grande Offline Mensagens:67 |
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Não consegui postar fotos maiores, quem tiver dicas, agradeço, kkkkk
Então, para uma restauração completa, sinto falta de mão de obra mais qualificada por aqui. Muito embora eu tenha conhecimento suficiente para fazer o básico, me falta tempo. Tem noção dos preços para cromar as bengalas do garfo, santo antonio do banco, canote, pedivelas, coroa, aros, cubos, raios e quidão? Gostaria de ter uma base. Grato.
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Antonio Neto
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Cadastrado em: 27 Abr 2014 Campo Grande Offline Mensagens:67 |
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Dando um up no tópico, mandei dar uma revisão geral na Brandani, troquei os pedais, sapatas de freio e cabos.
Paralelo a isso, troquei a espuma e a capa do banco e pintei de preto fosco a parte de baixo do banco. As câmaras de ar tb foram trocadas e junto com uma boa lavada deixaram ela totalmente pronta para o uso. Achei o revestimento original do guidão, mas este não foi instalado ainda, pois preciso cortar uma espuma. As tampas do garfo tb estão em mãos. Aceito mais dicas. Abraços
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tlh
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Cadastrado em: 25 Jun 2014 Curitiba Offline Mensagens:6 |
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Maneiro, eu tive uma marrom metalica, ganhei de meu pai em... 1983...1984.....mas lembro que era maneiro, td mundo queria ver ela hehehhe,era meio pesada pra pedalar, eu tinha 5, 6 anos... depois comecou a ficar "patinando" o cubo trazeiro, deixei de lado ela e nao sei q fim deu hoje seria maneiro ter ela novamente...
Na minha opiniao eu deixaria ela originalzinha, eu sempre mando cromar algumas pecas de carro, nao sai muito caro náo....mas vai fazendo devagarzinho ela, qndo voce ve ja fez e nem sentiu no bolso hehehe A proposito que cor ela eh? A foto ta pequena nao da pra ver... VAleu |
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LETIZIO
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Cadastrado em: 13 Jan 2013 Rio Claro - SP Offline Mensagens:254 |
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Muito legal sua bike, uma dica seria restaurar as partes funcionais primeiro e depois partir pras visuais hehe, na minha opinião uma bike que funciona como um relógio suíço mas está um pouco gasta é mais bonita que uma visualmente perfeita que não da pra andar se mecanicamente estiver em ordem, então bora cromar
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moving ahead
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Antonio Neto
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Cadastrado em: 27 Abr 2014 Campo Grande Offline Mensagens:67 |
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Atualizando um pouco o post:
Comprei o pezinho original da época na cor azul pelo ML (R$ 50,00 com frete), inclusive com parafuso e mola e instalei. Comprei também o cobre corrente de plástico branco, original da época (as mais antigas saíam com protetor de coroa de metal, mas a minha era de plástico branco), Esperando chegar. Instalei as tampas do garfo. Preciso arrumar uma espuma do guidão, mas o mais importante que é o tecido plástico de época, original da Brandani, comprei de um estoque antigo, lavei e está novo! Lembro que ela vinha com placa de número na frente tb, mas eu não curtia muito kkkk. Estou de olho nos pedais originais tb. Devagar vou mexendo, assim que der tiro umas fotos atualizadas. Tive dificuldades em postar fotos com bom tamanho aqui no fórum, o que pode ser? Abraços.
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jotage68
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Cadastrado em: 12 Mai 2015 Taió-SC Offline Mensagens:5 |
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Olá amigo, também estou restaurando uma Brandani, que achei jogada em um celeiro, em estado lastimável, só dava pra aproveitar o quadro e o garfo. Mas decidi encarar a empreitada, que já dura alguns anos, pois era meu sonho de consumo quando era criança e a bike não me custou nada. Não sei o ano nem a cor original, pois estava sem adesivos e pintada de preto. O que mais chamava a atenção era o freio a tambor traseiro, que infelizmente estava incompleto. Aos poucos fui garimpando as peças que faltavam, achei um cubo chinês com freio a tambor idêntico no ML, para-lamas, selim banana (este precisou ser restaurado, manetes de freio, protetor de corrente cromado, aros e por aí vai. Gostaria de ver algumas fotos da tua, qualquer referência é válida, pois achei pouca coisa pelo Google... Abraço.
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jotage68
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Cadastrado em: 12 Mai 2015 Taió-SC Offline Mensagens:5 |
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Algumas fotos da minha Brandani, como a encontrei:
O dito freio a tambor... Acho que na frente não tinha freio... |
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M.CROESY
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Cadastrado em: 31 Jan 2014 salvador-ba Offline Mensagens:1611 |
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nâo sei se tô enganado,mas um amigo de infância tinha uma desta com um banco bem largo tipo moto ou to errado?
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M.CROESY
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M.CROESY
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acho que era esta
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M.CROESY
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jotage68
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Cadastrado em: 12 Mai 2015 Taió-SC Offline Mensagens:5 |
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É isso mesmo, o famoso selim "banana". Consegui um destes no Mercado Livre, mas tive que restaurá-lo, estou aguardando a finalização da pintura para colocar...
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Tomcat
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Cadastrado em: 16 Jan 2013 Florianópolis Offline Mensagens:362 |
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Quando fui ganhar minha segunda bike, lá no início da década de 80, escolhi essa Brandani! Lembro de ir no Supermercado Pão de Açucar, que era onde vendia. Não levei pq não alcançava o pé no chão!!! Hehhehe
Acabei ganhando uma caloi cross, do segundo modelo, da cor prata/preta!
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ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida). SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988 URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue. |
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jotage68
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Cadastrado em: 12 Mai 2015 Taió-SC Offline Mensagens:5 |
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Na verdade o apelo da Brandani era mais visual mesmo. Na prática era uma bicicleta cara, pesada e ao mesmo tempo frágil frente às peripécias que o visual sugeria. Era comum ela se desmontar em saltos mais ousados, por isso sobraram tão poucas. A minha tem marcas de solda no quadro que atestam isso. Nem sei se vou poder andar nela, com meus 100kg e 190cm, vou deixar ela para meus filhos, desde que cuidem.
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M.CROESY
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Cadastrado em: 31 Jan 2014 salvador-ba Offline Mensagens:1611 |
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quem fabricava ela?
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M.CROESY
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jotage68
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Cadastrado em: 12 Mai 2015 Taió-SC Offline Mensagens:5 |
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Era a própria Brandani quem fabricava. Era baseada em uma bike da Yamaha, que um dos donos conheceu no Japão. A empresa ainda existe, em Ribeirão Preto, mas hoje voltada ao mercado de motos e motores de popa para barcos.
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M.CROESY
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Cadastrado em: 31 Jan 2014 salvador-ba Offline Mensagens:1611 |
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obrigado!
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M.CROESY
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