Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas para restauração - Brandani aro 20 1984
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas para restauração - Brandani aro 20 1984

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas para restauração - Brandani aro 20 1984
    Postado: 11 Mai 2014 as 20:58
Saudações!

Fiquei muito feliz em encontrar esse fórum, tem muito material legal por aqui.

Tenho uma Brandani Bikendur aro 20 1984, que foi meu presente de natal nesse mesmo ano, quando eu tinha 8 anos de idade.

Andei bastante com a Brandani, depois encostei.

Nunca reformei, só manutenção básica mesmo e troca de pneus (está com um "borboleta azul" da época).

Me deu vontade de colocar ela em pé de novo e preciso de dicas, pois estou avaliando que caminho seguir.

Depois da foto, já mandei lubrificar tudo, regular e trocar as sapatas de freio, pedais (infelizmente os originais não tinha salvação), comprei uma capa para espuma do guidão original, e tampas do garfo.

Os cromados estão bons, acho que não vale a pena refazer. A pintura está arranhada, mas não detonada de tudo.

Somente os pedais são atuais. Os pneus são acessórios de época, assim como os manetes de aluminio diacompe.

A capa do banco e espuma preciso refazer.

Tenho 3 caminhos:

1- deixar ela rodando, mas polindo, regulando e deixando tudo em ordem (preciso achar um pezinho de colocar no quadro). O suporte do amortecedor tb deixa a roda traseira torta. É o que estou mais propenso a fazer, para preservar  a história da bike;

2- restaurar, refazendo cromados, pintando de novo, buscando originalidade (100% é difícil, principalmente adesivos... até comprei um jogo no ML, mas não é exatamente igual). Aqui o problema são os custos e tempo para isso, mas me dá vontade;

3- customizar, atualizando o máximo possível, com peças de ponta, inclusive motor elétrico, freios a disco, amortecedores de scooter, etc.... já gostei mais dessa opção, hoje é praticamente descartada.... valeria a pena somente se estivesse um quadro sem mais nada. O legal é a exclusividade e a maior possibilidade de uso.

Falando em uso, raramente eu iria usar, seria mais por gosto mesmo, pois tenho 1,90m e 95kg, realmente não dá mais para andar direto, kkkkk

Tenho vontade de outras bikes vintage para uso mais frequente, mas é assunto para outro post.

Gostaria da opinião e fotos do pessoal. Abraços.
Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2014 as 21:00
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 13:46
Eu faria uma restauração completa! Por outro lado, se a pintura não está muito detonada, tu pode restaurar só as peças. Dai, quando desmontar o quadro, da uma boa lavada nele, deixa bem limpo e da umas demãos de verniz do jeito que está! Já fiz isso numa Monareta que tava com a pintura original bem cansada, e o resultado ficou ótimo!



Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 14:46
Não consegui postar fotos maiores, quem tiver dicas, agradeço, kkkkk

Então, para uma restauração completa, sinto falta de mão de obra mais qualificada por aqui. Muito embora eu tenha conhecimento suficiente para fazer o básico, me falta tempo.

Tem noção dos preços para cromar as bengalas do garfo, santo antonio do banco, canote, pedivelas, coroa, aros, cubos, raios e quidão? Gostaria de ter uma base.

Grato.
Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2014 as 20:08
Dando um up no tópico, mandei dar uma revisão geral na Brandani, troquei os pedais, sapatas de freio e cabos.

Paralelo a isso, troquei a espuma e a capa do banco e pintei de preto fosco a parte de baixo do banco.

As câmaras de ar tb foram trocadas e junto com uma boa lavada deixaram ela totalmente pronta para o uso.

Achei o revestimento original do guidão, mas este não foi instalado ainda, pois preciso cortar uma espuma.

As tampas do garfo tb estão em mãos.

Aceito mais dicas.

Abraços
Voltar ao Topo
tlh Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2014
Curitiba
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tlh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2014 as 17:47
Maneiro, eu tive uma marrom metalica, ganhei de meu pai em...Ermm 1983...1984.....mas lembro que era maneiro, td mundo queria ver ela hehehhe,era meio pesada pra pedalar, eu tinha 5, 6 anos... depois comecou a ficar "patinando" o cubo trazeiro, deixei de lado ela e nao sei q fim deu Cry hoje seria maneiro ter ela novamente...
Na minha opiniao eu deixaria ela originalzinha, eu sempre mando cromar algumas pecas de carro, nao sai muito caro náo....mas vai fazendo devagarzinho ela, qndo voce ve ja fez e nem sentiu no bolso hehehe
A proposito que cor ela eh? A foto ta pequena nao da pra ver...
VAleu

Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2014 as 17:58
Muito legal sua bike, uma dica seria restaurar as partes funcionais primeiro e depois partir pras visuais hehe, na minha opinião uma bike que funciona como um relógio suíço  mas está um pouco gasta é mais bonita que uma visualmente perfeita que não da pra andar Thumbs Up se mecanicamente estiver em ordem, então bora cromar LOL
moving ahead
Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2014 as 22:08
Atualizando um pouco o post:

Comprei o pezinho original da época na cor azul pelo ML (R$ 50,00 com frete), inclusive com parafuso e mola e instalei.

Comprei também o cobre corrente de plástico branco, original da época (as mais antigas saíam com protetor de coroa de metal, mas a minha era de plástico branco), Esperando chegar.

Instalei as tampas do garfo.

Preciso arrumar uma espuma do guidão, mas o mais importante que é o tecido plástico de época, original da Brandani, comprei de um estoque antigo, lavei e está novo!

Lembro que ela vinha com placa de número na frente tb, mas eu não curtia muito kkkk.

Estou de olho nos pedais originais tb. 

Devagar vou mexendo, assim que der tiro umas fotos atualizadas.

Tive dificuldades em postar fotos com bom tamanho aqui no fórum, o que pode ser?

Abraços.
Voltar ao Topo
jotage68 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2015
Taió-SC
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jotage68 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2015 as 17:20
Olá amigo, também estou restaurando uma Brandani, que achei jogada em um celeiro, em estado lastimável, só dava pra aproveitar o quadro e o garfo. Mas decidi encarar a empreitada, que já dura alguns anos, pois era meu sonho de consumo quando era criança e a bike não me custou nada. Não sei o ano nem a cor original, pois estava sem adesivos e pintada de preto. O que mais chamava a atenção era o freio a tambor traseiro, que infelizmente estava incompleto. Aos poucos fui garimpando as peças que faltavam, achei um cubo chinês com freio a tambor idêntico no ML, para-lamas, selim banana (este precisou ser restaurado, manetes de freio, protetor de corrente cromado, aros e por aí vai. Gostaria de ver algumas fotos da tua, qualquer referência é válida, pois achei pouca coisa pelo Google... Abraço.
Voltar ao Topo
jotage68 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2015
Taió-SC
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jotage68 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2015 as 09:19
Algumas fotos da minha Brandani, como a encontrei:



O dito freio a tambor... Acho que na frente não tinha freio...

Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2015 as 12:10
nâo sei se tô enganado,mas um amigo de infância tinha uma desta com um banco bem largo tipo moto ou to errado?
M.CROESY
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2015 as 12:15
acho que era estaWink
M.CROESY
Voltar ao Topo
jotage68 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2015
Taió-SC
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jotage68 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2015 as 09:54
É isso mesmo, o famoso selim "banana". Consegui um destes no Mercado Livre, mas tive que restaurá-lo, estou aguardando a finalização da pintura para colocar...
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2015 as 14:46
Quando fui ganhar minha segunda bike, lá no início da década de 80, escolhi essa Brandani! Lembro de ir no Supermercado Pão de Açucar, que era onde vendia. Não levei pq não alcançava o pé no chão!!! Hehhehe

Acabei ganhando uma caloi cross, do segundo modelo, da cor prata/preta!
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
jotage68 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2015
Taió-SC
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jotage68 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2015 as 07:53
Na verdade o apelo da Brandani era mais visual mesmo. Na prática era uma bicicleta cara, pesada e ao mesmo tempo frágil frente às peripécias que o visual sugeria. Era comum ela se desmontar em saltos mais ousados, por isso sobraram tão poucas. A minha tem marcas de solda no quadro que atestam isso. Nem sei se vou poder andar nela, com meus 100kg e 190cm, vou deixar ela para meus filhos, desde que cuidem.
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2015 as 09:22
quem fabricava ela?
M.CROESY
Voltar ao Topo
jotage68 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2015
Taió-SC
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jotage68 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 07:01
Era a própria Brandani quem fabricava. Era baseada em uma bike da Yamaha, que um dos donos conheceu no Japão. A empresa ainda existe, em Ribeirão Preto, mas hoje voltada ao mercado de motos e motores de popa para barcos. 


Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 09:54
Winkobrigado!
M.CROESY
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X