Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas para iniciante
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas para iniciante

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas para iniciante
    Postado: 02 Mai 2014 as 14:05
Olá pessoas, estou querendo começar a fazer cicloviagens e provavelmente a minha primeira será na Estrada Real(Diamantina - Paraty). Queria saber dicas de vocês sobre bike que se encaixa bem nesse perfil de uso, ou também dicas sobre montagem. Eu andei lendo por aqui que quadros Surly e Giant são massa para cicloviagem, será que encontro por aqui no Brasil? Até usados serviria...
Enfim, espero que possam me ajudar confesso que ainda não sei de muita coisa. Abraço!
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2014 as 14:34
Originalmente postado por asaph.natan asaph.natan escreveu:

Olá pessoas, estou querendo começar a fazer cicloviagens e provavelmente a minha primeira será na Estrada Real(Diamantina - Paraty). Queria saber dicas de vocês sobre bike que se encaixa bem nesse perfil de uso, ou também dicas sobre montagem. Eu andei lendo por aqui que quadros Surly e Giant são massa para cicloviagem, será que encontro por aqui no Brasil? Até usados serviria...
Enfim, espero que possam me ajudar confesso que ainda não sei de muita coisa. Abraço!

Olá, asaph, boa tarde!

O ano passado publiquei no Blog uma matéria sobre a montagem de uma bike de cicloturismo, de maneira a não gastar muito dinheiro e ter uma bike confiável.
Se quiser dar uma olhada, aí vai o link:

A Giosbr, representante da Gios no Brasil, agora tem uns belos quadros para 29er. Um amigo montou uma e ficou show de roda. Evidente que se optar por um quadro desses haverá que mudar algumas peças na montagem da bike do citado artigo.

Sobre a Estrada Real, não posso ajudar, pois nunca pedalei naquela região, mas aqui no Fórum você pode pesquisar que há vários relatos e links para relatos de bikers que já pedalaram na região.

Grande cicloabraço.
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2014 as 14:46
Pô, valeu Waldson. Vou dar uma olhada agora mesmo. Sobre a Estrada Real eu já estou bem informado, meu problema só está sendo com a bike agora.
Você acha melhor montar uma do que comprar alguma MTB? Porque pelo que vi as MTB não são feitos para terem alforges e tal, não é isso?
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2014 as 18:44
Alguém sabe me dizer sobre os quadros e bikes cromo e como eu posso adquirir aqui no Brasil? Usados ou novos!
Voltar ao Topo
Marceloeds Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Campina Grande
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marceloeds Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2014 as 23:13
Boa noite pessoal, iniciando no cicloturismo tem que ter uma bike confiavel, eu mesmo pedalo na minha mtb mesmo, coloquei um bagageiro de canote e sigo minha jornada. Bikes prontas para cicloturismo é muito dificil de encontrar, infelizmente nosso mercado ainda não possui oferta para nosso esporte.

Existem varios sites sobre Cicloturismo, da uma olhadinha no: pedalandopb.blogspot.com.br

Abraços
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2014 as 11:48
Concordo contigo marcelo. É por pensar desta forma também que estou agora a procura de um quadro de cromoly antigo e aí montar minha bike a partir dele. Tô pensando em usar ela para cicloviagens e me deslocar na city também(ir pra facul principalmente). Será uma MTB aro 26.

Em breve eu posto fotos quando pegar o quadro hahaha.
Valeu, abração !!!
Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2014 as 12:09
Uso uma Caloi Comfort há um ano. Viajei 4000 km aproximadamente com ela e nada tenho a reclamar em termos de resistência.


que esse tipo de quadro prejudica nas subidas, o que compreendi na hora, pois as subidas são meu calcanhar-de-aquiles. Ele não tem furação original para bagageiro, mas é bem simples de se adaptar.

Boas pedaladas, vale muuuuuuuito a pena...

Voltar ao Topo
pedarilhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Florianopolis SC
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedarilhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2014 as 17:30
Olá !!!

Eu e minha esposa estamos viajando de bike pela américa do sul tem 2 anos. Escolhemos bikes seguindo basicamente as dicas do antonio olinto, que você pode ver neste link: http://www.olinto.com.br/index.php/dicas-cicloturismo/bicicleta/

Saímos com as bikes e rodamos até agora 23milKm sem grandes problemas além de furos de pneus e quebra de 3 raios. Se quiser conhecer as bikes que estamos utilizando nesta viagem o link é este: http://www.pedarilhos.com.br/blog/pedal-america-do-sul/as-bicicletas/  Várias outras infos em nosso blog também...

Dica que eu daria além do site do olinto é:
-Por favor não utilize mais de 24 marchas em sua bike, isso é realmente importante. A durabilidade da corrente 8v(até 24marchas) é 10x superior a durabilidade de uma corrente 9v(27marchas). Já vi correntes 9v se romperem após 2mil km de uso, as nossas 8v tem 23mil km.


Abraços!! 
Vamos nos falando

Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2014 as 20:41
Olá André, já havia conversado com você por email quando vocês estavam ainda na Estrada Real, lembra? hahahaha. Enfim, valeuzão pelas dicas, já tinha olhado o site do olinto e também visto suas bikes no blog.
Pretendo adquirir também um quadro antigo de cromoly como o de vocês e aí montar minha bike basicamente igual em componentes porém estou cogitando a possibilidade de usar um butterfly.
Valeu pela dica sobre a corrente e marchas, estava em dúvida quanto a qual usar, 24 ou 27, mas agora estou decidido afinal uma corrente guentar 23mil km é um bom sinal rs.

Abração, em breve posto fotos assim que começar a pegar as peças(estou garimpando ainda pela net).
Voltar ao Topo
pedarilhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Florianopolis SC
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedarilhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 13:46
Ahá, eheheh, verdade, não tinha associado Smile

Pois é, além de utilizar as 8v nós revezamos as correntes. Começamos com 1 corrente extra por bike, aí utilizávamos a corrente numero 1 por 3mil km, depois colocava a corrente 2 por 3mil km, depois a 1 novamente... e assim por diante...

Para efeitos de eliminação de peso, abandonamos uma corrente, e passamos a revezar apenas uma corrente entre nós 2.

Vai na fé, e se tiver coragem de encarar trocador de marcha não indexado, prometo que não vai se arrepender, rs...
Eu e minha esposa estamos em viagem de bike pela américa do sul tem mais de 2 anos e 23mil km pedalados, pra quem quiser ver fotos e relatos: http://www.pedarilhos.com.br/blog
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 16:17
HAHAHA, que massa, gostei da ideia de alternar as correntes :D
Como que é esses trocadores não indexados, qual a diferença para os convencionais? Sou leigo em bastante coisa ainda rs.
Voltar ao Topo
pedarilhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Florianopolis SC
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedarilhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 16:25
Então, não indexados são por fricção, eles não fazem "tec-tec" na hora de trocar. Então eles nunca desregulam, sempre que você troca a marcha você ouve e percebe se ela precisa de algum ajuste, aí você puxa ou solta um pouco a alavanca e voilá... ehhehe

São aqueles trocadores de alavanquinha que tinha em caloi 10 antiga...


Eu e minha esposa estamos em viagem de bike pela américa do sul tem mais de 2 anos e 23mil km pedalados, pra quem quiser ver fotos e relatos: http://www.pedarilhos.com.br/blog
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 17:00
Acho que eu saquei. Pode deixar que irei acatar sua dica. Valeu novamente !!!
Voltar ao Topo
walescko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2012
Esteio/RS
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar walescko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 17:21
Correntes, sempre vi divergência por elas quanto a quilometragem, alternação e troca.

tenho duas magrelas e faço uma revisão geral a cada 2000km, e a cada revisão, geralmente troco a corrente, antes alternava as correntes, mas agora tenho apenas trocado as correntes a cada 2000km.

Quanto a quantidade de marchas, já vi gente recomendar usar 21 marchas, conheço gente que usa 24v, já tive uma magrela de viagem com 24v e atualmente as minhas são de 27v, manutenção preventiva é o que conta se sua magrela vai ir longe ou não.

Porém temos um problema: escalada que os fabricantes fazem, tempos atrás já estava sentido dificuldades de encontrar peças para 24v, estavam nos forçando a migrar para 27v, agora percebo o movimento forçando para irmos a 30v. Percebo que para ficar até 24v, teremos que ficar com as linhas mais básicas, como a Tourney da Shimano, ou outra marca genérica.
Voltar ao Topo
pedarilhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Florianopolis SC
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedarilhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 17:39
Então Walescko, respondendo algumas coisas do que tu disse.

Se você seguir trocando a cada 2.000km por uma corrente nova, vai chegar um ponto que você vai colocar uma corrente e ela não vai casar com a sua relação. No caso do revezamento de correntes, elas (as correntes) sempre estarão com um desgaste compatível a suas catracas. Outro problema bem frequente com a troca de correntes por correntes novas é o chain suck, onde a corrente fica grudada no pedivela quando você faz força (por exemplo em uma subida), aí a corrente solta de uma vez impossibilitando a pedalada.

Já vi uns alemão na estrada que faziam o revezamento entre 3 correntes. É uma solução ainda mais confíavel em minha opinião, mas demasiado pesado para uma viagem de bike já que cada corrente pesa cerca 0.3kg.

Existe uma diferença de fabricação entre correntes 8v e 9v. As 9v são mais finas.  Porém para 21 marchas e 24 marchas utiliza-se a mesma corrente 8v.


De fato o que disse é fato sobre a shimano nos forçar a subir a quantidade de marchas ou escolher por equipamento mais simples. Eu já fiz minha escolha, que é seguir para os equipamentos mais simples. Smile Cabe a cada um escolher qual caminho pegar. Se começar a ficar muito complicado para encontrar relações 8v, em algum momento vou me sentir obrigado a migrar para um cubo com marchas como rohloff ou n360 ou alfine, enfim....


Editado por pedarilhos - 20 Ago 2014 as 17:39
Eu e minha esposa estamos em viagem de bike pela américa do sul tem mais de 2 anos e 23mil km pedalados, pra quem quiser ver fotos e relatos: http://www.pedarilhos.com.br/blog
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2014 as 13:11
Eu pretendo usar a relação do alivio 8v(24 marchas), já pensava nela antes e depois de ver relatos como o do André me deram mais confiança para isso.
Acredito que eu não vá me arrepender. Só me falta achar o quadro logo, a procura ainda de um de cromoly...

Mas é isso hahah!!
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2014 as 23:36
Sobre durabilidade de correntes, gostaria de replicar um post que fiz há pouco mais de um ano. Foi neste tópico aberto pelo Voodoo. Vem a calhar pois o teste que transcrevo trata-se de relações de 7/8v, especificando marcas.

Segue o post da época:

- - - x x x - - - 

Queria aproveitar pra citar um teste que me mostraram num fórum gringo. Um holandês fez um experimento interessante numa cicloviagem que estava fazendo aqui pelas américas:

Usou uma corrente montada com quatro pedaços de correntes diferentes: Shimano HG70, KMC Gold, KMC X8 e KMC X1. A ideia seria medir o desgaste de cada pedaço desse, ao longo da viagem.

Coletei ao longo dos posts as medições, a cada mil km. Segue:


:arrow: After a 1000 km the 

Shimano HG 70 is 10 % worn out
KMC Gold is 6 % worn out
KMC X8 is 11 % worn out
KMC X1 is 12 % worn out

:arrow: After 2000 km and a more acurate measurement because I marked my tester with mm stripes (10 mm if it falls all the way through )

Shimano HG70 is 23 % worn out
KMC X8 is 24 % worn out
KMC Gold is 17 % worn out
KMC X1 is 18 % worn out

:arrow: Chaintest 3000 km :

Shimano HG 70 : 35 % worn out
KMC X8 : 36 % worn out
KMC Gold : 29 % worn out
KMC X1 : 32 % worn out

:arrow: After 4000 km I found following, stunning, results ExclamationExclamation

Shimano HG 70 : 100 % worn out, that`s 65 % in the last 100 km !!! (nota: provavelmente ele quis dizer 1000km)
KMC X8 : 51 % worn out
KMC Gold : 41 % worn out
KMC X1 : 60 % worn out and strangely enough, at one measure on the 35 cm long piece of chain even 100 % worn out ! Only at one perticular part ... ( maybe that`s the part where my chain has a tick, which started between 0 and 1000 km )

:arrow: Chaintest 5000 km

Shimano HG 70 still 100 % worn out
KMC X8 is at one point 46 % worn out, at the other end of this 35 cm long piece of chain it is 56 % worn out ...
KMC Gold is 51 % worn out
KMC X1 is at oine point 80 % worn out, at the other end it is 50 % worn out; the 80 % worn out part is coming after the completly worn out Shimano part.

Strange huh ?

:arrow: Chaintest 6000 km

Shimano HG 70 still 100 % worn out
KMC X8 now 56 % worn out
KMC Gold now 74 % worn out
KMC X1 now on one spot 60 % and another spot 85 % worn out

:arrow: Chaintest 7000 km and 7300 km

Shimano HG 70 still 100 % worn out
KMC X8 is now 91 % worn out
KMC Gold is now 89 % worn out
KMC X1 is now 90 % worn out

7300 km gave the same result.
Why a 7300 measurement ?
Because I changed my chain, I had a spare one with me.
The testing chain had a tick in it since roughly the first 1000 kilometers.
I calculated it, more then one million ticks I had to hear and feel and now I was sort of sick and tyred of it.
I wanted to change my chain a long time ( and kilometers ) ago but I wanted to do the chaintest as well so I kept going with it.

The winner is for me KMC X8

KMC Gold and KMC X1 are slightly better but that is to neglect.
And with 14,95 euro for the KMC X8 chain it will be my next choice !

I will continue this trip with a new Shimano HG 70 because I brought that one from Hollland and measure again, just for fun.
O que aconteceu com a corrente shimano dele, vai ao encontro do seu relato, que é, de uma hora pra outra (no caso dele, entre 3 mil e 4 mil km), a corrente se desgastar completamente, denunciando algum tipo de falha mecânica, e não um desgaste progressivo como em outras correntes.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 08:08
Salve ninocoutinho,

ontem mesmo tava dando uma olhada nesses posts do Lars de Wit, grande coincidência.

Muito legal e informativo esse teste dele. Uma pena essa viagem ter terminado de forma tão dramática por conta de um erro ingênuo.

Sobre as correntes, sei que essa KMC X8 tá na faixa dos $25 no Chain Reaction Cycles. 
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 20:33
Êa, valeu pelas informações ninocoutinho. Ajudará em muito hahahaha.

Abraço !
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X