Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - A mentalidade dos ciclistas brasileiros.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


A mentalidade dos ciclistas brasileiros.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: A mentalidade dos ciclistas brasileiros.
    Postado: 30 Abr 2014 as 09:29


A mentalidade dos ciclistas brasileiros faz muito mal para nosso esporte


Eu sei que esse tipo de matéria dá uma confusão da po%#a, mas eu tenho visto tantos comportamentos estranhos e tem um tempo que estou pensando em escrever essa OPINIÃO aqui.

Antes de mais nada, quero deixar claro que não estou generalizando e NÃO estou falando que TODOS os ciclistas tenham essas características e comportamentos que vou descrever (talvez nem a maioria), mas um grande número de pessoas envolvidas com nosso esporte possuem essa forma de enxergar as coisas.

Infelizmente temos uma cultura complicada no Brasil e pelo que tenho visto, lendo os comentários que aparecem por aqui, no Facebook, no Instagram e etc, muitas pessoas tentam descontar as suas frustrações no esporte, nos outros atletas, na indústria da bike, nas competições e acabam fazendo um mal para o esporte como um todo.

Essa “descarga” de frustração acontece de várias formas pelo que tenho visto.

Críticas aos atletas nacionais

Nós sabemos que no Brasil, ser um ciclista, é praticamente uma insanidade, profissional então é TOTALMENTE uma insanidade. Isso devido a falta de apoio, falta de estrutura, péssimos salários, falta de respeito, enfim… Mas mesmo assim, algumas pessoas conseguem superar essa pista de obstáculos praticamente intransponível e conseguem se destacar nacionalmente e em raros casos, Internacionalmente.

CIMTB

E mesmo o cara conseguindo isso tudo, volta e meia vem um cidadão e escreve: “É… mas nas corridas lá fora fulano só toma pau!”. Ao invés de admirar o fato do atleta ter conseguido superar as dificuldades, ele reclama que o cara não consegue vencer as corridas contra os caras que nasceram em um local, onde com 10 anos de idade, os atletas já possuem patrocínio, estrutura, incentivo e tudo mais que você imaginar.

A impressão que eu tenho (posso estar errado) é que o cara prefere denegrir o outro do que assumir que ele mesmo não anda lá essas coisas. Por mais que a pessoa não consiga descer uma escada com a bicicleta, ela vem criticar o cara que está andando junto com os melhores do mundo, mesmo enfrentando um MONTE de dificuldades.

E isso é ruim! Comentários ruins desestimulam o esporte, desestimulam o atleta, a imprensa… tudo! E é IMPRESSIONANTE a quantidade de comentários desse tipo que aparecem.

Críticas a indústria

O esporte existe graças a indústria do esporte. O patrocínio às competições, para os atletas, para os meios de divulgação, as inovações, SÓ EXISTEM por conta da indústria do esporte.

E MUUUUUUITA gente, fica esbravejando contra os lançamentos, as novidades e tudo mais que aparece e não pára pra pensar que sem essa indústria, o esporte dele não existiria.

Sim, principalmente no Brasil, está tudo MUITO caro! Proibitivamente e absurdamente caro. E isso é algo que temos que reclamar com o governo. Mas ficar xingando a marca porque ela lançou uma nova bicicleta, ou um novo grupo, ou um novo componente… Simplesmente não faz sentido. Todos os anos, todas as indústrias do MUNDO lançam modelos daquele ano. É ou não é? Não tem o carro ano 2014, 2015, 2016. Não tem o tênis 2014, 2015, 2016? Não tem a bolsa 2014, 2015, 2015?? E por que a galera se revolta quando lançam os quadros, os grupos e os componentes 2014, 2015, 2016? Por que no ciclismo não pode?

E ai eu volto para a questão das pessoas que não sabem lidar com a frustração. As vezes a pessoa não está com grana para comprar um componente novo. Ao invés dele falar :”Beleza, vou juntar dinheiro e comprar depois”, ou então, “Não, isso está muito caro, vou comprar um mais simples”. Ele fica revoltado e entra no PraQuemPedala comentando e xingando a Deus e o mundo falando que “essa indústria PERVERSA fica querendo fazer todo mundo de IDIOTA”… “Esses FDP são um ambiciosos que querem acabar com nosso esporte”…

Eu acho esse comportamento ridículo… Se não pode comprar… Não compra! Eu adoraria ter uma Ferrari! Não tenho grana para isso… Então agora eu vou entrar no site da Ferrari e xingar eles de tudo que é nome porque eu não tenho grana???? Qual o sentido nisso? Se está caro, é porque tem um número considerável de pessoas que pagam e acham o preço justo!

Críticas as competições

Outro ponto complicado é a crítica as competições. As pessoas acham que a estrutura de uma competição nasce em árvores. Que tudo aparece lá de graça e que os organizadores tinham que cobrar 10 conto de cada um no máximo!!!! E oferecer coquetel de abertura, massagem gratuita, champagne no ponto de apoio e etc…

E da mesma forma que os atletas tem dificuldade para conseguir apoio, as competições também tem! E muitas vezes acabam tendo que bancar toda a estrutura com o dinheiro arrecadado nas inscrições. E MUIIIIITAS vezes tem prejuízo nas provas.

Ai o cara cobra um pouco mais na inscrição, vem um monte de gente xingando, esbravejando, batendo, tirando o bretelle pela cabeça porque tá caro… Ai o cara diminui o preço da inscrição e obviamente tem que diminuir a estrutura… Ai vem um monte de gente xingando, esbravejando, batendo, tirando o bretelle pela cabeça porque não tem estrutura…

Voltamos para a frustração novamente.

Resumindo

Peguei esses três pontos porque são os que mais geram esse tipo de comentário. Mas existem várias ocasiões onde a galera descasca as marcas, os atletas, as competições por conta desse tipo de coisa.

Agora esses comportamentos fazem muito mal para TODO MUNDO! Os atletas ficam tristes e desestimulados com esses comentários ridículos. As marcas tendem a ter menos incentivo ao investimento em locais assim. As competições minguam e os organizadores ficam de saco cheio de ter que aguentar essa aporrinhação e o esporte fica do jeito que tá… Medíocre! Assim como a cabeça de muitos ciclistas brasileiros.

Infelizmente tenho de deparado demais com esse tipo de situação e as vezes é extremamente frustrante e desanimador testemunhar esse tipo de comportamento.

Fonte:http://www.praquempedala.com.br/blog/a-mentalidade-dos-ciclistas-brasileiros-faz-muito-mal-para-nosso-esporte/#.U2DnmvldVpu

Voltar ao Topo
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 09:31
O que o Henrique Andrade escreveu, eu concordo plenamente...
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 11:34
Originalmente postado por flaviosplatter flaviosplatter escreveu:

E mesmo o cara conseguindo isso tudo, volta e meia vem um cidadão e escreve: “É… mas nas corridas lá fora fulano só toma pau!”. Ao invés de admirar o fato do atleta ter conseguido superar as dificuldades, ele reclama que o cara não consegue vencer as corridas


Cara, isso não existe só no ciclismo, existe em qualquer esporte em que houver um brasileiro participando. Principalmente, graças a rede globo, que prega que 'somos o melhor futebol do mundo' e que ninguém, jamais, nunca, de maneira alguma, foi melhor do que o senna e as manhãs de domingo nunca mais existiram depois que ele morreu....

Pega o Barrichello, recordista em participações na F1, reconhecidamente um profissional exemplar, ótimo piloto, ganhou corridas, foi vice campeão 2x. O povo massacra o coitado e o culpa pq não foi melhor contra outros que competiram contra ele. Ok, ele não conseguiu. E isso é justificativa pra fazer o que fazem com ele? O mesmo acontece com o Massa atualmente.

Aqui na bananolândia, onde a desinformação prevalece e não há análise dos fatos e circunstâncias, se o caboclo é brasileiro e não é o melhor, ele não presta. Simples assim. Ou ele é o primeiro, o melhor, o pica-das-galáxias e consequentemente ele é brasileiro, ou ele não é nada, inclusive não é apto a representar o brasil, e não deveria nos envergonhar já que não é capaz do ganhar do Absalon ou do Nino.

A opinião pública no brasil é uma piada de mau gosto, não dá para levar ela a sério ou se incomodar com o que os boçais gritam por aí.

No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
gutobelchior Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Mar 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutobelchior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 11:55
Concordo 100% com as opiniões!
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 11:56
Nosso país é uma piada de mau gosto 
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Ricardo Kona Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Kona Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 11:59
Costume feio de brasileiro que mete o pau em tudo.

E isto tem nome: "hipocrisia" Arte de exigir ou criticar aquilo que não se pratica Wink
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 14:09
Matéria fraca nunca vi alguém que entende o minimo de ciclismo criticar o Avancini ou qualquer brasileiro competindo fora em algum campeonato da UCI. Quanto ao mercado a critica é valida, Caloi tem um "monopólio" e usa seu peso para conseguir beneficio fiscal acabando com a concorrência, sendo que ela mesmo cria pouco e importada muito.

Quanto a competições a grande parte cobra um valor até que baixo mas nem tem capacidade de marcar tempo de prova. Fora os riscos de acidente por falhas na marcação e a falta de socorrista na maioria.
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 14:38
sobre a parte da industria... então vc acha normal e justo pagar o dobro ou mais que isso, por uma bike igual ou pior as que são vendidas lá fora?


EU NÃO ACHO!!!
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2014 as 17:09
Acho que:

1 - Se o cara é bom, é bom, não interessa qual o nível dele - seja nacional, seja internacional... só não suporto atleta chorão, que fica justificando o seu nível (ruim) com a qualidade dos patrocínios, do material e dos treinadores do país.

2 - Aqui ponto pacífico, paga quem pode, reclama quem quer. Mas fato é que ninguém necessita equipqmento de última geração para se tornar campeão; se o seu grupo estiver funcionando direitinho numa base (quadro/rodas) bem montada, tudo irá bem;

3 - quanto às competições, acho que faltam mais competições "informais", digamos assim. Muita gente anda e roda em grupos, mas só isto não basta... seria legal se ao invés de campeaonatos hiper bem montados houvesse um monte de pequenos clubes de ciclismo, com seus próprios eventos, que não dependessem de apoio externo, nem de estrutura externa.


finalizando, acho que não precisamos dar muita bola para as pessoas que NÃO contribuem com o esporte, vamos focar nos que estão dispostos e que não ficam choramingando pelos cantos, esperando aparecer uma alma abnegada que vai fazer tudo por eles.

Abs

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 09:20
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

sobre a parte da industria... então vc acha normal e justo pagar o dobro ou mais que isso, por uma bike igual ou pior as que são vendidas lá fora?


EU NÃO ACHO!!!

São duas coisas diferentes: Lançamentos o tempo todo e preço no Brasil

- Sobre lançamentos, acho que ele quis dizer coisas como a nova onda de tamanhos de rodas diferentes, peças que perdem 10g e custam $1000 a mais e um monte de tecnologia que pode ser considerada muita perfumaria.

- Sobre preços no Brasil, essa é uma das coisas mais criticadas e incompreendidas ao meu ver. Os preços de bikes aqui nem são tão caros comparando com de outras coisas. Normalmente é a conversão da moeda X 2. Exemplo: se custa US$ 1.000 = R$ 2.300 o preço final fica EM TORNO DE R$ 4.600.  Isso acontece com celular, maquina fotográfica e outros produtos.

"Nem são tão caros COMPARANDO com..".  Sim, é um absurdo! Mas muito mais absurdo é preço de comida e remédio que são itens essenciais. E transporte público ? E carros ?  Porra, um carro PRODUZIDO NO BRASIL custar mais aqui do que O MESMO na Argentina, depois do frete pra lá é realmente uma ofensa. E na Europa e EUA ? Em 2010 quando eu morava fora tinha carro novo na concessionária que custava 5.000 euros.  Lembrando que eles ganham em euro.  Aqui, TENDO ISENÇÕES fiscais por interesses comerciais e políticos do governo, quanto custa o carro mais barato ? R$ 27.000 ??

Lógico que não to defendendo! Mas vejo essa crítica ano após ano com análises totalmente equivocadas... 90% das vezes culpam os empresários do setor e esquecem dos impostos e custo Brasil.


Editado por Pedro Cury - 01 Mai 2014 as 09:21
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Stcunha Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:526
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Stcunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 10:01
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por flaviosplatter flaviosplatter escreveu:

E mesmo o cara conseguindo isso tudo, volta e meia vem um cidadão e escreve: “É… mas nas corridas lá fora fulano só toma pau!”. Ao invés de admirar o fato do atleta ter conseguido superar as dificuldades, ele reclama que o cara não consegue vencer as corridas


Cara, isso não existe só no ciclismo, existe em qualquer esporte em que houver um brasileiro participando. Principalmente, graças a rede globo, que prega que 'somos o melhor futebol do mundo' e que ninguém, jamais, nunca, de maneira alguma, foi melhor do que o senna e as manhãs de domingo nunca mais existiram depois que ele morreu....

Pega o Barrichello, recordista em participações na F1, reconhecidamente um profissional exemplar, ótimo piloto, ganhou corridas, foi vice campeão 2x. O povo massacra o coitado e o culpa pq não foi melhor contra outros que competiram contra ele. Ok, ele não conseguiu. E isso é justificativa pra fazer o que fazem com ele? O mesmo acontece com o Massa atualmente.

Aqui na bananolândia, onde a desinformação prevalece e não há análise dos fatos e circunstâncias, se o caboclo é brasileiro e não é o melhor, ele não presta. Simples assim. Ou ele é o primeiro, o melhor, o pica-das-galáxias e consequentemente ele é brasileiro, ou ele não é nada, inclusive não é apto a representar o brasil, e não deveria nos envergonhar já que não é capaz do ganhar do Absalon ou do Nino.

A opinião pública no brasil é uma piada de mau gosto, não dá para levar ela a sério ou se incomodar com o que os boçais gritam por aí.

Concordo em tudo!

Sobre o texto: fui inventar de ler o livro "VÁ DE BIKE", onde o autor tem as opiniões dele do tipo não use capacete, use bikes de aço pois são as melhores, roupas coladinhas são ridículas, competições de ciclismo não serve de parâmetro etc. Temos que respeitar a opinião dos outros e não devemos e nem podemos deixar que influenciem negativamente quem quer melhorar o esporte, apesar de saber que atrapalha muito. Esse tipo de gente sempre existirá, seja no brasil (aqui tem muito afff...) ou fora, mas são obstáculos que temos que superar.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 10:59
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

90% das vezes culpam os empresários do setor e esquecem dos impostos e custo Brasil.


Eu não entendo nada de tributação e não sou empresário, mas esse "custo Brasil" é bem questionado em vários lugares. Um site que costumo acompanhar, o Best Cars, já discutiu isso várias vezes.

Aliás o site é bem interessante, o cara já tomou gelada da GM por não glorificar os carros. Até onde eu sei ele é bem isento, onde tem defeito ele aponta, onde tem virtude ele destaca.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 11:08
Entendo que no texto, fala sobre o negativismo do brasileiro, em nunca valorizar o competidor e sempre ficar cobrando pódio sem ao menos saber como é a dificuldade em muitas vezes estar lá competindo.
Vejo como um desabafo a que muitos aqui já fizeram, pois nossa realidade é tosca...
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 13:11
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

 
Eu não entendo nada de tributação e não sou empresário, mas esse "custo Brasil" é bem questionado em vários lugares. Um site que costumo acompanhar, o Best Cars, já discutiu isso várias vezes.

O Custo Brasil é um termo que nem sei se é oficial. Mas como todo termo que é passível de interpretação fácil, ninguém pesquisa (incluindo eu) e aí acontecem interpretações erradas OU propositalmente manipuladas. 

Sim, empresas podem usar o termo de forma manipulada como uma desculpa, mas a verdade é que ao meu ver, todos sofremos disso, independente do seu trabalho, empresa ou posição social.

Botei no Wikipedia e veio o seguinte...

"O Custo Brasil é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. Por isso, é apontado como um conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional.1
O termo é largamente usado na imprensa, fazendo parte do jargão econômico e político local."

E vale a pena ver lá o link pra ver alguns exemplos...

O erro que eu vejo na avaliação das pessoas é a super simplificação do problema. O cara pega o preço de fora de um produto, converte a moeda, coloca o imposto de 60% que é o que PESSOA FÍSICA pagaria e descobre que o preço é mais barato que no lojista. E aí fica indignado que uma pessoa física pague mais imposto que a empresa... e busca quanto a empresa paga e descobre que é menos e então põe a culpa em margem de lucro, etc, etc...

E aí, não calcula os custos e impostos de operação do negócio. Ou diz que lá fora também existem esses custos. Sim, existem, mas pagamos os serviços que estão entre os mais caros do mundo! A eletricidade é cara, a água é cara, os alugueis são caros, a telefonia, a internet, os impostos sobre funcionários são caríssimos, etc. A educação é uma merda, falta gente capacitada ou custa mais caro do que deveria. Vc fazer um curso pra se especializar é caro... vc melhorar seus processos de negocio é caro... tudo é caro demais! E isso tem muito a ver com o Custo Brasil.  

É o que eu falei antes... bike é caro... mas remédio e comida é muito mais! Eu morei 2 anos em Madri e um dia até fiz foto dos produtos no supermercado.. se quiserem eu posto. A cerveja nacional lá custa 30, 40, 60 centavos, a importada custa de 1 a 2 euros. Uma comida congelada, tipo uma lasanha individual, custa 2 euros. Comer em restaurante normal, pode custar menos de 10 euros por pessoa com entrada, principal, sobremesa e bebida. Enfim... vcs acham que eles trabalham de graça e não tem lucro ? Ou ou jogo que é equilibrado ?

Eu não to defendendo empresário, apenas acho legal ir um pouco além e entender a merda toda. Se fosse fácil e lucrativo como dizem, um monte de gente aqui já tinha entrado oficialmente no mercado, pois é infinitamente mais fácil e barato de entrar do que o mercado de carros por exemplo.



Editado por Pedro Cury - 01 Mai 2014 as 13:14
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 13:28
Sobre os salários dos atletas, nos estados unidos os novatos correm o ano todo ganhando praticamente nada, e mesmo os estabelecidos ganham menos do que se estivessem no exercito, que é bem pouco...
Na europa mesma coisa, perguntem para quem já correu por lá, e já foram vários que conversei sobre isso, o salário é baixo e quem quer continuar passa um aperto danado.
Conheço vários que foram pra Europa e ficaram anos dormindo em lugares que nem banheiro dentro de casa tinha. O Murilo Fischer sempre fala que ia pro Uruguai correr (pq lá o ciclismo aidna é mais forte) e ficava meses sem ter grana nem pra voltar.
Esse aspecto pra mim não é desculpa, quem quer faz.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 13:51
Fala Raul,

Eu tinha umas informações diferentes. O salário tá longe de ser astronômico como de formula 1, golfe, basquete, futebol, etc, mas não era péssimo assim não. O problema parece é que só ganhava realmente bem quem era top nos rankings profissionais. Não lembro agora se era coisa de meio milhão de euros / ano... não lembro mesmo.

Uma análise também interessante é saber o quanto os caras ganham de salário e o quanto ganham com propaganda, etc. Um empresa vai patrocinar um atleta que venda mais e não necessariamente o melhor. E aí o volume conta muito contra o ciclismo... se o Neymar poe o nome em uma camisa da marca XXX e ganha 5% de royalty, ele vai ganhar muita grana pq a camisa vai vender na casa dos milhões... e se fosse no ciclismo ?
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 12:33
o "custo brasil" existe sim em todos os produtos, mas cada segmento essa proporção é diferente.

no caso dos CARROS, boa parte do valor final é o lucro das montadoras, seguido pelos impostos. na média pagamos o dobro do valor sobre o mesmo carro lá fora, sendo que geralmente aqui o modelo é inferior. vide o caso do vw golf, que na europa, eua e japão está na geração 7, sendo que só agora no brasil foi lançado a geração 5.

no caso de PRODUTOS DE INFORMATICA fica 50% impostos + 50% lucro lojista e importadora. e geralmente a media de valores nem é o dobro, é pior: o preço chega a triplicar.

já a gasolina brasileira a proporção é 1/3 impostos + 1/3 lucro + 1/3 frete do valor final.

agora o que acho um absurdo e ninguem critica é o setor de MEDICAMENTOS, cuja margem de lucro é na média de 600% para FARMACIA E DROGARIAS. uma pomada que é vendida na farmacia por R$ 24,00 é comprada na distribuidora por 3,50 reais.

medicamento deveria ser muito mais barato para o brasileiro, porque os preços dos laboratórios são baratos. e as distribuidoras também revendem barato para as farmacias e drogarias.

embora a margem de lucro + impostos destes diferentes segmentos que citei variem, fica o mesmo fato para todos: ou os impostos são altos demais ou a margem de lucro da revenda+loja é absurda.

pergunta básica: porque é assim?

pra resumir, cito 2 fatos: 

- o consumidor brasileiro não é criterioso/exigente, como o é o consumidor americano, europeu e japones. aplica-se aqui ao consumidor brasileiro o termo "desinformado". e infelizmente o brasileiro confunde muito o termo "exigente" com "pagar caro", só porque tem dinheiro para comprar um item que nem sempre é o melhor.

- cultura: do empresário ao importador, todos querem praticar margens de lucro altíssimos, imorais, porque sabem que o brasileiro, na esmagadora maioria, vai achar ruim, dizer que o produto é caro, mas aceita e acaba comprando. infelizmente, para se mudar isso, não é da noite pro dia. vai levar décadas.


Editado por G4rF13ld - 05 Mai 2014 as 12:35
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 12:45
Originalmente postado por G4rF13ld G4rF13ld escreveu:

no caso de PRODUTOS DE INFORMATICA fica 50% impostos + 50% lucro lojista e importadora. e geralmente a media de valores nem é o dobro, é pior: o preço chega a triplicar.

o que seria esse lucro 50% lojista e "importadora"?


Editado por Liternit - 08 Mai 2014 as 09:31
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 13:18
depois xingam o Stalone por fazer piada dos brasileiros, ele foi verdadeiro. kkkkkkkkk
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 13:36
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:



Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

sobre a parte da industria... então vc acha normal e justo pagar o dobro ou mais que isso, por uma bike igual ou pior as que são vendidas lá fora?


EU NÃO ACHO!!!


São duas coisas diferentes: Lançamentos o tempo todo e preço no Brasil

- Sobre lançamentos, acho que ele quis dizer coisas como a nova onda de tamanhos de rodas diferentes, peças que perdem 10g e custam $1000 a mais e um monte de tecnologia que pode ser considerada muita perfumaria.

- Sobre preços no Brasil, essa é uma das coisas mais criticadas e incompreendidas ao meu ver. Os preços de bikes aqui nem são tão caros comparando com de outras coisas. Normalmente é a conversão da moeda X 2. Exemplo: se custa US$ 1.000 = R$ 2.300 o preço final fica EM TORNO DE R$ 4.600.  Isso acontece com celular, maquina fotográfica e outros produtos.

"Nem são tão caros COMPARANDO com..".  Sim, é um absurdo! Mas muito mais absurdo é preço de comida e remédio que são itens essenciais. E transporte público ? E carros ?  Porra, um carro PRODUZIDO NO BRASIL custar mais aqui do que O MESMO na Argentina, depois do frete pra lá é realmente uma ofensa. E na Europa e EUA ? Em 2010 quando eu morava fora tinha carro novo na concessionária que custava 5.000 euros.  Lembrando que eles ganham em euro.  Aqui, TENDO ISENÇÕES fiscais por interesses comerciais e políticos do governo, quanto custa o carro mais barato ? R$ 27.000 ??

Lógico que não to defendendo! Mas vejo essa crítica ano após ano com análises totalmente equivocadas... 90% das vezes culpam os empresários do setor e esquecem dos impostos e custo Brasil.



Dizem que no México também é barato o preço dos carros novos. Concordo com você Pedro em relação a remédio e comida, tá cada vez pior isso.    
Quando aos preços de bike, é um hobby e ou uma profissão cara pra se desfrutar. Tenho vontade de ter um quadro de bike full top e um grupo filé, mas deixo isso tudo pra terceiro plano. Tem muitos brasileiros que tem vergonha de falar que comprou uma bike top em promoção, pra isso (a cultura do brasileiro) falam que pagaram o preço normal, porque isso para a sociedade e seu circulo de amizades seja visto como um troféu.
Enquanto eu estiver pedalando, mesmo com um grupo ou salada mista de peças inferiores e eu estiver contente e feliz, isso é o que vai valer a pena.
Não pago por algo que seja absurdamente caro, pago o que vale e não o que pedem. As vezes tem coisas que mesmo se você importar sairá o mesmo preço daqui, então nem tudo vale a pena só porque é da "gringa".
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 19:45
O texto realmente é fraco, principalmente quando passa a atacar quem discorda do padrão imposto pelo mercado. Eu faço parte dos críticos que se incomodam com as imposições da industrias. Principalmente do oligopólio Sram e Shimano. Quem tinha grupo 9V tem que ir para o 10v, pois esse padrão foi descontinuado. Muitas vezes o consumidor fica na mão de um ano para outro, como é o caso das rodas Mavic.
Obviamente é piada fazer crítica a quem reclama dos elevados preços, e é ainda uma piada maior defender que esse baita lucro é vital para a empresa sobreviver.
Prefiro muito mais o texto que postei em outro tópico. Acho que apareceu no MTBR e os estadunidenses reclamavam muito do encarecimento das bikes.
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 19:54
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:




Lógico que não to defendendo! Mas vejo essa crítica ano após ano com análises totalmente equivocadas... 90% das vezes culpam os empresários do setor e esquecem dos impostos e custo Brasil.




o CUSTO BRASIL de que vc fala, pode ser descrito como LUCRO BRASIL tbm!
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 11:41
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


Lógico que não to defendendo! Mas vejo essa crítica ano após ano com análises totalmente equivocadas... 90% das vezes culpam os empresários do setor e esquecem dos impostos e custo Brasil.


o CUSTO BRASIL de que vc fala, pode ser descrito como LUCRO BRASIL tbm!

Claro que pode! Vai ter empresa se aproveitando disso sim e nós como consumidores que devemos correr atrás e analisar o quanto é verdade ou desculpa pra margem de lucro. 

Porém, vejo muita gente falando falando falando dessas desculpas, mas que nunca esteve envolvida no processo. Nunca tentou abrir uma empresa com quase nada de dinheiro e nunca realmente viveu toda essa burocracia na prática. Aí, vira um debate de opiniões e não de fatos. São dezenas ou centenas de variáveis e as discussões não abrangem nem a metade.

Fuja do mundo da bike... experimente abrir uma pequena lanchonete / padaria num ponto movimentado de uma cidade grande. Algo pequeno mesmo, com 2 funcionários, pra vender cachorro quente.  Faça todas as contas... os alvarás, o custo de abrir o negócio, os impostos mensais, os encargos trabalhistas, toda a adequação as normas da vigilância sanitária, os impostos que vc paga + aluguel sem poder funcionar até que seu alvará saia, etc, etc, etc.  Calcule esse custo.  E pega um vendedor do cachorro quente que abre uma carrocinha na frente da sua loja.  

Venda o mesmo cachorro quente ao mesmo preço que ele e apenas calcule em quantos dias você vai quebrar. Ahh... e pode até considerar que o vendedor está devidamente registrado como micro-empreendedor e recolhe impostos (que é algo como 50 reais ao mês).


Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X