Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - A diferença de All Mountain, Enduro e Trail
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


A diferença de All Mountain, Enduro e Trail

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 18:58
Essa divergência entre enduro e trail existe, mas tem também questões de gosto pessoal, de que tipo de pedal se faz, com quem se anda e outras. Não existe uma bicicleta boa para todas as disciplinas, sempre se perde aqui pra ganhar ali. O ideal, claro, é ter uma bike pra cada disciplina: uma para XC, outra para enduro/all mountain, uma para DH, uma trail e até uma pra pumptrack e slopestyle. Ou pelo menos duas, uma boa de pedal pra xc e trail, outra de all mountain, que dá conta de um DH moderado. No meu caso, tenho essa feliz combinação, uma trail e outra de all mountain. A trail pedala melhor, é arisca e ágil, mas eu praticamente só ando em uma trilha pesada, a única próxima de casa, e nela com a trail não é tão divertido. Então praticamente só uso a bike de AM. Se fosse pra ter uma bike só, seria de AM e não trail. Se eu andasse em trilhas mais leves e em longos pedais, a trail seria uma opção melhor.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2016 as 13:10
A quantidade ideal de bike pra se ter é dada pela equação abaixo:

B = N+1

onde: 

B = Quantidade de bikes ideal. 

N = Quantidade de bikes que se tem atualmente. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2016 as 13:54
Essa é uma verdade universal Royo!
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MrAtuario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2016 as 14:01
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

A quantidade ideal de bike pra se ter é dada pela equação abaixo:

B = N+1

onde: 

B = Quantidade de bikes ideal. 

N = Quantidade de bikes que se tem atualmente. 
Contudo Royo,
 
B<D, para qualquer D.
 
Onde:
 
D = número de bikes que ira causar o divórcio.
 
Já que é melhor ter uma bike a menos do que metade delas. LOL
Pepper- Specialized Rockhopper Expert.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2016 as 17:03
Casamento com separação total de bens ta ai pra isso !!!

LOL
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2016 as 10:19
Tava lendo uma reportagem sobre bikes full de XC e vi isso:
Citar
Just think, how many riders actually line up week-in, week-out at races with their XC bike? How many are just riding local loops and clocking up kilometres on their home trails? According to Specialized, 95% of those buying their Epic bikes do the latter! Sounds about right to us.

Bem o que a gente pensa mesmo. A maior parte das pessoas compram uma XC para fazer algo mais parecido com Trail. Não é atoa que a maior parte das bikes testadas tenham mais de 100mm de curso. Os fabricantes já perceberam isso e estão mudando um pouco o perfil das XC. Tanto que a vencedora foi a Pivot Mach 4 com 120 e 115mm de curso.

Reportagem completa:
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 12:21
De uma maneira mais fácil de entender:

- as bikes de XC são para competição/performance pura. São em regra desconfortáveis para pedais recreativos.
- bikes trail buscam um certo grau de desempenho, mas com mais conforto para quem quer fazer pedais mais longos em trilhas variadas.
- bikes AM são mais focadas na diversão com capacidade para enfrentar todo tipo de obstáculo inclusive subidas. São bikes "pedaláveis", mas são normalmente mais pesadas e resistentes para aguentar o tranco nas descidas e saltos.
- bikes Enduro possuem a mesma configuração das de AM e têm foco em competição. Dessa forma, estão mais dentro da fórmula desempenho/peso do que as bikes de AM.
- bikes DH são para competição em descida e as próprias de FR (que são raras hoje em dia) são para diversão em descidas (não dá pra pedalar subindo).

Esse conceito de bike AM (sem essa nomenclatura) esteve presente desde o início do MTB, mas se fortaleceu mesmo nos anos 90 com as primeiras bikes pedaláveis com suspensão traseira.

Na minha opinião, o marco do AM foi a bike AMP, lançada no início dos anos 90, full suspension com freio a disco hidráulico (apenas a pinça) e com o famoso sistema que foi rebatizado de FSR após ser adquirido pela Specialized.

Sem me estender muito, em 1998 eu comprei minha SPZ FSR Comp cor laranja e com ela eu fazia exatamente o que hoje se denomina AM.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 11:08
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

De uma maneira mais fácil de entender:
Sem me estender muito, em 1998 eu comprei minha SPZ FSR Comp cor laranja e com ela eu fazia exatamente o que hoje se denomina AM.

Show, eu tive uma! Mas comprei o quadro em 2000 ou 2001, usado. Não sei se era a Comp, pq tinha sido pintada. Mas o shock tinha um controle de retorno que não funcionava! Acho que era Rock Shox Deluxe.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 15:02
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 15:03
Tinha visto ontem. Mas é uma trilha normal. Não tinha como DH ganhar mesmo.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 16:19
Comentei lá na notícia (comentem tb!!!)...

Show... mas a pista tinha uma seção de pedal meio forte. Pra mim, a questão não é nem essa... mas acho que muita gente que tem bike de downhill anda em pistas onde uma bike de enduro andaria quase igual (ou melhor) e ainda teria uma bike muito mais versátil. 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2017 as 19:45
Bike de enduro te permite um DH autônomo sem precisar de carona. Isso é muito bom.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2017 as 11:20
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Bike de enduro te permite um DH autônomo sem precisar de carona. Isso é muito bom.

yep!  e se colocar uma bikg bolsa de selim, de uns 12 litros, e uma bolsa de quadro, dá até rpa fazer viagemzinha com ela.  ou fazer um rolê de FDS inteiro.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
hudfow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2017
CA
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hudfow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2017 as 11:09
hardtrail ou full qual se adapta melhor a qual modalidade?
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2017 as 09:28
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2018 as 17:10
Minha dúvida (até criei um tópico a respeito:
29 realmente se consolidará no Dh e Enduro?) é se realmente as 29 se consolidarão no Enduro AM e Downhill. Será?
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2018 as 10:44
creio que sim...
dependendo do tamanho do piloto haverá necessidade de uma 29.
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
matheusbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2019
MG
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar matheusbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2019 as 22:17
mto da hora o artigo...

Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2021 as 12:00
Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2021 as 13:01
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2021 as 20:46
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)


Blz. Bikes de all Montain seria o mesmo que bike de enduro. E trail seria bikes intermediárias entre xc e enduro.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 08:12
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)


Blz. Bikes de all Montain seria o mesmo que bike de enduro. E trail seria bikes intermediárias entre xc e enduro.

NÃO! O termo vai depender de onde se está falando... Na América do Norte, o que eles chamam de TRAIL são as bikes ALL MOUNTAIN dos europeus. E o que os norte americanos chamam de All Mountain é o que os europeus chamam de ENDURO.

Como o ENDURO remete também ao motociclismo, prefiro a denominação norte americana.


Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 14:14
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)


Blz. Bikes de all Montain seria o mesmo que bike de enduro. E trail seria bikes intermediárias entre xc e enduro.


NÃO! O termo vai depender de onde se está falando... Na América do Norte, o que eles chamam de TRAIL são as bikes ALL MOUNTAIN dos europeus. E o que os norte americanos chamam de All Mountain é o que os europeus chamam de ENDURO.

Como o ENDURO remete também ao motociclismo, prefiro a denominação norte americana.




Pois é. Entendi. Também prefiro a denominação dos EUA.

Editado por LeoSilva - 12 Out 2021 as 09:58
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X