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A diferença de All Mountain, Enduro e Trail

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LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
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    Postado: 25 Jan 2021 as 14:14
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)


Blz. Bikes de all Montain seria o mesmo que bike de enduro. E trail seria bikes intermediárias entre xc e enduro.


NÃO! O termo vai depender de onde se está falando... Na América do Norte, o que eles chamam de TRAIL são as bikes ALL MOUNTAIN dos europeus. E o que os norte americanos chamam de All Mountain é o que os europeus chamam de ENDURO.

Como o ENDURO remete também ao motociclismo, prefiro a denominação norte americana.




Pois é. Entendi. Também prefiro a denominação dos EUA.

Editado por LeoSilva - 12 Out 2021 as 09:58
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gm1987 Ver Drop Down


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Sapucaia do Sul
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 08:12
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)


Blz. Bikes de all Montain seria o mesmo que bike de enduro. E trail seria bikes intermediárias entre xc e enduro.

NÃO! O termo vai depender de onde se está falando... Na América do Norte, o que eles chamam de TRAIL são as bikes ALL MOUNTAIN dos europeus. E o que os norte americanos chamam de All Mountain é o que os europeus chamam de ENDURO.

Como o ENDURO remete também ao motociclismo, prefiro a denominação norte americana.


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curitiba pr
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2021 as 20:46
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)


Blz. Bikes de all Montain seria o mesmo que bike de enduro. E trail seria bikes intermediárias entre xc e enduro.
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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2021 as 13:01
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.


Trecho retirado do artigo da primeira página ;-)

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

(...)
Em geral, nos EUA e Canadá, as bicicletas chamadas de Trail são as que possuem menos curso de suspensão (até 140mm), com uma configuração mais leve, favorecendo mais às subidas. O termo All Mountain é usado para as bikes mais agressivas, acima de 140mm de curso, mais robustas e que favorecem as descidas. Já na europa, as bikes de All Mountain que são as de uso mais leve, enquanto o termo Enduro é usado para as bikes mais agressivas.
(...)
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curitiba pr
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Fiquei na dúvida qual a diferença entre trail e all mountain.
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matheusbike Ver Drop Down
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mto da hora o artigo...

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s74 Ver Drop Down


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creio que sim...
dependendo do tamanho do piloto haverá necessidade de uma 29.
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BIRA Ver Drop Down
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Minha dúvida (até criei um tópico a respeito:
29 realmente se consolidará no Dh e Enduro?) é se realmente as 29 se consolidarão no Enduro AM e Downhill. Será?
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lemarco Ver Drop Down
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hudfow Ver Drop Down
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hardtrail ou full qual se adapta melhor a qual modalidade?
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ogum777 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Bike de enduro te permite um DH autônomo sem precisar de carona. Isso é muito bom.

yep!  e se colocar uma bikg bolsa de selim, de uns 12 litros, e uma bolsa de quadro, dá até rpa fazer viagemzinha com ela.  ou fazer um rolê de FDS inteiro.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
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Fabio Ver Drop Down


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Bike de enduro te permite um DH autônomo sem precisar de carona. Isso é muito bom.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Comentei lá na notícia (comentem tb!!!)...

Show... mas a pista tinha uma seção de pedal meio forte. Pra mim, a questão não é nem essa... mas acho que muita gente que tem bike de downhill anda em pistas onde uma bike de enduro andaria quase igual (ou melhor) e ainda teria uma bike muito mais versátil. 
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Fabio Ver Drop Down


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Tinha visto ontem. Mas é uma trilha normal. Não tinha como DH ganhar mesmo.
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lemarco Ver Drop Down
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2016 as 11:08
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

De uma maneira mais fácil de entender:
Sem me estender muito, em 1998 eu comprei minha SPZ FSR Comp cor laranja e com ela eu fazia exatamente o que hoje se denomina AM.

Show, eu tive uma! Mas comprei o quadro em 2000 ou 2001, usado. Não sei se era a Comp, pq tinha sido pintada. Mas o shock tinha um controle de retorno que não funcionava! Acho que era Rock Shox Deluxe.
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Mafu Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 12:21
De uma maneira mais fácil de entender:

- as bikes de XC são para competição/performance pura. São em regra desconfortáveis para pedais recreativos.
- bikes trail buscam um certo grau de desempenho, mas com mais conforto para quem quer fazer pedais mais longos em trilhas variadas.
- bikes AM são mais focadas na diversão com capacidade para enfrentar todo tipo de obstáculo inclusive subidas. São bikes "pedaláveis", mas são normalmente mais pesadas e resistentes para aguentar o tranco nas descidas e saltos.
- bikes Enduro possuem a mesma configuração das de AM e têm foco em competição. Dessa forma, estão mais dentro da fórmula desempenho/peso do que as bikes de AM.
- bikes DH são para competição em descida e as próprias de FR (que são raras hoje em dia) são para diversão em descidas (não dá pra pedalar subindo).

Esse conceito de bike AM (sem essa nomenclatura) esteve presente desde o início do MTB, mas se fortaleceu mesmo nos anos 90 com as primeiras bikes pedaláveis com suspensão traseira.

Na minha opinião, o marco do AM foi a bike AMP, lançada no início dos anos 90, full suspension com freio a disco hidráulico (apenas a pinça) e com o famoso sistema que foi rebatizado de FSR após ser adquirido pela Specialized.

Sem me estender muito, em 1998 eu comprei minha SPZ FSR Comp cor laranja e com ela eu fazia exatamente o que hoje se denomina AM.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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lemarco Ver Drop Down
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Tava lendo uma reportagem sobre bikes full de XC e vi isso:
Citar
Just think, how many riders actually line up week-in, week-out at races with their XC bike? How many are just riding local loops and clocking up kilometres on their home trails? According to Specialized, 95% of those buying their Epic bikes do the latter! Sounds about right to us.

Bem o que a gente pensa mesmo. A maior parte das pessoas compram uma XC para fazer algo mais parecido com Trail. Não é atoa que a maior parte das bikes testadas tenham mais de 100mm de curso. Os fabricantes já perceberam isso e estão mudando um pouco o perfil das XC. Tanto que a vencedora foi a Pivot Mach 4 com 120 e 115mm de curso.

Reportagem completa:
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Royo Ver Drop Down
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SJCampos
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Casamento com separação total de bens ta ai pra isso !!!

LOL
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

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MrAtuario Ver Drop Down
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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

A quantidade ideal de bike pra se ter é dada pela equação abaixo:

B = N+1

onde: 

B = Quantidade de bikes ideal. 

N = Quantidade de bikes que se tem atualmente. 
Contudo Royo,
 
B<D, para qualquer D.
 
Onde:
 
D = número de bikes que ira causar o divórcio.
 
Já que é melhor ter uma bike a menos do que metade delas. LOL
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lemarco Ver Drop Down
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Essa é uma verdade universal Royo!
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Royo Ver Drop Down
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SJCampos
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A quantidade ideal de bike pra se ter é dada pela equação abaixo:

B = N+1

onde: 

B = Quantidade de bikes ideal. 

N = Quantidade de bikes que se tem atualmente. 
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PedroMayall Ver Drop Down


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Essa divergência entre enduro e trail existe, mas tem também questões de gosto pessoal, de que tipo de pedal se faz, com quem se anda e outras. Não existe uma bicicleta boa para todas as disciplinas, sempre se perde aqui pra ganhar ali. O ideal, claro, é ter uma bike pra cada disciplina: uma para XC, outra para enduro/all mountain, uma para DH, uma trail e até uma pra pumptrack e slopestyle. Ou pelo menos duas, uma boa de pedal pra xc e trail, outra de all mountain, que dá conta de um DH moderado. No meu caso, tenho essa feliz combinação, uma trail e outra de all mountain. A trail pedala melhor, é arisca e ágil, mas eu praticamente só ando em uma trilha pesada, a única próxima de casa, e nela com a trail não é tão divertido. Então praticamente só uso a bike de AM. Se fosse pra ter uma bike só, seria de AM e não trail. Se eu andasse em trilhas mais leves e em longos pedais, a trail seria uma opção melhor.
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MrAtuario Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Sobre as 29", dias atrás li o artigo abaixo onde também confirmam que as 29" voltaram a toda:
 
Muito obrigado pela dica do artigo Fabio, muito legal.
 
A alguns anos eu havia encontrado este artigo, o que me motivou a ter comprado minha GT Sensor 26 com 120mm de curso e digo uma coisa, como eu me diverti naquela bike, só me desfiz dela por necessidade mesmo. E agora quando fui trocar de bike pensei muito em pegar uma Helion 27,5 com 110mm.
 
 
Mas no futuro, devo me manter em uma 29er, talvez full, e com suspensão(ões) de no máximo 110mm, uma vez que pra cada 1 km de trilha que eu faço, eu pedalo no mínimo 10 km de estradão.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Só pontuando que a Specialized lançou bike com o nome "Enduro" no ano 2000, muito antes de se cogitar uma modalidade.
Verdade.
 
Na época nem existia a competição de subir e cronometrar só na descida.
 
Por isso sempre disse que as bikes enduro/AM sempre me lembram do que era o free ride nos anos 90 antes de Red Bull Rampage e coisas do gênero.
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Mafu Ver Drop Down
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Só pontuando que a Specialized lançou bike com o nome "Enduro" no ano 2000, muito antes de se cogitar uma modalidade.

Na verdade, as bikes muitas vezes se superpõem nas variadas modalidades por simples opção dos pilotos.

Em 2014, salvo engano, teve piloto de DH que correu prova em bike 29 de Enduro (ou AM, ou trail bike, conforme o gosto)

Então,, sempre vamos ver bikes que, tecnicamente, seriam de uma modalidade, sendo usada em outra com sucesso.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Pessoal,
Saiu uma matéria interessante no site Pinkbike entre as bikes de Enduro e Trail...
Vale a pena a leitura!
http://www.pinkbike.com/news/opinion-enduro-vs-trailbike-marriage-and-divorce.html
Interessante esse artigo.
 
Cai numa opinião que eu já tinha dado aqui faz tempo, onde sempre disse que as bikes de enduro estavam ficando como bikes de DH autônomas, ou seja, bikes de DH onde se fazia necessário que elas conseguissem subir também. É só ver que muitos pilotos de enduro ainda usam 2 coroas.
 
E vem a confirmar a opinião do Pedro Cury numa conversa que tive com ele aqui no fórum, onde ele mesmo diz que bike de 160mm não é ideal, a não ser que seja um trajeto bem curto e com descidas bem técnicas. Sendo que do contrário preferia uma bike com menos curso.
 
Jared Graves usa uma Yeti com 127mm de curso, embora com garfo de 160mm até 170mm.
Sobre as 29", dias atrás li o artigo abaixo onde também confirmam que as 29" voltaram a toda:
 
Aliás, é só ver que as 27,5 dominam no enduro justamente com bikes de 160mm até 180mm, que são valores que nenhuma 29" praticamente chegou. As mais próximas são a Specialized Enduro, a BMC trailfox, a Drossiger XEA 29'' e a Lenz Sport PBJ 29''.  
 
Mas em cursos menores os lançamentos de 29" em 2016 bombaram.
 
Lembrando também que hoje a Trek considera a Remedy 29" de 140mm uma trail e indica como enduro a Slash 27,5". Mas a campeã mundial de enduro do ano passado usou uma Remedy 29", assim como Katy Winton e Justin Leov que liderou o campeonato nas duas primeiras provas de 2015.
 
Tem atletas que correm com Stumpjumper FSR no lugar da Enduro.
 
Leah Maunsell usa uma Kona 29 de 111mm.


Editado por Fabio - 24 Fev 2016 as 21:42
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rapha84 Ver Drop Down
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Pessoal,
Saiu uma matéria interessante no site Pinkbike entre as bikes de Enduro e Trail...
Vale a pena a leitura!
http://www.pinkbike.com/news/opinion-enduro-vs-trailbike-marriage-and-divorce.html
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Royo Ver Drop Down
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Tenho uma Astro FSS 150mm..  

ta com alguns ups em relação a foto abaixo.. mas basicamente é essa daqui:


Mas o que isso tem a ver com o tópico???? LOL
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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Tb entendo dessa forma..    AM é o pedal just for fun..    se for competição.. seja ela de qual modalidade for..  deixa de ser AM. 

No caso , da pra fazer uma prova de XCM, uma de Enduro e um pedal de AM exatamente no mesmo trajeto..   basta mudar como se conta o tempo durante o percurso. 

Se o tempo contar desde a largada até a linha de chegada, não fazendo diferença entre trechos de subida ou descida.... ai vira competição de XCM

Se o tempo contar apenas nos trechos de descida e os trechos de subidas forem trechos não cronometrados.. apenas com tempo limite máximo pra se chegar até o inicio doproximo trecho cronometrado..  ai é competição de Enduro. 

Se não tiver contagem de tempo... ai é pedal de AM. 


Qual sua bike? poe foto ai.
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SJCampos
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Tb entendo dessa forma..    AM é o pedal just for fun..    se for competição.. seja ela de qual modalidade for..  deixa de ser AM. 

No caso , da pra fazer uma prova de XCM, uma de Enduro e um pedal de AM exatamente no mesmo trajeto..   basta mudar como se conta o tempo durante o percurso. 

Se o tempo contar desde a largada até a linha de chegada, não fazendo diferença entre trechos de subida ou descida.... ai vira competição de XCM

Se o tempo contar apenas nos trechos de descida e os trechos de subidas forem trechos não cronometrados.. apenas com tempo limite máximo pra se chegar até o inicio doproximo trecho cronometrado..  ai é competição de Enduro. 

Se não tiver contagem de tempo... ai é pedal de AM. 
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Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

<span style="line-height: 1.4;">Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  </span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Mas lembrando que na Europa já definiam bikes como da modalidade Enduro antes de ter, ou pelo menos de se popularizar, a competição de Enduro. Teve revista até chegando em falar em bike para "avalanche", com as mesmas </span>características<span style="line-height: 1.4;"> das de enduro, mas pra correr as provas de avalanche, que são aquelas que larga todo mundo ao mesmo tempo em montanhas bem altas.</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
Eu na verdade acho que foi um erro essa caracterização de Enduro, que ainda confunde com carro, motos e corrida a pé. Pra mim deveria ser tudo all mountain... uma coisa só... quem define qual bike usar seria o piloto... aí pra piorar ainda enfiaram Trail no meio... e pior, Europa e EUA usam termos diferentes... 

Mas enfim... até antes das competições de Enduro, pra mim all mountain era qualquer coisa que não seja competição, nem XC, nem DH. O famoso "ir fazer trilha".



Eu vejo muitas pessoas, principalmente em fóruns se matando pra fazer ups e ou questionando sobre peças e afins, ou até mesmo quebrando o pau por causa do uso do capacete ou não rsrsr. Nada contra tudo isso, pois também sou suspeito em falar rrssrsrs
Mas dai se esquecem da essência, to fundamental, do puro e simples Mountain Bike.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 14:36
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  

Mas lembrando que na Europa já definiam bikes como da modalidade Enduro antes de ter, ou pelo menos de se popularizar, a competição de Enduro. Teve revista até chegando em falar em bike para "avalanche", com as mesmas características das de enduro, mas pra correr as provas de avalanche, que são aquelas que larga todo mundo ao mesmo tempo em montanhas bem altas.

Eu na verdade acho que foi um erro essa caracterização de Enduro, que ainda confunde com carro, motos e corrida a pé. Pra mim deveria ser tudo all mountain... uma coisa só... quem define qual bike usar seria o piloto... aí pra piorar ainda enfiaram Trail no meio... e pior, Europa e EUA usam termos diferentes... 

Mas enfim... até antes das competições de Enduro, pra mim all mountain era qualquer coisa que não seja competição, nem XC, nem DH. O famoso "ir fazer trilha".
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Originalmente postado por marco.nicola marco.nicola escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 


Royo, e o Enduro, esqueceu ?!?!?   É a competição do AM...




Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  

AM é um role descompromissado onde vc tanto sobe qto desce, mas foca mais nos trechos de descida e com trechos tecnicos...   a subidas são só pra te levar até os trechos tecnicos de descida. 

se colocar cronometragem de tempo..  ai não é mais AM..  vira Enduro se os trechos cronometrados forem apenas os de descida.... ou vira um XCM ou XCO, dependendo se vc faz um trajeto de um ponto ao outro ( XCM) ou se o trajeto é num circuito fechado com varias voltas ( XCO) e todo o trajeto for cronometrado. 


e não é a bike em si que define se é AM ou não..   tem as bikes mais indicadas pra se fazer AM..  mas vc pode fazer AM tanto com bike full como de HT..  não é pq vc via numa prova de XCM com uma bike indicada pra AM que a prova vai virar uma prova de AM. 
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Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por mancha mancha escreveu:

(...) importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado.


Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 

Enfim, o negocio é se divertir. (...)


da pra fazer AM de boa assim mesmo? ou pode acabar arrebentando a bike

aqui em SC tem muitas provas de XCM... estilo maratonas, com altimetria elevada e trechos técnicos... relendo o artigo fiquei em duvida se isso se encaixaria no AM


raulino, acho que pode ser classificado como AM, para isso, basta que você use uma bike de AM e não uma de XC.  As subidas serão mais sofridas, mas a diversão durante todo o percurso será  muito maior Big smile


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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 


Royo, e o Enduro, esqueceu ?!?!?   É a competição do AM...



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tendi royo... vlw
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Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

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Originalmente postado por mancha mancha escreveu:

(...) importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado.


Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 

Enfim, o negocio é se divertir. (...)


da pra fazer AM de boa assim mesmo? ou pode acabar arrebentando a bike

aqui em SC tem muitas provas de XCM... estilo maratonas, com altimetria elevada e trechos técnicos... relendo o artigo fiquei em duvida se isso se encaixaria no AM
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putz... sworks no brasil, os caras so podem estar de sacanagem. TUDO que tem Sworks é um absurdo la fora, imagina aqui. Alem disso Sworks é maior pilantragem. Vc paga uma melhor finiçao e pintura, consequentemente uma bike mais leve (de algumas gramas) pq tem uma pintura mais leve. 
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