Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Síndrome da Banda Iliotibial
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Síndrome da Banda Iliotibial

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Síndrome da Banda Iliotibial
    Postado: 08 Mar 2014 as 19:00
Galera, tenho esse problema. É uma dor fdp na lateral do joelho. A primeira vez foi no joelho esquerdo em janeiro/2012. Depois, em dezembro de 2012 consegui ferrar o joelho direito. Fiquei três meses parado e hoje, exatamente hoje, sai pra dar uma volta e em menos de 10km de pedal super leve, no plano, a dor voltou com toda a força no joelho direito.

Ja fiz bikefit com o sistema retül e ta td ok, movimentação dos joelhos ok. Bike acertada. Mas as dores simplesmente não passam.

Médico diz q não tem o que ser feito. Que tem que fazer alongamento etc. Mas não tem mais alongamento a fazer. Meu alongamento é ótimo.

E ai? Mais alguém com esse problema? Ou alguém que teve e conseguiu resolver?

PS: Pra esclarecer - a síndrome da banda iliotibial é uma dor na lateral da perna, principalmente na região do joelho. Dizem q a causa é um atrito entre a banda ilotibial e a cabeça do femur. A solução é ter um bom alongamento pra aliviar a tensão no local e quando inflama, a dor é incapacitante. É também conhecida como "joelho de corredor".



Editado por Zenbr - 08 Mar 2014 as 19:02
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2014 as 20:41
Resolvi com alongamento, todo dia e as vezes mais de uma vez por dia. Fora isso, era gelo direto também quando atacava. Sobre o fit, trouxe o selim mais para frente e reduzi a altura dele em alguns milimetros.
Acredito que agora está controlado.

Tente esse alongamento, pra mim foi o melhor:



É um lugar bem complicado de alongar, então não desista logo de cara, uma hora melhora.

Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
TiAgUiNhO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TiAgUiNhO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2014 as 20:57
infelizmente não tem o que fazer
nesse caso é alongamento e fortalecimento (principalmente da região dos glúteos/coxas e do "joelho" assim)


Editado por TiAgUiNhO - 08 Mar 2014 as 20:58
“Um péssimo dia de bicicleta ainda é melhor que um ótimo dia de trabalho.”
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2014 as 21:12
Já tive algo parecido, até achei que era síndrome da banda iliotibial, mas a dor era mais pra baixo um pouco. Meu caso foi mexer no avanço/recuo do selim.

Os alongamentos que eu fazia pra essa região: em pé, pegar a ponta dos pés com as pernas cruzadas e aquele tipo de bailarina, de colocar a perna no espaldário, só que com o pé meio de lado, cruzando mais ou menos na frente da outra perna.
Voltar ao Topo
e-debortoli Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Dez 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar e-debortoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2014 as 21:54
Trata com acupuntura e alongamento!!!
Voltar ao Topo
williancardosodasilv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2013
santa helena pr
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar williancardosodasilv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2014 as 23:47
meu amigo já teve esse mesmo problema, não relacionado ao ciclismo mas enfim...

da uma olhada no material do Kstar, http://mobilitywod.com/
o cara manda muito bem mesmo, tenho o livro dele e utilizo no dia a dia, tanto em mim como em meus alunos. se não me engano tem videos que falam do seu problema.

espero ter ajudado
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 00:31
Além do que já foi dito, tente alternar a posição da perna durante longos periodos sentado, trabalhando ou estudando.
Eu uso um apoio para os pés e sempre que posso mantenho a perna esticada.

Hj o meu atacou um pouco, entres os km 45 e 55, depois ficou bom e pedalei 162km no total.

PS: quando tive a primeira crise (tendinite) quase não aguentei voltar pra casa e cheguei a pensar que era o fim.
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 10:26
Valeu galera. Bom saber q os q tiveram o problema se recuperaram! To alongando todo dia! Vou acrescentar uns alongamentos mais específicos pra ver se resolve.

Foda...
Voltar ao Topo
LeoBatista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2012
Cachoeiro - ES
Offline
Mensagens:766
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LeoBatista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 12:09
Originalmente postado por Zenbr Zenbr escreveu:

Valeu galera. Bom saber q os q tiveram o problema se recuperaram! To alongando todo dia! Vou acrescentar uns alongamentos mais específicos pra ver se resolve.

Foda...


Eu estava para abrir um tópico ou comentar em algum de dor no joelho.

Eu comecei a apresentar esse problema em dezembro/2013, li algumas coisas na net, e fiz repouso e tratei com gelo durante uns 7 dias, não resolveu, então fui ao médico, fiz um ressonância do joelho, pois essa dor pode ser confundida com alguma lesão de menisco, não deu nada, o médico diagnosticou como uma tendinite me passou uns remédios e 15 dias parado, a essa altura eu já tinha lido muito mais na net, descobrir mais umas coisas sobre o problema, depois do 15 dias voltei a pedalar, mas a dor voltou, geralmente vem depois de uns 10 km. Foi então de achei um site onde me informava o o que a maioria das galera do forum falou ai como causas:

Falta de alongamento especifico no musculo que contrai a banda iliotibial;
Selim muito alto;
Selim muito pra trás;
Taco da sapatilha errado, fazendo o calcanhar ficar muito pra dentro;
Desequilíbrio muscular;
Existem outras causas também, mas não me recordo agora, mas ao meu ver essas são as mais importantes.

Por incrível que pareça eu tinha todas essas configurações, acertei tudo e comecei a fazer o alongamento, fui aumentando os kms, ontem pedalei 85km de um pedal muito pesado e não doeu nada.

O mais importante que eu percebi é em relação ao recuo do selim, pois eu tive que encapar meu selim novamente apos uma queda, isso tem uns 15 dias, e na hora de montar novamente eu acabei deixando 2,5 cm atras do que deveria, resultado, depois de 20 km o joelho começou a doer. Aceitei a posição e 2 dias depois estava pedalando 60 km se incomodo algum.

Não estou conseguindo ver o alongamento que o RaulRockSeixas passou então vou deixar o site que aprendi a faze-lo:

Esse foi o alongamento que junto com os ajustes salvou minha vida, faço todo dia, as vezes mais de uma vez por dia, e faço antes e depois do pedal. :

http://www.96pes.net/2011/04/como-eu-tratei-minha-lesao-da-banda.html#.Uxx7f_ldUuc

Leia também os comentários, tem umas informações importantes neles, acredite eu li todos quando se está perdido qualquer ajuda é válida.

Existem uns vídeos no youtube mostrando como se faz esse alongamento também.

Em se tratando da banda iliotibial com os ajustes na bike e os alongamentos você vai ficar bom, mas se você não apresentar melhoras não descarte o médio, pois eu li e o médico me disse que essa dor poder ter outras causas.

Fiz questão de escrever esse "livro" pois quando eu tive esse problema fiquei realmente perdido e não sabia mais o que fazer, espero que melhore logo.

Bons pedais.
Voltar ao Topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:2882
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Romanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 19:34
Querido Zen, por causa deste mesmo problema tive que parar dois meses de pedalar no começo do ano passado. Não podia nem andar, e meu tendão chegou a se romper por causa de esforço repetitivo. Se precisar, pego o resultado da ultrassonografia para dizer a você exatamente o nome do problema e quais tendões foram afetados. Hoje meu joelho direito tem uma elevação na lateral externa que é maior que uma bolinha de gude, e chegou a ficar do tamanho de uma bola de tênis de mesa.

Esse negócio de não ter nada a fazer é pura bobagem. O homem já tem sondas espaciais em marte, e você acha que não tem tratamento clínico para dor no joelho?
Não creio nem em acupuntura, nem em macumba.

O que melhora mesmo é gelo, repouso, fisioterapia, alongamento, fortalecimento leve e...

...infiltração de esteroide. Se você aplicar Diprospan direto no tendão, a inflamação vai embora na hora, cara. Cura no mesmo dia, e você pode aliar a isso uma fisioterapia. Mas tire um mês (por mais dolorido que isso seja) de folga, pois por mais que seu joelho esteja com o bikefit certinho, vai doer porque ele está inflamado e você estará mexendo com as inflamações.
Mas lembre-se, é corticosteroide, portanto, cuidado... eu apliquei quatro vezes nos últimos 8 meses. Eu estava "curado", quando na semana passada exagerei no peso e voltei a sentir as malditas dores. Mas hoje pude pedalar levemente, por exemplo (se é que dizer que uma escalada com trechos em 21% é pedal leve!). Cara, informe-se com o seu médico sobre Diprospan. Por ser esteróide, ele impede que a resposta do seu sistema imunológico cause a inflamação. Mas veja as contra-indicações. Eu tive erupções cutâneas que melhoraram em um mês, de reação colateral.
Mas também tive complicações que atestaram positivo no teste Finkelstein, pois eu pegava muito peso nas mãos (fazia supino na academia com cerca de 150 kg) e nesta ocasião o Diprospan me livrou de uma cirurgia que inutilizaria o tendão da mão esquerda.

Espero que melhore, mas se precisar de algum médico especialista, eu posso recomendar um na cidade de São Paulo.

Espero que eu tenha ajudado. Lembre-se que todos os atletas fazem uso de Diprospan, porque atletas de alto rendimento sempre acabam se lesionando de algum jeito. 




Edit: http://marceloscorrendo.wordpress.com/2013/05/13/joelho-lesoes-principais-formas-de-tratamento-e-prevencao/
Talvez o link tenha informações válidas.


Editado por Romanetto - 10 Mar 2014 as 20:49
Voltar ao Topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:2882
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Romanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 19:41
Outra coisa, amigo, é a questão de fortalecer os músculos que são recrutados no movimento que inflama seu tendão. São eles:
Fibular longo. Extensor longo dos dedos do pé. Tibial anterior.

Como fazer isso? Fácil. De pé, eleve a ponta do pé ao máximo que conseguir, sem tirar o calcanhar do chão. Execute o movimento, umas três séries de 20. Bem devagar.
Voltar ao Topo
Gustavo Pira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2011
Piracicaba
Offline
Mensagens:1344
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Pira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 21:12
Meu joelho abriu o bico pela primeira vez na vida!Voltei pedalando 20km em uma perna só, a 2 semanas atras isso aconteceu, desde então não pedalei mais.
A dor que tenho e atras da rotula as vezes pegando dos dois lados dela chegou a irradiar a dor do joelho até a canela.
Cheguei a ir no pronto atendimento no hospital o douto tirou uma radiografia falou que cartilagem e ossos estava tudo bem e os músculos aparentemente também, estou querendo ir em um especialista para fazer um ultra sonografia e ter certeza.
To até encanado.
Voltar ao Topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:2882
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Romanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 21:39
Gustavo, seu caso é outro. Mas se quiser um médico aqui em São Paulo, avise-me. O que revela é ultrassonografia e exames clínicos.
Voltar ao Topo
Gustavo Pira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2011
Piracicaba
Offline
Mensagens:1344
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Pira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 21:54
Originalmente postado por Romanetto Romanetto escreveu:

Gustavo, seu caso é outro. Mas se quiser um médico aqui em São Paulo, avise-me. O que revela é ultrassonografia e exames clínicos.

Obrigado Romanetto!Sei que não é isso vamos ver o que o medico fala tenho que esperar chegar a consulta.
Voltar ao Topo
e-debortoli Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Dez 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar e-debortoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 23:06
Quanto ao diprospan muito cuidado.
Sim Romanetto vc está certíssimo é um anti-inflamatório esteroidal, melhora? Sem dúvida, mas corticóides causam imunossupressão opurtunado doenças. O que isso quer dizer? Imagine uma pessoa com AIDS sem ter HIV, é a mesma coisa, qualquer gripe derruba.
Efeitos adversos: como vc mesmo disse  faz com que o sistema imune não identifique a reação inflamatória, além das erupções que vc teve  também causa diminuição da espermatogênese, aumento de peso, interfere no metabolismo da glicose, etc.
Uma vez na crise aguda, perfeito. Basta o ortopedista prescrever e ele mesmo irá infiltrar o medicamento.
Sempre que tiver dor? Jamais, os riscos não compensam os fins.
Quer enganar o sistema imune? Simples aplique muito gelo por períodos intemitentes, o frio causa vasoconstricção e retarda a resposta do sistema imune, a dor, o edema, o rubor (vermelhidão) no local será menor na fase aguda da crise.
Lí que vc mencionou que ficou com uma bolinha no joelho, toda reação inflamatória é composta por fases:
-Injuria
-Aumento da vascularização no local
-Quimiotaxia (ativação do sistema imune para o local da lesão)
-Diapedese (saída das células do sistema imune do vaso para a lesão)
-Fagocitose (celulas começam a "limpar" a lesão)
-Reparação do tecido lesionado, formação de fibrose.

Muito bem, o diprospan inteferiu na fase de quimiotaxia, deve ter aliviado quase que instantaneamente a dor porém as outras fases que não se sucederam podiam ter te beneficiado de outra forma tipo, a bolinha poderia não existir. Mas é só uma bolinha, nem me incomodo. Talvez essa bolinha seja a ponta do tendão que pode ter se desinserido e vc ter perdido parte ou toda a função do tendão. No fim do processo inflamatório existe a formação de fibrose que é um tecido conjuntivo, vascularizado e que na teoria não serve pra nada, mas poderia ter ajudado a sustentar teu tendão. Em vez de uma bolinha terias uma parte do teu joelho umpouco mais endurecida.
Estou apenas supondo o que pode ter ocorrido, não sei o que realmente te aconteceu.
Mas como a questão é um tendão (que é componente de um músculo), por que não um relaxante muscular leve? Existem tantos....a dá sono, tem uns com cafeína ou tome antes de dormir. Da dor no estômago, dá azia, ataca gastrite...enche o bucho antes de tomar o medicamento.
Fisioterapia e acupuntura, pra quem acredita é uma forma de tratar também. Repouso no período agudo da crise também é muito importante.

Vc elencou nas seguinte ordem  gelo, repouso, fisioterapia, alongamento, fortalecimento leve, podemos dividir isso em etapas para melhora do quadro, veja se vc concorda:
Período agudo: gelo, repouso, infiltração caso seja necessário, outros medicamentos e imobilização conforme orientação médica é claro.
Período de recuperação: fisioterapia e alongamento.
Período de prevenção de uma nova crise: fortalecimento leve, pilates é uma boa também.

Quando respondi ao tópico anteriormente não dei muita importância até mesmo pq a ortopedia sempre prescreve fisioterapia e se pararmos pra analisar boa parte do que é escrito refere-se a alguma técnica fisioterápica exceto....medicação que foi o que me motivou e escrever esse texto.
Abraço!
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2014 as 08:25
Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Meu joelho abriu o bico pela primeira vez na vida!Voltei pedalando 20km em uma perna só, a 2 semanas atras isso aconteceu, desde então não pedalei mais.
A dor que tenho e atras da rotula as vezes pegando dos dois lados dela chegou a irradiar a dor do joelho até a canela.
Cheguei a ir no pronto atendimento no hospital o douto tirou uma radiografia falou que cartilagem e ossos estava tudo bem e os músculos aparentemente também, estou querendo ir em um especialista para fazer um ultra sonografia e ter certeza.
To até encanado.

Tá com jeitão de tendinite, talvez quadriceps.

Meu conselho: procure um médico que já atenda atletas ou apenas irá lhe entupir de ramédios sem tratar a causa

Voltar ao Topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:2882
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Romanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2014 as 09:59
Originalmente postado por e-debortoli e-debortoli escreveu:

Quanto ao diprospan muito cuidado.
Sim Romanetto vc está certíssimo é um anti-inflamatório esteroidal, melhora? Sem dúvida, mas corticóides causam imunossupressão opurtunado doenças. O que isso quer dizer? Imagine uma pessoa com AIDS sem ter HIV, é a mesma coisa, qualquer gripe derruba.
Efeitos adversos: como vc mesmo disse  faz com que o sistema imune não identifique a reação inflamatória, além das erupções que vc teve  também causa diminuição da espermatogênese, aumento de peso, interfere no metabolismo da glicose, etc.
Uma vez na crise aguda, perfeito. Basta o ortopedista prescrever e ele mesmo irá infiltrar o medicamento.
Sempre que tiver dor? Jamais, os riscos não compensam os fins.
Quer enganar o sistema imune? Simples aplique muito gelo por períodos intemitentes, o frio causa vasoconstricção e retarda a resposta do sistema imune, a dor, o edema, o rubor (vermelhidão) no local será menor na fase aguda da crise.
Lí que vc mencionou que ficou com uma bolinha no joelho, toda reação inflamatória é composta por fases:
-Injuria
-Aumento da vascularização no local
-Quimiotaxia (ativação do sistema imune para o local da lesão)
-Diapedese (saída das células do sistema imune do vaso para a lesão)
-Fagocitose (celulas começam a "limpar" a lesão)
-Reparação do tecido lesionado, formação de fibrose.

Muito bem, o diprospan inteferiu na fase de quimiotaxia, deve ter aliviado quase que instantaneamente a dor porém as outras fases que não se sucederam podiam ter te beneficiado de outra forma tipo, a bolinha poderia não existir. Mas é só uma bolinha, nem me incomodo. Talvez essa bolinha seja a ponta do tendão que pode ter se desinserido e vc ter perdido parte ou toda a função do tendão. No fim do processo inflamatório existe a formação de fibrose que é um tecido conjuntivo, vascularizado e que na teoria não serve pra nada, mas poderia ter ajudado a sustentar teu tendão. Em vez de uma bolinha terias uma parte do teu joelho umpouco mais endurecida.
Estou apenas supondo o que pode ter ocorrido, não sei o que realmente te aconteceu.
Mas como a questão é um tendão (que é componente de um músculo), por que não um relaxante muscular leve? Existem tantos....a dá sono, tem uns com cafeína ou tome antes de dormir. Da dor no estômago, dá azia, ataca gastrite...enche o bucho antes de tomar o medicamento.
Fisioterapia e acupuntura, pra quem acredita é uma forma de tratar também. Repouso no período agudo da crise também é muito importante.

Vc elencou nas seguinte ordem  gelo, repouso, fisioterapia, alongamento, fortalecimento leve, podemos dividir isso em etapas para melhora do quadro, veja se vc concorda:
Período agudo: gelo, repouso, infiltração caso seja necessário, outros medicamentos e imobilização conforme orientação médica é claro.
Período de recuperação: fisioterapia e alongamento.
Período de prevenção de uma nova crise: fortalecimento leve, pilates é uma boa também.

Quando respondi ao tópico anteriormente não dei muita importância até mesmo pq a ortopedia sempre prescreve fisioterapia e se pararmos pra analisar boa parte do que é escrito refere-se a alguma técnica fisioterápica exceto....medicação que foi o que me motivou e escrever esse texto.
Abraço!

Querido amigo Debortoli, eu fico muito feliz por tamanha preocupação e por ter escrito um texto com tanto cuidado para me alertar sobre isso. Você deve ser ou médico ou trabalhador da área da saúde em geral, e me senti com muita importância quando vi que você escreveu um texto tão longo e dedicado. Obrigado!
Debortoli, eu conheço bem os efeitos colaterais do Diprospan e sei como ele age, mas na ocasião, acreditou o médico, era a melhor solução (como de fato foi). E vou lhe dizer os motivos, apesar de não precisar, porque você se mostrou um cara preocupado com o próximo: não tenho AIDS, e tenho um sistema imunológico normal, contudo não posso tomar anti-inflamatório por via oral ou relaxantes musculares porque tenho Crohn e meu sangue é Fenótipo Bombaim. No meu caso, o diprospan não afeta em nada o sistema digestivo, mas um simples anti-inflamatório ou relaxante muscular me faz perder sangue e como meu sangue é muito raro, não há a possibilidade de reposição aqui no Brasil e a demora pode me levar a depleção ou até mesmo à morte. De modo que o diprospan, no meu caso, não me atacou em nada, exceto um efeito colateral menor, mas um relaxante muscular poderia me causar transtornos graves: numa última vez que tomei, em 2006, perdi muito sangue, fiquei com depleção sanguínea e perdi 17 kg (e era magro) em cinco dias. É uma doença meio chata, eu sei. E tem o agravante de eu ter um sangue raríssimo, que não há outro doador na Região Sul e Sudeste do Brasil, pelo que tudo indica.
Sobre o problema no joelho, vou lhe dizer o resultado da ultrassonografia:

<<Tendão do bíceps femural bem espessado e hipoecoico na sua inserção fibular, associada a lesão de estresse ou traumática. Ausência de coleções no estudo>>
<<possível derrame articular>>
<<entesopatia do bíceps com lesão associada>>

Ou seja, esse hipoecoico que é o inchaço. E isso segue por aproximadamente um ano e um mês.
Obrigado,
Abraços,
Romanetto
Voltar ao Topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:2882
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Romanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2014 as 10:05
Mais uma coisinha: estou fazendo gelo e terminei na semana passada minha fisioterapia, pois aliada a essa dor, tive fascite plantar. E estou bem agora. A dica do gelo é boa, é assim mesmo como o Debortoli disse. Valeu! Abraço.
Voltar ao Topo
paulorezende Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2014
barueri
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2014 as 19:23
Acho q estou com o mesmo problema, fiz ressonância e não deu nada, já fiz fisioterapia e nada tb. Como vc conseguiu tratar? A minha dor é na cabeça da fibula aquele ossinho na lateral da perna um pouco abaixo do joelho. Ta complicado pq não pedalo mais
Voltar ao Topo
paulorezende Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2014
barueri
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2014 as 19:32
Acho q estou com o mesmo problema, fiz ressonância e não deu nada, já fiz fisioterapia e nada tb. Como vc conseguiu tratar? A minha dor é na cabeça da fibula aquele ossinho na lateral da perna um pouco abaixo do joelho. Ta complicado pq não pedalo mais
Voltar ao Topo
paulorezende Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2014
barueri
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2014 as 22:15
Sou novo no forum, Acho q estou com o mesmo problema, fiz ressonância e não deu nada, já fiz fisioterapia e nada tb. Como vc conseguiu tratar? A minha dor é na cabeça da fibula aquele ossinho na lateral da perna um pouco abaixo do joelho. Ta complicado pq não pedalo mais
Voltar ao Topo
CArthur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CArthur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2014 as 22:45
Fui diagnosticado com este mesmo problema na sexta feira passada :(

Meu caso foi o seguinte, caí de bike e quebrei a clavícula ficando 2 meses parados. Eu era super ativo, corria, pedalava, fazia musculação todo dia e natação 3x por semana e por motivo da fratura fiquei parado por 2 meses, quando voltei comecei a correr novamente e ao participar de uma prova senti dor no joelho no sprint final, depois disso meu joelho não foi mais o mesmo.

Provavelmente perdi musculatura ao ficar esses 2 meses parado :(

Terei que fazer 2 seções de fisioterapia por 1 mês e ainda focar em fortalecimento muscular na academia. Enquanto isso devo parar com a corrida e com a bike, praticando apenas natação e musculação.
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2014 as 23:15
Vou dar meu depoimento, mas adianto que não vai ajudar:

Além de andar de bike, eu desde os 16 anos de idade jogo volei de praia, depois do excesso de sol parei de ir para a praia e comecei a jogar aqui na Tijuca, também na areia, na quadra do Shopping Tijuca. Mesmo pedalando, sentia dores no joelho direito e era uma droga, as vezes menos, as vezes mais fortes. Há 4 anos atrás parei de jogar o volei e acelerei na bike direto, a dor sumiu, nunca mais tive problemas, passei a usar sapatilha na Híbrida e na speed e nada, estou ótimo.

Isso talvez possa te ajudar: http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/067_sin_banda_iliotibial.html

Abraços e espero que encontre uma solução.



Editado por Guto Nunes - 24 Jun 2014 as 23:18
Voltar ao Topo
julianoramoz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2012
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julianoramoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2014 as 11:41
Olá, amigo.

Tive a Síndrome da Banda Ilio-tibial no joelho direito + tendinite nos dois joelhos!

Minha dor advinha da corrida.

Começou a aparecer nos 10km, depois doía com 7km, depois com 3km, depois só começar a andar.

Incapacitante.

Fui ao ortopedista!  Ele me receitou dois antiinflamatórios, um via oral e outro por injeção + sessões de fisio + gelo + alongamento!

Te digo, resolveu.

Aliás, as dicas do RAULROCKSEIXAS e do ENKIDUR_BR sobre alongamento também ajudaram.  A banda ílio-tibial é ruim de alongar, mas esses dois alongamentos foram excelentes:

https://lh6.googleusercontent.com/-70TUBpLdbWc/UnasxjXCAHI/AAAAAAAADuw/kJOlcRbkviM/w312-h338-no/tensor-fasciae-latae-stretch.jpg

http://www.96pes.net/2011/04/como-eu-tratei-minha-lesao-da-banda.html#.U7a8oPldXvU

Esses alongamentos puxam exatamente onde vc precisa!  

Alie esses alongamentos + tratamento médico com um trabalho de musculação.  Aliás, acredito que o alongamento + musculação devem nos acompanhar pela vida inteira. Aumentam nossa qualidade de amplitude de movimentos e nos proporcionam força para as atividades do dia a dia.

Espero que você resolva seu caso. É angustiante a mente pedir pelo exercício e o corpo não responder.

Abraço
Voltar ao Topo
paulorezende Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2014
barueri
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2014 as 18:27
Obrigado pela dica, estou fazendo alongamento + pilates mas por enquanto nada. já fiz fisio, tomei injeção anti inflamatoria e está dificil. 
Voltar ao Topo
julianoramoz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2012
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julianoramoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2014 as 22:44
Converse sobre o Flancox com seu médico.. É um Antiinflamatório. Tomava de 12/12. Tomei por 10 dias. Fiz musculação e os alongamentos específicos pra região. Akeles que passei no link acima. Alongar qqer músculo não vai adiantar. Tem que fazer no mínimo aqueles 2 ali. 3x/dia. E pare a atividade que provoca a dor. Se ta pedalando e ainda dói, fique de molho. Qqer coisa chama no MP. Abraço
Todos aqueles que por aí estão, atravancando meu caminho... Eles passarão, eu passarinho!
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2014 as 02:15
Pessoal, eu tive a síndroma da banda iliotibial quando corria. Na corrida é conhecida como "joelho de corredor", devido à grande incidência. Uma das causas frequentes é o desequilíbrio muscular. Se você é canhoto, geralmente a perna direita vai fazer mais força, e vice versa. Fui em um médico esportistas em BH que fez a seguinte analogia (eu sou destro): a sua perna direita é responsável por fazer o solo do piano, a sua perna esquerda carrega o piano. Por isso é muito importante o trabalho de reforço muscular como PREVENÇÃO. A musculação também deve ser unilateral, ou seja, uma perna de cada vez: o extensor, por exemplo, primeiro a série para perna esquerda, depois para direita, com o mesmo peso e repetições, obviamente. Assim a força muscular fica equilibrada. Se você utiliza as duas pernas juntas, vai continuar compensando a fraqueza de um dos membros, e não vai resolver. Agora para o tratamento, só um médico mesmo. Os antiinflamatórios são perigosos a longo prazo. Você começa a tomar, a dor passa, que é um sintoma, mas a causa não necessariamente. Assim, a cada dor você procura mais e mais antiinflamatórios. Mas estes medicamentos podem ocasionar dano cardíaco a longo prazo, e por isso devem ter o uso controlado. Isso em qualquer medicamento do genero, até utilizado para gripe.
A atividade física nunca deve ser feita com dor. Doeu, parou. Se continuar, vai agravar, podendo tornar crônico. A recuperação pode durar de 1 a 3 meses. O retorno ao exercício deve ser lento e gradual, como se fosse um iniciante. Sua estrutura muscular e cardiorespiratória volta rápido, mas não deve se empolgar com a rápida recuperação para não se machucar de novo. Além dos medicamentos, alongamentos (nesta etapa musculação não adianta, apenas a fisioterapia) e massagem são os melhores aliados. A massagem pode ser feita com um daqueles rolos de massagem, você encontra videos no youtube sobre isso, utilizando o peso do próprio corpo. Se dedicando e fazendo tudo certo, vai melhorar.
Voltar ao Topo
DG1376 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jun 2017
Chapecó
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DG1376 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 11:56
Galera, deixar aqui meu relato que talvez ajude alguém. Muito do que me ajudou veio de pesquisa nesse fórum e na internet.
Pedalo há dois anos, com aumento importante de volume no ano passado. Final do ano passado comecei a sentir dor na lateral externa do joelho, eventualmente até na lateral do quadril. Chegou ao ponto de incomodar bastante, impedindo o prosseguimento dos treinos.
Todas as características de ser banda iliotibial.
Li tudo que achei sobre o problema.
Primeira coisa que fiz foi revisar a altura do selim. Particularmente gosto de pedalar com o selim um pouco mais alto que o recomendado (seja pela altura do cavalo, seja no teste de colocar o calcanhar no pedal). 
Baixei o selim. 
Ajustei os tacos me certificando de que o calcanhar ficasse alinhado, evitando principalmente o calcanhar pra dentro (uso taco com 6º de flutuação, justamente pra diminuir o risco de lesão).
Vi as dicas de alongamento, comecei a alongar a banda iliotibial. Interessante que logo após o alongamento o alívio é imediato. Mas é só subir na magrela e a dor/incômodo já apareciam de novo.
Nada tava dando certo.
Até que trouxe o selim um pouco para a frente. Desloquei o carrinho aproximadamente 1,5 cm. No mesmo dia já consegui pedalar praticamente sem sentir nada.
E depois do pedal, que nos outros dias o joelho parecia que tava pegando fogo, senti absolutamente nada, o que foi um enorme alívio.
Enfim, no meu caso o principal acho que foi selim alto e muito pra trás. 
O lado positivo é que depois de ajustada a magrela é como tirar a dor com a mão, sem precisar parar longos períodos ou partir para tratamentos mais agressivos (infiltração etc).
Grande abraço




Voltar ao Topo
rodrigocbarros Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2014
Minas Gerais
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigocbarros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2019 as 16:54
Cara, tô com essa dor lateral extrema no joelho. Como minha pisada é bem aberta, Eu ajustei os taquinhos o máximo possível com o calcanhar pra dentro, e pelo que vc falou, tá errado, né?
Engraçado que só dói o joelho direito...
Vou conferir o selim tb, mas acho que tá ok.. Vlw aí!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X