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Lubrificante de bike

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viliberger Ver Drop Down
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Originalmente postado por SxMarcos SxMarcos escreveu:

WD40 não é lubrificante, é desengraxante!
Fora que é fedida demais.
Eu uso na corrente finish line verde. O FL vermelho eu uso em outro componentes.

Desculpe discordar. Mas WD-40 não tem nada a ver com desengraxante.

Eu uso na conservação e lubrificação da corrente da minha bike. Rodo em asfalto, e não tenho do que reclamar.

WD-40 é uma marca registrada largamente utilizada em diversas áreas como óleo de penetração (limpador, lubrificante e solução anticorrosiva).

Desenvolvido por Norm Larsen (que então trabalhava para a Rocket Chemical Company) em 1953 para ser usado como eliminador d'água e anticorrosivo em circuitos elétricos. Inicialmente WD-40 fora usado para a manutenção e conservação de mísseis da NASA e na fuselagem de aeronaves. Mas não tardou e foram descobertos muitos outros usos para o WD-40.

WD-40 significa: "Water Displacement 40th attempt" ("40ª tentativa de Dispersor de Água"), ou seja, Norm Larsen conseguiu a fórmula do WD-40 na sua 40ª tentativa.

Extraído da wikipedia!


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viliberger Ver Drop Down
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Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Legal cara,

Achei esse relato sobre uma http://felixwong.com/2006/08/waxed-bicycle-chains/ - experiência igual à sua.

Na próxima limpeza de corrente, vou tentar isso.

[]s
Salve, Notivago.
 
Li o texto com meu inglês macarrônico.
 
O cara aquece a parafina em banho-maria, o que é certamente mais seguro.
 
Ele diz que retira por completo a corrente e deixa dentro da parafina, acho que não é necessário e acho que dá mais trabalho do que ir passando trechos da corrente, agitando a parafina líquida para ela entrar nos elos.
 
O texto comenta sobre observar as bolhas saindo dos elos, confirmando a entrada da parafina, expulsando o ar.
 
Aqui no Rio de Janeiro há períodos em que quase não chove, já apliquei a parafina após uma chuva e a água que havia nos elos sai borrifando dentro da parafina como se fosse uma fritura. Alguém talvez possa dizer que ela não repele a água de entrar nos elos, mas facilmente você vê como a água é expulsa pela vaselina quente.
 
Sugestão quanto à chuva: reaplicar a parafina assim que voltar para casa.
 
No texto o cara reutiliza a parafina: eu sempre uso uma vela nova, por ser barato e pela forma como a parafina vai escurecendo à medida que passa pela corrente. Fico pensando que se for reutilizando você estará levando para dentro dos elos a sujeira que havia tirado, por isso comentei de a cada aplicação ir rodando a corrente no outro sentido.
 
Um coisa que facilita a aplicação da parafina em sentidos diferentes é regularmente soltar a corrente e usá-la para rodar no outro sentido, isso por si só deve ser útil para reduzir o desgaste, seja com que lubrificante for.
 
Já li aqui no fórum e acho que também na página do Sheldon Brown que a parafina não é um bom lubrificante porém deixa a corrente extremamente limpa: pela experiência que tenho sei que dá certo.
Salve camaradas.

O Sheldon Brown comenta sobre o uso da parafina. Tem inclusive o tutorial do processo (traduzido macarronicamente abaixo)
Original no site: http://www.sheldonbrown.com/chains.html

Encerando a Corrente

Uma abordagem alternativa à lubrificação da corrente é imergir a corrente em cera quente. Esta é uma variação na abordagem óleo / solvente. A cera quente é de uma consistência suficientemente fina que, teoricamente, pode penetrar nas partes privadas da corrente. Então, quando esfria, você tem um lubrificante legal no lugar adequado, onde ele pode fazer o melhor trabalho. A principal vantagem desta abordagem é que, uma vez esfriada, a parafina não é pegajosa, e não atrai a sujeira para o exterior da corrente tão facilmente. O uso de cera é um grande problema, e a cera provavelmente não é tão bom um lubrificante como óleo ou graxa.

Pesquisas recentes sugeriram, entretanto, que a cera na verdade tem menor atrito do que outros lubrificantes. Veja links no final deste artigo.

Cera é inflamável e deve ser aquecida em banho maria ou um forno quente.

Alguns conselhos consagrados

A instrução dentro desta caixa pode oferecer uma fórmula para algo semelhante ao lubrificante de fábrica.

Caixa de cadeia Gallia

(Agradeço a Richard Bryne, do Speedplay, permissão para usar essas fotos do Speedplay online museum.) A tradução do francês é minha - John Allen.)

NÃO ARRUINE SUA CORRENTE!

  1. Para uma vida útil mais longa, lubrifique generosamente.
  2. Se a sua bicicleta está equipada com um "banho de óleo", certifique-se de que a parte mais baixa de sua corrente sempre passe completamente pelo óleo.
  3. Se você não tiver um banho de óleo, remova a corrente a cada três meses. Derreta uma mistura de 3/4 de sebo e 1/4 de parafina. Limpe a sua corrente com cuidado e mergulhe-a nesta mistura. Agite bem a corrente, de modo que o lubrificante penetre entre os rebites e buchas.
  4. Este tipo de lubrificação evita que lama, areia e água penetrem nas partes de trabalho da corrente.

Mantenha sempre a sua corrente devidamente tensionada, nem muito apertada nem demasiado folgada. Se a parte superior se encaixa bem com as duas rodas dentadas, a parte inferior deve ter cerca de 16 a 18 mm de jogo lateral.

AVISO: Cada placa exterior leva o nome GALLIA .

Corrente de bicicleta Gallia, dentro da caixa

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viliberger Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Out 2015
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Shocked Parafina. É o que foi determinado em testes! E o resultado é avaliado baseado na energia dispensada no movimento da corrente!


"EFFICIENCY RESULTS
The fastest bike lube isn’t designed for your bike at all. In every measure, the most efficient chain lu-bricant is simple paraffin wax, sold in solid blocks at any hardware store. In the efficiency test it was faster than the best bike lube by 0.24 watts and the worst by 3.05 watts under ideal conditions. Follow-ing an hour covered in dirt, sand, and water, the paraffin was nearly 6 watts faster than the worst-performing lube."

"RESULTADOS DE EFICIÊNCIA
O lubrificante de bicicleta mais eficiente não foi projetado para sua bicicleta. Em todas as medidas, o lubrificante de corrente mais eficiente é a simples parafina, vendida em blocos sólidos em qualquer loja de ferragens. No teste de eficiência foi mais rápida do que o melhor lubrificante para bicicletas em 0,24 watts e do que o pior em 3,05 watts em condições ideais. Depois de uma hora coberta de terra, areia e água, a parafina era quase 6 watts mais rápida do que o lubrificante com o pior desempenho."

Quem quiser ler na íntegra: 

https://pt.scribd.com/document/262044061/Velo-Friction-Facts-Chain-Lube-Efficiency-Tests

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flaviosplatter Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
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Originalmente postado por viliberger viliberger escreveu:

Originalmente postado por SxMarcos SxMarcos escreveu:

WD40 não é lubrificante, é desengraxante!
Fora que é fedida demais.
Eu uso na corrente finish line verde. O FL vermelho eu uso em outro componentes.

Desculpe-me por te contrariar, mas não é desengraxante. É lubrificante, hidrorrepelente (WD=water displacement) e desengrimpante. Eu uso para limpeza e conservação da minha corrente. Rodo em asfalto, e não tenho do que reclamar.


Extraído da wikipedia:

"WD-40 é uma marca registrada largamente utilizada em diversas áreas como óleo de penetração (limpador, lubrificante e solução anticorrosiva).

Desenvolvido por Norm Larsen (que então trabalhava para a Rocket Chemical Company) em 1953 para ser usado como eliminador d'água e anticorrosivo em circuitos elétricos. Inicialmente WD-40 fora usado para a manutenção e conservação de mísseis da NASA e na fuselagem de aeronaves. Mas não tardou e foram descobertos muitos outros usos para o WD-40.

WD-40 significa: "Water Displacement 40th attempt" ("40ª tentativa de Dispersor de Água"), ou seja, Norm Larsen conseguiu a fórmula do WD-40 na sua 40ª tentativa."

Acesse: 
~e
De novo esse papo de WD? Pô, quem lê um pouquinho o forum, vai ver que esse assunto foi debatido a exaustão, não vamos começar do zero de novo. Pra resumir de vez....Não, WD não é lubrificante pra corrente.....
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Victor.A Ver Drop Down


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Passando só para registrar minha experiência com o óleo Durablot seco (tampinha verde). É muito pouco viscoso e sai fácil... com chuva faz maior lambança e suja aro, raios e pneus  (só não pegou no disco por causa do protetor de cassete). Vou voltar ao Tectire de cera!
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Jose Mariano Ver Drop Down
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Voltei a usar óleo Singer. Adorando. Perdi o medo da chuva lavar lubrificante caro da corrente.

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VJoe Ver Drop Down


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No seco, eu tenho usado um de cera. No molhado, vai qualquer um, vai ficar aquela nhaca de qualquer jeito.

Editado por VJoe - 26 Fev 2017 as 11:21
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edulpj Ver Drop Down
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Originalmente postado por Jose Mariano Jose Mariano escreveu:

Voltei a usar óleo Singer. Adorando. Perdi o medo da chuva lavar lubrificante caro da corrente.


Quer melhorar o óleo Singer sem encarecer muito ele??? Misture com aditivo Molykote para câmbio e diferencial (vem em bisnagas tipo "almofada"). Sempre agite antes de aplicar, pois ocorre decantação...
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Jose Mariano Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Jan 2014
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Valeu, edulpj!
Vou evitar a complicação. Hoje bati os 90 k com o Singer com a transmissão molhadinha e limpa. Me prometi que amanhã vou limpar e relubrificar.

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Jr-Infanti Ver Drop Down
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sao roque sp
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Originalmente postado por badacambe badacambe escreveu:

E aí Galera...
 
O meu mecânico recomendou graxa branca, eu costumo usar ela na relação da minha moto e na minha opinião foi a melhor coisa que eu já usei, agora pra bike eu nunca tentei, o que vcs acham?
Alguém já usou?

acho que a graxa branca é muito grossa para a corrente da bike, não vai entrar onde mais precisa, os roletes da corrente da moto são bem maiores e o atrito é muito maior, também acho que não tem lubrificante melhor para moto.
tenta usar a graxa branca em spray que é muito mais fina que a graxa branca comum, usava uma chamada autobelle pra moto (pagava 12,00 a lata) saia muito rápido justamente por ser mais liquida, faz tempo que não compro estou pensando em fazer o teste.
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João Frango Ver Drop Down
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Faz uns seis meses que vi os relatos sobre o TecTire e resolvi testar, comprei um frasco de cada e coloquei em frascos de colírio vazios, pra mim ta funcionando bem, eu usava o Finish Line Seco e o Humedo, o TecTire não ficou devendo em nada e a sujeira residual pra mim ta igual com a vantagem do TecTire custar bem menos e vir bem mais no frasco.

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bcgfg Ver Drop Down


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Eu estava usando o Squirt tem um bom tempo, até que acabou e não encontrei pra comprar.
Acabei usando o Finish Line Cerâmica, mas a sujeira dá relação fica absurda.

Usei o desengraxante dá Algoo pra limpar a relação e voltei a usar o Squirt.

Até entendo a utilização de outros tipos de lubrificantes, mas a sujeira/graxa que fica é horrorosa.
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Marcelook32 Ver Drop Down


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Originalmente postado por bcgfg bcgfg escreveu:

Eu estava usando o Squirt tem um bom tempo, até que acabou e não encontrei pra comprar.
Acabei usando o Finish Line Cerâmica, mas a sujeira dá relação fica absurda.

Usei o desengraxante dá Algoo pra limpar a relação e voltei a usar o Squirt.

Até entendo a utilização de outros tipos de lubrificantes, mas a sujeira/graxa que fica é horrorosa.

Cara, to usando Squirt tbm... não sei se mudo pra outro não... evito de lavar a corrente, passo só escova seca pra tirar o pouco que fica acumulado de sujeira e reaplico, maravilha.
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IMA Ver Drop Down
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Alguém usa óleo para motores 2 tempos na corrente? Uso e gosto do resultado,comparando com óleo 140 de transmissão é muito melhor porque não junta tanta sujeira,suponho que seja melhor que óleo singer.
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Ramai Ver Drop Down
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Originalmente postado por IMA IMA escreveu:

Alguém usa óleo para motores 2 tempos na corrente? Uso e gosto do resultado,comparando com óleo 140 de transmissão é muito melhor porque não junta tanta sujeira,suponho que seja melhor que óleo singer.

Eu usei já, mas aqui tem muita areia (praia) e gruda demais...
Preferi muito mais o Tectire vermelho!

Abs
Scott
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Leoparreiras Ver Drop Down
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Eu utilizava o Squirt para dias secos e o FL verde, para dias chuvosos, e nunca tive problemas.
Quando o meu Squirt acabou, comprei o TECTIRE, para testar no lugar do Squirt.
Enquanto pesquisava por outros lubrificantes, encontrei o Puroil  https://www.nossabike.com/shop/lubrificantes-para-bikes/lubrificante-para-bike-puroil-bike-lubrificante-seco-aqua-ptfe-teflon-100ml/ - Lubrificante Seco Aqua PTFE (Teflon™) , e resolvi comprar para testar, e após alguns usos, cheguei a conclusão de que tanto o tectire e o puroil são bons, e atendem bem, sendo o lubrificante da puroil, ligeiramente superior ao tectire, que tambem atende, sendo que ambos, custam menos que o sQuirt.


Estou comprando agora, alem do PTFE, o lubrificante  https://www.nossabike.com/shop/lubrificantes-para-bikes/lubrificante-para-bike-seco-aqua-ceramic-100-ml/ - Seco Aqua Ceramic, para um teste. Vamos ver como ele se sai.




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TiagoSilva14 Ver Drop Down
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Pessoal, no pedal desse fim de semana apareceu um maluco que diz aplicar lustra móveis na corrente e garante ser tão eficiente quanto os lubrificantes de cera, precisando somente reaplicar com maior frequência, mas como o frasco custa menos de R$4,00 reaplicar não é problema...
Fiquei curioso com a composição do lustra moveis e eis o que encontrei na composição: cera, solvente, silicone, emulsificante, espessante, alcalinizante, conservantes, fragrância e água. 
E a pergunta que não quer calar: será que funciona???
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Geonasfe Ver Drop Down
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Excelente tópico e ótimos relatos. Provavelmente deve ter sido comparado em algum post, a semelhança entre o fl verde com óleo 15w40, semisintetico. Achei aqui meio litro do oleoz misturei com um restinho de Singer e irei testar nas bikes aqui em casa. De cara digo a vcs, acreditem, o velho e bom Singer aplicado sem excessos é mais eficiente que essa meleira miserável do cara fl da tampa verde.
Geo Ferreira
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Rômulo Passos Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rômulo Passos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2017 as 13:44
Originalmente postado por Geonasfe Geonasfe escreveu:

Excelente tópico e ótimos relatos. Provavelmente deve ter sido comparado em algum post, a semelhança entre o fl verde com óleo 15w40, semisintetico. Achei aqui meio litro do oleoz misturei com um restinho de Singer e irei testar nas bikes aqui em casa. De cara digo a vcs, acreditem, o velho e bom Singer aplicado sem excessos é mais eficiente que essa meleira miserável do cara fl da tampa verde.

Cara, pois é, depois de eu experimentar bastante de tudo um pouco e após ler alguns artigos sérios, por incrível que pareça, em termos de eficiência, a grande maioria dos lubrificantes funciona de razoavelmente bem a muito bem! E isso falando desde WD-40, óleo Singer e óleo de motor, passando por parafina e graxa para corrente de motos, até lubrificantes especializados, como óleos de marcas conhecidas (p/ ambiente seco e úmido), ceras especiais e tantos outros. A diferença mal chega a 6W entre o pior e o melhor, pressupondo que o lubrificante tá devidamente aplicado. Considerando que a grande maioria dos pedaleiros fica ali entre os 150 e 250W, é uma diferença pouco perceptível.

Eu por exemplo não consigo notar a diferença de eficiência entre um óleo de motor 5W30 e um lubrificante top específico à base de cera.

Mas a grande diferença reside em 2 pontos: durabilidade da lubrificação na corrente E acúmulo de sujeira.

Nisso, o que tenho percebido é que quanto melhor (e mais caro), melhor.....

Depois de tantos experimentos, a minha maior surpresa ficou com o lubrificante Smoove (à base de cera, assim como o Squirt). O troço, além de ser extremamente eficiente com baixo atrito (assim como a maioria dos lubrificantes à base de cera), é realmente excelente quando se trata de durabilidade e não fazer sujeira. Uso numa bike de estrada, então não tenho parâmetro para MTB (que dizem ser melhor ainda, devido a repelir sujeira). A corrente, mesmo passando por laminhas e chuva, permanece limpa e mantém a lubrificação por muitos quilômetros. Enquanto eu levava cerca de 150~200km para lubrificar com lubrificantes usuais, com este levo tranquilamente a 500km para lubrificar.

De bônus, diz um artigo que ele estende absurdamente a vida útil da corrente. Veremos. Minha última corrente (KMC Gold), alternada entre graxa de moto e óleo de motor, durou aproximadamente 3.500km (troquei pouco antes de atingir o .75 de estiramento). Veremos como se dará no meu teste agora com Smoove.

Segue o artigo comparativo entre Smoove, Squirt e demais lubrificantes usuais: http://biketestreviews.com/new-breed-chain-lubes-now-available/

Artigo da Velo News (2013) comparando lubrificantes "comuns" e não específicos (ghetto lubes :-) ):
>> Observar que, à exceção da parafina (cera), que tem eficiência (<5W) e durabilidade muito maiores que o resto, a grande maioria dos lubrificantes, específicos ou não (tipo óleo de motor, graxas, WD-40 etc) ficam ali pelos 6-7W.

Artigo da VeloNews (2014) comparando lubrificantes específicos e tops de linha:
>> Observar que alguns lubrificantes à base de cera (inclusive a própria parafina) ocupam o topo da lista. Alguns lubrificantes do teste anterior foram incluídos, em amarelo. Detalhe para o desempenho de eficiência e durabilidade do Squirt comparado com a parafina, com a vantagem de ser muito mais fácil de aplicar.

Portanto, imagino que um "singelo" Singer :-) deve funcionar com eficiência razoável sim pra lubrificar, guardadas suas limitações de acúmulo de sujeira e menor resistência à água (nada que uma limpeza e reaplicação não resolvam) :)
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KamikazeRJ Ver Drop Down
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Mais um satisfeito com tectire aqui...
geralmente re-lubrifico com a média de 100kms só passando um paninho pra tirar o excesso de sujeira... as vezes faço com pouco mais que 60kms quando começa a fazer barulho e aos 200kms faço esse procedimento de limpeza e descontaminação aqui: 

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Gryphon Ver Drop Down
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Essa história de lubrificante é antiga e exigiria ensaios de laboratório para separar o que é real e o que é ilusório.

Alguns mais velhos aqui devem lembrar do Prolong. Era um aditivo que dizia que o motor funcionava até sem óleo.
Havia intensa propaganda na TV e até o grande Al Unser (pai, não no Jr. que correu com o Emerson da Indy) aparecida dirigindo um Viper para demonstrar o produto.
Só que o produto era pura enganação e a 4 Rodas até pôs um dos carros da frota de 60.000 km para saber se era uma promessa real ou não e o motor travou em marcha lenta em menos de 6 minutos.
Mas quem comprava garantia que funcionava, e pagava caro por um produto que era pura enganação.

A Bardahl está aí há mais de 50 anos vendendo aditivo de óleo que nenhum fabricante de automóvel recomenda porque as pessoas acreditam que funciona.
Eu já vi fazerem o teste em laboratório e o produto é pura enganação, mas vai convencer quem acredita nisso.
Bardahl só é bom para colocar aquele óleo mais viscoso que mel para empurrar carro com motor rajando e fumando para o primeiro otário que aparece.

Se for para eu dar um pitaco, o que eu posso dizer é que eu tenho aqui uma bicicleta Phillips para restaurar que é relíquia de família. A bicicleta tem 70 anos e foi o "carro" dos meus tios e meu avô em tempos que as ruas do bairro eram todas de terra e poeira fina e só rico tinha carro, qualquer carro. A corrente é a original ainda e sempre foi lubrificada com óleo usado de motor, daquele que meleca bem e vira visco em qualquer coisa que toque.
Hoje leio muita gente falando que a corrente durou 1.500 km e achou ótima a durabilidade. Essa corrente da Phillips deve ter rodado por 20 correntes dessas nesses anos e em condições muito mais agressivas.
Agora eu pergunto: será que é o óleo queimado de motor que é mágico? Será que a qualidade da corrente não tem influência aqui?

O lubrificante perfeito não existe. Qualquer máquina ou equipamento tem um lubrificante especificado porque é o que tem o melhor balanço entre vantagens e desvantagens naquela aplicação específica. Óleo de carro de corrida é bem diferente de óleo de carro de rua. Da mesma forma deve ter um lubrificante ideal para o tipo de aplicação X, para o tipo de corrente Y do fabricante Z.
O certo seria existir uma especificação do fabricante da corrente. Sem ela, qualquer coisa é chute, do óleo usado de motor ao óleo super-hiper-mega-blaster-plus-advanced e que custa as bolas do marajá de Haipur. E provavelmente a melhor resposta não seja nem um nem outro, mas algo no meio termo.

Há algumas décadas havia uma bicicleta que tinha fama de nunca gastar a corrente (não lembro o modelo). Ela tinha um cobre-corrente integral selado, sendo que a parte de baixo funcionava como um carter de motor. A corrente mergulhava em óleo na parte mais baixa da coroa e seguia lubrificada para a catraca, que também se mantinha lubrificada com respingos desse óleo. E a corrente trabalhava sempre longe da sujeira. É claro que a corrente durava muito mais que a mesma corrente em outra bicicleta trabalhando a descoberto.

Agora, se é uma situação tão crítica e comum, porque ninguém inventa um cobre-corrente integral selado com carter de óleo? Evitaria a necessidade de sempre lubrificar e a corrente sempre trabalharia limpa e lubrificada, durando bastante.
Mas será que interessa? É tão confortável vender óleo caro e corrente...
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Geonasfe Ver Drop Down
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Salvador-BA
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Originalmente postado por Rômulo Passos Rômulo Passos escreveu:


Cara, pois é, depois de eu experimentar bastante de tudo um pouco e após ler alguns artigos sérios, por incrível que pareça, em termos de eficiência, a grande maioria dos lubrificantes funciona de razoavelmente bem a muito bem! E isso falando desde WD-40, óleo Singer e óleo de motor, passando por parafina e graxa para corrente de motos, até lubrificantes especializados, como óleos de marcas conhecidas (p/ ambiente seco e úmido), ceras especiais e tantos outros. A diferença mal chega a 6W entre o pior e o melhor, pressupondo que o lubrificante tá devidamente aplicado. Considerando que a grande maioria dos pedaleiros fica ali entre os 150 e 250W, é uma diferença pouco perceptível.

Eu por exemplo não consigo notar a diferença de eficiência entre um óleo de motor 5W30 e um lubrificante top específico à base de cera.

Mas a grande diferença reside em 2 pontos: durabilidade da lubrificação na corrente E acúmulo de sujeira.

Nisso, o que tenho percebido é que quanto melhor (e mais caro), melhor.....

Depois de tantos experimentos, a minha maior surpresa ficou com o lubrificante Smoove (à base de cera, assim como o Squirt). O troço, além de ser extremamente eficiente com baixo atrito (assim como a maioria dos lubrificantes à base de cera), é realmente excelente quando se trata de durabilidade e não fazer sujeira. Uso numa bike de estrada, então não tenho parâmetro para MTB (que dizem ser melhor ainda, devido a repelir sujeira). A corrente, mesmo passando por laminhas e chuva, permanece limpa e mantém a lubrificação por muitos quilômetros. Enquanto eu levava cerca de 150~200km para lubrificar com lubrificantes usuais, com este levo tranquilamente a 500km para lubrificar.

De bônus, diz um artigo que ele estende absurdamente a vida útil da corrente. Veremos. Minha última corrente (KMC Gold), alternada entre graxa de moto e óleo de motor, durou aproximadamente 3.500km (troquei pouco antes de atingir o .75 de estiramento). Veremos como se dará no meu teste agora com Smoove.

Segue o artigo comparativo entre Smoove, Squirt e demais lubrificantes usuais: http://biketestreviews.com/new-breed-chain-lubes-now-available/

Artigo da Velo News (2013) comparando lubrificantes "comuns" e não específicos (ghetto lubes :-) ):
>> Observar que, à exceção da parafina (cera), que tem eficiência (<5W) e durabilidade muito maiores que o resto, a grande maioria dos lubrificantes, específicos ou não (tipo óleo de motor, graxas, WD-40 etc) ficam ali pelos 6-7W.

Artigo da VeloNews (2014) comparando lubrificantes específicos e tops de linha:
>> Observar que alguns lubrificantes à base de cera (inclusive a própria parafina) ocupam o topo da lista. Alguns lubrificantes do teste anterior foram incluídos, em amarelo. Detalhe para o desempenho de eficiência e durabilidade do Squirt comparado com a parafina, com a vantagem de ser muito mais fácil de aplicar.

Portanto, imagino que um "singelo" Singer :-) deve funcionar com eficiência razoável sim pra lubrificar, guardadas suas limitações de acúmulo de sujeira e menor resistência à água (nada que uma limpeza e reaplicação não resolvam) :)
 
Perfeito seu comentário, amigo. Pelos elogios ao "barato" tectire, teriam eles conseguido descobrir a formula mais próxima dos Squirts, por exemplo. O fato de ser biodegradável ajuda na limpeza, mas, em trilhas mais severas, esse fato colabora para que ele tb saia com facilidade, ao que parece...
Geo Ferreira
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2017 as 15:43
Sai não amigo , só sai na água mesmo , se cair água ai ele vai embora.
Se colabora pra durar muito acho que não , já usei singer , singer com óleo de motor , singer com parafina , to usando o algoo cera e tenho um algoo teflon um tec cera e ceramica ainda pra testar.
Independente de qual for a corrente parece durar a mesma coisa , mais o singer e outros é bom vc estar sempre limpando bem e reaplicando já o algoo de cera é bem fácil de limpar nunca fica muito melecado , talvez por isso faça tanto sucesso.
Mais com certeza o tipo de relação tbm influencia , as single além de usar corrente mais grossa não tem o cambio então vc consegue rodar muito mais com 1 corrente antes dela começar a pular.
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2017 as 15:44
No caso se a trilha vai ter lama vc teria que usar um pra esse tipo de condição , o seco de cera vai aguentar não.
O úmido inclusive vem na descrição , na mountain bike usar apenas em condição úmida ou de chuva para evitar acúmulo de sujeira na corrente.

Editado por misera - 05 Jun 2017 as 15:46
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2017 as 17:42
Tem amigo meu que usa graxa branca, diz ele que funciona.
Pra sujeira tenho de concordar que funciona, pra lubrificar não, e ele mesmo é prova disso porque troca de corrente a cada 2 meses. rsrs

Mas e aí meu polvo...?

Que fazer agora que o estoque de Finish Line está no fim, e o importador parece que não tem conseguido mais?

Li em algum lugar aqui, que o vivente passa parafina na corrente. Mais alguém testou e atestou?

Editado por Ismah/Cabelo - 05 Jun 2017 as 17:43
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2017 as 18:04
A parafina pelo que eu ja ouvi tem um efeito parecido com esses de cera , só é bem mais chato de aplicar.
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coalavei Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coalavei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 22:02
Originalmente postado por Edilcimar Edilcimar escreveu:

Uso óleo de motor 2 tempos náutico, o finish line eu tenho mas fica uma cagada geral na corrente

vc recomenda o oleo de motor? eu vou usar bike na cidade e não tenho mt dinheiro pra comprar um lubrificante bom pra bike agora e acabei de comprar uma, vou fazer a limpeza nela amanhã,
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VitorMaia Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar VitorMaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 23:28
2 Anos de uso do TEC TIRE o melhor lub custo x beneficio , so passar e deixar secar por 30minutos antes de sair, ele cria uma camada na corrente 
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Jr-Infanti Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 03:14
Originalmente postado por VitorMaia VitorMaia escreveu:

2 Anos de uso do TEC TIRE o melhor lub custo x beneficio , so passar e deixar secar por 30minutos antes de sair, ele cria uma camada na corrente 


concordo com Vc amigo, estou usando o tec tire também, pra mim junto com o algoo são os melhores custo benefício disparado, ando com um frasco de remédio com óleo 2 tempos caso chova no percurso pois esse é o ponto forte e fraco dos lubrificantes a base de cera, pra lavar somente com água e lubrificar novamente é uma maravilha, porém choveu você fica na mão.

Quanto aos lubrificantes úmidos para chuva prefiro usar oleo, já que vai ficar uma caca mesmo prefiro pagar 5 reais em 500ml do que 80 em 120ml para ter o mesmo efeito, as vezes pego estrada de terra com aquela poeira que parece farinha, chego em casa e a corrente esta mais limpa que a bike, bato água e aplico mais rápido que o alongamento hehe, tec tire é o cara.

Quanto a métodos alternativos como parafina por exemplo, tenho certeza que funciona e entendo quem faz, más haja paciencia, me parece um calvário.
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coalavei Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coalavei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 22:56
Originalmente postado por Jr-Infanti Jr-Infanti escreveu:

Originalmente postado por VitorMaia VitorMaia escreveu:

2 Anos de uso do TEC TIRE o melhor lub custo x beneficio , so passar e deixar secar por 30minutos antes de sair, ele cria uma camada na corrente 


concordo com Vc amigo, estou usando o tec tire também, pra mim junto com o algoo são os melhores custo benefício disparado, ando com um frasco de remédio com óleo 2 tempos caso chova no percurso pois esse é o ponto forte e fraco dos lubrificantes a base de cera, pra lavar somente com água e lubrificar novamente é uma maravilha, porém choveu você fica na mão.

Quanto aos lubrificantes úmidos para chuva prefiro usar oleo, já que vai ficar uma caca mesmo prefiro pagar 5 reais em 500ml do que 80 em 120ml para ter o mesmo efeito, as vezes pego estrada de terra com aquela poeira que parece farinha, chego em casa e a corrente esta mais limpa que a bike, bato água e aplico mais rápido que o alongamento hehe, tec tire é o cara.

Quanto a métodos alternativos como parafina por exemplo, tenho certeza que funciona e entendo quem faz, más haja paciencia, me parece um calvário.

Então vcs me recomendam o de cera mesmo e óleo 2t melhor passar em dias chuvosos? Esse tectire vcs acharam em bicicletaria ou compraram na internet? Se puderem me falar a faixa de preço que pagaram, agradeço.
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LcBlc Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 00:03
Uso o tectire vermelho, acho que paguei $25 em loja física
Óleo na bike não sei mas na moto uso SAE90 , paguei $9 - 1litro
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Jr-Infanti Ver Drop Down
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sao roque sp
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 00:37
[/QUOTE]

Então vcs me recomendam o de cera mesmo e óleo 2t melhor passar em dias chuvosos? Esse tectire vcs acharam em bicicletaria ou compraram na internet? Se puderem me falar a faixa de preço que pagaram, agradeço.
[/QUOTE]

pelo menos é oque eu ando fazendo, o óleo 2t eu ando com um frasquinho de 10ml de remedio, dificilmente eu saiu de casa no momento em que esta chovendo, então saio com o tectire mesmo, caso comece a chover no meio da trilha, espero uns minutos até ouvir a corrente girando quase no seco, paro e jogo o óleo 2t pra terminar a trilha com a corrente lubrificada.

O tec em tempo seco normalmente dura uns 90 a 110k,
Na net você acha por uns 20 mais o frete, trabalho com e-commerce não é a minha área mais e estou pensando em vender o tec também, caso comece a vender vou ver os procedimentos para anunciar aqui.
Más pode comprar que você não se arrepende.
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newhouse Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 09:36
O Squid tem resistido bem a água, geralmente dura 2 dias de chuva seguidos. Talvez seja até melhor, mas no segundo dia a bike já se encontra num nível impraticável de sujeira, então em sempre limpo e lubrifico tudo. Nesses meses que tem chovido horrores vários dias seguidos, tem feito a diferença.
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coalavei Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coalavei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2017 as 17:11
Posso usar desingripante como lubrificante?
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dakurz Ver Drop Down


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Originalmente postado por coalavei coalavei escreveu:

Posso usar desingripante como lubrificante?
não
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Towerfree Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Towerfree Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2017 as 20:53
O óleo de motor sintético 5w30 é um bom lubrificante de corrente? Minha endorphine 6.3 chegou e estou meio perdido. 
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AdmirAlex Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AdmirAlex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2017 as 13:49
Originalmente postado por Towerfree Towerfree escreveu:

O óleo de motor sintético 5w30 é um bom lubrificante de corrente? Minha endorphine 6.3 chegou e estou meio perdido. 

Se você acabou de pegar a bike ainda não decidiu/estudou sobre o que usar, utilize qualquer óleo mais grosso, pode pode ser este mesmo que citou ou lubrificante de moto, óleo singe etc. 

Só não deixe a corrente seca. Depois você limpa e aplica o óleo que preferir. Wink 

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Gryphon Ver Drop Down
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Originalmente postado por Towerfree Towerfree escreveu:

O óleo de motor sintético 5w30 é um bom lubrificante de corrente? Minha endorphine 6.3 chegou e estou meio perdido. 


Essa discussão toda que você vê aqui o pessoal está mais no achismo que outra coisa. Não ajuda muito.
O certo mesmo é teste de laboratório e não se fala mais nisso. Só que na falta desse teste, que talvez não interessa a ninguém isso. Imagina a confusão armada se alguém faz um teste e descobre que óleo Singer é melhor que lubrificante caro a base de cerâmica.

Sem informação técnica consistente, sem instrumentos medindo desgastes e atritos de engrenamento, cada um faz sua experiência e chega nas suas conclusões sem a menor base científica. Nisso cada um atira pra um lado diferente e a discussão vira uma torre de Babel.
Com tantas informações desencontradas, é fácil ficar perdido mesmo.

Que conselho eu posso te dar?
Para você que está perdido vale a máxima que é melhor um lubrificante qualquer que nenhum lubrificante.
Óleo de motor foi feito para lubrificar motor. Motor trabalha com bomba de óleo para pressurização, as velocidades e pressões do filme de óleo são diferentes e, principalmente, a aditivação do lubrificante é feita para a condição de uso dele e não para corrente de bicicleta. Mas antes ele que a corrente seca.

Com o tempo você pode experimentar outras opções, incluindo parafina, grafite e molykote.
No caso de você experimentar, limpe e desengraxe a corrente do lubrificante velho antes de aplicar o novo. Os dois lubrificantes podem interagir e o resultado pode ficar mascarado.

O que é possível dizer é que em outras áreas, lubrificação raramente é uma questão difícil.
As questões mais delicadas envolvem setor de vestuário que usa graxas a base de sabão de cálcio e óleos leves como o óleo Singer para não manchar as peças, e o setor alimentício/farmacêutico onde o lubrificante é inclusive controlado pela ANVISA para não haver contaminação dos alimentos e bebidas.

Bicicleta também nunca foi aplicação crítica perto de outras máquinas, e isso inclui lubrificantes.
Será que o lubrificante X da moda que custa 20 vezes o preço do óleo Singer gera uma economia por prolongar a vida da corrente, coroa e cogs a ponto de se pagar? Será que o ciclista fica 2 vezes mais rápido e percorre distâncias 4 vezes maiores sem se cansar por conta da redução do atrito? Sem testes de laboratório fica difícil dizer isso, mas não é a realidade que se vê em máquinas industriais muito mais críticas.

Se lubrificação fosse o que o pessoal faz parecer aqui, você veria a adoção em massa desses lubrificantes sofisticados (e caros) em larga escala pela indústria automobilistica e de máquinas. Máquinas agrícolas por exemplo estão expostas à condições semelhantes às das mountain bikes de poeira, lama e intempéries, tendo inclusive muitas transmissões por correntes, mas com potências e velocidades muito mais agressivas que uma bicicleta. Esse pessoal compra lubrificantes de balde. Vá ver se eles usam soluções em que o balde de lubrificante custa o preço de um carro ou se eles usam um lubrificante mais convencional.
Então, vai devagar, vai fazendo suas experiências e tirando suas próprias conclusões.  Use o bom senso.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar AdmirAlex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2017 as 16:58
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por Towerfree Towerfree escreveu:

O óleo de motor sintético 5w30 é um bom lubrificante de corrente? Minha endorphine 6.3 chegou e estou meio perdido. 


Essa discussão toda que você vê aqui o pessoal está mais no achismo que outra coisa. Não ajuda muito.
O certo mesmo é teste de laboratório e não se fala mais nisso. Só que na falta desse teste, que talvez não interessa a ninguém isso. Imagina a confusão armada se alguém faz um teste e descobre que óleo Singer é melhor que lubrificante caro a base de cerâmica.

Sem informação técnica consistente, sem instrumentos medindo desgastes e atritos de engrenamento, cada um faz sua experiência e chega nas suas conclusões sem a menor base científica. Nisso cada um atira pra um lado diferente e a discussão vira uma torre de Babel.
Com tantas informações desencontradas, é fácil ficar perdido mesmo.

Que conselho eu posso te dar?
Para você que está perdido vale a máxima que é melhor um lubrificante qualquer que nenhum lubrificante.
Óleo de motor foi feito para lubrificar motor. Motor trabalha com bomba de óleo para pressurização, as velocidades e pressões do filme de óleo são diferentes e, principalmente, a aditivação do lubrificante é feita para a condição de uso dele e não para corrente de bicicleta. Mas antes ele que a corrente seca.

Com o tempo você pode experimentar outras opções, incluindo parafina, grafite e molykote.
No caso de você experimentar, limpe e desengraxe a corrente do lubrificante velho antes de aplicar o novo. Os dois lubrificantes podem interagir e o resultado pode ficar mascarado.

O que é possível dizer é que em outras áreas, lubrificação raramente é uma questão difícil.
As questões mais delicadas envolvem setor de vestuário que usa graxas a base de sabão de cálcio e óleos leves como o óleo Singer para não manchar as peças, e o setor alimentício/farmacêutico onde o lubrificante é inclusive controlado pela ANVISA para não haver contaminação dos alimentos e bebidas.

Bicicleta também nunca foi aplicação crítica perto de outras máquinas, e isso inclui lubrificantes.
Será que o lubrificante X da moda que custa 20 vezes o preço do óleo Singer gera uma economia por prolongar a vida da corrente, coroa e cogs a ponto de se pagar? Será que o ciclista fica 2 vezes mais rápido e percorre distâncias 4 vezes maiores sem se cansar por conta da redução do atrito? Sem testes de laboratório fica difícil dizer isso, mas não é a realidade que se vê em máquinas industriais muito mais críticas.

Se lubrificação fosse o que o pessoal faz parecer aqui, você veria a adoção em massa desses lubrificantes sofisticados (e caros) em larga escala pela indústria automobilistica e de máquinas. Máquinas agrícolas por exemplo estão expostas à condições semelhantes às das mountain bikes de poeira, lama e intempéries, tendo inclusive muitas transmissões por correntes, mas com potências e velocidades muito mais agressivas que uma bicicleta. Esse pessoal compra lubrificantes de balde. Vá ver se eles usam soluções em que o balde de lubrificante custa o preço de um carro ou se eles usam um lubrificante mais convencional.
Então, vai devagar, vai fazendo suas experiências e tirando suas próprias conclusões.  Use o bom senso.

Via de regra qualquer lubrificante serve pra lubrificar a corrente, a diferença é que um penetra um POUCO mais nos elos, outro que não suja a roda, outro que não sai fácil na primeira chuva, que possui menos atrito, etc. Todos eles lubrificam, você paga pelo "conforto" que eles te proporcionam.

Eu procuro o óleo mais barato que não faça sujeira no chão, pingue, meleque a roda... etc. Não ligo de lubrificar toda semana...
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Gryphon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2017 as 21:36
O que eu posso te dizer é que lá pela década de 50 existia uma bike, acredito que inglesa, que tinha um cobre-corrente selado que funcionava como um carter para a corrente. Tinha até uma janela de inspeção para ver se o óleo estava no nível.
A lubrificação era perfeita, não tinha problema com poeira, lama, chuva, vento, sol, e a corrente sempre tinha óleo fresco. Seria a solução ideal, só que isso não funciona nas bicicletas com marchas.
Temos que nos contentar com as correntes abertas ao ambiente e lubrificação aplicada às peças.

O grande problema é querer que o lubrificante seja perfeito em tudo. Aí complica. É o mesmo que querer um carro com desempenho de Ferrari, consumo de carro 1.0 e custo de manutenção de Honda CG.
Aí você tem de escolher fazer a velha escolha da engenharia. O que você prefere? Um lubrificante que não suje a calça e o aro e seja resistente à chuva? Aí talvez você tenha que aceitar um lubrificante que não penetre fundo nos elos da corrente. Se você fizer a questão da lubrificação perfeita, terá de abdicar de outra coisa.

Outra opção seria optar por outra alternativa radicalmente diferente.
Um câmbio Nexus pode receber ao invés de um pinhão de corrente, uma polia para correia dentada. Essa solução é usada há anos pela Harley Davidson com total confiabilidade. Há robôs de fábrica que também usam essa solução.

Existem também câmbios integrados aos cubos com sistema CVT. A lubrificação é permanente dentro do cubo e o ciclista não precisa trocar de marcha. Cuidados e preocupações com lubrificação? Zero! E com todas as relações de uma bicicleta de 30 marchas.

Só que de novo vamos bater na escolha da engenharia.  A preocupação com a lubrificação é zero, mas o conjunto tem peso, tem maiores perdas mecânicas...

Conclusão: não tem como fugir disso. Não existe ganha-ganha. Existe ganha-perde. Para você ganhar em algum lugar, pode ter certeza, vai perder em outro.
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