Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Lubrificante de bike |
Responder | Página <1234 32> |
Autor |
Classificação: Tópico Pesquisar Opções do Tópico
|
|
luismendes
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Abr 2008 Porto Offline Mensagens:1557 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Finish Line Pro-Road, um amarelinho !! Esse é o óleo !!
|
||
brunoFTL
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 07 Out 2009 Fortaleza/CE Offline Mensagens:62 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Alguém já ouviu falar de um "óleo para bikes grafitado"? Será que ele serve para algo?
Vi um frasco numa loja de ferramentas, quando fui comprar um kit para fazer manutenção e ajustes na minha bike. |
||
bacamarte
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Jun 2009 Botafogo-RJ Offline Mensagens:122 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Fiz o teste da parafina hoje. Primeiro usei de cobaia a minha "caidinha", aquela que amarro no poste quando vou pra praia sem me preocupar se vão levá-la ou não.
O resultado foi tão bom que parti para a MTB. Ficou um resto negro de parafina no estado ainda liquido que nem dava pra aproveitar para a speed. Amanhã compro mais velas para terminar o serviço na speed. Gostei. Agora vou verificar na pedalada do dia a dia. |
||
Voodoo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
2! Uso há mais de 2 anos e não pretendo mudar. É um lubrificante com cerâmica na composição, deixa a transmissão muito lisa e silenciosa. Mas é um óleo para estrada ou cidade, não recomendo para MTB. Ele resiste bem à chuva e umidade, mas precisa de uma reaplicação após o pedal. Na lama não deve durar muita coisa. |
||
PauloR2
Viciado em sofrimento |
||
César Ribeiro
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Jul 2006 Brasília - DF Offline Mensagens:2166 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Fernando Rocha
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 16 Out 2009 Serra ES Offline Mensagens:285 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
finish line sem duvida... só o custo que num ajuda mt...
|
||
Patolino
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Mai 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:312 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
É muito bem falada e usada lá fora! Pena q não tem aqui no Brasil para podermos testar...
|
||
Honestidade não é virtude, é uma obrigação!
"A menor distância entre dois pontos é uma reta, mas eu prefiro uma curva..." Eu. |
||
Patolino
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Mai 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:312 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Para o MTB tem o FL Krytech (Cera), muito bom tb! Tem as mesmas características que o Pro-Road... Dura bem e não caga a corrente... Recomendo.
|
||
Honestidade não é virtude, é uma obrigação!
"A menor distância entre dois pontos é uma reta, mas eu prefiro uma curva..." Eu. |
||
Match
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
O problema do tal Finishi é o preço, pois não achei por menos de 30,00 e dura bem pouco |
||
Nve
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Mar 2009 São Carlos Offline Mensagens:394 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Só se for o vermelho, por que o verde dura uma eternidade
|
||
Ivan Santin
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Jun 2007 Piracicaba - SP Offline Mensagens:663 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Fala galera do pedal.....
Eu uso finish line verde, estou satisfeito com esse óleo e está durando bastante comigo. o próximo que irei utilizar será o tampa vermelho. abraços |
||
Ivan Santin
Trek 4300(2008) Piracicaba-SP |
||
Pé de pano
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Set 2005 Blumenau - SC Offline Mensagens:1822 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
ia mesmo postar minha experiencia com esse lubrificante, mais especificamente o celan ride to usando faz uns dois meses. bom, ele é muito limpo, mas a cada +/- 100 km tem que ser reaplicado, mas nestes caso basta passar um pano com querosene na corrente e aplicar o lubrificante. a limpeza grossa mesmo, faz 1 vez por mes ou quando pego chuva ou lama. Mesmo a limpeza pesada fica muito facil de serfeita.... estou usando e gostando muito. pretendo testar esse na proxima oportunidade http://www.jensonusa.com/store/product/CM400B24-Rock+N+Roll+Extreme+Lube.aspx |
||
bruno.bsb.vip
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 27 Nov 2009 df Offline Mensagens:35 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
uso LubBike, porem acho que em trilhas não ta servindo não. muita sujeira....
|
||
Pé de pano
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Set 2005 Blumenau - SC Offline Mensagens:1822 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
bruno, tb ja usei, alias, nem terminei o frasco, realmente, junta sujeira demais.
Mas uso quando algum camarada peda pra eu dar uma geralzinha na bike, por causa da durabilidade. |
||
Match
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Tenho o FL cera lubrificante tampa de prata.
Acho que é mais pra Speed.
40,00!!!!!!!! Por isso que disse que achei karo
Acho que vou pegar um tampa verde, +- 25,00
|
||
bruno.bsb.vip
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 27 Nov 2009 df Offline Mensagens:35 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
pois é Pé de pano, agora sei que não sou só eu que sofri rs. gostei da ideia da parafina. vou dar um teste.
|
||
bacamarte
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Jun 2009 Botafogo-RJ Offline Mensagens:122 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Fiquei com a parafina.
Não pratico trilhas. O inconveniente é que a impressão que me dá é que a lubrificação acaba logo depois de uns 3 pedais de média de 3 horas. Mas prefiro assim do que aquela graxa preta na corrente que agora tá sempre limpa. abs |
||
Mario Damato
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2005 Rio de Janeiro - RJ Offline Mensagens:943 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Recentemente estou experimentando o mundo da rodas-fixas (ou em inglês fixed-gear) e nas experiências de montar uma engrenagem, trocar, colocar outra, tirar a folga do movimento-central, alinhar a roda, cortar a corrente, põe pedal comum, troca por pedal com engate...
Para tudo isso fica mais fácil ou então é imprescindível retirar a corrente, e nesse caso nada melhor do que poder meter a mão na corrente e não se sujar. É excelente a combinação da corrente com parafina e elo desmontável Power-Link. |
||
saturn
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2007 Offline Mensagens:299 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Já usei Pro Bike, Bike Lub, Óleo singer, graxas em spray e Finish Line Verde e Vermelho.
Pra mim o Finish Line é melhor (dos que usei) seguido de Pro Bike. Abraços |
||
Match
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Começei a a usar o FL verde, mas em princípio me parece que lambuza demais, não tem nada a ver com o FL cera, em que a corrente fica bem mais limpa.
Talvez misturando com FL vermelho melhora.
O grande problema de qualquer lubrificante é esse, não melecar, pois somente lubrificar tem uma infinidade de oleos que tem o memso efeito...
Esse lance da parafina deve ser bão, mas suspeito que dá muito trabalho; pouco prático.
|
||
Aloneghost
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 09 Jul 2009 niteroi Offline Mensagens:2134 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Alguem já experimentou os automotivos????
No pouco tempo de bike ja notei que se paga muito pela GRIFE....sei la.... Acho um absurdo pagar tão caro por uma titiquinha de oleo... Comprei um litro de um automotivo...ainda não usei...vamos ver no que da... Mas se alguem tiver já algum parecer... |
||
cirso
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Automotivo creio ser bom um fino, 5w30 talvez
Na ford custa 18 reais o litro |
||
Scott Spark 970
|
||
Overr
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 21 Out 2009 Catalão-Goias Offline Mensagens:249 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Sempre usei automotivo, preferencia pra oleos mais finos, nunca tive problemas.
Ate uso as vezes uma gabiara de seriga com mangueira presa no quadro com oleo para lubrificar em dias de chuva e muita lama.
|
||
Chapéu
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Out 2009 São Paulo Offline Mensagens:465 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
galera , mas esse lance da parafina . Ela tem que estar líquida apenas ou fervendo ? Pois ela se estiver líquida apenas, acredito que não entra nos elos direito e se secar rapidamente na corrente vai fazer a corrente inteira ficar branca com uma crosta de vela derretida. Tem que deixar bem líquida e deixar pingar bem o excesso em quando está ainda bem quente e líquida é isso ??
|
||
CHAPÉU...
|
||
bacamarte
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Jun 2009 Botafogo-RJ Offline Mensagens:122 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Isso. Bem quente ela vai entrando entre os elos e vc constata quando vê sairem bolhas lá de dentro. Quando a parafa que vc está aplicando começa a resfriar, realmente começa a deixar a crosta. Mas é só aquecer novamente e ir aplicando. Eu as vezes nem preciso reaquecer o líquido e também não tiro a corrente da bike. Vou mergulhando ela por partes numa panela que separei só pra isso. Comigo essa aplicação não leva 5 minutos. Demora mais para aquecer do que aplicar. Depois descarto o restante. Fica resíduo preto de sujeira. OBS: aprendi o bizú da parafina aqui no fórum e é como disse o forista daqui: não é o lub ideal mas é sem dúvida o mais limpo. Aquela "graxa" na corrente nunca mais. abs |
||
Mario Damato
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2005 Rio de Janeiro - RJ Offline Mensagens:943 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Chapéu, não é para aquecer demais para não pegar fogo, mas é bom que a parafina esteja bem quente pois em contato com a corrente ela perde calor e começa a esfriar. Imagino que quanto mais quente, menos viscosa (mais fina) ela fique, facilitando a entrada nos elos. A própria temperatura já deve facilitar a soltar a sujeira da corrente. Quanto à parafina que ficar presa no lado de fora da corrente, ao final, basta recolocar a corrente nas engrenagens e pedalar trocando as marchas que o excesso vai quebrando e caindo. Essa parte eu faço com a bicicleta suspensa na parede, colocando por baixo uma bandeja daquelas grandes de ir ao forno para não sujar o chão. Um exemplo recente da praticidade do uso da parafina: acabei de montar uma bicicleta de roda-fixa (sem catraca) e no monta-desmonta, põe uma coroa, tira-e-põe outra maior, outra menor, põe a roda, tira, desmonta o pedivela para regular a folga, tudo isso fica muito mais fácil quando se pode pegar a corrente com a mão, sem sujar nada. Melhor ainda é usar a parafina em conjunto com um elo desmontável, tipo o PowerLink da Sram. |
||
ricardoxem
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Set 2009 Rio Claro Offline Mensagens:972 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Olá Mario, será que é possível passar a parafina na corrente com uma almotolia?
Minha idéia seria esquentar a parafina em banho-maria dentro da almotolia. Depois colocar na corrente com a ajuda do bico. O que acha? será que o resultado fica bom? Abraço, Ricardo. Editado por ricardoxem - 02 Dez 2009 as 13:41 |
||
César Ribeiro
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Jul 2006 Brasília - DF Offline Mensagens:2166 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
|
||
Mario Damato
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2005 Rio de Janeiro - RJ Offline Mensagens:943 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Ricardo, acho não ficaria bom. A grande sacada da parafina é colocar um agitar um trecho da corrente dentro da parafina quente e líquida pois assim a parafina circula por dentro dos elos, removendo a sujeira e por fim se solidificando dentro. Na primeira página deste tópico há meu depoimento de como fazer a aplicação, desde a primeira vez com a corrente ainda contendo óleo. Pingar parafina líquida seria insuficiente. |
||
cirso
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
O bacana MESMO seria usar Militec
|
||
Scott Spark 970
|
||
Patolino
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Mai 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:312 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Alguém já utilizou o Lubrificante CL-1 da Park Tool?
http://www.parktool.com/products/detail.asp?cat=8&item=CL-1 E teria algo de positivo para relatar? |
||
Honestidade não é virtude, é uma obrigação!
"A menor distância entre dois pontos é uma reta, mas eu prefiro uma curva..." Eu. |
||
Chapéu
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Out 2009 São Paulo Offline Mensagens:465 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
estava hoje na garagem caçando vela para derreter e aplicar quando achei 2 litros do óleo selenia , resolvi aplica-lo . Agora vou ver se é eficaz! |
||
CHAPÉU...
|
||
Chapéu
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Out 2009 São Paulo Offline Mensagens:465 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
usei o selenia por duas vezes , gostei é bem razoavel para asfalto , mas peguei lama com ele e se foi todo embora , aí ficou só terrra seca , lavei a bike para continuar o pedal por asfalto aí foi que secou tudo e fui com a corrente gritando por uns 20 km e enferrujou bem a coitadinha , estou inclinado a meter um finish line verde pa lambuza-la mesmo pra andar no asfalto !
|
||
CHAPÉU...
|
||
cirso
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Selenia é só a marca, seria bom ver as especificações do óleo pra termos um embasamento
Creio eu que óleo fino, como o 5w30 comum hj, seja melhor que os 20w40 |
||
Scott Spark 970
|
||
cirso
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jan 2007 Campo Grande - MS Offline Mensagens:2718 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Pessoal, conheci nesse fds o Wurth Sabesto HHS2000, é uma graxa líquida
em spray resistente à água e com alto poder de penetração
Graxa Líquida Spray HHS 2000 WURTH Würth HHS 2000 lata 500ml O HHS 2000, da família de lubrificantes HHS (High-quality, Highly adhesive, Security) da Würth, é um spray lubrificante multi- aplicações, sintético, resistente ao calor, que penetra rapidamente e adere fortemente ao metal. Pulveriza como líquido e depois passa para um estado semi-sólido transparente sem secar (massa lubrificante de longa duração). O Würth HHS 2000, é muito resistente à água, sal, maioria dos ácidos e alcalinos, não danifica os plásticos e borrachas, e ao contrário dos produtos à base de silicone não atrai poeira. Este avançado lubrificante é adequado para aplicar em antenas de presas, dobradiças, correntes de e , cabos, juntas mecânicas, mecanismos de portas automáticas, etc. Resiste a água doce e salgada, soluções fracas de álcalis e ácidas. Resistente a temperaturas de -35C a +200C. É indicado para bicicletas, motos, autos, correntes, rolamentos e outras partes com atrito sob pressão de até 400kgf. Alguém já usou??? |
||
Scott Spark 970
|
||
Danvilela
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 29 Jan 2010 Belo Horizonte Offline Mensagens:46 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Uso e recomendo o Finish Line cross Country, o da tampa verde
|
||
LeoCRF
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Jan 2010 Offline Mensagens:119 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
usei alti lub na minha corrente tem problema???
|
||
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King |
||
Patolino
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Mai 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:312 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Já utilizei em manutenção em impressoras, portões automáticos e nas portas aqui de casa que estavam enferrujando as dobradiças por causa da maresia. É muito bom, sai um spray mesmo parecendo graxa branca que some e faz parecer um filme ou película transparente. Como utilizei somente em coisas que não tem muito atrito, só apliquei uma única vez e nunca mais precisou. Já em Bike acredito que terá que reaplicar menos vezes que os produtos lubrificantes próprios para bike. Seria bom alguém testar e dar uma opinião sobre, infelizmente emprestei a minha pro meu primo e ele utilizou toda. Vou ver se consigo comprar por aqui e dar minha opnião... |
||
Honestidade não é virtude, é uma obrigação!
"A menor distância entre dois pontos é uma reta, mas eu prefiro uma curva..." Eu. |
||
rafael_cosso
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Out 2008 Brasilia Offline Mensagens:1031 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Lub Bike. Bom e barato e ainda é cheiroso.
|
||
| ||
Patolino
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Mai 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:312 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Não é o ideal, pois esses lubrificantes como são mais finos não aderem muito bem na corrente, em muitas vezes até piorando do que ajudando na lubrificação. O ideal mesmo é lubrificantes próprios para bike ou para motos (como o Graxa Spray Molysil), mas muitos usuários daqui do fórum utilizam outras "técnicas". Como a parafina e o óleo de motor de carro que parecem promissoras. |
||
Honestidade não é virtude, é uma obrigação!
"A menor distância entre dois pontos é uma reta, mas eu prefiro uma curva..." Eu. |
||
| ||
Responder | Página <1234 32> |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |