Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lubrificante de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lubrificante de bike

 Responder Página  <1 2829303132>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2020 as 17:33
derreti duas velas e um pouco de óleo singer e fiz um lubrificante para corrente. todo Sábado eu faço limpeza. hoje foi dia de da uma geral. primeiro limpo todo grosso com gasolina. depois água, detergente e limão. depois de bem seco, aplico o lubrificante que eu mesmo fiz. tem uns 5 meses que uso. 
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2020 as 21:02
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:



O maior defeito do smoove é a sujeira, por mais que você mantenha a corrente limpa, sempre junta sujeira

ou seja, para um preguiçoso o S-wax deve ser melhor né? 
ou vc acha q Smoove em bike speed e rua limpa da menos trabalho?


Editado por capoeira - 05 Nov 2020 as 21:03
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 08:18
No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...


Editado por Busa - 06 Nov 2020 as 08:19
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 08:52
Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 10:54
Originalmente postado por lellorj lellorj escreveu:

derreti duas velas e um pouco de óleo singer e fiz um lubrificante para corrente. todo Sábado eu faço limpeza. hoje foi dia de da uma geral. primeiro limpo todo grosso com gasolina. depois água, detergente e limão. depois de bem seco, aplico o lubrificante que eu mesmo fiz. tem uns 5 meses que uso. 

Há algum tempo eu tinha visto esse cara fazer isso:
 


Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 12:04
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 
Exato. Por isso que estou usando o elephant apenas nas bikes das crianças, que rodam pouco e em "ambiente controlado". Fora que são relações mais simples (altus / Tourney) ou seja, prejuizo (se houver) menor.
MAS até o momento a corrente PARECE lubrificada. Ao passar a mão há a sensação de que há algo ali (cera...), não há barulho e as trocas estão tranquilas. 
Sigo testando, com precaução.
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 12:59
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 


Molten Speed Wax q dizem ser o melhor do mundo (para speed pelo menos) não gruda nada
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 13:31
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 
o questionamento faz sentido, mas não tem necessariamente relação causal
o lube ter aderência na corrente não quer dizer que qualquer coisa tem que aderir a ele também (como por ex, sujeira)
até pq os baseados em cera costumam funcionar de forma a envolver a corrente e secar, criando uma camada fina

tenho usado o Elephant e com ótimos resultados.. rodo em rua/estrada e reaplico a cada 200-250km, a sujeira acumulada é mínima e ai eu faço limpeza geral a cada 2 ou 3 aplicações geralmente.. meio no olho, devo ter gasto uns 80ml pra rodar +4.000km

a boa aderência eu pego como indicativo que a corrente fica silenciosa e a pedalada muito mais fluída, enquanto ao se aproximar dos 200km como comentei, dá pra sentir que fica mais dura e fazendo mais barulho, indicando desgaste da camada de cera
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 13:44
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 


O primeiro sinal de que há ausência de lubrificante é o ruído. Isso em qualquer equipamento que se utilize de lubrificante para reduzir o atrito entre as peças.

Só acho que rodar 200-250 km sem ruído metálico significa que o lubrificante está fazendo o seu papel.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 14:13
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 


O primeiro sinal de que há ausência de lubrificante é o ruído. Isso em qualquer equipamento que se utilize de lubrificante para reduzir o atrito entre as peças.

Só acho que rodar 200-250 km sem ruído metálico significa que o lubrificante está fazendo o seu papel.

Concordo plenamente! Só que ruído é uma percepção sensorial individual de cada um. Minha esposa por exemplo percebe perfeitamente o barulho diferente na corrente quando finda a lubrificação, já tenho amigos que só percebem algo quando quebra. Por isso meu comentário, prefiro uma corrente levemente suja sabendo que está lubrificada do que a paranóia por limpeza que vejo circulando por aí.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 14:15
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 


Molten Speed Wax q dizem ser o melhor do mundo (para speed pelo menos) não gruda nada

A molten nada mais é do que o tradicional banho de parafina com um requinte maior (adição de MoS2 e Teflon). Gruda muito pouco sujeira, mas ao passar o dedo saí aquela marquinha cinza, que muitos reclamam/criticam/definem como ruim. 
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 15:20
A percepção que eu tive:

Elephant: rodei 200 kms no asfalto sem barulho, aparentemente ele segura bem. Realmente é super limpo, dá até gosto, mas não pode ver agua. Tentei rodar 250 kms e começou o barulho de ferro rangendo, depois disso não passei mais de 200 kms sem lubrificar de novo. Pra quem procura um lub barato e bem limpo pra rodar longe da agua, esse lub parece dar conta do recado.

Smoove: o cara na shimano fest jurou que ele faz 1.000 kms no asfalto sem precisar relubrificar, isso depois que o lub aderir bem a corrente é claro. O máximo que já rodei com ele no asfalto foi 600 kms, sem barulhos com a corrente funcionando bem. Quanto a sujeira, não chega a ser um absurdo, todo fim de semana eu passo um pano na corrente pra tirar os excessos, ela fica com aspecto bom, mas sempre que eu passo o pano ele sai preto, sinal que ela continua grudando sujeira no decorrer da semana. Ele parece ser muito resistente a agua, chego a pegar 2 ou 3 dias de chuva sem reaplicar, mas como a bike fica muito suja sempre acabo dando aquela ducha na magrela e reaplico pra não abusar da sorte.

Eu to de olho no lub da session pra ver como ele se comporta, porem meu vidro de smoove tá na metade ainda e geralmente esse cara dura muito, então vai demorar pra fazer esse teste. Tava na expectativa de conseguir algum amostra grátis na shimano fest desse ano, mas não vai rolar...
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2020 as 16:15
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

No mesmo trajeto (asfalto), uma bike com smoove (a minha) e outra com elephant (das crianças), o elephant junta MUITO menos sujeira. Praticamente nada em um percurso de 30 km. O smoove suja um pouco. 
Na prática, no final do pedal se passar a mão na corrente com elephant não suja a mão. Se passar na corrente com smoove fica um pouco de "graxa cinza", ou seja, suja um pouco. 
As bikes foram limpas, corrente, cassete, coroas, etc bem desengraxadas. 
O smoove eu uso há um bom tempo e sempre foi assim. 

Não é que forme BORRA ou montes de graxa. Tanto que quando usava só ele, comparado com os outros (algoo, tectire, squirt) que usei antes eu jurava que ele deixava a corrente limpíssima. Só que o elephant deixa ainda mais.

PARECE que o S-wax tem o mesmo comportamento do elephant.

PARECE, ainda, que isso se deve ao fato de que tanto S-Wax quanto Elephant tem menos (ou nada) de água e mais cera. Já o smoove tem um pouco de água e algum componente para aumentar a resistência à água. Na prática, o smoove aguenta chuva numa boa, o elephant, não...

cuidado, um lube que não junta NADA de sujeira, o que garante que tem aderência suficiente para se manter na corrente?

Essa maravilhosa percepção de não aderir sujeira pode indicar uma coisa: Ausência de lubrificante. 


O primeiro sinal de que há ausência de lubrificante é o ruído. Isso em qualquer equipamento que se utilize de lubrificante para reduzir o atrito entre as peças.

Só acho que rodar 200-250 km sem ruído metálico significa que o lubrificante está fazendo o seu papel.

Concordo plenamente! Só que ruído é uma percepção sensorial individual de cada um. Minha esposa por exemplo percebe perfeitamente o barulho diferente na corrente quando finda a lubrificação, já tenho amigos que só percebem algo quando quebra. Por isso meu comentário, prefiro uma corrente levemente suja sabendo que está lubrificada do que a paranóia por limpeza que vejo circulando por aí.


Só que essa percepção é errada pois estar lubrificado por fora não significa que o requer lubrificação está lubrificado. O que tem que estar são os roletes da corrente, algo que não se percebe a olho nu. Lubrificante na parte externa, além dessa função visual, só tem o papel de atrair sujeira, o que pode levar à redução da vida útil da peça. Não é ao acaso que a recomendação do processo é aplicar lubrificante, movimentar a corrente e retirar o excesso posteriormente.

Tudo bem que é uma questão de preferência no seu caso, mas nos casos em que há falta percepção auditiva a manutenção deveria ser feita por tempo/distância, tal como ocorre em outros veículos.
Voltar ao Topo
harlanrodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2015
Salvador
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 16:20
Vocês que usam mtb e speed, percebem alguma diferença no funcionamento do lubrificante de cera? Por exemplo, agora eu estou usando o PPW, que é um lubrificante à base de parafina que diz ser melhor que o Smoove...rs...a questão é que ela gruda muuuuita sujeira quando ando na speed, seja entre os elos e principalmente, nas roldanas do câmbio e catraca. Entretanto, quando uso na mtb e pego estradão, sem lama, ela fica bem seca.

Quando usava o S-WAX também ocorria um comportamento diferente, porém com o lubrificante da Session ele não grudava sujeira assim não. Nem de longe, mas também sentia a lubrificação durar menos.

Achei um paradoxo esse tipo de comportamento. NO estradão com poeira, ambos se comportavam bem. Porém na cidade, que tem um ambiente mais controlado, o efeito era bem pior.

A questão é, lubrificantes se comportam de forma diferente de acordo com o tipo de bicicleta utilizada?
Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 18:33
Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

A questão é, lubrificantes se comportam de forma diferente de acordo com o tipo de bicicleta utilizada?
Sim. Smoove na speed durava muito comigo (chegou a durar quase 2.000 Km uma aplicação). Na MTB nunca durou mais do que 50 Km, sempre tinha que reaplicar. A discrepância era enorme.
Agora estou usando PPW na MTB e ele está durando mais do que o Smoove. 
Voltar ao Topo
lc.esser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lc.esser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2020 as 10:48
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Sim. Smoove na speed durava muito comigo (chegou a durar quase 2.000 Km uma aplicação). Na MTB nunca durou mais do que 50 Km, sempre tinha que reaplicar. A discrepância era enorme.
Agora estou usando PPW na MTB e ele está durando mais do que o Smoove. 

No meu caso, o Smoove dura no mínimo 100km na MTB. Acho o melhor lubrificante que já usei, e foram vários. O problema atual é o alto preço.

Como fica o PPW na questão de sujidade na corrente e roldanas?

Estava testando o Elephant e não tem condições, gruda muita sujeira.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2020 as 14:32
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

A questão é, lubrificantes se comportam de forma diferente de acordo com o tipo de bicicleta utilizada?
Sim. Smoove na speed durava muito comigo (chegou a durar quase 2.000 Km uma aplicação). Na MTB nunca durou mais do que 50 Km, sempre tinha que reaplicar. A discrepância era enorme.
Agora estou usando PPW na MTB e ele está durando mais do que o Smoove. 


Adriano, faz um review pra gente depois, pra ter uma ideia de como anda o PPW. Acho que vou comprar um e deixar guardado, acho que meu Smoove dura até o meio do ano, porem não acredito que os preços vão cair até lá, preciso de uma alternativa aceitável.
Voltar ao Topo
MarcosTri Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Out 2017
Salvador
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosTri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2020 as 15:40
 
Ando de speed e usava o Smoove, só que após a ultima manutenção comprei o Algoo Lube Cera Premium e comecei a aplicar e gostei do resultado. Lubrifico a cada 100-120 km (seco) por precaução. Passo uma flanela úmida para limpar a corrente a cada semana. Uma coisa que me incomodava no Smoove é que eu não sabia quanto ele durava (dura muito mas não sei dizer quanto).
Quando tirar a corrente para limpar vou voltar a usar os 40% do Smoove que faltam.
Eu prefiro gastar lubrificante e ter a corrente com uma vida maior do que ficar economizando lubrificante.
Uma KMC X10 está custando quase 200 reais. No inicio do ano comprei 2 correntes KMC X10 pelos R$ 200,00.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2020 as 07:56
Originalmente postado por lc.esser lc.esser escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Sim. Smoove na speed durava muito comigo (chegou a durar quase 2.000 Km uma aplicação). Na MTB nunca durou mais do que 50 Km, sempre tinha que reaplicar. A discrepância era enorme.
Agora estou usando PPW na MTB e ele está durando mais do que o Smoove. 

No meu caso, o Smoove dura no mínimo 100km na MTB. Acho o melhor lubrificante que já usei, e foram vários. O problema atual é o alto preço.

Como fica o PPW na questão de sujidade na corrente e roldanas?

Estava testando o Elephant e não tem condições, gruda muita sujeira.


Então estamos usando lubrificantes diferentes pra aqui o Elephant não gruda nada praticamente. Você retira o excesso após lubrificar?
Voltar ao Topo
Crazy Diamond Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Abr 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Crazy Diamond Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2021 as 13:56
Para enriquecer o tópico, estava em busca de um lubrificante mais limpo, pois pedalo em asfalto e estradão de chão/areia. 

Minha primeira escolha foi o Algoo, na minha opinião, dinheiro jogado fora. Barulhos começam em torno de 80km, e suja demais, formando borra preta. É fácil de limpar, mas suja muito mesmo, formando camadas nas roldanas, coroas, cassete, etc.

Comprei o Finishline Wax. Muito limpo e facilimo de limpar também, além de ser muito mais fácil de aplicar que o Algoo. É uma maravilha, até que, ao chegar nos 50km, 60km, os barulhos aparecem e extremamente altos, corrente fica sem qualquer lubrificação.

Ontem fiz 104km e tive que, nos 70km, já não aguentando mais o ruído da corrente, parar e lubrificar. É o calcanhar de Aquiles desse lubrificante. 

Meu próximo teste vai ser o Elephant ou Finishline Ceramic Wax, que o fabricante afirma furar 200km de competições, pois gostei muito do resultado do Finishline Wax, pecando na distância/durabilidade.

Já testaram o Finishline Ceramic Wax? 
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2021 as 15:15
Originalmente postado por MarcosTri MarcosTri escreveu:

 
Uma KMC X10 está custando quase 200 reais. No inicio do ano comprei 2 correntes KMC X10 pelos R$ 200,00.
cara, isso tá triste.. eu to chegando no ponto de precisar trocar a corrente (na real já passou do ponto, mas ok hahah) e pqp, me assustei!
eu lembro de no começo de 2020 ter visto a X10 por menos de 100 comprando fora, ou coisa de 110 em loja aqui na cidade.. agora tá tudo por volta de 200 msm
devo acabar comprando fora (que encontrei por 150) ou arriscar em alguma paralela e ver no que dá.. provavelmente já comprando cassete junto pra diluir o frete pq logo devo precisar trocar tb

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por lc.esser lc.esser escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Sim. Smoove na speed durava muito comigo (chegou a durar quase 2.000 Km uma aplicação). Na MTB nunca durou mais do que 50 Km, sempre tinha que reaplicar. A discrepância era enorme.
Agora estou usando PPW na MTB e ele está durando mais do que o Smoove. 

No meu caso, o Smoove dura no mínimo 100km na MTB. Acho o melhor lubrificante que já usei, e foram vários. O problema atual é o alto preço.

Como fica o PPW na questão de sujidade na corrente e roldanas?

Estava testando o Elephant e não tem condições, gruda muita sujeira.


Então estamos usando lubrificantes diferentes pra aqui o Elephant não gruda nada praticamente. Você retira o excesso após lubrificar?
caraca, mesma coisa aqui! O Elephant é muito limpo! Mas sim, é importante tirar o excesso com um pano pq viram pontos de concentração de sujeira.. eu normalmente passo 1 ou 2x pegando esses excessos e espalhando novamente pra cobrir bem, e ai depois de secar msm eu "limpo" por cima
Fora o quanto rende.. tô com +4.000km até o momento lubrificando a cada 200-250km com ele e a performance tá muito boa, e ainda tem uns 10% do frasco

Originalmente postado por Crazy Diamond Crazy Diamond escreveu:

Para enriquecer o tópico, estava em busca de um lubrificante mais limpo, pois pedalo em asfalto e estradão de chão/areia. 

Minha primeira escolha foi o Algoo, na minha opinião, dinheiro jogado fora. Barulhos começam em torno de 80km, e suja demais, formando borra preta. É fácil de limpar, mas suja muito mesmo, formando camadas nas roldanas, coroas, cassete, etc.

Comprei o Finishline Wax. Muito limpo e facilimo de limpar também, além de ser muito mais fácil de aplicar que o Algoo. É uma maravilha, até que, ao chegar nos 50km, 60km, os barulhos aparecem e extremamente altos, corrente fica sem qualquer lubrificação.

Ontem fiz 104km e tive que, nos 70km, já não aguentando mais o ruído da corrente, parar e lubrificar. É o calcanhar de Aquiles desse lubrificante. 

Meu próximo teste vai ser o Elephant ou Finishline Ceramic Wax, que o fabricante afirma furar 200km de competições, pois gostei muito do resultado do Finishline Wax, pecando na distância/durabilidade.

Já testaram o Finishline Ceramic Wax? 
acrescentando ao feedback..

Fiz revisão na bike agora no final de janeiro e o mecânico usou do Finishline Wax, to em 140km e ele tá bem bom, a corrente ainda aparenta estar bem coberta e pouco ruído.. mas eu rodo predominantemente rua/estrada então é menos agressivo

Na revisão anterior o (outro) mecânico usou do Squirt, a pedalada foi super fluída e silenciosa mas ele durou menos de 200km, achei pouco pelo valor dele

to acompanhando de olho pq logo vou precisar comprar mais lub e o FinishLine era um dos que to de olho, inclusive o Ceramic tb.. penso em testar o S-Wax tb que vi bastante elogio, ou ainda posso jogar seguro e ir no Elephant que eu encontrei ótimo rendimento haha vamos ver


Editado por stefanob - 03 Fev 2021 as 15:17
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2021 as 07:50
Como está sendo a experiência de vocês com o Elephant? Estou usando o algoo cera Premium, mas ele não penetra bem nos elos, pingo um por um e ainda dou uma balançada na corrente pra ajudar mas ele é muito grosso e não entra nos roletes direito...
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
DiegoK Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2016
Santa Catarina
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoK Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 22:19
Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Como está sendo a experiência de vocês com o Elephant? Estou usando o algoo cera Premium, mas ele não penetra bem nos elos, pingo um por um e ainda dou uma balançada na corrente pra ajudar mas ele é muito grosso e não entra nos roletes direito...

Um que gostei foi o Squirt, mas vi a Bruns (marca nacional) com otimo CxB, acho que na próxima vou nessa (R$ 45) 120ml.
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 22:42
Acabei pegando o Elephant, se não me engano foi uns 35 reais por 100ml, aparentemente melhor que o algoo, consistência semelhante ao squirt e finish line de cera, vou testar a durabilidade e dou retorno aqui.

Editado por JeffWagen - 10 Mai 2021 as 22:44
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2021 as 14:56
eu tenho o problema com o S-Wax q pelo fato de ele não se espalhar na corrente inteira (como acontece com um óleo) aparece ferrugem nos elos finos.
como lidar?

Editado por capoeira - 27 Mai 2021 as 14:56
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2021 as 15:20
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

eu tenho o problema com o S-Wax q pelo fato de ele não se espalhar na corrente inteira (como acontece com um óleo) aparece ferrugem nos elos finos.
como lidar?

Troque de lubrificante
Já tentou espalhar ele com um pincel pela corrente toda?

Editado por adrianomtb - 27 Mai 2021 as 15:22
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2021 as 15:55
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

eu tenho o problema com o S-Wax q pelo fato de ele não se espalhar na corrente inteira (como acontece com um óleo) aparece ferrugem nos elos finos.
como lidar?

Troque de lubrificante
Já tentou espalhar ele com um pincel pela corrente toda?

pincel é uma boa ideia. valeu
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2021 as 13:11
Relato do Solifes hiper lubrificante Xtreme:
Um belo nome pra um lubrificante decepcionante.
Deixa a relação suja em pouco tempo. Nesse aspecto se comportou igual ao Interflon Lube TF (ou seja, é um ímã pra sujeira).
Durabilidade muito ruim pra um lubrificante que tem Xtreme no nome. No pedal de ontem peguei bastante poeira e um pouco de lama (bem pouca por sinal). Antes dos 50 km tive que reaplicar porque a corrente estava seca e rangendo. Reapliquei, virou uma meleca na corrente, ficou dando chainsuck.
Já estou acostumado com óleo durar pouco nas trilhas aqui.
Mas nunca tinha visto óleo nenhum fazer o que esse fez, sujeira melequenta que fez a corrente ficar caindo da coroa (nunca tinha tido uma queda de corrente até hoje) e dando chainsuck.
E a cereja do bolo: o "hiper lubrificante" não foi capaz de proteger a corrente da corrosão. Outro dia eu esguichei um pouco d'água na bike pra tirar a terra, e não reapliquei óleo porque a corrente ainda estava lubrificada. Uns dias depois minha corrente estava enferrujada.

Editado por adrianomtb - 21 Jun 2021 as 13:14
Voltar ao Topo
vanSCHNEIDERMANN Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2016
Pedregulho
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vanSCHNEIDERMANN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2021 as 17:50
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Relato do Solifes hiper lubrificante Xtreme:
Um belo nome pra um lubrificante decepcionante.
Deixa a relação suja em pouco tempo. Nesse aspecto se comportou igual ao Interflon Lube TF (ou seja, é um ímã pra sujeira).
Durabilidade muito ruim pra um lubrificante que tem Xtreme no nome. No pedal de ontem peguei bastante poeira e um pouco de lama (bem pouca por sinal). Antes dos 50 km tive que reaplicar porque a corrente estava seca e rangendo. Reapliquei, virou uma meleca na corrente, ficou dando chainsuck.
Já estou acostumado com óleo durar pouco nas trilhas aqui.
Mas nunca tinha visto óleo nenhum fazer o que esse fez, sujeira melequenta que fez a corrente ficar caindo da coroa (nunca tinha tido uma queda de corrente até hoje) e dando chainsuck.
E a cereja do bolo: o "hiper lubrificante" não foi capaz de proteger a corrente da corrosão. Outro dia eu esguichei um pouco d'água na bike pra tirar a terra, e não reapliquei óleo porque a corrente ainda estava lubrificada. Uns dias depois minha corrente estava enferrujada.

Pqp
como ta dificil achar um oleo decente

Ja usei Algoo, PPW, S-Wax da Session, Tec-50 e sao todos a mesma pórcaria. Tudo lixo !

Aplico como devido, e apos um pedal de apenas 40km a corrente e relacao ja estao pretas, uma porcaria pra limpar

Tava justamente cogitando investir nesse Solifes Xtreme ou no de cera, da mesma marca, um que diz ter o dobro de PTFE. Melhor deixar quieto

Acho que vou de Finish Line Cera
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2021 as 19:03
Originalmente postado por vanSCHNEIDERMANN vanSCHNEIDERMANN escreveu:

Pqp
como ta dificil achar um oleo decente

Eu já desisti de óleo. Pra MTB tem que ser cera.

Estou usando agora o Durablot Wax Extreme, que é feito com cera de abelha.

Esse lubrificante tem algumas peculiaridades:

- Ele é bem viscoso, a consistência dele parece uma cola (inclusive tive que alargar o furo do pote porque entope facilmente). Dá um pouco mais de trabalho pra espalhar ele pela corrente por causa dessa pegajosidade. Eu normalmente uso um pincel de cerdas macias pra espalhar o lubrificante de forma homogênea por toda corrente. Com esse lubrificante eu não consegui usar o pincel por toda a corrente porque as cerdas ficaram coladas. Deixei o pincel de molho na água alguns dias, uma parte da cera saiu, mas outra não. As cerdas continuaram coladas. Então esse lubrificante não deve sair facilmente da corrente com água e detergente, imagino que só com desengraxante mesmo (o que de certa forma é bom, porque vai resistir bem a chuvas também).

- Depois que ele seca na corrente, ele forma uma película seca e dura, tanto que a corrente fica dura, enrijecida. Depois que ele seca tem que pedalar um pouco pra "quebrar" essa dureza da corrente. Depois de algumas pedaladas de amaciamento a corrente fica solta de novo.

- Depois que ele seca, a corrente fica bem seca, pode encostar nela que praticamente não suja a mão. Meus cassetes até agora estão sem sujeira nenhuma (tá certo que rodei pouco com ele, mas com outros lubrificantes já dava pra notar algum acúmulo de sujeira no cassete com a quilometragem que já rodei até agora).

Ainda não acumulei muita quilometragem nem fiz pedais longos com ele, mas as impressões iniciais foram boas: pouco acúmulo de sujeira e boa resistência à água.

Fiz um pedal com muita poeira, a bike voltou com pó por todo lado, mas a corrente estava relativamente limpa (tinha um pouco de pó, mas não mais do que tinha no quadro, rodas e restante da bike). 

Outro pedal eu peguei uma trilha que segue pelo leito de um rio, foram 800 metros atravessando o rio várias vezes, quando não estava dentro d'água estava pedalando sobre terra molhada. A corrente ficou submersa várias vezes, e continuou lubrificada, limpa e sem fazer barulho depois desse trecho.

Mas nesses dois casos foram pedais curtos, ainda preciso ver como ele se comporta em pedais longos.
Se ele mantiver esse desempenho em pedais longos, minha procura por um lubrificante decente acabou.
Voltar ao Topo
vanSCHNEIDERMANN Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2016
Pedregulho
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vanSCHNEIDERMANN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2021 as 18:44
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por vanSCHNEIDERMANN vanSCHNEIDERMANN escreveu:

Pqp
como ta dificil achar um oleo decente

Eu já desisti de óleo. Pra MTB tem que ser cera.

Estou usando agora o Durablot Wax Extreme, que é feito com cera de abelha.

Esse lubrificante tem algumas peculiaridades:

- Ele é bem viscoso, a consistência dele parece uma cola (inclusive tive que alargar o furo do pote porque entope facilmente). Dá um pouco mais de trabalho pra espalhar ele pela corrente por causa dessa pegajosidade. Eu normalmente uso um pincel de cerdas macias pra espalhar o lubrificante de forma homogênea por toda corrente. Com esse lubrificante eu não consegui usar o pincel por toda a corrente porque as cerdas ficaram coladas. Deixei o pincel de molho na água alguns dias, uma parte da cera saiu, mas outra não. As cerdas continuaram coladas. Então esse lubrificante não deve sair facilmente da corrente com água e detergente, imagino que só com desengraxante mesmo (o que de certa forma é bom, porque vai resistir bem a chuvas também).

- Depois que ele seca na corrente, ele forma uma película seca e dura, tanto que a corrente fica dura, enrijecida. Depois que ele seca tem que pedalar um pouco pra "quebrar" essa dureza da corrente. Depois de algumas pedaladas de amaciamento a corrente fica solta de novo.

- Depois que ele seca, a corrente fica bem seca, pode encostar nela que praticamente não suja a mão. Meus cassetes até agora estão sem sujeira nenhuma (tá certo que rodei pouco com ele, mas com outros lubrificantes já dava pra notar algum acúmulo de sujeira no cassete com a quilometragem que já rodei até agora).

Ainda não acumulei muita quilometragem nem fiz pedais longos com ele, mas as impressões iniciais foram boas: pouco acúmulo de sujeira e boa resistência à água.

Fiz um pedal com muita poeira, a bike voltou com pó por todo lado, mas a corrente estava relativamente limpa (tinha um pouco de pó, mas não mais do que tinha no quadro, rodas e restante da bike). 

Outro pedal eu peguei uma trilha que segue pelo leito de um rio, foram 800 metros atravessando o rio várias vezes, quando não estava dentro d'água estava pedalando sobre terra molhada. A corrente ficou submersa várias vezes, e continuou lubrificada, limpa e sem fazer barulho depois desse trecho.

Mas nesses dois casos foram pedais curtos, ainda preciso ver como ele se comporta em pedais longos.
Se ele mantiver esse desempenho em pedais longos, minha procura por um lubrificante decente acabou.

Obrigado pelo relato
Ja tinhaa esse Durablot favoritado no Mercado Livre
Vou dar uma chance pra ele e pro Finish Line Dry e Cera

Vejamos
Logo volto com relato !

Obrigado
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2021 as 22:33
Atualização do Durablot Wax Extreme: infelizmente não resistiu muito tempo nos pedais de MTB com muita poeira. Nos pedais mais "normais" em termos de quilometragem, precisei reaplicar no meio do pedal (num pedal após 20 km e em outro após 30 km). Foi bem frustrante, achei que ele iria durar mais que os outros, mas está se comportando igual.
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2021 as 11:55
Uns pontos pra ponderar.

Lubrificante não é pra deixar corrente limpa bonita, é pra evitar desgaste e lubrificar.

Vc pode reaplicar ÓLEO, eu jamais faria, mas pode, a não ser, Speed, após sei la, uns 800km.
Não vejo como aplicar lubrificação em cima da sujeira vai ajudar.

Vc não reaplica CERA, as de cera vem em solução líquida para aplicação, mas vc precisa ESPERAR ela secar pra fazer efeito, reaplicar no meio do pedal é jogar dinheiro fora.

Todo ele suja e é ruim de limpar, fazem sujeiras diferentes, todas prejudicias.

Óleo deixa tudo preto, suja canela, mas, sai com facilidade com qquer bom desengraxante ou querosene.

Cera deixa borra, mistura de cera seca com poeira e vai acumulando na reaplicação, mas não suja canela por outro lado, mas é ruim de limpar, visualmente esta "bom", desengraxante mesmo bom sofre, querosene sofre, cera pra deixar impecavel, é "graxa de cotovelo" como diz grindo ou cuba ultrassonica.

Nota, se sua corrente não é "bonita" brilhante, ela vai oxidar, então vc é obrigado por natureza a babar a corrente toda e deixar ela melada, tanto faz qual vc usar, Óleo ou Cera, cera não é boa pra prevenir oxidação.

Corrente ficou preta pelo oleo/cera ? bom sinal, óleo fez o trabalho dele, isso é oleo com metal, se a cera ou óleo fica LIMPO, ele provavelmente não fez efeito.

Lubrificação, só precisa no pino e nos roletes, não precisa babar a corrente toda, óleo é uma gotinha, pode até ser com um seringa em cada elo, cera tbem pode ser uma gota do próprio aplicador. A não ser claro, sua corrente não tem tratamento, dai precisa proteger ela contra oxidação.

Ambas é bom retirar o excesso após aplicação, depois que a lubrificação se acentou onde devia, pode tirar a sobra, previne "corrente preta" e borra em demasia.

Óleo é instantaneo, aplicou pode usar, Cera requer secar e algumas precisam de mais aplicações até funcionar direito afim de criar a camada protetora.

Cera, vc pode escolher um ou dois dias, aplica, espera secar, no outro dia remove excesso, aplica novamente, espera secar, remove excesso novamente.

E claro, não importa qual vc usar, chegou do pedal, escovinha, paninho, limpe tudo, não deixe acumulo de sujeira.




Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2021 as 12:01
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:


Vc não reaplica CERA, as de cera vem em solução líquida para aplicação, mas vc precisa ESPERAR ela secar pra fazer efeito, reaplicar no meio do pedal é jogar dinheiro fora.

Sim, reaplicar cera no meio do pedal não é o ideal.
Mas não reaplicar é pior. Corrente sem lubrificação é muito pior do que corrente mal lubrificada.

Editado por adrianomtb - 27 Jul 2021 as 12:02
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2021 as 12:36
Esses dias vi um youtuber falando que a marca da corrente influencia pra pegar mais ou menos lubrificação, que kmc seria a pior nesse quesito, por ser mais dura?

Achei que faz sentido porque nas experiencias que tive quando rodava com uma nx ja cheguei a fazer 85km sem aparecer ruido e precisar lubrificar novamente

Agora estou usando kmc e eu consigo pedalar no maximo 50km até que eu perceba que a relação esta seca e tenha que aplicar novamente, porém esta numa época aqui de muito talco de barro também, aqueles pó finos que entram e impregnam tudo.
Uso algoo

Alguém ja percebeu algo assim?
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2021 as 14:14
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:


Vc não reaplica CERA, as de cera vem em solução líquida para aplicação, mas vc precisa ESPERAR ela secar pra fazer efeito, reaplicar no meio do pedal é jogar dinheiro fora.

Sim, reaplicar cera no meio do pedal não é o ideal.
Mas não reaplicar é pior. Corrente sem lubrificação é muito pior do que corrente mal lubrificada.



Ruido não necessáriamente é por falta de lubrificação, pode ser apenas a poeira no conjunto.

Corrente limpa, com cera, (Smoove), é mais barulhenta que na mesma situação usando óleo, (Morgan Blue Race Oil), não só o silencio como as trocas de marcha são mais suaves.

Algumas ceras realmente fazem barulho mais cedo, normalmente as mais "secas" como Squirt por exemplo.

Se vc por exemplo usar a corrente com óleo de fábrica, vai andar até virar empanado e corrente não vai fazer ruido.

Smoove já é uma cera mais "oleosa", por isso ela resiste bem a agua e longa duração e demora muito a fazer ruido, mas cria uma borra terrivel e chata de limpar.

Pessoal reclama do preço, mas custa menos que um tanque de gasolina e ao contrario da gasolina, dura o ano todo.


Originalmente postado por mountainbabylon mountainbabylon escreveu:

Esses dias vi um youtuber falando que a marca da corrente influencia pra pegar mais ou menos lubrificação, que kmc seria a pior nesse quesito, por ser mais dura?

Achei que faz sentido porque nas experiencias que tive quando rodava com uma nx ja cheguei a fazer 85km sem aparecer ruido e precisar lubrificar novamente

Agora estou usando kmc e eu consigo pedalar no maximo 50km até que eu perceba que a relação esta seca e tenha que aplicar novamente, porém esta numa época aqui de muito talco de barro também, aqueles pó finos que entram e impregnam tudo.
Uso algoo

Alguém ja percebeu algo assim?


Eu chutaria pq algumas correntes são "lisas" quase anti-aderente.

Corrente X01 sem lubrificação é mais silenciosa e maleavel que uma NX com lubrificação, assim como as GOLD, são correntes que tanto a poeira como a lubrificação parecem não aderir muito bem.
Voltar ao Topo
cleiton1062 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleiton1062 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 21:11
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Relato do Solifes hiper lubrificante Xtreme:
Um belo nome pra um lubrificante decepcionante.
Deixa a relação suja em pouco tempo. Nesse aspecto se comportou igual ao Interflon Lube TF (ou seja, é um ímã pra sujeira).
Durabilidade muito ruim pra um lubrificante que tem Xtreme no nome. No pedal de ontem peguei bastante poeira e um pouco de lama (bem pouca por sinal). Antes dos 50 km tive que reaplicar porque a corrente estava seca e rangendo. Reapliquei, virou uma meleca na corrente, ficou dando chainsuck.
Já estou acostumado com óleo durar pouco nas trilhas aqui.
Mas nunca tinha visto óleo nenhum fazer o que esse fez, sujeira melequenta que fez a corrente ficar caindo da coroa (nunca tinha tido uma queda de corrente até hoje) e dando chainsuck.
E a cereja do bolo: o "hiper lubrificante" não foi capaz de proteger a corrente da corrosão. Outro dia eu esguichei um pouco d'água na bike pra tirar a terra, e não reapliquei óleo porque a corrente ainda estava lubrificada. Uns dias depois minha corrente estava enferrujada.


Não sei como Solifes se comporta na mtb como foi o seu relato, mas uso solifes na speed e me dou bem, mas alguns pontos devem ser levados em consideração, de fato a corrente acumula sujeira e fica preta, mas na speed pra ficar num nível ruim essa sujeira a ponto de ter que limpar demora. Eu particularmente não me importo com essa questão de ficar suja a corrente, me importo mais em deixar a corrente lubrificada e nesse quesito pra mim o solifes vai muito bem, nunca vi minha corrente ranger usando solifes.

Alguns cuidados você deve tomar ao aplicar ele, vc nunca pode aplicar o lubrificante e sair pra pedalar, o mais correto é pelo menos aplicar num dia e ir pedalar só no outro, porque o lubrificante precisa aderir bem e formar uma "capa" de óleo em volta do elo, quem já usou solifes percebe que o coloração e o aspecto muda de um dia para o outro depois que aplica, dá pra ver bem que cria uma "bolinha" de óleo em volta do pino do elo. Outro cuidado, quando for fazer aplicação o ideal é limpar bem a corrente, se puder usar um desengraxante nessa hora melhor ainda, o que às vezes eu faço é dar uma retocada leve quando vejo que está ficando seca a corrente e ela não está tão suja ainda, mas sem exagerar muito pra não criar aquela gosma com a sujeira que já tem. Outra coisa que faço também, eu costumo usar aquele que vem em spray, aí quando vou aplicar miro bem no pino do elo, em elo por elo (demora, mas fica bom depois), dessa forma o óleo entra bem no elo, na hora que aplica você já percebe ele entrando bem no elo.

Um ponto ruim que vejo, mas isso deve ser com óleos no geral, é que com o uso da bike vai respingado óleo no quadro (na barra que fica abaixo da corrente), dizem que acontece isso por causa de excesso de óleo aplicado, mas já tentei aplicar menos e acontece a mesma coisa, principalmente quando pedalo no rolo, acredito que seja pior no rolo porque costumo fazer treinos intervalares no rolo e aí a cadência fica muito alta e deve esparramar mais óleo, além da bicicleta ficar estática sempre na mesma posição e a barra do quadro fica sempre na "mira" da corrente. Mas esse é um problema que passando um paninho já resolve, então não é nada de mais pra mim no caso.

Comigo o Solifes chega a dura meses fazendo esse retoque que te falei até que precise fazer a limpeza pesada e reaplicar; e minha relação nunca fica rangendo, alguns pontos em relação ao meu uso:

1) Pedalo de speed;
2) Na semana pedalo quase sempre no rolo, na rua é mais durante o fds mesmo, então a tendência já é sujar menos a corrente, mas de qualquer forma existe a perda de óleo durante o uso no rolo;
3) Estou pedalando em torno de 3 vezes por semana, contando com o rolo, então não é aquele uso muito intenso;
4) É raro eu pegar chuva, mas quando pego o Solifes vai bem, só tive problema com chuva uma vez que peguei chuva na praia, aí a corrente encheu de areia e aquelas mini pedrinhas, aí tive que fazer a limpeza pesada logo depois.

Esses pontos em relação ao meu uso ajudam a lubrificação durar mais, mas acredito que o fato de eu nunca ter percebido a relação ranger mesmo após meses da aplicação é um ponto a se levar em consideração.



Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 16:19
Eu uso uma mistura de parafina e cera de abelha. No começo é um pouco chato fazer a lubrificação mas depois que pega o jeito fica fácil.

Fico alternando com 2 correntes KMC SL silver pra facilitar e render o trabalho. Cada uma está com uns 8000km rodados e até agora não apresentam desgaste que justifique a troca.
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2021 as 08:49
Mais um pra lista, pra testar...
Session Grafeno
https://www.youtube.com/watch?v=90FqLWv5Nxo

https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2021 as 09:10
importante lembrar que o Samuca tem parceria com a Session então pode ter um viés ai no S-Wax/S-Wax Grafeno
mas também já vi alguns elogios por aí, o Rafael do WWBR falou bem esses dias tb, colocando par com o smoove

eu sigo com o Elephant e bem feliz!
reaplicação a cada 250-300km e tem mantido bem limpa por um bom tempo, limpo a cada 3 reaplicações.. e o barulho e desgaste da corrente tá de boa tb
o tubo de 100ml acho q ta durando uns 6-7 mil km, tremendo c/b pra R$35

vamos ver, acho que final do ano qdo for pra pegar um novo eu tento o swax
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 2829303132>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X