| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Lubrificante de bike
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Lubrificante de bike

 Responder Responder Página  123 32>
Autor
Mensagem Reverter Ordem
 Avaliação: Avaliação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 31 Dez 2018
SJC - SP
Desconectado
Mensagens:455
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Lubrificante de bike
    Enviado: 03 Out 2023 as 00:06
Ninguém falsifica Sunrace, o original já tem uma durabilidade péssima, é capaz de algum fabricante fazer uma falsificada e ter mais qualidade e durar mais que a original.

A parada do Aliexpress é comprar de vendedores grandes com muitos relatos de compradores pois são os que não vão querer se queimar e manter a boa avaliação.
Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)
Voltar para o topo
voupeidalar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Out 2020
Itaquaquecetuba
Desconectado
Mensagens:124
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de voupeidalar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 19:24
Originalmente Postado por Solito Solito Escreveu:

Originalmente Postado por voupeidalar voupeidalar Escreveu:

Quanto tempo após a limpeza da corrente vocês costumam aplicar o lubrificante?

Faz alguns meses que comecei a andar de bicicleta e fazer essa manutenção mais básica e após limpar a corrente eu sempre deixo ela secar naturalmente (algumas horas) pra só então aplicar o lubrificante. Minha limpeza é basicamente lavar umas duas vezes com água e detergente com escovas e enxaguar bem.

Ontem, entretanto, fiz o mesmo processo, até deixei ela no sol pra acelerar o processo, e quando peguei pra passar o lubrificante percebi uns pontos alaranjados (oxidação). Não sei se eu que nunca tinha reparado ou se nunca tinha acontecido, mesmo.

A corrente em questão é uma KMC X10 comprada no Aliexpress de algum vendedor que costumam falar ser confiável (não tô logado aqui pra verificar). Ainda tá bastante nova.

Aí vieram as dúvidas:

- Normalmente é rápido assim pra começar a oxidar, mesmo?

- Nesse caso o que eu deveria ter feito - só aplicado o lubrificante normalmente (foi o que fiz) ou lavar novamente a fim de tirar essas manchas de oxidação (e dar um jeito de evitar que aparecessem novamente enquanto a corrente seca)?

- Qual o procedimento correto pra secagem? Secar só manualmente eu acho que não resolve muito porque querendo ou não vai continuar com água lá no meio dos elos (justamente onde o lubrificante tem que ir), né?

Sei não...   KMC + AliEx, receita para dar errado...
Shimano idem...
Estou indo nas Sunrace e YBN, muito menos falsificadas, inacreditavelmente é a realidade...
Tive uma KMC Gold 10 EL, deu 25% com menos de 100 Km...


Opa, dei uma olha lá no Ali. Comprei na Manufacturer Direct Store
( https://a.aliexpress.com/_mP76QVs ).

Sabe se tem como descobrir se é original ou hoje em dia as falsificações estão boas a ponto de só quem manja mesmo conseguir identificar?

Depois vou dar uma olhada no desgaste. O foda é que acho que a minha ferramenta tá com um pouco de erro - quando levei na bicicletaria pra fazer a revisão e essas trocas antes medi a corrente (velha) e minha ferramenta nem chegava a entrar toda, mas na bicicletaria a ferramenta deles entrou completamente. E como é bicicletaria que mexe com bicicleta cara, tem aquele serviço da Shimano e tal, imagino que a ferramenta deles esteja melhor "calibrada".
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down


Registrado: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Desconectado
Mensagens:439
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 18:29
Originalmente Postado por voupeidalar voupeidalar Escreveu:

Quanto tempo após a limpeza da corrente vocês costumam aplicar o lubrificante?

Faz alguns meses que comecei a andar de bicicleta e fazer essa manutenção mais básica e após limpar a corrente eu sempre deixo ela secar naturalmente (algumas horas) pra só então aplicar o lubrificante. Minha limpeza é basicamente lavar umas duas vezes com água e detergente com escovas e enxaguar bem.

Ontem, entretanto, fiz o mesmo processo, até deixei ela no sol pra acelerar o processo, e quando peguei pra passar o lubrificante percebi uns pontos alaranjados (oxidação). Não sei se eu que nunca tinha reparado ou se nunca tinha acontecido, mesmo.

A corrente em questão é uma KMC X10 comprada no Aliexpress de algum vendedor que costumam falar ser confiável (não tô logado aqui pra verificar). Ainda tá bastante nova.

Aí vieram as dúvidas:

- Normalmente é rápido assim pra começar a oxidar, mesmo?

- Nesse caso o que eu deveria ter feito - só aplicado o lubrificante normalmente (foi o que fiz) ou lavar novamente a fim de tirar essas manchas de oxidação (e dar um jeito de evitar que aparecessem novamente enquanto a corrente seca)?

- Qual o procedimento correto pra secagem? Secar só manualmente eu acho que não resolve muito porque querendo ou não vai continuar com água lá no meio dos elos (justamente onde o lubrificante tem que ir), né?

Sei não...   KMC + AliEx, receita para dar errado...
Shimano idem...
Estou indo nas Sunrace e YBN, muito menos falsificadas, inacreditavelmente é a realidade...
Tive uma KMC Gold 10 EL, deu 25% com menos de 100 Km...
Voltar para o topo
dabliuagaeme Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Desconectado
Mensagens:158
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 15:06
Originalmente Postado por voupeidalar voupeidalar Escreveu:


Opa, essa dica do ventilador realmente é bastante interessante. Admito que quando tava lendo (antes de abrir a foto) achei que você tinha amarrado a corrente numa dar hélices pra ela ir girando com o ventilador hahaha. O esquema do álcool também parece bem interessante.

Vou dar uma olhada no vídeo dele, também.

Valeu!
Eis os vídeos que recomendo a assistir 
https://www.youtube.com/watch?v=UfHlOPjJHFE&t=117s&ab_channel=JorgeLucas

e

https://www.youtube.com/watch?v=aXCZU7TwgAU&ab_channel=JorgeLucas

eis a dica da garrafa de leite



o grande bizú é deixar a corrente agindo no desengraxante apenas o suficiente, pois é diluído com água, no máximo uns 5 minutos e partir para um enxague bem feito e rapidamente, com o intuito de diminuir a exposição perante a água.
Pois a corrente está sem proteção nenhuma quanto a corrosão e assim que secar colocar imediatamente o lubrificante escolhido para fazer o "papel de tal proteção"


Editado por dabliuagaeme - 02 Out 2023 as 15:22
Voltar para o topo
voupeidalar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Out 2020
Itaquaquecetuba
Desconectado
Mensagens:124
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de voupeidalar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 12:01
Originalmente Postado por dabliuagaeme dabliuagaeme Escreveu:

Esses dias eu troquei de rodas, cassete e corrente nova.
Fiz o processo de limpeza de corrente nova conforme explicado pelo Jorge Lucas, mas após o trabalho e isso era umas 19:30.  Usei garrafa de leite para esse processo pois tem uma boca bem larga e fácil de remover a corrente de lá e tem boa vedação para guardar o produto para usar numa próxima vez.
Na primeira garrafada eu usei a aguarrás e deixei de molho/chacoalhando uns 40 minutos conforme mencionado no vídeo, na segunda etapa passei o desengraxante deixei uns 5 minutos de molho/chacoalhando e após isso fiz vários enxagues para tirar o desengraxante, removi bastante água e por fim banhei a corrente com álcool 70° para remover o excesso de água. Para secagem rápida amarrei a corrente no ventilador e deixei uns 30 minutos para secar bem a mesma


Opa, essa dica do ventilador realmente é bastante interessante. Admito que quando tava lendo (antes de abrir a foto) achei que você tinha amarrado a corrente numa dar hélices pra ela ir girando com o ventilador hahaha. O esquema do álcool também parece bem interessante.

Vou dar uma olhada no vídeo dele, também.

Valeu!


Editado por voupeidalar - 02 Out 2023 as 12:01
Voltar para o topo
dabliuagaeme Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Desconectado
Mensagens:158
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 11:15
Esses dias eu troquei de rodas, cassete e corrente nova.
Fiz o processo de limpeza de corrente nova conforme explicado pelo Jorge Lucas, mas após o trabalho e isso era umas 19:30.  Usei garrafa de leite para esse processo pois tem uma boca bem larga e fácil de remover a corrente de lá e tem boa vedação para guardar o produto para usar numa próxima vez.
Na primeira garrafada eu usei a aguarrás e deixei de molho/chacoalhando uns 40 minutos conforme mencionado no vídeo, na segunda etapa passei o desengraxante deixei uns 5 minutos de molho/chacoalhando e após isso fiz vários enxagues para tirar o desengraxante, removi bastante água e por fim banhei a corrente com álcool 70° para remover o excesso de água. Para secagem rápida amarrei a corrente no ventilador e deixei uns 30 minutos para secar bem a mesma


Editado por dabliuagaeme - 02 Out 2023 as 11:17
Voltar para o topo
voupeidalar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Out 2020
Itaquaquecetuba
Desconectado
Mensagens:124
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de voupeidalar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 10:35
Originalmente Postado por stefanob stefanob Escreveu:

sempre tem que ter algum procedimento de secagem, não dá pra deixar secar "ao ar livre" ou no sol não pq demora mais do que parece, e tem isso de não secar lá dentro tb, ai acontece de oxidar - aqui sempre foi até q rápido pra aparecer pequenos pontos (irrisório na verdade), pra espalhar demora mais

eu normalmente uso um pano msm, envolvo a corrente e vou girando o pedivela pra secar. Se você estiver num lugar fácil de limpar (externo ou no azulejo por ex) dá pra fazer a corrente girar o mais rápido que conseguir que isso vai ajudar a expelir água tb, tipo "centrifugando" ela msm
eu como normalmente tiro a corrente pra limpar, eu envolvo ela num pano e ai chacoalho bem, faz o serviço direitinho

ai eu aplico a cera imediatamente, e fico ali girando o pedivela numa velocidade média/baixa só pra movimentar e fazer a cera penetrar bem. Em teoria, a cera vai ajudar a expelir a água tomando o lugar dela dentro dos elos, então é bem o contrário do que você imagina q acontece (q a água impede a cera de entrar)

sobre o que fazer qdo oxidar. Se forem pequenas manchas e nisso de algumas horas após aparecer, só lubrificar deve resolver sim. Até alguns dias é pra ser ok.
Agora, se ficou mto tempo oxidado, e visivelmente acumulou mais, ai deve precisar de mais limpeza pra remover a ferrugem antes de botar pra uso de volta


Opa, muito obrigado pela resposta!

Na próxima vez vou fazer algum processo mais ativo de secagem, mesmo. Girar bem e depois um pano parece interessante; acho que até dar uma passada com secador de cabelo não tem problema, né?

A minha eu acabo fazendo todo o procedimento com ela montada. Fico com receio de o tira e põe ir "danificando" o missing link.

Valeu!
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down


Registrado: 18 Ago 2021
São Francisco d
Desconectado
Mensagens:1032
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 09:19
Não sei se alguém já usou, mas eu comprei esses dias um óleo da Solifes, o extreme, um do rótulo preto e de coloração azul.
Comprei pra condições de barro e estradas com água, não pedalo na chuva propriamente, mas minha cera não aguenta nem 40km nessas condições de pós chuva.
Usei ele numa prova de 50km com estrada bem molhada. E aguentou muito bem, sem sons de corrente seca.
Aprovado, por hora. Vou fazer um teste em terreno seco aplicando bem menos. Ele foi muito fácil de limpar só com água e sabão mesmo. Se manter meio limpo e for fácil de limpar eu vou abandonar a cera que uso até no seco kk. Gostei que esse penetra bem no meio da corrente, lubrifica ela internamente.
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2016
Curitiba
Desconectado
Mensagens:1033
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 08:45
sempre tem que ter algum procedimento de secagem, não dá pra deixar secar "ao ar livre" ou no sol não pq demora mais do que parece, e tem isso de não secar lá dentro tb, ai acontece de oxidar - aqui sempre foi até q rápido pra aparecer pequenos pontos (irrisório na verdade), pra espalhar demora mais

eu normalmente uso um pano msm, envolvo a corrente e vou girando o pedivela pra secar. Se você estiver num lugar fácil de limpar (externo ou no azulejo por ex) dá pra fazer a corrente girar o mais rápido que conseguir que isso vai ajudar a expelir água tb, tipo "centrifugando" ela msm
eu como normalmente tiro a corrente pra limpar, eu envolvo ela num pano e ai chacoalho bem, faz o serviço direitinho

ai eu aplico a cera imediatamente, e fico ali girando o pedivela numa velocidade média/baixa só pra movimentar e fazer a cera penetrar bem. Em teoria, a cera vai ajudar a expelir a água tomando o lugar dela dentro dos elos, então é bem o contrário do que você imagina q acontece (q a água impede a cera de entrar)

sobre o que fazer qdo oxidar. Se forem pequenas manchas e nisso de algumas horas após aparecer, só lubrificar deve resolver sim. Até alguns dias é pra ser ok.
Agora, se ficou mto tempo oxidado, e visivelmente acumulou mais, ai deve precisar de mais limpeza pra remover a ferrugem antes de botar pra uso de volta
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo
voupeidalar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Out 2020
Itaquaquecetuba
Desconectado
Mensagens:124
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de voupeidalar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2023 as 21:35
Quanto tempo após a limpeza da corrente vocês costumam aplicar o lubrificante?

Faz alguns meses que comecei a andar de bicicleta e fazer essa manutenção mais básica e após limpar a corrente eu sempre deixo ela secar naturalmente (algumas horas) pra só então aplicar o lubrificante. Minha limpeza é basicamente lavar umas duas vezes com água e detergente com escovas e enxaguar bem.

Ontem, entretanto, fiz o mesmo processo, até deixei ela no sol pra acelerar o processo, e quando peguei pra passar o lubrificante percebi uns pontos alaranjados (oxidação). Não sei se eu que nunca tinha reparado ou se nunca tinha acontecido, mesmo.

A corrente em questão é uma KMC X10 comprada no Aliexpress de algum vendedor que costumam falar ser confiável (não tô logado aqui pra verificar). Ainda tá bastante nova.

Aí vieram as dúvidas:

- Normalmente é rápido assim pra começar a oxidar, mesmo?

- Nesse caso o que eu deveria ter feito - só aplicado o lubrificante normalmente (foi o que fiz) ou lavar novamente a fim de tirar essas manchas de oxidação (e dar um jeito de evitar que aparecessem novamente enquanto a corrente seca)?

- Qual o procedimento correto pra secagem? Secar só manualmente eu acho que não resolve muito porque querendo ou não vai continuar com água lá no meio dos elos (justamente onde o lubrificante tem que ir), né?

Editado por voupeidalar - 01 Out 2023 as 21:36
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2023 as 09:40
Vale a pena assistir o canal do Jorge Lucas no Youtube, ele tem vários vídeos sobre eficácia de lubrificantes, traz estudos e testes práticos de uso, sem reviews patrocinados ou tendenciosos. https://www.youtube.com/(a)jorgelucascouto
Voltar para o topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 31 Dez 2018
SJC - SP
Desconectado
Mensagens:455
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2023 as 09:32
Eu já usei o Algoo branco de rótulo azul, achava ele "OK", depois que usei Squirt e S-Wax nunca mais voltei, inclusive o resto desse Algoo eu uso pra lubrificar corrente que vou guardar pra fazer o rodízio, como ele é barato acaba sendo um uso razoável pra ele.

Esse Algoo transparente do rótulo verde eu acho um completo lixo, com 1hr de asfalto ela já fica ensebada de sujeira mesmo tirando o excesso ao aplicar, o TEC-50 não é muito melhor pois as opções dele são tirar o excesso e durar no máximo 1 pedal de 80km ou deixar o excesso e ver ele ensebar igual o Algoo.
Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)
Voltar para o topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Jun 2015
SP
Desconectado
Mensagens:575
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2023 as 09:08
Antes de trocar de quadro sempre usei esse da algoo (tanto que a foto até denota a idade) mas sempre achei ele bem meia boca (pra não dizer ruim mesmo), juntava/formava sujeira que era uma beleza, parecia não lubrificar tão bem fora que, quando tava rodando mesmo direto todo dia pra ir e voltar do trabalho computava umas 3 ou 4 correntes 9v por ano.

Agora mudei pra esse solifes aí e o que tenho percebido é que junta/forma muito menos sujeira, passa a impressão de "rodar mais macio" e de manter lubrificado por mais tempo. Além do que não sai fácil na chuva ou asfalto/pista molhada (ps: não tô falando de trilha). Já foram 500km pra conta e até o momento só alegria. Agora é só acompanhar o desgaste da corrente e do k7



Editado por Kamikaze_Zero - 25 Abr 2023 as 09:09
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
Desconectado
Mensagens:1711
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2023 as 10:40
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Fico feliz por ter ajudado, importante mencionar que as correntes KMC são direcionadas para grupos Shimano, no auge da pandemia não tinha corrente Sram GX no mercado eu cometi o erro de comprar uma corrente KMC X12 para usar na minha transmissão, até funcionou bem, mas o cassete dava uns estalos aleatórios, depois fui descobrir que o único modelo da KMC fabricado para grupos Sram é a KMC X12-1.

Baita informação!!! vai ajudar bastante o pessoal!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
dabliuagaeme Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Desconectado
Mensagens:158
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2023 as 10:03
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

[QUOTE=thiagolr][QUOTE=Guiomar Junior][QUOTE=thiagolr]
....... depois fui descobrir que o único modelo da KMC fabricado para grupos Sram é a KMC X12-1.

Muito obrigado por essa dicaClapClapThumbs UpThumbs Up
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2023 as 09:20
Originalmente Postado por thiagolr thiagolr Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por thiagolr thiagolr Escreveu:

Eu uso atualmente o squirt, meu problema com ele foi no começo, pois eu pingava só no elo e ai a corrente começou a enferrujar por fora, a partir dai, comecei a pingar no elo e também espalhar com pincel em volta da corrente.
Eu nunca controlei o desgaste. Agora com a relação nova eu estou fazendo o controle para ter ideia de como vai ficar. 
Deve ser corrente Shimano, uso numa bike corrente Deore M6100, está com 930 km e 3 meses de uso, tem vários pontos pretos de oxidação, e detalhe: não rodo na chuva e nunca guardo a bike molhada, muito provável que os pontos de oxidação seja suor ou água que cai da caramanhola. Se a corrente Shimano Deore M6100 não fosse muito barato no Aliexpress (Cerca de R$ 130,00) eu optaria pela KMC X12 que tem o material muito parecido com a corrente Sram GX. Dizem que a corrente SLX M7100 e XT M8100 tem qualidade um pouco melhor, mas mesmo assim oxida fácil. 

É shimano sim, bom saber, eu achei que o lance de oxidar acabava sendo afetada por todos. Porque, antes de usar o squirt, eu usava o mesmo lubrificante da moto, que acabava criando uma “película” na corrente toda, então acabava não vendo oxidação. Proxima corrente vou usar uma KMC para ver como se comporta. Vlw pela dica.
Fico feliz por ter ajudado, importante mencionar que as correntes KMC são direcionadas para grupos Shimano, no auge da pandemia não tinha corrente Sram GX no mercado eu cometi o erro de comprar uma corrente KMC X12 para usar na minha transmissão, até funcionou bem, mas o cassete dava uns estalos aleatórios, depois fui descobrir que o único modelo da KMC fabricado para grupos Sram é a KMC X12-1.
Voltar para o topo
thiagolr Ver Drop Down


Registrado: 17 Jan 2014
RS
Desconectado
Mensagens:12
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de thiagolr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2023 as 19:09
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por thiagolr thiagolr Escreveu:

Eu uso atualmente o squirt, meu problema com ele foi no começo, pois eu pingava só no elo e ai a corrente começou a enferrujar por fora, a partir dai, comecei a pingar no elo e também espalhar com pincel em volta da corrente.
Eu nunca controlei o desgaste. Agora com a relação nova eu estou fazendo o controle para ter ideia de como vai ficar. 
Deve ser corrente Shimano, uso numa bike corrente Deore M6100, está com 930 km e 3 meses de uso, tem vários pontos pretos de oxidação, e detalhe: não rodo na chuva e nunca guardo a bike molhada, muito provável que os pontos de oxidação seja suor ou água que cai da caramanhola. Se a corrente Shimano Deore M6100 não fosse muito barato no Aliexpress (Cerca de R$ 130,00) eu optaria pela KMC X12 que tem o material muito parecido com a corrente Sram GX. Dizem que a corrente SLX M7100 e XT M8100 tem qualidade um pouco melhor, mas mesmo assim oxida fácil. 

É shimano sim, bom saber, eu achei que o lance de oxidar acabava sendo afetada por todos. Porque, antes de usar o squirt, eu usava o mesmo lubrificante da moto, que acabava criando uma “película” na corrente toda, então acabava não vendo oxidação. Proxima corrente vou usar uma KMC para ver como se comporta. Vlw pela dica.
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down


Registrado: 18 Ago 2021
São Francisco d
Desconectado
Mensagens:1032
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 21:21
Acho desnecessário, cera limpa com agua e sabão. Eu até uso solventes pra limpeza de graxas mais pesadas, como rolamentos e cubos.
Mas corrente, sempre consegui limpar de boas com agua, sabão, e uma escova. Se deixar a corrente de olho algumas horas então, limpa facinho.

Voltar para o topo
dabliuagaeme Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Desconectado
Mensagens:158
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 12:01
Ontem assistindo o vídeo do Jorge Lucas ele comentou usar aguarrás pra limpar a cera da corrente no lugar do limpador de corrente da Smoove. 
Alguém já testou e confirma a eficiência?
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down


Registrado: 18 Ago 2021
São Francisco d
Desconectado
Mensagens:1032
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 11:26
Se tem umas bike qua não curto, acho que é o desenho dela, é a Oggi kkkk.
Tenho achado bem interessante as Souls 629 e 929 por R$7 e R$9 mil, é padrão HG, mas é mais fácil achar freehub pra esses cubos boost caso eu queira trocar o cassete no futuro.
Fora as Audax que vem tudo fechadinho Deore, até freios com preços interessantes. Opções tem aos montes, até uma Caloi Elite alumínio ta na minha lista. Mas são planos futuros.
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:50
Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

Vai ficar meio OFF Topic, mas eu ainda uso HG, cassete original Shimano de 12v é MS, só se eu fizesse um dowgrade, até faria, pra 11v M5100. Só trocaria o trocador por um XT de 11v M8000.
Mas é algo que não quero investir nessa bike. Trocar freehub numa bike 135mm QR não acho negócio.
Vou guradando uma graninha pra pega uma bike melhor no futuro, melhor não digo, pq a minha me atende com conforto e a performance que consigo nela é a mesma que numa bike nova, mais seria por upgrade de quadro mesmo, já pegar padrões novos de eixo, ai já acha suspensões e rodas melhores com mais facilidade e ai sim já pegar MS.
Tem muita bike semi nova por um bom preço, parece que o mercado das usadas está voltando ao padrão pré pandemia, já se vê Oggi 7.4 2020 por R$ 6.000,00, não é uma das melhores geometrias, mas é bem montada, vem com SLX fechado, inclusive freios e cubos, uma suspensão boa, porém não tão leve. 
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down


Registrado: 18 Ago 2021
São Francisco d
Desconectado
Mensagens:1032
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:43
Vai ficar meio OFF Topic, mas eu ainda uso HG, cassete original Shimano de 12v é MS, só se eu fizesse um dowgrade, até faria, pra 11v M5100. Só trocaria o trocador por um XT de 11v M8000.
Mas é algo que não quero investir nessa bike. Trocar freehub numa bike 135mm QR não acho negócio.
Vou guradando uma graninha pra pega uma bike melhor no futuro, melhor não digo, pq a minha me atende com conforto e a performance que consigo nela é a mesma que numa bike nova, mais seria por upgrade de quadro mesmo, já pegar padrões novos de eixo, ai já acha suspensões e rodas melhores com mais facilidade e ai sim já pegar MS.

A minha atual é um upgrade num quadro SPZ Rockhopper 2019. Geometria bacana pra estradão. Só não é padrão tapered o que já dificulta nos dias atuais encontrar uma suspensão bacana que seja eixo passante na dianteira. PQ é o unico lugar onde eu acredito que um eixo passante realmente vá me fazer diferença devido a rigidez de curvas.
Só adaptando caixas de direção com rolamentos externos, mas ai já acho gambiarra demais. E pior que eu gosto dessa bike demais kk


Editado por Pabloebani - 06 Abr 2023 as 10:48
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:25
Usar cambio e trocador de uma marca e cassete e corrente de outra até funciona, inclusive eu uso câmbio e trocador Sram GX com cassete e corrente Deore, está funcionando muito melhor do que quando era tudo Deore, mas usar corrente de uma marca e cassete de outra é complicado, dificilmente a indexação vai ser perfeita. Única marca de cassete que não é Sram nem Shimano e o funcionamento é idêntico ao original, inclusive com escalonamento melhor, é a Ictus. 
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:13
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:12
Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

Eu coloquei um palhativo cassete chines e corrente chines que veio no kit. Quero explodir tudo logo pra por um cassete Sunrace (bike ainda é HG) e trocar a corrente por uma SLX ou KMC.
Mas cara, tem cassete Deore no Aliexpress por pouco mais de R$ 400,00, estou por fora do preço dos cassetes Sunrace, mas acredito que custem a mesma coisa ou pouco menos que isso. 

Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down


Registrado: 18 Ago 2021
São Francisco d
Desconectado
Mensagens:1032
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:07
Eu coloquei um palhativo cassete chines e corrente chines que veio no kit. Quero explodir tudo logo pra por um cassete Sunrace (bike ainda é HG) e trocar a corrente por uma SLX ou KMC.
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:04
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Quando se fala em durabilidade tem que usar quilometragem não tempo.

Eu posso comprar um smoove e andar 100km por ano , aí chego aqui e digo que dura 10 anos.
Se for uma corrente Shimano e o ambiente que você guarda a bike for levemente úmido, em 2 anos você não tem mais corrente. Kkkkk
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:02
Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

Eu sempre utilizei a cera da Algoo, a azulzinha que tem PTFE.
Atualmente, já faz uns 3 meses, estou testando a cera da Durablot, comprei a amarelinha que é pra clima seco e leves poças de água.
Diferenças pra Algoo, ela é feita com cera de abelha. Parece um óleo quando vc aplica, mas não tem a lambança que um óleo faz.Penetra melhor nos elos da corrente, junta menos poeira que a Algoo e em ambientes muito secos e empoeirados ela está durando mais que a Algoo. O único contra, desse modelo, é que se largar água na corrente ela sai bem facilmente, então evite usar em trajetos que vc passa dentro de rios ou com um pouco de chuva. Por outro lado facilita muito a lavagem, é zero desengraxante pra limpar.

Até o momento estou satisfeito com ela e o custo benefício é parecido com a da Algoo, preco de R$28 para 50ml no ML.

Se não me engano a Durablot tem 3 modelos, inclusive um óleo para uso em ambientes extremos de chuva e lama.
Tá, mas e a durabilidade da transmissão? É como o Bruno mencionou anteriormente, não basta o lubrificante ser barato e durar bastante sem necessitar reaplicação, é imprescindível que o lubrificante conserve o equipamento e apesar de alguns dizerem que quando a transmissão é muito básica não compensa o uso de lubrificantes caros, eu discordo disso. Por exemplo, eu pago R$ 140,00 em 120 ml de Smoove e dura uns 8 meses aplicando uma gota em cada elo, nada de girar o pedivela e ir despejando lubrificante sem critério, eu não consigo ver vantagem no uso de um lubrificante mais barato que vai desgastar a transmissão mais rápido seja qual o valor de reposição de cassete e corrente, sem contar que um bom lubrificante concede alguns watts a mais em relação a um lubrificante barato. Na minha humilde opinião usar lubrificante barato é igual comprar pneu chinês para o carro, a vantagem é a curtíssimo prazo, depois é só prejuízo.


Sim entendo, não tenho como analisar o durabilidade da relação pois eu já comecei a usar ele com a corrente usada. Sempre usei o algoo e minha corrente 6100 está chegando nos 4 mil km e ainda não deu nem 0.75%. A antiga yaban usando o mesmo algoo não durou nem 2500km e já estava em 0.75%. Material da Shimano é melhor? Sim, pq o lubrificante de ambas era o mesmo.
Eu percebo que a relação se mantém silenciosa por mais tempo com esse Durablot em relação ao uso anterior do algoo. Mas pra saber se ele é melhor só colocando uma corrente nova, cassete novo e usando ele por um ano direto pra ver se tudo vai durar 5 mil km, ou mais, como a corrente velha durou.
Eu já coloquei a corrente nova com o cassete desgastado, então em teoria uma 6100 com cassete novo deve durar de boas pro meu uso uns 6 mil KM, usando esses lubrificantes.
Posso estar enganado, mas pelo que tenho visto por aí é que grupos de 12 velocidades não dá pra deixar a corrente chegar a 0.75, nessa faixa ela já está desgastando o cassete.
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 10:00
Quando se fala em durabilidade tem que usar quilometragem não tempo.

Eu posso comprar um smoove e andar 100km por ano , aí chego aqui e digo que dura 10 anos.
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down


Registrado: 18 Ago 2021
São Francisco d
Desconectado
Mensagens:1032
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 09:52
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

Eu sempre utilizei a cera da Algoo, a azulzinha que tem PTFE.
Atualmente, já faz uns 3 meses, estou testando a cera da Durablot, comprei a amarelinha que é pra clima seco e leves poças de água.
Diferenças pra Algoo, ela é feita com cera de abelha. Parece um óleo quando vc aplica, mas não tem a lambança que um óleo faz.Penetra melhor nos elos da corrente, junta menos poeira que a Algoo e em ambientes muito secos e empoeirados ela está durando mais que a Algoo. O único contra, desse modelo, é que se largar água na corrente ela sai bem facilmente, então evite usar em trajetos que vc passa dentro de rios ou com um pouco de chuva. Por outro lado facilita muito a lavagem, é zero desengraxante pra limpar.

Até o momento estou satisfeito com ela e o custo benefício é parecido com a da Algoo, preco de R$28 para 50ml no ML.

Se não me engano a Durablot tem 3 modelos, inclusive um óleo para uso em ambientes extremos de chuva e lama.
Tá, mas e a durabilidade da transmissão? É como o Bruno mencionou anteriormente, não basta o lubrificante ser barato e durar bastante sem necessitar reaplicação, é imprescindível que o lubrificante conserve o equipamento e apesar de alguns dizerem que quando a transmissão é muito básica não compensa o uso de lubrificantes caros, eu discordo disso. Por exemplo, eu pago R$ 140,00 em 120 ml de Smoove e dura uns 8 meses aplicando uma gota em cada elo, nada de girar o pedivela e ir despejando lubrificante sem critério, eu não consigo ver vantagem no uso de um lubrificante mais barato que vai desgastar a transmissão mais rápido seja qual o valor de reposição de cassete e corrente, sem contar que um bom lubrificante concede alguns watts a mais em relação a um lubrificante barato. Na minha humilde opinião usar lubrificante barato é igual comprar pneu chinês para o carro, a vantagem é a curtíssimo prazo, depois é só prejuízo.


Sim entendo, não tenho como analisar o durabilidade da relação pois eu já comecei a usar ele com a corrente usada. Sempre usei o algoo e minha corrente 6100 está chegando nos 4 mil km e ainda não deu nem 0.75%. A antiga yaban usando o mesmo algoo não durou nem 2500km e já estava em 0.75%. Material da Shimano é melhor? Sim, pq o lubrificante de ambas era o mesmo.
Eu percebo que a relação se mantém silenciosa por mais tempo com esse Durablot em relação ao uso anterior do algoo. Mas pra saber se ele é melhor só colocando uma corrente nova, cassete novo e usando ele por um ano direto pra ver se tudo vai durar 5 mil km, ou mais, como a corrente velha durou.
Eu já coloquei a corrente nova com o cassete desgastado, então em teoria uma 6100 com cassete novo deve durar de boas pro meu uso uns 6 mil KM, usando esses lubrificantes.
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 08:25
Originalmente Postado por thiagolr thiagolr Escreveu:

Eu uso atualmente o squirt, meu problema com ele foi no começo, pois eu pingava só no elo e ai a corrente começou a enferrujar por fora, a partir dai, comecei a pingar no elo e também espalhar com pincel em volta da corrente.
Eu nunca controlei o desgaste. Agora com a relação nova eu estou fazendo o controle para ter ideia de como vai ficar. 
Deve ser corrente Shimano, uso numa bike corrente Deore M6100, está com 930 km e 3 meses de uso, tem vários pontos pretos de oxidação, e detalhe: não rodo na chuva e nunca guardo a bike molhada, muito provável que os pontos de oxidação seja suor ou água que cai da caramanhola. Se a corrente Shimano Deore M6100 não fosse muito barato no Aliexpress (Cerca de R$ 130,00) eu optaria pela KMC X12 que tem o material muito parecido com a corrente Sram GX. Dizem que a corrente SLX M7100 e XT M8100 tem qualidade um pouco melhor, mas mesmo assim oxida fácil. 
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2023 as 08:18
Originalmente Postado por Pabloebani Pabloebani Escreveu:

Eu sempre utilizei a cera da Algoo, a azulzinha que tem PTFE.
Atualmente, já faz uns 3 meses, estou testando a cera da Durablot, comprei a amarelinha que é pra clima seco e leves poças de água.
Diferenças pra Algoo, ela é feita com cera de abelha. Parece um óleo quando vc aplica, mas não tem a lambança que um óleo faz.Penetra melhor nos elos da corrente, junta menos poeira que a Algoo e em ambientes muito secos e empoeirados ela está durando mais que a Algoo. O único contra, desse modelo, é que se largar água na corrente ela sai bem facilmente, então evite usar em trajetos que vc passa dentro de rios ou com um pouco de chuva. Por outro lado facilita muito a lavagem, é zero desengraxante pra limpar.

Até o momento estou satisfeito com ela e o custo benefício é parecido com a da Algoo, preco de R$28 para 50ml no ML.

Se não me engano a Durablot tem 3 modelos, inclusive um óleo para uso em ambientes extremos de chuva e lama.
Tá, mas e a durabilidade da transmissão? É como o Bruno mencionou anteriormente, não basta o lubrificante ser barato e durar bastante sem necessitar reaplicação, é imprescindível que o lubrificante conserve o equipamento e apesar de alguns dizerem que quando a transmissão é muito básica não compensa o uso de lubrificantes caros, eu discordo disso. Por exemplo, eu pago R$ 140,00 em 120 ml de Smoove e dura uns 8 meses aplicando uma gota em cada elo, nada de girar o pedivela e ir despejando lubrificante sem critério, eu não consigo ver vantagem no uso de um lubrificante mais barato que vai desgastar a transmissão mais rápido seja qual o valor de reposição de cassete e corrente, sem contar que um bom lubrificante concede alguns watts a mais em relação a um lubrificante barato. Na minha humilde opinião usar lubrificante barato é igual comprar pneu chinês para o carro, a vantagem é a curtíssimo prazo, depois é só prejuízo.
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down


Registrado: 18 Ago 2021
São Francisco d
Desconectado
Mensagens:1032
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 22:04
Eu sempre utilizei a cera da Algoo, a azulzinha que tem PTFE.
Atualmente, já faz uns 3 meses, estou testando a cera da Durablot, comprei a amarelinha que é pra clima seco e leves poças de água.
Diferenças pra Algoo, ela é feita com cera de abelha. Parece um óleo quando vc aplica, mas não tem a lambança que um óleo faz.Penetra melhor nos elos da corrente, junta menos poeira que a Algoo e em ambientes muito secos e empoeirados ela está durando mais que a Algoo. O único contra, desse modelo, é que se largar água na corrente ela sai bem facilmente, então evite usar em trajetos que vc passa dentro de rios ou com um pouco de chuva. Por outro lado facilita muito a lavagem, é zero desengraxante pra limpar.

Até o momento estou satisfeito com ela e o custo benefício é parecido com a da Algoo, preco de R$28 para 50ml no ML.

Se não me engano a Durablot tem 3 modelos, inclusive um óleo para uso em ambientes extremos de chuva e lama.
Voltar para o topo
thiagolr Ver Drop Down


Registrado: 17 Jan 2014
RS
Desconectado
Mensagens:12
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de thiagolr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 17:59
Tem reviews que o pessoal pega o lubrificante coloca sobre uma superfície metálica deixa uma espera girando sobre essa superfície em alta velocidade, e olha o nível de desgaste, após rodar por um determinado período.
Não sei se é um bom parâmetro porque, tem que considerar que esse atrito gera um calor muito mais alto que no uso normal e talvez as propriedades do produto mudem e não tenha o desempenho esperado por não trabalhar na temperatura que foi projetado.

Eu uso atualmente o squirt, meu problema com ele foi no começo, pois eu pingava só no elo e ai a corrente começou a enferrujar por fora, a partir dai, comecei a pingar no elo e também espalhar com pincel em volta da corrente.
Eu nunca controlei o desgaste. Agora com a relação nova eu estou fazendo o controle para ter ideia de como vai ficar. 
Voltar para o topo
dabliuagaeme Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Desconectado
Mensagens:158
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 16:55
Originalmente Postado por BrunoRHCP BrunoRHCP Escreveu:

Por recomendação de um colega, em um dos inúmeros posts aqui do fórum, aprendi muito no canal desse rapaz que estava acompanhando os estudos de uma empresa norte-americana que avalia os lubs. Vale a pena assistir uns 10 vídeos dele que fala em detalhes o funcionamento do lubrificante na corrente.

https://youtube.com/%28a%29jorgelucascouto - https://youtube.com/(a)jorgelucascouto

Curiosamente hoje mais cedo assisti alguns vídeos desse canal ao pesquisar sobre SWAX no Youtube
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Set 2018
Campinas
Desconectado
Mensagens:462
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 16:39
Falando sério agora, mais do que lubrificante bom (claro que ajuda muito) é saber para que ele serve.

Por recomendação de um colega, em um dos inúmeros posts aqui do fórum, aprendi muito no canal desse rapaz que estava acompanhando os estudos de uma empresa norte-americana que avalia os lubs. Vale a pena assistir uns 10 vídeos dele que fala em detalhes o funcionamento do lubrificante na corrente.


E tem uma conta básica para fazermos em termos de gastos:
Lubrificante < corrente < K7
Sendo que o lub é mais barato q uma corrente, que é mais barata que um K7.
Então, as vezes, pagar um pouco mais caro em um lub, assim como em uma corrente de maior qualidade te poupa o $ do K7.
Exemplo:
- Lub de R$100 dura 3 correntes de R$400 que duram em 1 K7 de R$2000.
Meu NX q veio na bike rodou 15.000Km com 1 corrente NX, 1 corrente GX, zeradas, e 3 GX meia vida, sempre lavando quando pegava muito barro e só no pano quando o tempo estava seco. Aplicação de lub 1x na semana (em médoa 200Km)

Ou usa lub de R$30, com corrente de R$200 e K7 de 500 e troca a cada 5.000Km.




Editado por BrunoRHCP - 05 Abr 2023 as 16:50
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Set 2018
Campinas
Desconectado
Mensagens:462
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 16:35

Parcela em 12x e MARRRCHAAAAAA TongueLOLShockedSleepyClapStarConfusedSmileTongue
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Desconectado
Mensagens:443
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 16:30
Originalmente Postado por dabliuagaeme dabliuagaeme Escreveu:

Nos dias atuais qual é um bom lubrificante custo/benefício?
Uso o Smoove a 3 anos, corrente Sram GX dura uns 4.000 km até chegar em 0.5 de desgaste, Shimano Deore M6100 uns 2.900 km, meu uso não é recreativo, uso só na terra, pedalando em pé, troco de marcha sem aliviar o pé, não troco por outro lubrificante. 
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
DF
Desconectado
Mensagens:2348
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 14:28
Elephant Wax e Pico Expert continuam imbatíveis no custo-benefício
Voltar para o topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Abr 2021
São Paulo
Desconectado
Mensagens:616
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreKC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2023 as 14:18
CxB na minha opinião, o S-Wax

ignorando custo, indo somente pelo benefício... Smoove
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  123 32>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X