Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manetes de freio: por que tanta gente usa errado?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manetes de freio: por que tanta gente usa errado?

 Responder Página  <1234 5>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedaltrip Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedaltrip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2014 as 14:44
Na última semana ajustei as manetes de freio e ficaram bem próximas do que a galera sugere no tópico. No mais, acredito que o juste fino vai de ciclista para ciclista e não existe um padrão para tal.
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2014 as 17:31
Concordo com algumas coisas ditas neste tópico.

A principal razão desses ajustes é ergonômico. Como alguém disse, não há apenas uma posição correta das manetes e dos passadores. Tem que ficar confortável e permitir aplicar a força necessária na hora de frear. Utilizo a manete "colada"à manopla, no entanto, prefiro manoplas largas para poder alterar a posição das mão conforme necessidade. 
Errado seria apenas quando a posição das manetes não permitem um uso adequado e seguro destas. 
Voltar ao Topo
realz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2013
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar realz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2014 as 11:07
depois de ler o tópico eu mudei a posição:

https://onedrive.live.com/redir?resid=D85B7E2707C022A7!3357&authkey=!AHshyUC6ZEgTMLg&ithint=folder%2c
Voltar ao Topo
se7en Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar se7en Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2014 as 11:21
Na verdade não existe uma posição certa ou errada.  A posição que fica mais confortável pra você pode não agradar ao outro ciclista.  Por essa razão acredito tal ajuste vai de ciclista para ciclista, não existindo um padrão ideal. Wink
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2014 as 11:26
Originalmente postado por se7en se7en escreveu:

Na verdade não existe uma posição certa ou errada.  A posição que fica mais confortável pra você pode não agradar ao outro ciclista.  Por essa razão acredito tal ajuste vai de ciclista para ciclista, não existindo um padrão ideal. Wink


Concordo em partes, varia para cada indivíduo, mas não há limites e algumas regulagens tornam-se quase universal, exemplo: inclinação a 45º. Quanto a distância das extremidades varia conforme o tipo do freio e conforme a biotipo do biker. Já usei freio hidráulico que não senti segurança em frear apenas com um dedo.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2014 as 11:32
Eu posso estar errado... rs... mas acho que quem aprendeu a pedalar em caloi cecizinha, que pedalou em caloicross e outras coisas cujos freios era bem horríveis de regular... rs... talvez não consigam usar menos de dois dedos no freio.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
se7en Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar se7en Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2014 as 11:46
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por se7en se7en escreveu:

Na verdade não existe uma posição certa ou errada.  A posição que fica mais confortável pra você pode não agradar ao outro ciclista.  Por essa razão acredito tal ajuste vai de ciclista para ciclista, não existindo um padrão ideal. Wink


Concordo em partes, varia para cada indivíduo, mas não há limites e algumas regulagens tornam-se quase universal, exemplo: inclinação a 45º. Quanto a distância das extremidades varia conforme o tipo do freio e conforme a biotipo do biker. Já usei freio hidráulico que não senti segurança em frear apenas com um dedo.


Tiger tb concordo com vc... e outra coisa que me parece bem importante também é que nossos dedos estejam nas pontas das manetes, e não no meio, pois com isto temos mais força de alavanca e, portanto, menos desgaste físico.Clap
Voltar ao Topo
pletsch Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 03 Abr 2014
Curitiba, PARAN
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pletsch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 15:56
O meu coloquei de forma que eu sentado em minha bike n consigo enchergar os manetes Ficaram na linha do guidom..
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 17:32
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por se7en se7en escreveu:

Na verdade não existe uma posição certa ou errada.  A posição que fica mais confortável pra você pode não agradar ao outro ciclista.  Por essa razão acredito tal ajuste vai de ciclista para ciclista, não existindo um padrão ideal. Wink


Concordo em partes, varia para cada indivíduo, mas não há limites e algumas regulagens tornam-se quase universal, exemplo: inclinação a 45º. Quanto a distância das extremidades varia conforme o tipo do freio e conforme a biotipo do biker. Já usei freio hidráulico que não senti segurança em frear apenas com um dedo.

Aí talvez seja uma questão de qualidade do freio..

Em qualquer freio hidráulico mais moderno é completamente possível frear somente com um dedo, mesmo no DH. Claro, se o freio estiver "normal", sem nenhum problema na pastilha, ar, ou coisa assim. E desde que se coloque a força desse dedo no lugar certo, que seria na "ponta" do manete, onde tem uma espécie de encaixe pro dedo.

Tenho o avid elixir 1 e elixir 5, e ambos são muito parecidos, e uso somente um dedo pra frear seja no XC, AM ou no DH. 

Por isso que eu digo, as vezes com o manete colado na manopla, você não consegue pegar o freio no ponto de maior alavanca, que seria quase na ponta do manete. Aí acaba usando dois dedos pois não consegue alcançar com o indicador no ponto "certo", quando poderia tranquilamente usar um dedo só. Outra coisa que pode atrapalhar é a distância do manete no guidão. Ele deve ficar de uma forma que você estenda o dedo indicador e o manete encaixe na primeira "dobra" do dedo, sem ter que girar a mão na manopla pra alcançar.
Repetindo novamente, se o manete estiver colado na manopla, não é possível deixar nessa posição pois além de apertar o manete no meio, você vai acabar esmagando os outros dedos debaixo do manete mesmo com um mínimo acionamento.

Mais uma vantagem de se usar só um dedo que eu percebi na prática: sábado treinando pro Brasil Enduro Series caí e machuquei o mindinho, a ponto de não conseguir dobrá-lo. Imagina se eu tivesse "acostumado" a frear com dois dedos.. ia ter que segurar só com o anelar e polegar no guidão.. Mesmo segurando com 3 dedos e freando com um ainda assim cheguei com a mão muito dolorida no final do E1..

Voltar ao Topo
TiAgUiNhO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TiAgUiNhO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 18:05
isso é uma regra "geral" para o uso
mas não a melhor regra
pode ser perfeita para mim e horrivel para outro
cada ciclista utiliza o jeito que acha melhor

moto gp é um belo e simples exemplo pois tem a mesma idéia da bike, o freio pode ser acionado apenas com um dedo, a maioria do pessoal usa um ou dois dedos, é a regra geral como essa citada aqui no topico
valentino rossi usa 4 dedos, e ai?
rs rs
ayrton senna utilizava também técnica de acelerar/freiar que não era a regra geral
e ai novamente?
rs rs

então cada um tem que buscar o jeito que lhe faz bem
=)
“Um péssimo dia de bicicleta ainda é melhor que um ótimo dia de trabalho.”
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 18:24
Acho que cabe pensar nas vantagens técnicas que cada regulagem possibilita.  Em tratando-se de carros de corrida, há pilotos que aceleram e freiam com os pés alternados e há os que fazem com um só.  Por uma questão muito simples (física), retirar um pé de um pedal e movê-lo para o outro, é mais demorado que acelerar e frear com pés diferentes.  No caso do The Little, estou até considerando fazer uma mudança no meu guidão para testar o funcionamento dele, pois estar com 4 dedos no guidão é, definitivamente, melhor que 3.  Dosar a frenagem pode ser uma questão de regulagem e hábito também.

The Little, vc usa bar-end no guidão?... e por curiosidade, qual o tamanho do seu guidão?...

Tenho a impressão que as manoplas coladas nos manetes servem para ajudá-las a não girar no guidão, rs...
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 18:34
Na bike de XC uso 730mm, com manopla XXF de eva, que gruda no guidão e não gira..
E na bike de AM uso 790mm e manoplas com trava.


E realmente, depende um pouco do tipo de pedal também. Talvez pra um XC leve, passear na rua, pedalar no asfalto, algo mais "light", ficar com somente 3 dedos segurando o guidão não tem muito problema.

mas quando você precisa descer uma trilha braba em alta velocidade, com a bike pulando feito cabrito por muito tempo, dá pra perceber claramente quanta diferença faz ter o dedo médio segurando no guidão ao invés de acionando o freio. pensem nisso amiguinhos rsrs
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 18:43
Eu respeito a opinião de todos, mas tenho a minha baseada na física e na lógica, que 4 dedos segurando no guidão é melhor que 3  e ninguém vai me convencer que existe, no mountain bike, qualquer vantagem de se frear com dois dedos ao invés de um. Se realmente precisa de dois dedos, ou seu freio é fraco, ou a manete está numa posição ruim. Se é costume, mania, preferência pessoal, ok, tem muito disso e eu entendo, mas não é a forma mais eficiente e segura de se usar.

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 18:48
Achei um post agora que sintetiza tudo que eu disse aqui.. se vcs não acreditam em mim, acreditem no gringo kkkkkkkkk

LINK

No, he's right. Most bikes come with the brake levers set up wrong. A lot of people are just used to the brakes being this way and will resist having them setup correctly with excuses like "it works for me", or "I like it that way." but the fact is, that they're set up wrong, and the people are just used to it and resistant to change. Take a walk through a few bike shops, most will have the brake levers slammed all the way against the grips, and won't generally change them when the bike is purchased, either through ignorance or laziness. A quick way to judge the quality of a bike shop or at least whether the people building the bikes actually ride mountain and give a damn is to take a look at the brake setup. Levers slammed against grips = lazy or inattentive (or they might just be roadies and they don't know any better...)

It's called a brake lever for a reason. It is a lever. When you have your finger at the outermost comfortable position, you have the most leverage. It's a linear relationship. You can test it yourself by trying to squeeze the brakes right near the pivot, at about 10% of the distance to the end of the lever. You'll have about 10% of the max braking power, or will require about 10 times the force to achieve the same braking power relative to having your finger out at the end of the lever. Some folk's egos won't allow them to be corrected, but if you set up brake levers correctly for one-finger-braking you can gain about 20-30% more braking power, or less force required compared to a poor setup. Just slide those brake levers in-board till your finger naturally falls on the end of the flat grip portion of the lever. Typically you can still reach the lever with two fingers if you need more power, like at the end of a day of downhilling. With most levers, this requires mounting the shifters outboard of the levers. Unfortunately, some shifters with non-removable windows, like Deore, don't allow proper setup of the controls, as the window forces them too close if outboard or too far away if in-board of properly positioned brake levers. Being able to have properly set up controls is probably the best reason to upgrade from low-end shifters. The crisper shifts are just a bonus.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 18:52
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por se7en se7en escreveu:

Na verdade não existe uma posição certa ou errada.  A posição que fica mais confortável pra você pode não agradar ao outro ciclista.  Por essa razão acredito tal ajuste vai de ciclista para ciclista, não existindo um padrão ideal. Wink


Concordo em partes, varia para cada indivíduo, mas não há limites e algumas regulagens tornam-se quase universal, exemplo: inclinação a 45º. Quanto a distância das extremidades varia conforme o tipo do freio e conforme a biotipo do biker. Já usei freio hidráulico que não senti segurança em frear apenas com um dedo.

Aí talvez seja uma questão de qualidade do freio..

Em qualquer freio hidráulico mais moderno é completamente possível frear somente com um dedo, mesmo no DH. Claro, se o freio estiver "normal", sem nenhum problema na pastilha, ar, ou coisa assim. E desde que se coloque a força desse dedo no lugar certo, que seria na "ponta" do manete, onde tem uma espécie de encaixe pro dedo.

Tenho o avid elixir 1 e elixir 5, e ambos são muito parecidos, e uso somente um dedo pra frear seja no XC, AM ou no DH. 

Por isso que eu digo, as vezes com o manete colado na manopla, você não consegue pegar o freio no ponto de maior alavanca, que seria quase na ponta do manete. Aí acaba usando dois dedos pois não consegue alcançar com o indicador no ponto "certo", quando poderia tranquilamente usar um dedo só. Outra coisa que pode atrapalhar é a distância do manete no guidão. Ele deve ficar de uma forma que você estenda o dedo indicador e o manete encaixe na primeira "dobra" do dedo, sem ter que girar a mão na manopla pra alcançar.
Repetindo novamente, se o manete estiver colado na manopla, não é possível deixar nessa posição pois além de apertar o manete no meio, você vai acabar esmagando os outros dedos debaixo do manete mesmo com um mínimo acionamento.

Mais uma vantagem de se usar só um dedo que eu percebi na prática: sábado treinando pro Brasil Enduro Series caí e machuquei o mindinho, a ponto de não conseguir dobrá-lo. Imagina se eu tivesse "acostumado" a frear com dois dedos.. ia ter que segurar só com o anelar e polegar no guidão.. Mesmo segurando com 3 dedos e freando com um ainda assim cheguei com a mão muito dolorida no final do E1..


Pode fechar o tópicoClap
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2014 as 18:58
Quem não consegue frear com um dedo apenas em qualquer freio hidráulico talvez precise disso pra fortalecer as mãos

"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
rafaelfael Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Mai 2014
natal-rn
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelfael Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2014 as 17:28
Isso e de gosto 

outro dia no meu grupo tinha um cara com ele mirado pro ceu --' 
Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2014 as 13:17
ajustei aqui as manoplas de freio e aproveitei pra ajustar as de cambio tb.. Quanto às do câmbio, existe alguma inclinação máxima que podem ficar? O que vi que era mais confortável dado o novo posicionamento ficou bem inclinado, conforme abaixo..!







Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2014 as 13:20
tentando upload das fotos de novo..







Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2014 as 21:55

Eu ajusto para que os braços mantenham o pulso na mesma direção, uma reta inclinada, com o pulso nem pra cima e nem pra baixo, não força nada. Já a manete seguro assim: dedão no punho, dedo indicador na marcha entre a manete e o punho (por dentro), os outros dois na manete para frear e o dedinho no punho. Já é automático segurar assim. Na moto, dedão no acelerador, dedo indicador e o do lado na manete de freio e os outros dois de fora no acelerador. Segurando assim na bike, consigo trocar marchas e ao mesmo tempo frear se necessário.

abraços.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 09:58
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:


Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:


Originalmente postado por se7en se7en escreveu:

Na verdade não existe uma posição certa ou errada.  A posição que fica mais confortável pra você pode não agradar ao outro ciclista.  Por essa razão acredito tal ajuste vai de ciclista para ciclista, não existindo um padrão ideal.

Wink


Concordo em partes, varia para cada indivíduo, mas não há limites e algumas regulagens tornam-se quase universal, exemplo: inclinação a 45º. Quanto a distância das extremidades varia conforme o tipo do freio e conforme a biotipo do biker. Já usei freio hidráulico que não senti segurança em frear apenas com um dedo.


Aí talvez seja uma questão de qualidade do freio..

Em qualquer freio hidráulico mais moderno é completamente possível frear somente com um dedo, mesmo no DH. Claro, se o freio estiver "normal", sem nenhum problema na pastilha, ar, ou coisa assim. E desde que se coloque a força desse dedo no lugar certo, que seria na "ponta" do manete, onde tem uma espécie de encaixe pro dedo.

Tenho o avid elixir 1 e elixir 5, e ambos são muito parecidos, e uso somente um dedo pra frear seja no XC, AM ou no DH. 

Por isso que eu digo, as vezes com o manete colado na manopla, você não consegue pegar o freio no ponto de maior alavanca, que seria quase na ponta do manete. Aí acaba usando dois dedos pois não consegue alcançar com o indicador no ponto "certo", quando poderia tranquilamente usar um dedo só. Outra coisa que pode atrapalhar é a distância do manete no guidão. Ele deve ficar de uma forma que você estenda o dedo indicador e o manete encaixe na primeira "dobra" do dedo, sem ter que girar a mão na manopla pra alcançar.
Repetindo novamente, se o manete estiver colado na manopla, não é possível deixar nessa posição pois além de apertar o manete no meio, você vai acabar esmagando os outros dedos debaixo do manete mesmo com um mínimo acionamento.

Mais uma vantagem de se usar só um dedo que eu percebi na prática: sábado treinando pro Brasil Enduro Series caí e machuquei o mindinho, a ponto de não conseguir dobrá-lo. Imagina se eu tivesse "acostumado" a frear com dois dedos.. ia ter que segurar só com o anelar e polegar no guidão.. Mesmo segurando com 3 dedos e freando com um ainda assim cheguei com a mão muito dolorida no final do E1..



Pode fechar o tópicoClap


Cara, freio com um dedo meus vbreaks. Bem reguladinhos com manetes Deore, freiam uma beleza, nem preciso fazer força.
Voltar ao Topo
gleidsondg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gleidsondg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 10:32
Somos 2
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 10:34
pois é, mais uma prova de que, na minha opinião, manete colado na manopla e usar dois dedos pra frear é errado.
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 11:15
Meus rapidfire obrigatoriamente me forçam a afastar os manetes das manoplas, pois a alavanca de descer a marcha não dá curso suficiente pra dar o click, se estiver colado na manopla.

Os rapidfire são Alivio 8 velocidades, esse curso longo da alavanca de descer a marcha é normal ou fica assim devido à algum desgaste? Existe alguma regulagem que determina quando que o click deve ser acionado, tipo, encurtar o curso das alavancas?

Editado por nanito - 23 Mai 2014 as 11:15
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 12:10
Em resumo, a maneira certa de usar os manetes:

1- colocar quantos dedos achar necessário no manete;

2- pressoná-los;

LOL
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 12:16
Bom... mas em guidão reto e curto + gripshift e bar end, não tem muito o que fazer, até porque a manete já fica instalada antes.  
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
BERNARDI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2013
campinas
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BERNARDI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 12:33
...pra mim o melhor é deixar uma composição que dê para acionar os freios, trocar as marchas e acionar a suspa sem deslocar a mão, tudo ao alcance do polegar e indicador.




pedalamanha.blogspot.com.br
spz stumpjump expert carbon HT
Trek Madone 5.2
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2014 as 13:43
Já vi SPZ Epic S-works na vitrine com manete colado na luva...E NA HORIZONTAL!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
esteves Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Dez 2013
birigui
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar esteves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2014 as 08:02
amanha estara vindo um profissional de bikefit de rio preto fazer seu trabalho aqui onde moro... 
vou postar depois o que ele fala sobre.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2014 as 16:05
Errado eu não diria, mas posso falar da minha experiencia. Uso v-break e estava acostumado a freiar com tres dedos, desde criança. Quando afastei um pouco os manetes e comecei a usar dois dedos foi estranho, quase desisti. Com o tempo acostumei e não volto para os tres dedos não, dois dedos é mais conforto nas descidas.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 07:51
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Bom... mas em guidão reto e curto + gripshift e bar end, não tem muito o que fazer, até porque a manete já fica instalada antes.  

tenho visto atualmente nas bikes, principalmente 29 que tem rodas maiores e precisam mais alavanca pra virar, guidões de 680mm pra mais. Já vi guidão flat pra XC de 720mm, deve ter até maiores. E depois de usar um guidão largo, não tem como voltar pro guidão estreito, controlar a bike com um guidão pequeno é muito mais difícil. Talvez fosse o caso de tentar um guidão 700 ou maior, pois além de poder ajustar melhor os manetes, vai aumentar assustadoramente o seu controle da bike e depois vai ficar pensando "por que não mudei antes".
O gripshift é até melhor pra ajustar pois dá pra deixar o manete de freio em qualquer posição sem se preocupar com o ajuste do passador.

ps: esse negócio de "guidão na largura do ombro" é a maior balela que já ouvi sobre bike fit, eu sou um cara pequeno e uso guidão 790mm no AM, 730mm no XC e BMX, e não volto de jeito nenhum pra algo menor que isso. Sim, guidão estreito é mais leve, mas se for fazer qualquer coisa além de tirar foto da bike pra postar ou deixar ela na vitrine, um guidão largo vai ser melhor.

Originalmente postado por BERNARDI BERNARDI escreveu:

...pra mim o melhor é deixar uma composição que dê para acionar os freios, trocar as marchas e acionar a suspa sem deslocar a mão, tudo ao alcance do polegar e indicador.


não precisa estar com o manete de freio colado pra alcançar as marchas. mas pelo menos você tem freios com o manete curto, então dá pra acionar com um dedo tranquilamente e não atrapalha tanto mesmo com ele colado na manopla. Mesmo assim tente afastar 1cm o freio do manete, acredito que vai melhorar bastante a ergonomia, sem perder o alcance da alavanca de marchas. Se você alcança a trava da suspa ali sem tirar a mão da manopla, vai alcançar as marchas tranquilamente mesmo afastando o manete..


no mais, continuo com a idéia que mecânicos incompetentes acostumaram as pessoas a andarem com o manete na posição errada e a grande maioria acha que isso é o certo porque veio assim na bike..


Editado por TheLittle - 16 Jun 2014 as 07:55
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 12:47
The Little, estive pensando nessa questão do tamanho do guidão nesses últimos dias, pois o que percebo é que a posição do manete também tem relação com o uso que se faz do guidão.  E sempre que olho pra minha caloicross pendurada na parede eu me lembro, é muito bom andar com um guidão largo em situações de pista difícil.  Bem melhor para manter o controle.
Acho que ao falar do guidão vc tocou num ponto bem importante dessa questão.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 16:29
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


tenho visto atualmente nas bikes, principalmente 29 que tem rodas maiores e precisam mais alavanca pra virar, guidões de 680mm pra mais. Já vi guidão flat pra XC de 720mm, deve ter até maiores. E depois de usar um guidão largo, não tem como voltar pro guidão estreito, controlar a bike com um guidão pequeno é muito mais difícil. Talvez fosse o caso de tentar um guidão 700 ou maior, pois além de poder ajustar melhor os manetes, vai aumentar assustadoramente o seu controle da bike e depois vai ficar pensando "por que não mudei antes".
O gripshift é até melhor pra ajustar pois dá pra deixar o manete de freio em qualquer posição sem se preocupar com o ajuste do passador.

ps: esse negócio de "guidão na largura do ombro" é a maior balela que já ouvi sobre bike fit, eu sou um cara pequeno e uso guidão 790mm no AM, 730mm no XC e BMX, e não volto de jeito nenhum pra algo menor que isso. Sim, guidão estreito é mais leve, mas se for fazer qualquer coisa além de tirar foto da bike pra postar ou deixar ela na vitrine, um guidão largo vai ser melhor.

Sempre usei guidão de 580mm, guando migrei para 29 mudei para 640, 680 e 720 pra descobrir que prefiro guidão estreito. Vai do uso de cada um, eu divido entre 90% de XCM e 10% de XCO, e tenha certeza, nada como um guidãozinho para melhorar o conforto durante 2 horas de porrada nos braços. Estou usando um de 600mm pensando seriamente em cortar mais um pouco. Não desprezo o maior controle que um guidão largo proporciona, mas esse negócio de maior é melhor, pra mim não cola, melhor é ter controle e conforto.

Outra coisa, guidão na largura do ombro não tem relação nenhuma com MTB, isso vale para road e lá sim faz sentido, pois é geralmente o tamanho necessário para abrir o diafragma permitindo a maior oxigenação dos pulmões com o mínimo de perda aerodinâmica. Como no MTB  o controle é muito mais importante que a aerodinâmica, isso não é levado em conta.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 16:41
eu estava levando em consideração trilhas mais puxadas, simplesmente hoje não consigo fazer uma trilha sentido segurança usando menos de 680mm.
Mas se for um estradão ou uma trilha mais tranquila, mesmo que seja longo, aí dá pra fazer de guidão estreito mesmo.
Uma coisa que não entendi, por qual motivo o guidão estreito é mais confortável?

sobre a largura x ombro, já li em vários lugares recomendando também pra MTB essa relação do guidão e a largura do ombro.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 16:57
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Uma coisa que não entendi, por qual motivo o guidão estreito é mais confortável?

Imagine o guidão como sendo duas alavancas presas à direção, toda vez que a roda passa por um buraco ou qualquer imperfeição, parte do movimento é absorvido pelo pneu, parte pela suspensão e uma última parte movimenta "essas duas alavancas", tanto na vertical, quanto (principalmente) na horizontal, assim parte do movimento seu corpo absorve nas mãos, braços, ombros e até coluna.

Agora pense no comprimento das alavancas, quanto menor o comprimento, menor o movimento das extremidades (onde estão suas mãos), assim menor movimento (impacto) é absorvido pelo corpo.

É a mesma razão pela qual o comprimento maior facilita o controle, a alavanca maior exige maior movimento dos braços, o que torna mais fácil mensurar a força e consequentemente a bike "fica mais na mão".
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 17:01
O guidão estreito tende a ser mais confotável porque os braços mais fechados aumentam o ângulo de flexão da lombar, fazendo o biker ficar em posição mais ereta. Tem mais a ver com o posicionamento global do ciclista na bicicleta do que com a relação direta entre o comprimento do guidon e os braços e ombros.
Se é mais correto para controle, desempenho em downhill, uphill, xco, xcm, estrada... aí é outra questão.
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 17:26
Originalmente postado por LucianoBsB LucianoBsB escreveu:

O guidão estreito tende a ser mais confotável porque os braços mais fechados aumentam o ângulo de flexão da lombar, fazendo o biker ficar em posição mais ereta.

+/-

Isso aconteceria se comparar guidões de tamanho diferente com mesma angulação, mas se levar em conta que guidão maior, vai exigir mais abertura de braços, os braços ficarão mais em diagonal (o ombro não vai mudar de tamanho), logo o ângulo do guidão maior deverá ser maior também para compensar isso. Normalmente guidões de 580/600 mm tem 5º e 640/720 de 9 a 11 graus.

Então se comparar um guidão de 720 (com 11º) com outro de 600 (e 5º) a distância da base da coluna às extremidades do guidão onde as mãos tocarão, será praticamente a mesma e a coluna manterá praticamente a mesma inclinação.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2014 as 19:15
The Little, concordo com quase tudo, por isso mencionei o meu caso.
Só que você não pode jogar todas as situações no mesmo plano e dizer que X é melhor que Y, se as variáveis forem diferentes.
Pra DH, um All Montain bem agressivo, um guidão maior ajuda a corrigir os movimentos com maior suavidade e certamente precisão. Mas dizer que é melhor em todas as situações não é.

Imagina quem precisa se deslocar de bicicleta até uma estrada de terra ou trilha pra depois brincar, vai precisar do 1,5m regulamentar de distância na rua senão vai tombar batendo em poste na calçada e em retrovisor na rua. LOL E não estou falando nem de bicicletas que rodam com muita frequência no trânsito.  Pra quem roda muito tempo, quanto menor ele for menos desgaste trará. Wink

Com relação a largura do guidão, o Tiger está corretíssimo, e quem usa a mesma regra pra MTB só pode utiliza-la se usar a bicicleta 100% no asfalto, fora isso é desconhecimento e falta de bom senso. Shocked

Eu gosto de guidão reto e curto na minha 26" 580mm, já usei um rizer de 680mm e pra minha maneira de pedalar e controlar a bicicleta funciona melhor assim. Mas eu concordo plenamente com você com relação ao ajuste da alavanca com relação as manetes. Só que em certos casos não dá pra fazer assim conforme eu exemplifiquei. No meu caso, por conta do grip, como uso manetes de hastes longas, cabe certinho a alavanca apoiando a mão na manopla, e não no grip conforme muitas pessoas fazem. Mas quando eu usava alavancas curtas, eu tinha que ficar com 50% da mão no grip e 50% na manopla. Outra coisa, pro cara amassar os dedos que ficaram na manopla com a alavanca de freio, colando a mesma na borracha, é porque o freio não está corretamente regulado.

Abraço e parabéns pelo tópico.



Editado por FAB1000 - 16 Jun 2014 as 19:42
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 14:25
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Outra coisa, pro cara amassar os dedos que ficaram na manopla com a alavanca de freio, colando a mesma na borracha, é porque o freio não está corretamente regulado.

Abraço e parabéns pelo tópico.


Bom, eu uso regulado de uma maneira que o manete quase encosta na manopla quando puxo forte o freio. Ou seja, deixo a altura da alavanca mais baixa possível. Dessa forma, eu posso descer a trilha numa posição confortável com o indicador esticado sobre o manete o tempo todo, mesmo sem estar acionando o freio. Se o freio estivesse colado na manopla, com certeza  iria esmagar os outros dedos, pois não iria conseguir colocar o indicador na ponta do manete, mas no meio dele.

Isso acontece comigo na BMX inclusive. Como o guidão da BMX faz uma curva brusca não tem como deixar o manete muito afastado da manopla, e pra piorar não é aquele manete super curto próprio pra BMX, aí acaba pegando a ponta da manete no dedo médio. Se eu subir demais a regulagem de "reach" do manete fica ruim de alcançar ele como indicador. E não tem condição de frear com 2 dedos, quem já andou de bmx, com roda 20, sem suspensão e ainda com 90PSI no pneu sabe que a porra da é forte, então fora de cogitação segurar só com 3 dedos o guidão.

ps.: muita gente anda de bmx sem freio mas eu não acostumei, achei perigoso demais.


Editado por TheLittle - 17 Jun 2014 as 14:29
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 17:31
Eu utilizo a seguinte combinação: manete de freio SLX e manopla trocadores X0 (gripshift) e o grip já deixa a manopla afastada da manete do freio deixando o indicador na posição ideal para acionar os freios, mas já vi utilizarem o anelar para acionar o freio.


Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 5>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X