Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Remover Pedivela ponta Quadrada com Rosca Espanada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Remover Pedivela ponta Quadrada com Rosca Espanada

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Remover Pedivela ponta Quadrada com Rosca Espanada
    Postado: 05 Jan 2014 as 14:09
Olá,
como até hoje não foi criado o fórum de manutenção que eu vivo sugerindo e que ajudaria muita gente com problemas, além de facilitar a vida do povo a encontrar as respostas adequadas sem ter que revirar o fórum inteiro com informações, diferentes ou iguais para o mesmo assunto, espalhadas por todos os cantos, vou deixar meu problema aqui pra ver se alguém tem uma solução razoável para me ajudar.

Fui remover sexta a noite a pedivela Campagnolo de ponta quadrada da minha estradeira com a ferramenta adequada, e descobri que o lado das coroas estava com a rosca espanada.





Aí foi um tal de pesquisar minuciosamente o que tinha no fórum sobre o assunto sem nenhuma resposta adequada, e quando já virava meia noite apelei, conforme ia lendo em outros fóruns, desesperado com a situação, para a marreta, que não era a de borracha, mas sim a de 1kg que tenho em casa, enrolada com pano de chão tentando não fazer estragos, e nada de sair.

Talvez pela hora da madrugada que adentrava, eu tenha dosado a força, mas parei assim que o pedreiro destreinado aqui deixou a mesma acertar o corpo da pedivela Campagnolo, e rasgou o pano de chão deixando duas marcas.  Confused

Eu nunca tinha presenciado a geral na bicicleta em questão, logo não tinha ideia do problema antes de resolver fazer por conta própria o serviço, vai ver as porradas com o martelo de borracha que eu via ser aplicado em outras bicicletas com o mesmo problema também acontecia na minha sem eu saber. E garanto que não foi barbeiragem minha, já que o braço oposto eu retirei antes de reparar no problema do lado das coroas. Tentei usar fita de vedação na ferramenta de remoção, a fim de firmar a rosca, mas ao começar o procedimento de empurrar o central com a ferramenta, a fim de retirar a pedivela, esse ao invés de ficar rosqueado no lugar, começa a correr pra fora, mesmo com a fita.

Pesquisei as soluções pela internet e descobri duas que não sei se vão funcionar.

1ª opção - Usar uma ferramenta para refazer a rosca, TC-8, já que a mesma está lá, mas com bordas baixas. Só que não imagino quem possa tem essa ferramenta aqui na cidade, e nem sei que jogo de macho poderia utilizar com mesmo passo e diâmetro sem ter que consultar um gabarito que também não tenho.



http://www.ebay.com/itm/Bicycle-Research-Crank-Arm-Thread-Chaser-TC-8-/400632736906?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d47926c8a
 


Vi o procedimento ser feito no vídeo acima, mas quem garante que vai resolver para sempre?
E eu procuro uma solução definitiva.

2ª opção - Utilizar um saca polia. Só que eu não tenho a menor ideia de que tamanho e formato adquirir para que eu mesmo possa remover a peça, com a devida proteção para não fazer mais cagada do que já fiz. Sem arriscar danificar meu quadro nem a pedivela.


Aos 7:15min mostra como funciona a ferramenta.

Remover com o martelo de borracha por enquanto está fora de cogitação, mas em último caso... Shocked
Bom, alguém tem como contribuir?

Desde já eu agradeço a ajuda,
Fabricio.


Editado por FAB1000 - 05 Jan 2014 as 14:56
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2014 as 17:57
Fab,

Deixa no Chico da Road Cycle.

Ele vai ter uma solução, não fica marretando a Pinarello.

Quando uma manutenção simples foge do controle é melhor colocar na mão de um profissional, ele vê esses casos todos os dias, sabe o que vai funcionar o que não vai.


Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 12:34
Bom, como mais ninguém se pronunciou, segui tua sugestão e fui em busca dos "profissionais".

Passei primeiro no Afonso, ali na Paulo de Frontin, que fica perto de casa e recebi a seguinte resposta:

- Só na marreta Fabricio.
- Você está falando no martelo de borracha né?
- Não... é na marreta mesmo! Confused

Pensei... pô... o Chico é bagunceiro, enrolado, e coisa e tal, mas lida com bicicletas caras todos os dias, então deve ter uma solução técnica e mais razoável.

Quando cheguei lá, comecei a explicar a situação, enquanto ele cortava os raios de uma roda Shimano, e me falou que o único toque especial que poderia dar seria esse:



Ainda falei das soluções que eu tinha pesquisado acima, da Park Tool e do saca polia, e ele me respondeu:
- Esse lance aí da rosca, só sei se mandar fazer uma ferramenta nova em um torneiro, mas aí vai mudar a rosca. E o saca rolamento, pode até dar certo, mas que tamanho usar?
Me falou que só na marreta de borracha, pelo menos falou borracha, e que só teria tempo de pegar nisso semana que vem pois está com muita coisa atrasado do final de semana. E ainda seria no esquema, deixa ela aqui que uma hora eu olho pra ela e ela olha pra mim, então uma hora eu vou ver. Cry

Bom... será que é isso mesmo que os mecânicos da cidade tem como opção pra usar, uma marreta?
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 13:04
Fabrício, uma coisa é fato. A rosca do pedivela já era então você perdeu o pedivela ou  vai ter que refazer a rosca dele pra continuar a usá-lo.

A dica do extrator é a melhor mas vai ter que fazer uma adaptação.
Poderia tentar tb algum extrator vibratório ou no último caso um sacador de rolamento automotivo parecido com esse aqui. O cilindro desliza na haste.


Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 13:45
Fab, leva numa oficina mecânica de CARROS e veja se eles tem o saca-polias ou saca-rolamentos. Ou numa autopeças. Assim vc pode medir e verificar qual vai precisar. Nesses locais você consegue alguma variedade.

Se pretende continuar a usar esse pedivela, mesmo com a rosca espanada, vai precisar dessa ferramenta para futuras remoções, então é um investimento a ser cogitado.

Se eu precisasse apenas remover, com muito cuidado colocaria alguns calços de madeira ou metal entre o pedivela e o quadro e faria alavanca com uma chave de fenda mais parruda. Força um pouco, gira o braço do pedivela uns 45º, força mais um pouco, gira outro tanto e assim vai. Não sei se dá certo, não me responsabilizo se der errado, é apenas minha sugestão. Se for pra partir para a marreta, tentaria isso antes, sempre com muito cuidado para não danificar o quadro.
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 14:02
Fab tem um cara aqui na minha cidade e sempre que acontece isso com alguns pedivelas aqui na cidade mandam pra ele...

Ele tem vários tamanhos de saca pedivela...

Minha sugestão se você pegar o seu saca pedivela e levar num torneiro para ele fazer um com o diâmetro um pouco maior... 

Foi isso que o meu mecânico mandou fazer, ele tem um saca pedivela com o diâmetro maior que os normais para esses casos...

Acho que seria a solução mais barata e que não vai estragar o seu pedivela...
Voltar ao Topo
blaugusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Rio Claro
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar blaugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 14:07
É, tem jeito não, é na marreta mesmo.

Apoie um pedaço de madeira e pau nela.
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 14:33
Espirra wd-40, espera um tempo e tenta os procedimentos acima, pode ajudar.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 14:40
Eu tinha um em minha antiga híbrida e espanou por cavalice minha o lado da coroa, pra sacá-lo quando precisei depois disto eu tirava o parafuso do central, espirrava um desengripante qualquer e ficava pedalando em minha rua forçando até ele soltar, na minha funcionava, só não vai ir pra longe ou pedalar em subida pois pode sair de uma vez e ele ou voce cair.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 14:54
Não precisa bater, é só refazer a rosca e mandar fazer uma chave para sacar (um bom torneiro faz de boa as 2 coisas).
Mas isto só se a peça valer a pena, caso contrário é mais barato comprar um novo.
De outra forma só ví sacar nestes casos com pancada mesmo, mas se seu quadro for de carbono esta opção é bem perigosa mas é o único modo que conheço. 
Se existem outra ferramenta para este fim nas condições que disse eu desconheço, tem alguns extratores dos posts a cima que podem resolver ou danificar de vez o pedivela.
Uma outra ideia (nunca testei) é se ainda pegar um pouco de rosca é utilizar um trava roscas forte e tentar depois de 24 horas após a cura. 

At.
Voltar ao Topo
Lincolnfd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2012
Volta Redonda
Offline
Mensagens:709
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Lincolnfd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 14:59
aqueça a pedivela. Com o calor o braço de alumínio irá se expandir (e o furo tb), facilitando a remoção. Já vi um mecânico fazer isso e ajudou (depois de aquecer ele deu umas marteladas). Ele usou um soprador térmico e ficou td perfeito.
Lincoln
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 15:00
Originalmente postado por dts dts escreveu:


Uma outra ideia (nunca testei) é se ainda pegar um pouco de rosca é utilizar um trava roscas forte e tentar depois de 24 horas após a cura. 

Mas tem que ser o trava rosca para roscas fudidas, que tem cura aeróbica, os normais não secam expostos ao ar a ponto de permitir aplicação de força. Outra opção é meter Araldite e aparafusar o sacador, deixa secar (um ou dois dias) e volta para fazer o serviço. E nem fica tão difícil de retirar o sacador do pedivela depois. Já fiz os dois métodos e funcionou.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 15:07
O Paulo, RaulRock, questionou o porque de não usar a marreta. Mas eu acho que esses profissionais que veem costumeiramente esse tipo de problema já deveriam estar utilizando algo menos rude e agressivo do que ficar dando porrada com madeira e marreta. Por isso eu fiquei espantado com as respostas de prima dos mecânicos que consultei.

As dicas de ir em oficinas mecânicas eu já tinha lido quando criei o tópico, mas achei melhor vir aqui primeiro, e ir nos profissionais de bicicleta antes de apelar para esse tipo de solução. Mas parece que em último caso vou acabar tentando isso, pois não acho que seja necessário recorrer a tal ogrice.

O lance com chave de fenda e toco de madeira eu tentei naquela madruga Alessandro, mas ou bati fraco demais, já tomando esporro da namorada pelo barulho no AP, ou não fiz a alavanca com o comprimento correto. LOL

Soltar o parafuso e andar até a peça cair também está fora de questão. Pode rolar dois acidentes, com a peça e comigo. Wink

Clayton, a idéia é ótima pois a rosca está lá, só que não com as cristas como antes. Pode ser que uma ferramenta com menor interferência, sendo mais justa, consiga remover. Mas para isso eu precisaria também da ferramenta que levantei aí em cima da ParkTool para "limpar" os trilhos e aprofundar os mesmos, ou usar um macho com mesmo passo/diâmetro.

O Pacheco me mandou umas fotos agora de umas ferramentas usadas para remover os Campagnolo novos, que se assemelha muito com o princípio do saca polia.



Acho que algo assim, mesmo que não feita especificamente para o meio ciclístico já deveria estar disponível na mão de qualquer mecânico mais técnico, para que a ferramenta dos irmãos Mário fosse menos utilizada, apesar de mais simples e prática. Dead

Como eu não pretendo me desfazer da peça, só trocar temporariamente para um triplo, procuro uma solução que possa ser aplicada novamente e até pensei em adquirir um saca polias, mas como você mesmo frisou Alessandro, só indo na oficina, ou levando a pedivela já removida nas lojas de ferragens, para descobrir que comprimento funciona ou não.

Conversando com o Pacheco agora pouco, pensei até em usar aquela vareta mágica para solda em alumínio, preenchendo o espaço das roscas e depois usar um macho para refazer a mesma, como no procedimento mostrado com a ferramenta da Park Tool. Acho que assim resolve-se o problema em definitivo.

Klhada, já gastou sua varinha mágica?

Valeu pelas dicas e conselhos até o momento pessoal, muito obrigado pelo tempo desprendido.


Editado por FAB1000 - 06 Jan 2014 as 15:23
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 15:20
Qualquer ferramenta macho só vai funcionar se os primeiros fios de rosca estiverem quebrados ou espanados e ainda existir rosca integra (+ de 4 fios) em algum ponto acessível pelo sacador.
Caso contrário não tem mágica pois o macho não pode abrir rosca integra se não existir material firme suficiente.
Uma dica a todos que usam sacadores, sempre rosqueiem a ferramenta o máximo possível (+ que 4 fios de rosca) antes de sacar o pedivela.
Isto evita este tipo de problema que é certamente complicado.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 15:46
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:


Uma outra ideia (nunca testei) é se ainda pegar um pouco de rosca é utilizar um trava roscas forte e tentar depois de 24 horas após a cura. 

Mas tem que ser o trava rosca para roscas fudidas, que tem cura aeróbica, os normais não secam expostos ao ar a ponto de permitir aplicação de força. Outra opção é meter Araldite e aparafusar o sacador, deixa secar (um ou dois dias) e volta para fazer o serviço. E nem fica tão difícil de retirar o sacador do pedivela depois. Já fiz os dois métodos e funcionou.

Paulo,
o araldite fica lá na pedivela depois de retirada a ferramenta, gerando uma nova crista de rosca sendo passível de ser usada novamente, ou fode tudo de vez? Isso me interessou.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 15:51
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Paulo,
o araldite fica lá na pedivela depois de retirada a ferramenta, gerando uma nova crista de rosca sendo passível de ser usada novamente, ou fode tudo de vez? Isso me interessou.

O Araldite sai totalmente, ele descola com alguma facilidade. Só serve mesmo para segurar o suficiente para dar o torque para remover o braço do pedivela.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 15:59
Então, parece que vale a tentativa para remover a peça, antes de apelar para as atitudes extremas. LOL

Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 16:04
Espelho espelho meu, que tamanho resolve... LOL


Voltar ao Topo
Ceriolli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Nov 2013
Palmas/TO
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ceriolli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 17:29
Compra um extrator de pivô, deve ser a alternativa mais barata e segura para esse tipo de situação.
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/423/1/488/extrator-do-terminal-de-direcao

Agora sobre a extração na base da marreta, tem dois grandes problemas em se usar esse método:
1º empena a coroa, e muito.
2º pode empenar o quadro.
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 17:37
se for do lado das coroas recomendo pegar um saca polia de 3 garras,grande o suficiente para agarrar o pedevela.para puxa coloque sem apertar o parafuso do pedevela somente para servir de apoio do parafuso da ferramenta.
com isso com certeza vvc ainda podera continuar usando o mesmo pedevela pois ja tera ferramenta de remoção.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 17:47
Atualizando...
Vim da oficina mecânica aqui na rua agora e... nada. Unhappy
Testamos 3 saca rolamento diferentes, com 2,3 e 4 garras mas nada deu certo.

O de 2 braços era curto demais e não alcançava o central. Nem usando o parafuso da pedivela como apoio. Talvez se fosse mais comprido funcionasse melhor.

O de 3 encaixava bem os braços e apesar do eixo fino, usamos a ponta da ferramenta correta, que na minha peça é removível do resto do corpo, para não danificar a rosca do central onde entra o parafuso, mas como o eixo da peça não centrava com o eixo do central, elas não foram feitas para serem usadas assim, ela não firmava e escorregavam as garras por trás.

O de 4 encaixava com dificuldade pois as garras eram muito grossas, e apesar do comprimento correto e da cabeça do eixo arredondada, que não danificava a rosca do central, tinha dificuldades de se firmar aos braços da pedivela por ter as garras muito grossas e pouco móveis. Nessa hora, escapou uma vez e a peça ganhou mais uma marca de guerra. Shocked

Ia ser tentado também um modelo circular, dividido e aparafusado no meio, mas depois de desaparafusado e tentado ser montado novamente por trás da pedivela, descobriu-se que era grosso demais para ficar entre as duas peças. Ouch

Aí o dono da oficina já puto com a situação, LOL, apesar da extrema boa vontade pois a oficina está fechada para férias coletivas, foi até o quadro de ferramentas e trouxe a chave de fenda que o Alessandro propôs, com braço tão comprido quanto a minha tíbia e tão larga quanto braço de modelo LOL, dizendo que com aquilo ia retirar a pedivela. Falei pra tomar cuidado pois já tinha tentado algo parecido, e ele brincou dizendo que se eu não estivesse do lado vendo o serviço, já tinha tirado a pedivela, independente do estado final.  Confused
Encaixou dois toquinhos, fez força, fez força e ... escapou a chave, gerando mais uma marquinha. Aí de comum acordo desistimos.

Certamente deve ter algum conjunto de quantidade de braços x comprimento dos mesmos que funcione bem para a minha peça, mas as 4 que testamos não deu certo, sem arriscar danificar nada.


Editado por FAB1000 - 06 Jan 2014 as 17:54
Voltar ao Topo
blaugusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Rio Claro
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blaugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 18:57
Não existe a hipótese de fazer uma "rosca mais grossa" e uma nova ferramenta para este pé de vela?

Penso que esta seja a solução menos agressiva.
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 22:12
tente colocar um calço(de madeira resistente ou ferro) pegue uma chapa de uns 3mm ou pouco mais q vc saiba que é MUITO resistente e não enverga. ai vc faz alavanca, acabei de tirar milha pedivela desse jeito. e cuidado para nao escapulir.
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2014 as 22:20
usei uma de 17cm por 1,7cm de largura por 3mm de espessura.Eu aqueci antes também(meu quadro é de aluminio) e jodei lubrificante umas meia hora antes.
Mas só faça isso se vc quiser, nao dou garantia de dar certo. E muito cuidado. Sorte ai.Thumbs Up
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 09:36
Uma vez ajudei um amigo a fazer um colocador de rolamentos para uma maquina, metiamos uma corrente de mil amperes pelo eixo até fazer ele ficar vermelho, o rolamento entrava deslizando e depois de esfriar nao saia de jeito nenhum....
Eu aqueceria o eixo do central de alguma maneira, ou a propria haste do pedivela. Se a bike nao for de plastico acho que nao tem problema...
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 15:01
Um mecânico amigo vai passar em casa na 5a feira para dar uma olhada. Ele me disse que tem ferramental para tentar retirar a peça sem precisar dar porrada, agora vou esperar pra ver.

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda até o momento.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 16:55
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

metiamos uma corrente de mil amperes pelo eixo até fazer ele ficar vermelho 


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 17:04
LOL
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 17:15
Voodoo, esse foto aí é de antes de aplicar a corrente quando ele ainda estava frio.



Essa é a foto na situação da qual o RaulRockSeixas falava.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 17:25
Na verdade era um transformador de 1000 A com 1V, 1000W apenas. Aquele era ideal para fazer esse serviço, ia deixar esse central campagnolo brilhando hehhehe
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 23:04
Tive o mesmo problema e foi retirada pelo mecânico na base da marreta de borracha
Estranhamente também do lado da coroa.

Desconfiei que a causa era a forma de colocar a bike no trasbike. O Pedivela bate em um dos canos. Já tentei colocar a bike em outra posição, mas não funcionou bem.

Lendo o tópico acho que foi mesmo.manutenção mal feita. Fica a pergunta de novato: toda revisão o pedivela deve ser desmontado ou só em caso de defeito?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2014 as 23:35
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Atualizando...
Vim da oficina mecânica aqui na rua agora e... nada. Unhappy
Testamos 3 saca rolamento diferentes, com 2,3 e 4 garras mas nada deu certo.

O de 2 braços era curto demais e não alcançava o central. Nem usando o parafuso da pedivela como apoio. Talvez se fosse mais comprido funcionasse melhor.

O de 3 encaixava bem os braços e apesar do eixo fino, usamos a ponta da ferramenta correta, que na minha peça é removível do resto do corpo, para não danificar a rosca do central onde entra o parafuso, mas como o eixo da peça não centrava com o eixo do central, elas não foram feitas para serem usadas assim, ela não firmava e escorregavam as garras por trás.

O de 4 encaixava com dificuldade pois as garras eram muito grossas, e apesar do comprimento correto e da cabeça do eixo arredondada, que não danificava a rosca do central, tinha dificuldades de se firmar aos braços da pedivela por ter as garras muito grossas e pouco móveis. Nessa hora, escapou uma vez e a peça ganhou mais uma marca de guerra. Shocked

Ia ser tentado também um modelo circular, dividido e aparafusado no meio, mas depois de desaparafusado e tentado ser montado novamente por trás da pedivela, descobriu-se que era grosso demais para ficar entre as duas peças. Ouch

Aí o dono da oficina já puto com a situação, LOL, apesar da extrema boa vontade pois a oficina está fechada para férias coletivas, foi até o quadro de ferramentas e trouxe a chave de fenda que o Alessandro propôs, com braço tão comprido quanto a minha tíbia e tão larga quanto braço de modelo LOL, dizendo que com aquilo ia retirar a pedivela. Falei pra tomar cuidado pois já tinha tentado algo parecido, e ele brincou dizendo que se eu não estivesse do lado vendo o serviço, já tinha tirado a pedivela, independente do estado final.  Confused
Encaixou dois toquinhos, fez força, fez força e ... escapou a chave, gerando mais uma marquinha. Aí de comum acordo desistimos.

Certamente deve ter algum conjunto de quantidade de braços x comprimento dos mesmos que funcione bem para a minha peça, mas as 4 que testamos não deu certo, sem arriscar danificar nada.


talvez fosse o caso de amarrar os braços para evitar que escapassem.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2014 as 20:55
Bom, saiu.
Mas foi na pancada mesmo, não teve jeito... Cry

O Wanderley esteve aqui em casa e trouxe todo o arsenal dele, já que não está mais na 3Shop e sim atendendo a domicílio. Teve outras propostas, inclusive pra loja da marca de um certo comedor de bife pedala, mas está feliz assim, já que sua clientela, desde a época em que trabalhava na loja da Pinarello, do Mino, continua fiel.
 
Tentou duas ferramentas diferentes, mas só os últimos fios é que firmavam a rosca em uma delas e não teve outro jeito, saiu, com muito dificuldade. Ele deixou o parafuso que fixa a pedivela ao central um pouco para fora, e batendo nas costas da pedivela, na região central, e não nos braços, contra um grande toco de madeira que tinha aqui no prédio, onde a peça foi apoiada, teve espaço para que a peça fosse solta. Foi batendo nos diferentes pontos de saída do centro para os braços, com uma barra de aço com ponta abaulada e a marreta. Ganhou algumas marcas na parte de dentro, mas muito menos do que as aparentes, que foram feitas nos outros processos.

Agora é levar a pedivela no meu antigo trabalho para ver o que podem fazer pela peça, já que lá tem mecânico e ferramental especializado para a recuperação da rosca. Resolvendo a situação da rosca no LTS, eu trago a solução para a peça.

Voltando ao problema, me falou, assim como os outros mecânicos consultados, que isso é razoavelmente comum de acontecer, espanar rosca, e que é assim que retiram mesmo. Falei do saca rolamento como solução técnica, mas ele disse que para cada tipo de pedivela/braço teria que ser feita uma adaptação específica pois alguns são de 4, outros de 5, e tem ainda os de 5 com um escondido. Eu concordei em partes porque eu vi o quanto complicado foi pra testar os 4 modelos diferentes que testei com o dono da oficina, mas alguma coisa pode ser pensada com mais racionalidade do que simplesmente descer o martelo.

Só deixei ele dar as porradas porque eu confio e sei que ele não ia fazer merda.
Mas se ele não tivesse vindo aqui, teria partido para o trava rosca e depois pro araldite.

A Pinarello está intacta, não tomou nenhuma marretada, rsrsrs, e agora de pedivela novo, um Xenon Compacto que comprei em setembro na Hungria pelo ebay e só chegou essa semana. Parece até que foi combinado. rsrsrs

O central italiano que comprei pra trocar na VerticalBike de SP, já que o meu apresentava uma mínima folga, era na verdade inglês, Angry, mesmo eu perguntando antecipadamente, por isso nem conferi quando chegou ontem. Só não fudeu mais ainda a minha vida porque o Wanderley trocou os copos do antigo pelo novo, já que as roscas do central estava intactas, e agora tenho um central inglês usado, com pouca folga, para montar uma 5a bicicleta com essa pedivela tradicional. kkkkk

Gostaria de agradecer a todos pela ajuda e dicas valiosas durante o processo. Espero que esse tópico possa ajudar a outros colegas que venham a ter o mesmo problema que eu tive.
Muito obrigado,
Fabricio.


Editado por FAB1000 - 09 Jan 2014 as 20:58
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 10:37
Desenterrando...

Estou com esse mesmo problema! Dead

Já tentei marretar com um pedaço de ferro, como o seu mecânico conseguiu... Mas nem assim saiu... Parece que o eixo está soldado ao braço do pedivela! LOL 
Poser ser o salito, já que moro em praia.

Deixei numa oficina hoje, para ver se os caras têm uma marreta mais potente! LOL
Complicado que estou sem grana para comprar outro pedivela. Não queria perder esse...

Mais tarde posto o resultado! Smile


Editado por Ramai - 15 Jul 2016 as 10:46
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 12:25
ja ouvi falar que tirando as porcas e dando um role ele solta sozinho.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 14:20
Originalmente postado por misera misera escreveu:

ja ouvi falar que tirando as porcas e dando um role ele solta sozinho.

Obrigado pela sugestão, misera.
Mas os caras conseguiram tirar, após MUITO MUITO sufoco! kkkkkkkkk
Utilizaram uma morsa + marretada mesmo.

No entanto, não daria certo comigo isso de tirar o parafuso e sair andando, porque o central estava todo ferrado e enferrujado (restou apenas o eixo de ferro grudado no pedivela),  visto que esse central que vem na Gonew é MUITO ruim mesmo, é tanto que aquela rosca do central que vai do lado esquerdo do quadro é de plástico, acredita?? E também moro em praia... Mesmo lavando a bike direto, enferrujou até o rolamento! Dead

Comprei outro central, espero que dure mais...

Abs!
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 15:00
Como assim ? A bacia onde vão os rolamentos é de plastico ?
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 16:26
Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

...restou apenas o eixo de ferro grudado no pedivela...


Se estava apenas o eixo grudado no pedivela solto da bike, porque não usou uma prensa hidráulica para retirar?
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 16:45
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Como assim ? A bacia onde vão os rolamentos é de plastico ?

Não, não. A  bacia + rolamentos estavam enferrujando. O que é de plástico é aquela peça do movimento central que vamos enroscando na própria rosca do lado esquerdo do quadro.
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 20:21
Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Como assim ? A bacia onde vão os rolamentos é de plastico ?

Não, não. A  bacia + rolamentos estavam enferrujando. O que é de plástico é aquela peça do movimento central que vamos enroscando na própria rosca do lado esquerdo do quadro.


Essa peça geralmente é é feita de plástico mesmo, ela tem 2 funções, a primeira é tampar o buraco e a segunda é dar um apoio ao lado esquerdo do movimento central....  Porque o lado direito é que segura mesmo o movimento central.... A grande vantagem dela ser de plástico é que ela não se funde o quadro... Eu já perdi um quadro de aço cromoly porque o movimento central ficou colado(solda fria) e não teve santo e nem macumba que arranca-se a peça do quadro.... Nem chamando todos os demônios do universo o treco saiu.....AngryDead...
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X