Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida: Bicicleta GT Karakoram Comp 2014
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida: Bicicleta GT Karakoram Comp 2014

 Responder Página  <1 5960616263 67>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2015 as 10:59
Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Galera, uma dúvida, na verdade várias: Peguei uma GT Karakoram Sport recentemente em uma negociação, o quadro é no tamanho "S", que seria correspondente a qual tamanho normalmente? Eu já ando em uma outra 29 recém montada e na época que montei meu bike fit indicou o tamanho 17 para mim, tenho 1.75 de altura, porém tô achando esse quadro da GT muito pequeno, parecendo tamanho 15, sei lá... Outra coisa, o meu quadro não possui aquele triple triangle na traseira, atrás da entrada do canote, sabem se saiu alguma variação assim? Mais uma dúvida, essa bike veio com um Rock Shox XC 32 ar e óleo com trava, porém como disse, já tenho uma bike montada com uma Pro Shock Ultra TR, queria saber da opinião dos senhores, qual é melhor para eu ficar, pois minha intenção é tirar algumas peças da minha bike e passar para GT...

Grato a todos pelas respostas!

O quadro sem triple triangle é o quadro antigo P.

É um quadro menor que o triple triangle na distância do tup tube, sendo que até 2014 somente o tamanho P foi vendido sem o triple triangle (creio que justamente por problemas de adequação da geometria) na Karakoram Elite.

Especificam sempre como Small (Soiled).

Esse quadro sem triple é 16,5 na Timberline, mas é realmente muito pequeno.

A quadro M da GT Karakoram com triple é 18 ou 18,5 (já vi ambas as especificações), por isso que muitos reclamam que é um quadro grande para quem está acostumado aos 17 = M. Ainda assim, é extremamente confortável e ágil.

Lembrando que a geometria GT aumentou o ângulo de repouso do canote com aproximação da roda traseira, distanciamento da mesa e aumento do ângulo do top tube com relação ao garfo. Então, o melhor é pegar as especificações de quadro a quadro, pq não tem coisa parecida no mercado de bikes até 10 mil reais. 



Voltar ao Topo
edubrown Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2015
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edubrown Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2015 as 11:12
Entendi! 

Haveria alguma forma de compensar esse tamanho do quadro, deixando-o mais cômodo ao meu tamanho, como avanço de guidão e canote maiores ou só trocando o quadro mesmo? Não queria me desfazer dessa bicicleta, eu gostei muito da qualidade dela! 

E quanto a suspensão, qual seria melhor, a Rock Shox ou Pro Shock?
Voltar ao Topo
n_neri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2015
Dores de Campos
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar n_neri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2015 as 11:15
Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Entendi! 

Haveria alguma forma de compensar esse tamanho do quadro, deixando-o mais cômodo ao meu tamanho, como avanço de guidão e canote maiores ou só trocando o quadro mesmo? Não queria me desfazer dessa bicicleta, eu gostei muito da qualidade dela! 

E quanto a suspensão, qual seria melhor, a Rock Shox ou Pro Shock?


Talvez aumentando um pouco o tamanho da mesa. Quanto a suspensão, não consigo lhe ajudar
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2015 as 11:20
Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Entendi! 

Haveria alguma forma de compensar esse tamanho do quadro, deixando-o mais cômodo ao meu tamanho, como avanço de guidão e canote maiores ou só trocando o quadro mesmo? Não queria me desfazer dessa bicicleta, eu gostei muito da qualidade dela! 

E quanto a suspensão, qual seria melhor, a Rock Shox ou Pro Shock?

Confira o aumento do tamanho da mesa, já aviso que ela ficará bastante avançada para manter o conforto. Mas o problema maior é o limite do canote, porque se vc tiver cavalo alto a chance é grande de ultrapassar a linha se segurança, sob pena de trinca no quadro. 


Voltar ao Topo
edubrown Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2015
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edubrown Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2015 as 11:45
Mais essa mesa da GT já é bem curta por sinal, igual as de DH ou FR... Vou tentar pegar uma de 100 ou 120mm e um canote de 400mm...
Voltar ao Topo
edubrown Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2015
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edubrown Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 08:50
Esses freios Promax são bem ruins hein pessoal, fui sorteado com o tal problema do travamento da pinça traseira e ar na mangueira, vou resolver isso e passa-los para frente. No entanto, estou vendo algum substituto para eles, vou comprar já, estive olhando o Bengal Helix 7B, Avid DB1 e os Shimano de entrada, tudo na faixa entre 300 e 400. Me aconselham algum especial? Eu tô gostando muito do Bengal...
Voltar ao Topo
n_neri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2015
Dores de Campos
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar n_neri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 09:03
Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Esses freios Promax são bem ruins hein pessoal, fui sorteado com o tal problema do travamento da pinça traseira e ar na mangueira, vou resolver isso e passa-los para frente. No entanto, estou vendo algum substituto para eles, vou comprar já, estive olhando o Bengal Helix 7B, Avid DB1 e os Shimano de entrada, tudo na faixa entre 300 e 400. Me aconselham algum especial? Eu tô gostando muito do Bengal...


Shimano M355 é uma boa escolha e não usa óleo corrosivo como os promax
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 11:21
Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Esses freios Promax são bem ruins hein pessoal, fui sorteado com o tal problema do travamento da pinça traseira e ar na mangueira, vou resolver isso e passa-los para frente. No entanto, estou vendo algum substituto para eles, vou comprar já, estive olhando o Bengal Helix 7B, Avid DB1 e os Shimano de entrada, tudo na faixa entre 300 e 400. Me aconselham algum especial? Eu tô gostando muito do Bengal...


Como o amigo acima disse, eu reitero, vá de Shimano!!!
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 20:00
ME AJUDEM !! kkkk

Peguei a tal promoção da centauro e boletei uma Hans Rey M por R$3335,00.
Eu sei que ela é linda e que o preço normal dela era R$5100,00

O problema é que eu já tinha comprado uma Karakoram Comp na semana passada e paguei os R$2999,00 + 180 de frete.

Estou pensando em recusar o recebimento da karakoram para ela voltar ao remetente(espero que ao não ser aceito, ela volte). Aí eu cancelo as parcelas do cartão sem precisar pagar novo frete de 180 reais para a bicicleta voltar a loja que me vendeu.
-
O que os senhores acham?
Além da beleza, a Karakoram Hans Rey, os componentes que ela possui compensaria esse desgaste que eu terei cancelando a compra que fiz no alex ribeiro bikes e perdendo os 180 de frete (talvez 360 se eu tiver de pagar o retorno) ?

No fim das contas, a Hans Rey me sairia por 3335 + 180 (ou 360).
Uma Hans Rey por R$ 3515 (talvez 3695) COMPENSARIA?
Voltar ao Topo
dqmarson Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Fev 2015
RS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dqmarson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 23:50
Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Esses freios Promax são bem ruins hein pessoal, fui sorteado com o tal problema do travamento da pinça traseira e ar na mangueira, vou resolver isso e passa-los para frente. No entanto, estou vendo algum substituto para eles, vou comprar já, estive olhando o Bengal Helix 7B, Avid DB1 e os Shimano de entrada, tudo na faixa entre 300 e 400. Me aconselham algum especial? Eu tô gostando muito do Bengal...


Na minha karakoram comp colocquei um bengal hélix 6 (um que vem com logo da cannondale). Gostei muito mesmo! Otimo poder de frenagem e modulação. Em freiadas fortes seguro o bike tranquilamente com um só dedo. Muito bom mesmo! Nunca deu manutenção ou vazou óleo.
Pontos negativos: as manetes fazem barulho quando trepida (tem uma folga nas duas manetes que nem diminiui nem aumentou depois de 1500km). Acho eles feios (mas é gosto pessoal).

Quanto a usar dot4 ao invés de óleo mineral (shimano) acredito que esso é o que vai definir a escolha. Da um pesquisada sobre as características de cada sistema antes de decidir.. Os dois tem pros e contras... O que posso dizer é q para meu uso, prefiro sistemas com dot4 ou 5, óleo mineral nem pensar...
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 23:53
Não sei o que falam da Promax. O tal "vazamento sério" que ocorre na tampa do manete é nada além a ausência de torquímetro. É coisa muito simples de resolver. Falam do Dot (que se acha em qualquer esquina) ao ponto de dizerem que "corrói" o sistema. O freio shimano dá borra como de carro e ninguém comenta. Não sou fã de marca alguma, mas os freios dot e a Promax cumprem o que prometem pelo preço que custa. 
Voltar ao Topo
dqmarson Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Fev 2015
RS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dqmarson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 23:59
Originalmente postado por PASIN PASIN escreveu:

ME AJUDEM !! kkkk

Peguei a tal promoção da centauro e boletei uma Hans Rey M por R$3335,00.
Eu sei que ela é linda e que o preço normal dela era R$5100,00

O problema é que eu já tinha comprado uma Karakoram Comp na semana passada e paguei os R$2999,00 + 180 de frete.

Estou pensando em recusar o recebimento da karakoram para ela voltar ao remetente(espero que ao não ser aceito, ela volte). Aí eu cancelo as parcelas do cartão sem precisar pagar novo frete de 180 reais para a bicicleta voltar a loja que me vendeu.
-
O que os senhores acham?
Além da beleza, a Karakoram Hans Rey, os componentes que ela possui compensaria esse desgaste que eu terei cancelando a compra que fiz no alex ribeiro bikes e perdendo os 180 de frete (talvez 360 se eu tiver de pagar o retorno) ?

No fim das contas, a Hans Rey me sairia por 3335 + 180 (ou 360).
Uma Hans Rey por R$ 3515 (talvez 3695) COMPENSARIA?


Cara que dilema kkk
Mas serio, a suspensao e componentes crankbrothers com certeza valem a diferença na hans rey. De qualquer forma, se náo der p trocar, o preço q pagou na comp tb esta bom e é um ótima bike.
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 09:03
Já esgotou. 

De qualquer forma, a anulação de compra através do cartão não cola com a Centauro, pois essas lojas fazem confirmação "via audiência" e não só via sistema. Ou seja, o cancelamento do cartão imotivado pode dar uma grande dor de cabeça e um processo judicial nas costas.

O ideal é fazer a devolução simples do produto. 
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 15:01
Provavelmente você está certo.

Não foi na centauro que comprei por cartão. Consultei minha gerente e ele disse que apenas consigo cancelar o pagamento não tendo uma resposta da loja. Aí inicia-se um processo do cartão x loja que não quis cancelar. Mas é fácil ganhar.

Como comprei pela Internet, tenho 7 dias pra desistir da compra...
A loja está realmente indignada com o cancelamento pois terá de pagar frete para o retorno da bike. Por isso acredito que irá obrigar eu a pagar esse frete.

Então essa Hans Rey vira pra mim pelo seu preço + o custo de 180+180
Voltar ao Topo
guga.sjc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2015
SJC
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guga.sjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 15:12
Originalmente postado por PASIN PASIN escreveu:

Provavelmente você está certo.

Não foi na centauro que comprei por cartão. Consultei minha gerente e ele disse que apenas consigo cancelar o pagamento não tendo uma resposta da loja. Aí inicia-se um processo do cartão x loja que não quis cancelar. Mas é fácil ganhar.

Como comprei pela Internet, tenho 7 dias pra desistir da compra...
A loja está realmente indignada com o cancelamento pois terá de pagar frete para o retorno da bike. Por isso acredito que irá obrigar eu a pagar esse frete.

Então essa Hans Rey vira pra mim pelo seu preço + o custo de 180+180

Entre em contato com a loja o quanto antes. Caso eles não tenham enviado o produto, peça que não o façam e tente cancelar com eles. Se não conseguir, quando o produto chegar, não o abra. Filme, tenha testemunhas e todas conversas documentadas. Você poderá exercer o direito de arrependimento sem pagar nada, nem o frete de volta.
Cannondale Quick 4 - 2015
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 15:33
Por isso que falo que tudo deve tratado com a loja e não forçar um cancelamento via cartão de crédito. Esse tipo de cancelamento já é entendido pela jurisprudência como ato de má-fé do comprador quando não é comprovado o contato com a loja referente à devolução pela desistência. 
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 15:52
Entendi, mas não efetuei o cancelamento. Eu entrei em contato com o lojista por recomendação da minha gerente do banco.
Caso a loja não efetuei o cancelamento, ela irá dar sequência. Ela só me pediu para ter toda a conversa documentada e aguardar uma posição deles.
Voltar ao Topo
amdu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amdu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:19
Recebi minha Karakoram. Quanto aos freios, como nunca tive outra bike com freios hidraulicos, estou com dúvida quanto a qualidade e regulagem. O freio da frente parece estar mais "duro" que o traseiro. Pode ser regulagem errada?
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:26
Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Recebi minha Karakoram. Quanto aos freios, como nunca tive outra bike com freios hidraulicos, estou com dúvida quanto a qualidade e regulagem. O freio da frente parece estar mais "duro" que o traseiro. Pode ser regulagem errada?

Comum isso acontecer, devido ao transporte. Leve na Centauro e peça a sangria gratuita do freio traseiro. Parece que o traseiro está "borrachudo", como costumam falar, que é quando há ar no sistema do freio.

Uma "técnica" bastante eficaz também é pular a roda traseira da bike sem parar ao mesmo tempo em que vc segura o manete com força máxima. Pode parecer besteira, mas quem já passou por travamento de roda em trilha sabe que isso funciona.

Como a bike é nova, não custa nada agenda a sangria. 

Eu mesmo faço as sangrias das minhas bikes. É muito tranquilo tendo o equipamento. Em alguns casos, principalmente no DOT que possuem aquela tampa no manete, basta abrir a tampa e pressionar levemente o manete. Vc irá ver o ar saindo em bolhas até o freio ficar 100%.

Muitas bicicletarias falam que fazem sangria, mas na verdade apenas pulsam o ar dessa forma. Provavelmente é o que a centauro irá fazer também. 

Caso vc leve pra fazer a sangria, confira depois a pintura do quadro antes de receber o produto. O DOT é corrosivo e os caras vacilam na hora de fazer a sangria, muitas vezes.
Voltar ao Topo
amdu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amdu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:32
Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Recebi minha Karakoram. Quanto aos freios, como nunca tive outra bike com freios hidraulicos, estou com dúvida quanto a qualidade e regulagem. O freio da frente parece estar mais "duro" que o traseiro. Pode ser regulagem errada?


Comum isso acontecer, devido ao transporte. Leve na Centauro e peça a sangria gratuita do freio traseiro. Parece que o traseiro está "borrachudo", como costumam falar, que é quando há ar no sistema do freio.

Uma "técnica" bastante eficaz também é pular a roda traseira da bike sem parar ao mesmo tempo em que vc segura o manete com força máxima. Pode parecer besteira, mas quem já passou por travamento de roda em trilha sabe que isso funciona.

Como a bike é nova, não custa nada agenda a sangria. 

Eu mesmo faço as sangrias das minhas bikes. É muito tranquilo tendo o equipamento. Em alguns casos, principalmente no DOT que possuem aquela tampa no manete, basta abrir a tampa e pressionar levemente o manete. Vc irá ver o ar saindo em bolhas até o freio ficar 100%.

Muitas bicicletarias falam que fazem sangria, mas na verdade apenas pulsam o ar dessa forma. Provavelmente é o que a centauro irá fazer também. 

Caso vc leve pra fazer a sangria, confira depois a pintura do quadro antes de receber o produto. O DOT é corrosivo e os caras vacilam na hora de fazer a sangria, muitas vezes.


Po, será que eu levo na Centauro então? Quanto me cobrariam para fazer isso em uma bicicletaria? Não quero me incomodar hehhehe
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:37
Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Recebi minha Karakoram. Quanto aos freios, como nunca tive outra bike com freios hidraulicos, estou com dúvida quanto a qualidade e regulagem. O freio da frente parece estar mais "duro" que o traseiro. Pode ser regulagem errada?


Comum isso acontecer, devido ao transporte. Leve na Centauro e peça a sangria gratuita do freio traseiro. Parece que o traseiro está "borrachudo", como costumam falar, que é quando há ar no sistema do freio.

Uma "técnica" bastante eficaz também é pular a roda traseira da bike sem parar ao mesmo tempo em que vc segura o manete com força máxima. Pode parecer besteira, mas quem já passou por travamento de roda em trilha sabe que isso funciona.

Como a bike é nova, não custa nada agenda a sangria. 

Eu mesmo faço as sangrias das minhas bikes. É muito tranquilo tendo o equipamento. Em alguns casos, principalmente no DOT que possuem aquela tampa no manete, basta abrir a tampa e pressionar levemente o manete. Vc irá ver o ar saindo em bolhas até o freio ficar 100%.

Muitas bicicletarias falam que fazem sangria, mas na verdade apenas pulsam o ar dessa forma. Provavelmente é o que a centauro irá fazer também. 

Caso vc leve pra fazer a sangria, confira depois a pintura do quadro antes de receber o produto. O DOT é corrosivo e os caras vacilam na hora de fazer a sangria, muitas vezes.


Po, será que eu levo na Centauro então? Quanto me cobrariam para fazer isso em uma bicicletaria? Não quero me incomodar hehhehe

Na minha cidade é 70 reais por freio a sangria.

Então, sai mais barato levar na Centauro.

Mas sinceramente, eu iria usar a bike um pouco antes, pois se for assentamento de pastilha no êmbolo é coisa que se resolve usando o produto hehe

O que pode ter acontecido também é que alguém apertou o manete do freio sem as rodas e sem a trava de pinça. Isso também causa ar no sistema ou o afastamento do êmbolo. A solução é "retornar" o êmbolo com a uma chave que não danifique o freio.

Coloque a bike de ponta-cabeça e gire a roda. Se a roda não girar livre (se parar muito rapidamente), significa que o freio está sem o retorno devido do êmbolo, fazendo a pastilha encostar no disco mesmo que não apertado o manete.

É coisa simples de resolver: regulagem base móvel do freio "no olho" ou retornando o êmbolo, se for o caso.
Voltar ao Topo
amdu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amdu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:40
Show, obrigado pelas dicas.
Vou fazer esses testes hoje e posto a solução que encontrei aqui.
A principio ele faz um barulho quando pressiono o manete com força, como se estivesse "raspando", sendo que o freio dianteiro não faz. O freio traseiro não está tão bom quando o dianteiro. Vou andar mais um pouco e ver como fica.
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:43
Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Show, obrigado pelas dicas.
Vou fazer esses testes hoje e posto a solução que encontrei aqui.
A principio ele faz um barulho quando pressiono o manete com força, como se estivesse "raspando", sendo que o freio dianteiro não faz. O freio traseiro não está tão bom quando o dianteiro. Vou andar mais um pouco e ver como fica.

Esse barulho é no manete ou na pinça?
Voltar ao Topo
amdu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amdu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:45
Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Show, obrigado pelas dicas.
Vou fazer esses testes hoje e posto a solução que encontrei aqui.
A principio ele faz um barulho quando pressiono o manete com força, como se estivesse "raspando", sendo que o freio dianteiro não faz. O freio traseiro não está tão bom quando o dianteiro. Vou andar mais um pouco e ver como fica.


Esse barulho é no manete ou na pinça?


Me pareceu ser da pinça quando toca o disco...
O manete não faz barulho.
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:49
Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Show, obrigado pelas dicas.
Vou fazer esses testes hoje e posto a solução que encontrei aqui.
A principio ele faz um barulho quando pressiono o manete com força, como se estivesse "raspando", sendo que o freio dianteiro não faz. O freio traseiro não está tão bom quando o dianteiro. Vou andar mais um pouco e ver como fica.


Esse barulho é no manete ou na pinça?


Me pareceu ser da pinça quando toca o disco...
O manete não faz barulho.

Se o barulho é na roda em movimento, normal. A pastilha precisa ser desvirginada LOL

Se ocorre com a roda parada, apenas quando vc pressiona o manete, pode ser que o suporte da pinça (uma peça em V metálica) esteja pegando na parede do freio ou entortando a pastilha, fazendo-a também a pegar na parede do freio. É só ajustar. 


Voltar ao Topo
amdu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amdu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:58
Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Show, obrigado pelas dicas.
Vou fazer esses testes hoje e posto a solução que encontrei aqui.
A principio ele faz um barulho quando pressiono o manete com força, como se estivesse "raspando", sendo que o freio dianteiro não faz. O freio traseiro não está tão bom quando o dianteiro. Vou andar mais um pouco e ver como fica.


Esse barulho é no manete ou na pinça?


Me pareceu ser da pinça quando toca o disco...
O manete não faz barulho.


Se o barulho é na roda em movimento, normal. A pastilha precisa ser desvirginada LOL

Se ocorre com a roda parada, apenas quando vc pressiona o manete, pode ser que o suporte da pinça (uma peça em V metálica) esteja pegando na parede do freio ou entortando a pastilha, fazendo-a também a pegar na parede do freio. É só ajustar. 




Opa, fiquei mais tranquilo agora hehehhe
Vou fazer todos os testes hoje quando for voltar do trabalho.
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:59
Não atrapalha a regulagem se eu trazer a bike montada na caçamba de uma saveiro ou é melhor eu voltar pedalando os 40km (já seria um teste) kkkk.
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 12:01
É difícil montar em casa ou só vou precisar de chave de boca?
Chave inglesa funciona?
Voltar ao Topo
amdu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amdu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 12:03
Originalmente postado por PASIN PASIN escreveu:

É difícil montar em casa ou só vou precisar de chave de boca?
Chave inglesa funciona?


Cara, não arrisquei montar pois moro muito próximo de uma loja da Centauro. Quando abri a caixa para dar uma espiada, a bike estava praticamente montada ( o técnico da Centauro levou 40 minutos para montar a bike toda). Se você tem experiência com bikes e regulagem acho que não vai ter problemas para montar.
Voltar ao Topo
edubrown Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2015
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edubrown Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 16:11
Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Recebi minha Karakoram. Quanto aos freios, como nunca tive outra bike com freios hidraulicos, estou com dúvida quanto a qualidade e regulagem. O freio da frente parece estar mais "duro" que o traseiro. Pode ser regulagem errada?

Comum isso acontecer, devido ao transporte. Leve na Centauro e peça a sangria gratuita do freio traseiro. Parece que o traseiro está "borrachudo", como costumam falar, que é quando há ar no sistema do freio.

Uma "técnica" bastante eficaz também é pular a roda traseira da bike sem parar ao mesmo tempo em que vc segura o manete com força máxima. Pode parecer besteira, mas quem já passou por travamento de roda em trilha sabe que isso funciona.

Como a bike é nova, não custa nada agenda a sangria. 

Eu mesmo faço as sangrias das minhas bikes. É muito tranquilo tendo o equipamento. Em alguns casos, principalmente no DOT que possuem aquela tampa no manete, basta abrir a tampa e pressionar levemente o manete. Vc irá ver o ar saindo em bolhas até o freio ficar 100%.

Muitas bicicletarias falam que fazem sangria, mas na verdade apenas pulsam o ar dessa forma. Provavelmente é o que a centauro irá fazer também. 

Caso vc leve pra fazer a sangria, confira depois a pintura do quadro antes de receber o produto. O DOT é corrosivo e os caras vacilam na hora de fazer a sangria, muitas vezes.

Opa, blz? Fiz esse procedimento na minha, abri a tampa do reservatório e apertei a alavanca levemente, saiu umas bolhas sim, porém ficou muito baixo agora, parece que vazou o DOT!
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 16:38
Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Recebi minha Karakoram. Quanto aos freios, como nunca tive outra bike com freios hidraulicos, estou com dúvida quanto a qualidade e regulagem. O freio da frente parece estar mais "duro" que o traseiro. Pode ser regulagem errada?

Comum isso acontecer, devido ao transporte. Leve na Centauro e peça a sangria gratuita do freio traseiro. Parece que o traseiro está "borrachudo", como costumam falar, que é quando há ar no sistema do freio.

Uma "técnica" bastante eficaz também é pular a roda traseira da bike sem parar ao mesmo tempo em que vc segura o manete com força máxima. Pode parecer besteira, mas quem já passou por travamento de roda em trilha sabe que isso funciona.

Como a bike é nova, não custa nada agenda a sangria. 

Eu mesmo faço as sangrias das minhas bikes. É muito tranquilo tendo o equipamento. Em alguns casos, principalmente no DOT que possuem aquela tampa no manete, basta abrir a tampa e pressionar levemente o manete. Vc irá ver o ar saindo em bolhas até o freio ficar 100%.

Muitas bicicletarias falam que fazem sangria, mas na verdade apenas pulsam o ar dessa forma. Provavelmente é o que a centauro irá fazer também. 

Caso vc leve pra fazer a sangria, confira depois a pintura do quadro antes de receber o produto. O DOT é corrosivo e os caras vacilam na hora de fazer a sangria, muitas vezes.

Opa, blz? Fiz esse procedimento na minha, abri a tampa do reservatório e apertei a alavanca levemente, saiu umas bolhas sim, porém ficou muito baixo agora, parece que vazou o DOT!

Se vazou DOT, então vai ficar mais baixo. Tem que abrir a tampa com todo cuidado, afrouxando o manete e deixando o reservatório paralelo ao solo. Apertando o manete de leve, não vaza. Mas se vazar tem que completar. Veja no manual se é o dot 4.0 ou 5.1, vc compra em qualquer supermercado. Complete com DOT, refazendo o esquema de apertar o manete. O microajuste de manete (a altura) pode ser feito também por meio de um parafuso que fica atrás do manete. 


Editado por Phil Liepkan - 10 Dez 2015 as 16:39
Voltar ao Topo
edubrown Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2015
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edubrown Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 16:51
Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por edubrown edubrown escreveu:

Originalmente postado por Phil Liepkan Phil Liepkan escreveu:

Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Recebi minha Karakoram. Quanto aos freios, como nunca tive outra bike com freios hidraulicos, estou com dúvida quanto a qualidade e regulagem. O freio da frente parece estar mais "duro" que o traseiro. Pode ser regulagem errada?

Comum isso acontecer, devido ao transporte. Leve na Centauro e peça a sangria gratuita do freio traseiro. Parece que o traseiro está "borrachudo", como costumam falar, que é quando há ar no sistema do freio.

Uma "técnica" bastante eficaz também é pular a roda traseira da bike sem parar ao mesmo tempo em que vc segura o manete com força máxima. Pode parecer besteira, mas quem já passou por travamento de roda em trilha sabe que isso funciona.

Como a bike é nova, não custa nada agenda a sangria. 

Eu mesmo faço as sangrias das minhas bikes. É muito tranquilo tendo o equipamento. Em alguns casos, principalmente no DOT que possuem aquela tampa no manete, basta abrir a tampa e pressionar levemente o manete. Vc irá ver o ar saindo em bolhas até o freio ficar 100%.

Muitas bicicletarias falam que fazem sangria, mas na verdade apenas pulsam o ar dessa forma. Provavelmente é o que a centauro irá fazer também. 

Caso vc leve pra fazer a sangria, confira depois a pintura do quadro antes de receber o produto. O DOT é corrosivo e os caras vacilam na hora de fazer a sangria, muitas vezes.

Opa, blz? Fiz esse procedimento na minha, abri a tampa do reservatório e apertei a alavanca levemente, saiu umas bolhas sim, porém ficou muito baixo agora, parece que vazou o DOT!

Se vazou DOT, então vai ficar mais baixo. Tem que abrir a tampa com todo cuidado, afrouxando o manete e deixando o reservatório paralelo ao solo. Apertando o manete de leve, não vaza. Mas se vazar tem que completar. Veja no manual se é o dot 4.0 ou 5.1, vc compra em qualquer supermercado. Complete com DOT, refazendo o esquema de apertar o manete. O microajuste de manete (a altura) pode ser feito também por meio de um parafuso que fica atrás do manete. 

Então vazou mesmo! Pq quando abri a tampa meio que "espirrou" um pouco pro chão pois não tinha pensado no lance do nivelamento! Na própria manete fala que é DOT 4... 
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 16:52
Originalmente postado por amdu amdu escreveu:

Originalmente postado por PASIN PASIN escreveu:

É difícil montar em casa ou só vou precisar de chave de boca?
Chave inglesa funciona?


Cara, não arrisquei montar pois moro muito próximo de uma loja da Centauro. Quando abri a caixa para dar uma espiada, a bike estava praticamente montada ( o técnico da Centauro levou 40 minutos para montar a bike toda). Se você tem experiência com bikes e regulagem acho que não vai ter problemas para montar.


Tive contato com bikes na adolescência, 11 anos atrás... mas eu só subia e pedalava. Eventualmente calibrava pneus, quando ficava mucho
Voltar ao Topo
Renato84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2015
Palmitinho-RS
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Renato84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2015 as 22:41
Olá Pasin, sou suspeito em falar por ser um feliz proprietário de uma Hans Rey M, se ainda tem tempo de optar por ela com certeza vale muito a pena... em comparação a Comp, vc tem no mínimo 5 motivos consistentes para optar por ela: 1- suspa Rock Shox xc 28 X Suntor XCM se não me engano. 2- freios hidráulicos mineral Shimano Acera X Promax decipher (problemático). 3- Câmbio Deore XT Shadow X Deore. 4- Componentes CrankBrothers X All terra. 5- o grafismo nem se compara...
 
Estou a 2 meses com a minha e mais de 1000 kms, duas coisas que tive que trocar, os pedais por uns Shimano M520 clip, e o selim que pra mim é horrível, estou usando um Fizik Gobi XM que aprovei com louvor... de resto a bike é muito boa pelo preço que está a venda, alias paguei 3990,00 mais 200,00 de frete e vale cada centavo...
 
Próximos ups: pedivela deore integrado M590, cassete deore xt 9v e quando a suspa ir pro saco, Proshock Ônix a ar... 
 
Tem fotos da minha na pag. 59, espero ter ajudado...
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2015 as 23:10
Originalmente postado por Renato84 Renato84 escreveu:

Olá Pasin, sou suspeito em falar por ser um feliz proprietário de uma Hans Rey M, se ainda tem tempo de optar por ela com certeza vale muito a pena... em comparação a Comp, vc tem no mínimo 5 motivos consistentes para optar por ela: 1- suspa Rock Shox xc 28 X Suntor XCM se não me engano. 2- freios hidráulicos mineral Shimano Acera X Promax decipher (problemático). 3- Câmbio Deore XT Shadow X Deore. 4- Componentes CrankBrothers X All terra. 5- o grafismo nem se compara...
 
Estou a 2 meses com a minha e mais de 1000 kms, duas coisas que tive que trocar, os pedais por uns Shimano M520 clip, e o selim que pra mim é horrível, estou usando um Fizik Gobi XM que aprovei com louvor... de resto a bike é muito boa pelo preço que está a venda, alias paguei 3990,00 mais 200,00 de frete e vale cada centavo...
 
Próximos ups: pedivela deore integrado M590, cassete deore xt 9v e quando a suspa ir pro saco, Proshock Ônix a ar... 
 
Tem fotos da minha na pag. 59, espero ter ajudado...
obs.: A karakoram comp 2015 vem com freios Tekro.

Sim, eu optei pela Hans Rey.
Comprei por boleto mesmo e estou no aguardo da entrega. A minha também será M pois era a única disponível, mas estou com medo pois tenho 86cm de cavalo (queria a G) - Mas essa M será boa de revender.

Como tu rodou 1000km em 60 dias? tá pedalando quase tanto quanto eu dirijo!
1- Tu está usando apenas em trilhas ou usa em estrada também?
2- Tu está usando os pneus Honey badger ou colocou 700x38 slicks?

Voltar ao Topo
kogumelo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
Toledo, Pr
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kogumelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 20:14
Pessoal, precisei trocar os cubos da bike conforme já havia mencionado a algumas paginas atras. Sendo assim terminei de pesar as peças que faltavam, no caso as rodas. Segue a tabela atualizada:


Voltar ao Topo
kogumelo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
Toledo, Pr
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kogumelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 20:26
Lembrando que essa tabela é da bike original, a minha hoje esta com 13,86kg.

Resumindo, é uma bike robusta e durável, se querem uma bike leve, sugiro procurar outras opções, pois não compensa investir nela não. Eu ainda gastei nela pois paguei na época R$ 1820,00. Já pensei em vender e montar uma mosso 980xc, grupo Deore, rodas everest, kit first..., mas ai sempre me pergunto, não vou competir, a bike esta confiável e durável como eu gosto, será que compensa trocar o certo pelo duvidoso? Pois a qualidade e o acabamento do quadro não da pra discutir...

OBS: Mas sempre penso em trocar kkk
Voltar ao Topo
Phil Liepkan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2015
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Phil Liepkan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 21:09
Originalmente postado por kogumelo kogumelo escreveu:

Lembrando que essa tabela é da bike original, a minha hoje esta com 13,86kg.

Resumindo, é uma bike robusta e durável, se querem uma bike leve, sugiro procurar outras opções, pois não compensa investir nela não. Eu ainda gastei nela pois paguei na época R$ 1820,00. Já pensei em vender e montar uma mosso 980xc, grupo Deore, rodas everest, kit first..., mas ai sempre me pergunto, não vou competir, a bike esta confiável e durável como eu gosto, será que compensa trocar o certo pelo duvidoso? Pois a qualidade e o acabamento do quadro não da pra discutir...

OBS: Mas sempre penso em trocar kkk

Trocar GT por Mosso? Complicado...

Tem ciclista da região com GT karakoram com rockshox reba, Xt etc. Ou seja, o quadro em si me parece insubstituível se o ciclista gosta da geometria. 
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 23:06
andei em uma gt karakoram de um amigo e gostei muito da geometria e acho que nem era o tamanho ideal pra mim,mas o que não curti nela foi o selim...sai todo dolorido kkkk e fiquei sim muito intteressado em futuramente pegar uma bike gt aro 29,e as que mais me interessa seria o modelo zascar ou o modelo carbon caso ache uma boa promoção e a bike do tamanho que bata no meu fit...acho que nas gt o tamanho L já me serve,pois o toptube dela são maiores...
Rober
Voltar ao Topo
PASIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2015
Vale do Paraíba
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar PASIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 23:38
Minha Hans Rey chegou hoje, é linda!!
Abri a caixa pensando em tentar montar, mas desisti quando vi o disco desmontado rsrs
Amanhã levarei em uma loja para efetuarem a lubrificação.

Vou lubrificar por recomendação do bloco la. Ele mencionou que uma bike parada por muito tempo estará ruim pra se andar, não importando se estava na caixa, já que a graxa e óleo secam.

Oque me dizem? Vocês lubrificam antes de pedalar?
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 5960616263 67>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X