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Raios e niples emperraram - o que fazer? |
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4926 |
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Postado: 13 Out 2013 as 21:25 |
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Fala, galera.
É o seguinte, eu tentei ajustar os raios da roda da minha bike, mas tive uma surpresa nada agradável, a rosca dos raios e dos niples emperrou. Não consigo apertar ou afrouxar nem um niple sequer. Como posso resolver este problema? Os raios são Sapin CX Ray de titânio e os niples são de alumínio. Desde já eu agradeço. Paz e pedal sempre!
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49329
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Cadastrado em: 18 Mar 2012 - Offline Mensagens:1830 |
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Será que se desmontar a roda e por dentro aplicar um desengripante na rosca e esperar para que ele penetre e depois tente novamente soltá-lo? Se não pretende salvar o niple, use um alicate de pressão e solte na força, pois o niple com a pressão se deformará, já tive que fazer assim e não estragou o raio, mas fiz com cuidado. Se não for aproveitar nem o niple e nem o raio, serre-o. Boa sorte!
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Barão
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Cadastrado em: 25 Mai 2012 Rio das Ostras Offline Mensagens:194 |
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Vou dar um chute baseado na sua descrição, provavelmente ocorreu formação de corrosão por pilha galvânica, é quando utiliza-se metais diferentes, no seu caso alumínio e titânio.
Bem isso foi o chute teórico do que aconteceu. Para soltar independente do que tenha ocorrido, se você forçar o niple irá espanar e ficar redondo.
Arruma um ferro de solda e aqueça somente o niple por alguns poucos minutos e tenta solta-lo com a chave de raios, não pode aquecer muito pra caloria não passar pro raio, a ideia é dilatar somente o niple. Faz esse teste em um raio, se der certo é porque realmente houve corrosão galvânica. |
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Barão
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Cadastrado em: 25 Mai 2012 Rio das Ostras Offline Mensagens:194 |
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ps.: se for aquecer o niple não esqueça de remover câmara e pneu, ai já faz o teste que o Guto sugeriu acima com o WD pode dar certo também.
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Nutin
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O Barão matou a charada. Trabalho com bombas injetoras que têm carcaça em alumínio, os parafusos de aço e bronze colam que é uma beleza. Quando consigo tirar, dentro da rosca fica um pó cinza escuro como resultado da corrosão. A dica de aquecer é válida, mas tenho uma que não custa quase nada para tentar.
Um borracheiro me ensinou algo que no início duvidei, mas que realmente funciona: vá a uma loja de tintas automotivas e compre um tubinho de catalizador para massa plástica, vai custar uns R$ 2,00 e dará para as duas rodas; pingue uma gota no niple emperrado, de preferência na parte interna, e espere umas duas horas, se reagir como reage aqui entre o aço e o alumínio, você conseguirá retirar sem problemas pois o catalizador remove a corrosão. Não sei como o catalizador reagirá com titânio, mas acho que tentar não vai prejudicar nada. |
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4926 |
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Boa. Amanhã vou comprar esse catalizador. Espero que realmente resolva, pois os raios e os niples são caros.
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Nutin
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Catalizador também removerá ferrugem da sua armadura... |
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FAB1000
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Cadastrado em: 06 Jan 2004 Rio de Janeiro Offline Mensagens:13019 |
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Se dica do catalizador que funciona for para uma solda de aço e alumínio, vai dar certo porque esses raios não são, nem nunca foram fabricados em titânio.
http://www.sapim.be/spokes/aero/cx-ray |
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Ironman
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Hahahahahahahaha!!! Nunca estive parado, filhão! Hoje mesmo pedalei exatos 103.57km.
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Nutin
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E eu 1,6km pra comprar pão!!! |
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lgalicki
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Cadastrado em: 13 Dez 2005 Banido Offline Mensagens:8255 |
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WD40 não dá conta do recado não!?
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Ironman
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Não tentei ainda com isso, Igalicki. Pode ser uma solução simples. Tenho ele em casa.
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Nutin
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Talvez o WD seja interessante devido a não atacar a pintura. O catalizador nunca atacou a pintura das peças onde foi usado, mas depois fiquei pensando nessa possibilidade.
Imagina que o bicho descasque a pintura das rodas do Homem de Ferro e ele resolve aparecer por cá. |
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Ironman
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Vou utilizar o WD, mas só quando precisar. Eu criei o tópico porque um dos raios da roda da bike fazia um estalo. Então eu não podia regulá-lo porque o niple não girava no raio. Vi também que ocorre com todos os outros raios. Andei bastante com a bike ontem e o raio não estalou mais depois que eu cheguei em casa. Agora há pouco dei uma volta com a bike na rua onde moro. O estalo simplesmente sumiu.
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