Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - V-Brake + Chuva = Adeus pastilha de freio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


V-Brake + Chuva = Adeus pastilha de freio

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: V-Brake + Chuva = Adeus pastilha de freio
    Postado: 30 Set 2013 as 16:36
Galera, faz alguns anos que pratico ciclismo de estrada. Esse ano já estava de saco cheio do transito de SP e de 3 meses pra cá resolvi usar minha MTB Urbana como meio de transporte pra ganhar tempo.

Percebi que sempre que chove minhas pastilhas de freio abaixam muito, especialmente as de trás. Depois de algumas pastilhas trocadas, resolvi investir num freio Shimano Acera pra melhorar a situação.

Três dias depois peguei uma chuva forte, pedalei 1 hora de baixo d’água e fiquei abismado no quão rápido minha pastilha traseira foi pro saco. Sai de casa com o freio regulado e quando cheguei ao meu destino o manete do freio traseiro já batia no guidão, a pastilha nova já estava a um fio do limite. O dianteiro ficou algo entorno de 40% mais baixo.

É normal haver uma diferença tão grande no consumo da pastilha de freio do seco para o molhado? A essa altura um freio a disco já parece um investimento interessante.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 16:39
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Galera, faz alguns anos que pratico ciclismo de estrada. Esse ano já estava de saco cheio do transito de SP e de 3 meses pra cá resolvi usar minha MTB Urbana como meio de transporte pra ganhar tempo.

Percebi que sempre que chove minhas pastilhas de freio abaixam muito, especialmente as de trás. Depois de algumas pastilhas trocadas, resolvi investir num freio Shimano Acera pra melhorar a situação.

Três dias depois peguei uma chuva forte, pedalei 1 hora de baixo d’água e fiquei abismado no quão rápido minha pastilha traseira foi pro saco. Sai de casa com o freio regulado e quando cheguei ao meu destino o manete do freio traseiro já batia no guidão, a pastilha nova já estava a um fio do limite. O dianteiro ficou algo entorno de 40% mais baixo.

É normal haver uma diferença tão grande no consumo da pastilha de freio do seco para o molhado? A essa altura um freio a disco já parece um investimento interessante.



Pastilha ou sapata?? é disco???


Editado por BIRA - 30 Set 2013 as 16:40
Voltar ao Topo
FGC Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 26 Ago 2013
Campinas
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FGC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 17:18
Invista em uma sapata kool stop e seja feliz.

Custa mais caro? Sim.
Mas dura muito mais do que as de "segunda" e o ganho em poder de frenagem é anos luz maior (inclusive na chuva).


Voltar ao Topo
FernandoJlle Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 25 Ago 2013
Jlle
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FernandoJlle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 17:57
mas mesmo assim eu concordo que o desgaste ta sendo muito grande! Shocked
Voltar ao Topo
shefirot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shefirot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 18:12
3 dias acabar c uma sapata? Acho praticamente impossível até para a pior sapata do mundo. Mesmo q ela estava raspando no aro. Isso me lembra aqueles aros q tinham riscos para frente melhor. A cada freada dava para ver cair farelo de pastilha. Kkkk
Voltar ao Topo
trfigueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2011
Campinas/Ribeir
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trfigueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 19:58
Eu diria que este desgaste rápido sob chuva pode ser normal sim para algumas marcas de sapatas de freio. Já vi mais de uma vez sapatas shimano se desgastarem completamente numa única trilha de MTB mais severo sob chuva. A minha experiência é que sapata avid ou kool stop suportam bem o trabalho no molhado. Para não ter preocupação com o freio, eu usaria uma "kool stop all weather".

ps. freio a disco na chuva não é nada melhor que v-brake.
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 21:23
Originalmente postado por trfigueira trfigueira escreveu:

(...)
ps. freio a disco na chuva não é nada melhor que v-brake.


De onde tirou um absurdo desses???
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 21:25
Originalmente postado por shefirot shefirot escreveu:

3 dias acabar c uma sapata? Acho praticamente impossível até para a pior sapata do mundo. Mesmo q ela estava raspando no aro. Isso me lembra aqueles aros q tinham riscos para frente melhor. A cada freada dava para ver cair farelo de pastilha. Kkkk


Se quiser posso te apresentar locais onde as sapatas se acabam em poucos minutos, numa única descida!

Sábado passado eu acabei com pastilhas de freios numa descida com chuva (pastilhas não apropriadas para chuva!)
Voltar ao Topo
holococos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar holococos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 01:06
Desci a estrada de manutenção durante a Rota Márcia Prado ano passado, sob chuva, e no fim a sapata traseira tinha virado uma gosma por causa daquele barro arenoso...

Voltar ao Topo
Tê. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2013
DF
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tê. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 06:11
Sapata da shimano e água é prejuizo na certa. 
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 07:19
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Originalmente postado por trfigueira trfigueira escreveu:

(...)
ps. freio a disco na chuva não é nada melhor que v-brake.


De onde tirou um absurdo desses???


Freios a disco baratos,tipo gallo,ox,etc,etc,mas não é só essas "tranqueiras"mas os Shimano mecânicos e os Promax perdem muita eficacia na chuvaOuch
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 08:07
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:


Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:


Originalmente postado por trfigueira trfigueira escreveu:

(...)
ps. freio a disco na chuva não é nada melhor que v-brake.


De onde tirou um absurdo desses???


Freios a disco baratos,tipo gallo,ox,etc,etc,mas não é só essas "tranqueiras"mas os Shimano mecânicos e os Promax perdem muita eficacia na chuvaOuch


Atualmente uso vbreak shimano numa de minhas bikes, mas antes eu usava freios br-m375 e mesmo na chuva garantia sua eficácia. Porque troquei? Meu cubo traseiro "quebrou" e decidi colocar os vbreaks que tinha guardados. Mas vou colocar novamente o disco, só estou indeciso em que cubos comprar...novatec dabomb ou shimano, vamos ver mais pra frente sem pressa pois os vbreak estão desenvolvendo seu papel e estou super satisfeito.
Voltar ao Topo
Mutley Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Niteroi-RJ
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mutley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 09:03
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Originalmente postado por trfigueira trfigueira escreveu:

(...)
ps. freio a disco na chuva não é nada melhor que v-brake.


De onde tirou um absurdo desses???

Não é absurdo, alguns modelos de pastilhas amolecem e derretem na chuva...principalmente se tiver barro envolvido no processo. As shimanos as piores neste sentido: no seco uma beleza, na chuva fracasso total. A única vantagem sobre os v-brakes é que poças de água que já afetariam o v-brakes ainda estão longe das pastilhas, mas se a água chegar nas pastilhas o resultado é o mesmo.
Att
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 10:17
normalmente quando tem areia, o desgaste é bem acentuado.

mas é uma escolha... se a sapata não gastar, o que vai gastar é o aro. se botar uma sapata muito rígida, talvez diminua a vida útil da usinagem do aro, embora eu nunca tenha visto nenhum teste do tipo.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 10:19
a meu ver, a única vantagem real do freio a disco é se empenar a roda.
só.

isso de frear melhor é muito situacional.

tá chovendo, com lama... é melhor andar rápido e confiar no freio ou andar mais devagar?
eu ando mais devagar, independentemente de qualquer coisa... por mais que o freio pare, o piso não tem aderencia suficiente, então vai derrapar e cair.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 11:14
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

normalmente quando tem areia, o desgaste é bem acentuado.

mas é uma escolha... se a sapata não gastar, o que vai gastar é o aro. se botar uma sapata muito rígida, talvez diminua a vida útil da usinagem do aro, embora eu nunca tenha visto nenhum teste do tipo.

Nunca viu aro quebrar de tão gasto?

Devo ter vários aros gastos jogados em casa..... chega uma hora que eles quebram na lateral!

Lembro dos tempos que um aro bom me custava o salário de um mês... Quando freava e escutava o barulho esfoliante chegava a dar dó do aro!


Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 11:20
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

a meu ver, a única vantagem real do freio a disco é se empenar a roda.
só.
Sem dúvidas é uma vantagem!
Poder investir num aro melhor que não vai gastar toda vez que apertamos o mante tbm é outra...
Freios mais lineares tbm é outra....
Aros mais resistentes (pois não necessitam ter paredes para freio) tbm é outra....

Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:


tá chovendo, com lama... é melhor andar rápido e confiar no freio ou andar mais devagar?

Andar rápido sempre!
aí que começa a ficar divertido!


Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

por mais que o freio pare, o piso não tem aderencia suficiente, então vai derrapar e cair.
Já pensou em investir em pneus bons?
Experimente usar um Nevegal na frente (sem câmara, é claro!)
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 12:05
algumas sapatas de freio tem um desenho que ajuda a expulsar as sujeiras acumuladas entre elas e o aro mais facilmente, é só consultar o manualzinho que vêm com as sapatas e montar corretamente.

via de regra, não é a chuva que detona com elas, é aquela pasta abrasiva formada por areia finíssima... nesse ponto os discos levam vantagem, mas só porque ficam mais isolados da sujeira.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 16:03
Nossa, não conhecia estes modelos de sapata (Que eu chamei erroneamente de pastilha). Vou procurar este modelo All Weather da Koll Stop, creio que seja exatamente o que eu estou precisando para resolver meus problemas com chuva. Já olhei em alguns sites e encontrei em uma loja perto da minha casa, custa 5x mais que uma pastilha comum, mas se durar 5x mais já tá ótimo, por que trocar sapata toda semana não dá.

Pra vocês uma foto da pastilha original que acompanha o freio Acera da Shimano, recém comprada, após 1 hora de chuva forte:


Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 16:05
http://shack.us/photo/my-s/109/ofao.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 17:07
Uma vez comprei um monte de sapatas Ritchey que vieram errado (elas não possuem a rosca para a porca...).

Elas são divididas por cores.... lembro que a azul era a apropriada para chuva (a que comprei.... na época usava aros Ritchey que mereciam o investimento em sapatas top)

Elas possuem uma tecnologia chamada Centrifugal Force "algumacoisa", que são vincos que fazer a areia sair da área de frenagem do aro.... era muito legal sentir o freio pegando bem enquanto a galera com sapatas comuns fazia aquele barulho de lixadeira!

A descrição de uma sapata Ritchey:
Centrifugal channels clear out debris through 45° directional grooves.
• Graduated profile to prevent sidewall cuts.
• Durable compound for long life.
• Black - All conditions
• Blue - Extreme conditions.
• Red - Severe conditions.
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2013 as 11:25
As sapatas e pastilhas de freios ( V-brake, Disco, tanto faz) foram projetadas para serem usadas no seco. Uma sapata de boa qualidade tem pelo menos 70% de borracha em sua composição o que proporciona um excelente atrito no aro e consequentemente, melhores frenagens, só que isso tem um preço: Quando pedalamos na chuva está tudo molhado então é necessário uma força de atrito maior para parar a bike. Essa força aplicada que no seco, faria a roda traseira travar. No molhado, ao invés de o asfalto comer o pneu, o aro de roda é que " come" a sapata e consequentemente seu desgaste será prematuro. Mas mesmo assim, é muito melhor ter uma sapata macia que desgasta ma chuva do que ter uma sapata mais dura que ao invés de desgastar, " come" o aro de roda.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2013 as 19:03

Já acabei com um jogo de sapatas de freio Alívio numa única descida de serra no asfalto com chuva...

A descida não tinha mais do que 1,5 km, mas com o diluvio que estava caindo, bastou para acabar com as sapatas. Comecei a descida com os freios regulados e quando cheguei no final, os manetes de freio já estavam quase encostando nas manoplas... rsrsrs...

Mas continuo usando V-brakes, apesar de já ter usado freios à disco, prefiro os V-brakes pela baixa manutenção e facilidade de regulagem.
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2013 as 19:15
Belvedere, concordo com usar uma sapata que não coma o aro.... mas não concordo com sua afirmação de que todas as sapatas e pastilhas foram projetadas para serem usadas no seco!
Se for assim, qual seria o projeto de sapatas e pastilhas específicas pra chuva?

Outra coisa.... o que come mesmo o aro não é o atrito da sapata com o aro, mas toda a areia e sujeira entre a sapata e o aro (por isso que afirmo que as Rtchey com a tecnologia que limpa o aro são muito tops!).

Vbrake na chuva, com sapatas normais = hhhóoóóóóóóóoóóórrrrrrrrrr´oóóóóóóóóóoóóó (difícil transcrever o barulho de aro comendo!)
Voltar ao Topo
NicolasRJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NicolasRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2013 as 20:45
A minha sapata de freio está fazendo barulho muito chato quando freio está parecendo que quando anda na chuva.Já troquei 4 vezes e não resolve.
NicolasRJ
Caloi HTX Sport 19 21v 2012 98% satisfeito com a marca
Track TB 100 xs 18v 2011 11% satisfeito com a marca
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2013 as 21:10
Uma coisa que sempre deve ser feita é a limpeza das sapatas....
Com um raio afiado vc deve arrancar os objetos estranhos na face da sapata (pedaço de aro / pedrinhas /etc)
Voltar ao Topo
NicolasRJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NicolasRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2013 as 21:14
Será que na hora da lavagem eu posso passar um bombril no aro ?
NicolasRJ
Caloi HTX Sport 19 21v 2012 98% satisfeito com a marca
Track TB 100 xs 18v 2011 11% satisfeito com a marca
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2013 as 14:53
Eu sou um defensor dos bons e velhos v-brake, se pudesse utilizaria apenas esse sistema em todas as bikes, mas considero a grande limitaçao do v-brake essa combinaçao barro /saibro/areia em dias de chuva. Mesmo usando boas sapatas avid ou kool stop, sempre acabava sem freios nos pedais mais longos, acima de 100km. Chegou a acontecer de comer toda a sapata e chegar no metal atritando com o aro.
Nesse ponto o freio a disco leva vantagem, bem como na possibilidade de usar aros comdiametros diferentes na mesma bike
Voltar ao Topo
babuinovoador Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2013
parnamirim rn
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar babuinovoador Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2013 as 15:10
 È sim new com a agua e a areia o desgaste e muito elevado mesmo tbm uso v-brake e ja teve ocasioes das sapatas durarem apenas 40-45 km mas se tu quer acabar com esse problema lamento informar so mudando pra um freio a disco pois vc nao tem problema com agua e areia e melhora sua performance nas frenagems valeu!!!!!
Voltar ao Topo
NicolasRJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NicolasRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2013 as 12:11
Hoje peguei um chuva sinistra rodei cerca de 8 Km embaixo de chuva e depois disso quando eu estou freio ela tá fazendo um barulho muito alto e dá varios ruidos no banco.
NicolasRJ
Caloi HTX Sport 19 21v 2012 98% satisfeito com a marca
Track TB 100 xs 18v 2011 11% satisfeito com a marca
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2013 as 02:34
Bom, mas é fato veja bem uma coisa.
Quando se projeta uma máquina seja ela qual for, pensa-se em todas as situações possíveis e imagináveis de operação e então determina-se quais serão as situações em que a máquina deve funcionar com eficácia de 100%, quais são as situações adversas em que a máquina deve operar com eficácia reduzida, mas mesmo assim com eficiência satisfatória e finalmente o ponto crítico em que a máquina não suporta e quebra. Esse é o princípio básico de qualquer máquina que o homem já fez, inclusive a bicicleta e o sistema V-Brake de freios.
Um sistema de freios V-Brake projetado para andar na chuva, teria de ter sapatas que expulsassem a agua entre o aro e a borracha e não passar por cima e forçar o atrito como ocorre nas sapatas normais, entretanto, tal sapata de freio teria um inconveniente: Só poderia ser usada na chuva, no seco o atrito seria tão forte que comeria a sapata rapidamente. Por motivos óbvios, nenhum fabricante de freios perderia tempo e dinheiro desenvolvendo um produto desses pelo simples fato de que a bicicleta não foi projetada para uso contínuo na chuva. Pedalar na chuva é uma condição adversa e eventual e não um fato constante. Sendo assim, é perfeitamente compreensível que uma sapata de freio, mesmo que custe caro e seja de boa marca, tenha um desgaste prematuro em situações adversas como chuva, barro etc etc etc
Sim, há sim sapatas de freio que literalmente "comem" o aro. Já vi sapatas de freio com " borracha" de má qualidade misturadas com pó de ferro, custam no máximo R$ 3,00 o par.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 09:36
Nunca viram sapatas com "aletas" que entram em contato com o aro antes do restante delas? essas aletas form projetadas justamente para limpar o aro!
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 10:22
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Nunca viram sapatas com "aletas" que entram em contato com o aro antes do restante delas? essas aletas form projetadas justamente para limpar o aro!


As que uso são assim,da Kool Stop...só não sei se são daquele modelo "all conditions"
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
daniel.arruda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daniel.arruda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2013 as 23:35
Pessoal, nao quero criar um novo topico só pra isso. Dei uma busca aqui no site e achei que fazia sentido perguntar isso aqui. Estou tendo problemas com meus freios avid pois nao tenho os bloqueadores de pastilha (avid elixir pad spreader tool) e nao consigo encontrar essa porcaria na internet. Alguém sabe onde é possível encontrar? Toda vez que tiro a roda da problema. Tentei ver no ebay mas custa $6 + $30 de frete. Ou seja. Inviabiliza.
Voltar ao Topo
mathiasn Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mathiasn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2015 as 23:47
Pessoal, qual a melhor pastilha para freio v-brake? Qual a melhor custo benefício? Me indicaram kool stop, mas nao sei se tem uma boa durabilidade? E as shimano tem uma boa durabilidade?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2015 as 11:11
Interessante, faz tempo que escrevi esse tópico, já tinha esquecido, então vamos a algumas conclusões que tirei. As kollstop são maravilhosas, se a ideia é pegar chuva procure as All Weather que elas aguentam o tranco e freiam melhor que os modelos comuns. A shimano tem uma linha premiun que está na mesma faixa de preço das kollstop e prometem fazer o mesmo, mas nunca testei pra saber. Já a linha básica da shimano que acompanha os freios altus/acera são muito ruins, freiam uma barbaridade no seco, mas derretem na chuva.

O grande problema das kollstop é o preço, que é muito alto, como em certos períodos passam semanas sem chuva, a manutenção delas fica salgada. Eu utilizo as kollstop na minha bike de estrada e gostei muito, se custassem metade do preço só usuária elas. Porem pra commute eu ainda uso sapatas genéricas, tipo as alhonga, mas sempre de 72mm, pois percebi que na chuva, quanto maior a sapata, maior o poder de limpar os aros, assim elas não sentem tanto o efeito na água, principalmente quando a chuva é moderada.

Outra coisa que percebi nos meus testes é que freios cantilever são excelentes pra chuva, preservando bastantes as sapatas de freio, porem no seco o poder de frenagem deles é menor que um v-brake padrão, por exemplo.
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2015 as 23:47
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Nossa, não conhecia estes modelos de sapata (Que eu chamei erroneamente de pastilha). Vou procurar este modelo All Weather da Koll Stop, creio que seja exatamente o que eu estou precisando para resolver meus problemas com chuva. Já olhei em alguns sites e encontrei em uma loja perto da minha casa, custa 5x mais que uma pastilha comum, mas se durar 5x mais já tá ótimo, por que trocar sapata toda semana não dá.

Pra vocês uma foto da pastilha original que acompanha o freio Acera da Shimano, recém comprada, após 1 hora de chuva forte:


É cara a Koolstop é muito boa e feita nos EUA ainda, e a mais forte, para todas as condições são as vermelhas.



Eu não iria continuar usando esses freios, mas depois que instalei essas sapatas eles ficaram tão fortes que seria uma puta cagada trocá-los por v-brakes (Deore).

Editado por Carlos sp - 03 Set 2015 as 23:52
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 20:38
Carlos, são cantilevers LX? Tenho um par numa bike híbrida (coincidentemente quadro DiamondBack kkkkk)
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2015 as 08:08
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Carlos, são cantilevers LX? Tenho um par numa bike híbrida (coincidentemente quadro DiamondBack kkkkk)


E aí Ale, beleza!
Não cara, a minha DB veio com o set-up todo STX-SE, apenas o câmbio traseiro Deore XT, é da linha Response Sport:

Só troquei algumas peças, por desgaste mesmo, mas ela veio como aparece no catálogo oficial da marca
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2015 as 18:52
Nossa, quadro muito parecido com o da minha. E os cantilevers devem ser praticamente iguais aos LX, pois a cor e o desenho certamente são!

Gosto muito daquela bike. Pau pra toda obra.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X