Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Projeto Bike Cyclocross
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Projeto Bike Cyclocross

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Projeto Bike Cyclocross
    Postado: 09 Set 2013 as 18:24

Boa noite pessoal!

Com muita alegria venho aqui anunciar a finalização do projeto da minha nova bike.
Inicialmente projetada para uso urbano e ciclotour, mas que acabei expandindo esta ideia para cyclocross e para treinos em dias chuvosos...

Nomeei esta bike de Amaterasu (アマテラス)
    Diferente do que alguns podem pensar, este nome não faz referência a animes nem jogos.
    Amaterasu no Xintoismo é a Deusa do Sol, que representa a perfeição, harmonia e a pureza da alma e que vela sobre os homens e nos enche de benefícios. (Exatamente o que a bike me representa)
    Sua mensagem é que, ainda que tudo a nossa volta nos pareça escuro, no final o Sol acaba por aparecer para iluminar nossas vidas. (É o que precisamos nesses tempos obscuros e violentos)

Depois de um pouco de cultura japonesa e frescura minha... vamos ao projeto!

Motivo:
   Eu tinha algumas peças/componentes em casa que nunca consegui anunciar pra passar pra frente, e como estava em bom estado e pouco rodado, juntei a algumas necessidades/dificuldades que tinha no dia a dia e comecei este projeto.

Componentes:

Quadro: Miyamura (Chromoly/True Temper Verus - Disc)
Garfo: Dimension (Chromoly - Disc) – Comprada no Fórum (Diogo Morikawa)
Mesa: Specialized (Tirada de uma Allez)
Guidão: Specialized Elite (Tirada de uma Allez)
Freio Dianteiro/Traseiro: Avid BB5 Road Disc (Rotor de 160mm) Temporariamente com Tektro Novela 
Rotor: Shimano SM RT53 (Center Lock - 160mm)
Trocadores/Manetes: Shimano 2300 STI (Tirada de uma Allez)
Marcha Dianteira/Traseira: Shimano 2300 (Tirada de uma Allez)
Cassette:  Shimano HG-50 (8v 12-26T) (Tirada de uma Allez)
Corrente: KMC Z-51 (16v) (Tirada de uma Allez)
Pedivela: Shimano 2300 (52 x 39 dentes) (Tirada de uma Allez)
Pedais: Shimano Ultegra A600
Roda/Aros: Vzan Vnine (Pretas – 32furos)
Cubos: Shimano HB RM35 (32furos – Center Lock)
Pneus: Schwalbe CX Comp Cyclocross 700x35C (Dianteiro)
            Continental Cyclocross  700x35c (Traseiro)
Canote Selim: Specialized (Tirada de uma Allez)
Selim: DDK K30

No papel:


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Resultado:


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Conclusão:

Começando pelo quadro, achei impressionante o trabalho do Igor Miyamura, a geometria está fantástica e muito confortável (pedalei aproximadamente 10km apenas). Recomendo.
A pintura deixou a desejar (algumas falhas), o pintor mudou um pouco o desenho original do garfo, mas estou me acostumando com o desenho... rs Mas se for possível pague um pouco mais e peça para o Igor pintar com o Vitorino.
Os freios Tektro Novela são para MTB, estou puxando muito os STI para frear e sem praticamente nada de modulação. Não recomendo fazer essa "gambiarra" por segurança (mas é o que tinha pra hoje). Preciso apenas esperar meus BB5 Road chegar das gringas para trocar (colocarei review deles depois).
Apesar de ter sido montada com os "piores" componentes, achei que ela responde muito bem e seu peso está próximo dos 11kg, não é leve mas posso tirar muito peso ainda... 

Gostaria de saber se alguém já colocou pneus 700x25c ou 28c nessas rodas Vzan Vnine (dizem que é mais estreito)?

PS: O Igor esqueceu de colocar a furação pro meu bagageiro, terei que arrumar uma maneira de improvisar... rs
Meu foco principal foi por água abaixo (Ciclotour e Urbano), mas vamos nos virando!


Editado por Shi.k - 09 Set 2013 as 18:35
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 22:16
Ficou linda!Clap

Se me permite dar sugestões:

1- eu tiraria o refletor da roda traseira.
2 - se vc precisar mexer com a pintura do garfo, soldaria uma guia para prender o cabo do freio, mas apenas se precisar repintar.

Pela geometria e pelo tamanho da mesa, vc deve ser um cara de pernas curtas e tronco e/ou braços compridos, pra vc deve ser ótimo ter um quadro sob medida.

Parabéns!
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 22:21
Linda bike.

Posta uma foto desse semi-lug do top tube com mais qualidade aí!
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Nanzim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2011
Curitiba PR
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Nanzim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 08:42
Gosto muito das bicicletas de ciclocross por serem dinâmicas, dá pra fazer tudo com ela (rodovia, lama, terra, dia-a-dia, cicloturismo...). Pra quem não quer ou não pode ter 2 ou mais bicicletas é uma ótima opção! Seria interessante você dizer quanto gastou no total pois tenho certeza que muita gente gostaria de ter uma, pode servir de incentivo para o próximo projeto de alguém. 
Ciclocross Nashbar Cromo 105 20v
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 08:54
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Ficou linda!Clap

Se me permite dar sugestões:

1- eu tiraria o refletor da roda traseira.
2 - se vc precisar mexer com a pintura do garfo, soldaria uma guia para prender o cabo do freio, mas apenas se precisar repintar.

Pela geometria e pelo tamanho da mesa, vc deve ser um cara de pernas curtas e tronco e/ou braços compridos, pra vc deve ser ótimo ter um quadro sob medida.

Parabéns!




Muito obrigado Tiger!

Em relação as suas sugestões:
1- Concordo plenamente! Ia tirar mas acabei esquecendo e depois deixei por preguiça... rs Obrigado pela dica e por me lembrar!
2- Realmente pretendo alterar a pintura, mas isso fica pro ano que vem... esse projeto e o up na minha speed me deixaram pobre! Rs preciso trocar alguns cabos também que ficaram curtos, pouca coisa, mais por estetica.

A geometria está realmente muito boa e feita sob medida é outra coisa, preciso apenas cortar a espiga e descer um pouco o guidom... a mesa preciso encurtar coisa de 10mm pelo fit, mas está otimo e era o que tinha sobrando... rs

Obrigado novamente!
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 08:57
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Linda bike.

Posta uma foto desse semi-lug do top tube com mais qualidade aí!


Obrigado FPavão!
Desculpe minha ignorancia, o que seria esse semi-lug do top tube? Você fala dos cachimbos da solda do seat tube com o top tube?
Qualidade é um problema, rs, so tenho um celular q tira em 2mp... mas darei um jeito!
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 09:20
Originalmente postado por Nanzim Nanzim escreveu:

Gosto muito das bicicletas de ciclocross por serem dinâmicas, dá pra fazer tudo com ela (rodovia, lama, terra, dia-a-dia, cicloturismo...). Pra quem não quer ou não pode ter 2 ou mais bicicletas é uma ótima opção! Seria interessante você dizer quanto gastou no total pois tenho certeza que muita gente gostaria de ter uma, pode servir de incentivo para o próximo projeto de alguém. 


Realmente esse tipo de bike faz de tudo! É uma ótima opção e recomendo!
Em relação aos valores pra quem tiver interesse...

Quadro Miyamura: depende do material, ideal seria entrar em contato com o Igor. Ele estava com alguns problemas, por isso não estava respondendo ou demorava um pouco. Mas ele é muito atencioso e muito bom no que faz!
               Blog : http://igormiyamura.blogspot.com.br/?m=1
               Email: igormiyamura(a)hotmail.com
Garfo: R$180,00 (comprada no forum)
Freios Avid BB5: $95 o par
Grupo Shimano 2300: já tinha... mas recomendo pelo menos o New Sora (bonito e esta uns R$1400,00)
Rodas: R$280 o par
Pneus e camaras: $40,00 o par
Guidom+Mesa+Canote: já tinha
Selim: R$50,00



Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 11:53
Parabéns pela bicicleta, bem legal o projeto.
Acho que muitas pessoas gostariam de fazer quadros com o Igor, mas como andou muito difícil contacta-lo muitos perderam a oportunidade.

Eu tinha a intenção de montar algo bem parecido, mas agora não sei se rola mais por conta das coisas já compradas. Vou tentar fazer uma consulta pra ver a disponibilidade de tempo e valores.

Mais uma vez parabéns.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 12:18
ficou top, shi.k

espero terminar a minha logo :)
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 14:18
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Parabéns pela bicicleta, bem legal o projeto.
Acho que muitas pessoas gostariam de fazer quadros com o Igor, mas como andou muito difícil contacta-lo muitos perderam a oportunidade.

Eu tinha a intenção de montar algo bem parecido, mas agora não sei se rola mais por conta das coisas já compradas. Vou tentar fazer uma consulta pra ver a disponibilidade de tempo e valores.

Mais uma vez parabéns.


Obrigado FAB! Apesar dos componentes basicos ficou legal o resultado, quem sabe no futuro faça um Up pra um Sora com pedivela compacto (pra cidade esse volantão vai cansar as pernas... rs)

Realmente muitos gostariam de fazer quadros com o Igor e até recebi alguns MP pedindo contato. Mas como eu disse ele estava num periodo dificil e quase desistiu de continuar como framebuiler! O que seria uma terrivel perda, pois o trabalho dele é incrivel e poucos fazem principalmente no Brasil.

Se você não se importar com peso ele faz quadros bem em conta com aço nacional... vale a pena dar uma conferida!
Se levar pra frente esse projeto coloca aqui ou posta o link pra nos! Rs

Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

ficou top, shi.k

espero terminar a minha logo :)


Obrigado Oliva! Mas top seria com um Sram Red... hahaha acho que até combinaria, so falta dinheiro! =D

Quando terminar o seu coloca o resultado e como você fez aqui! rs
Sucesso no seu projeto!
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 22:40
Originalmente postado por Shi.k Shi.k escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Linda bike.

Posta uma foto desse semi-lug do top tube com mais qualidade aí!


Obrigado FPavão!
Desculpe minha ignorancia, o que seria esse semi-lug do top tube? Você fala dos cachimbos da solda do seat tube com o top tube?
Qualidade é um problema, rs, so tenho um celular q tira em 2mp... mas darei um jeito!


É, esse cachimbo mesmo. Pela foto parece que é só um "meio" cachimbo (em volta apenas do top tube), coisa meio difícil de fazer.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 23:01
Parabéns pela bike, ficou linda.

Acho muito interessante esse conceito do cyclocross. Pra pedalar em nossos acostamentos esburacados parece uma ótima opção.

Sonho em ter um quadro mtb artesanal. Estou esperando o Fernando Pavão se animar e começar a fabricar para fora! Big smile

Abraços,

Jefferson
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 23:34
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

 
É, esse cachimbo mesmo. Pela foto parece que é só um "meio" cachimbo (em volta apenas do top tube), coisa meio difícil de fazer.

Exatamente! Realmente é um "meio" cachimbo e acredito que foi feito pelo próprio Igor!!
O trabalho dele é incrível! 

Vi que você também tem seus projetos! Muito legal!

Assim que conseguir tiro uma foto melhor e posto pra você!

Originalmente postado por JeffersonSantos JeffersonSantos escreveu:

Parabéns pela bike, ficou linda.

Acho muito interessante esse conceito do cyclocross. Pra pedalar em nossos acostamentos esburacados parece uma ótima opção.

Sonho em ter um quadro mtb artesanal. Estou esperando o Fernando Pavão se animar e começar a fabricar para fora! Big smile

Abraços,

Jefferson

Valeu Jefferson! Realmente é uma ótima opção! 

Se você quiser entrar em contato com o Igor ele tem muitos trabalhos de MTB... uma que achei linda foi pra um usuário aqui do Fórum...

Abraço!
Voltar ao Topo
Hérlon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jul 2011
Juazeiro - BA
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hérlon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 14:26
Colega, belíssima bike. Parabéns!
Quanto ao bagageiro, duas sugestões:
http://dx.com/p/bicycle-metal-rear-cargo-rack-56323
http://www.jensonusa.com/XLC-Seatpost-Clamp-With-Rack-Mount
Abs.

Voltar ao Topo
EduGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar EduGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 15:20
eu gostei muito. parabéns!!!!
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 18:13
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

É, esse cachimbo mesmo. Pela foto parece que é só um "meio" cachimbo (em volta apenas do top tube), coisa meio difícil de fazer.

FPavão! Consegui tirar as fotos... Qualquer coisa mande MP...


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Originalmente postado por Hérlon Hérlon escreveu:

Colega, belíssima bike. Parabéns!
Quanto ao bagageiro, duas sugestões:
http://dx.com/p/bicycle-metal-rear-cargo-rack-56323
http://www.jensonusa.com/XLC-Seatpost-Clamp-With-Rack-Mount
Abs.

Hérlon! Valeu!!

Em relação as suas sugestões para o bagageiro...

1 - Bagageiro do DealExtreme
Tenho um alforge da Topeak que tem aqueles trilhos compatíveis apenas com os bagageiros da propria Topeak... O Problema é que já tenho o bagageiro especifico para freios a disco e não queria me desfazer dele por ser muito bom...

2 - Ótima sugestão, talvez eu pegue esse sim, mas tenho que achar solução para parafusar na parte de baixo... o Igor esqueceu de colocar lá também... rs

Originalmente postado por EduGomes EduGomes escreveu:

eu gostei muito. parabéns!!!!

Muito obrigado EduGomes! 
Voltar ao Topo
Fabitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:486
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2014 as 20:12
bacana colega, onde voce anda com ela?

posta um fotinho em açção, ehehehhe
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 13:57
Originalmente postado por Fabitus Fabitus escreveu:

bacana colega, onde voce anda com ela?

posta um fotinho em açção, ehehehhe

Cara, Foi mal não ter respondido.
Sofri um acidente com ela ano passado... por isso dei uma sumida no forum.

Eu estava usando mais pra cidade (ir e voltar do trabalho), por conta das ruas muito ruins e chuvas.

Mas ano passado tomei uma portada, estou voltando agora mas fora de forma, 10kg mais gordo, sem animo nenhum pra pedalar...

Quem sabe um dia volto e posto uma foto...
Voltar ao Topo
fgendorf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fgendorf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2016 as 13:15
OLá, chegou a colocar o BB5 Road nela? estou a procura deste freio também, se souber onde posso encontrar me da um toque!

Obrigado
Voltar ao Topo
Shi.k Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shi.k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2016 as 15:54
Originalmente postado por fgendorf fgendorf escreveu:

OLá, chegou a colocar o BB5 Road nela? estou a procura deste freio também, se souber onde posso encontrar me da um toque!

Obrigado


Olá FGendorf,

Eu troquei sim. Uma diferença enome com o Tektro Q tinha.
Eu comprei no EBay. Paguei na época em torno de 70 dólares.
No Brasil não tinha encontrado em nenhum lugar.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2016 as 15:23
Originalmente postado por Shi.k Shi.k escreveu:

Originalmente postado por fgendorf fgendorf escreveu:

OLá, chegou a colocar o BB5 Road nela? estou a procura deste freio também, se souber onde posso encontrar me da um toque!

Obrigado


Olá FGendorf,

Eu troquei sim. Uma diferença enome com o Tektro Q tinha.
Eu comprei no EBay. Paguei na época em torno de 70 dólares.
No Brasil não tinha encontrado em nenhum lugar.

Shik, em questão de manutenção, é fácil encontrar pastilhas de freio pra ele? Eu uso um tektro rx5 e gosto bastante, mas na chuva as sapatas sofrem, por isso sou muito atraído a importar um bb5 um dia.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X