Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vamos falar de Garfo Rígido?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vamos falar de Garfo Rígido?

 Responder Página  <1 7891011 12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 04:21
NAO nao e nao
Se gosta de descer rapido,e sequer ainda tem as manha da suspa,nao va de rigidao,vai se arrepender
A pilotagem de rigidao é : hardcore old-school
-hard de duro
-core de toma um coro de bikes de suspas(suspas boas)
-old porque é um item prehistorico(as primeira tentativas de suspensao datao de 1910,acho)
-school porque se for um cara q ja sabe gira bem,nao importa,ele volta pra escolinha de XC...
Se nao for fã da simplicidade nao va.So se for pra experimentar,testar,ver como é
.Mas ai nao pode gastar muito.E ai nao tem um garfo bom...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 08:08
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Em Cascavel se enviase a Proshock eles devem fazer a manutençao.Ou nao...
COnhecia as 3 lojas de Cascavel e nao me parecerao fodas nao.Mesmo q a manutençao de uma suspensao nao seja bicho de 7 cabras,nao sei nao se eles fazem a limpeza e troca de oleo
Ja a sua XCR eu mesmo abro,limpo e ponho graxa
Via de regra,fazer manutençao em uma suspa com cartucho hidraulico e uma hidraulica mesmo,com embolo,é bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

diferente.
A XCR com 20min eu troco a graxa...Ja uma ROckShox eu nao me atrevi a abri nao,embora seja facil,se nao for minha eu nao arisco arrebentar um retentor por nao saber abrir.

não tem risco nenhum, aliás não sei por que as pessoas tem tanto medo de mexer em suspensão.
confesso que o cartucho é mais complicado (embora da minha reba 2013 e fox evolution  sejam bem de boa mexer).

Da Pike e Reba eu faço o seguinte:

Desmonto roda dianteira e retiro o freio e presilha do cabo, isso com a bike no tripé de manuitenção (nem tiro o garfo da bike). Retira o ar da suspensão ou alivia a pré carga da mola, dependendo do caso.

Retira o parafuso original embaixo do bloco, rosqueia o parafuso bem comprido com a mesma rosca do original (acho que é M6 ou M8, comprei por 50 centavos na loja de parafuso), e dá uma martelada de leve na cabeça dele. Isso vai fazer com que a vareta (da mola ou do cartucho, dependendo do lado) se desprenda do bloco. Aí vai começar a sair óleo, isso se sua suspa ainda tiver óleo dentro. Vc drena pra um pote qualquer e depois joga fora. Faz a mesma coisa do outro lado.

soltando os dois lados o bloco fica livre, só puxar que ele sai.
Com o bloco desmontado você pode deixar escorrer todo o óleo, e limpar ele bem.
Retire as duas "espuminhas" que ficam embaixo dos retentores, limpe bem elas. Se necessário troque os retentores, senão só limpar bem.
Com as espumas limpas, encharque elas de óleo e coloque de volta. Coloque um pouco de óleo nos retentores também, só pra facilitar a montagem.
vire a bike de ponta cabeça, coloque o óleo recomendado (na pike 5ml do lado do damper, 15ml do lado da mola pneumática), rosqueie os parafusos originais de volta.

limpe tudo muito bem (desengraxante e alcool isopropilico), recoloque o ar, monte tudo de volta e vai andar em paz 

porém....


o tópico é sobre GARFO RÍGIDO.

Se quiser discutir mais sobre manutenção em suspensões, criem um tópico na parte de oficina que ficarei grato em ajudar.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 08:13
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

NAO nao e nao
Se gosta de descer rapido,e sequer ainda tem as manha da suspa,nao va de rigidao,vai se arrepender
A pilotagem de rigidao é : hardcore old-school
-hard de duro
-core de toma um coro de bikes de suspas(suspas boas)
-old porque é um item prehistorico(as primeira tentativas de suspensao datao de 1910,acho)
-school porque se for um cara q ja sabe gira bem,nao importa,ele volta pra escolinha de XC...
Se nao for fã da simplicidade nao va.So se for pra experimentar,testar,ver como é
.Mas ai nao pode gastar muito.E ai nao tem um garfo bom...

por isso que uso a bike com garfo rígido só pra asfalto ou estradão.
não vejo tanta graça nessa "pilotagem old school", a não ser como "desafio pessoal". Se pudesse ter somente uma bike, nunca teria uma bike toda rígida. Eu  prefiro atropelar tudo com uma full ou pelo menos uma HT com suspensão de 100 que ficar sofrendo de queixo duro, muito mais seguro e divertido na minha opinião.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 08:28
outro motivo de não usar o garfo Java de forma abusiva é que garfos rígidos são muito suscetíveis  a quebra. Garfos de alumínio, aço e carbono "de marca" podem entortar ou quebrar pois é uma peça que recebe muitas forças tanto de impacto quanto torção na frenagem. Agora imagina um garfo chinês de 450g.

nesse tópico por exemplo o gringo comprou e passou de satisfeito pra decepcionado em 4 meses de uso.  olha o vídeo, virou uma suspensão kkkkkkk

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 15:50
O topico é Vamos falar de garfo rigido.
Seria estranho nao falar sobre suspensoes dianteiras,ja q ou é uma ou é outra,a nao ser q o cara ande so enpinado.
è o famoso perde-ganha.
Impossivel nao falar da manutençao de suspa,q assusta sim muita gente.
Tem mecanico foooooda q diz que se o cra morar muito longe de tudo,pegue uma suspa a mola,como uma RS XC32,q tem 2.3kg,pois a mola nao pra problema de vazamento de ar(dããã~),nao tem limite de peso(pessoas acima de 95Kg nao se recomenda usar suspas a ar)
Uma suspa a mola,se der pau no embolo,usa de boa,ate poder consertar,so na mola,agora uma a ar,se começar a vaza,ou leva pra manutençao ou retira da bike.

Uma full rigida vai atropelar sua full na subida(se forem de mesmo preço,mesmo nivel,uma full pesa 12kg contra 9kg de uma rigida,sao 3 kg na subida,alem de,se for 26er,se tiver galho e pedra solta,perde traçao,coisa q a 29er nao perde na subida),ja sua full vai atropelar uma rigida e uma frontS na descida,enfim,como deve saber,nao tem nada q so tenha vantagem
E digo com certeza que uma full rigida em um percurso de asfalto vai entubar sua full,ma q,asfalto nao é territorio de mtb,ai nao conta.

Quem quiser ver o que da pra fazer com uma bike "totalmente rigida"é so assistir os videos de Ciclocross
Aqui dos EUA,pais q nen tem tradiçao no CX,so postei q a musiquinha é boa:

https://www.youtube.com/watch?v=W6SRKEFQuOk

A unica resalva q me faz pensar em por uma suspa de novo é a quebra do garfo,pois nunca tive $ pra por um garfo bom,como o Niner postado pelo Furukawa,um garfo q diz no anuncio" sem limite de peso"
ai sim.mas por hora ando esperto com meu garfo/quadro trash

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2017 as 15:53
Porque citei 29er?
SImpou,
29er NAO NAO NAO NAO precisa de suspa,se for pra usuario comum,o famoso treekero(treeking).Se for outro estilo de piloto,ai sim,é nescessaria.
mas ja digitei tanto isto q to de saco cheio
29er passa por cima de tudo.Ja se for 26er ai fica mais hardcore e bemm mais old school,ma nen tanto,vale lembrar q as rodas sempre forao grandes extamente pela falta de suspa,pois é uma regra da Fisica.
Maior circunferencia melhor pra buracos.
Voltar ao Topo
sabbathbh Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Nov 2013
BH, MG
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sabbathbh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2017 as 23:58
Alguém conhece esse garfo rígido da marca Akron ? Será que presta ?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-816460894-garfo-bike-rigido-29-ou-700-todo-em-aluminio-disco-_JM

Esse cara vendia o KSW e passou a vender esse Akron. Olha a resposta dele sobre a mudança:

"Esse garfo é mais caro que o outro ele é mais encorpado outra era muito fino e tava trazendo problema na geometria do garfo ele aumentou r$ 10 na verdade você levou o mesmo garfo melhorado pelo preço do do modelo anterior o modelo anterior saiu de linha por questão de segurança"
Voltar ao Topo
marcelod2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2016
Joinville/SC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelod2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 20:08
Galera,

Segue a foto da minha Oxer XR110 com garfo rígido.



Optei por substituir pelo garfo porque a suspensão MODE que vem de fábrica estava com muita folga e fazendo muito barulho. Como só ando em asfalto, optei pelo garfo. A bike ficou mais leve e muito boa para andar.

O oficina onde levei só tinha esse garfo FIB 29, que é construído em alumínio com a espiga em aço.
Achei mal construído.. vamos ver se aguenta.
Voltar ao Topo
christiansoul Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Mai 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christiansoul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 20:41
Também eou usando esse Fib 29 o último que encontrei para v brake uso no asfalto espero que aguente
tbm tinha uma suspensão que estava com muita folga

Voltar ao Topo
marcelod2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2016
Joinville/SC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelod2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 21:10
Legal christiansoul.

Não achei garfo para 29 com freio v-brake, ai acabei colocando freio a disco na frente.
Em breve vou colocar atrás também.
Voltar ao Topo
christiansoul Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Mai 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christiansoul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 21:31
Originalmente postado por marcelod2 marcelod2 escreveu:

Legal <span id="userPro329" ="msgSidePro" title="Ver Drop Down">christiansoul.
</span>
Não achei garfo para 29 com freio v-brake, ai acabei colocando freio a disco na frente.
Em breve vou colocar atrás também.


Tá bem difícil garfos V brake só não mudei tudo para disco pq meu quadro não tem suporte.
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 14:14
Pessoal, 

Preciso de uma ajuda: 

Eu gosto de experimentar:  já tive 3 hibridas com garfo rigido aro 700.  Agora para uso urbano uso uma trek 3500 com uma suspensão suntour 3030.  Ela dá para o gasto.  Mas eu gosto de testar e um teste que eu nunca fiz foi com uma bike com garfo rigido e pneus mtb. 

Queria fazer esse teste com um garfo rigido e pneus 26x2.0. 

Mas eu tenho uma dúvida em saber se o garfo que eu tenho que comprar é over ou standard.  Como eu sei isso?.  Veja que eu uso uma suspensão suntour 3030.  Podem me ajudar? 

uma fotinha da bike: 




Editado por MarcosMori - 19 Abr 2017 as 14:17
Voltar ao Topo
Rodrigosm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2017
Guaruja
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigosm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2017 as 01:15
Qual garfo rigido voces romendam e aonde comprar
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2017 as 13:47
Seu garfo é over,apesar da Suntour M ter versoes standard
Se tiver ascesso ao um paquimetro,o cano da suspensao/garfo devera ter 28mm.Se tiver 22mm é standard.Mas caso nao teu caso é quase certeza q é oversized.Mas cuidado,garfos 26 baratos deixarao a frente masi baixa.
Pode optar por um garfo barato 29er ou um mais caro,importando,especifico pra ciclotur,como os Salsa ou Surly (alem de serem mais altos que os baratos daqui,tem furaçoes pra paralamas e bagageiros)

Ja recomendar algo precisa saber de muitos itens.
Tipo de bike,aplicaçao,preço maximo possivel,eficiencia pretendida,peso pretendido...
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2017 as 14:49
Valeu devair, pelos ensinamentos... fiquei tão cosquento que estou pensando em comprar um quadro para montar uma bike aro 700. garfo rigido e pneus mtb.  

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Seu garfo é over,apesar da Suntour M ter versoes standard
Se tiver ascesso ao um paquimetro,o cano da suspensao/garfo devera ter 28mm.Se tiver 22mm é standard.Mas caso nao teu caso é quase certeza q é oversized.Mas cuidado,garfos 26 baratos deixarao a frente masi baixa.
Pode optar por um garfo barato 29er ou um mais caro,importando,especifico pra ciclotur,como os Salsa ou Surly (alem de serem mais altos que os baratos daqui,tem furaçoes pra paralamas e bagageiros)

Ja recomendar algo precisa saber de muitos itens.
Tipo de bike,aplicaçao,preço maximo possivel,eficiencia pretendida,peso pretendido...
Voltar ao Topo
leonardodpc Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Dez 2013
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardodpc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2017 as 18:12
E aí pessoal, beleza?

Tenho uma bicicleta com quadro Gios XC3 (http://giosbr.com.br/quadro/xc3) há 9 anos. Esse quadro é de alumínio 6061 e para caixa de direção semi integrada de 44 mm. Atualmente tenho uma suspensão RST Gila (100 mm), que é a dimensão ideal para esse quadro. Além disso, uso freios v-brake.

Com essa configuração já fiz duas viagens de bicicleta, cuja duração da maior foi de 25 dias. Nas duas viagens só usei bagageiro traseiro. Fiz o bagageiro adaptado ao meu quadro e ao alforje Alto Estilo de 60 litros. O bagageiro foi feito em barras de aço vazadas. Andei sempre com ambos alforjes lotados e com mais carga ainda em cima do bagageiro. Estou dizendo isso para demonstrar que a bicicleta estava bem carregada e o quadro suportou tranquilamente. O bagageiro ficou pesado, mas também muito resistente.

Agora pretendo fazer uma viagem muito maior. A princípio eu ia montar uma nova bicicleta com quadro 29, mas percebi que um quadro 26 seria melhor por conta de algumas regiões que pretendo passar e decidi utilizar o que já tenho (Gios XC3). Pretendo usar o mesmo bagageiro traseiro e também freios v-brake. Além disso, vou fazer um bagageiro dianteiro, onde pretendo colocar um alforje de 30 litros. Mas optei por não usar suspensão. E aqui começou o meu dilema...

Está complicado encontrar garfo rígido leve para quadro 26 e que tenha suporte para v-brake. Em carbono só encontrei para freio a disco. Encontrei o Mosso MD5 no AliExpress (https://pt.aliexpress.com/item/Hot-Authentic-MOSSO-fork-26-aluminum-mountain-mtb-bicycle-road-bike-forks-rigid-MD5-model-Disc/32550706953.html).Apesar de muita gente relatar que esse modelo de garfo rígido é muito bom, não vi ninguém falando em uso para viagens longas. Entretanto, sei que tem gente que viaja de bicicleta com garfo em alumínio e fica tudo bem.

Em relação à altura, sei que minha bicicleta ira abaixar a frente, mas acredito que esse não será um grande problema, até porque as velocidades médias em cicloturismo são relativamente baixas. O diâmetro da espiga do Mosso MD5 é o mesmo da suspensão RST Gila. E, aparentemente, a conexão da espiga com o corpo do garfo/suspensão em ambos é bastante semelhante. Assim, no momento, minha decisão é comprar esse garfo Mosso MD5 no AliExpress.

Queria saber a opinião de vocês, se tem alguma sugestão... Valeu!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2017 as 15:05
O garfo mosso é um bom garfo, até confortável se comparado a outros de aluminio, alem de ser muito leve e vc até acha modelos 26 ainda com boss pra vbrake. Porem não sei dizer se é um garfo recomendado pra cicloturismo, pois por ser muito leve talvez não suporte muito peso. Se vc tá pensando em importar, talvez um bom modelo de cromoly seja mais interessante, vai ser mais pesado, porem mais confortável e suporta mais peso, é uma alternativa interessante.
Voltar ao Topo
leonardodpc Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Dez 2013
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardodpc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 00:44
Pensei bastante e acho que vale a pena investir num garfo de cromoly. Estou vendo o Surly Troll (http://surlybikes.com/parts/forks/troll_fork). Sabe me dizer se ele vai dar certo no meu quadro (para caixa de direção semi integrada 44 mm)? Dei uma pesquisada, mas preciso confirmar para não comprar a toa, até porque provavelmente serei taxado.
Voltar ao Topo
Vagom Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vagom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2017 as 19:22
Sei que este tópico já deu muito pano pra manga, tenho uma Scott Scale 970, 2015, comprei usada, acabei de receber da pintura, personalisei.
Quando desmontei percebi que a suspensão (Suntour) pesa mais do que o quadro. Como estou andando praticamente só na cidade, apenas uma vez na terra desde dezembro, pensei em colocar um garfo de rígido de carbono, pensei neste Java e tem várias outras marcas nos sites chineses. a dúvida é a confiabilidade.
Participei da Gear Up em março, 40Km, fiquei na frente de muita Speed, acho que se tirar um pouco de pesa da pra melhorar bem o desempenho.
A ideia é montar a suspensão quando for pra terra e usar o garfo rígido para a cidade, já uso pneus Continental lisos na cidade.

Agradeço ajuda e opiniões. 

Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2017 as 21:17
Originalmente postado por MarcosMori MarcosMori escreveu:

Pessoal, 

Preciso de uma ajuda: 

Eu gosto de experimentar:  já tive 3 hibridas com garfo rigido aro 700.  Agora para uso urbano uso uma trek 3500 com uma suspensão suntour 3030.  Ela dá para o gasto.  Mas eu gosto de testar e um teste que eu nunca fiz foi com uma bike com garfo rigido e pneus mtb. 

Queria fazer esse teste com um garfo rigido e pneus 26x2.0. 

Mas eu tenho uma dúvida em saber se o garfo que eu tenho que comprar é over ou standard.  Como eu sei isso?.  Veja que eu uso uma suspensão suntour 3030.  Podem me ajudar? 

uma fotinha da bike: 



Parte da trek está nesse projeto de  bike montada com garfo rígido






Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2017 as 11:43
Pessoal, surgiu uma duvida. Montei uma bike bem baratinha pra usar de quebra galho, carinhosamente apelidada de reserva. Coloquei um garfo fib de alu que tinha guardado em casa, mas o sujeito é duro pra caramba, a bike pula muito e com o passar da semana o garfo tá judiando na buraqueira aqui da região. Será que se eu colocar um garfo de Aço a diferença de conforto será perceptível? Ou vou trocar 6 por meia duzia?
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2017 as 13:40
Newhouse,

faz uma experiencia!! deixa em uma posição mais confortável, quer dizer, mais alta!  eu estou usando o garfo mosso m5 e com essa posição ficou boa.

E os pneus, quais vc está usando?.  Eu estou usando o 700x45 equivale ao 26x1,95 e ficou bem confortável.

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Pessoal, surgiu uma duvida. Montei uma bike bem baratinha pra usar de quebra galho, carinhosamente apelidada de reserva. Coloquei um garfo fib de alu que tinha guardado em casa, mas o sujeito é duro pra caramba, a bike pula muito e com o passar da semana o garfo tá judiando na buraqueira aqui da região. Será que se eu colocar um garfo de Aço a diferença de conforto será perceptível? Ou vou trocar 6 por meia duzia?


Editado por MarcosMori - 30 Mai 2017 as 13:46
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2017 as 14:19
Valeu Marcos,

Eu to pensando mesmo em pegar um mosso por que ele absorve bem melhor as irregularidades que o fib, porem como o projeto é de baixo custo sem compromisso com a performance, to pensando num garfo de aço pra ver o que dá. A geometria tá bem light, o guidão tá 3cm acima do que geralmente uso, rodando com pneu 32mm, montei realmente pra ser mais tranquila. To com a impressão que são os buracos mesmo, a bike pula muito e passo a semana inteira assim, acho q é a idade pesando, kkkk.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2017 as 15:17
Até pode dar uma melhorada viu Newhouse , mais não creio que chegue a ser suficiente pra vencer os buracos e a idade e a tendência de ambos e piorar
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2017 as 21:07
pede pra sair newhouse
pede pra sair

tira esta camiseta que vc nao é caveira


Zuando.
Sim man,garfo rigido é f**kthesh*t.
Como a gente precisa sempre levanta do selin,cansa mais.Os braços tbm se cansao mais rapido.Mas eu gosto.
Eu tenho 42 anos,sou gordo e baixo.Por hora prefiro o rigido.

Como digitei milhoes de vezes,so nao é pior q Zoom e suspa so mola,q ate absorve,mas recocheteia(rebamp,estour de retorno)Fora istoo rigido perde em utilizaçao
Sim,o Mosso é mais "macio".Sim,tem sempre um usado no ML,neste momento tem um MD2 sem pinos de vbrake por 160R$ no ML,porem,ele é baixo
O M5 tem usado no OLX(nao confiavel)por 160R$.

nao,nao serao iguais a uma RST Blaze TNL ou Suntour XCM HLO.
Serao 2kg mais leve,mas é uma leveza que cobrara do corpo.

Passa ginetiando a bike,em pé,corrigindo o terreno no braço,literalemente no braço(e pernas)enquanto o pessoal passa sentado no selin,é de lei.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2017 as 08:36
Eu sempre andei de garfo rígido e nunca me incomodou, mas antigamente não pedalava tanto como agora, acho que a alta KM na semana tá acumulando os solavancos. Mas a ideia de pegar um mosso usado parece muito boa, o preço até vale a pena e não deve ser difícil de encontrar, vo levantar uma grana e quando as contas derem uma aliviada acho que vou nessa opção mesmo. Por hora vou dar uma melhorada nos alongamentos pra ver se consigo fortalecer a região pra diminuir o desconforto.
Voltar ao Topo
tie.tavares Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2016
SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tie.tavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2017 as 13:55
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 15:42
ALGUÉM CONHECE OS GARFOS DA MARCA KSW?

A MINHA BIKE É DE USO URBANO (12 A 15 KM DE PEDAL POR, DIA DENTRO DA CIDADE) E TA COM UMA ZOOM 60MM QUE VEIO ORIGINAL, TO PENSANDO SERIAMENTE EM TROCAR PELO GARFO RIGIDO.

ALGUMA OPINIÃO???
Voltar ao Topo
christiansoul Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Mai 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christiansoul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 16:33
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

ALGUÉM CONHECE OS GARFOS DA MARCA KSW?

A MINHA BIKE É DE USO URBANO (12 A 15 KM DE PEDAL POR, DIA DENTRO DA CIDADE) E TA COM UMA ZOOM 60MM QUE VEIO ORIGINAL, TO PENSANDO SERIAMENTE EM TROCAR PELO GARFO RIGIDO.

ALGUMA OPINIÃO???


Cara eu faço 36km diário com um garfo FIB ta indo de boa ja um tempo acho que o FIB é um pouco melhor que esse KSW se for freio disco e vai de Mosso que é bem conceituado se for V Brake daí complica pq ta bem difícil de achar principalmente se for Aro 700 esse FIB FOI o último que encontrei no Mercado livre
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 18:02
Originalmente postado por christiansoul christiansoul escreveu:

Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

ALGUÉM CONHECE OS GARFOS DA MARCA KSW?

A MINHA BIKE É DE USO URBANO (12 A 15 KM DE PEDAL POR, DIA DENTRO DA CIDADE) E TA COM UMA ZOOM 60MM QUE VEIO ORIGINAL, TO PENSANDO SERIAMENTE EM TROCAR PELO GARFO RIGIDO.

ALGUMA OPINIÃO???


Cara eu faço 36km diário com um garfo FIB ta indo de boa ja um tempo acho que o FIB é um pouco melhor que esse KSW se for freio disco e vai de Mosso que é bem conceituado se for V Brake daí complica pq ta bem difícil de achar principalmente se for Aro 700 esse FIB FOI o último que encontrei no Mercado livre


36 KM por dia?? Slc meus parábens!

Optei pelo o KSW pelo peso (em torno de 750g), mas já li outras avaliações negativas sobre o mesmo e desisti.

Encontrei um "sem marca" por $120 dilmas nesse link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692933520-garfo-bicicleta-26-aluminio-over-rosca-preto-brilho-2100403-_JM

Gostei do visual limpo, sem o suporte pra disco, sem adesivos... Tem cara de ser um garfo "normal" pro uso no dia-a-dia. Alguma opinião?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 21:57
O TSW deu problema na bicicleta Sense Activ.
De uma procurada.Acho q o alguns usuarios nao souberao o que fazer com uma bike com garfo rigido.
Nao sei exatamente o que houve,mas deu recall.;
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 22:08
Se for pra andar de garfo rigido de novo compro uma gt ou Trek de cromo dos anos 90, isso sim era Bike confortável mesmo sendo toda rigida brincadeiras a parte eu acho legal rígidas, queria trocar minha suspa por um garfo também, mas como só tenho uma Bike e uso ela pra trilhas e ir pro trabalho ( também faço 30km diarios) não vale a pena pra mim...
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 22:09
Acho que foi problema de fabricação mesmo Devair.

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O TSW deu problema na bicicleta Sense Activ.
De uma procurada.Acho q o alguns usuarios nao souberao o que fazer com uma bike com garfo rigido.
Nao sei exatamente o que houve,mas deu recall.;
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 23:00

Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Acho que foi problema de fabricação mesmo Devair.

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O TSW deu problema na bicicleta Sense Activ.
De uma procurada.Acho q o alguns usuarios nao souberao o que fazer com uma bike com garfo rigido.
Nao sei exatamente o que houve,mas deu recall.;


Um videozinho da jamur bikes sobre esse garfo


Voltar ao Topo
Tiago_A Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Out 2016
Taubaté
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago_A Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2017 as 11:35
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O topico é Vamos falar de garfo rigido.
Seria estranho nao falar sobre suspensoes dianteiras,ja q ou é uma ou é outra,a nao ser q o cara ande so enpinado.
è o famoso perde-ganha.
Impossivel nao falar da manutençao de suspa,q assusta sim muita gente.
Tem mecanico foooooda q diz que se o cra morar muito longe de tudo,pegue uma suspa a mola,como uma RS XC32,q tem 2.3kg,pois a mola nao pra problema de vazamento de ar(dããã~),nao tem limite de peso(pessoas acima de 95Kg nao se recomenda usar suspas a ar)
Uma suspa a mola,se der pau no embolo,usa de boa,ate poder consertar,so na mola,agora uma a ar,se começar a vaza,ou leva pra manutençao ou retira da bike.

Uma full rigida vai atropelar sua full na subida(se forem de mesmo preço,mesmo nivel,uma full pesa 12kg contra 9kg de uma rigida,sao 3 kg na subida,alem de,se for 26er,se tiver galho e pedra solta,perde traçao,coisa q a 29er nao perde na subida),ja sua full vai atropelar uma rigida e uma frontS na descida,enfim,como deve saber,nao tem nada q so tenha vantagem
E digo com certeza que uma full rigida em um percurso de asfalto vai entubar sua full,ma q,asfalto nao é territorio de mtb,ai nao conta.

Quem quiser ver o que da pra fazer com uma bike "totalmente rigida"é so assistir os videos de Ciclocross
Aqui dos EUA,pais q nen tem tradiçao no CX,so postei q a musiquinha é boa:

https://www.youtube.com/watch?v=W6SRKEFQuOk - https://www.youtube.com/watch?v=W6SRKEFQuOk

A unica resalva q me faz pensar em por uma suspa de novo é a quebra do garfo,pois nunca tive $ pra por um garfo bom,como o Niner postado pelo Furukawa,um garfo q diz no anuncio" sem limite de peso"
ai sim.mas por hora ando esperto com meu garfo/quadro trash


Esse vídeo abriu meus olhos para o garfo rígido em um Xcm amador e trilhas leves...pois pra quem não tem $$$ uma suspa das boa chega a custar mais que a bike inteira...se os gringo anda de queixo duro e pneu fino, nada que um pneu 2.2 com 30psi não resolva...A meta agora é achar algum garfo de aço ou alguém que faça esse tipo de coisa...
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2017 as 21:51
Tem esse video da competição de gravel bikes também




Editado por MarcosMori - 01 Ago 2017 as 21:52
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2017 as 22:31
Para XCM garfo rigido nao vale a pena
Para XCO garfo rigido é suicidio
Outras modalidade acima(mais duras)q XCO é suicidio elevado ao quadrado
Otimo pra Treeking,cidade,etc.Basta ver um video como o acima,qdo tem trechos de XCM o povo sofre,se fosse mesmo uma competiçao ,sem chance.

Aqui um exemplo;
https://www.youtube.com/watch?v=juNU7yKOc4k

Precisa assistir ate o fim,alias,o que me importa no video é o meio,onde eles parao nas bancas de frutas,agua,etc,identico a qualquer passeio que agente faz aqui no BR.
SE SE SE SE fosse uma competiçao mesmo,de XCM,o buraco seria bemmmm mais embaixo.
E da notar q o rapaz q foi com agravel chegou na frente,mas morto,e o neil(acho q este é o nome)q foi de XC chegou mais inteiro,atras,mas bem menos cansado(e a suspa dele nen tem trava)
Voltar ao Topo
sidneisp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Mogi Das Cruzes
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sidneisp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2017 as 07:21
Estou testando esse garfo Vicini, 550 gramas, total carbono, por enquanto tudo bem.


Siddão
Voltar ao Topo
Geonasfe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2015
Salvador-BA
Offline
Mensagens:448
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Geonasfe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2017 as 14:39
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Para XCM garfo rigido nao vale a pena
Para XCO garfo rigido é suicidio
Outras modalidade acima(mais duras)q XCO é suicidio elevado ao quadrado
Otimo pra Treeking,cidade,etc.Basta ver um video como o acima,qdo tem trechos de XCM o povo sofre,se fosse mesmo uma competiçao ,sem chance.

Aqui um exemplo;
https://www.youtube.com/watch?v=juNU7yKOc4k

Precisa assistir ate o fim,alias,o que me importa no video é o meio,onde eles parao nas bancas de frutas,agua,etc,identico a qualquer passeio que agente faz aqui no BR.
SE SE SE SE fosse uma competiçao mesmo,de XCM,o buraco seria bemmmm mais embaixo.
E da notar q o rapaz q foi com agravel chegou na frente,mas morto,e o neil(acho q este é o nome)q foi de XC chegou mais inteiro,atras,mas bem menos cansado(e a suspa dele nen tem trava)
 
Vc tem uma prova de xcm, um oggi hacker com uma "suspensão" zoom de 100 reais e migra para um garfo rígido de alumínio de 800 gramas... Tá se matando? rs Não necessariamenteLOL. Assim minha esposa fez um duro desafio que tivemos aqui na Bahia, Maraton Bike, 57km de uma trilha bem técnica e até pódio deu rs.
 
A bike dela é uma oggi hacker com um garfo de 150 pilas, com selo descaradinho do imetro, peso final da bike 11,90 kg. Usa pneus continental king 2.2 e essa configuração ficou mais eficiente do que a original, com kenda klaw e a maldita zoom.
 
Na falta de grana para outro bike e de uns bons trocados a mais para uma suspensão de verdade, até que tá funcionando rs
Geo Ferreira
Voltar ao Topo
AndersonRd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2016
São Leopoldo, R
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonRd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2017 as 18:00
Originalmente postado por Geonasfe Geonasfe escreveu:

 
Vc tem uma prova de xcm, um oggi hacker com uma "suspensão" zoom de 100 reais e migra para um garfo rígido de alumínio de 800 gramas... Tá se matando? rs Não necessariamenteLOL. Assim minha esposa fez um duro desafio que tivemos aqui na Bahia, Maraton Bike, 57km de uma trilha bem técnica e até pódio deu rs.
 
A bike dela é uma oggi hacker com um garfo de 150 pilas, com selo descaradinho do imetro, peso final da bike 11,90 kg. Usa pneus continental king 2.2 e essa configuração ficou mais eficiente do que a original, com kenda klaw e a maldita zoom.
 
Na falta de grana para outro bike e de uns bons trocados a mais para uma suspensão de verdade, até que tá funcionando rs

Devair não faz nada além de criticar tudo aqui. Também acho muito valido um garfo leve do que uma suspensão ineficiente pesada.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 7891011 12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X