Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike perdendo controle!!!susto....
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike perdendo controle!!!susto....

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gabriel Junior Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2003
Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike perdendo controle!!!susto....
    Postado: 17 Ago 2013 as 20:12
Dando uma pedaladinha hoje de manhã pela Fernao Dias, bom sei q muita gente vai achar ruim, mas, peguei um vácuo atrás de um onibus, nada muito rápido mas estava mais quente..  Quando saio de trás do mesmo, onde fiquei apenas alguns segundos,  a bike quase me ejetou pra fora, deu uma chacoalhada de frente que quase não segurei, a bike deu uma "flanbada", não sei nem como traduzir, parecia q tinha esvaziado o pneu da frente derepente, quebrado uma solda do quadro ou do garfo, sei lá, ficou toda mole de frente, parecia uma bike geléia. Consegui controlar, parei com as pernas meio bambas e não vi nada de errado, pneu dianteiro meio carequinha cheio, de trás normal, raiação rígida, sem folgas no garfo e nada trincado......o q aconteceu!!!!!!!????? Pareeeeeece q semana passada percebi algo parecido mas bem fraquinho, hoje!!!! quase incontrolável,   fui ninja........ Ah, asfalto normal......Estou sem segurança de passar dos 30 Km/h com a bike.... A bike é uma Caloi Sprint das Preto e Amarelo......original........

Valeu........
Voltar ao Topo
Sampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2011
ABC / SP
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 20:20
Aprendeu porque não se deve pegar vácuo, ou tentará de novo para entender?
Quanto a andar a mais de 30km/h, sem problemas mas desde estava com a cara no ventou ou o máximo o vácuo de outra(s) bicicletas

Ônibus e caminhões deslocam muito ar, logo a turbulência no vácuo deles é proporcional.
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 20:25
"Ônibus e caminhões deslocam muito ar, logo a turbulência no vácuo deles é proporcional".
maravilha de explicação, sucinta e objetiva;
Voltar ao Topo
RafaelMozart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Araras/SP
Offline
Mensagens:343
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 20:26
Você pode afirmar com certeza que a bike como que "entortou" por assim dizer ou seria um ilusão de ótica?

Posso estar dizendo asneira, mas pode ter acontecido que ao sair do vácuo, como vc entra de cara pro vento, vc pega uma rajada de vento causada pelo busão que te desequilibra, a bike balança mesmo e muito rápido, pode causar akele efeito nela parecido com o truque da caneta que entorta quando você balança ela muito rápido, será que não foi isso?

Se você fez força lateral em todas a partes rígidas da bike (roda, quadro, garfo) e eles não envergaram a bike não tem por que chacolhar.

E evite fazer isso de pegar vácuo novamente. Se vc cair na pista será o seu fim.
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 20:32
Normal
Sair de trás de onibus, lateralmente gera esse susto todo.
Tente deixar o onibus se distanciar de voce antes de voltar para o lugar de onde vc nunca devia ter saido - o acostamento. :)
NON DVCOR DVCO
Voltar ao Topo
Gabriel Junior Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2003
Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 20:32
Então, aí q tá, não tive como relacionar o "fenômeno" com o vácuo, não estava tããão rápido assim e não foi instantaneo sair do vácuo e chacoalhar tudo, depois disso, em situação normal descendo sem vácuo senti uma instabilidade estranha novamente mas não chegou a tal ponto novamente........ sei lá.....meu Primo  estava ao lado pensou q eu estivesse de zoeira, mas depois ele viu q a coisa era séria........ sinistro..... até olhei aqui agora, blocagem apertada e tudo mais.........
Voltar ao Topo
RafaelMozart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Araras/SP
Offline
Mensagens:343
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelMozart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 20:33
OBS: às vezes eu pego vácuo de moto. como a moto é mais pesada dificil dela ser arremessada para os lados, mas existe um ponto antes do vácuo que é a zona de turbulência. por exemplo:

a 2 metros da traseiro dum busão a 100km/h, o vácuo é quase q total. ele te puxa inclusive, sem acelerar você pode acabar sendo puxado para a traseira do busão. a uns 5 metros da traseria dele é a zona de turbulência, como o vento foi cortado, nesta zona ele está se encontrando novamente e colidindo irregularmente, no caso da moto quando ela entra nessa zona ela balança para os lados, parece mole inclusive, pode ser isso o que aconteceu com sua bike.
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 20:41
depois disso, em situação normal descendo sem vácuo senti uma instabilidade estranha novamente mas não chegou a tal ponto novamente....


Roda mole faz isso. Tensao baixa nos raios, ...
Verifique folga na caixa de direcao tambem.
NON DVCOR DVCO
Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 21:12
Nas bordas da zona de vácuo tem muita turbulência. Se pegar vácuo de novo, faça como o colega sugeriu, afaste-se aos poucos. Mas mesmo assim prepare-se pro tranco.

Um amigo meu estava sendo puxado por um carro a 100Km/h, ele estava de skate. O retardado saiu com tudo para o lado e tomou o tranco. Foi ralando por uns 200m. Perdeu até o mamilo, que incrivelmente brotou de novo.
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 21:15
Originalmente postado por enkidubr8 enkidubr8 escreveu:

Nas bordas da zona de vácuo tem muita turbulência. Se pegar vácuo de novo, faça como o colega sugeriu, afaste-se aos poucos. Mas mesmo assim prepare-se pro tranco.

Um amigo meu estava sendo puxado por um carro a 100Km/h, ele estava de skate. O retardado saiu com tudo para o lado e tomou o tranco. Foi ralando por uns 200m. Perdeu até o mamilo, que incrivelmente brotou de novo.


Hahahahahahahaha
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 21:15
"Perdeu até o mamilo, que incrivelmente brotou de novo".
Não consigo parar de rir, ;

mas se o mamilo nasceu de novo, ele deve estar bem, muita sorte!
Voltar ao Topo
Gabriel Junior Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2003
Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 00:47
Éh, tb pensei na roda dianteira meio "frouxa" mal tensionada, mas parece estar ok, folga no garfo não tem não......Tenho um pneu original da bike guardado, bem melhor que o gtk que está rodando..... Realmente, a turbulencia em certas parte do vácuo é muito forte.....Bom, o negócio é se comportar bem e diagnosticar o tal "fenômeno". Valeu pessoal............

Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 11:04
Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

"Perdeu até o mamilo, que incrivelmente brotou de novo".
Não consigo parar de rir, ;

mas se o mamilo nasceu de novo, ele deve estar bem, muita sorte!

No incidente, ele usava capacete, joelheiras e cotoveleiras. Mas apenas uma camiseta. Ralou peito e costas completamente. Pra cicatrizar, ele usava uma pomada pra não criar casca, senão não ia conseguir respirar. Isso foi em 1978. Hoje é casado, tem filhos.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 11:26
Mamilo brotou de novo foi muito boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Voltar ao Topo
Lincolnfd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2012
Volta Redonda
Offline
Mensagens:709
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lincolnfd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 15:58
Originalmente postado por enkidubr8 enkidubr8 escreveu:


Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

"Perdeu até o mamilo, que incrivelmente brotou de novo".
Não consigo parar de rir, ;

mas se o mamilo nasceu de novo, ele deve estar bem, muita sorte!

No incidente, ele usava capacete, joelheiras e cotoveleiras. Mas apenas uma camiseta. Ralou peito e costas completamente. Pra cicatrizar, ele usava uma pomada pra não criar casca, senão não ia conseguir respirar. Isso foi em 1978. Hoje é casado, tem filhos.


Sorte dos filhos, que puderam ser amamentados. KKKKKK
Lincoln
Voltar ao Topo
F.Cassimiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2011
Brasilia
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F.Cassimiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 17:10
o cara e um planta !!! kacildis!!!! LOL
Voltar ao Topo
E m e r s o n Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2010
C de Itapemirim
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar E m e r s o n Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 18:56
Um dia desses pedalando aqui por um pedaço da BR 101 encontrei com uma carreta ultrapassando a outra... tomei uma rajada tão forte do ar deslocado pela carreta que passou ao meu lado em sentido contrário que tive a impressão que a bike ia desmanchar, de tanto que sacudiu.

Em tempo, esse cara aí do mamilo deve ser primo do Wolverine.
Nulla Tenaci Invia Est Via
Voltar ao Topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:2882
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Romanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 23:55
Este mano das tetas deve ser investigado por mastologistas, pois ele é a chave pra regeneração celular. O projeto Genoma não será mais o mesmo depois desta experiência.
O bacana do fórum é isso: um inexperiente pega um vácuo, quase cai, e depois vem um vamarada e conta um caso e isso vira uma pesquisa científica pró-humanidade.
Voltar ao Topo
JBatistaJr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JBatistaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 01:55
Mamilos... sempre polêmicos! LOL
Caloi Sprint 10
Meu Strava
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 02:22
Bem, o registro do cara no fórum é de 2003... Nao deveria ser tão inexperiente assim... E já deve ter tido aula sobre física pra entender o mínimo sobre vácuo... Ou ele podia andar de MTB e por isso nao entender de velocidade e vácuo será?
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
Neimar Coser Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2009
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neimar Coser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 07:23
O melhor a se fazer é estar com a cara no vento ou como disseram atrás de outro ciclista, a não ser é claro que você queira acabar com a cara e o corpo ralando no chão...

Mas se quiser mesmo continuar pegando vácuo de caminhões e ônibus sugiro que faça um Training Camp por Curitiba com um vida louca que é professor nisto, agora até quando não sei!   
Voltar ao Topo
StePhen Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 17 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StePhen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 07:40
Tem um pessoal aí que tem físico de jockey e pedalando com uma road o conjunto pesa 65 kg. Certamente que um individuo pesando 55 kg numa bike de 10 kg sofrerá muito mais os efeitos do deslocamento do ar do que outro indivíduo de 85 kg numa bike de 11,5 kg, totalizando 96,5 kg.

O grande problema de cair no chão é que quando alguém cai numa trilha não tem uma carreta atrás para passar em cima como acontece muitas vezes nas rodovias, por isto estatisticamente existem mais óbitos em acidentes envolvendo roads do que MTBs, porque MTB frequenta ruas, rodovias e trilhas no mato enquanto as roads só trafegam em ruas e rodovias com este trânsito insano.

Quando o prefeito de Copenhague veio passear de bike em São Paulo, aqueles caminhões barulhentos soltando fumaça preta na cara dele e trafegando a meio metro de distância, isto deve tê-lo convencido de que nós bikers brasileiros somos suicidas em potencial! LOL
Voltar ao Topo
poggiese Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poggiese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 16:59
Isso aconteceu comigo semana passada.
É aquele efeito shimmy, mais comum em motos.
Durante uma descida que faço regularmente, pouco mais de 50km/h, começou a balançar.
Dei uma apertada na caixa de direção e também estava com folga nos rolamentos de roda.
Segundo relatos na net, deve-se levantar um pouco do selim, jogar o peso um pouco pra frente e deixar diminuir a velocidade até parar.
É de se cagar todo.
Tô é sem coragem de ir testar pra saber se ficou bom.
Voltar ao Topo
Velho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jan 2003
São José dos Campos - SP
Offline
Mensagens:923
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Velho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 17:23
speed, se tiver com folga na caixa de direção, pode começar a oscilar, mas... sem as mãos no guidão, que neste caso "mata" o problema.

Seu caso realmente nunca vi, e também já fiz minhas besteiras de pegar vácuo, sem sentir isso.

Sobre carreta passando do lado, realmente é f...
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 17:58
Se isso acontecer de novo, junta os joelhos no quadro e põe as mãos mais no centro do guidão. Já aconteceu várias vezes comigo, saindo do vácuo, descendo a serra e levar uma rajada de vento lateral e até com caminhão passando do lado em dia de vento. Só não freie, a chance de cair é grande. 
Voltar ao Topo
StePhen Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 17 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StePhen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 18:16
Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

Se isso acontecer de novo, junta os joelhos no quadro e põe as mãos mais no centro do guidão. Já aconteceu várias vezes comigo, saindo do vácuo, descendo a serra e levar uma rajada de vento lateral e até com caminhão passando do lado em dia de vento. Só não freie, a chance de cair é grande. 


O ideal é, se pensar rapido, colocar uma marcha mais pesada e pedalar forte para corrigir a direção e colocar a bike no chão. Eu quando estou na reta ou descida e percebo um bi-trem passando do meu lado eu coloco uma relação tipo 32/11 até passar a turbulência, se bem que em MTB não é tão perigoso porque na pior das hipóteses dá para ir para o mato sem maiores consequencias.
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2013 as 18:32
Originalmente postado por StePhen StePhen escreveu:

 O ideal é, se pensar rapido, colocar uma marcha mais pesada e pedalar forte para corrigir a direção e colocar a bike no chão. Eu quando estou na reta ou descida e percebo um bi-trem passando do meu lado eu coloco uma relação tipo 32/11 até passar a turbulência, se bem que em MTB não é tão perigoso porque na pior das hipóteses dá para ir para o mato sem maiores consequencias.

Acredito que a mais 70km/h colocar em uma marcha mais pesada não vai dar, só se for 60x11..hehehe
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X