Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Produto para Polir Cromados - Será que é bom ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Produto para Polir Cromados - Será que é bom ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marcelo_Valinhos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2006
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_Valinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Produto para Polir Cromados - Será que é bom ?
    Postado: 16 Ago 2013 as 09:11
Pessoal,

          Em um outro tópico eu comentei que comecei a reformar minha Caloi 10, e pensei em cromar as peças, mas como me disseram, muitas vezes não compensa....
          Olhando atentamente minhas peças, percebi que não há necessidade de cromagem na maioria das peças, mas sim de uma boa polida pra voltar o brilho ....
          E olhando algumas coisas na Internet me deparei com um produto que diz voltar o brilho e até tirar algumas ferrugens. Ele se chama NXT Generation Metal Polish. Ele é usado em carros e achei por R$ 38,00 ....
          Minha pergunta: alguém já usou esse produto na bike ???
          Existem outros meios de polir o cromado sem danificar ??????

Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 09:44
ué, pra polir sem danificar? Kaol ou Brasso da vida. Acha em qq mercado. Eu já usei em peça de bike e funciona certinho. Mas se prepara pq os gambitos vão queimar LOL 

Tem que dar um belo capricho no paninho e Kaol pra ficar zero. 
Voltar ao Topo
shefirot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shefirot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 11:29
Voce pode usar produtos para polimento de carro mesmo, como as famosas massas de polir, mas como o amigo acima disse..se prepara pq o braço vai pro caco..kkk, para voce acho q como o amigo mesmo disse o kaol vai funcionar mto bem, se vc tiver em maos uma furadeira vc pode ate procurar um rebolo de polimento pequeno, é coisinha barata q vai te evitar muita cancera com o processo

cromar novamente não compensa até pq o preço ficaria inviável para uma recuperação e teria que procurar muito bem uma empresa para fazer isso, pois nos banhos ácidos para a limpeza poderiam danificar a peça a ser cromada.


Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 11:51
Usar essas parafusadeira/furadeira com aquela ponta pra polimento tem chance de riscar a peça ou algo assim?
É só tacar o produto e usar sem medo?
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 12:40
Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

Usar essas parafusadeira/furadeira com aquela ponta pra polimento tem chance de riscar a peça ou algo assim?
É só tacar o produto e usar sem medo?

eu nunca cheguei a testar, mas pedi de presente de natal pra mulher uma furadeira elétrica só pra isso LOL 

Geralmente o maior perigo em polir com furadeira e subir muito a rotação, e encostar bem o cantinho da luva de polimento (sei lá o nome certo disso) na peça, e marcar. Como a elétrica gira bem devagar, é mais controlado. Também demora mais, mas deve ser mais rápido que fazer na mão... 
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 13:19
Brasso
Voltar ao Topo
Marcelo_Valinhos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2006
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_Valinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 13:29

            Hummmm ... gostei da idéia da furadeira .... especialmente que amanhã vou numa casa de ferragens ... :-)
            Não tinha pensado nisso ....
Voltar ao Topo
shefirot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shefirot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 13:40
Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

Usar essas parafusadeira/furadeira com aquela ponta pra polimento tem chance de riscar a peça ou algo assim?
É só tacar o produto e usar sem medo?

alta rotação ou baixa rotação nao difere muito os problemas que vc pode ter, primeiramente fixe a furadeira em um local q ela nao se mova, ou peça ajuda a alguem, 

depois passa a pasta ou gel pela superfície a ser polida, aconselho como vc nunca fez isso a tentar primeiramente em algum cantinho, para " treinar " o peso da mão contra o disco..

polimento é algo manual e totalmente no olhometro, va encostando vagarosamente e com a mao leve, porem firme, e va olhando sempre o resultado que esta sendo obtido. nunca faça movimentos rotativos, tente sempre seguir um padrão dos movimentos.

nunca deixe o local a ser polido sem algum tipo de produto, pois ira ocorrer o aquecimento muito rapido do local podendo resultar em manchas ou desgastes. o rebolo vai ajudar mto a quebrar aquele grosso que vemos...a finalização sera mais legal vc dar na mao mesmo, ja q nao tem muita pratica com polimento. 

se o material nao estiver com muita corrosão no cromado, só o uso de uma boa cera automotiva e o rebolo encostando de leve ja ira te dar resultados perfeito..
Voltar ao Topo
gstrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2012
Brasil
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gstrobel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 13:56
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

Usar essas parafusadeira/furadeira com aquela ponta pra polimento tem chance de riscar a peça ou algo assim?
É só tacar o produto e usar sem medo?

eu nunca cheguei a testar, mas pedi de presente de natal pra mulher uma furadeira elétrica só pra isso LOL 

Geralmente o maior perigo em polir com furadeira e subir muito a rotação, e encostar bem o cantinho da luva de polimento (sei lá o nome certo disso) na peça, e marcar. Como a elétrica gira bem devagar, é mais controlado. Também demora mais, mas deve ser mais rápido que fazer na mão... 


Klhada não é melhor pedir um esmeril para esposaLOL

Quando reformei uma caloi 10 fui até a casa de um amigo retirei a pedra do esmeril e coloquei uma boina de polir é bem mais simples e mais seguro, o único problema é a proteção do esmeril que limita vc polir ou limpar a peça. 

Politriz e furadeira se pegar qualquer canto ou quina dará um tranco (ponta de parachoque de carro é complicado) normalmente para polir o carro com politriz o pessoal passa querosene na boina, mas tem que saber polir caso contrario se deixar esquentar pode queimar o verniz.
Caloi Virtus - 29r
Mosso 980XC - 29r
Scott Speedster 40
Voltar ao Topo
shefirot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shefirot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 14:00
é um esmeril é bem mais facil..kk..eu ia comentar dele..mas nao é algo q todo mundo tem em casa...kkk..

quanto a proteção? nao seria mais facil ter removido ela e apos acabar colocado novamente?rs

no meu aqui nao uso proteção nem para usar os rebolos normais, mais facil usar um oculos de proteção e ter cuidado..kk
Voltar ao Topo
gstrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2012
Brasil
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gstrobel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 14:19
shefirot,

Dependendo do preço e a forma que ira utilizar é melhor um esmeril do que a furadeira, sendo que poderá utiliza-lo para amolar facas, cortar canos e outros.

Sobre retirar a proteção do esmeril é complicado (se a peça, disco ou pedra estourar poderá atingir vc e não será o óculos que ira proteger, se utilizar aqueles disco de corte pior ainda, lembrando que caso utilize qualquer equipamento de rotação, não se usa camisa com manga e/ou de frio pois, ela pode prender maquina. (torno, esmeril, furadeira, politriz, lixadeira).  
Caloi Virtus - 29r
Mosso 980XC - 29r
Scott Speedster 40
Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 19:26
Olá pessoal,

Olha, acho que há diferenças entre polir uma peça de alumínio, cromo, ou outro metal e uma peça banhada em cromo, ou seja, cromada.

Já fiz muito isso, em bicicleta, moto etc, e percebo o seguinte:

Alumínios e afins: se o metal está sem banho ou anodização, ao polir você vai deixando a superfície cada vez mais lisa, logo refletindo mais luz, daí o maior brilho.

Já os cromados, não há muito o que fazer, exceto tirar a ferrugem. Se bem limpos, polir a peça com ferramentas pode reduzir a camada do tratamento, do cromo, podendo gerar inclusive oxidação futura.

Já poli peças zincadas, a ponto de ficarem como cromadas: o que acontece é a remoção de parte do banho. A superfície fica lisa, por isso brilhosa, mas a proteção se vai. Se não cuidar muito enferruja fácil. Agora mesmo estou terminando um projeto na bike e consegui duas braçadeiras quase iguais, porém uma é cromada e a outra zincada. Poli a zincada até ficar igual à cromada, mas vou envernizá-la pois se que enferruja.

Se o cromado está limpo e brilhando, você não conseguirá muito mais brilho do que ele já tem. Se não estiver brilhando muito, provavelmente é por que a superfície (por debaixo do cromo) era rugosa e o banho reproduz essas imperfeições. Não há muito o que fazer.

Resumindo: se o cromado estiver manchado, oxidado, uma limpeza com Brasso, Silvo (acho o melhor) ou Kaol, deixa ele suficientemente limpo. Para pequenos pontos de ferrugem, limpeza com "bombril" embebido em óleo fino (uso silicone), para remover a ferrugem sem aranhar o cromado bom.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Jefferson


Voltar ao Topo
cassiopaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2012
Canoas/RS
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassiopaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 20:56
esse cara é muito bom...


Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 15:01
Eu usava Brasso ou Kaol ( o que fosse mais barato) 
Desmontava tudo e, com um bombril ia areando os aros, raios e cubos da bike. Passava depois um pano para polir. Lavava tudo  e depois aplicava cera automotiva ( usava a cera pérola líquida, nem sei se ainda existe) e novamente polia com um pano. O mesmo eu fazia no prato da coroa, pelas do freio, alavanca de marchas, guidon e mesa, para finalizar, eu encerava o quadro da bike ( a parte do enceramento faço até hoje na minha MTB) a Bike ficava zerada.
A utilização da cera após a aplicar o polidor de metais nas partes sem pintura da bike tem uma justificativa: Prolonga o brilho. Sem cera, em menos de 15 dias os aros perdiam o brilho, na chuva então piorou. Aplicando a cera na sequência, cria-se uma camada protetora que, dependendo ca cera utilizada é resistente até na chuva. Se usar cera grand prix então, o brilho dura meses e se molhar, é só passar um paninho que fica tudo zerado de novo.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
heitorsampaio Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 31 Mar 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar heitorsampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 22:39
Eu sempre usei uma furadeira com um disco de polir e fica sempre muito bom. O negócio é tomar cuidado pra não encostar a parte rígida na peça, tirando isso é só passar massa de polir e mandar ve.
Voltar ao Topo
holococos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar holococos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 05:11
Uma outra opção à furadeira é a microretífica. Eu tenho uma Dremel e uso pra polir pequenas peças de metal, se na bike não tiver uma área muito extensa, a microretífica é até melhor pois tem como regular a rotação.
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2013 as 16:47
Galera,
tenho uns aros e cubos que queria polir. 
O ideal seria passar bombril com silicone líquido antes de polir com brasso, silvo ou algo assim polidor de metais?

Faz diferença deixar secar ao natural ou com um pano seco e limpo?

Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2013 as 16:58
Brasso, Silvo, Kaol, etc etc etc é tudo muito bom.

Mas eu particularmente prefiro mais uma massa de polir número 2. Se a situação estiver bem feia, uma número 1 (cuidado que a 1 é mais abrasiva).

Dá exatamente o mesmo brilho, mas o esforço que você precisa usar com a massa é umas 3 vezes MENOR que usando os demais líquidos que a galera aí recomendou.

Faça o teste e verás. Fiz numa bike antiga minha de alumínio (cor natural)... estava toda esbranquiçada... comecei com Silvo, ficava bacana, mas tinha que passar  trocentas vezes e ficar trocando de pano... daí fui pra massa 2... mesmo resultado porém menos da metade do esforça e apenas 1 passada nela toda ficou um verdadeiro ESPELHO.
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2013 as 17:14
Legal, obrigado!
Você aplicou a massa direto no material, apenas passou um pano seco antes, lavou com água e sabão...? Fez alguma "preparação" do material antes?
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2013 as 18:19
Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

Legal, obrigado!
Você aplicou a massa direto no material, apenas passou um pano seco antes, lavou com água e sabão...? Fez alguma "preparação" do material antes?

Sim sim, tire a sujeira antes, lavando com água e sabão ou apenas passando um pano úmido bem passadinho. Não deixe sujeiras.
Voltar ao Topo
Skydiver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Skydiver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2013 as 18:36
Massa de polir número 2 e cera Grand Prix nos quadros de alumínio e peças, cromadas ou não.

A massa de polir retira a poeira de asfalto e o piche e a cera dá brilho e ajuda a impermeabilizar.
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2013 as 19:42
Obrigado!
Vou tentar fazer amanhã... vou tentar passar numa loja por aqui pra comprar uma chave de raios, daí desmonto a roda. A princípio penso em fazer nos aros, cubos, coroas e braços do pedivela e onde mais achar alumínio na bike, com excessão da mesa e do guidão. 
Estou decidindo ainda se vou deixar ela na cor natural ou se vou mandar pintar ainda, o que não me fez decidir ainda na cor da fita de guidão, então vou deixar isso em segundo plano, já que é mais estética Embarrassed
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X