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Fixas e Singles - Qual relação você utiliza?

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Carloi 10 Ver Drop Down
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    Postado: 09 Jul 2023 as 12:05
Fala pessoal, moro em Praia Grande - SP e tenho uma single hoje 52x18 que me atende super bem por conta de ser uma cidade 98% plana nos lugares que já precisei ir. Recentemente comecei a fazer passeios maiores com um grupo de ciclistas daqui da cidade, e mesmo sendo a única single, consigo acompanhar "de boa" os demais, numa média de 20 a 23km/h.
Porém um dos passeios futuros tem a ver com subidas de serra e gostaria de tentar enfrentar, mas não acho que tanko pela relação. Teriam alguma sugestão de relação que se comporta bem para pequenos trechos de subida/serra e que tbm não me faça falta na reta?
Valeu família
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viniciusrpa Ver Drop Down
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Pindamonhangaba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2021 as 06:44
Originalmente postado por SergioAzam SergioAzam escreveu:

Bom dia. Acabei de postar a foto da nova bike. Moro em Monte Sião , Sul de MG. Muito morro! Mas sempre quis permanecer na SS. Essa nova bike usei as peças dela mesmo (Speed equipada com Claris).Acabei mantendo 34 x 18. Estou iniciando e não pretendo performance. Abraço


Ja usei essa relação, é excelente, atualmente estou com uma mais pesada 32x14!
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SergioAzam Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioAzam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2021 as 10:47
Bom dia. Acabei de postar a foto da nova bike. Moro em Monte Sião , Sul de MG. Muito morro! Mas sempre quis permanecer na SS. Essa nova bike usei as peças dela mesmo (Speed equipada com Claris).Acabei mantendo 34 x 18. Estou iniciando e não pretendo performance. Abraço
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akinaga Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar akinaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2021 as 13:06
Salve!

Sempre usei 42x14 desde que montei a fixa, depois de alguns anos de inatividade eu reativei a bike 8 meses atrás , como estou morando em um lugar extremamente plano, fiz um upgrade para 48x14 e troquei a relação toda, no meio da pesquisa descobri que eu estava usando um pinhão errado(3/32), agora com o 1/8 a relação ficou muito mais silenciosa.
Relação pesada em uma bike leve e terreno plano é uma combinação perfeita!
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pequeno Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pequeno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2020 as 16:38
Tendo uma bicicleta com marchas é mais fácil, pois você pode calcular as relações possíveis e testar até encontrar a que seja mais adequada.

Por exemplo, usando só a coroa 48D:

48/14 3,4 (pesada)
48/16 3   (pesada)
48/18 2,6 (média)
48/20 2,4 (média)
48/22 2,1 (leve)
48/24 2   (leve)
48/28 1,7 (leve)
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ZéRosaJr Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ZéRosaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2020 as 16:24
Galera, dando um up no post aqui.
Meu pai (finalmente) decidiu voltar a pedalar e decidimos fixar uma mtb 26 barateza que tava encostada aqui em casa, afinal, essa é a alma do negócio. Ela tá calçada em pneus 26x1.50 Pirelli e o nosso plano é tirar câmbio e ajustar a corrente em uma combinação fixa.
Como a minha cidade não é nem um pouco plana (dou um prêmio pra quem encontrar 200 metros sem nenhum morro), eu tô pensando em jogar uma relação relativamente leve pra ele não sofrer muito, pelo menos no começo.
Meu pedivela é um 28/38/48 de marca desconhecida e a catraca é uma 14/28 Shimano 7v, comunzona.
Minha ideia é um 38x20, até pq é onde o chainline ficou mais ajustado.
Vou testar assim, qualquer coisa eu abro a corrente e mudo a relação de novo. Espero que o relato ajude algum desavisado (como eu) e qualquer crítica, tamo aí! Abraço!
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LeandroAFV Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeandroAFV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 15:29
44x17
Pneus 700x23
Acho bem leve a relação, pra andar rápido tem que girar muito. Estou pensando em colocar um pouco mais pesada.
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AMZP89 Ver Drop Down


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52X16 
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CristianRMS Ver Drop Down


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Estou pedalando com 46x16 com aro 26 e pneus 1.5" de 65PSi. Pedivela Deore LX com a coroa maior original e um cassete 12-28 com o câmbio travado na 16T. Não decidi se vou deixar fixa, por isso o cassete todo ainda. 
 É como falaram, no começo estranha bastante mas é questão de costume, com o tempo você já pega embalo antes das subidas e pedala em pé bem antes do que se tivesse com bike com marchas.
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ArthurNeto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ArthurNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2014 as 01:09
Estou montando a minha. Vou começar com 44x20. Depois vou mudando.
44x18; 48x18....
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Legal o que vcs fizeram, e uma pena a perda dele.

Sigo aguardando as fotos rsrs

Abs
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Vnzk Ver Drop Down
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Ali
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Rapaz, um amigo meu que faleceu a pouco tempo, era um curioso por natureza e fazia algumas peças... Fiz um Pedivela MTB e esse pinhão 12t, minha ajuda era só na força mesmo, porque de calculo... Thumbs Down
 
Abs :D
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Cacilda, deve ser legal, depois bota umas fotos.

Achou onde o pinhão 12?
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Vnzk Ver Drop Down
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Ali
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Eu e um amigo construímos um "mini-velodromo" em um sitio que eu tenho, cada volta tem 750m, ah e no rolo...
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Vnzk Ver Drop Down
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Ali
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Eu e um amigo construímos um "mini-velodromo" em um sitio que eu tenho, cada volta tem 750m
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Originalmente postado por Vnzk Vnzk escreveu:

Depois de muito tempo procurando, montei minha 53/12...

Levei uma cara pra acostumar as retomadas, mas a perna já está se acostumando...


onde vc pedala com essa relação?
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Vnzk Ver Drop Down
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Ali
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Depois de muito tempo procurando, montei minha 53/12...

Levei uma cara pra acostumar as retomadas, mas a perna já está se acostumando...
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mauriciotmachado Ver Drop Down
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44x14
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Registro Ver Drop Down
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To usando 53/19 = 2,79. É equivalente a 44/16 e 48/17.

- pneu 700x28 percorre 5,96 metros a cada volta do pedivela;
- 18 km/h a 50 rpm;
- 25 km/h a 70 rpm;
- 32 km/h a 90 rpm;
- 19 skid patches em cada perna;
- 38 skid patches no skid ambidestro.



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isaacsimoni Ver Drop Down
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Eu uso 46x16 numa airwalk, no começo eu achei um pouco pesado, mas rapidinho eu comecei a gostar. O problema é que nessa brincadeira de ficar em pé nos pedais e fazendo força o eixo do movimento central já deu uma entortadinha de leve que eu não gostei muito não.
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Robi Ver Drop Down
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39 X 17, é bem leve, porém em arrancadas nos semáforos, ou em subidas de morros é praticamente uma pena. Ainda estou me adaptando, depois de uns 4 anos sem pedalar, pegar uma fixa de cara é barra. 
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maurici Ver Drop Down
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estou usando 44 x 15 mas ta facil. To a fim de por uma 44 x 14 ou 44 x 13
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nlucena Ver Drop Down
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Atualmente minha SS tem uma relação 44/17. Estou pensando em deixá-la um pouco mais pesada colocando um pinhão de 15 dentes. A cidade onde moro não possui muitas ladeiras, então seria bacana poder girar menos para se chegar numa velocidade maneira.
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Vnzk Ver Drop Down
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Ali
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Comecei a pouco nesse estilo (ss), estava usando 48x16, mas notei que é muito leve, e nao encontro coroas maiores, onde comprar? =>
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maurici Ver Drop Down
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44 x 16
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Registro Ver Drop Down
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50 x 18
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Clythio Ver Drop Down
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In Memoriam

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Originalmente postado por LuisFelipe LuisFelipe escreveu:

Na verdade é o conjunto.

Abaixo tem uma tabela retirada do site http://bikefixabr.blogspot.com.br/ 

Resumindo, quanto maior o número do resultado entre coroa (vertical) x pinhão (horizontal) mais pesada a relação, quanto menor mais leve.

Vc pode ver que algumas configurações diferentes de coroa x pinhão chegam a resultados iguais, por exemplo: 44x12 e 55x15


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Que unidades são essas dessa tabela? E como são calculadas? Estou acostumado a calcular metragem por pedalada em metros - medida da circunferência da roda x (coroa/pinhão).
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fabiotux Ver Drop Down
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¡Buenas Hermanos!

Cotia é tão cheia de ladeiras que resolvi colocar 39/18T na minha SingleSpeed...
Nos próximos dias vou começar os testes pra ver se essa relação dá conta.

Antes de ter as rodas roubadas, usava uma relação muito similar: 44/20T...como dessa vez estou usando um cubo paralax comum, fiz uma gambiarra com espaçadores dos meus cassetes velhos e peguei o pinhão 18T. Já o pedivela, um Sora 3300, movi a coroa menor pro lugar da coroa maior.
Essa combinação foi perfeita pra deixar o chainline alinhadinho.

Além da vantagem de poder regular bem o chainline, também consegui instalar esse conjunto no meu quadro road com gancheira vertical sem usar o esticador de corrente, graças a uma corrente meio-elo que tava parada aqui em casa.

Adoro aproveitar peças velhas/paradas pra montar esses "Frankensteins".

Assim que o projeto estiver aprovado, postos fotos!

¡Brazo!



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lclucas Ver Drop Down


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Me desculpa o up!

O número de Skids acho a melhor resposta para se usar uma relação com pinhão maior

Mas acho que pra quem sofre muito na pedalada uma coroa menor ajuda mais, não pelo peso, e sim pela alavanca que é maior com uma cora menor
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Tiger Ver Drop Down
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Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

isso é uma dúvida que sempre tive.

qual a real vantagem de usar uma combinação por ex:
46x16 (77.6)

quando você pode usar
40x14 (77.2)

e ter menos corrente, menos peso etc?
a diferença no ratio é irrelevante...

porque usar uma relação grande ao invés de uma menor com o mesmo ratio?


Consigo enxergar pelo menos dois bons motivos para manter uma mesma relação usando coroas e pinhão maiores:

1 – Como o Oliva citou o acréscimo de peso é mínimo, mas o ganho em resistência do conjunto é grande. Pense: tanto coroa como pinhão têm mais dentes para segurar a corrente e a mesma fica apoiada em mais elos, ou seja a toda a força é mais distribuída, conseqüentemente todo conjunto tem maior durabilidade.
2 – Se em vez de você usar um pinhão 14, utilizar um pinhão 17 ou 19 por exemplo, a chance de você travar o pneu num mesmo ponto diminui bastante, ou seja você conseguirá dar um maior números de skids antes de detonar o pneu, pois um ponto diferente do pneu travará a cada skid. Isso se deve na verdade a 17 e 19 serem números primos (também poderia ser 11 ou 13, mas a tensão sobre o todo o conjunto seria grande demais, comprometendo o primeiro motivo que citei).

"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
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Oliva Ver Drop Down
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Originalmente postado por jonasrs jonasrs escreveu:

Essa uma duvida minha também. Pq tipo, se eu uso uma relação com coroa de 44 dentes, digamos com um gear ratio de 2,4. Se eu faço uma outra relação mas daí com uma coroa de 51 mas com a mesma gear ratio de 2,4 no minimo o edivela não deve ter um comportameto igual ao peso do 44

é isso que to falando.

você tem mais peso na bike, logo, apesar de ser o mesmo ratio, tem que fazer mais força.

por mais que sejam míseros gramas a mais, é mais peso.
é mais peso na corrente (maior), pedivela (maior) e cassette (maior)


pra mim não faz o menor sentido.
É nóis que avoa pedalando de boa.
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jonasrs Ver Drop Down


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Essa uma duvida minha também. Pq tipo, se eu uso uma relação com coroa de 44 dentes, digamos com um gear ratio de 2,4. Se eu faço uma outra relação mas daí com uma coroa de 51 mas com a mesma gear ratio de 2,4 no minimo o edivela não deve ter um comportameto igual ao peso do 44
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Oliva Ver Drop Down
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isso é uma dúvida que sempre tive.

qual a real vantagem de usar uma combinação por ex:
46x16 (77.6)

quando você pode usar
40x14 (77.2)

e ter menos corrente, menos peso etc?
a diferença no ratio é irrelevante...

porque usar uma relação grande ao invés de uma menor com o mesmo ratio?
É nóis que avoa pedalando de boa.
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LuisFelipe Ver Drop Down
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Na verdade é o conjunto.

Abaixo tem uma tabela retirada do site http://bikefixabr.blogspot.com.br/ 

Resumindo, quanto maior o número do resultado entre coroa (vertical) x pinhão (horizontal) mais pesada a relação, quanto menor mais leve.

Vc pode ver que algumas configurações diferentes de coroa x pinhão chegam a resultados iguais, por exemplo: 44x12 e 55x15


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O interessante eu acho que está muito mais no pedevela, pois parece ser ele o principal para determinar se a relação está realmente pesada
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LuisFelipe Ver Drop Down
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Nas subidas, no começo sofria bastante mas com 2 semanas o corpo acostuma e vc consegue subir ladeiras que nunca imaginaria que conseguiria.

Quando uso a minha speed ou a minha urbana/cicloturismo, notei que fiquei bem mais resistente nas subidas e acabo utilizando marchas mais pesadas do que utilizava antes de rodar de fixa.

Nas descidas é preciso a ajuda do freio, não tentei muito e tbm não faço questão mas nunca consegui dar skids com a bike. O freio sem duvidas é mais seguro.

Nas retas passa facilmente de 15km/h sem girar muito, já cheguei a  40km/h girando bastante.

Na minha opinião é uma boa relação desde que vc tenha um certo preparo fisico.




Editado por LuisFelipe - 30 Jul 2013 as 18:11
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jonasrs Ver Drop Down


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LuisFelipe

E como ela se comporta quando sobe e desce ladeiras?

Em retas tu fica girando muito para obter uma velocidade de cerca de 15 km/h?
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LuisFelipe Ver Drop Down
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Originalmente postado por jonasrs jonasrs escreveu:

LuisFelipe, como é essa tua relação para saídas de lugares onde vc está parado (como sinaleiras), ela fica mais pesada para acelerar?

Para sair realmente fica um pouco pesada mas nada fora do normal, depois disso a bike fica bem rápida...
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Oliva Ver Drop Down
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to pensando em montar uma no futuro e deve ser 46-16 ou 46-18
É nóis que avoa pedalando de boa.
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jonasrs Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jonasrs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2013 as 14:51
Esse site aqui é interessante para avaliar as relações:  http://www.surplace.fr/ffgc/ - http://www.surplace.fr/ffgc/

Eu vou ver se conto a da minha barra forte para postar aqui

LuisFelipe, como é essa tua relação para saídas de lugares onde vc está parado (como sinaleiras), ela fica mais pesada para acelerar?

Gtogo, já testou essa relação em fixas?
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