Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Fotos durante as pedaladas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Fotos durante as pedaladas

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2013 as 20:18
Vejam que sistema interessante. As fotos mostram o passo-a-passo da instalação e a estrutura.

http://www.ararauna.esp.br/bolsadeguidao_9L/index.htm#bolsa_guidao13 - Bolsa guidão

Esse pessoal http://www.pedarilhos.com.br/blog/ - Pedarilhos está viajando com reflex e estão usando a bolsa acima.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2013 as 20:57
Eu tentei comprar só o suporte da Ararauna, pra usar com minha bolsa. Fui super bem atendido, mas eles só vendem reposição para quem comprou a bolsa com eles. Eu fui honesto, e o vendedor também... Não tem bolsa, não tem suporte

Fui atrás deles porque eu tinha feito um modelo muito parecido (meu projeto inicial) com o deles, só que eu fiz em arame, para ser dobrado em inox depois. Problema é que não achei quem dobrasse, e o cara da Ararauna me falou que é zica de fazer mesmo, até eles sofrem...

Esse suporte é rapidinho de colocar, mas só tem um problema: a questão da vibração e ele ficar apoiado na mesa, com o tempo, pode ir "gastando" a mesa no ponto de apoio. Recomendo revestir a mesa e/ou o suporte com algum material para evitar esse desgaste, e também monitorar os pontos de atrito de tempos em tempos, porque uma falha na mesa é catastrófica.

Outra maneira, além de revestir mesa/suporte, é prender com algum tipo de elástico, de modo que não exista movimento relativo entre os dois. Assim não entra tanta poeira e eles não ficam atritando tanto.

Enfim, tem que observar, e se o pessoal está usando com sucesso e há bastante tempo, é bom indício.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2013 as 06:39
Aye!
 
Eu costumava levar a tralha de fotos assim:
 
 
LOL
 
Ou quase...
 
Atualmente levo a camera numa pochete ou na bolsa de guidão.
 
 
Neste link tenho um tutorial bem detalhado de como instalar a bolsa de guidão da Topeak.
 
 
Grande abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 10:31
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Aye!
 

Eu costumava levar a tralha de fotos assim:

 


 

LOL

 

Ou quase...

 

Atualmente levo a camera numa pochete ou na bolsa de guidão.

 


 

Neste link tenho um tutorial bem detalhado de como instalar a bolsa de guidão da Topeak.

 


 

Grande abraço!


Muito bacana, Marcos. O seu garfo é daqueles que vem coma furação para bagageiro, não é? Interessante essa idéia de passar os faróis para baixo.

Pense na "cacunda" do sujeito com aquele mochilão...rs
Voltar ao Topo
pkbelmon Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 22 Jul 2013
BH
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pkbelmon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 11:17
http://shack.us/photo/my-s/407/shgl.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 14:49
Sou novo no forum e estou começando a dar umas voltas de bike, como bastante gente por aqui to pensando ainda em uma maneira legal de levar maquina fotográfica, como eu gosto de fotografia noturnas um tripé é essencial e ainda não sei como colocar ele na bicicleta, tava pensando em enjambrar alguma coisa pra colocar ele no quadro, entre as pernas.

Alguém tem uma solução bacana pra isso?
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 15:13
Originalmente postado por Rafael.l Rafael.l escreveu:

Sou novo no forum e estou começando a dar umas voltas de bike, como bastante gente por aqui to pensando ainda em uma maneira legal de levar maquina fotográfica, como eu gosto de fotografia noturnas um tripé é essencial e ainda não sei como colocar ele na bicicleta, tava pensando em enjambrar alguma coisa pra colocar ele no quadro, entre as pernas.

Alguém tem uma solução bacana pra isso?


Rafael,
Minha intenção é prender no bagageiro. Acabei de comprar um e devo fazer o teste no domingo, durante um passeio.

Na foto que o Marcos colocou, parece que o cara tem um suporte preso ao bagageiro, onde ele coloca uma das pernas do tripé. Em asfalto deve funcionar blz, mas na terra...

Estou sem tempo, mas não desisti de bolar um suporte para levar a topload na frente do guidão. Estou pensando em um misto entre o suporte de Ararauna e o da Topeak, vamos ver se vai dar um cruzamento "dus bão"
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 15:27
Qual o tamanho do teu tripé?

o meu tem 70cm fechado só q não tenho bagageiro, não sei se ia ficar bom ali, acho vai ficar uma ponta grande sobrando.

Eu vi esse tempos um suporte de garrafa com velcro, eu tava pensando em enjambrar um desse pra fixar ele em cima do quadro e as pernas do tripé ficariam em volta do cano do silim
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 17:30
Max, para ajudar seus devaneios...

Treco

Acho que você consegue imaginar uma cantoneira "L" presa nesse treco, né? Pensei em 2 deles, para dividir a carga. E forrar o guidão com alguma borracha na região da trava. Ou mesmo adaptar algum cestinho e simplesmente "derrubar" o case dentro.

O que me atraiu foi a elegância da solução, fácil de colocar e de remover!
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 19:00
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Max, para ajudar seus devaneios...

Treco

Acho que você consegue imaginar uma cantoneira "L" presa nesse treco, né? Pensei em 2 deles, para dividir a carga. E forrar o guidão com alguma borracha na região da trava. Ou mesmo adaptar algum cestinho e simplesmente "derrubar" o case dentro.

O que me atraiu foi a elegância da solução, fácil de colocar e de remover!


É mais ou menos por aí, Alessandro. Estou pensando em usar aquelas braçadeiras do suporte de barra para guidão (que é uma versão + pobre do Treco) e desenvolver algo a partir disso. O suporte eu penso em fazer com barra chata de alumínio que suporte dobra. Vamos ver o que vai sair...
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 19:27
Originalmente postado por Rafael.l Rafael.l escreveu:

Qual o tamanho do teu tripé?

o meu tem 70cm fechado só q não tenho bagageiro, não sei se ia ficar bom ali, acho vai ficar uma ponta grande sobrando.

Eu vi esse tempos um suporte de garrafa com velcro, eu tava pensando em enjambrar um desse pra fixar ele em cima do quadro e as pernas do tripé ficariam em volta do cano do silim


Rafael, também não achei aquela posição legal. Ainda mais se tiver com alforge, não deve sobrar espaço para colocar.

Uso um Manfrotto 190XPROB que fechado e com a cabeça tem 70 cm. Citei o modelo para vc ter uma idéia do volume dele. No meu caso, acho que em cima do quadro fica perigoso, se tiver que descer rápido da bicicleta vai afetar "as partes"...

Se entendi bem, acho que passar as pernas em volta do canote vai fazer com que fiquem bem abertas

Dependendo do tamanho do quadro, pode ser que algo desse tipo dê certo:

Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 19:37
o meu eh parecido no tamanho.  http://www.slik.co.jp/slik_com/PS-PRO500DX. - http://www.slik.co.jp/slik_com/PS-PRO500DX.html

nem testei pra ver como vai ficar, geralmente eu dou uma volta de carro pra bater foto mas alem do custo eu queria fazer alguma atividade fisica, essa semana deixei minha bicicleta  pra dar uma geral pq ta muito tempo parada. 

Enquanto isso to pensando em como levar.

pensei até em comprar um suporte de camera pra fixa na bicicleta, mas ai teria q carregar ela em todo lugar e pra longas exposições acho q não ia ficar legal tbm :/


Voltar ao Topo
BERNARDI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2013
campinas
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BERNARDI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 21:46
...fala galera, sou fotógrafo, trabalho com publicidade e não me ariscaria em levar uma DSRL em uma trilha, tem o peso, volume, e se levar um rola então e o equipamento estiver nas costas pode se machucar sério, sem contar com o prejuízo com o equipamento. Em situações inusitadas você só vai ter tempo de pegar o celular ou uma máquininha do bolso de traz da camisa.
 
Se você estiver fazendo cicloturismo é a mesma situação, pode chover ou calor em excesso por longo período pode danificar o equipamento.
  
Achei legal uma citação da Kodak play sport, o ponto positivo é ser aprova d'agua, não sei quanto a utilização com tripé ou fixação na bike ou capacete, mas temos também a GO PRO, um equipamento feito para esportes, os modelos mais antigos estão com preço legal é á prova d'agua e tem acessórios de fixação, acho a melhor opção.

Fiz algumas experiências com cameras amadoras de bolso fixadas com mini tripé no alto do capacete com fita hermam e no guidão com uma adaptação de abraçadeira de refletor ou led e um parofuso para conectar a camera, o problema é a bateria, filme só por 1h contínua, tem que levar alguns cartões, se fechar o tempo tem que parar e guardar a camera, mas fica bom depois de uma edição.
Tenho alguns destes vídeos no meu blog, são as postagens mais antigas, mês de fevereiro 2013 - www.pedalamanha.blogspot.com.br

Abç.
pedalamanha.blogspot.com.br
spz stumpjump expert carbon HT
Trek Madone 5.2
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 21:54
pra mim não serve compacta, mirrorless seria uma boa mas precisa mudar o sistema e etc.. e eh bem mais caro.

O maior risco ainda é ser atropelado ou assaltado, não vou fazer trilha, mas pra isso tem o seguro. 
Voltar ao Topo
BERNARDI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2013
campinas
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BERNARDI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 22:04
Originalmente postado por Rafael.l Rafael.l escreveu:

pra mim não serve compacta, mirrorless seria uma boa mas precisa mudar o sistema e etc.. e eh bem mais caro.

O maior risco ainda é ser atropelado ou assaltado, não vou fazer trilha, mas pra isso tem o seguro. 


...esse lance de seguro é complicado, já tive problemas a algum tempo, dependendo da situação você fica descoberto.
Abç.
pedalamanha.blogspot.com.br
spz stumpjump expert carbon HT
Trek Madone 5.2
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 22:14
Eu me preocupo mais com assaltos, não vou passar por nenhum caminho complicado e a velocidade tbm não é importante, vou tranquilo.
Mas é pra cobrir acidentes e assaltos. 

Eu nunca precisei e espero não precisar.

Com quem vc tem ou tinha seguro? Vc não conseguiu o valor do equip.?
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 22:29
To andando com uma Olympus mirrorless e to curtindo, épequena, parece compacta e não chama a atenção. Lógico que queria uma fuji, mas ainda não to com esse cacife todo.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 23:37
alex martins, eu uso uma canon sx230hs, é compacta mas com uma qualidade ótica muito bacana... pra falar a verdade, eu prefiro essa canon a câmeras maiores. tanto a pé quanto de bike é muito mais prático, e como as fotos tendem a refletir o estado de espírito do fotógrafo, eu não gosto da idéia de fazer fotos mal-humorado, hehehe...

essa tá com a definição reduzida pra postar aqui, usei 1/3 da potência do flash pra preencher a bike que estava na sombra, hehehe...


meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 23:38
PS: essa foto eu mandei pro bikerumor e foi publicada... Thumbs Up
http://www.bikerumor.com/2012/09/13/bikerumor-pic-of-the-day-riding-in-minas-gerais-brazil/


Editado por samuelgouvea - 05 Set 2013 as 23:41
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 01:00
Para ajudar no tópico.. tenho uma bolsa de guidão dessas da topeak, e a bolsa é bastante rígida pelo lado de fora e tem muito acolchoamento por dentro - a pancada teria que ser bem violenta para ter algum dano na camera dentro dela.
Sobre o tripé, a idéia de usar um fixador de suporte de garrafas é boa.. 
Com uns dois destes provavelmente seria possível travar de forma bem funcional o tripé no seat-stay.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 08:22
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

 Sobre o tripé, a idéia de usar um fixador de suporte de garrafas é boa.. 
Com uns dois destes provavelmente seria possível travar de forma bem funcional o tripé no seat-stay.

Também acho que a maneira mais funcional de fixar o tripé seria no seat stay.. mas aí teriam dois problemas a resolver:
1) ao pedalar, o calcanhar pode ficar batendo no tripé (como acontece com os alforges traseiros acoplados em bagageiros curtos), inviabilizando a pedalada;
2) teria que usar um alforge menor do lado em que o tripé estiver.. e, se a viagem de bike for longa, diminuir espaço para bagagem nos alforges simplesmente não rola.

Acho que dado o tamanho do tripé, seria realmente na parte superior do bagageiro.. ou se ela já estiver com barraca, aí só puxando carretinha.
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 08:24
Originalmente postado por Rafael.l Rafael.l escreveu:

pra mim não serve compacta, mirrorless seria uma boa mas precisa mudar o sistema e etc.. e eh bem mais caro.

O maior risco ainda é ser atropelado ou assaltado, não vou fazer trilha, mas pra isso tem o seguro. 


Rafael, faço das suas, as minhas palavras...

Tenho também esse Sprint Mini II da SLIK , não é estável como o outro mas serve como plano B, só pendurar um peso em baixo para ajudar na estabilização. Além de pequeno é bem leve.

Originalmente postado por BERNARDI BERNARDI escreveu:

...fala galera, sou fotógrafo, trabalho com publicidade e não me ariscaria em levar uma DSRL em uma trilha, tem o peso, volume, e se levar um rola então e o equipamento estiver nas costas pode se machucar sério, sem contar com o prejuízo com o equipamento. Em situações inusitadas você só vai ter tempo de pegar o celular ou uma máquininha do bolso de traz da camisa.
Se você estiver fazendo cicloturismo é a mesma situação, pode chover ou calor em excesso por longo período pode danificar o equipamento.

Achei legal uma citação da <span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;">Kodak play sport, o ponto positivo é ser aprova d'agua, não sei quanto a utilização com tripé ou fixação na bike ou capacete, mas temos também a GO PRO, um equipamento feito para esportes, os modelos mais antigos estão com preço legal é á prova d'agua e tem acessórios de fixação, acho a melhor opção.</span>
<span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;">Fiz algumas experiências com cameras amadoras de bolso fixadas com mini tripé no alto do capacete com fita hermam e no guidão com uma adaptação de abraçadeira de refletor ou led e um parofuso para conectar a camera, o problema é a bateria, filme só por 1h </span><span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;">contínua,</span><span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;"> tem que levar alguns cartões, se fechar o tempo tem que parar e guardar a camera, mas fica bom depois de uma edição.</span>
<span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;">Tenho alguns destes vídeos no meu blog, são as postagens mais antigas, mês de fevereiro 2013 - www.pedalamanha.blogspot.com.br</span>
<span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;">
</span>
<span style=": rgb255, 247, 224; line-height: 1.4;">Abç.</span>


E aí Bernardi, blz? Meu uso seria cicloturismo, ritmo caramujo. Com relação a chuva, poeira, calor e frio, não vejo o menor problema. Faço caminhadas de longa duração em ambientes relativamente ruins. Nunca tive problema com isso, basta ter uma boa bolsa c/ uma capa de chuva que é tranquilo.

Com relação ao peso, a experiência que tive em minhas caminhadas quando mudei de compacta para DSLR não foi muito trágica, e olha que estou falado no acréscimo de uns 6kg na "cacunda"... O segredo foi reduzir peso em outras coisas, como barraca, quantidade de roupas, trocar um canivete grande por um menor e por aí vai.

Não tenho experiência em cicloturismo e é bem provável que esteja falando besteira. Mas antes de optar por uma compacta vou fazer algumas experiências com a DSLR. Acredito e torço para que minha experiência em logística para caminhada de vários dias sem ponto de apoio sirva para alguma coisa em viagem de bicicleta.

Com relação ao seguro, eu não tenho. Se puderem indicar algum, vou fazer uma cotação

Editado por MaxP - 06 Set 2013 as 08:30
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 08:29
Se for para usar junto com alforges a coisa complica mais..
aí só pegando algum bagageiro q o alforge nao tampe a lateral toda do mesmo
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 09:50
pra mim, a unica coisa q ia levar eh camera e tripé então é pouco espaço, não vai ter alforge, barraca etc

Maxp, eu fiz com a kertzmann, pra 6k e uns quebrado em equip. deu 400 pila q pode ser dividido em 4x. Se quiser eu te passo o email direto do corretor
Voltar ao Topo
BERNARDI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2013
campinas
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BERNARDI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 11:14
Originalmente postado por Rafael.l Rafael.l escreveu:

Eu me preocupo mais com assaltos, não vou passar por nenhum caminho complicado e a velocidade tbm não é importante, vou tranquilo.
Mas é pra cobrir acidentes e assaltos. 

Eu nunca precisei e espero não precisar.

Com quem vc tem ou tinha seguro? Vc não conseguiu o valor do equip.?

...nem me lembro o nome, era de SP, meu equipamento parou de repente, paguei do meu bolso e cancelei o seguro. Hoje eu tenho um equipamento que só o seguro fica em 1.500 quando fiz a cotação, mas estou sem, mais um motivo para eu não ficar dando sopa.
Abç.
pedalamanha.blogspot.com.br
spz stumpjump expert carbon HT
Trek Madone 5.2
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 11:26
A deve ser por q foi mau funcionamento, a corretora q eu usei foi a kertzmann mas o seguro mesmo eh com a porto seguro.

Se acontecer alguma coisa assim comigo tbm não cobre, mas pra acidentes, assaltos e tal eh pra cobrir

no caso de acidentes, eu tenho um participação de 10% no conserto, se estragar de vez eu recebo o valor total.

Eu não usava seguro antes, mas pra sair pra fotografar sempre ficava preocupado e isso estraga demais a saída, eh um dos motivos até de eu estar começando a ir de bike, não preciso me esquentar com o carro.
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 19:40
A diferença de tamanho entre os dois tripés que citei anteriormente:


Uploaded with ImageShack.us

O grande não cabe na parte de baixo do quadro, no esquema garrafa de vinho. O pequeno cabe
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 20:12
esse pequeno é uma boa ein, eu to começando a pensar seriamente em um benro q eu vi. ( http://www.tecnocroma.com.br/Mefoto%20A1350Q1.htm - http://www.tecnocroma.com.br/Mefoto%20A1350Q1.htm)

é um pouco baixo mas pra isso achei perfeito, eh compacto (40cm fechado),1,5kg e tem o esquema de transforma em monopé q eu achei genial.

quando minha bike voltar da oficina vou ver oq eu consigo com esse tripé aqui se não acho q vai ser esse o jeito.
Voltar ao Topo
Rafael.l Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Joinville-SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.l Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 20:13
http://www.tecnocroma.com.br/Mefoto%20A1350Q1.htm - http://www.tecnocroma.com.br/Mefoto%20A1350Q1.htm

fico errado o link ali em cima 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2013 as 19:52
Tenho que concordar que levar uma DSLR tem seus riscos.

Como eu tenho uma DSLR velhinha (EOS 350D) que se eu for vender não me pagam 500 reais nela, a questão do valor do equipamento não conta mais tanto assim. Só se for valor afetivo (eu gosto muito dela).

Pessoal gosta muito da série G da Canon, a G12 sendo uma das mais bem reputadas. Acho que não é mais produzida, mas é uma compacta valente, cheia de ajustes, corpo de metal... Aguenta bastante "pancadaria", mas é claro que sendo um aparelho eletrônico, tem seus limites.

Acho muito interessantes as novas compactas com proteção a quedas e a prova d'água. Isso dá um bruta sossego no uso em cicloturismo. Infelizmente, mesmo uma DSLR antiga, em qualidade de imagem, dá um couro nessas compactas.

Aí vai de quão séria vai ser a fotografia durante o pedal.

Questão de tombos é relativa, em cicloturismo não é normal abusar e as chances são bem menores.

Em trilhas já tem que pensar melhor se vale a pena levar equipamento "pesado". Já mandei pra cucuia um visor de uma Canon A710IS com UMA SEMANA de uso, num tombo em um estradão, por excesso de velocidade e falta de juízo . Custou 1/3 do valor da camera para consertar...
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2013 as 22:21
Bom, um problema da DSLR que eu vejo, é não permitir (ou pelo menos dificultar muito) que se tire fotos em cima da bike, pedalando. 
Tenho uma Canon S100, e apesar de não ser tão boa quanto uma DSLR, tira ótimas fotos :)
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 09:25
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

Bom, um problema da DSLR que eu vejo, é não permitir (ou pelo menos dificultar muito) que se tire fotos em cima da bike, pedalando. 
Tenho uma Canon S100, e apesar de não ser tão boa quanto uma DSLR, tira ótimas fotos :)


Ela tira? Ou você tira?

A meu ver é a mesma coisa tirar foto com compacta ou com DSLR em cima de uma bike. Vai usar uma mão, e com a outra segura o guidão. Em qualquer caso eu acho arriscado, mas tem gente que faz e com muita destreza (conheço um que faz isso em single track, olhando pra trás e pedalando mais rápido que eu ).

O fato da DSLR ser mais volumosa e pesada é em parte compensado pela melhor empunhadura.

Inclusive existe uma "hand strap" que dá uma pega muito legal nesse tipo de situação. Olha aqui...
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 13:10
Vai muito da escolhade cada um.

Eu não me pego a desempenho (até pq sou MUITO prego pedalando ainda). Por isso, levar a câmera, parar num ponto que achei legal e clicar nunca é um problema. 

E penso que numa viagem (cicloturismo), raramente o desempenho vá ser o principal e sim curtir o caminho.

Por enquanto tenho feito só pedais muito curtos (ido ao trabalho que é 3km daqui), tenho levado na bolsa de guidão uma rangefinder e o lanche do dia. Até já tomei capote (como disse eu sou muito prego) e tudo em ordem. A câmera é leve, a lente que to usando tem um range razoável e ocupa pouco espaço.
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 09:04
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Tenho que concordar que levar uma DSLR tem seus riscos.

Como eu tenho uma DSLR velhinha (EOS 350D) que se eu for vender não me pagam 500 reais nela, a questão do valor do equipamento não conta mais tanto assim. Só se for valor afetivo (eu gosto muito dela).

Pessoal gosta muito da série G da Canon, a G12 sendo uma das mais bem reputadas. Acho que não é mais produzida, mas é uma compacta valente, cheia de ajustes, corpo de metal... Aguenta bastante "pancadaria", mas é claro que sendo um aparelho eletrônico, tem seus limites.

Acho muito interessantes as novas compactas com proteção a quedas e a prova d'água. Isso dá um bruta sossego no uso em cicloturismo. Infelizmente, mesmo uma DSLR antiga, em qualidade de imagem, dá um couro nessas compactas.

Aí vai de quão séria vai ser a fotografia durante o pedal.

Questão de tombos é relativa, em cicloturismo não é normal abusar e as chances são bem menores.

Em trilhas já tem que pensar melhor se vale a pena levar equipamento "pesado". Já mandei pra cucuia um visor de uma Canon A710IS com UMA SEMANA de uso, num tombo em um estradão, por excesso de velocidade e falta de juízo . Custou 1/3 do valor da camera para consertar...


É o que eu disse, em termos de compactas, essa série G da Canon é excelente em qualidade. Só que continua esbarrando na questão das lentes...
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 09:49
Ontem fiz um teste levando a DSLR em um passeio de 40 km. Percurso de serra em estrada desativada com muita pedra e alguns trechos de trilha também. Então, pulava demais. Caso alguém conheça, é a antiga estrada que liga Lapinha da Serra a Congonhas do Norte (MG).

Levei em uma mochila Lowepro Photosport 200aw : 1 D7000 com uma lente 18-70mm e outra lente 10-20mm. O tripé pequeno que citei em mensagem anterior, bolsa de água com + - 2 litros, estojo de primeiros socorros, lanterna de cabeça e lanche.

Por segurança, caso a mochila incomodasse, prendi no bagageiro uma bolsa p/ câmera antiga e nela levei capa de chuva para bolsa e ferramentas.

Fui e voltei sem o menor problema com a mochila e toda a tralha. Não sei como seria isso em uma viagem de vários dias.

Detalhe 1: o peso da mochila deve ser descarregado no quadril (através da barrigueira) e não no ombro (por meio das alças), como a maioria das pessoas usam. Isso faz toda a diferença.

Detalhe 2: pelo tanto que a bicicleta pulava e socava, não recomendo levar o equipamento no bagageiro em terreno desse tipo. Como a mochila é própria para isso, esse problema de socar não acontece. No final, a bolsa e bagageiro estavam firme no local, sem o menor problema. Mesmo com um tombo - em baixa velocidade, daquele que a roda encaixa em um buraco e bicicleta passa por cima da gente .

Detalhe 3: essa é a primeira vez, depois de uns 23 anos sem pedalar, que saido de bicicleta para um passeio desse tipo. E acordei inteiro hoje

A coisa chata era de ter que tirar a mochila para pegar a câmera. Acho que meu próximo passo vai ser bolar o suporte de guidão para colocar a topload, ou comprar a bolsa da Topeak ou a outra citada no início do tópico. Mas posso dizer que, em termos de conforto - para um dia, a mochila atendeu legal.

Duas fotos para ilustrar:

Local onde a estrada cruza com o Rio de Pedras:


Uploaded with ImageShack.us

Cachoeira do Bicame:


Uploaded with ImageShack.us

Editado por MaxP - 09 Set 2013 as 09:53
Voltar ao Topo
atilavaladares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar atilavaladares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 10:18
Lindas fotos, Max!

-

Sei que tem uma galera por aqui que entende bastante de fotografia. Imagino que vocês possam me dar uma mão em uma coisinha...

Quero comprar uma câmera point-and-shoot de no máximo 1000 reais para usar em uma cicloexpedição que devo começar em novembro. Qual é a melhor opção de compra nessa faixa de preço? Dou preferência as que tenham um modo manual de verdade (como as powershot da canon) e boa qualidade nos vídeos.

Abraço!
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 11:39
Um amigo meu ciclista faz desse modo com um suporte preso no guidão:


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

O suporte se chama 'Fotopro' é barato e pode ser adquirido aqui: http://atlanticastore.com.br/pd-461c9-suporte-de-camera-fotopro.html

Com suas limitações e dependendo do tipo de fotografia a realizar, talvez seja um bom item para substituir o tripé. Talvez solucione para fotos noturnas que necessitam de maior abertura (um descanso para a bike seria essencial em campo aberto dado o peso que a câmera fará em um dos lados do guidão), mas acho que já não servem para um time-lapse. As compactas mais modernas já fazem HDR automaticamente.

Na página da minoura que o Alessandro colocou nos posts anteriores, encontrei algo parecido, mas deve ser mais caro eu acredito: http://www.minoura.jp/english/accessory-e/vc100-e.html

Valeu.


Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 16:53
Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

Um amigo meu ciclista faz desse modo com um suporte preso no guidão:


O suporte se chama 'Fotopro' é barato e pode ser adquirido aqui: http://atlanticastore.com.br/pd-461c9-suporte-de-camera-fotopro.html

Com suas limitações e dependendo do tipo de fotografia a realizar, talvez seja um bom item para substituir o tripé. Talvez solucione para fotos noturnas que necessitam de maior abertura (um descanso para a bike seria essencial em campo aberto dado o peso que a câmera fará em um dos lados do guidão), mas acho que já não servem para um time-lapse. As compactas mais modernas já fazem HDR automaticamente.

Na página da minoura que o Alessandro colocou nos posts anteriores, encontrei algo parecido, mas deve ser mais caro eu acredito: http://www.minoura.jp/english/accessory-e/vc100-e.html

Valeu.






Lima, já vi um suporte desses de guidão "próprio" para cameras abrir o bico, e a camera só não foi pro saco porque o dono se ligou um pouco antes. Estávamos descendo a Tamoios (uma serra que sai de 800m de altitude e chega ao mar em uns 15km mais ou menos). Velocidade, curvas, acostamento mínimo (quando havia) e muitos carros. Se a camera caísse e não quebrasse no tombo, com certeza seria atropelada pelos carros, ou pior ainda, pela bike, causando possivelmente um tombo. Outra coisa, prender a camera pela rosca de tripé no guidão da bike, só se for pra usar a bike como tripé pra deixar parada mesmo, pois esse engate não é feito para suportar vibração e com certeza vai zoar a camera...

O treco que eu postei é para adaptar uma caramanhola, que obviamente vai pesar pelo menos 800g (750ml de água mais o plástico). A idéia seria combinar dois deles para ficar com uma margem de segurança (1.6kg) e montar alguma estrutura com mãos francesas de alumínio. Esse próprio para cameras, embora possa até não quebrar, não vai garantir a integridade do corpo da camera (e com certeza se colocar uma DSLR, pensa só na alavanca que o próprio peso da camera vai causar).

A verdade é que não tem uma saída simples pra isso tudo. O mais próximo que cheguei foi o mount da Ararauna, mas primeiro que não é vendido separadamente, e segundo que como eu mencionei, acho que em uma viagem mais longa ele vai acabar limando a mesa. Aço inox versus alumínio, não tem muita dúvida de quem sai perdendo...
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 17:00
Originalmente postado por MaxP MaxP escreveu:

Ontem fiz um teste levando a DSLR em um passeio de 40 km. Percurso de serra em estrada desativada com muita pedra e alguns trechos de trilha também. Então, pulava demais. Caso alguém conheça, é a antiga estrada que liga Lapinha da Serra a Congonhas do Norte (MG).

Levei em uma mochila Lowepro Photosport 200aw : 1 D7000 com uma lente 18-70mm e outra lente 10-20mm. O tripé pequeno que citei em mensagem anterior, bolsa de água com + - 2 litros, estojo de primeiros socorros, lanterna de cabeça e lanche.

Por segurança, caso a mochila incomodasse, prendi no bagageiro uma bolsa p/ câmera antiga e nela levei capa de chuva para bolsa e ferramentas.

Fui e voltei sem o menor problema com a mochila e toda a tralha. Não sei como seria isso em uma viagem de vários dias.

Detalhe 1: o peso da mochila deve ser descarregado no quadril (através da barrigueira) e não no ombro (por meio das alças), como a maioria das pessoas usam. Isso faz toda a diferença.

Detalhe 2: pelo tanto que a bicicleta pulava e socava, não recomendo levar o equipamento no bagageiro em terreno desse tipo. Como a mochila é própria para isso, esse problema de socar não acontece. No final, a bolsa e bagageiro estavam firme no local, sem o menor problema. Mesmo com um tombo - em baixa velocidade, daquele que a roda encaixa em um buraco e bicicleta passa por cima da gente .

Detalhe 3: essa é a primeira vez, depois de uns 23 anos sem pedalar, que saido de bicicleta para um passeio desse tipo. E acordei inteiro hoje

A coisa chata era de ter que tirar a mochila para pegar a câmera. Acho que meu próximo passo vai ser bolar o suporte de guidão para colocar a topload, ou comprar a bolsa da Topeak ou a outra citada no início do tópico. Mas posso dizer que, em termos de conforto - para um dia, a mochila atendeu legal.

Duas fotos para ilustrar:

Local onde a estrada cruza com o Rio de Pedras:


Uploaded with ImageShack.us

Cachoeira do Bicame:


Uploaded with ImageShack.us


Belas fotos!

Então, eu já cheguei a sair com uma Alhva modelo Macaco (dos primeiros modelos deles) nas costas, com cerca de 5kg de equipamento. Não vou nem entrar nos méritos da falta de ergonomia (pra mim a única falha dessa mochila), o fato é que o peso mais alto desequilibra o ciclista muito facilmente. A mochila em si fica mais pra cima e "pra fora" do que um camelback, e é muito mais pesada também. Tomei um rola ao fazer um retorninho, inclinando levemente a bike a quase zero por hora, e de repente vupt, estava no chão. Sorte que a mochila é muito forte e o EVA do revestimento é bem grosso.

Não é impossível usar a mochila, mas eu acho arriscado e indesejável.

Porém tenho que concordar contigo que o melhor amortecedor de vibrações para se levar uma camera é o corpo do ciclista. Naturalmente a gente "acomoda" vibrações maiores copiando o terreno com o corpo (como em lombadas e buracos) e filtra as vibrações menores (rugosidade do asfalto) através do próprio corpo. Muito, mas muito melhor do que um bagageiro...

A última questão é o acesso, que dependendo do local vai dar raiva em levar uma mochila. Por isso eu vou insistir na idéia do case no guidão: a camera fica à mão. Não sei se comentei, mas pro meu case até fiz um sistema de abertura e fechamento rápido pra evitar usar o zíper... Costurei um pedacinho de cordelete naval (mas qq cordinha de nylon - menos as de varal - serve) e passei um mosquetão que fica pendurado ali e quando vc quer trava ele na tampa do case. Em vez de puxar o zíper, eu simplesmente solto o mosquetão em 1 segundo e com uma só mão, idem pra travar... Fica muito bom!

O problema está em prender o case na bike sem zoar o case ou a bike, e mantendo um sistema fácil de remover se precisar.
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 20:41
Originalmente postado por atilavaladares atilavaladares escreveu:

Lindas fotos, Max!

-

Sei que tem uma galera por aqui que entende bastante de fotografia. Imagino que vocês possam me dar uma mão em uma coisinha...

Quero comprar uma câmera point-and-shoot de no máximo 1000 reais para usar em uma cicloexpedição que devo começar em novembro. Qual é a melhor opção de compra nessa faixa de preço? Dou preferência as que tenham um modo manual de verdade (como as powershot da canon) e boa qualidade nos vídeos.

Abraço!


Oi Atila, obrigado.

O caminho é esse que vc está pensando, compacta, porém com controle manual. Quem faz a diferença é o fotógrafo e não a câmera, então, é questão de preferência por marca mesmo. Embora eu use Nikon, gosto muito das compactas da Canon, o menu delas é muito simples e intuitivo.

Se tiver tempo, Dê uma espiada no meu blog, a grande maioria das fotos foram feitas com uma Canon A630 (comprada em 2006), inclusive as duas da última postagem. Uso ela até hoje. O video dela é ruim, mas hoje em dia a grande maioria das compactas faz full hd.

Dê uma olhada nesse fórum: http://forum.mundofotografico.com.br , lá você vai ficar sabendo das últimas novidades e comparativos entre as pequenas.

Abs!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X