Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Capacete obrigatório no Uruguai
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Capacete obrigatório no Uruguai

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Capacete obrigatório no Uruguai
    Postado: 28 Jun 2013 as 13:23
A partir de 6 de julho ciclistas do Uruguay serão obrigados a usar capacete.

http://www.elpais.com.uy/informacion/conozca-nuevas-leyes-transito.html

Espero que não me venham com essa no Brasil também.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 14:48
Se virar Lei, eu uso, sem problemas. 
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 14:52
Eu uso diariamente. Prá mim não teria problema nenhum. É feio, é incômodo, mas não queria levar uma vaca e cair de cabeça sem ter um capacete nela.
Voltar ao Topo
sdiniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2008
Varginha - MG
Offline
Mensagens:1134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sdiniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 15:03
É item de segurança? Apoio e uso!
Cannondale Scalpel 3 29er
Specialized Camber Pro SRAM X9 / Fox Float Fit CTD 120
Specialized FSR XC Pro / XT / Fox Fit RLC 100
Veículos motorizados transportam. A bicicleta transcende...
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 15:07
a coisa mais rara é eu sair sem capacete, to pensando até em comprar um mais discreto pra uso cotidiano.
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
oliveiralevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2012
Recife
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oliveiralevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 16:03
Quando eu pego a bike sem capacete fico com sensação de está nú. Item necessário e se tiver um uso efetivo da bicicleta como meio de transporte com certeza uma vai sair um lei dessas no Brasil.
Voltar ao Topo
josmmar Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Dez 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josmmar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 16:05
Quase não uso... raramente uso...
Voltar ao Topo
carlitu_bc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2013
Bxda Santista
Offline
Mensagens:507
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlitu_bc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 16:05
Eu uso no dia-a-dia.

Além de todo o fator da segurança, tenho a impressão de que os motoristas me respeitam um pouco mais....sendo aqui uma região em que usa-se muito a magrela como meio de locomoção e pouquíssima gente usa capacete.


Acho muitíssimo quase impossível isso no Brasil. Tal qual a proibição de trânsito de motocicletas no em corredores
Caiçara já nasce bicicleteiro!
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 16:05
Originalmente postado por oliveiralevi oliveiralevi escreveu:

Quando eu pego a bike sem capacete fico com sensação de está nú

provavelmente você esta colocando o capacete no lugar errado.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 16:06
Originalmente postado por carlitu_bc carlitu_bc escreveu:

Além de todo o fator da segurança, tenho a impressão de que os motoristas me respeitam um pouco mais....

Não se iluda, é apenas uma impressão mesmo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
oliveiralevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2012
Recife
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oliveiralevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 20:27
kkkkkkkkk
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 21:45
Eu também já me acostumei com o capacete e luvas. Sem eles eu não pedalo.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 23:58
po sem luva é complicado.
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
leandrosansilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Maringá
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandrosansilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2013 as 00:00
O mais engraçado é que em países com uma cultura de respeito ao ciclista e maior uso de bicicletas, o capacete não é obrigatório. Achar que ele ajuda na segurança do ciclista no caso de um acidente com um carro é só uma ilusão. Uso, recomendo e já fui salvo por esta peça de plástico e isopor, ao cair e bater a cabeça no chão. No caso caí de maduro, sem o envolvimento de carros ou motos. No caso de um atropelamento não faria a menor diferença. Capacete protege (um pouco) o ciclista dele mesmo, não dos outros.

Hoje em dia vc acha capacetes baratos e básicos na faixa dos R$ 30,00, então acho que se, uma lei desta, no Brasil, for acompanhada de uma campanha de conscientização pro tiozão que vai trabalhar de barra circular (e não somente para quem usa a bike como esporte), será uma ótima forma de avançarmos na questão do respeito ao ciclista e uso da bike como meio de transporte.

O problema é quererem tornar obrigatório (e não é?) coisas como retrovisores e campanhinhas. Uso campanhinha em todas as minhas bikes (e numa delas tbm uma buzina) mas retrovisores definitivamente não funcionam em todas as bikes.
Voltar ao Topo
strehl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar strehl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 13:38
qualquer video de ciclovia na Holanda e outros países não há ninguém de capacete...
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 14:11
Como tenho andado só de speed, não saio sem equipamentos de segurança (capacete e luvas). Estou para comprar uma fixa/SS e ja vou providenciar um capacete do estilo. Sei de caso de uma garota que estava passeando de bike na ciclovia e, ao ser fechada, caiu e bateu a cabeça no meio-fio, vindo a falecer. Uma fatalidade, mas não custa prevenir. É um costume, assim como foi com cinto de segurança nos carros. Eu sou da época em que não era obrigatório o uso do cinto, mas eu costumava usar. Hoje, parafraseando o amigo, me sinto nú se não usar!

Editado por Tomcat - 12 Ago 2013 as 14:13
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 14:53
Originalmente postado por strehl strehl escreveu:

qualquer video de ciclovia na Holanda e outros países não há ninguém de capacete...


é diferente. muito diferente.

normalmente onde a bike é respeitada, não há necessidade de capacete. você só cai por sua própria culpa e normalmente as pessoas andam devagar.

aqui onde ninguém respeita a gente, se você ficar devagarzinho na avenida, logo nego te joga nas páginas do obituário.

o risco que um ciclista corre no brasil é maior que o risco de todos os holandeses juntos.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
oliveiralevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2012
Recife
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oliveiralevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 21:13
E ainda tem mais Oliva, o próprio ciclista. O que tem de ciclista imprudente, pelo menos aqui em Recife tem muitos. A prefeitura coloca umas ciclofaixa moveis nos domingos e feriados tem cara que passa voando passando colado entre os ciclistas. Meu primo bateu numa anta que vinha pela conta mão. O cara bateu com a cabeça no ombro do meu primo e desmaiou.

Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:


Originalmente postado por strehl strehl escreveu:

qualquer video de ciclovia na Holanda e outros países não há ninguém de capacete...


é diferente. muito diferente.

normalmente onde a bike é respeitada, não há necessidade de capacete. você só cai por sua própria culpa e normalmente as pessoas andam devagar.

aqui onde ninguém respeita a gente, se você ficar devagarzinho na avenida, logo nego te joga nas páginas do obituário.

o risco que um ciclista corre no brasil é maior que o risco de todos os holandeses juntos.
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 22:10
< id="f9b83a59-791a-85b0-3949-9abba9acaa8f" width="0" height="0" ="application/gas-s-abn">Eu demorei para comprar meu primeiro capacete, mas depois que comprei não consigo mais sair sem ele.
No sábado estava na casa dos meus pais e peguei a bike do meu irmão para ir comprar pão, estava sem luvas e capacete, resultado fazia muito tempo que não tão desprotegido.
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 11:52
Tava vendo uma reportagem sobre o Tour de France e me chamou a atenção que no ano 1999 eles ainda não usavam capacete nas provas , era uma reportagem sobre os 100 anos do Tour , e fizeram uma retrospectiva , vi só até o ano 1999 , não sei quando começaram a usar capacete , mas não sei porque não usavam antes.

Ispideiros de alma como o Voodoo poderiam explicar porque outros ispideiros demoraram tanto para usar capacete. Se não era obrigatório eles não usavam , então hoje só usam por ser obrigatório mesmo.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 12:00
acho que antes eram focados em uso de boné por causa de patrocínio.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 12:06


Tem até uns que usam uma espécie de bandanas com as cores das equipes , mas a maioria não usa nada mesmo. Nem o Lance Bomba Armstrong não usa nada.Esse vídeo é de 2001.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 12:07
eh, sei lá então...

É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 12:19
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

eh, sei lá então...




Pois é , me faz pensar que a funcionalidade do capacete é mínima , obrigaram os atletas a usarem para todo mundo ficar na pilha de usar , mas na prática não muda muito.

Ja vi uma reportagem que dizia que se for para proteger , teríamos que usar capacete full face , pois o estilo coquinho que usamos não serve para muita coisa em uma queda sozinho. Ser atropelado seria outra história e aí sim teria alguma funcionalidade.

Eu comecei a usar porque no grupo td mundo usa e ficavam me enchendo , mas em todos meus capotes nunca dei de cabeça no chão , mas como prevenir nunca é demais , e tb como ja acostumei , sempre uso em pedais maiores.

Agora luva nem na padaria eu vou sem.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 12:35
Os ciclistas uruguaios estavam felizes da vida com a liberação da maconha.

Daí vem esta porrada da obrigatoriedade do capacete...
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 13:19
Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

 não sei quando começaram a usar capacete , mas não sei porque não usavam antes.

Paulo, a UCI tornou o uso obrigatório em 2003 após uma morte que ocorreu na Paris-Nice.
Voltar ao Topo
Marsupial Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Ago 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marsupial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 14:26
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Os ciclistas uruguaios estavam felizes da vida com a liberação da maconha.

Daí vem esta porrada da obrigatoriedade do capacete...


Justamente pela liberação do consumo da maconha no Uruguai é que o governo resolveu tornar obrigatório o uso de capacete pelos ciclistas, não pelo fato de que todos os ciclistas são maconheiros mas pelo fato de que a partir de agora o que vai ter de motorista "doidão" no trânsito irá trazer como consequencia um aumento de atropelamento de ciclistas.

Lembrando que na Holanda já existe uma cultura de transporte utilizando-se bicicletas, o que não existe no Uruguai.
Voltar ao Topo
Thiago MB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2012
Brasília
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago MB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 14:51
Acho muito mais fácil um motorista alcoolizado atropelar alguém do que alguém que tenha fumado maconha. Se for por isso deveriam obrigar os ciclistas brasileiros a andarem de armadura pois o que tem de bêbado ao volante é um absurdo... Aliás nunca ouvi dizer que alguém tenha morrido por fumar maconha, ou capotado o carro, batido na mulher porque fumou... Não fumo mas acho que traz muuuuito menos malefícios para o indivíduo e para a sociedade do que o álcool...
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 15:14
Originalmente postado por Marsupial Marsupial escreveu:

Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Os ciclistas uruguaios estavam felizes da vida com a liberação da maconha.

Daí vem esta porrada da obrigatoriedade do capacete...


Justamente pela liberação do consumo da maconha no Uruguai é que o governo resolveu tornar obrigatório o uso de capacete pelos ciclistas, não pelo fato de que todos os ciclistas são maconheiros mas pelo fato de que a partir de agora o que vai ter de motorista "doidão" no trânsito irá trazer como consequencia um aumento de atropelamento de ciclistas.

Lembrando que na Holanda já existe uma cultura de transporte utilizando-se bicicletas, o que não existe no Uruguai.
 
Voltar ao Topo
Legion Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Legion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 04:40
Olha, eu sou motociclista e coisa que eu sempre fiz muito enfase e capacete! Na moto, so uso integral, nada menos do que isso (detesto capacete coquinho ou daqueles abertos. Para mim, não protege). Não saia de casa sem ele (antes morava em um pais que não era obrigatorio, ou pelo menos, a policia não enchia o saco). Podia sair sem nenhum outro equipamento (geralmente usava em conjunto com jaqueta, luvas e botas para uso civil no dia a dia, andava de macacão quando ia na pista ou acelerar forte na serra), mas sem capacete nunca!

Mas na bicicleta...esse capacete não acredito proteger muito. E andar com um capacete fechado tipo os de Motocross/Downhill no dia a dia? Acho que e muita complicação, não e nada pratico. Como ja algums disseram, no caso de um atropelamento dificilmente um capacete desses abertos de bicicleta vai salvar. Eu nunca tenho usado capacete para andar na dia a dia na rua, e duvido que use a não ser que esteja competindo.

Eu sou a favor que cada quem seja live de eleger por si mesmos! Mesmo sendo ao favor do uso do capacete em motocicletas, isso deve de ficar a escolha de cada motociclista, mas ai e um caso complicado de lei, de saude publica, seguro medico, etc...

Basicamente...se voce tem seguro (ou renuncia ao seu direito de ser atendido pelo estado) e quer andar sem capacete, vai fundo!
Voltar ao Topo
joaozinhomenininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2013
Santo André-SP
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaozinhomenininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 06:58
Antes de ser obrigatório já utilizava....
agora então é que vou usar mesmo... risos
(foto acima de capacete pedalando no Uruguay)
Voltar ao Topo
Marsupial Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Ago 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marsupial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 07:24
Originalmente postado por Legion Legion escreveu:


Mas na bicicleta...esse capacete não acredito proteger muito. E andar com um capacete fechado tipo os de Motocross/Downhill no dia a dia? Acho que e muita complicação, não e nada pratico. Como ja algums disseram, no caso de um atropelamento dificilmente um capacete desses abertos de bicicleta vai salvar. Eu nunca tenho usado capacete para andar na dia a dia na rua, e duvido que use a não ser que esteja competindo.


Capacete para proteger tem de ser fechado, protegendo a face e o queixo, como os capacetes utilizados em DH. O que é perigoso para nós ciclistas é o meio fio, a guia da calçada que não existe nas trilhas ou nas rodovias. Então a proteção do capacete aberto é bastante relativa, é mais psicológico e estético, realmente o ciclista que pedala usando capacete fica com um aspecto mais "profissional".

Pergunta: se o cara que foi atropelado pelo Thor Batista estivesse usando capacete ele estaria vivo? Claro que não! Confused

Acidentes envolvendo colisões nas BRs da vida em geral acabam terminando em óbito para o ciclista por conta da velocidade do veículo automotor, deste modo um capacete ou um boné fazem o mesmo efeito, ou seja, não protegem em nada.

Em caso de quedas simples, devemos torcer para cairmos de lado em baixa ou média velocidade, porque se cairmos de cara no chão um abraço! Thumbs Down

Eu prefiro usar boné. É mais leve, não deixa escorrer o suor - uso bandana quando estou com capacete - e é fácil de lavar.

Lógico que um capacete Giro ou Lazer fica mais bacana, tem o famoso efeito bling bling, mas um boné de 10 "reaus" faz o mesmo efeito numa BR qualquer, porque ser colhido por trás por uma carreta 18 rodas a 100 Km por trás ou até mesmo por uma Kombi velha não vai ser um capacete aberto que irá nos salvar. Dead
Voltar ao Topo
Legion Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Legion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 12:13
Pois e Marsupial, por isso eu disse, que na moto so ando de capacete integral (fechado)! Na bici, duvido que um capacete desses aberto protejam muito, como voce disse, e ter a sorte de cair numa posição que permita a ele fazer seu trabalho (e mesmo assim, nem muito ele pode proteger, não tem como distribuir a força de uma pancada de maneira eficiente).

E olhem estas imagems...representam porcentagens de impactos em acidentes de moto (sera que existe algo similar mas para bicicletas?), mas acho que para bicicletas, os numeros devem de estar por ai...olha so quanto não fica protegido o maxilar e rostro...se cair de queixo no asfalto, vai doer...



Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 12:59
Quando eu cai de bike, estava de capacete e me livrei de ficar um baita ralado na cabeça, acho que ajuda sim a proteger.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 13:31
Discussão velhíssima no fórum. Nem vou me dar ao trabalho de colocar minha posição. Abreviarei-me  a fornecer um link para quem não tem preguiça de tentar informar-se um pouco melhor e avalia a possibilidade de que o mundo talvez não seja como eles percebem: http://www.cyclehelmets.org/
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 13:36
Originalmente postado por Legion Legion escreveu:

Pois e Marsupial, por isso eu disse, que na moto so ando de capacete integral (fechado)! Na bici, duvido que um capacete desses aberto protejam muito, como voce disse, e ter a sorte de cair numa posição que permita a ele fazer seu trabalho (e mesmo assim, nem muito ele pode proteger, não tem como distribuir a força de uma pancada de maneira eficiente).

E olhem estas imagems...representam porcentagens de impactos em acidentes de moto (sera que existe algo similar mas para bicicletas?), mas acho que para bicicletas, os numeros devem de estar por ai...olha so quanto não fica protegido o maxilar e rostro...se cair de queixo no asfalto, vai doer...





Ou seja, capacete protege mesmo uns 20% da cabeça, outros 80% ficam desprotegidos. Somente a parte do queixo e nariz representa quase 50% das quedas e não é protegida.
Bem, eu estou com os pontos na boca para lembrar que capacete é quase inútil e não me salvou de machucar, quem diria salvar minha vida caso fosse um impacto maior.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 13:45
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Discussão velhíssima no fórum. Nem vou me dar ao trabalho de colocar minha posição. Abreviarei-me  a fornecer um link para quem não tem preguiça de tentar informar-se um pouco melhor e avalia a possibilidade de que o mundo talvez não seja como eles percebem: http://www.cyclehelmets.org/


Para quem não é fluente no inglês como o senhor fica um pouco difícil a leitura Igalick.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
Marsupial Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Ago 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Marsupial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 14:03
Originalmente postado por T.C. T.C. escreveu:


Ou seja, capacete protege mesmo uns 20% da cabeça, outros 80% ficam desprotegidos. Somente a parte do queixo e nariz representa quase 50% das quedas e não é protegida.
Bem, eu estou com os pontos na boca para lembrar que capacete é quase inútil e não me salvou de machucar, quem diria salvar minha vida caso fosse um impacto maior.


A foto abaixo diz tudo sobre o grau de proteção que um capacete aberto pode proporcionar.

Obviamente a foto em questão é uma simulação de uma queda naquelas condições, um capote quando o ciclista é catapultado por sobre o guidão numa descida, sendo lançado por cima da bike, caso contrário a pedra estaria toda ensanguentada, resultado de fratura de mandíbula, nariz e dentes, além de provável concussão cerebral.

http://shack.us/photo/my-s/22/hhag.jpg/ -


Voltar ao Topo
Marsupial Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Ago 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marsupial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 14:06
http://shack.us/photo/my-s/842/txs9.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2013 as 14:28
Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Discussão velhíssima no fórum. Nem vou me dar ao trabalho de colocar minha posição. Abreviarei-me  a fornecer um link para quem não tem preguiça de tentar informar-se um pouco melhor e avalia a possibilidade de que o mundo talvez não seja como eles percebem: http://www.cyclehelmets.org/


Para quem não é fluente no inglês como o senhor fica um pouco difícil a leitura Igalick.

O jeito é jogar no tradutor. O texto fica bizarro, mas dá pra ter uma boa ideia do que está sendo dito.

Bem enfim... Só pra resumir, mostra resultados de estudos que indicam a ineficiência da obrigatoriedade do uso do capacete ao redor do mundo. Obrigar o uso do capacete é pior para a "cena ciclística" enquanto modal de transporte do que deixar seu uso facultativo.

Também tem estudos sobre riscos do ciclismo comparados a outras atividades, além da eficácia do modelo de capacete de ciclismo atual.


Editado por lgalicki - 14 Ago 2013 as 14:35
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X